Blog do Daniel Sousa Codó - Jornalismo Verdade

Mais uma etapa do Programa Maranhão Sem Queimadas fortalece a prevenção e a capacitação técnica em Codó

A Prefeitura de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMAM), participou de mais uma importante etapa do Programa Maranhão Sem Queimadas, reafirmando o compromisso do município com a prevenção aos incêndios florestais e a qualificação contínua de sua equipe técnica.

A capacitação foi conduzida por técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), que abordaram temas essenciais como prevenção e combate às queimadas, atendimento aos agricultores, procedimentos técnicos, resoluções administrativas e a legislação ambiental vigente, preparando os profissionais para uma atuação cada vez mais eficiente diante das demandas do município.

O treinamento contou ainda com a participação do Corpo de Bombeiros Militar, do Corpo de Bombeiros Civil — que já vem contribuindo em outras capacitações realizadas no município —, do Exército Brasileiro, por meio do Tiro de Guerra, e teve como principal público os técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que vêm acumulando conhecimento através das diversas formações promovidas pela SEMA.

Governo Fé, Trabalho e Futuro e os investimentos na proteção ambiental de Codó

A iniciativa demonstra a preocupação da gestão do prefeito Chiquinho FC em investir na qualificação dos servidores e na proteção ambiental do município. Também merece destaque o apoio do deputado Nagib, que atua como importante elo entre o Governo do Estado e o município, contribuindo para que essas ações cheguem a Codó e fortaleçam a capacidade técnica da equipe local.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Ferdinando Rocha, investir em capacitação é uma estratégia permanente para fortalecer a gestão ambiental. “Não podemos perder o foco de construir uma base de dados sólida e manter nossos técnicos permanentemente habilitados e capacitados. Isso significa oferecer respostas mais rápidas, eficientes e técnicas às demandas ambientais do município. Agradecemos ao Governo do Estado, à SEMA, ao prefeito Chiquinho FC e ao deputado Nagib por compreenderem que investir em conhecimento é investir na preservação ambiental e na qualidade dos serviços prestados à população.”

Com ações como essa, Codó segue consolidando uma política ambiental pautada na prevenção, na capacitação técnica e na integração entre os órgãos municipais, estaduais e federais, fortalecendo o enfrentamento às queimadas e promovendo uma gestão ambiental cada vez mais eficiente.

Yuri Corrêa é confirmado como o pré-candidato a deputado estadual de Braide em Codó e região

A visita do pré-candidato ao Governo do Maranhão, Eduardo Braide, movimentou o cenário político de Codó na última sexta-feira (26), e marcou o anúncio de importantes compromissos para o município. Ao lado dos pré-candidatos Yuri Corrêa e Nonato Sampaio, Braide destacou que, caso eleito, uma de suas prioridades será a construção de um Centro TEA, voltado ao atendimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e ao acolhimento de mães atípicas. O compromisso foi um dos anúncios de maior impacto da agenda, que também incluiu a promessa de construção de um hospital macrorregional para Codó e a pavimentação asfáltica da MA-123.

Yuri Corrêa confirmado como pré-candidato a deputado estadual para Codó e Região

A visita também encerrou rumores sobre quem representaria o grupo político de Eduardo Braide em Codó e na região. Durante o evento, Yuri Corrêa foi oficialmente confirmado como o pré-candidato a deputado estadual apoiado por Braide, enquanto Nonato Sampaio foi confirmado como o nome do grupo para disputar uma vaga na Câmara Federal.

A programação contou com visitas ao Mercado Central, ao comércio da cidade, reuniões com empresários e associações, além de inspeções em importantes obras e rodovias, como as MAs 123 e 026 e a obra da segunda ponte de Codó.

Empresário Nonato Sampaio pré-candidato a deputado federal

Durante a grande recepção realizada na residência de Nonato Sampaio, Eduardo Braide destacou que seu maior compromisso é com a população. “Meu principal aliado é o povo, não os políticos. O Yuri teve coragem de colocar seu nome à disposição da população na eleição passada, e essa coragem precisa ser reconhecida. Yuri e Nonato representam candidaturas do povo, de quem quer fazer diferente e construir uma nova história para Codó e para o Maranhão“, afirmou Braide.

Yuri Corrêa ressaltou a importância da parceria e destacou que a implantação de um Centro TEA representa uma resposta a uma das maiores demandas das famílias codoenses. “Nosso compromisso é lutar por uma Codó mais humana. O Centro TEA vai oferecer atendimento especializado às crianças e também suporte às mães atípicas, que enfrentam tantos desafios diariamente. O Nosso Macrorregional é uma demanda mais do que urgente e a pavimentação das Mas 026 e 123 são mais do que necessárias para todas as outras benfeitorias que irão chegar. Esse é um compromisso que assumimos com responsabilidade.”

Já Nonato Sampaio afirmou que o grupo está unido para defender projetos estruturantes para o município. “Recebemos Eduardo Braide com muita alegria porque acreditamos em um projeto que prioriza as pessoas. Vamos trabalhar para garantir investimentos importantes, como o Centro TEA, o hospital macrorregional e a recuperação da MA-123, obras que vão transformar a realidade da nossa região.”

A expressiva participação popular durante toda a agenda foi interpretada por apoiadores como uma demonstração da força política de Yuri Corrêa e Nonato Sampaio em Codó, reforçando o início da caminhada do grupo rumo às eleições, com foco em propostas voltadas ao desenvolvimento do município e ao fortalecimento da assistência às famílias.

Com alta de 55% em quatro anos, renda das famílias maranhenses alcança patamar recorde

O rendimento médio mensal real domiciliar per capita no Maranhão registrou crescimento expressivo nos últimos anos, durante a gestão do governador Carlos Brandão, e alcançou, em 2025, o maior valor da série histórica, chegando a R$ 1.231, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), do IBGE.

O resultado representa um aumento de mais de 55% em relação a 2021, quando o indicador registrava R$ 790, evidenciando uma trajetória consistente de recuperação e crescimento da renda das famílias maranhenses no período mais recente.

Em termos reais, entre 2022 e 2025, o indicador apresentou evolução contínua, passando de R$ 938 em 2022 para R$ 1.060 em 2023, R$ 1.132 em 2024 e alcançando R$ 1.231 em 2025, consolidando o melhor patamar da série analisada.

A evolução também foi acompanhada por equilíbrio das contas públicas, indicador que é atestado pelo Ranking de Competitividade que comprova que o Maranhão saiu de posições intermediárias em 2023 para um patamar de maior destaque em 2025, resultado da redução relativa da dívida.

Crescimento de 43% no consumo de energia

O crescimento da renda média no Maranhão vem acompanhado de uma economia mais ativa e com maior circulação de recursos no cotidiano das famílias e dos setores produtivos. Esse movimento se reflete em diferentes indicadores, entre eles o consumo de energia elétrica, que funciona como um dos principais termômetros da atividade econômica e que em 2025 apresentou um crescimento de 43% no consumo residencial em relação a 2021, saltando de 3.737 GWh para 5.334 GWh.

Os dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) mostram ainda que em relação ao consumo total de energia elétrica no estado, o crescimento foi de aproximadamente 100%. Em 2025, o consumo total alcançou 16.279 GWh, enquanto em 2021 era de 8.147 GWh. Considerando o comparativo entre 2025 e 2024, os dados ratificam o cenário de expansão econômica, com um crescimento de 8,6% no consumo total de energia, uma vez que em 2024 foi registrado 14.993 GWh.

O avanço é puxado principalmente pelo setor industrial, que respondeu por 7.840 GWh, o equivalente a 48,2% de todo o consumo no estado. O resultado indica uma expansão significativa da atividade produtiva, com crescimento de 406,3% em relação ao período pré-pandemia, refletindo maior dinamismo da indústria maranhense nos últimos anos.

O presidente do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), Dionatan Carvalho, destaca que esse desempenho está diretamente relacionado ao aumento da renda e da capacidade de consumo das famílias. “O crescimento do consumo de energia residencial no Maranhão está associado ao aumento da renda das famílias e à ampliação de sua capacidade de consumo, o que também se reflete no desempenho de outros setores da economia”, pontuou.

Os dados apontam para um cenário de fortalecimento da economia maranhense, com avanço da renda das famílias, expansão da atividade produtiva e maior dinamismo no consumo, refletindo um ambiente de crescimento econômico mais consistente e alinhado às ações de desenvolvimento do Governo do Maranhão.

Como estão as chapas majoritárias para eleições de 2026 no MA

É bem verdade que a oficialização das chapas majoritárias para as eleições de 2026 só irá ocorrer nas convenções partidárias, que irão acontecer entre 20 de julho e 05 de agosto, mas o Blog fez um levantamento de como atualmente estão as conversas para as composições das chapas dos três pré-candidatos que vão liderando as pesquisas no Maranhão.

A chapa encabeçada pelo pré-candidato do PSD ao Palácio dos Leões, Eduardo Braide, a empresária Elaine Carneiro, também filiada ao PSD, será candidata a vice-governadora. Para o Senado, apenas uma vaga está definida e será do deputado federal André Fufuca (PP). A segunda vaga pode ficar com Lahesio Bonfim (Novo), Duarte Júnior (Avante), Hilton Gonçalo (Agir) e César Pires (PSD).

Na chapa encabeçada pelo pré-candidato do MDB ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, ficou definido que o ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Júnior, será o candidato a vice-governador. Sobre as duas vagas para o Senado, uma está definida que será o senador Weverton Rocha (PDT). Já a segunda vaga ainda está em aberta, mas a tendência é que fique com um dos três deputados federais: Roseana Sarney (MDB), Duarte Júnior (Avante) ou Pedro Lucas (União Brasil).

Por fim, a chapa encabeçada pelo candidato do PT, Felipe Camarão, só definiu, até o momento, uma vaga para o Senado, que será da senadora Eliziane Gama (PT). Ainda estão em abertas uma vaga ao Senado e o nome para vice-governador.

É aguardar e conferir, afinal o tempo está correndo para as definições das chapas majoritárias.

Vereador Hermínio da Farmácia e deputado Marreca Filho garantem R$ 400 mil para fortalecer a saúde da pessoa idosa em Codó

O vereador Hermínio da Farmácia anunciou a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 400 mil, viabilizada pelo deputado federal Marreca Filho, para fortalecer as ações voltadas à saúde da pessoa idosa no município de Codó. O recurso já foi depositado nos cofres públicos e ficará à disposição da Prefeitura para execução das ações. O anúncio ocorre durante o Junho Violeta, campanha nacional de conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa, reforçando a importância de investimentos em políticas públicas voltadas para esse público.

Em sua fala, o vereador destacou a parceria com o deputado e comemorou a chegada dos recursos. “É uma excelente notícia para Codó. Mais R$ 400 mil em emenda parlamentar do deputado Marreca Filho já estão nos cofres públicos do município e serão destinados à atenção especial à saúde da pessoa idosa. Neste mês de Junho Violeta, esse investimento representa mais cuidado, respeito e valorização dos nossos idosos.”, ressaltou o vereador

Hermínio também agradeceu o apoio do parlamentar e ressaltou seu compromisso com o município. “O deputado Marreca Filho é um parlamentar atuante, que lembra de Codó, das famílias codoenses e continua destinando recursos importantes para nossa cidade. Parabéns, deputado! Seguimos juntos trabalhando pela nossa população.”

De acordo com o vereador, a união de esforços entre seu mandato e o do deputado federal permitiu garantir mais esse investimento, que contribuirá para ampliar e fortalecer o atendimento à população da terceira idade no município. A iniciativa reforça a importância de ações que promovam a saúde, a qualidade de vida e a proteção dos idosos, especialmente durante o Junho Violeta, período dedicado à conscientização sobre os direitos e o combate à violência contra a pessoa idosa.

Perfil Rotário – Eliel Lima: uma trajetória de trabalho dedicada à comunicação, inclusão social e solidariedade junto às comunidades

Eliel dos Santos Lima, nasceu em Codó, no dia 29 de agosto. Filho de Augustinho Lima, e Maria Delzuita dos Santos Lima. Cresceu e se desenvolveu intelectualmente e profissionalmente em Codó. Eliel concluiu seus estudos, se formou e logo se tornou servidor público concursado na função de Assistente Administrativo. Paralelamente se tornou comunicador social, radialista profissional, com registro na DRT Nº 817/MA, atuando nas rádios Eldorado e Mirante de Codó.

Evangélico e com o profundo propósito de ajudar ao próximo, Eliel Lima também se tornou líder comunitário e fundador da Associação das Pessoas com Deficiência de Codó- ASPEDEC. Por quinze anos foi presidente da Associação Pestalozzi de Codó, desenvolvendo um trabalho abnegado e com valorosos resultados para o desenvolvimento da instituição, que atende a tantas crianças e adolescentes no município. Com grande identificação com a instituição, Eliel Lima se tornou membro e foi presidente do Rotary Club de Codó por dois mandatos.

Rotary Club de Codó e a missão de apoio às comunidades

A trajetória de Eliel Lima no Rotary Club de Codó é marcada pelo compromisso com o serviço, pelo espírito de liderança e pela busca constante por fortalecer o impacto social da instituição. Seu primeiro contato com o Rotary aconteceu ainda na década de 1980, por meio de José Zito, rotariano do clube e seu colega de trabalho. Curioso sobre as ações desenvolvidas, acompanhava de perto as publicações da entidade e buscava conhecer cada vez mais o trabalho realizado em prol da comunidade.

A aproximação definitiva com o Rotary ocorreu a partir de 2009, durante a parceria na Campanha Natal Sem Fome, desenvolvida pela Associação Pestalozzi, Rotary Club, Grupo Águia e Tiro de Guerra. A experiência despertou sua identificação com os ideais rotários e o levou a tornar-se associado efetivo, passando a integrar oficialmente o movimento de serviço voluntário.

Campanhas sociais e uma trajetória atuante

Ao longo de sua caminhada, Eliel exerceu dois mandatos consecutivos como presidente do Rotary Club de Codó, período em que promoveu melhorias estruturais na sede da instituição. Também participou de uma Convenção Internacional do Rotary, realizada em São Paulo, vivência que considera um dos momentos mais marcantes de sua trajetória, ao conhecer lideranças rotárias de diversos países e ampliar sua visão sobre o alcance do trabalho desenvolvido pela organização. Atualmente, exerce a função de Diretor de Protocolo do clube.

Entre as ações que mais marcaram sua atuação estão a Campanha Natal Sem Fome, projeto pelo qual demonstra grande carinho, e a Campanha Hepatite Zero, iniciativa que considera um dos maiores exemplos do impacto social promovido pelo Rotary. Para Eliel, o valor que melhor representa o Rotary é o companheirismo, pois acredita que grandes projetos nascem da confiança entre as pessoas. Destaca ainda a integridade como princípio fundamental e afirma que a Prova Quádrupla do Rotary é uma importante referência ética para todas as decisões e ações da instituição.

Na vida profissional, atuando na área administrativa, procura colocar seus conhecimentos, especialmente na área da informática, a serviço do clube, contribuindo para aprimorar as rotinas e alcançar resultados concretos nas atividades rotárias.

Futuro do Rotary e as novas gerações

Ao falar sobre o futuro do Rotary, Eliel defende uma instituição cada vez mais dinâmica, moderna e presente na comunidade. Para ele, é preciso investir em projetos de impacto visível, aproximar-se da população, utilizar melhor a tecnologia, fortalecer a comunicação nas redes sociais e incentivar a participação de jovens, mulheres e novos profissionais.

Sua mensagem aos futuros associados é um convite ao protagonismo: “O Rotary não é um lugar apenas para assistir reuniões, mas para construir, servir e transformar vidas. Aqui ninguém precisa estar pronto para começar. Aprende-se servindo, cresce-se junto e acerta-se junto. O mundo precisa daquilo que só você pode oferecer.

Organização do julgamento da raça Nelore e leilões da 52ª Expocodó avança com reunião entre parceiros do setor agropecuário

A organização da 52ª Expocodó segue em ritmo intenso. Durante a Feira Genética, foi realizada uma reunião na Fazenda Igarapé, de propriedade do pecuarista Naum Ryfer, com parceiros do setor agropecuário para alinhar os preparativos do julgamento da raça Nelore e dos leilões de animais de elite, que estarão entre os principais destaques da programação deste ano da feira agropecuária.

Na ocasião, representando o município de Codó, estavam presentes a presidente da ACRIVI, Inalda Béder, e o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Codó, Iedo Barros, que se reuniram com representantes da Nelore Norte através do Pecuarista André Nogueira à convite do Dr Naum Ryfer.

O julgamento da raça Nelore tem papel fundamental na avaliação da qualidade genética dos animais, identificando os melhores exemplares e incentivando o melhoramento contínuo dos rebanhos. Além de reconhecer o trabalho dos criadores, a competição agrega valor aos animais e fortalece a pecuária regional.

Já os leilões de animais de elite representam uma importante oportunidade para a comercialização de genética superior, permitindo que produtores invistam em rebanhos de alta qualidade. O momento também favorece a troca de experiências, o fortalecimento de parcerias e a realização de novos negócios entre criadores, investidores e representantes do agronegócio.

Com o tema “A Força Jovem no Agro”, a 52ª Expocodó reafirma seu compromisso com o desenvolvimento da pecuária e do agronegócio, reunindo inovação, tecnologia e oportunidades de negócios. O evento deve atrair um público diversificado, impulsionando a economia local e consolidando-se como uma das mais importantes exposições.

agropecuárias da região.

Fim do mistério: Edivaldo será o vice de Orleans


Fim do mistério. O ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Júnior, será o candidato a vice-governador na chapa do pré-candidato do MDB, Orleans Brandão (MDB).

As conversas, que já haviam sido iniciadas no mês passado, avançaram as últimas horas e o “martelo foi batido”.

O anúncio oficial ocorrerá no próximo sábado, 04 de julho.

A estratégia de Orleans é diminuir a vantagem que o pré-candidato do PSD, Eduardo Braide, tem em São Luís.

Sendo assim, nada melhor do que o ex-prefeito da capital por dois mandatos. Além disso, Edivaldo deixou a Prefeitura de São Luís muito bem avaliado.

É aguardar e conferir.

FONTE: BLOG DO JORGE ARAGÃO

Equatorial Maranhão promove palestras e blitz educativas sobre eficiência energética em Caxias e Timon

A Equatorial Maranhão realiza, entre os dias 30 de junho e 2 de julho, uma programação de ações educativas nos municípios de Timon e Caxias, com o objetivo de orientar a população sobre o uso seguro e eficiente da energia elétrica, além de ampliar o acesso aos benefícios sociais. A iniciativa faz parte do E+ Educação, um projeto que integra o compromisso de Responsabilidade Social da distribuidora, por meio do Programa de Eficiência Energética, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Nos dias 30 e 2 de julho, a Blitz Educativa será realizada no município de Timon no CRAS Parque Piauí, às 9h. Já Caxias, recebe no dia 1º de julho, uma Palestra Educativa na Associação do Bairro Salobro, às 10h. As atividades são gratuitas e abertas ao público.

Durante as ações, as equipes da Equatorial Maranhão abordarão temas como eficiência energética, segurança com energia elétrica, cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica e a Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE) 2026. A iniciativa busca reforçar o compromisso da Distribuidora com a educação, a sustentabilidade e a promoção do uso seguro e eficiente da energia elétrica nas comunidades maranhenses.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

Prefeito Chiquinho FC apresenta pré-candidatos para as eleições de 2026 durante encontro político em Codó

Na noite da quinta-feira (25), o prefeito de Codó, Chiquinho FC (PT), reuniu autoridades municipais, lideranças políticas e apoiadores em um encontro realizado em sua residência para apresentar oficialmente os pré-candidatos que contarão com o apoio de seu grupo político nas eleições de 2026.

Durante seu discurso, Chiquinho FC destacou a importância do momento político e ressaltou as ações, investimentos e benefícios destinados a Codó por meio da atuação de cada um dos pré-candidatos apresentados. Segundo o prefeito, o apoio às candidaturas representa uma estratégia para fortalecer a representatividade do município nas esferas estadual e federal.

Foram apresentados como pré-candidatos apoiados pelo grupo:

• Luís Inácio Lula da Silva (PT) – Presidente da República;
• Juscelino Filho (PSDB-MA) – deputado federal;
• André Fufuca (PP-MA) – deputado federal;
• Francisco Nagib (MDB) – deputado estadual;
• Weverton Rocha – senador;
• Orleans Brandão (PDT) – pré-candidato ao Governo do Maranhão.

O encontro também serviu para reforçar o alinhamento entre as lideranças presentes e consolidar a base política que deverá atuar durante o período pré-eleitoral, com foco na ampliação do apoio às candidaturas apresentadas e na defesa de projetos considerados importantes para o desenvolvimento de Codó.

A expectativa do grupo é intensificar as articulações nos próximos meses, promovendo novos encontros e ampliando o diálogo com lideranças comunitárias e a população do município.