Blog do Daniel Sousa Codó - Jornalismo Verdade

Projeto “Registro Cidadão Quilombola” encerra primeira edição com mais de 5 mil atendimentos em Codó

_Durante quatro dias, moradores renovaram documentos e acessaram serviços sociais, jurídicos e de saúde_

O município de Codó recebeu, entre os dias 1º e 4 de dezembro, a primeira edição do mutirão “Registro Cidadão Quilombola”, iniciativa inédita no Sistema de Justiça do Maranhão. Realizado pela Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial do Maranhão (COGEX), em parceria com o Comitê de Diversidade do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) e o Cartório do 2º Ofício de Codó, o projeto superou expectativas e ultrapassou 5,2 mil atendimentos.

Voltado prioritariamente às comunidades quilombolas, o mutirão também beneficiou pessoas em situação de vulnerabilidade e hipossuficiência. Ao longo dos quatro dias, a população pôde renovar documentos, acessar serviços essenciais e solucionar pendências jurídicas, sociais e de saúde.

Ação integra programa nacional de enfrentamento ao sub-registro

O Registro Cidadão Quilombola faz parte do Programa de Enfrentamento ao Sub-Registro Civil e de Ampliação ao Acesso à Documentação Básica, criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O objetivo é reduzir desigualdades históricas e garantir que grupos tradicionalmente excluídos tenham acesso a direitos fundamentais, políticas públicas e meios formais de identificação.

A mobilização contou com o apoio da Prefeitura de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Segurança Alimentar, além da Defensoria Pública, Tribunal Regional Eleitoral, órgãos estaduais e municipais.

Mais de 2 mil moradores recuperam acesso a serviços públicos

Nos quatro dias de atividades, os atendimentos incluíram regularização de CPF, emissão de documentos civis, atualização do CadÚnico, orientação jurídica, benefícios ao produtor rural, serviços eleitorais — como alistamento e transferência de domicílio —, além de atendimentos de saúde e encaminhamentos sociais.

Somente no primeiro dia, realizado na Comunidade Monte Cristo (localizada a 42 km da sede), foram registrados 1.536 atendimentos, demonstrando a forte demanda por ações de cidadania no município. Nas etapas seguintes, realizadas na sede de Codó, no prédio da sede da OAB, o mutirão alcançou a marca final de 5.198 atendimentos.

Codó: município com maior número de quilombos do Maranhão

O prefeito Chiquinho FC (PT) destacou a relevância do projeto para a população local.

“Esse projeto trouxe cidadania para nosso município através da parceria com a Prefeitura e diversos órgãos. Codó é a cidade com maior registro de quilombos no estado, e muitas pessoas puderam renovar documentos e ter acesso a serviços sociais, saúde e outros, de forma totalmente gratuita. É uma ação muito importante que vai seguir acontecendo, iniciada aqui em Codó.”

A juíza auxiliar da COGEX, Laysa Mendes, ressaltou o papel do município na execução do mutirão.

“A COGEX iniciou o I Registro Cidadão Quilombola aqui em Codó, pois, segundo dados do IBGE, é o município com o maior número de quilombos. A experiência e o apoio recebido reforçam o objetivo da ação, a sensação de dever cumprido e de uma entrega relevante para a população codoense.”

Avanço para a cidadania e fortalecimento de políticas públicas

O balanço final mostra que os resultados vão muito além dos números. Cada atendimento representou o resgate da cidadania e da esperança de moradores que puderam resolver questões fundamentais da vida civil, muitas delas pendentes há anos.

A primeira edição do mutirão evidencia a força da união entre Poder Judiciário, gestão municipal e instituições parceiras no enfrentamento ao sub-registro e na ampliação do acesso à documentação básica.

Com resultados expressivos, o Registro Cidadão Quilombola se consolida como um marco na promoção da dignidade humana e no fortalecimento das políticas públicas voltadas às comunidades quilombolas e demais grupos vulneráveis de Codó.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Codó

Prefeitura de Codó assina ordem de serviço para retomada da Creche Proinfância em tempo integral no Bairro São Francisco

A educação infantil de Codó viveu um momento histórico na quinta-feira (04). A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEMECTI), realizou a solenidade de assinatura da ordem de serviço que autoriza a retomada da construção da Creche Proinfância em tempo integral, localizada no bairro São Francisco. O evento reuniu autoridades, lideranças políticas e moradores da comunidade, reforçando o compromisso do município com a ampliação da oferta educacional para crianças de 0 a 5 anos.

Estiveram presentes o prefeito Chiquinho FC (PT), a vice-prefeita Cinthya Rolim, o deputado estadual Francisco Nagib (PSB), o secretário de Educação Ricardo Torres e o secretário de Infraestrutura Márcio Esmero. A presença das autoridades reforçou a importância da obra e o empenho conjunto para garantir seu avanço.

Obra retomada após anos de paralisação

A construção da creche integra o Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básica, programa do Governo Federal lançado em 2023 com o objetivo de concluir escolas e creches paralisadas em todo o país. A unidade do bairro São Francisco teve suas obras iniciadas ainda na gestão do ex-prefeito Zito Rolim, mas foi interrompida por falta de recursos.

Agora, com articulação entre a gestão Chiquinho FC e o Governo Federal, o projeto volta a avançar. O investimento total é de R$ 1.778.427,49, com previsão de conclusão para junho de 2026.

Compromisso com o futuro das crianças

Durante a cerimônia, o prefeito Chiquinho FC destacou a relevância da iniciativa para a comunidade e para a educação infantil do município.

“Retomar a construção desta creche foi possível através da parceria entre a gestão municipal e o Governo Federal, além do apoio conjunto dos nossos parceiros políticos. Estamos dando início a um grande sonho, beneficiando nossas crianças, promovendo cidadania e inclusão social”, afirmou.

A creche oferecerá atendimento em tempo integral para cerca de 200 crianças, com estrutura completa composta por salas de aula, berçário, refeitório, áreas de lazer e espaços adaptados, garantindo conforto, segurança e acolhimento às famílias.

O secretário de Educação, Ricardo Torres, reforçou a importância da obra para a comunidade local:

“A retomada da construção desta creche é mais um orgulho para a sociedade codoense. Aqui funcionará a educação infantil, que é onde toda a educação começa. Agradecemos a parceria com a Secretaria de Infraestrutura, fundamental para a execução das obras. O prefeito Chiquinho está de parabéns pela articulação política e pela coragem de retomar uma obra tão importante para o município.”

Parceria com o Governo Federal garantindo avanços

O deputado estadual Francisco Nagib (PSB) também destacou a articulação entre o município e o Governo Federal, ressaltando o impacto social da Creche Proinfância:

“A Creche Proinfância é um projeto social do Presidente Lula que oferece educação infantil em tempo integral, com ensino de qualidade, merenda, higiene e segurança, gerando empregos e dignidade para as famílias. A construção desta creche foi iniciada por volta de 2012, sendo agora repactuada pelo prefeito Chiquinho FC junto ao Presidente Lula, reforçando o compromisso com a educação e o desenvolvimento das nossas crianças.”

Mais educação, segurança e tranquilidade para as famílias

A retomada da Creche Proinfância de Tempo Integral do Bairro São Francisco representa um avanço significativo para Codó. Com a conclusão da obra, as famílias da região terão acesso a um espaço moderno e adequado para o desenvolvimento infantil, permitindo que pais e mães trabalhem com mais tranquilidade ao saber que seus filhos estarão em um ambiente seguro, acolhedor e educativo.

A iniciativa reafirma o compromisso da gestão municipal com a ampliação e a melhoria da educação pública, contribuindo para o crescimento social e o futuro das novas gerações.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Codó

39ª Sessão: vereadores deliberam sobre projetos e importantes Indicações para Codó

Durante a 39ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal os vereadores deliberaram sobre importantes Projetos e Indicações para melhorias em todo o município. Na oportunidade, o vereador Leandro Magalhães teve aprovadas suas Indicações sobre a reforma e melhoria da praça localizada em frente a Academia de Saúde Raimunda Jesus Cantanhede e da Escola Henrique Figueiredo, Bairro São Vicente Pallotti, Trizidela, além da Indicação que solicita a recuperação e melhoria da estrada situada no final da Avenida Pantanal, incluindo especificamente o nivelamento da via, abertura e limpeza das laterais, retirada dos buracos e aplicação de material adequado, e demais ações que garantam melhor trafegabilidade, segurança e acesso à população.

Apresentamos e tivemos aprovadas pelos colegas vereadores essas duas Indicações: uma para praça localizada em frente a Academia de Saúde Raimunda Jesus Cantanhede e da Escola Henrique Figueiredo, Bairro São Vicente Pallotti e a outra para melhoria da estrada situada no final da Avenida Pantanal, são obras importantes, que são demandas dos moradores e temos a certeza da celeridade da execução pelo prefeito”, comentou o vereador Leandro Magalhães.

O presidente da Casa, vereador Roberto Cobel, destacou o intenso cronograma de obras e atividades do Executivo Municipal e os impactos positivos para as famílias codoenses.

Hoje realizamos a 39ª Sessão, de muita importância, indicações de grande valia para a nossa população e muita gente falando dos atendimentos que já foram feitos pelo nosso prefeito, como melhorias em várias vias públicas com bloquetes, em diversos bairros, atendimento para ampliar rede de abastecimento de água em comunidades rurais, entre tantos feitos do governo. E ficamos muito felizes por esse debate democrático, tudo em prol do nosso povo, da melhoria da nossa comunidade. Muito obrigado a todos, que Deus abençoe a todos e na próxima semana estaremos aqui para trabalhar de novo pelo nosso povo”, concluiu o presidente.

Férias escolares: como reduzir o consumo de energia sem abrir mão da diversão

Equatorial Maranhão destaca cuidados simples que ajudam a diminuir o consumo de energia durante os dias de lazer e descanso

Com a aproximação do fim do ano, começam as férias escolares e o período de recesso de muitas famílias, que aproveitam para descansar e passar mais tempo em casa. Essa mudança na rotina doméstica – somada às tradicionais decorações da época, como luzes e pisca-piscas para o Natal e Réveillon – podem elevar o consumo de energia elétrica. Por isso, a Equatorial Maranhão reforça a importância de redobrar os cuidados para que os dias de descanso não impactem na conta de luz e ela caiba no orçamento familiar.

Com a permanência das crianças em casa durante as férias, o uso de televisores, videogames, tablets e smartphones aumenta significativamente. “É importante que os pais e responsáveis estabeleçam limites de horários para a utilização desses aparelhos, além de incentivar a prática de atividades ao ar livre. Substituir o uso constante de aparelhos eletrônicos por leitura de livros, jogos e brincadeiras educativas, também pode ajudar muito. Pequenas atitudes fazem grande diferença quando se fala em economia de energia”, destacou Rainilton Andrade, Gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Maranhão.

Bandeira Tarifária Amarela em Dezembro

Mesmo com a mudança da bandeira tarifária em dezembro, que passou de vermelha para amarela, conforme anunciado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a Equatorial Maranhão reforça a importância do uso consciente da energia elétrica durante o período de lazer e descanso. Para ajudar as famílias a economizar, a Distribuidora preparou algumas dicas para evitar o desperdício de energia nessa época tão aguardada. Confira!

Dicas para economizar energia com as crianças em casa durante as férias escolares:

• Estabeleça horários de uso de eletrônicos, como videogame, TV e celular. Combine um período específico do dia para esses aparelhos e, fora desse horário, incentive brincadeiras sem tela. Isso cria rotina e reduz bastante o tempo com equipamentos ligados.
• Ofereça alternativas de brincadeiras que não dependam de energia, como caça ao tesouro, jogos de papel, desenho, leitura, atividades manuais ou brincadeiras ao ar livre. Quanto mais diversão offline, menor o consumo de energia.
• Aproveite ao máximo a luz natural, mantendo janelas e cortinas abertas. Sempre que possível, realize as atividades das crianças em áreas bem iluminadas para evitar acender luzes durante o dia.
• Ensine o hábito de desligar luzes e aparelhos ao sair dos cômodos. Se ninguém estiver assistindo TV, desligue. Isso pode virar um jogo em família: quem lembrar mais vezes ganha pontos.
• Caso as brincadeiras envolvam água, utilize bacias em vez de mangueira e reaproveite a água depois para lavar áreas externas ou regar plantas. Assim, a diversão não se transforma em gasto excessivo.

Dicas que também valem para o ano inteiro:

• Invista em aparelhos mais eficientes, como geladeira, freezer, ar-condicionado e máquina de lavar com motor inverter. Apesar do custo inicial mais elevado para a compra dos equipamentos, eles garantem uma economia significativa ao longo do tempo.
• Se for viajar, retire os aparelhos da tomada;
• Não deixe celulares carregando a noite toda ou carregadores conectados sem uso;
• Não abra a geladeira repetidamente, nem guarde alimentos ainda quentes;
• Desative a função stand-by dos eletrônicos sempre que possível;
• Evite o chuveiro elétrico, um dos maiores vilões no consumo. Se precisar usá-lo, reduza o tempo de banho;
• Use o ar-condicionado de forma inteligente. Programe o timer para desligar após um tempo, mantenha portas e janelas fechadas enquanto estiver ligado e utilize temperaturas entre 23°C e 25°C. Sempre que possível, prefira o ventilador.
• Acumule uma quantidade maior de roupas antes de usar a máquina de lavar e o ferro de passar;
• Prefira lâmpadas de LED e mantenha as luzes apagadas durante o dia.

Com ações simples e planejamento, é possível garantir férias mais sustentáveis e reduzir o consumo de energia em casa. Pequenas atitudes fortalecem o uso eficiente dos recursos e beneficiam toda a família.

*Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão*

Brandão anuncia novidades na regularização de veículos no MA

O governador Carlos Brandão anunciou o envio de Projeto de Lei à Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) que altera a Lei nº 7.799/2002, para ampliar benefícios fiscais e promover mais justiça tributária aos proprietários de veículos em todo o Maranhão. A iniciativa integra um pacote de ações voltado à valorização dos trabalhadores, ao estímulo à regularização e ao fortalecimento da segurança no trânsito.

Durante o anúncio, o governador destacou a importância do projeto para condutores e para a economia do estado. “Estamos ampliando direitos e garantindo mais justiça tributária. Essas medidas aliviam o bolso dos trabalhadores, fortalecem a economia e estimulam a regularidade e a responsabilidade no trânsito. É o Maranhão avançando com equilíbrio e compromisso social”, ressaltou Brandão.

O Projeto de Lei propõe isenção do IPVA para veículos com potência de até 155 cilindradas, incluídas motocicletas e motonetas, beneficiando especialmente quem utiliza o veículo para deslocamento diário e como ferramenta de trabalho. Também prevê isenção das taxas de renovação do licenciamento e de consulta ao Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), desde que o proprietário possua habilitação válida e não tenha cometido infrações nos últimos 12 meses.

A proposta ainda reduz em 0,25% a alíquota do IPVA para as demais categorias previstas na Lei nº 7.799/2002, condicionada igualmente à ausência de infrações e à CNH compatível. A medida funciona como estímulo direto à condução responsável e à manutenção da regularidade fiscal.

Com base em estudo da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), a redução terá implantação imediata, com execução orçamentária garantida ainda este ano. O governo avalia que o impacto será positivo no mercado, especialmente no período de fim de ano, quando o pagamento do décimo terceiro salário aumenta o consumo e pode impulsionar a aquisição de motocicletas.

O secretário de Estado da Fazenda, Marcellus Ribeiro Alves, ressaltou o caráter social e econômico das medidas. “Esse pacote é resultado de um estudo técnico cuidadoso, que busca equilibrar responsabilidade fiscal e sensibilidade social. Estamos oferecendo incentivos que estimulam o bom condutor, favorecem quem usa motocicleta para trabalhar e fortalecem a economia. É um investimento direto no cidadão maranhense”.

O pacote anunciado inclui também iniciativas complementares voltadas a profissionais que utilizam motocicletas para trabalhar, com foco na segurança e no fortalecimento dessas atividades.

No total, as medidas devem alcançar mais de 600 mil maranhenses e representam cerca de R$ 100 milhões em renúncia fiscal. Diante da relevância social e econômica das medidas, o governo do Estado solicitou que o Projeto de Lei tramite em regime de urgência na Assembleia Legislativa.

RealTime Big Data: Brandão entre os 10 mais bem avaliados do país

Uma pesquisa divulgada pela RealTime Big Data estabeleceu um novo ranking nacional de aprovação dos governadores, e o Maranhão figura com destaque entre os líderes de avaliação positiva. O governador Carlos Brandão (sem partido) alcançou 66% de aprovação, garantindo seu lugar no top 10 entre os gestores estaduais mais bem avaliados do Brasil.

Ele está à frente, por exemplo, de nomes como os dos governadores Eduardo Leite (PSD), do Rio Grande do Sul, com 62%; e Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo, com 60%.

No topo da lista, quem lidera com folga é Ratinho Junior (PSD), do Paraná, com impressionantes 85% de aprovação. Em seguida, aparecem Helder Barbalho (MDB), do Pará, com 82%, e Rafael Fonteles (PT), do Piauí, além de Renato Casagrande (PSB), do Espírito Santo, ambos com 81%.

Confira o ranking completo divulgado pela RealTime Big Data:

Ratinho Junior (Paraná – PSD) – 85%
Helder Barbalho (Pará – MDB) – 82%
Rafael Fonteles (Piauí – PT) – 81%
Renato Casagrande (Espírito Santo – PSB) – 81%
Eduardo Riedel (Mato Grosso do Sul – PP) – 78%
Fábio Mitidieri (Sergipe – PSD) – 72%
Mauro Mendes (Mato Grosso – União) – 70%
Paulo Dantas (Alagoas – MDB) – 68%
Carlos Brandão (Maranhão – sem partido) – 66%
João Azevêdo (Paraíba – PSB) – 64%

Gilberto Leda

Na tribuna, Francisco Nagib confirma retorno à base do LEÃO

Deputado estadual Francisco Nagib

O deputado estadual Francisco Nagib (PSB) confirmou na sessão desta terça-feira (02) da Assembleia Legislativa do Maranhão seu retorno à base política do governador Carlos Brandão (sem partido).

“Hoje posso retornar à tribuna e anunciar uma decisão firme, de cabeça erguida: estou voltando à base do governador Carlos Brandão. Volto com a convicção de contribuir para o desenvolvimento do Maranhão e para fortalecer ações que estão mudando a vida das pessoas”, afirmou.

O deputado reforçou ainda seu compromisso de apoio ao governo na Assembleia Legislativa: “O governador pode contar comigo para aprovar os melhores projetos para o nosso Estado. Estou à disposição para somar e ajudar a rodar o Maranhão, levando benefícios concretos à população”.

Nagib também ressaltou a evolução do governo Brandão e a importância de resultados tangíveis: “O Estado melhorou, e os resultados estão chegando em várias regiões, como o Médio Mearim e os Cocais, com obras e ações palpáveis que transformam vidas”.

Com a decisão, Francisco Nagib abandona de vez a oposição e passa a integrar a base do LEÃO.

Mutirão leva documentação, saúde e cidadania a comunidades quilombolas de Codó

A comunidade Monte Cristo, localizada a 42 km de Codó, viveu um dia de intensa movimentação com a primeira edição do Registro Cidadão Quilombola, iniciativa da Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial do Maranhão (COGEX).

Desde as primeiras horas da manhã, moradores chegaram de carro, moto, bicicleta e até a pé, muitos carregando pastas, sacolas e documentos antigos — alguns já deteriorados pelo tempo — em busca de regularizar a documentação e garantir direitos historicamente negados.

O projeto, desenvolvido pela COGEX em parceria com o Comitê de Diversidade do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) e o Cartório do 2º Ofício de Codó, é uma versão adaptada do Registro Cidadão, voltada exclusivamente às comunidades quilombolas.

A iniciativa nasce diante da necessidade de levar atendimento direto a uma população que enfrenta barreiras geográficas e econômicas para acessar os serviços públicos.

Segundo o IBGE (Censo 2022), o Maranhão possui mais de 2 mil territórios quilombolas, sendo o estado com o maior número no país. Mais de 269 mil pessoas autodeclaradas quilombolas vivem no território maranhense, e, em Codó, esse grupo representa 2.940 moradores.

A juíza auxiliar da COGEX, Laysa Paz Mendes, explica que o projeto foi estruturado para atender essas famílias no próprio território, reduzindo custos com deslocamento até a sede do município.

Entre os beneficiados esteve Antônio Carlos da Silva, de 79 anos, morador da comunidade Santo Expedito, localizada a mais de 50 km de Codó.

Com dores na perna e na coluna, ele buscou o atendimento do Instituto Mais Saúde, recebeu medicação, guia para exames e orientações sobre cuidados.

Aproveitou também para regularizar sua certidão de nascimento, necessária para acessar outros documentos e programas sociais.

Ao longo do dia, os órgãos parceiros realizaram aproximadamente 1.450 atendimentos. Foram registrados:

  • 265 pedidos de atualização de certidões;
  • 39 atendimentos jurídicos;
  • 40 atendimentos eleitorais;
  • 45 ações voltadas ao produtor rural;
  • 331 atendimentos de assistência social;
  • 318 demandas específicas de populações quilombolas (autoidentificação e questões territoriais);
  • Na saúde: 63 consultas médicas, 160 exames de imagem, 164 testes de glicemia e sinais vitais e 24 testes rápidos.

A juíza Luana Santana, da 1ª Vara de Vitorino Freire e integrante do Comitê de Diversidade do TJMA, ressaltou a relevância social da ação.

Também participaram do mutirão o juiz titular da 2ª Vara de Codó, autoridades municipais como o prefeito Francisco Oliveira, o presidente da Câmara, Roberto Cobel, além de representantes de secretarias estaduais e equipes técnicas.

O projeto conta ainda com a participação da Defensoria Pública do Estado, Tribunal Regional Eleitoral, Instituto de Identificação, Prefeitura de Codó, OAB Subseção Codó, Instituto Mais Saúde e secretarias estaduais de Desenvolvimento Social, Igualdade Racial e Fazenda.

Além dos serviços documentais, dezenas de moradores aproveitaram o mutirão para buscar atendimento de saúde.

O diretor do Instituto Mais Saúde, médico Cláudio Revil, explicou que a organização atua integrando trabalho social e profissional, em parceria com órgãos públicos e privados, destinando parte dos recursos a ações humanitárias.

A lavradora aposentada Paula Francinete Muniz, de 81 anos, também buscou atendimento. Com dor no joelho, dificuldade para caminhar e sintomas gripais, foi atendida pela equipe médica e recebeu encaminhamentos. Moradora da região há toda a vida, ela destacou a importância da ação.

O Registro Cidadão Quilombola reforça o compromisso das instituições envolvidas em garantir dignidade, cidadania e acesso a direitos básicos a uma população historicamente vulnerabilizada.

Vereador Araújo Neto Solicita Emenda para Realização do 1º Mutirão de Limpeza de Lentes Intraoculares em Codó

Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Codó, realizada na última terça-feira (02), o vereador Araújo Neto (PP) apresentou e teve aprovada a Indicação Nº 409/2025, solicitando ao deputado estadual Francisco Nagib Buzar de Oliveira a destinação de uma emenda parlamentar para viabilizar o 1º Mutirão de Limpeza de Lentes Intraoculares — LIO (Capsulotomia Yag Laser) no município.

Capsulotomia Yag Laser

A capsulotomia com YAG laser é um procedimento rápido, indolor e seguro usado para tratar a opacidade da cápsula posterior, que pode ocorrer após a cirurgia de catarata. Ele restaura a visão nítida ao usar um laser para criar uma abertura na cápsula opaca, permitindo que a luz volte a entrar no olho. O procedimento é realizado em consultório, não exige internação e a recuperação é geralmente imediata.

Segundo o parlamentar, o procedimento é caro, e a iniciativa tem como objetivo atender pacientes que aguardam há meses pelo procedimento, garantindo mais qualidade de vida e autonomia visual à população.

Muitas pessoas estão sofrendo com baixa visão por falta desse atendimento especializado. Nosso propósito é trazer esse mutirão para Codó e oferecer um cuidado digno e eficiente para quem mais precisa. Solicitamos que o deputado Nagib coloque essa emenda pra Codó para realização da limpeza das lentes das pessoas que já realizaram as cirurgias, pois esse procedimento custa muito caro. O deputado Nagib tem sido incansável na luta das pessoas mais humildes e tenho certeza que irá atender a solicitação desse mutirão Limpeza de Lentes Intraoculares para nossos irmãos codoenses.”, destacou Araújo Neto.

A proposta foi aprovada pelos demais vereadores e reforça o compromisso do parlamentar com ações voltadas para a saúde pública, especialmente na área oftalmológica, onde a demanda tem crescido consideravelmente. Com a realização do mutirão, Codó dará um passo importante na ampliação do acesso a procedimentos essenciais, beneficiando centenas de codoenses.

Codó realizará 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF na próxima quarta-feira (10)

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em parceria com a Comissão Intersetorial do Selo UNICEF e com a Prefeitura de Codó, por meio das Secretarias Municipais de Saúde, Desenvolvimento Social e Educação, promoverá na próxima quarta-feira (10) o 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF, uma etapa fundamental para a certificação do município na edição atual da iniciativa. O encontro acontecerá das 8h às 18h, no Auditório da Associação Comercial, reunindo representantes do poder público, sociedade civil organizada, adolescentes e demais membros da comunidade.

O Fórum Comunitário tem como propósito fortalecer o planejamento participativo e ampliar o diálogo sobre políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes. Durante o evento, serão debatidos desafios, metas e estratégias para assegurar os direitos da infância e adolescência, além de monitorar e avaliar o impacto de ações já implementadas. Essa atividade é obrigatória no processo de certificação do Selo UNICEF (edição 2025-2028) e ocorre em dois momentos: no início e no final da edição, funcionando como um importante instrumento de acompanhamento das políticas públicas locais.

Ao longo do encontro, a comunidade terá a oportunidade de analisar a realidade das crianças e dos adolescentes do município, definir prioridades e contribuir diretamente para a construção do Plano de Ação Municipal pelos Direitos de Crianças e Adolescentes. O Fórum também marca a apresentação do Plano de Participação Cidadã de Adolescentes, elaborado pelo Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA), que reforça o protagonismo juvenil no planejamento das ações do Selo.

A Comissão Intersetorial do Selo UNICEF apresentará ainda seus membros e mobilizadores, representantes de diversas pastas da gestão municipal envolvidos na execução das estratégias da iniciativa. A programação prevê momentos de diálogo, atividades em grupo e apresentação dos resultados em plenária, garantindo a participação ativa de todos os presentes.

PROGRAMAÇÃO
• Credenciamento
• Boas-vindas e composição da mesa de abertura
• Atração cultural
• Fala das autoridades
• Encerramento da abertura
• Breve apresentação sobre o Selo UNICEF e o 1º Fórum Comunitário
• (Presidente do CMDCA e Articulação do Selo UNICEF)
• Apresentação da Comissão Intersetorial
• Divisão e trabalho em grupos
• Apresentação dos resultados em plenária
• Encerramento

A participação é aberta a toda a comunidade, que poderá contribuir com propostas e escolhas que orientarão a construção de políticas públicas mais eficientes e integradas, visando o avanço dos indicadores que garantem os direitos de crianças e adolescentes em Codó.

SERVIÇO
1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF – Codó (MA)
Quando: 10 de dezembro, das 8h às 18h
Onde: Auditório da Associação Comercial

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Codó