Blog do Daniel Sousa Codó - Jornalismo Verdade

Inauguração da Secretaria da Mulher marca novo tempo de políticas públicas voltadas à cidadania feminina em Codó

A Prefeitura de Codó realizou na noite desta quinta-feira (09) o ato oficial de inauguração da Secretaria Municipal da Mulher, um marco histórico para o município. Localizada na Praça São Sebastião, no prédio onde funcionava a antiga Rádio Eldorado, a nova secretaria nasce com o propósito de promover políticas públicas voltadas à saúde, à prevenção, à cidadania e à defesa dos direitos das mulheres codoenses.

A programação do dia começou logo pela manhã, com a presença da Carreta da Mulher Maranhense, que ofereceu diversos serviços gratuitos de saúde. Foram realizados exames preventivos, testes rápidos, aferição de pressão arterial, glicemia, mamografia e outros atendimentos voltados exclusivamente para o público feminino.

A solenidade de inauguração contou com a presença do prefeito Chiquinho FC (PT), acompanhado da primeira-dama Teresinha Buzar, da vice-prefeita Cinthya Rolim, do deputado estadual Francisco Nagib (PSB), além de secretários municipais, vereadores, servidores e representantes da sociedade civil.

Um marco na política pública de gênero em Codó

A criação da Secretaria Municipal da Mulher representa um importante avanço nas políticas de proteção, acolhimento e promoção da igualdade de gênero no município. O novo espaço será um ponto de apoio às mulheres em situação de vulnerabilidade, especialmente aquelas que enfrentam violência doméstica, oferecendo atendimento psicológico, assistência social e orientação jurídica.

A unidade contará ainda com o suporte da Patrulha Maria da Penha e a parceria de diversos órgãos e instituições de proteção, fortalecendo a rede municipal de enfrentamento à violência contra a mulher.

A secretária municipal da Mulher, Eunitielle Bastos, destacou o simbolismo e a importância da nova pasta:

_“A inauguração da Secretaria Municipal da Mulher representa um marco histórico para Codó. Nossa expectativa é que esse espaço se torne uma referência no acolhimento, na escuta e na defesa dos direitos das mulheres codoenses. Mais do que um prédio, nasce uma missão: promover políticas públicas efetivas e fortalecer a autonomia feminina, combatendo todas as formas de violência, garantindo igualdade e oportunidade em todas as áreas.”_

A vice-prefeita Cinthya Rolim, que também apoiará as ações da secretaria, ressaltou o caráter acolhedor e transformador do novo órgão:

_“O objetivo da Secretaria é cuidar e dar atenção às mulheres, especialmente àquelas que sofrem algum tipo de violência. Queremos oferecer o suporte necessário para que elas se sintam empoderadas e tenham acesso a novas oportunidades.”_

Já o prefeito Chiquinho FC enfatizou que a criação da Secretaria da Mulher cumpre uma proposta de sua gestão voltada à valorização e à proteção das mulheres codoenses:

_“Esta secretaria foi criada para atender as mulheres de Codó, para que elas tenham acesso a cuidados, orientação e, principalmente, assistência. Muitas mulheres são vítimas de violência doméstica e precisamos oferecer proteção e apoio para que elas possam se sentir seguras e acolhidas.”_

*Estrutura e funcionamento*

Secretária Municipal da Mulher: Eunitielle Bastos
Secretária Adjunta: Délia Assen
Endereço: Praça São Sebastião (antiga Rádio Eldorado)
Atendimento presencial: Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h
A equipe é formada por servidoras mulheres, que atuarão em defesa dos direitos femininos e na ampliação da representatividade da mulher nos espaços públicos e sociais.

*Serviços ofertados*

• Atendimento psicossocial
• Orientação jurídica
• Enfrentamento à violência contra a mulher
• Projetos de autonomia econômica
• Ações educativas e de sensibilização
• Atendimento e apoio a grupos específicos
• Articulação e fortalecimento de políticas públicas

Com a criação da Secretaria Municipal da Mulher, a Prefeitura de Codó reforça seu compromisso com a igualdade de gênero, o empoderamento feminino e a defesa dos direitos das mulheres, desenvolvendo políticas públicas que promovam a valorização, a proteção e a participação ativa da mulher em todos os espaços da sociedade.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Codó

Diversão com segurança: Equatorial Maranhão reforça orientações na hora de escolher o presente ideal para o Dia das Crianças

Escolher presentes com responsabilidade garante a alegria dos pequenos e mantém a segurança de toda a família

No dia 12 de outubro é comemorado o Dia das Crianças, data em que o comércio ganha um colorido especial, já que neste período muitos pais e familiares aproveitam para buscar o presente ideal para os pequenos. Nos últimos anos, os eletrônicos têm ganhado cada vez mais espaço – aparelhos como smartphones, tablets, smartwatches e videogames tem conquistado o gosto de crianças e adolescentes e são uma das principais escolhas na hora de presentear.

É importante lembrar que, junto com a diversão, é fundamental manter os cuidados com a eletricidade, especialmente durante o manuseio e o carregamento desses aparelhos. Segundo dados da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), nos últimos anos houve um aumento no número de mortes de crianças e adolescentes envolvendo eletricidade. Em 2024 foram 26 vítimas fatais de acidentes com energia elétrica, número maior que o do ano anterior, já que em 2023 foram registrados 20 casos.

Para o Executivo de Segurança da Equatorial Maranhão, Gabriel Vieira, o aumento do uso de aparelhos eletrônicos entre crianças e adolescentes exige a atenção redobrada dos pais. “Supervisionar os filhos durante o uso dos dispositivos, usar carregadores certificados e evitar tomadas sobrecarregadas, uso em locais úmidos e uso durante a recarga são medidas simples que contribuem para diminuir os riscos de acidentes com eletricidade, principalmente entre o público mais jovem,” destacou o executivo.

Pensando nisso, a Equatorial Maranhão separou algumas dicas para escolher presentes eletrônicos com responsabilidade e garantir a segurança dos pequenos e de toda a família:

• Escolha produtos certificados por órgãos como o Inmetro ou ANATEL. Isso garante que o item passou por testes de segurança;
• Verifique a procedência na hora da compra – aparelhos de origem duvidosa podem apresentar falhas elétricas e riscos de curto-circuito;
• Respeite a indicação de faixa etária do produto: muitos eletrônicos têm especificações indicadas para determinada idade. Respeitar essas indicações é essencial;
• Sempre utilize carregadores certificados e evite deixar o dispositivo carregando durante a noite ou em locais inadequados;
• Evite sobrecarregar tomadas e jamais conecte vários aparelhos em uma única extensão ou benjamins, isso pode causar curto-circuito ou incêndios;

“O Dia das Crianças é uma data afetiva, alegre e festiva. Com informação e responsabilidade é possível unir tecnologia, diversão e segurança,” finalizou Gabriel.

A Equatorial Maranhão tem constantemente investido em levar orientações como essas à população, como parte do movimento “Vc + Seguro”, uma campanha da Distribuidora que tem como objetivo levar mais informação à população, com dicas essenciais para conscientizar a comunidade sobre os riscos e perigos da energia elétrica, reforçando o compromisso da Distribuidora com a segurança de todos.

*Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão*

Prefeitura de Codó beneficia famílias do Codó Novo com 600 Cestas Verdes de produtos da agricultura familiar

A Prefeitura de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Segurança Alimentar e da Secretaria Municipal de Agricultura, realizou nesta quinta-feira (09) a entrega de 600 Cestas Verdes aos moradores do bairro Codó Novo. O evento aconteceu na Escola Rosalina Zaidan e contou com a presença do prefeito Chiquinho FC (PT), do deputado estadual Francisco Nagib (PSB), do secretário municipal de Agricultura, Pedro Belo, além de servidores municipais e das famílias beneficiadas.

A ação integra o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e tem como objetivo fortalecer a segurança alimentar e nutricional de famílias em situação de vulnerabilidade social, além de incentivar a produção e o consumo de alimentos saudáveis provenientes da agricultura familiar local.

As cestas, compostas por frutas, legumes, verduras e peixes frescos, foram distribuídas prioritariamente a famílias cadastradas em programas sociais e acompanhadas pelo CRAS (Centro de Referência da Assistência Social). A iniciativa promove um ciclo sustentável: ao mesmo tempo em que garante alimentação de qualidade à população mais vulnerável, também gera renda e valorização para os agricultores do município.

Durante a entrega, o deputado estadual Francisco Nagib destacou a relevância da ação:

_“É um momento importante, onde o prefeito Chiquinho está entregando alimentos de qualidade, produzidos pelos nossos agricultores, garantindo comida na mesa das famílias do Codó Novo.”_

O secretário de Agricultura, Pedro Belo, reforçou o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento do pequeno produtor rural:

_“Através desta iniciativa, o agricultor tem a garantia de que tudo o que ele produzir será comprado pela Prefeitura em parceria com o Governo Federal. Essa produção chega à mesa das famílias em situação de vulnerabilidade, que passam a ter acesso a alimentos saudáveis e de qualidade.”_

O prefeito Chiquinho FC, que acompanhou de perto a distribuição das cestas, ressaltou o impacto social e econômico do programa:

_“A cesta que está sendo entregue é completa, com diversos produtos vindos diretamente das mãos dos nossos agricultores. Estamos fortalecendo a agricultura familiar e promovendo a segurança alimentar das famílias que mais precisam.”_

De acordo com a Secretaria de Agricultura, a Prefeitura pretende dar continuidade às entregas em outras localidades do município, ampliando o alcance do programa e beneficiando ainda mais famílias codoenses.

Em apenas 10 meses de gestão, já foram distribuídas mais de 3.500 Cestas Verdes em Codó. A meta, segundo o governo municipal, é chegar a 40 mil cestas entregues até o final da gestão Chiquinho FC, reforçando o compromisso da administração com o combate à fome, o fortalecimento da economia local e o desenvolvimento da agricultura familiar.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Codó

Outubro Rosa: Prefeitura de Codó inicia mês de conscientização sobre o câncer de mama e colo do útero

A Prefeitura de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a cerimônia oficial de abertura da Campanha Outubro Rosa, um movimento de mobilização social que será desenvolvido ao longo de todo o mês de outubro, com diversas ações voltadas à prevenção, diagnóstico precoce e promoção da saúde da mulher.

O evento aconteceu no Salão Nobre da Prefeitura e contou com a presença do prefeito Chiquinho FC (PT), da vice-prefeita Cinthya Rolim, da diretora da Saúde da Mulher, Luciana Lobão, além de secretários municipais, profissionais da saúde e convidados.

Reconhecido mundialmente como o mês de combate ao câncer de mama, o Outubro Rosa busca conscientizar a população sobre a importância da detecção precoce da doença e do autocuidado, ampliando também o debate sobre a saúde integral da mulher, incluindo a prevenção do câncer do colo do útero.

Durante a cerimônia, os participantes puderam acompanhar palestras e rodas de conversa sobre temas como prevenção, identificação de sinais de alerta, autocuidado e saúde emocional, além de depoimentos emocionantes de mulheres que venceram a luta contra o câncer.

A diretora da Saúde da Mulher, Luciana Lobão, destacou o propósito da campanha no município:

_“A campanha Outubro Rosa é um momento de alusão ao combate do câncer. O objetivo das nossas ações é potencializar todas as equipes das unidades básicas de saúde para realizar atividades direcionadas às mulheres com cuidado e acolhimento.”_

A vice-prefeita Cinthya Rolim enfatizou a importância do autocuidado e do diagnóstico precoce:

_“Estamos iniciando o Outubro Rosa em Codó, com a campanha de combate ao câncer. Este é um momento de grande responsabilidade, em que estamos trabalhando a conscientização para que as mulheres se cuidem, se autoexaminem, pois sabemos que a auto prevenção é fundamental para um diagnóstico precoce.”_

O prefeito Chiquinho FC ressaltou a relevância da campanha e o papel da mulher na sociedade:

_“Este é um mês dedicado aos cuidados com a saúde da mulher, mas temos que cuidá-la em todos os meses. Estamos promovendo diversas ações na saúde para oferecer atendimento de qualidade às mulheres codoenses. Temos a consciência da importância do papel da mulher na sociedade — símbolo de força e garra.”_

Durante todo o mês de outubro, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município estarão engajadas na campanha, oferecendo ações preventivas, exames, testes rápidos, vacinação e consultas médicas, garantindo que mais mulheres tenham acesso aos cuidados necessários para manter a saúde em dia.

O Outubro Rosa é mais do que uma campanha — é um lembrete de que cuidar de si é também um ato de amor por quem está ao seu lado. A Prefeitura de Codó reforça seu compromisso com a informação, a prevenção e a promoção da saúde, incentivando todas as mulheres a realizarem seus exames regularmente e a participarem das ações promovidas durante o mês.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Codó

Codó registra queda no índice de mortalidade infantil

A taxa de mortalidade infantil no município de Codó caiu de 20.45%, em 2024, para 7,83%, em 2025. O índice é calculado levando em consideração o número de óbitos menor de  um ano de idade.

O secretário municipal de Saúde, Dr Suelson Sales, analisa que o cuidado maior na atenção básica e o investimento na rede hospitalar foram os responsáveis pela queda.

“Codó é uma das cidades com menor índice de mortalidade infantil do Maranhão, e isso é muito importante. E essa queda é de responsabilidade o intenso investimento na área. A qualificação deste índice começa no planejamento familiar, passando pelo pré-natal feito nas unidades básicas de saúde. Também melhoramos a vigilância nos casos com potencialidade de desenvolver uma gestação de risco, minimizando e se preparando para as possíveis complicações”, explicou Dr Suleson.

O secretário também destacou os investimentos feitos na área hospitalar. Em Codó, o Hospital Dr Marcolino Júnior tem uma grande parceria com a Faculdade Pitagoras.

O secretario planeja diminuir ainda mais o índice. “Estamos entre os melhores do Maranhão, mas é necessário investir mais”, disse o secretário.

Até o dia 06/10/25 nasceram no HGM 1021 crianças, dessas 1021 crianças, 08 que foi a óbito, 04 no HGM,01 UPA de Codó,01 em Caxias, 01 em Gonçalves Dias e 01 em São Luis.

A taxa de mortalidade infantil estabelecida pela OMS é de 15%

A taxa de mortalidade infantil Brasil (2023) é de 12,5%

A taxa de mortalidade infantil Maranhão (2023) é de 14,8%

A taxa de mortalidade infantil Codó (2024) é de 20,45%

O indicador de saúde é representado pelo número de crianças que morreram antes de completar um ano de vida a cada mil crianças nascidas vivas no período de um ano. É um importante indicador da qualidade dos serviços de saúde, saneamento básico e educação de uma cidade, país ou região.

A taxa de mortalidade infantil alcançada é resultado do comprometimento do município com a saúde materno infantil, ao garantir pré-natal e atendimento à criança menor de um ano de qualidade, de fácil acesso e com humanização e vigilância. Além disso, a oferta de métodos de contracepção para o planejamento familiar também é uma das formas de contribuir para a redução da mortalidade infantil.

Fonte: SIM (Sistema de Informação sobre Mortalidade)

SINASC (Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos

Secretaria de Estado da Saúde

Estado do Maranhão registra oitavo mês seguido de expansão na geração de empregos

O Maranhão encerrou o mês de agosto deste ano com saldo positivo de 3.149 postos de trabalho formais, resultado de 25.262 admissões e 22.113 desligamentos, segundo a Nota de Mercado de Trabalho, elaborada mensalmente pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC). Os números foram divulgados nesta quarta-feira (08).

O desempenho marca o oitavo mês consecutivo de expansão na geração de empregos no estado, refletindo o momento favorável de diversos segmentos da economia maranhense.

De acordo com a análise do IMESC, quatro setores se destacaram pela criação de novas vagas: Serviços (+1.552 vínculos), Comércio (+1.352), Indústria (+396) e Construção (+130). Em contrapartida, a Agropecuária apresentou retração, com perda de 423 postos de trabalho com carteira assinada.

“O Maranhão segue demonstrando a força de sua economia e a capacidade de gerar oportunidades para a população. Pelo oitavo mês consecutivo, o estado registra saldo positivo na criação de empregos formais, reflexo do dinamismo de setores como Serviços, Comércio, Indústria e Construção. Esse resultado mostra que as políticas públicas e os investimentos em curso têm contribuído para fortalecer o mercado de trabalho e promover o desenvolvimento econômico sustentável do Maranhão”, destacou Dionatan Carvalho, presidente do Imesc.

O setor de Serviços foi o principal responsável pelo saldo positivo, impulsionado por atividades como “Regulação das Atividades de Saúde, Educação, Serviços Culturais e Sociais” (+249 vínculos); “Suporte Técnico e Manutenção em Tecnologia da Informação” (+189); “Atividades de Apoio à Gestão de Saúde” (+160) e “Transporte Rodoviário de Carga”(+160).

No Comércio, o crescimento foi estimulado principalmente pelos “Supermercados” (+443 vínculos) e pelo “Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos” (+143). Já na Indústria, destacaram-se a “Fabricação de Produtos Alimentícios” (+181 vínculos) e a “Metalurgia” (+115).

Com o saldo positivo registrado em agosto, o número total de trabalhadores maranhenses com vínculo formal chegou a 685.492 pessoas. O levantamento completo está disponível para consulta no site do Imesc.

Fonte: Governo do Maranhão

Restaurante Popular de nº 200 ressalta maior rede pública da América Latina

“Com esta entrega, agora teremos mais facilidade para almoçar, além de ser muito importante para as pessoas que vêm do interior e para quem mora nos bairros próximos também. Uma obra que vai melhorar a vida de muita gente”, comemora Maria José Nogueira Santos, de 61 anos, ao celebrar a inauguração do Restaurante Popular de número 200, realizada pelo Governo do Maranhão, por meio das Secretarias de Estado de Governo (Segov) e de Desenvolvimento Social (Sedes).

Localizado na Rua Arimatéia Cisne, no bairro Monte Castelo, em São Luís, o equipamento estadual vai garantir refeições de qualidade a preços acessíveis para a população da região do entorno do Hospital do Câncer Aldenora Bello.

Dessa forma, a unidade irá beneficiar centenas de familiares de pacientes oncológicos do interior do estado, que vêm fazer tratamento na capital maranhense.

Além dos benefícios, a nova unidade é um marco simbólico e importante para o Maranhão: faz do estado o detentor da maior rede pública de restaurantes populares da América Latina.

As refeições são vendidas pelo valor de R$ 1,00 (almoço e jantar, cada) e R$ 0,50 (café da manhã). A capacidade diária da nova unidade é de 250 cafés da manhã, 500 almoços e 250 jantares, sempre de segunda a sábado.

Com a entrega, São Luís alcança o número de 16 restaurantes populares. No total, a Grande Ilha tem mais de 20 unidades, com espaços também em São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa. Em todo o Maranhão, são 200 unidades em 177 municípios — dessas, 198 são Restaurantes Populares e duas, Cozinhas Comunitárias.

A iniciativa reforça o compromisso do Governo do Maranhão em expandir o programa a todos os municípios do estado. 

31ª Sessão: Indicações destinadas a inclusão e acessibilidade são aprovadas pela Câmara de Codó

Indicações direcionadas para a promoção da inclusão social e da cidadania foram aprovadas durante a 31ª Sessão Ordinária da Câmara de Codó, como as de autoria do vereador Wanderson da Trizidela, que visam melhores condições de acessibilidade para idosos, pessoas com deficiência ou com limitações de mobilidade.
“Ressalto que essas duas proposições que nós apresentamos foram ouvidas durante esse quarto fórum municipal de pessoas com deficiência e essas pautas são importantes. Nós temos diversos logradouros públicos que não têm acessibilidade, nós temos diversos órgãos do município que não têm banheiro com acessibilidade e essas indicações vão nesse sentido, vão esse encontro. Nós aqui fizemos o nosso papel de legislador apresentando essas Indicações solicitadas pelo nosso povo”, destacou o vereador Wanderson da Trizidela.

Propostas para melhorias na infraestrutura de bairros mais afastados do centro da cidade também foram aprovadas em plenário.
“A primeira Indicação é na Vila Biné, um local esquecido, onde geralmente as reivindicações são poucas. E eu trouxe aqui para que o nosso secretário vá lá com a sua equipe de técnicos e dê uma olhada, que coloquem bloquetes ou asfalto. Também trouxemos a Rua Francisco Sousa Leite, que vai até na Vila Biné. É uma rua bem extensa e é onde sempre tivemos me reivindicando melhoria para aquela rua. E fizemos também um aditivo onde faço a abertura da Travessa João Luiz Boa a chegar na Francisco Sousa Leite”, explicou o vereador Dedé do Zé Garimpeiro.

O presidente da Câmara, vereador Roberto Cobel, destacou muitas indicações que já estão sendo atendidas e que em breve serão entregues para a população codoense.
“Na região da Trizidela foi feita uma extensão de rede de água na Cacimba de Areia de mais de 800 metros. Estarei quinta-feira lá com o prefeito para a inauguração dessa extensão de rede, para a ordem de serviço da recuperação e ampliação da escola de lá. E também para o prefeito dar uma ordem de serviço para recuperação de vários trechos de estrada naquela região, que foi o pedido nosso. Fico muito feliz porque parte do que eu pedi já foi executado e tenho certeza que os outros pedidos serão atendidos pelo prefeito”, concluiu o presidente.

Audiência Pública do programa “A Casa é Sua” será realizada nesta quinta (09)

A Prefeitura de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Segurança Alimentar, realizará nesta quinta-feira (09), às 16h, uma Audiência Pública do programa “A Casa é Sua”, na Escola Renato Archer, localizada na Rua Carlos Palhano, bairro Codó Novo.

O encontro é voltado especialmente aos moradores dos bairros Codó Novo, Nova Jerusalém e São Pedro, e tem como objetivo esclarecer dúvidas e orientar a população sobre o processo de Regularização Fundiária Urbana (REURB) — uma ação que garante o direito à moradia e à posse legal do imóvel às famílias codoenses.

Durante a audiência, os participantes poderão saber quem tem direito ao benefício, quais documentos são necessários e como funciona o processo para obter o título de propriedade do seu lar.

O programa “A Casa é Sua” é o maior projeto de regularização fundiária do município, reforçando o compromisso da gestão municipal em promover segurança jurídica, cidadania e dignidade às famílias beneficiadas.

Data: Quinta-feira, 09 de outubro de 2025
Horário: 16h
Local: Escola Renato Archer – Rua Carlos Palhano, bairro Codó Novo

Não perca essa oportunidade de garantir o direito sobre o seu imóvel!
Prefeitura de Codó — Fé, Trabalho e Futuro.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Codó

Indicação do Vereador Leonel Filho que cobra investigação do MP sobre suposto esquema de “rachadinhas” na UPA de Codó é aprovada pela Câmara

Durante a 31ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Codó, realizada nesta terça-feira (7), foi aprovada a Indicação nº 353/25, de autoria do vereador e líder de governo Leonel Filho (PCdoB). A proposição solicita o envio de um ofício ao Ministério Público Estadual para que seja instaurada uma investigação sobre a situação atual da UPA de Codó.

De acordo com o vereador, o pedido se baseia em diversas denúncias de irregularidades e na suspeita de um esquema de “rachadinhas” envolvendo salários de plantonistas na unidade de saúde.

Não podemos aceitar que a saúde pública de Codó seja tratada dessa forma. Há denúncias graves que precisam ser apuradas com rigor. É dever desta Casa cobrar providências e garantir que o dinheiro público esteja sendo utilizado corretamente”, destacou Leonel Filho

A UPA de Codó está atualmente sob o comando do médico Dr. Pedro Neres, juntamente com o ex-prefeito Zé Francisco. A aprovação da indicação reforça o papel fiscalizador do Legislativo e aumenta a pressão para que os órgãos competentes investiguem a gestão da unidade e apurem eventuais responsabilidades.