CODÓ – O Governo Federal, por meio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, oficializou o início de uma importante obra de infraestrutura urbana no município de Codó, no Maranhão.
O projeto foca na reconstrução e canalização de 255 metros do Córrego da Água Fria, visando melhorar o escoamento hídrico e a segurança estrutural da região.
Detalhes do Projeto
Com um investimento total de R$ 4.785.161,80, a intervenção não se limita apenas à canalização. O cronograma prevê a execução de:
- Contenção estrutural e dissipação de energia das águas;
- Reconstrução de uma ponte de concreto armado (11 metros de comprimento por 9 metros de largura);
- Obras complementares de urbanização.
Prazos e Execução
Os trabalhos, sob responsabilidade do Grupo SFTB Construção LTDA, tiveram início oficial em 6 de março de 2026.
A previsão é que a estrutura seja entregue à população em exatamente um ano, com término agendado para 6 de março de 2027.
A obra é fruto de uma parceria entre a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil e a Prefeitura de Codó.
Segundo os órgãos envolvidos, a ação é estratégica para prevenir erosões e garantir a mobilidade urbana através da nova ponte, beneficiando diretamente os moradores que dependem da travessia e sofrem com os impactos do córrego em períodos chuvosos.
Transparência
Para o acompanhamento da sociedade, os dados do contrato estão registrados sob o número 135/2026, referente à Concorrência nº 003/2026.
Cidadãos que desejarem realizar elogios ou denúncias sobre o andamento dos serviços podem acessar o canal oficial em ouvidoria.gov.br.