Blog do Daniel Sousa Codó - Jornalismo Verdade

Perfil Rotário – Eliel Lima: uma trajetória de trabalho dedicada à comunicação, inclusão social e solidariedade junto às comunidades

Eliel dos Santos Lima, nasceu em Codó, no dia 29 de agosto. Filho de Augustinho Lima, e Maria Delzuita dos Santos Lima. Cresceu e se desenvolveu intelectualmente e profissionalmente em Codó. Eliel concluiu seus estudos, se formou e logo se tornou servidor público concursado na função de Assistente Administrativo. Paralelamente se tornou comunicador social, radialista profissional, com registro na DRT Nº 817/MA, atuando nas rádios Eldorado e Mirante de Codó.

Evangélico e com o profundo propósito de ajudar ao próximo, Eliel Lima também se tornou líder comunitário e fundador da Associação das Pessoas com Deficiência de Codó- ASPEDEC. Por quinze anos foi presidente da Associação Pestalozzi de Codó, desenvolvendo um trabalho abnegado e com valorosos resultados para o desenvolvimento da instituição, que atende a tantas crianças e adolescentes no município. Com grande identificação com a instituição, Eliel Lima se tornou membro e foi presidente do Rotary Club de Codó por dois mandatos.

Rotary Club de Codó e a missão de apoio às comunidades

A trajetória de Eliel Lima no Rotary Club de Codó é marcada pelo compromisso com o serviço, pelo espírito de liderança e pela busca constante por fortalecer o impacto social da instituição. Seu primeiro contato com o Rotary aconteceu ainda na década de 1980, por meio de José Zito, rotariano do clube e seu colega de trabalho. Curioso sobre as ações desenvolvidas, acompanhava de perto as publicações da entidade e buscava conhecer cada vez mais o trabalho realizado em prol da comunidade.

A aproximação definitiva com o Rotary ocorreu a partir de 2009, durante a parceria na Campanha Natal Sem Fome, desenvolvida pela Associação Pestalozzi, Rotary Club, Grupo Águia e Tiro de Guerra. A experiência despertou sua identificação com os ideais rotários e o levou a tornar-se associado efetivo, passando a integrar oficialmente o movimento de serviço voluntário.

Campanhas sociais e uma trajetória atuante

Ao longo de sua caminhada, Eliel exerceu dois mandatos consecutivos como presidente do Rotary Club de Codó, período em que promoveu melhorias estruturais na sede da instituição. Também participou de uma Convenção Internacional do Rotary, realizada em São Paulo, vivência que considera um dos momentos mais marcantes de sua trajetória, ao conhecer lideranças rotárias de diversos países e ampliar sua visão sobre o alcance do trabalho desenvolvido pela organização. Atualmente, exerce a função de Diretor de Protocolo do clube.

Entre as ações que mais marcaram sua atuação estão a Campanha Natal Sem Fome, projeto pelo qual demonstra grande carinho, e a Campanha Hepatite Zero, iniciativa que considera um dos maiores exemplos do impacto social promovido pelo Rotary. Para Eliel, o valor que melhor representa o Rotary é o companheirismo, pois acredita que grandes projetos nascem da confiança entre as pessoas. Destaca ainda a integridade como princípio fundamental e afirma que a Prova Quádrupla do Rotary é uma importante referência ética para todas as decisões e ações da instituição.

Na vida profissional, atuando na área administrativa, procura colocar seus conhecimentos, especialmente na área da informática, a serviço do clube, contribuindo para aprimorar as rotinas e alcançar resultados concretos nas atividades rotárias.

Futuro do Rotary e as novas gerações

Ao falar sobre o futuro do Rotary, Eliel defende uma instituição cada vez mais dinâmica, moderna e presente na comunidade. Para ele, é preciso investir em projetos de impacto visível, aproximar-se da população, utilizar melhor a tecnologia, fortalecer a comunicação nas redes sociais e incentivar a participação de jovens, mulheres e novos profissionais.

Sua mensagem aos futuros associados é um convite ao protagonismo: “O Rotary não é um lugar apenas para assistir reuniões, mas para construir, servir e transformar vidas. Aqui ninguém precisa estar pronto para começar. Aprende-se servindo, cresce-se junto e acerta-se junto. O mundo precisa daquilo que só você pode oferecer.

Organização do julgamento da raça Nelore e leilões da 52ª Expocodó avança com reunião entre parceiros do setor agropecuário

A organização da 52ª Expocodó segue em ritmo intenso. Durante a Feira Genética, foi realizada uma reunião na Fazenda Igarapé, de propriedade do pecuarista Naum Ryfer, com parceiros do setor agropecuário para alinhar os preparativos do julgamento da raça Nelore e dos leilões de animais de elite, que estarão entre os principais destaques da programação deste ano da feira agropecuária.

Na ocasião, representando o município de Codó, estavam presentes a presidente da ACRIVI, Inalda Béder, e o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Codó, Iedo Barros, que se reuniram com representantes da Nelore Norte através do Pecuarista André Nogueira à convite do Dr Naum Ryfer.

O julgamento da raça Nelore tem papel fundamental na avaliação da qualidade genética dos animais, identificando os melhores exemplares e incentivando o melhoramento contínuo dos rebanhos. Além de reconhecer o trabalho dos criadores, a competição agrega valor aos animais e fortalece a pecuária regional.

Já os leilões de animais de elite representam uma importante oportunidade para a comercialização de genética superior, permitindo que produtores invistam em rebanhos de alta qualidade. O momento também favorece a troca de experiências, o fortalecimento de parcerias e a realização de novos negócios entre criadores, investidores e representantes do agronegócio.

Com o tema “A Força Jovem no Agro”, a 52ª Expocodó reafirma seu compromisso com o desenvolvimento da pecuária e do agronegócio, reunindo inovação, tecnologia e oportunidades de negócios. O evento deve atrair um público diversificado, impulsionando a economia local e consolidando-se como uma das mais importantes exposições.

agropecuárias da região.

Fim do mistério: Edivaldo será o vice de Orleans


Fim do mistério. O ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Júnior, será o candidato a vice-governador na chapa do pré-candidato do MDB, Orleans Brandão (MDB).

As conversas, que já haviam sido iniciadas no mês passado, avançaram as últimas horas e o “martelo foi batido”.

O anúncio oficial ocorrerá no próximo sábado, 04 de julho.

A estratégia de Orleans é diminuir a vantagem que o pré-candidato do PSD, Eduardo Braide, tem em São Luís.

Sendo assim, nada melhor do que o ex-prefeito da capital por dois mandatos. Além disso, Edivaldo deixou a Prefeitura de São Luís muito bem avaliado.

É aguardar e conferir.

FONTE: BLOG DO JORGE ARAGÃO

Equatorial Maranhão promove palestras e blitz educativas sobre eficiência energética em Caxias e Timon

A Equatorial Maranhão realiza, entre os dias 30 de junho e 2 de julho, uma programação de ações educativas nos municípios de Timon e Caxias, com o objetivo de orientar a população sobre o uso seguro e eficiente da energia elétrica, além de ampliar o acesso aos benefícios sociais. A iniciativa faz parte do E+ Educação, um projeto que integra o compromisso de Responsabilidade Social da distribuidora, por meio do Programa de Eficiência Energética, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Nos dias 30 e 2 de julho, a Blitz Educativa será realizada no município de Timon no CRAS Parque Piauí, às 9h. Já Caxias, recebe no dia 1º de julho, uma Palestra Educativa na Associação do Bairro Salobro, às 10h. As atividades são gratuitas e abertas ao público.

Durante as ações, as equipes da Equatorial Maranhão abordarão temas como eficiência energética, segurança com energia elétrica, cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica e a Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE) 2026. A iniciativa busca reforçar o compromisso da Distribuidora com a educação, a sustentabilidade e a promoção do uso seguro e eficiente da energia elétrica nas comunidades maranhenses.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

Prefeito Chiquinho FC apresenta pré-candidatos para as eleições de 2026 durante encontro político em Codó

Na noite da quinta-feira (25), o prefeito de Codó, Chiquinho FC (PT), reuniu autoridades municipais, lideranças políticas e apoiadores em um encontro realizado em sua residência para apresentar oficialmente os pré-candidatos que contarão com o apoio de seu grupo político nas eleições de 2026.

Durante seu discurso, Chiquinho FC destacou a importância do momento político e ressaltou as ações, investimentos e benefícios destinados a Codó por meio da atuação de cada um dos pré-candidatos apresentados. Segundo o prefeito, o apoio às candidaturas representa uma estratégia para fortalecer a representatividade do município nas esferas estadual e federal.

Foram apresentados como pré-candidatos apoiados pelo grupo:

• Luís Inácio Lula da Silva (PT) – Presidente da República;
• Juscelino Filho (PSDB-MA) – deputado federal;
• André Fufuca (PP-MA) – deputado federal;
• Francisco Nagib (MDB) – deputado estadual;
• Weverton Rocha – senador;
• Orleans Brandão (PDT) – pré-candidato ao Governo do Maranhão.

O encontro também serviu para reforçar o alinhamento entre as lideranças presentes e consolidar a base política que deverá atuar durante o período pré-eleitoral, com foco na ampliação do apoio às candidaturas apresentadas e na defesa de projetos considerados importantes para o desenvolvimento de Codó.

A expectativa do grupo é intensificar as articulações nos próximos meses, promovendo novos encontros e ampliando o diálogo com lideranças comunitárias e a população do município.

18ª Sessão: Câmara debate inconvenientes causados pelas manobras ferroviárias no centro de Codó

Durante a 18ª Sessão Ordinária da Câmara os vereadores aprovaram importantes projetos de Lei, como o PL número 05/2026, que reconhece como de utilidade pública a Associação de Proteção Animal da Codó.

“Com muita satisfação e alegria aprovamos o Projeto de Lei 05/2016 que reconhece como utilidade pública associação de proteção animal de Codó, é um projeto que é uma conquista para associação APAEC, vai ajudar a causa animal, vai ajudar nossa amiga Marilene com um espaço para um melhor serviço, já que é um serviço de excelência e agora com certeza vai melhorar porque vai ter mais assistência do poder público”, justificou o autor do PL, vereador Hermínio da Farmácia

A sessão também foi destinada aos discursos parlamentares, que levaram a plenário temas de grande interesse da população, como os inúmeros transtornos causados pelas manobras ferroviárias realizadas no centro da cidade de Codó.

“Abordamos a questão do transtorno, do problema que o trem, esse trem que faz essa manobra no centro, na área urbana de Codó, tem causado problemas há muitos anos, e a Câmara vai mais uma vez intervir dentro da sua possibilidade e competência para tentar resolver esse problema. Destaquei que esse problema já é antigo e também reforcei, destaquei a importância do trabalho que foi feito pelo ex-prefeito Biné Figueiredo nessa situação, no seu segundo mandato, já há quase 20 anos. Graças a esse viaduto, graças à visão do ex-prefeito Biné, na época, a situação foi amenizada por conta de que aquela obra da fluidez e da sequência do trânsito, se não fosse aquela obra, o centro hoje estaria paralisado totalmente com esse trem. No entanto agora temos que resolver de forma definitiva”, concluiu o vice-presidente, vereador Rodrigo Figueiredo

Maranhão tem o 4º maior salário médio do Nordeste, aponta levantamento do IBGE

No ranking da região, o estado fica atrás apenas de Sergipe (R$ 3.167,43), Bahia (R$ 3.155,30) e Rio Grande do Norte (R$ 3.131,49). Ao mesmo tempo, supera os salários médios registrados em Pernambuco (R$ 2.992,65), Piauí (R$ 2.987,94), Paraíba (R$ 2.969,49), Ceará (R$ 2.924,00) e Alagoas (R$ 2.720,88).

O levantamento considera os salários médios pagos aos trabalhadores assalariados formais em todo o país. A média nacional foi de R$ 3.932,45.

No cenário brasileiro, o Distrito Federal lidera com o maior salário médio do país, de R$ 6.845,13, seguido pelo Rio de Janeiro (R$ 4.501,35) e São Paulo (R$ 4.423,04).

O estudo também mostra que, embora alguns dos setores que mais empregam no Brasil concentrem milhões de trabalhadores, muitos deles pagam salários abaixo da média nacional.

O comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas, maior empregador do país, tem remuneração média de R$ 2.797,83, enquanto o setor de atividades administrativas e serviços complementares paga, em média, R$ 2.392,97.

Na outra ponta estão atividades que empregam menos trabalhadores, mas oferecem as maiores remunerações. O segmento de organismos internacionais e outras instituições extraterritoriais lidera, com salário médio de R$ 9.678,61, seguido pelos setores de eletricidade e gás (R$ 8.539,07) e de atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados (R$ 8.430,55).

O levantamento do IBGE aponta ainda que o Brasil encerrou 2024 com cerca de 10,6 milhões de empresas e outras organizações formais ativas, um crescimento de 5,8% em relação ao ano anterior. Essas organizações empregavam aproximadamente 68 milhões de pessoas, das quais 54 milhões eram trabalhadores assalariados.

Os dados também evidenciam diferenças de remuneração conforme o nível de escolaridade. Trabalhadores com ensino superior receberam, em média, R$ 7.776,59, enquanto aqueles com escolaridade até o ensino médio tiveram rendimento médio de R$ 2.742,41.

Na comparação por gênero, os homens receberam salário médio de R$ 4.206, valor 16,6% superior ao das mulheres, cuja média ficou em R$ 3.608,04, de acordo com o levantamento.

Maranhão reduz abandono escolar e melhora indicadores do ensino médio

Maranhão registrou avanços nos principais indicadores do ensino médio da rede pública entre 2022 e 2025, segundo dados da segunda etapa do Censo Escolar 2025, divulgados nesta sexta-feira (26) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

De acordo com o levantamento, a taxa de abandono escolar caiu de 4,9% para 3%, enquanto a reprovação recuou de 4,8% para 3,8% no período. O estudo também mostra redução da distorção idade-série, indicador que mede o atraso escolar, que passou de 26,2% para 22,4%, refletindo maior permanência e progressão dos estudantes na escola.

Pé-de-Meia beneficia mais de 410 mil estudantes no Maranhão

Entre as políticas públicas apontadas como responsáveis pela melhora dos indicadores está o programa Pé-de-Meia, lançado em 2024. Desde sua criação, 410.260 estudantes maranhenses foram beneficiados, sendo 51,2% do sexo feminino e 48,8% do sexo masculino.

Segundo o MEC, o avanço também é resultado de iniciativas como o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, o Escola em Tempo Integral, a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas e melhorias implementadas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O ministro da Educação, Leonardo Barchini, destacou que os resultados refletem o fortalecimento das políticas voltadas à permanência dos estudantes.

“Os resultados demonstram que mais estudantes estão conseguindo permanecer na escola, avançar de série e concluir seus estudos no tempo adequado”, afirmou.

Brasil também registra melhora nos indicadores

Em âmbito nacional, o ensino médio público apresentou evolução significativa entre 2022 e 2025. A reprovação caiu 62%, o abandono escolar diminuiu 61% e a distorção idade-série foi reduzida em 28%. Já a taxa de aprovação aumentou 11%, segundo o Inep.

Outro indicador positivo foi o aumento de 46% nas inscrições de concluintes de escolas públicas no Enem no mesmo período.

O presidente do Inep, Manuel Palacios, ressaltou ainda a redução da evasão escolar.

Segundo ele, a taxa de não retorno ao ensino médio caiu 28% entre 2022 e 2025, o que evitou que cerca de 250 mil jovens deixassem a escola.

Pnad confirma aumento da permanência dos jovens na escola

Os resultados também são reforçados pelos dados da Pnad Contínua Educação 2025, do IBGE.

A pesquisa aponta que a taxa ajustada de frequência escolar líquida entre jovens de 15 a 17 anos subiu de 76,8% em 2024 para 80,6% em 2025, o maior índice da série histórica iniciada em 2016.

Com isso, a proporção de jovens fora do ensino médio caiu de 23,2% para 19,4% em apenas um ano, uma redução de 16,3%, superior à registrada nos quatro anos anteriores.

Os dados reforçam a tendência de melhora na permanência e no desempenho dos estudantes da rede pública, tanto no Maranhão quanto em todo o país.

POLÍCIA CIVIL PRENDE EMPRESÁRIA POR FURTO DE ENERGIA EM SÃO LUÍS

Em uma ação realizada na manhã desta quarta-feira (24), a Polícia Civil do Maranhão, com apoio da Perícia Oficial e da Equatorial Energia, cumpriu um mandado de busca e apreensão em uma residência localizada no bairro Jardim Eldorado, área nobre de São Luís. A ação teve como base uma investigação que apura o crime de furto de energia elétrica.

Segundo o Departamento de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD), vinculado à Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC), durante o cumprimento da ordem judicial, o perito do Instituto de Criminalística (ICRIM) constatou a existência de uma derivação clandestina, escondida na parede interna do imóvel, utilizada para desviar energia elétrica.

De acordo com as investigações, a ligação irregular alimentava quatro aparelhos de ar-condicionado da residência sem o devido registro no sistema de medição da concessionária.

Diante da constatação do crime, foi dada voz de prisão à empresária, titular da conta de energia do imóvel.

A mulher foi conduzida à sede da SEIC, onde foram realizados os procedimentos legais cabíveis relacionados ao caso.

A Polícia Civil reforça que o furto de energia, além de configurar crime, representa riscos à segurança da população, podendo causar sobrecarga na rede elétrica, curtos-circuitos e até incêndios.

Ao identificar ou suspeitar desse tipo de prática criminosa, a orientação é que a denúncia seja feita de forma segura e, se desejado, anônima, por meio dos canais oficiais da Polícia Civil e também da Equatorial Maranhão. As denúncias podem ser registradas pelo site www.equatorialenergia.com.br ou pela Central de Atendimento 116, com ligação gratuita.

Maranhão sai na frente e cria programa inédito de saúde mental na pós-graduação

A saúde mental de estudantes de pós-graduação e pesquisadores maranhenses passará a receber atenção estruturada por meio de uma iniciativa inédita no estado. A Fundação Escola de Governo do Maranhão (Fundação Egma) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) realizaram, nessa quarta-feira, 24, reunião técnica para alinhamento do programa “Cuidado em Saúde Mental na Pós-Graduação no Maranhão”.

Foto Divulgação

Pesquisa realizada com 2.903 pós-graduandos brasileiros revelou que 74% dos participantes relataram sintomas de ansiedade, 31% sofriam de insônia crônica e 25% apresentavam quadros de depressão. Diante desse cenário, a proposta desenvolvida pela Fundação Egma e pela Fapema pretende atuar não apenas na prevenção do adoecimento mental, mas também na promoção de uma cultura institucional de cuidado, permanência acadêmica e valorização da pesquisa.

A produção científica depende de pessoas saudáveis física e emocionalmente. Essa parceria representa um passo importante para que nossos pesquisadores tenham acesso a ferramentas que contribuam para uma trajetória acadêmica mais equilibrada e sustentável”, destacou o presidente da Fapema, Nordman Wall.

A presidente da Fundação Egma, Leuzinete Pereira, ressaltou o caráter inovador da iniciativa. “Estamos construindo um programa que reconhece os desafios enfrentados por quem produz conhecimento científico e oferece suporte qualificado para o desenvolvimento de competências socioemocionais fundamentais à formação acadêmica e profissional”, afirmou.

O programa atenderá até 200 pesquisadores, distribuídos em oito turmas mensais de 25 participantes. O público-alvo inclui estudantes de mestrado e doutorado, além de bolsistas de iniciação científica, desenvolvimento tecnológico e pós-doutorado vinculados à Fapema. As inscrições e mais informações serão divulgadas nos próximos dias nas páginas oficiais da Fapema e Fundação EGMA.

A formação contará com carga horária de 25 horas e será organizada em cinco módulos temáticos: Saúde Mental na Pós-Graduação e a Construção do Cuidado; Gestão do Equilíbrio em Contextos de Alta Performance; Relações Interpessoais e Habilidades Sociais; Identidade e Sentido na Carreira Científica e Competências Socioemocionais como Recurso de Autorregulação.

Além das atividades formativas, os participantes terão acesso a uma rede permanente de apoio psicológico composta por profissionais especializados, que acompanharão os pesquisadores durante toda a vigência do programa. O projeto também prevê oficinas voltadas à promoção da saúde física, reconhecendo a integração entre bem-estar emocional e hábitos saudáveis como elementos essenciais para a qualidade de vida acadêmica.

Coordenado pela psicóloga e mestre em Políticas Públicas Catarina Bogéa, o programa também possui um diferencial inovador: produzir conhecimento científico sobre a própria realidade dos pós-graduandos maranhenses. Ao longo da execução, serão aplicados instrumentos de avaliação para mensurar indicadores de bem-estar e saúde mental antes e depois das formações, gerando dados inéditos sobre a pós-graduação no estado.

Cuidar da saúde mental de quem pesquisa é também cuidar da qualidade da ciência produzida. O programa busca ampliar a compreensão sobre os fatores que impactam o bem-estar dos pós-graduandos e fortalecer recursos para o enfrentamento” afirmou a coordenadora do projeto.