Blog do Daniel Sousa Codó - Jornalismo Verdade

Segurança e mobilidade: vereador Teonilo do Garra solicita pavimentação de rua e implantação de lombadas em bairros de Codó

Com foco na melhoria da infraestrutura e na segurança viária do município, o vereador Teonilo do Garra (Mobiliza) apresentou duas indicações na sessão ordinária da Câmara Municipal de Codó, realizada na última terça-feira (16).

Por meio da Indicação Nº 163/2026, o parlamentar solicitou ao Poder Executivo que determine à Secretaria Municipal de Infraestrutura, Urbanismo e Serviços Públicos a realização da pavimentação em bloquetes da Rua Espírito Santo, no bairro São Raimundo, nas proximidades do Parque de Vaquejada do Didi. A proposta visa proporcionar melhores condições de tráfego e mais qualidade de vida aos moradores da região.

Já por meio da Indicação Nº 164/2026, Teonilo do Garra requereu a implantação de lombadas (quebra-molas) na Rua Carlos Palhano, em frente à residência da senhora Raimunda Gomes, nº 1.062, no bairro São Sebastião. A medida tem como objetivo reforçar a segurança no local, reduzindo a velocidade dos veículos e prevenindo acidentes.

As indicações foram encaminhadas ao Executivo Municipal para análise e possível atendimento das demandas apresentadas pelo vereador, que buscam atender reivindicações da população e garantir mais mobilidade e segurança aos moradores dos bairros contemplados.

Codevasf apresenta avanços na recuperação da bacia do Rio Itapecuru, no Maranhão

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) apresentou, durante audiência pública realizada pelo Ministério Público do Maranhão (MPMA), os principais avanços e investimentos voltados à recuperação e preservação da bacia hidrográfica do Rio Itapecuru, um dos mais importantes patrimônios ambientais do estado.

O encontro foi realizado na Câmara Municipal de Itapecuru Mirim e reuniu representantes de órgãos públicos, entidades ambientais e instituições ligadas à gestão dos recursos hídricos para discutir ações de conservação do rio e de suas nascentes.

Durante a apresentação, a Codevasf destacou iniciativas como o Plano Nascentes do Rio Itapecuru e o Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Itapecuru, instrumentos que auxiliam no planejamento de ações voltadas à preservação ambiental, recuperação de áreas degradadas e fortalecimento da segurança hídrica em municípios maranhenses.

Outro destaque foi o Centro de Monitoramento da Bacia do Rio Itapecuru, inaugurado recentemente por meio de parceria com a Universidade Estadual do Maranhão (Uema). A estrutura tem a função de acompanhar a qualidade e a quantidade das águas da bacia, fornecendo dados técnicos para a gestão sustentável dos recursos hídricos.

A Companhia também apresentou ações de recuperação e proteção de nascentes executadas em parceria com diversas instituições, além da distribuição de kits ambientais e do apoio técnico a projetos de revitalização em diferentes regiões do estado.

Segundo o superintendente regional da Codevasf no Maranhão, Clóvis Paz, a preservação do Rio Itapecuru depende da união entre poder público, instituições e sociedade civil organizada.

“A preservação do Rio Itapecuru exige união de esforços e planejamento contínuo. A Codevasf tem contribuído com estudos, investimentos e parcerias que fortalecem a conservação ambiental e promovem o desenvolvimento sustentável dessa bacia”, destacou.

O gerente regional de Revitalização e Desenvolvimento Territorial da Codevasf, Adenilson de Oliveira, ressaltou que os projetos apresentados refletem o compromisso da instituição com a recuperação das bacias hidrográficas maranhenses.

A audiência contou ainda com a participação de representantes da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Itapecuru, Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Itapecuru Mirim e demais entidades ligadas à preservação ambiental.

Considerado um dos rios mais importantes do Maranhão, o Itapecuru atravessa dezenas de municípios e desempenha papel fundamental no abastecimento de água, na produção agrícola e no desenvolvimento econômico de diversas regiões do estado.

Orleans reúne pré-candidatos do MDB para alinhamento político

O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, reuniu nesta terça-feira (16) os pré-candidatos do MDB à Câmara Federal e à Assembleia Legislativa em São Luís para discutir o mobilização partidária visando as eleições de outubro. O encontro demonstrou a união dos emedebistas em torno do projeto político liderado por Orleans para o Maranhão.

Participaram do encontro os pré-candidatos a deputados Neto Evangelista, Rui Jorge, Júnior Viana, Larissa DP, Bruna Pessoa, Daniela, Iracema Vale, Abigail Silva, Nathassia Weba, Vanessa Marreca, Ricardo Arruda, Guilherme Paz, Keké Teixeira, Francisco Nagib, Arnaldo Melo, Davi Brandão, Yuri Arruda, Osmar Filho, Ariston e Antônio Pereira, que disputarão vagas na Assembleia Legislariva e na Câmara Federal pelo MDB.

Ao final do encontro, Orleans Brandão destacou o alinhamento do partido e a importância da união dos pré-candidatos para a continuidade do trabalho liderado pelo governador Carlos Brandão.

“Tivemos uma ótima reunião de alinhamento aqui com o nosso partido. E o MDB é Orleans Brandão, juntos seguiremos avançando”, afirmou.

O encontro integra a agenda de reuniões de Orleans Brandão com diferentes segmentos políticos e marca mais uma etapa da mobilização do MDB para as eleições de 2026.

blog do Gilberto Leda

Orleans sobre possível aliança Fufuca-Braide: “Cada um vai procurando o seu time”

O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão (MDB), tratou com naturalidade nesta terça-feira (16) sobre uma possível aproximação entre o deputado federal André Fufuca (PP) e o ex-prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD).

Questionado sobre o assunto, Orleans não demonstrou preocupação e classificou as articulações como parte do processo político.

“Faz parte da política. Cada um vai procurando o seu time, onde acha que vai estar mais bem colocado”, afirmou.

O emedebista também destacou que segue ampliando sua base de apoio em todo o Maranhão e que “cada um segue seu caminho. Nosso time vai forte”.

Pedro Lucas (União Brasil) segue firme no projeto governista, segundo Orleans Brandão. Contudo, devido às amarras da federação “União Progressista” (União Brasil + PP), esse apoio será de bastidor. Enquanto Pedro Lucas caminha com o governador Carlos Brandão, o PP de André Fufuca tende a costurar uma aliança informal com Eduardo Braide. Na prática, o jogo cruzado anula o tempo de propaganda oficial: nem Braide terá o horário eleitoral da federação, nem Orleans contará com a legenda formal do bloco, restando a ambos o peso político dos apoios individuais.

blog do Minard

Nova Praça do bairro São Pedro será inaugurada nesta quinta-feira (18) em Codó

A Prefeitura de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, convida toda a população para participar da inauguração da nova Praça do bairro São Pedro, um espaço moderno e acolhedor criado para promover lazer, convivência e bem-estar para as famílias codoenses.

A cerimônia de inauguração será realizada nesta quinta-feira, dia 18 de junho, a partir das 17h, em frente à Igreja de São Pedro, um dos locais mais tradicionais e históricos do município.

A nova praça foi planejada para oferecer mais conforto, segurança e opções de lazer à comunidade, tornando-se um importante ponto de encontro para crianças, jovens, adultos e idosos. O espaço foi desenvolvido para fortalecer a convivência social e proporcionar momentos de diversão e integração entre os moradores.

A entrega da obra representa mais uma importante conquista para a cidade e reafirma o compromisso da gestão municipal com a melhoria da infraestrutura urbana e a valorização dos espaços públicos. Além de contribuir para a qualidade de vida da população, o novo equipamento urbano fortalece o desenvolvimento e a revitalização do bairro São Pedro.

A Prefeitura de Codó segue investindo em obras e ações que transformam a cidade, levando mais dignidade, bem-estar e oportunidades para todos os codoenses.

Toda a comunidade está convidada a prestigiar este momento especial e celebrar mais uma realização que beneficia diretamente a população.

Serviço

Evento: Inauguração da nova Praça do bairro São Pedro
Data: 18 de junho
Horário: 17h
Local: Em frente à Igreja de São Pedro

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Codó

No Dia de Combate à Desertificação, ASA Maranhão lança o Projeto Redes pela Conservação em Codó

A Articulação Semiárido Brasileiro no Maranhão (ASA MA) lança, nesta quarta-feira (17), o Projeto Redes pela Conservação. O evento, que marcará o Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca no estado, será realizado a partir das 14h na Comunidade Quilombola Santo Antônio dos Pretos, no município de Codó (MA).

O Projeto Redes pela Conservação é realizado pelo consórcio formado pela Cáritas Alemanha, ASA, Rede Cerrado e Rede Ecovida, em parceria com o Governo Federal do Brasil via Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). No Maranhão é executado pela Associação Solidariedade Libertadora (Assolib).

Ao todo, 500 famílias da zona rural do Maranhão serão beneficiadas pelo projeto que atenderá, além de Santo Antônio dos Pretos, os territórios quilombolas de Santa Joana e Matões dos Moreira, também em Codó. O objetivo é fortalecer a agricultura familiar, as ações de enfrentamento às mudanças climáticas e garantir os direitos territoriais e o desenvolvimento da economia solidária.

O Redes pela Conservação é financiado pela Iniciativa Internacional para o Clima (IKI) do Governo Federal da Alemanha, via Ministério Federal do Ambiente, Ação Climática, Conservação da Natureza e Segurança Nuclear (BMUKN). Alguns projetos individuais selecionados são também da responsabilidade do Ministério Federal dos Negócios Estrangeiros (AA) da Alemanha.

Além do Maranhão, o projeto atenderá os outros estados do Nordeste e Minas Gerais. Ao todo serão investidos 30 milhões de euros durante seis anos para o combate ao desmatamento nos biomas Cerrado, Caatinga, Pantanal, Mata Atlântica e Pampa.

Brandão é surpreendido por decisão de Fufuca, e vê chapa do Senado se redefinir com Roseana

A decisão do deputado federal André Fufuca (PP) de não disputar uma vaga ao Senado na chapa encabeçada por Orleans Brandão (MDB) pegou de surpresa o governador Carlos Brandão (MDB), segundo fontes do Palácio dos Leões. Aliados do governador afirmam que, apesar das especulações das últimas semanas sobre o futuro político do ex-ministro do Esporte, havia a expectativa de que ele permanecesse no grupo governista e mantivesse o projeto de candidatura ao Senado.

De acordo com relatos de integrantes da base governista, Fufuca comunicou sua decisão na noite de segunda-feira (15), após receber um prazo para definir seu posicionamento político. Ao justificar a saída, ele teria agradecido o espaço que sempre teve no governo, mas alegado ter recebido um pedido que não poderia recusar. O motivo e a autoria desse pedido não foram revelados. Mas há quem especule as já famosas “forças supremas”.

Nos bastidores, a avaliação é de que o gesto foi recebido como uma ruptura inesperada. Fontes ligadas ao governo afirmam que Brandão não esperava a decisão e considerava Fufuca um dos principais nomes para compor a chapa majoritária ao lado de Orleans Brandão. Integrantes do grupo lembram, ainda, que o deputado vinha participando da construção política do campo governista desde o início da atual gestão, mantendo espaços importantes na administração estadual.

Com a saída de Fufuca da disputa, o caminho fica praticamente livre para a oficialização da ex-governadora e deputada federal Roseana Sarney (MDB) como segunda candidata ao Senado na chapa governista. A definição também encerra as especulações sobre uma eventual candidatura do deputado federal Pedro Lucas Fernandes (União Brasil), que, segundo interlocutores do Palácio dos Leões e da Federação União Progressista, não pretende entrar na corrida senatorial.

A movimentação produz ainda outro efeito político relevante: segundo aliados de Brandão, a decisão de Fufuca deve levar a Federação União Progressista a dexá-lo “órfão”, mantendo o apoio formal à chapa emedebista.

blog do Gilberto Leda

André Fufuca entrega cargos do Governo do Maranhão, deve declarar apoio a Eduardo Braide e Federação União Progressista deve ficar fora da coligação para governador

A movimentação política visando as eleições de 2026 ganhou um novo capítulo nesta terça-feira (16). O deputado federal André Fufuca (União Progressista), decidiu entregar os cargos que seu grupo político mantinha na estrutura do Governo do Maranhão, incluindo espaços estratégicos no Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MA) e na Secretaria de Agricultura e Pecuária (Sagrima).

A decisão é interpretada nos bastidores como um sinal claro de afastamento do projeto político liderado pelo governador Carlos Brandão (MDB) e abre caminho para uma reconfiguração das alianças eleitorais no estado.

Com a entrega dos cargos, André Fufuca deve declarar seu apoio à pré-candidatura de Eduardo Braide (PSD), ao Governo do Maranhão. Embora ainda não tenha feito anúncio oficial, interlocutores próximos ao grupo político do ex-ministro admitem que o diálogo entre as duas lideranças avançou significativamente nas últimas semana.

A entrega dos cargos também reforça a avaliação de que a Federação União Progressista, formada por União Brasil e Progressistas, deverá permanecer fora da futura coligação governista para a disputa do Palácio dos Leões e também da campanha de Eduardo Braide. Em 2022, o cenário foi semelhante, Juscelino Filho defendia aliança com Weverton e Pedro Lucas queria Carlos Brandão, a saída foi ficar fora da coligação majoritária.

Em 2026, Pedro Lucas segue defendendo a aliança com Orleans Brandão, mas não deve ter coragem de disputar o Senado, portanto caberá a Antonio Rueda a liberar André Fufuca, condicionado a Federação a posição de independência.

Nos bastidores, aliados de Fufuca avaliam que a construção de uma aliança com Eduardo Braide oferece melhores perspectivas de protagonismo político do que uma eventual composição com Orleans Brandão. O grupo brandonista não esconde a desconfiança em relação ao ex-ministro.

A decisão de Fufuca contrasta com a postura de outros aliados do governo que ainda mantêm espaços na estrutura administrativa enquanto avaliam seus posicionamentos para 2026. Ao devolver os cargos, o ex-ministro busca transmitir uma mensagem de coerência política, separando a atuação administrativa das articulações eleitorais que começam a se consolidar para a sucessão estadual.

Vale destacar que apesar da entrega dos cargos, alguns aliados de Fufuca devem seguir com Orleans Brandão é o caso do grupo Gentil, que tem as deputadas federal Amanda Gentil e a estadual Daniela.

A expectativa agora é que novas definições ocorram nas próximas semanas, especialmente em relação à posição oficial da Federação União Progressista.

Blog do Diego Emir

Prefeito Chiquinho FC e vereador Nunes do Náutico entregam novo espaço para esporte e lazer para moradores do Codó Novo

A comunidade do Codó Novo viveu um momento especial no último dia 13 de junho, quando foi entregue oficialmente um novo espaço de esporte e lazer para as famílias do bairro, fruto de uma Indicação do vereador Nunes do Náutico atendida pelo prefeito Chiquinho FC. A revitalização da Praça da Paz transformou uma área que antes estava desativada em um ambiente voltado para a convivência, o entretenimento e a prática esportiva de crianças, jovens e famílias do bairro.

Seleção Brasileira, Torneio da Travinha e muita diversão

A inauguração aconteceu em clima de festa, coincidindo com a estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo 2026. Para marcar a data, foi promovido o Torneio de Travinha Praça da Paz, com a participação dos pequenos atletas da comunidade. O prefeito Chiquinho FC e o vereador Nunes do Náutico também entraram em campo, interagindo e celebrando ao lado das crianças e moradores.

Durante o evento, o vereador Nunes do Náutico destacou a atenção do prefeito Chiquinho e a importância do esporte como instrumento de transformação social, reforçando que investir na juventude é investir em saúde, cidadania e oportunidades. “Com muita gratidão a Deus estamos, juntamente com o Prefeito Chiquinho FC e as crianças de nossa comunidade a reinauguração da nossa Praça da Paz, local que estava desativado e agora se transforma em um local de encontro das famílias e esporte e lazer para todos. Fizemos a Indicação e agradecemos ao prefeito Chiquinho, pois fomos prontamente atendidos. E hoje estamos entregando esse espaço de recreação”, agradeceu o parlamentar.

Ao lado dos jovens atletas

Já o prefeito Chiquinho FC ressaltou a conquista para as famílias do Codó Novo e o trabalho realizado por Nunes do Náutico em favor dos jovens, reconhecendo a dedicação do parlamentar em buscar melhorias para as comunidades e para a juventude de todo município. “Nunes, você tem sido um baluarte para o esporte da nossa juventude. Hoje muitos jovens atletas estão em são Paulo, buscando oportunidades de uma carreira e um futuro melhor, através do nosso incentivo e da nossa ajuda. Desta forma vamos continuar juntos apoiando o esporte dos nossos jovens e crianças”, destacou o prefeito.

A revitalização da praça representa mais um avanço para a comunidade, oferecendo um espaço seguro e adequado para a prática esportiva e momentos de lazer. A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal e do vereador Nunes do Náutico em promover ações que valorizem as famílias e incentivem o desenvolvimento das novas gerações.

Mulheres do Agro do SINCODO se reúnem em encontro especial para fortalecer ações e ampliar a representatividade no campo

A Comissão das Mulheres do Agro do SINCODO promoverá, no próximo dia 17 de junho, às 18h, no Parque de Exposições Walten Zaidan, um encontro especial voltado às mulheres do agro, reunindo representantes da FAEMA, SINCODO e SENAR em um momento de fortalecimento, união e planejamento das ações para o setor.

A programação tem como objetivo incentivar a participação feminina e fortalecer a representatividade das mulheres no meio rural. Entre os assuntos que serão debatidos estão a filiação ao SINCODO, a definição das pautas para a participação na Expocodó 2026, com o tema “A Força Jovem no Agro”, além da apresentação da ação solidária “Natal Sem Fome”, que contará com a participação da representante da Ação da Cidadania durante a 52ª edição da Expocodó.

Além das discussões e do planejamento das atividades, o encontro contará com um momento especial de confraternização, celebrando a união e o compromisso das mulheres que atuam no setor agropecuário.

A iniciativa reforça a importância da participação feminina no desenvolvimento do campo e busca estreitar os laços entre as produtoras e lideranças rurais, fortalecendo um trabalho cada vez mais participativo e transformador.

“Juntas, somos mais fortes!” é o lema que inspira o encontro, que destaca a importância da união e do protagonismo das mulheres do agro para o crescimento e fortalecimento do setor em Codó e região.