Blog do Daniel Sousa Codó - Jornalismo Verdade

ACRIVI promove palestra sobre nova legislação fiscal e obrigações trabalhistas para produtores rurais

A Associação dos Criadores do Vale do Itapecuru (ACRIVI) realizou um importante momento de capacitação voltado aos produtores rurais da região. O encontro reuniu associados e convidados para uma palestra ministrada pela contadora Irene Marinho, que abordou as obrigações trabalhistas e as mudanças trazidas pela nova legislação fiscal brasileira, estabelecida pela Reforma Tributária (Emenda Constitucional nº 132/2023) e suas regulamentações previstas para 2025 e 2026.

Durante a palestra, foram apresentadas orientações sobre as principais mudanças que impactam o setor rural, destacando que o ano de 2026 será considerado um período de “teste” para a nova estrutura tributária. Entre os pontos centrais está a obrigatoriedade do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) para todos os produtores rurais, medida que visa formalizar as atividades e ampliar as possibilidades de comercialização.

Foi um encontro muito positivo, onde tivermos a oportunidade de informar e conversar sobre encargos trabalhistas e os desafios para os produtores rurais de Codó, pois acreditamos que os produtores rurais pessoa física tem muitas dúvidas sobre este tema. Desta forma tivemos a oportunidade de dirimir as dúvidas concernentes a todas as questões trabalhistas e o que a Lei determina, e essas informações são de grande importância para os produtores se organizarem”, explicou a palestrante Irene Marinho.

Tipos de tributação (CNPJ/CPF)

Com o CNPJ, o produtor passa a ter a possibilidade de emitir notas fiscais, documento essencial para a venda de produtos e para o cumprimento das obrigações fiscais. Também foi explicado que o produtor rural pode atuar com CNPJ vinculado ao CPF, como pessoa física, ou constituir uma pessoa jurídica. Cada modelo possui características próprias em relação à estrutura legal, tributação e nível de burocracia.

No caso do produtor rural pessoa física, a tributação ocorre no âmbito do Imposto de Renda da Pessoa Física, com menor burocracia. Já como pessoa jurídica, o produtor constitui uma entidade separada, com responsabilidade limitada ao capital social e tributação pelo Imposto de Renda da Pessoa Jurídica, podendo optar por regimes como Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real. A escolha do modelo mais adequado depende do volume de operações, da necessidade de proteção patrimonial e das vantagens fiscais, sendo recomendado o planejamento tributário com acompanhamento de um contador.

Uma palestra fundamental para esclarecer e tirar muitas dúvidas dos produtores sobre o que a legislação nos permite e nos determina realizar. Resolver todas as questões trabalhistas de acordo com a mudanças na legislação, como contratação, o CNPJ rural, organização financeira, despesas. Desta forma os produtores estarão atualizados e organizados para aguardar o novo código tributário”, declarou Chapadinha associado ACRIVI

Outro ponto importante da palestra foi a orientação sobre as obrigações trabalhistas no meio rural, destacando a necessidade de formalização das relações de trabalho, recolhimento das contribuições previdenciárias e garantia de condições de segurança para os trabalhadores.

Momentos como este são fundamentais para fortalecer o setor rural. As orientações sobre o cumprimento das obrigações trabalhistas e a importância da formalização por meio do CNPJ trazem mais segurança jurídica aos produtores, além de ampliar as oportunidades de acesso a novos mercados. Temos percebido um interesse cada vez maior dos produtores por capacitações, buscando conhecimento para melhorar seus negócios e garantir um crescimento sustentável das atividades rurais“, concluiu a presidente da ACRIVI, Inalda Beder.

Renovação e Responsabilidade: o compromisso da Equatorial com o novo ciclo do Maranhão

Por Sérvio Túlio Santos
Presidente da Equatorial Maranhão

Participei, neste mês, em Brasília, do evento que marcou a renovação das concessões de 14 distribuidoras de energia elétrica no Brasil, entre elas a Equatorial Maranhão. Foi um momento importante para o setor, mas, para mim, teve também um significado muito pessoal.

Ao olhar para esse novo ciclo que se inicia, é impossível não pensar em toda a trajetória construída no Maranhão ao longo dos últimos 22 anos. Quem conhece a realidade do estado sabe que falar de energia aqui nunca foi apenas falar de infraestrutura. Sempre foi falar de pessoas, de distâncias, de desafios sociais e, principalmente, de transformação.

O Maranhão possui dimensões continentais, comunidades isoladas, regiões de difícil acesso e uma diversidade social enorme. Levar energia de qualidade para todos esses lugares exige investimento, planejamento, persistência e, acima de tudo, compromisso com as pessoas que vivem aqui.

Ao longo dessas mais de duas décadas, vimos muita coisa mudar. E tenho muito orgulho de ter acompanhado de perto parte importante dessa transformação. O Maranhão alcançou 99,4% de universalização do acesso à energia elétrica, um avanço que representa inclusão, desenvolvimento e dignidade para milhares de famílias. Hoje, a disponibilidade de energia no estado chega a 99,8%, refletindo uma evolução concreta da qualidade e da confiabilidade do serviço prestado à população.

A infraestrutura elétrica evoluiu, o sistema foi modernizado, novas subestações foram construídas, a rede se expandiu e a energia chegou a milhares de famílias que antes viviam sem esse acesso básico dentro de casa.

Mas os números, por mais importantes que sejam, não contam tudo.

O que mais me marca nessa caminhada são as histórias que encontramos pelo caminho. São estudantes que passaram a conseguir estudar à noite, pequenos comerciantes que ampliaram seus negócios, produtores que aumentaram sua capacidade de produção e famílias que passaram a viver com mais dignidade, segurança e oportunidades.

Nada disso acontece sozinho. Essa trajetória também é resultado do trabalho diário de milhares de pessoas que constroem a Equatorial Maranhão todos os dias. Lideranças, equipes técnicas, eletricistas, atendentes, engenheiros, parceiros e colaboradores que enfrentam longas distâncias, desafios operacionais e condições complexas para garantir que a energia chegue à casa de milhões de maranhenses.

Mais do que uma operação, construímos ao longo do tempo uma cultura baseada em compromisso, responsabilidade e proximidade com as pessoas. E acredito que essa cultura foi fundamental para que a empresa pudesse evoluir e acompanhar as transformações do Maranhão.

É claro que ainda existem desafios. Eles fazem parte da complexidade de operar em um estado como o Maranhão. E talvez seja justamente isso que torna essa renovação tão importante: ela representa a continuidade de um trabalho que precisa ser permanente, próximo da população e preparado para acompanhar o crescimento do estado.

Hoje, o Maranhão vive um novo momento econômico, com expansão do agronegócio, crescimento das cidades e aumento da demanda por infraestrutura. E o setor elétrico tem um papel essencial nesse processo.

Por isso, renovar a concessão não significa apenas olhar para o passado e reconhecer avanços. Significa, principalmente, assumir a responsabilidade pelo futuro.

Os próximos 30 anos exigirão uma operação ainda mais moderna, resiliente e centrada nas necessidades do cliente. Nosso foco seguirá sendo o investimento contínuo na expansão e modernização da rede elétrica, com atenção especial à resiliência do sistema diante dos desafios climáticos, cada vez mais presentes e intensos. Também queremos avançar ainda mais em inovação, digitalização e melhoria da experiência do cliente, tornando o serviço mais ágil, eficiente e próximo da população. O novo ciclo da concessão reforça justamente essa visão: evoluir continuamente a prestação do serviço, sempre com foco na satisfação dos maranhenses.

Seguiremos investindo, modernizando a rede, ampliando a capacidade do sistema e buscando soluções para atender cada vez melhor a população maranhense. Mas seguiremos também ouvindo as pessoas, entendendo as necessidades de cada região e trabalhando para construir uma operação mais eficiente, humana e próxima dos clientes.

Tenho muito orgulho da trajetória construída até aqui. E ainda mais responsabilidade sobre o que queremos construir daqui para frente.

Porque, no fim das contas, distribuir energia é também ajudar a construir oportunidades, desenvolvimento e qualidade de vida para milhões de pessoas.

Deputado Nagib realiza entrega de kits do programa Sou Empreendedor e fortalece incentivo ao empreendedorismo, em Codó

O deputado estadual Francisco Nagib (MDB) realizou, no último sábado (16), a entrega dos kits do programa Sou Empreendedor, em Codó. A iniciativa, de autoria do parlamentar, é financiada por meio de emenda parlamentar destinada pelo seu mandato e tem como objetivo incentivar a geração de renda e fortalecer pequenos empreendedores do município.

A ação aconteceu no Salão Nobre da Prefeitura de Codó e reuniu centenas de participantes beneficiados pelo programa, que receberam kits com materiais de trabalho e certificados de capacitação para iniciar suas atividades no empreendedorismo e conquistar autonomia financeira.

Durante o evento, Nagib destacou a importância do incentivo à qualificação profissional e à criação de oportunidades para a população.

“Esse programa foi pensado para ajudar quem deseja empreender, mas muitas vezes não tem condições de adquirir os materiais necessários para começar. Estamos entregando oportunidades, incentivando sonhos e contribuindo para a transformação da vida de muitas famílias”, afirmou o deputado.

A solenidade contou com a presença do prefeito Chiquinho FC, da secretária de Desenvolvimento Social, Rosa Vasconcelos, além dos secretários Milson, da pasta de Esportes, e Valdeci Calixto, da Juventude, além de lideranças políticas e apoiadores.

O programa Sou Empreendedor vem ampliando oportunidades em Codó, promovendo capacitação, incentivo e apoio para novos empreendedores do município, oferecendo condições para que os participantes possam iniciar sua trajetória no mercado de trabalho com mais estrutura e dignidade.

OAB Codó doa equipamentos ao 17º BPM para modernização de procedimentos policiais

CODÓ – Em um gesto que reforça a cooperação entre as instituições de segurança e o sistema de justiça, a Subseção da OAB em Codó realizou a entrega de um kit de informática, composto por computador e impressora, ao comando do 17º Batalhão de Polícia Militar. Os equipamentos foram recebidos pelo comandante da unidade, Tenente-Coronel Senilson Lima.

A doação tem o objetivo técnico estratégico de  viabilizar a transição para o modelo de processos digitais.

Segundo o comandante Senilson, a medida atende a uma portaria da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), que determina que todos os procedimentos eletrônicos — incluindo apresentações de ocorrências e conduções de presos à Delegacia Regional — sejam realizados de forma digital.

“Esses equipamentos serão fundamentais para nossos procedimentos eletrônicos. Agora, todas as nossas apresentações e o fluxo de conduzidos serão formalizados via processo digital, cumprindo as diretrizes nacionais de segurança”, explicou o Tenente-Coronel.

Apoio à Advocacia e à Segurança

Representando o presidente da Subseção, Hômulo Buzar, o tesoureiro da OAB Codó, Dr. Clélio Guerra, destacou que a iniciativa partiu de uma necessidade identificada pela classe dos advogados.

“Atendendo a uma demanda da advocacia criminalista da nossa subseção, estamos doando esta máquina para ser instalada na delegacia. O objetivo é facilitar o trabalho da Polícia Militar e garantir, na medida do possível, melhores condições de trabalho para todos os envolvidos no sistema de justiça”, afirmou Dr. Clélio.

A parceria visa dar maior agilidade ao registro de ocorrências, beneficiando não apenas o trabalho da PM e dos advogados criminalistas, mas garantindo que o trâmite jurídico ocorra com a celeridade e a transparência exigidas pela nova era dos processos eletrônicos.

Chiquinho FC anuncia apoio a reeleição do deputado federal Juscelino Filho

O deputado federal Juscelino Filho (PSDB) pode ser o candidato a reeleição mais votado no município codoense nas eleições gerais deste ano. O parlamentar recebeu o anúncio do apoio do prefeito Francisco Carlos de Oliveira, o Chiquinho FC, neste sábado (16), durante sua visita a cidade.

Além do prefeito de Codó, Juscelino Filho conta com o apoio da vice-prefeita Cinthia Rolim, de nove vereadores, do ex-prefeito Zito Rolim, de todos os secretários municipais e de dezenas de lideranças políticas de Codó.

O deputado estadual Francisco Nagib também apoia a reeleição de Juscelino Filho para a Câmara dos Deputados.

O prefeito Chiquinho FC realizou uma reunião com seus aliados políticos, com a presença do deputado Juscelino Filho, para anunciar a seu apoio político ao parlamentar federal.

Segundo Chiquinho FC, Juscelino Filho tem tratado muito bem Codó. Quando ministro das Comunicações, Juscelino Filho viabilizou a instalação de um Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) para formar mil jovens e adultos em cursos de tecnologia e recondicionar 1.100 máquinas. O CRC recupera e reaproveita computadores usados, que, após o recondicionamento, são doados a escolas, associações e projetos sociais, ampliando o acesso à tecnologia e à inclusão digital.

“Veja bem, como forma de agradecimento ao trabalho do deputado Juscelino Filho por Codó, temos que trabalhar para sua reeleição. Nas eleições de 2022, ele teve em Codó 2.183 votos. Agora, vamos trabalhar para lhe dar muito mais votos em agradecimento ao excelente carinho que ele tem por Codó”, declarou o prefeito Chiquinho FC.

Juscelino Filho destinou várias emendas para realização de obras e projetos para Codó. Chiquinho FC lembra que o deputado federal trabalhou na articulação para construção de mais de 1.000 unidades habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida. Destinou emenda parlamentar de R$ 10 milhões para pavimentação de quase 7,5 mil quilômetros de vias urbanas. Destinou também emenda parlamentar de R$ 40 milhões para obras nos canais da Água Fria. E uma emenda parlamentar para a construção do Mercado do Peixe.

“Juscelino Filho destinou três ambulâncias do SAMU para o município; o Projeto Carreta Digital; destinou mais de 400 computadores para a instalação de laboratórios de informática nas escolas do município e beneficiou, por exemplo, o Km 17 com um antena de internet de alta velocidade na Escola Renê Bayma, que beneficia mais de 500 estudantes com laboratório de informática integrados na rede digital. Acredito que a cidade de Codó vai saber dar uma resposta positiva ao deputado Juscelino Filho nas eleições de outubro”, falou Chiquinho FC.

Os vereadores Roberto Cobel, Araújo Neto, André Jansen, Leandro Magalhães, Nunes do Náutico, Leonel Filho, Leda Torres, Rosélia do Comercial Osmar e Teonilo do Garra também apoiam a reeleição de Juscelino Filho.

Outras lideranças políticas, como os ex-vereadores Sebastião Cardoso, Jadiel da Trizidela, Edson Cigano, Galileia e Valdeci Calixto; Chaguinha e Milson da Gabriela e o advogado Ribamar do Gás também apoiam Juscelino Filho para deputado federal.

Maranhão teve menor queda na expectativa de vida do Nordeste durante a pandemia, diz estudo

A expectativa de vida no Brasil sofreu uma redução significativa durante a pandemia de covid-19, com queda média de 3,4 anos e aumento de 27,6% na mortalidade, segundo a análise nacional do Estudo Carga Global de Doenças, publicada na revista The Lancet Regional Health – Americas.

O levantamento mostra, no entanto, que os impactos variaram bastante entre os estados. No caso do Maranhão, a redução foi uma das menores do país: 1,86 ano, o menor recuo entre todas as unidades da Federação analisadas na região Nordeste.

Segundo os pesquisadores envolvidos no estudo, essa diferença regional está associada às estratégias adotadas pelos governos estaduais em um contexto de ausência de coordenação nacional mais centralizada durante a crise sanitária. No Nordeste, foi destacada a formação de um consórcio entre estados, com apoio de um comitê científico independente, responsável por orientar medidas de contenção da covid-19.

Entre as ações mencionadas no estudo estão o distanciamento social, o fechamento temporário de escolas e comércios, a obrigatoriedade do uso de máscaras, políticas de proteção a trabalhadores e a criação de sistemas de monitoramento de dados em tempo real.

De acordo com a análise, essas medidas podem ter contribuído para que alguns estados nordestinos, como o Maranhão, registrassem quedas menores na expectativa de vida em comparação com outras regiões do país.

Apesar do impacto da pandemia, o estudo também destaca avanços de longo prazo na saúde da população brasileira. Entre 1990 e 2023, a expectativa de vida no país aumentou 7,18 anos, enquanto a mortalidade padronizada por idade caiu 34,5%. O indicador de anos de vida saudáveis perdidos por morte ou doença também apresentou redução de 29,5%.

O estudo aponta ainda melhorias estruturais, como o avanço do saneamento básico, crescimento econômico, ampliação do Sistema Único de Saúde (SUS), expansão do Programa Saúde da Família e fortalecimento das políticas de vacinação, como fatores que contribuíram para esses resultados positivos ao longo das últimas décadas.

Em 2023, as principais causas de morte no Brasil foram doenças isquêmicas do coração, acidente vascular cerebral (AVC) e infecções do trato respiratório inferior. Já entre as mortes prematuras, a violência interpessoal aparece como a principal causa, com estimativa de 1.351 anos de vida perdidos por cem mil habitantes.

Mesmo com os impactos da pandemia, o Brasil apresentou ganhos gerais em saúde no período analisado, mas o estudo reforça que parte das perdas poderia ter sido reduzida com estratégias mais coordenadas em nível nacional.

Governo impulsiona economia de Codó com entrega de Certificados e Kits do Programa Sou Empreendedor

CODÓ – Em uma cerimônia marcada pelo entusiasmo e pela perspectiva de novos começos, a Prefeitura de Codó realizou a culminância do programa Sou Empreendedor.

O evento ocorreu hoje, sábado, 16, no Salão Nobre do Palácio Municipal, reunindo autoridades, formandos e familiares para a entrega oficial de certificados e kits profissionais.

O programa ofereceu 12 opções de cursos gratuitos em áreas estratégicas — como barbearia, eletricidade básica, manutenção de motos e estética — visando capacitar cidadãos codoenses para o mercado de trabalho e o gerenciamento do próprio negócio.

Mais do que a formação teórica, o diferencial desta iniciativa foi a entrega de kits de ferramentas e insumos, garantindo que cada novo empreendedor tenha os recursos necessários para iniciar suas atividades imediatamente.

​Compromisso com a Profissionalização

Durante a solenidade, o prefeito Chiquinho FC destacou que a gestão continuará focada em criar oportunidades de ascensão social através do conhecimento.

“Dizer com isso que nós temos que continuar trabalhando para profissionalizar a sociedade de Codó, aquelas pessoas que querem vencer na vida”, afirmou o gestor municipal.

​A viabilização do programa contou com o apoio direto do legislativo estadual. O deputado Francisco Nagib, parceiro da iniciativa, enfatizou a importância de descentralizar os recursos públicos para que eles gerem impacto real no cotidiano da população.

​”O propósito que eu tenho é de fazer com que as nossas emendas parlamentares cheguem para as pessoas, na ponta”, pontuou o deputado Nagib.

​Impacto na Ponta

Com a entrega dos certificados, o programa “Sou Empreendedor” encerra este ciclo inserindo no mercado local profissionais qualificados em diversos segmentos:

Beleza e Bem-Estar: Barbearia, Manicure, Maquiagem e Massoterapia.

Serviços Técnicos: Eletricista, Encanador, Manutenção de Motos e Instalação de Internet.

Produção e Cuidado: Panificação, Pintura de Tecidos, Limpeza de Pele e Cuidador de Idosos.

A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), reafirma o papel do poder público como agente facilitador do desenvolvimento econômico e da independência financeira dos cidadãos de Codó.

Juscelino Filho fortalece saúde dos municípios com entrega de veículos

O deputado federal Juscelino Filho (PSDB/MA) articulou, junto ao governo do presidente Lula, a destinação de diversos veículos para reforçar a saúde pública em municípios do Maranhão. Entre os equipamentos entregues nesta quinta-feira (14), em São Luís, estão ambulâncias, vans, micro-ônibus e unidades odontológicas móveis.

“É um investimento importante que chega para fortalecer a saúde dos municípios e garantir mais dignidade no atendimento da população. Seguimos trabalhando junto ao presidente Lula e ao ministro Alexandre Padilha para levar mais benefícios ao Maranhão”, afirmou o deputado Juscelino Filho.

A ação integra os programas “Agora Tem Especialistas – Caminhos da Saúde” e Novo PAC Saúde, coordenados pelo Ministério da Saúde, com o objetivo de ampliar o acesso da população aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente em cidades do interior do estado.

Entre os municípios contemplados estão Cajapió, Codó, Paulo Ramos, São Mateus, Godofredo Viana, Mirador, Peritoró, Tuntum, Riachão e São Raimundo das Mangabeiras.

Os prefeitos Rômulo Marques, de Cajapió, e Adailson Machado, de Paulo Ramos, receberam, cada um, um micro-ônibus e destacaram a importância do benefício articulado pelo deputado Juscelino Filho.

“Eu gostaria de agradecer a emenda e a indicação do nosso deputado federal Juscelino Filho para que Cajapió possa receber esse micro-ônibus, mais um grande benefício que ele nos ajuda a conquistar para a saúde pública da nossa população”, declarou Rômulo Marques.

“Quero agradecer de coração ao deputado Juscelino Filho pela parceria, em nome da população de Paulo Ramos, pelo benefício recebido do governo federal, que ajudará muito no transporte dos nossos pacientes fora do domicílio, garantindo mais qualidade e conforto nas viagens para tratamento na capital”, reforçou Adailson Machado.

Os veículos serão utilizados no transporte de pacientes que precisam se deslocar para consultas, exames e tratamentos especializados, além de reforçar os atendimentos de urgência e os serviços de saúde bucal nas cidades beneficiadas.

O prefeito de São Mateus, Miltinho Aragão, também destacou a atuação do parlamentar após o município receber mais uma ambulância. A cidade já havia sido contemplada anteriormente com uma base do SAMU e outras duas ambulâncias (uma de suporte básico e outra de suporte avançado com UTI Móvel), viabilizadas com o apoio de Juscelino Filho junto ao governo federal.

“Obrigado ao nosso deputado federal Juscelino Filho, que tem ajudado muito o nosso município. Ele tem sido essa ponte importante entre o governo federal e os municípios do Maranhão, em especial São Mateus”, afirmou.

Os investimentos do Ministério da Saúde ultrapassam R$ 32 milhões e contemplam ambulâncias do SAMU 192, micro-ônibus, vans e odontomóveis que irão ampliar a capacidade de atendimento da rede pública maranhense.

IBGE aponta taxa de desemprego 55% maior para pretos em comparação aos brancos

A taxa de desemprego entre pessoas pretas encerrou o primeiro trimestre de 2026 em 7,6%, percentual superior à média nacional de 6,1% e 55% maior do que a registrada entre pessoas brancas, cuja desocupação ficou em 4,9%.

Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua Trimestral, divulgada pelo IBGE. O levantamento mostra que a desigualdade racial no mercado de trabalho voltou a crescer em comparação aos períodos anteriores.

No último trimestre de 2025, a diferença entre as taxas de desemprego de pretos e brancos era de 52,5%. Já no primeiro trimestre do ano passado, o índice era de 50%.

O maior nível de disparidade já registrado pela pesquisa ocorreu no segundo trimestre de 2020, durante o início da pandemia de covid-19, quando o desemprego entre pretos chegou a ser 69,8% superior ao dos brancos.

Desde o início da série histórica da Pnad, em 2012, a população preta enfrenta taxas de desocupação mais elevadas. Naquele período, o desemprego desse grupo era 44,8% maior em relação ao da população branca. A menor diferença foi observada no segundo trimestre de 2021, quando a distância caiu para 43,6%.

Os dados também revelam desigualdade entre trabalhadores pardos e brancos. Entre os pardos, a taxa de desemprego ficou em 6,8%, índice 38,8% superior ao dos brancos. Quando a pesquisa começou, essa diferença era de 37,3%.

A menor disparidade entre pardos e brancos foi registrada no segundo trimestre do ano passado, com 33,3%, enquanto a maior ocorreu no terceiro trimestre de 2023, quando chegou a 50,84%.

Segundo o analista da pesquisa, William Kratochwill, a persistência dessas diferenças demonstra um problema estrutural no mercado de trabalho brasileiro.

De acordo com ele, fatores como escolaridade, região de moradia e desigualdades históricas podem influenciar os resultados. O pesquisador ressalta, porém, que análises mais aprofundadas são necessárias para identificar todas as causas envolvidas.

A pesquisa também aponta diferenças importantes na informalidade. No primeiro trimestre de 2026, a taxa nacional de trabalhadores sem garantias formais foi de 37,3%.

Entre os brancos, a informalidade ficou em 32,2%. Já entre os pardos, o índice chegou a 41,6%, enquanto entre os pretos atingiu 40,8%.

O IBGE considera informais os trabalhadores sem carteira assinada, além de autônomos e empregadores sem cadastro de pessoa jurídica.

Os dados mostram ainda que os pardos representam a maior parcela da população pesquisada com 14 anos ou mais, somando 45,4%. Os brancos correspondem a 42,5% e os pretos a 11,1%. Pessoas amarelas e indígenas não tiveram os números detalhados na divulgação trimestral.

Na análise por gênero, as mulheres continuam enfrentando mais dificuldades no mercado de trabalho. A taxa de desemprego feminina ficou em 7,3%, enquanto entre os homens o índice foi de 5,1%.

Desde o início da série histórica, a desocupação entre mulheres sempre foi superior. Em 2012, a diferença chegava a 69,4%. O menor nível foi registrado no segundo trimestre de 2020, quando a distância caiu para 27%.

Já no quesito informalidade, os homens apresentam percentual maior: 38,9%, contra 35,3% das mulheres. A faixa etária mais afetada pelo desemprego é a dos jovens entre 14 e 17 anos, com taxa de desocupação de 25,1%.

Por outro lado, as pessoas com 60 anos ou mais registraram a menor taxa de desemprego do país, de 2,5%, reflexo da saída gradual dessa população do mercado formal de trabalho.

Primeira menina a receber título de “Bebê Prefeita” marca encerramento da 15ª Semana do Bebê em Codó

A Prefeitura de Codó encerrou, na manhã desta sexta-feira (15), a programação da 15ª Semana do Bebê, iniciativa promovida por meio das Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social, com apoio da articulação do Selo UNICEF e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Com o tema “Infância Protegida, Sociedade Fortalecida”, a programação teve início na segunda-feira (11) e reuniu uma série de atividades voltadas à promoção dos direitos da primeira infância. Ao longo da semana, foram realizadas oficinas, palestras, atividades lúdicas e orientações sobre temas considerados essenciais para o desenvolvimento infantil, como mortalidade infantil, aleitamento materno, nutrição, parentalidade, gravidez na adolescência, fortalecimento de vínculos afetivos e estimulação infantil.

Na quinta-feira (14), a Secretaria de Saúde promoveu uma ação no Centro de Especialidades Clínicas (CEC), com atividades relacionadas ao aleitamento materno, imunização, higiene pessoal e bucal, além de orientações sobre alimentação saudável.

Durante a tarde, a Secretaria de Desenvolvimento Social realizou, no CEU das Artes, um momento de acolhimento, aprendizado e fortalecimento dos vínculos familiares, com atividades voltadas ao desenvolvimento da primeira infância. Gestantes, famílias com bebês e membros da comunidade participaram de palestras sobre amamentação e saúde mental, além de atividades recreativas, pinturas e espaço kids para as crianças.

O encerramento da programação aconteceu nesta sexta-feira (15), no Centro de Parto Normal do Hospital Geral Municipal (HGM), com a realização do tradicional ato simbólico de posse do “Bebê Prefeito”. A iniciativa homenageia a primeira criança nascida de parto normal durante a Semana do Bebê.

O prefeito Chiquinho FC (PT) participou da cerimônia ao lado da articuladora municipal do Selo UNICEF, Zila Moura, da secretária municipal de Assistência Social, Rosa Vasconcelos, além de equipes de saúde e representantes da Comissão Intersetorial do Selo UNICEF.

A recém-nascida Pietra, recebeu das mãos do prefeito a chave simbólica da cidade, a faixa e o título de “Bebê Prefeita”. A bebê também foi presenteada com um kit de enxoval completo. Um dos destaques desta edição foi o fato de ser a primeira vez que uma menina recebeu a titulação simbólica.

Durante a cerimônia, o prefeito Chiquinho FC ressaltou a importância das políticas públicas voltadas à primeira infância e destacou o compromisso da gestão municipal com o acompanhamento do desenvolvimento da criança.

“Este é um momento de muita alegria e gratidão. Nós queremos acompanhar o desenvolvimento da Pietra, desde a saúde até a educação, prepará-la para que ela seja um grande orgulho não só para a mãe dela, mas também para todos nós. A gestão reforça o compromisso com o cuidado, proteção e qualidade de vida para todas as crianças codoenses”, afirmou o gestor.

A articuladora municipal do Selo UNICEF, Zila Moura, também destacou a relevância da Semana do Bebê para conscientizar a sociedade sobre a prioridade das políticas públicas destinadas às crianças.

“A importância da Semana do Bebê é uma chamada de atenção para a priorização de nossas crianças através das políticas públicas que envolvem educação, saúde e assistência social. A posse do bebê prefeito é uma estratégia de chamar a atenção da população sobre a relevância de nossas crianças estarem envolvidas na vida pública futuramente. Hoje elas estão sendo priorizadas para que futuramente elas possam ocupar cargos que as levem com a consciência que têm desde a primeira infância sobre os direitos assegurados, para que elas também assegurem os direitos de gerações futuras”, pontuou.

A Semana do Bebê integra uma estratégia desenvolvida pelo UNICEF em diversos municípios brasileiros, com o objetivo de fortalecer políticas públicas voltadas à garantia dos direitos das crianças de até seis anos de idade.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Codó