Blog do Daniel Sousa Codó - Jornalismo Verdade

POLÍCIA CIVIL PRENDE EMPRESÁRIA POR FURTO DE ENERGIA EM SÃO LUÍS

Em uma ação realizada na manhã desta quarta-feira (24), a Polícia Civil do Maranhão, com apoio da Perícia Oficial e da Equatorial Energia, cumpriu um mandado de busca e apreensão em uma residência localizada no bairro Jardim Eldorado, área nobre de São Luís. A ação teve como base uma investigação que apura o crime de furto de energia elétrica.

Segundo o Departamento de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD), vinculado à Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC), durante o cumprimento da ordem judicial, o perito do Instituto de Criminalística (ICRIM) constatou a existência de uma derivação clandestina, escondida na parede interna do imóvel, utilizada para desviar energia elétrica.

De acordo com as investigações, a ligação irregular alimentava quatro aparelhos de ar-condicionado da residência sem o devido registro no sistema de medição da concessionária.

Diante da constatação do crime, foi dada voz de prisão à empresária, titular da conta de energia do imóvel.

A mulher foi conduzida à sede da SEIC, onde foram realizados os procedimentos legais cabíveis relacionados ao caso.

A Polícia Civil reforça que o furto de energia, além de configurar crime, representa riscos à segurança da população, podendo causar sobrecarga na rede elétrica, curtos-circuitos e até incêndios.

Ao identificar ou suspeitar desse tipo de prática criminosa, a orientação é que a denúncia seja feita de forma segura e, se desejado, anônima, por meio dos canais oficiais da Polícia Civil e também da Equatorial Maranhão. As denúncias podem ser registradas pelo site www.equatorialenergia.com.br ou pela Central de Atendimento 116, com ligação gratuita.

Maranhão sai na frente e cria programa inédito de saúde mental na pós-graduação

A saúde mental de estudantes de pós-graduação e pesquisadores maranhenses passará a receber atenção estruturada por meio de uma iniciativa inédita no estado. A Fundação Escola de Governo do Maranhão (Fundação Egma) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) realizaram, nessa quarta-feira, 24, reunião técnica para alinhamento do programa “Cuidado em Saúde Mental na Pós-Graduação no Maranhão”.

Foto Divulgação

Pesquisa realizada com 2.903 pós-graduandos brasileiros revelou que 74% dos participantes relataram sintomas de ansiedade, 31% sofriam de insônia crônica e 25% apresentavam quadros de depressão. Diante desse cenário, a proposta desenvolvida pela Fundação Egma e pela Fapema pretende atuar não apenas na prevenção do adoecimento mental, mas também na promoção de uma cultura institucional de cuidado, permanência acadêmica e valorização da pesquisa.

A produção científica depende de pessoas saudáveis física e emocionalmente. Essa parceria representa um passo importante para que nossos pesquisadores tenham acesso a ferramentas que contribuam para uma trajetória acadêmica mais equilibrada e sustentável”, destacou o presidente da Fapema, Nordman Wall.

A presidente da Fundação Egma, Leuzinete Pereira, ressaltou o caráter inovador da iniciativa. “Estamos construindo um programa que reconhece os desafios enfrentados por quem produz conhecimento científico e oferece suporte qualificado para o desenvolvimento de competências socioemocionais fundamentais à formação acadêmica e profissional”, afirmou.

O programa atenderá até 200 pesquisadores, distribuídos em oito turmas mensais de 25 participantes. O público-alvo inclui estudantes de mestrado e doutorado, além de bolsistas de iniciação científica, desenvolvimento tecnológico e pós-doutorado vinculados à Fapema. As inscrições e mais informações serão divulgadas nos próximos dias nas páginas oficiais da Fapema e Fundação EGMA.

A formação contará com carga horária de 25 horas e será organizada em cinco módulos temáticos: Saúde Mental na Pós-Graduação e a Construção do Cuidado; Gestão do Equilíbrio em Contextos de Alta Performance; Relações Interpessoais e Habilidades Sociais; Identidade e Sentido na Carreira Científica e Competências Socioemocionais como Recurso de Autorregulação.

Além das atividades formativas, os participantes terão acesso a uma rede permanente de apoio psicológico composta por profissionais especializados, que acompanharão os pesquisadores durante toda a vigência do programa. O projeto também prevê oficinas voltadas à promoção da saúde física, reconhecendo a integração entre bem-estar emocional e hábitos saudáveis como elementos essenciais para a qualidade de vida acadêmica.

Coordenado pela psicóloga e mestre em Políticas Públicas Catarina Bogéa, o programa também possui um diferencial inovador: produzir conhecimento científico sobre a própria realidade dos pós-graduandos maranhenses. Ao longo da execução, serão aplicados instrumentos de avaliação para mensurar indicadores de bem-estar e saúde mental antes e depois das formações, gerando dados inéditos sobre a pós-graduação no estado.

Cuidar da saúde mental de quem pesquisa é também cuidar da qualidade da ciência produzida. O programa busca ampliar a compreensão sobre os fatores que impactam o bem-estar dos pós-graduandos e fortalecer recursos para o enfrentamento” afirmou a coordenadora do projeto.

Orleans reúne prefeitos e fortalece a maior aliança municipalista do MA

Dando continuidade à agenda de articulação política com gestores municipais, o pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão (MDB), reuniu-se na terça-feira (23), em São Luís, com um novo grupo de prefeitos de diversas regiões do estado. Foram dois dias de diálogos, consolidando a maior aliança municipalista já realizada no Maranhão.

Também estiveram presentes à reunião o governador Carlos Brandão e o senador Wéverton Rocha.

O encontro integra uma série de reuniões que vêm sendo realizadas por Orleans Brandão com lideranças políticas de diferentes regiões do Maranhão, ampliando a participação dos municípios na construção das propostas para o futuro do estado e o fortalecimento da mobilização em torno das próximas etapas da pré-campanha.

Durante a conversa com os prefeitos, Orleans Brandão reafirmou seu compromisso com uma agenda fortemente municipalista, voltada para o desenvolvimento das cidades.

Ele lembrou sua experiência à frente da Secretaria de Assuntos Municipalistas, destacando os resultados alcançados em parceria com os gestores municipais, e garantiu que essa forma de governar continuará sendo uma das marcas de sua atuação.

“Tenho convicção de que o desenvolvimento do Maranhão passa pelo fortalecimento dos municípios. Foi assim que trabalhamos na Secretaria, construindo soluções ao lado dos prefeitos e levando ações concretas. Esse compromisso continua firme. Vamos construir uma agenda que permita às cidades avançarem cada vez mais”, afirmou Orleans Brandão.

Otimista com a vitória do projeto político do grupo, o governador Carlos Brandão destacou que a capacidade de gestão e o conhecimento da realidade do estado credenciam Orleans Brandão a conduzir uma nova etapa de desenvolvimento no Maranhão.

“Orleans tem ideias brilhantes para fazer o estado avançar ainda mais, em parceria com os prefeitos. Ele reúne todas as condições para seguir esse projeto municipalista, porque conhece o Maranhão como poucos e entende a realidade de todas as cidades”, frisou.

Presente ao encontro, a prefeita de Governador Archer, Professora Leide, destacou a sensibilidade de Orleans Brandão para compreender as demandas dos municípios.

“Orleans é uma pessoa que gosta de dialogar, sempre nos escutou e procurou entender a nossa realidade. E isso faz toda a diferença, porque mostra respeito e compromisso com os municípios. Tenho certeza de que esse jeito de ouvir e construir parcerias será fundamental para a sua atuação”, afirmou a prefeita.

Já o prefeito de São Raimundo do Doca Bezerra, Jacinto Neto, falou sobre a importância da reunião para o alinhamento da atuação de todos neste momento de pré-campanha. “Muito importante essa proximidade. Orleans sempre foi uma pessoa solícita, que sempre nos recebeu bem. Por isso, acredito no seu projeto de trabalhar em parceria com os municípios”, ressaltou.

Weverton já garantiu R$ 12 milhões em emendas para a Segurança Pública no Maranhão

Senador reforça apoio às forças policiais, com investimentos em viaturas, armamentos e equipamentos, beneficiando todos os setores e unidades de segurança no estado

O SENADOR EM MAIS UMA ENTREA DE EQUIPAMENTOS ÀS FORÇAS POLICIAIS, frutos de suas emendas parlamentares

O senador Weverton Rocha (PDT) entregou nesta semana, em parceria com o Governo do Estado, armamentos adquiridos por intermédio de suas emendas parlamentares. Ele também participou da entrega de novas viaturas às forças policiais maranhenses.

foram entregues 49 pistolas calibre 9mm Beretta APX para as forças de segurança maranhenses;
o modelo é um dos mais modernos da categoria, desenvolvido para atender rigorosos testes militares.
“O nosso compromisso é garantir que os profissionais da segurança tenham condições adequadas para desempenhar suas funções. Reforçamos a segurança pública com a entrega de novos armamentos ao Centro Tático Aéreo, adquiridos por meio de emenda do nosso mandato, além de novas viaturas entregues pelo Governo do Estado. São investimentos que fortalecem o trabalho das forças de segurança e garantem mais proteção para a população”, destacou Weverton.

A entrega das viaturas faz parte da política de fortalecimento da segurança pública conduzida pelo governador Carlos Brandão (MDB). Com a nova remessa, o governo alcança a marca histórica de 1.002 viaturas distribuídas para as forças de segurança do Maranhão.

Weverton Rocha já destinou mais de R$ 12 milhões para o fortalecimento da segurança pública no Maranhão, investidos nos seguintes itens:

oito viaturas blindadas 4×4 para o Centro Tático Aéreo (CTA), Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), Grupo de Resposta Tática (GRT) e Batalhão de Choque da Polícia Militar;
12 viaturas da Patrulha Maria da Penha; 20 motocicletas para patrulhamento urbano, além de veículos destinados às Guardas Municipais, à Polícia Federal e à Polícia Rodoviária Federal.

As ações reforçam a parceria entre o mandato do senador e o Governo do Maranhão na busca por uma segurança pública cada vez mais estruturada, equipada e preparada para atender a população maranhense.

FONTE: Marco Aurélio D’Eça

Vereador Nunes do Náutico destaca incentivo ao esporte, valorização da juventude e avanços na infraestrutura de Codó

Durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Codó, realizada na última terça-feira (23), o vereador Nunes do Náutico utilizou a tribuna para destacar ações voltadas ao esporte, à juventude e às obras de infraestrutura que vêm sendo executadas em diferentes regiões do município.

O parlamentar iniciou sua fala ressaltando a importância do esporte como ferramenta de inclusão social e formação cidadã. Nunes parabenizou os organizadores de eventos esportivos realizados recentemente na cidade e reconheceu o apoio da gestão municipal ao desenvolvimento dessas iniciativas. “O esporte transforma vidas, cria oportunidades e afasta nossos jovens de situações de vulnerabilidade. Por isso, sempre levanto essa bandeira e busco apoiar ações que incentivem a participação da juventude”, afirmou.

Revitalização da Praça da Paz: espaço de entretenimento e lazer no Codó Novo

Entre os destaques, o vereador citou a realização do primeiro torneio esportivo na Praça da Paz, localizada no bairro Codó Novo. Segundo ele, o evento reuniu crianças e adolescentes em um ambiente de lazer, integração e incentivo à prática esportiva. Nunes lembrou que a construção da praça foi resultado de uma indicação apresentada por seu mandato e aprovada pelos demais vereadores da Casa. “O nosso objetivo foi proporcionar um espaço onde as crianças pudessem praticar esporte, conviver em comunidade e desenvolver valores importantes para a vida. Ver aquele local cheio de jovens participando foi muito gratificante”, destacou.

O vereador também agradeceu o apoio do prefeito Chiquinho FC e do deputado estadual Francisco Nagib, que estiveram presentes nas atividades e têm contribuído para a realização de projetos voltados à juventude e ao esporte. Outro momento lembrado pelo parlamentar foi a instalação de um telão na Praça da Paz para que moradores acompanhassem a participação da Seleção Brasileira em competição internacional. A iniciativa reuniu famílias e moradores em um momento de confraternização e lazer comunitário.

Ajudando a revelar e impulsionar os talentos de Codó

Nunes do Náutico também destacou a realização de uma seletiva de futebol feminino em Codó, que contou com a participação de um avaliador da equipe da Ferroviária de Araraquara. O evento ofereceu a dezenas de jovens atletas a oportunidade de mostrar seu talento e buscar espaço no futebol profissional. “Foi uma iniciativa muito importante para nossas meninas. Tivemos uma grande participação e, inclusive, uma atleta de nossa cidade já seguiu para uma nova etapa de avaliação, mostrando que Codó possui talentos que merecem oportunidades”, ressaltou.

Reurbanização e revitalização dos bairros

Além das ações esportivas, o vereador destacou o avanço de obras de infraestrutura em diversos bairros do município. Entre elas, citou os serviços realizados na Rua do Puraquê e na Rua São Luís, que incluem melhorias urbanísticas, implantação de canteiros centrais, iluminação pública e intervenções voltadas à segurança da população. Segundo o parlamentar, os investimentos contribuem para a valorização dos bairros e proporcionam mais qualidade de vida aos moradores. “São obras que levam mais segurança, mobilidade e dignidade para a população. Estamos acompanhando de perto essas melhorias e trabalhando para que novos benefícios cheguem a outras comunidades”, concluiu o vereador.

O vereador encerrou seu espaço fazendo uma homenagem ao paratleta Marcelo Macedo, filho de José Maria Carvalho Macedo (Zé Baixinho) e Marieuza Moura Macedo. O parlamentar leu uma pequena parte da biografia de Marcelo, que mesmo após um acidente, construiu uma história de superação através do desporto em Codó.

Vereador Hermínio da Farmácia cobra estrutura para buscas aquáticas e reforça apoio à causa animal em Codó

Durante a 18ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Codó, realizada na última terça-feira (23), o vereador Hermínio da Farmácia apresentou e teve aprovado o Projeto de Lei Nº 05/2026, que reconhece como de utilidade pública a Associação de Proteção Animal da Codó (APAC), e cobrou melhorias na estrutura utilizada em operações de busca e resgate realizadas pelo Corpo de Bombeiros no município.

O parlamentar iniciou seu pronunciamento comemorando a aprovação da proposta que concede o título de utilidade pública à entidade liderada por Marilene (APAC), reconhecendo a importância do trabalho desenvolvido em defesa dos animais. “Essa é uma conquista importante para a instituição, que realiza um trabalho muito importante, com muita dedicação e faz a diferença para a causa animal em nosso município. Agora o projeto segue para a sanção do prefeito e certamente contribuirá para fortalecer ainda mais as ações da associação e a defesa da causa animal em nosso município”, destacou.

Corrida FLACODÓ em benefício da APAC

O vereador também anunciou que a atividade desportiva ‘Corrida da FLACODÓ’, que acontecerá no dia 26 de julho, terá a renda revertida para a APAC e ajudar nas atividades da causa dos animais em Codó

Mais estrutura para operações de busca e resgate em rios e áreas alagadas

Em seguida, o vereador Hermínio abordou um tema que classificou como de extrema importância: a necessidade de melhor estrutura para operações de busca e resgate em rios e áreas alagadas da região. O edil citou dois casos recentes que resultaram em mortes e chamou atenção para as dificuldades enfrentadas durante as buscas pelas vítimas. Segundo ele, nas duas ocorrências foi observada a ausência de recursos adequados para a atuação das equipes responsáveis pelos resgates.

De acordo com o parlamentar, em uma das situações foi necessária a disponibilização de uma embarcação particular para auxiliar nos trabalhos. Ele também relatou que, em outro caso recente, uma embarcação já abastecida e autorizada para uso teria sido colocada à disposição para apoiar as buscas. Hermínio afirmou que o município precisa discutir formas de fortalecer a capacidade operacional dos órgãos responsáveis por esse tipo de ocorrência, garantindo mais agilidade e eficiência nas ações de resgate. “O que vimos foi o sofrimento das famílias em busca de respostas. Precisamos garantir que as equipes tenham condições adequadas para atuar nesses momentos tão delicados”, ressaltou.

Vereador reforça a disposição de sua estrutura particular para ajudar nas operações e treinamentos

O vereador também reforçou que a estrutura do Rancho da Pesca permanece disponível para colaborar com as operações quando necessário. Segundo ele, embarcações, apoio mecânico e suporte técnico podem auxiliar no fortalecimento desse trabalho. “Colocamos à disposição toda a estrutura necessária para colaborar, seja com embarcações, manutenção ou apoio operacional. O objetivo é contribuir para que os serviços sejam realizados da melhor forma possível e que a população tenha o atendimento que merece”, afirmou.

Ao encerrar sua fala, Hermínio da Farmácia reforçou a importância da união entre instituições, poder público e sociedade para enfrentar desafios relacionados à segurança, ao resgate de vítimas e à proteção da vida dos codoenses.

Orleans Brandão recebe apoio de lideranças do PRD

O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, iniciou a agenda desta terça-feira (23) em São Luís reunindo lideranças políticas do PRD. No encontro com dirigentes, pré-candidatos a deputado estadual e federal e outras lideranças do partido, Orleans reafirmou o compromisso de trabalhar pelo desenvolvimento de todas regiões do Maranhão.

“Eu conheço esse estado. Dediquei minha vida a andar, conhecer os municípios e entender os problemas de cada região. Eu sei do que já fiz como secretário e quero fazer muito mais”, afirmou Orleans Brandão.

Ele reforçou a importância da gestão pública ser focada nos municípios. “A política do municipalismo é construída ouvindo as pessoas e entendendo a realidade de cada cidade. Foi assim que muito avançamos e tenho certeza que o Maranhão avançará muito mais”, disse.

O presidente estadual do PRD e deputado federal Marreca Filho defendeu a pré-candidatura de Orleans.
“Nós temos de um lado um candidato que conversa, que escuta, que tem humildade e sabe reconhecer o trabalho de cada pessoa que está na ponta. Temos um time preparado, unido e que acredita nesse projeto”, declarou.

A vereadora e pré-candidata a deputada federal Rayssa Campos declarou apoio ao pré-candidato durante o encontro.

“Quero dizer em público que faço parte do time Orleans Brandão, porque acredito no projeto liderado por ele”, afirmou ela.

Em Brasília, União Brasil reafirma apoio a Orleans Brandão

O presidente nacional do União Brasil, Antônio de Rueda, reafirmou nesta quarta-feira (17), em Brasília, o apoio do partido à pré-candidatura de Orleans Brandão (MDB) ao Governo do Maranhão. O encontro contou com a presença do deputado federal Pedro Lucas Fernandes, apontado como possível nome da legenda para o Senado.

“O União Brasil seguirá com você, com toda a força e todo o espírito de vitória”, declarou Rueda. Pedro Lucas também confirmou a permanência no projeto. “Compromisso é para ser honrado. Estamos juntos”, afirmou o deputado.

Orleans agradeceu o apoio e ressaltou a lealdade de Pedro Lucas. O emedebista também defendeu a continuidade das ações do governador Carlos Brandão (MDB) e afirmou que a aliança trabalhará por uma “grande vitória”.

Marrapá

Assembleia Legislativa homenageia Terezinha Buzar com a Medalha Maria Aragão

A primeira-dama de Codó, Terezinha Buzar, recebeu na terça-feira (23) a Medalha do Mérito Legislativo Maria Aragão, uma das mais importantes honrarias concedidas pela Assembleia Legislativa do Maranhão. A solenidade foi realizada no Plenário Nagib Haickel e reuniu autoridades, amigos e familiares.

A homenagem foi proposta pela deputada estadual Dra. Helena Duailibe (Republicanos), aprovada por unanimidade pelos parlamentares da Casa, por meio da Resolução Legislativa nº 1.500/2026. O reconhecimento destaca a trajetória de Terezinha Buzar, marcada pelo empreendedorismo, compromisso social e dedicação ao desenvolvimento humano no Maranhão.

Participaram da cerimônia o prefeito de Codó, Chiquinho FC, o deputado estadual Francisco Nagib, além de além de outras autoridades.

A Medalha Maria Aragão é destinada a personalidades que contribuem de forma relevante para a transformação social do estado, com atuação em áreas como cidadania, educação, saúde, justiça social, direitos humanos e valorização das mulheres.

Em seu pronunciamento, Terezinha Buzar agradeceu a homenagem e destacou o significado do reconhecimento.

“Recebo esta medalha com muita gratidão e alegria. Ela representa o reconhecimento de uma caminhada construída com trabalho, dedicação e compromisso com as pessoas. Agradeço à deputada Helena Duailibe e a todos os deputados por esta homenagem tão especial”, afirmou.

Ao longo de sua trajetória, Terezinha Buzar participou da consolidação do Grupo FC Oliveira, um dos maiores grupos empresariais do Maranhão. Paralelamente, desenvolve um trabalho voltado à responsabilidade social, especialmente por meio da Fundação FC Oliveira, que realiza ações de apoio a famílias em situação de vulnerabilidade.

Como primeira-dama de Codó, também tem contribuído para fortalecer iniciativas sociais e projetos de acolhimento que beneficiam comunidades em diversas regiões do município.

Ao receber a Medalha Maria Aragão, Terezinha Buzar passa a integrar o grupo de personalidades maranhenses reconhecidas por sua contribuição ao desenvolvimento social do estado, reafirmando uma trajetória marcada pelo trabalho, solidariedade e compromisso com a população.

Vem aí a 13ª Conferência Municipal de Saúde de Codó

Com o tema SAÚDE, DEMOCRACIA,SOBERANIA E SUS: cuidar do povo é cuidar do Brasil”. a 13ª Conferência Municipal de Saúde de Codó será um momento de aprendizado e partilha onde os conferencistas poderão propor mudanças que transformarão a saúde pública municipal.

O evento será realizado nos dias 02 e 03 de julho de 2026, com início às 08h da manhã, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), localizada na Avenida José Anselmo, 2008.

CREDENCIAMENTO:  Período de 29 e 30 de junho de 2026 e 01 de julho de 2026.

Diariamente: de 08h00min às 13h00min – Participantes Delegados, Convidados e outros.

Local: Secretaria Municipal de Saúde. Avenida Augusto Teixeira. Bairro São Sebastião. Codó.

CONFERÊNCIA: Período 02 e 03 de julho de 2026.

QUINTA-FEIRA, 02 de julho de 2026

07h30min – Acolhimento e entrega de materiais (com a coleta de assinatura).

08h00min – Boas Vindas aos Conferencistas

08h30min – Mesa Solene / Cerimônia de Abertura da 13ª Conferência Municipal de Saúde de Codó.

– Exposição dos Hinos Nacional e de Codó.

– Declaração de Abertura da Conferência / Prefeito de Codó

– Fala das autoridades.

09h00min – Conferência Magna:

Tema: “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: cuidar do povo é cuidar do Brasil”.

Conferencista: JAMESSON FERREIRA LEITE JUNIOR – Mestre em Gestão de Programas e   Serviços de Saúde e outras: graduações e especializações.

10h00min – Plenária de Debate

Mesa Coordenadora dos debates:

  • Maria da Conceição Cruz / repres. Paróquia São Raimundo – Usuários/SUS
  • Izabel Costa Ribeiro – repres. Sociedade Pestalozzi de Codó – Usuários/SUS
  • Wilma da Silva – repres. Assoc. Com. do Povoado Recurso – Usuários/SUS
  • Valdecy Medeiros de Almeida – repres. Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde– Usuários/SUS

A conferência será debatida nos seguintes eixos temáticos:

Eixo 1: Democracia, saúde, como direito e soberania nacional;

Eixo 2: Financiamento adequado e suficiente para o SUS, com base na justiça tributária e na sustentabilidade fiscal e social;

Eixo 3: Os desafios para o SUS na agenda nacional da defesa da vida e da saúde: emergências climáticas e justiça socioambientais;

Eixo 4: Modelo de atenção e gestão, territórios integrados e cuidado integral.

12h00min – Almoço

13h30min – Oficina Terapêutica: Técnicas de relaxamento e Bem-estar – Psicóloga Brenda Brito Ramos

14h00minTrabalho de Grupos / Eixos Temáticos – seleção de propostas (simultâneos).

Grupo 1: Democracia, saúde, como direito e soberania nacional – Matheus Henrique Fraga Barros e Ellen Nascimento Melo;

Grupo 2: Financiamento adequado e suficiente para o SUS, com base na justiça tributária e na sustentabilidade fiscal e social – Francisco Guiver Vilhena Barros e Gerlany dos Anjos Silva;

Grupo 3: Os desafios para o SUS na agenda nacional da defesa da vida e da saúde: emergências climáticas e justiça socioambientais – Raimundo Nonato Moreira Filho e Ferdinando Rocha Silva;

Grupo 4: Modelo de atenção e gestão, territórios integrados e cuidado integral – Gleiciane Maria Vieira Paiva Sodré e Luciana Lobão Albuquerque.

16h00m – Apresentação e deliberação da plenária para aprovação das propostas elaboradas nos grupos de trabalho

17h00min – Plenária Final: Aprovação do relatório final das propostas.

18h00min – Coquetel

SEXTA-FEIRA, 03 de julho de 2026

08h00 – Sessão de Terapia da Mente e do Corpo / Terapeuta Ocupacional do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) / Adélia Maria Machado Aguiar

08h30min – Eleição de Conselheiros Municipais de Saúde 2026-2029.

10h30min – Eleição de Delegados para a Conferência Estadual de Saúde.

12h00min – Encerramento