Blog do Daniel Sousa Codó - Jornalismo Verdade

Maranhão realiza Dia D da Multivacinação com meta de até 95% de cobertura vacinal

Neste sábado (18), o Maranhão realiza o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação 2025, com ações concentradas em várias unidades de saúde de São Luís.

A iniciativa é promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), e tem como meta atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos.

A mobilização vai oferecer todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, garantindo doses de rotina e também imunizantes como o sarampo (para pessoas de 6 meses a 59 anos) e o HPV (para adolescentes de 15 a 19 anos que ainda não se vacinaram).

Em São Luís, a imunização será disponibilizada nas Policlínicas Vinhais e Cidade Operária, além dos hospitais Vila Luizão, Genésio Rêgo e Aquiles Lisboa.

Quem preferir também poderá se vacinar no Shopping da Ilha, no 1º piso (L1), próximo ao Supermercado Mateus, das 10h às 20h.

Para receber as doses, é necessário apresentar documento com foto e carteira de vacinação.

A Campanha Nacional de Multivacinação 2025 começou em 6 de outubro e segue com ações em todo o estado.

O objetivo é atingir de 90% a 95% de cobertura vacinal, reforçando o combate à hesitação vacinal e mantendo o Maranhão livre de doenças como sarampo e poliomielite.

De acordo com dados da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), o Maranhão já ultrapassa 80% de cobertura vacinal em grande parte das vacinas de rotina aplicadas em crianças menores de 1 ano.

Entre os imunizantes com melhores índices estão:

  • Pneumocócica 10 – 89,03%
  • Penta – 84,03%
  • Meningocócica C – 84,77%

Entre as crianças de 1 ano, os destaques são:

  • Tríplice viral (1ª dose) – 88,96%
  • Meningocócica C (1º reforço) – 87,04%
  • Pneumocócica 10 (1º reforço) – 86,88%

Com ampla mobilização e horários estendidos, o Dia D busca garantir que mais famílias atualizem o esquema vacinal e contribuam para a proteção coletiva contra doenças preveníveis.

Categoria: Notícias

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*