Blog do Daniel Sousa Codó - Jornalismo Verdade

Inscrições abertas: estudantes de todo o país já podem se inscrever para a Olímpiada Nacional de Eficiência Energética 2026

Iniciativa busca estimular o uso seguro e racional da energia elétrica por meio de desafios educativos, conteúdos formativos e provas interativas

Com objetivo de ampliar o debate nas escolas e comunidades sobre eficiência energética, sustentabilidade e consumo consciente, foi aberto o período de inscrições para a 5ª edição da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE). Realizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE), e coordenada pelo Instituto Abradee, este ano a iniciativa tem o Grupo Equatorial, representado pela Equatorial Piauí, como empresa proponente.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site onee.org.br até o dia 15 de setembro. Considerada a maior olimpíada do setor elétrico brasileiro, a ONEE é voltada para estudantes do 8º e 9º anos do ensino fundamental e, pela primeira vez, também para alunos do 1º e 2º anos do ensino médio das redes pública e privada de todo o país. A competição também oferece formação continuada para docentes, fortalecendo o trabalho pedagógico em sala de aula.
Para Rosângela Martins, Analista de Projetos de Eficiência Energética da Equatorial Maranhão, a olimpíada é uma importante ferramenta de transformação social. “A ONEE leva conhecimento para dentro das escolas e incentiva os estudantes a refletirem sobre o uso consciente da energia elétrica. É uma oportunidade de formar cidadãos mais preparados para os desafios da sustentabilidade, além de fortalecer o papel da educação na construção de um futuro melhor para todos”, destacou.
A expectativa da organização é reunir mais de 650 mil estudantes de todo o Brasil, ampliando o debate sobre eficiência energética, sustentabilidade e consumo consciente dentro das escolas e comunidades. A competição também oferece formação para professores e desafios educativos que estimulam o aprendizado sobre eficiência energética, segurança e sustentabilidade.
Para o diretor-geral da ANEEL, Sandoval Feitosa, a ONEE vai além da competição acadêmica. “É por meio do conhecimento que os jovens têm a capacidade de transformar e impactar o meio em que vivem. Iniciativas como a ONEE reforçam esse compromisso tão importante com o interesse pelo aprendizado. Essa prática transforma estudantes em protagonistas do futuro do País, incentivando e valorizando esses jovens para uma sociedade mais sustentável e justa para todos”, afirmou.
A presidente da ABRADEE, Patricia Audi, destaca o papel social da iniciativa. “A ONEE cumpre um papel fundamental ao unir educação e sustentabilidade, ampliando o acesso ao conhecimento e contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes sobre a importância da energia elétrica e seu uso eficiente”, disse.
Cronograma
* Inscrições: até 15 de setembro – Gratuitas e podem ser feitas por estudantes e professores no site oficial da ONEE: onee.org.br
* Desafios da 1ª fase: 4 a 18 de setembro
* Provas da 1ª fase: 21 a 25 de setembro
* Resultado: primeira quinzena de outubro
* Semana Olímpica (2ª fase): 9 a 13 de novembro
* Cerimônia Nacional de Premiação: 12 de novembro

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

Codó amplia ações de segurança alimentar com nova distribuição de cestas verdes

A Prefeitura de Codó realizou, nesta quarta-feira (17), mais uma etapa da entrega de cestas verdes, beneficiando 150 famílias do bairro Santo Antônio acompanhadas pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e inseridas em programas sociais do município. A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com o combate à insegurança alimentar e o fortalecimento da agricultura familiar.

A ação foi promovida por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Segurança Alimentar, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura. A entrega aconteceu no Clube do Juca e contou com a presença do prefeito Chiquinho FC (PT), do secretário interino de Agricultura, Francisco Neto, da secretária municipal de Desenvolvimento Social, Rosa Vasconcelos, além das famílias beneficiadas.

A distribuição das cestas integra o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), iniciativa que tem como objetivo garantir a segurança alimentar e nutricional de famílias em situação de vulnerabilidade social. Além disso, o programa incentiva a produção agrícola local e promove o consumo de alimentos saudáveis produzidos pelos agricultores familiares do município.

As cestas são compostas por produtos adquiridos diretamente de pequenos produtores rurais, gerando benefícios tanto para as famílias atendidas quanto para os trabalhadores do campo. A medida contribui para o fortalecimento da agricultura familiar, estimula a produção agrícola e assegura geração de renda para os produtores locais.

De acordo com a gestão municipal, o programa representa uma importante ferramenta de inclusão social, promovendo mais qualidade de vida para a população e fortalecendo a economia local por meio da valorização da produção rural.

Durante o evento, o prefeito Chiquinho FC (PT) destacou a relevância de ações que unem assistência social e desenvolvimento econômico.

“Temos um importante compromisso com as famílias codoenses de um modo geral. Temos que dar atenção especialmente às famílias carentes, pois elas precisam do nosso olhar. Por isso, as cestas verdes estão sendo entregues periodicamente nos bairros, promovendo mais dignidade, inclusão e qualidade de vida para a população codoense”, afirmou o gestor.

As entregas das cestas verdes continuarão sendo realizadas em diferentes bairros do município, ampliando o alcance das políticas públicas voltadas para a segurança alimentar e o fortalecimento da agricultura familiar.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Codó

17ª Sessão Ordinária: presidente destaca produtividade e trabalho conjunto com o Executivo

Durante a 17ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Codó, os vereadores apresentaram e deliberaram importantes Indicações para melhorias no município, com destaques para as áreas da infraestrutura e educação.

“Trazemos aqui duas indicações. Uma para nossos professores contratados, e dizer para vocês que a nossa luta continua. Estamos aqui mais uma vez solicitando ao prefeito municipal que defina e divulga um calendário de pagamento no piso para os professores contratados. Nós sabemos que desde a definição, no mês de abril, quando o Supremo definiu, em favor dos professores contratados, que também podem receber o piso, ainda não tivemos uma posição do governo. E também solicitamos a recuperação das ruas aqui da Vila Fomento, o trecho da Rua do Dr. José Anselmo, entre o trecho da Universidade Federal, até a rua da Escola Reinaldo Zaidan, que está em péssimas condições aqui, infelizmente. Além de ruas do matadouro também, que estão sofrendo com muitas situações precárias. E vamos continuar lutando, porque esse é o nosso papel aqui”, pontuou o vereador Pastor Max

O presidente da Câmara, vereador Roberto Cobel, ressaltou a eficiência do trabalho conjunto do Legislativo e do Executivo Municipal, atendendo com celeridade as demandas da população.
“Um excelente e resolutivo trabalho conjunto do Legislativo e do Executivo Municipal, atendendo com celeridade as demandas da população. Hoje mais uma sessão de trabalho nesta casa, de muitas indicações, um trabalho muito importante, bem democrático, respeitoso, todos em prol da melhoria da qualidade de vida do nosso povo, onde tivemos a oportunidade de apresentar bastante trabalho do nosso prefeito Chiquinho, alguns solicitados aqui e já em andamento e outros até já executados. E a gente fica muito feliz por estar trabalhando nesta casa, por fazer parte desse governo que quando alguém reivindicar, ele já está na frente em muitos casos. Ficamos felizes por isso. Um abraço a todos, que Deus abençoe a toda a família codoense”, concluiu o presidente.

Inscrições para o ‘Terceirão Não Tira Férias’ vão até 23 de junho

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) inicia, nesta quarta-feira (17), as inscrições para mais uma edição do Terceirão Não Tira Férias, programa voltado à preparação de estudantes da 3ª série do Ensino Médio para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (Paes) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). A iniciativa tem expectativa de atender cerca de 30 mil jovens em todo o Maranhão.

A cada edição, o Terceirão Não Tira Férias demonstra o compromisso do Governo do Maranhão com a educação e com os projetos de vida dos nossos estudantes. Nosso objetivo é garantir que cada estudante tenha acesso a uma preparação de qualidade e chegue mais seguro e mais bem preparado ao momento das provas”, destacou a secretária de Estado da Educação, Jandira Dias.

Há quase uma década, o programa auxilia estudantes na preparação para o Enem e o Paes, por meio da revisão de conteúdos e do fortalecimento das competências e habilidades exigidas nas provas. A iniciativa conta com metodologia dinâmica, professores experientes e atividades direcionadas aos participantes.

Nesta edição, o programa contará com 300 escolas-polo distribuídas pelos municípios maranhenses. Cada unidade disponibilizará 100 vagas efetivas e 20 vagas destinadas ao cadastro de reserva, ampliando o acesso dos estudantes às atividades presenciais e fortalecendo a preparação para o Enem em todas as regiões do estado.

Inscrições

As inscrições seguem abertas até o dia 23 de junho e devem ser realizadas exclusivamente pela internet, por meio do endereço sistemas.educacao.ma.gov.br/terceirao2026. No momento da inscrição, o estudante deverá informar o CPF e a data de nascimento, escolher a escola-polo de sua preferência e concluir o cadastro.

As atividades do Terceirão Não Tira Férias ocorrerão durante três semanas, do dia 1º ao dia 21 de julho. Durante o período, os estudantes terão acesso a aulas, revisões e atividades voltadas ao reforço da aprendizagem, em um ambiente colaborativo e focado na conquista de bons resultados no Enem e Paes.

Plataforma Gonçalves Dias

Além das atividades presenciais, os estudantes poderão acessar posteriormente as aulas e materiais utilizados durante o programa. Todo o conteúdo ficará disponível na Plataforma Gonçalves Dias e também no canal da Seduc no YouTube, com acesso aberto ao público, permitindo que os participantes revisem os conteúdos quantas vezes desejarem e ampliando o alcance da iniciativa para toda a comunidade interessada na preparação para o Enem e o Paes.

Equatorial Maranhão orienta como reforçar a segurança para prevenir incêndios em estabelecimentos comerciais

Falhas nas instalações elétricas internas e sobrecarga de circuitos estão entre os principais fatores associados às ocorrências_

O aumento dos incêndios em estabelecimentos comerciais tem preocupado empresários, gestores de shopping centers e autoridades de segurança em todo o país. No Maranhão, os números confirmam a dimensão do problema: somente de janeiro a maio de 2026, o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão registrou 119 incêndios em estabelecimentos comerciais no estado, sendo 90 deles em São Luís.

As ocorrências atingem diferentes segmentos, de pequenas lojas e restaurantes a grandes centros comerciais, provocando prejuízos financeiros, interrupção das atividades e, em situações mais graves, colocando vidas em risco. Segundo dados do Corpo de Bombeiros, cerca de 60% dos incêndios têm relação direta com falhas nas instalações elétricas internas dos imóveis, além da sobrecarga de circuitos. O uso intensivo de equipamentos de alto consumo energético, como sistemas de climatização, também está frequentemente associado aos acidentes.

Esse cenário se torna ainda mais desafiador em um contexto de expansão do setor de comércio e serviços, marcado pelo aumento da utilização de equipamentos eletrônicos, iluminação mais potente e sistemas de automação, muitas vezes sem a devida adequação das instalações elétricas internas. “O sistema elétrico costuma ser invisível para o empresário até que apresente algum problema. O risco é justamente ignorar sinais que antecedem falhas mais graves”, afirma o engenheiro de Segurança do Trabalho da Equatorial Maranhão, Maxinard Costa

*Os sinais que não devem ser ignorados*

Maxinard alerta que a maioria dos incêndios de origem elétrica não acontece de forma repentina. Antes do curto-circuito, normalmente surgem indícios de que a instalação está operando acima da capacidade ou apresenta falhas.

Entre os principais sinais de alerta estão cheiro de queimado próximo a tomadas ou equipamentos, aquecimento excessivo de equipamentos, quedas frequentes de energia em determinados ambientes e o desarme constante do sistema de proteção elétrica.

A ocorrência repetida desses problemas deve ser encarada como um aviso. “Quando o disjuntor desarma com frequência, ele está cumprindo sua função de proteger a instalação. Ignorar esse comportamento pode aumentar significativamente o risco de um incêndio”, explica o especialista.

*Crescimento dos equipamentos aumenta a demanda energética*

Nos últimos anos, lojas, restaurantes e centros comerciais passaram a incorporar mais equipamentos tecnológicos, sistemas de refrigeração, freezers, câmaras frias, computadores, painéis digitais e aparelhos de ar-condicionado de alta potência. O desafio é que, em muitos casos, a infraestrutura elétrica dos imóveis não acompanhou essa evolução.

É comum que estabelecimentos ampliem suas operações sem realizar o redimensionamento adequado dos circuitos, aumentando o risco de sobrecarga. A utilização de extensões e adaptadores conhecidos popularmente como “T” ou benjamins também contribui para o aquecimento da rede elétrica.

“O aumento da demanda energética precisa ser acompanhado por uma avaliação técnica das instalações. Não basta adicionar equipamentos sem verificar se a rede suporta a nova carga”, alerta Maxinard.

*Como prevenir incêndios em estabelecimentos comerciais*

A prevenção é a forma mais eficaz de reduzir riscos e evitar transtornos. As principais recomendações incluem:
• Realizar inspeções periódicas nas instalações elétricas internas;
• Evitar o uso excessivo de extensões e adaptadores;
• Substituir fios antigos, ressecados ou danificados;
• Utilizar materiais certificados e conforme as normas técnicas brasileiras;
• Garantir que os circuitos estejam dimensionados corretamente para a carga instalada;
• Instalar dispositivos de proteção adequados;
• Contratar profissionais qualificados para serviços elétricos.

Ambientes como cozinhas industriais, áreas de refrigeração e depósitos demandam atenção especial devido à maior concentração de equipamentos.

*O que fazer em caso de emergência*

Ao identificar fumaça, faíscas ou indícios de incêndio de origem elétrica, a orientação é:
• Desligar o disjuntor geral, somente se houver segurança para realizar a ação;
• Acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193;
• Em caso de vítimas, contatar o Samu pelo número 192.
É importante ressaltar que não se deve utilizar água para combater incêndios dessa natureza, pois há risco de choque elétrico.

Segurança elétrica como investimento

Além de evitar prejuízos materiais, a manutenção preventiva contribui para a continuidade dos negócios e para a proteção de clientes e colaboradores.

Para a Equatorial Maranhão, a conscientização faz parte da estratégia de prevenção. As orientações integram o movimento “VC+ Seguro”, iniciativa voltada à disseminação de informações sobre o uso seguro da energia elétrica.

*Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão*

Candidaturas femininas crescem, mas eleição de mulheres avança pouco

As candidaturas femininas para a Câmara dos Deputados cresceram quase dez vezes entre 1998 e 2022, mas o aumento não foi acompanhado pela mesma evolução na ocupação de cadeiras no Legislativo. No período, o número de candidatas saltou de 358 para 3.668, alta de aproximadamente 925%, enquanto o total de deputadas federais eleitas passou de 29 para 90, crescimento de 210%.

Os dados fazem parte do Portal da Classe Política, lançado nesta terça-feira (16) pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Representação e Legitimidade Democrática (INCT-ReDem), da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Nas eleições de 2022, as mulheres conquistaram 17,5% das cadeiras da Câmara dos Deputados e 17,8% das vagas nas assembleias legislativas estaduais, os maiores percentuais registrados na série histórica analisada.

Apesar do avanço, os números permanecem abaixo de um quinto da representação parlamentar total e distantes tanto da paridade entre homens e mulheres quanto da cota mínima de 30% de candidaturas prevista na legislação eleitoral.

Segundo os pesquisadores, parte do crescimento das candidaturas femininas está relacionada à Lei das Cotas de Gênero, de 1997, e à minirreforma eleitoral de 2009, que estabeleceu a reserva mínima de 30% das candidaturas proporcionais para cada gênero.

Para o cientista político Nilton Sainz, pesquisador da UFPR responsável pelo Portal da Classe Política, a baixa presença feminina nos parlamentos está ligada à distribuição desigual de recursos dentro dos partidos políticos.

De acordo com ele, mulheres costumam receber menos recursos financeiros para campanhas e têm menor acesso aos espaços de decisão partidária, fatores que impactam diretamente a competitividade eleitoral.

O pesquisador também aponta a existência de candidaturas femininas registradas apenas para cumprir a exigência legal de cotas, sem condições efetivas de disputa.

Impacto na agenda pública
Na avaliação dos pesquisadores, a baixa representação de mulheres nos espaços de poder influencia diretamente os temas debatidos e priorizados pelos legislativos.

Questões como combate à violência de gênero, feminicídio, políticas de cuidado, saúde e ampliação da oferta de creches tendem a ter menor espaço quando há pouca participação feminina nos processos de decisão.

Para Nilton Sainz, a exclusão das mulheres dos espaços de poder reduz a diversidade de perspectivas na formulação de políticas públicas e pode impactar a definição de prioridades orçamentárias.

Portal reúne dados eleitorais
Além de informações sobre gênero, o Portal da Classe Política reúne dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) relacionados a 14 eleições realizadas entre 1998 e 2024.

A plataforma permite consultar indicadores sobre candidaturas, perfil dos eleitos, patrimônio declarado, financiamento de campanha, taxas de reeleição e características dos partidos políticos.

Segundo os responsáveis pelo projeto, a ferramenta busca ampliar o acesso da população às informações eleitorais e tornar mais transparentes os dados sobre a classe política brasileira. Com isso, as candidaturas femininas e outros indicadores passam a ser acompanhados de forma mais acessível por pesquisadores e cidadãos.

blog do Neto Ferreira

Vereador Nunes do Náutico solicita recuperação e pavimentação de ruas nos bairros São Sebastião, Santo Antônio e Codó Novo

Dando continuidade às ações voltadas para a melhoria da infraestrutura urbana de Codó, o vereador Nunes do Náutico (PP) apresentou duas Indicações e um Aditivo na 17ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal realizada na última terça-feira (16).

Por meio da Indicação Nº 180/2026, o parlamentar solicitou ao Executivo Municipal que, por intermédio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Urbanismo e Serviços Públicos, seja realizada a implantação de bloquetes na Rua Carlos Palhano e na Travessa Carlos Palhano, no bairro São Sebastião. A solicitação também contempla a Rua Deputado Sebastião Murad, Rua Viana, Rua Assis Nogueira, Rua Renato Archer, Rua Santa Luzia, Rua da Alegria e Rua Cristina Archer, todas localizadas no bairro Codó Novo.

Já por meio da Indicação Nº 181/2026, Nunes do Náutico requereu a aplicação de massa asfáltica em toda a extensão da Rua do Cajueiro, visando proporcionar melhores condições de tráfego e mais segurança para moradores e condutores que utilizam diariamente a via. O vereador ainda apresentou e teve aprovado o Aditivo que solicita operação tapa-buracos na Rua Prefeito José Lago, no bairro Santo Antônio

As proposições apresentadas pelo vereador têm como objetivo atender demandas das comunidades e contribuir para a melhoria da mobilidade urbana e da qualidade de vida da população codoense.

Presidente da Câmara de Codó recebe representantes do Exército Brasileiro e destaca diálogo sobre valores e cidadania

O presidente da Câmara Municipal de Codó, Roberto Cobel, recebeu nesta terça-feira (16) a visita de representantes do Exército Brasileiro em seu gabinete.

Participaram do encontro o Coronel Dênis, o Subtenente Costa e o Sargento Gleylson. Durante a reunião, foram discutidos temas relacionados à valorização da família, fortalecimento da sociedade, respeito às instituições e amor à pátria.

Em publicação nas redes sociais, Roberto Cobel destacou a importância do diálogo e da troca de experiências proporcionados pelo encontro.

“Recebi hoje, nesta terça-feira (16), a honrosa visita de representantes do Exército Brasileiro. Tivemos um importante momento de diálogo sobre valores fundamentais como família, sociedade, respeito e amor à pátria”, afirmou.

O presidente da Câmara também agradeceu a visita dos militares e ressaltou que a conversa foi marcada pelo compromisso com princípios considerados essenciais para o fortalecimento da comunidade.

Foi um encontro enriquecedor, marcado pela troca de experiências e pelo compromisso com os princípios que fortalecem nossa comunidade. Foi uma visita muito importante e significativa para todos nós”, destacou Roberto Cobel.

Segundo o parlamentar, momentos como esse contribuem para aproximar instituições e reforçar valores voltados à cidadania e ao desenvolvimento social.

Portal do Sampaio

Assembleia Geral Extraordinária da ACRIVI discutirá programação da 52ª EXPOCODÓ e atualização do Estatuto

A Associação dos Criadores de Codó (ACRIVI) realizará uma Assembleia Geral Extraordinária no próximo dia 18 de junho de 2026, com o objetivo de debater temas importantes para o fortalecimento da entidade e para a organização da 52ª EXPOCODÓ.

A reunião acontecerá na sede da associação, localizada na Avenida Dr. José Anselmo, nº 1967, Bairro São Benedito, em Codó-MA.

Entre os principais assuntos da pauta estão a apresentação da programação da 52ª EXPOCODÓ, que terá como tema “A Força Jovem no Agro”, a discussão da minuta do Estatuto da associação e outros assuntos de interesse dos associados.

A primeira convocação está marcada para as 18h30, com a presença de 50% mais um dos sócios. Caso não seja alcançado o quórum necessário, a segunda convocação ocorrerá às 19h30, com qualquer número de associados presentes.

Segundo a presidente da ACRIVI, Inalda Béder, a participação dos associados é fundamental para a tomada de decisões e para o fortalecimento das ações desenvolvidas pela entidade.

A ACRIVI reforça o convite a todos os seus associados para que participem da assembleia e contribuam com as discussões e deliberações que impactam diretamente o futuro da associação e da maior feira agropecuária da região.

Data: 18 de junho de 2026

Local: Sede da ACRIVI – Av. Dr. José Anselmo, 1967, Bairro São Benedito

1ª Convocação: 18h30

2ª Convocação: 19h30

Pauta: Programação da 52ª EXPOCODÓ, discussão do Estatuto e assuntos diversos.

Vereador Araújo Neto solicita informações sobre custos de manutenção e funcionamento da UPA de Codó

Buscando garantir maior transparência na aplicação dos recursos públicos destinados à saúde, o vereador Araújo Neto (PP) apresentou a Indicação Nº 166/2026 na 17ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Codó, realizada na última terça-feira (16).

Na proposição, o parlamentar solicita à Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão (SES) informações detalhadas sobre os custos de manutenção e funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Codó, custeados pelo Governo do Estado do Maranhão.

Entre os dados requeridos pelo vereador estão o valor mensal e anual destinado à unidade, as despesas com folha de pagamento dos servidores e profissionais de saúde, os gastos com medicamentos, insumos hospitalares e materiais de consumo, além dos custos com exames, equipamentos e manutenção predial. A solicitação também abrange informações sobre despesas administrativas e operacionais, bem como outras fontes de custeio eventualmente destinadas à UPA de Codó.

Na semana passada fizemos um pronunciamento nesta Casa, falando sobre a dificuldade que o prefeito Chiquinho FC tem enfrentado para tocar a saúde de Codó por falta de termos uma UPA eficiente para dividirmos as responsabilidades. Fui criticado nas redes sociais por pessoas ligadas ao ex-prefeito e pagas com dinheiro público para trabalhar na UPA e para fazer esse papel. Mas o lugar de tratar esse assunto de forma séria é aqui nesta Casa. Desta forma, fizemos essa Indicação para sabermos oficialmente do governo do estado que que está acontecendo com a UPA e sobre a utilização dos recursos que recebem

De acordo com a indicação, o objetivo é assegurar maior clareza quanto aos investimentos realizados pelo Estado na unidade de saúde, permitindo um acompanhamento mais efetivo da destinação dos recursos públicos e contribuindo para o fortalecimento da transparência na gestão da saúde.