A cidade de Codó segue em ritmo acelerado de desenvolvimento! Nesta sexta-feira, 19 de setembro, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, lançará oficialmente a obra do novo Centro Esportivo Comunitário no Povoado Saco. O evento será realizado a partir das 17h e promete marcar um novo capítulo para a comunidade local.
O espaço, que será moderno e multifuncional, visa promover o esporte, o lazer, a geração de renda e mais qualidade de vida para os moradores da região. O Centro será uma importante ferramenta de inclusão social, incentivo à prática esportiva e valorização da juventude.
Além do lançamento da obra, o evento contará com a presença de importantes autoridades, como o Ministro do Esporte André Fufuca, o Prefeito de Codó, Chiquinho FC, e o Deputado Estadual Francisco Nagib.
A construção do Centro Esportivo Comunitário faz parte do programa do governo federal NOVO PAC, por meio do Ministério do Esporte, que prevê a construção de 260 novos Centros Esportivos em todo o país. A iniciativa busca ampliar o acesso da população a espaços esportivos, de lazer e convivência, especialmente em áreas de maior vulnerabilidade social.
Para celebrar junto à comunidade, haverá ainda sorteio de prêmios, incluindo fogão, máquina de lavar, TV, liquidificador, ventilador, entre outros brindes.
Serviço:
• O quê? Lançamento da obra do Centro Esportivo Comunitário
• Quando? Sexta-feira, 19 de setembro, às 17h
• Onde? Povoado Saco, Codó – MA
A Prefeitura de Codó convida todos os codoenses para fazer parte desse momento histórico. Sua presença é fundamental para celebrarmos juntos mais essa conquista para nossa cidade.
Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Codó
Na última segunda-feira (15), a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Codó, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), promoveu uma palestra especial com o tema “Venda, Inovação, Motivação e Marketing em Alta Performance”.
O evento reuniu empreendedores, comerciantes e profissionais de diversos segmentos, oferecendo estratégias e insights para impulsionar os negócios na cidade.
O presidente da CDL Codó, João dos Plásticos, destacou a importância da iniciativa. “Nosso objetivo é capacitar e motivar os empresários locais, para que eles possam aplicar novas ferramentas e conhecimentos em seus empreendimentos, fortalecendo o comércio de Codó e gerando mais oportunidades para todos.”
A parceria entre CDL e SEBRAE tem sido fundamental para levar capacitação e inovação ao comércio codoense, consolidando o setor como um dos motores de desenvolvimento econômico da região.
A Prefeitura de Codó informou que o número 192 do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) voltou a funcionar normalmente no município. A central está apta a receber ligações e acionar as equipes em casos de urgência e emergência.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância do uso responsável do serviço. A orientação é que o 192 seja acionado apenas em situações reais de emergência, para garantir que o atendimento chegue mais rápido a quem realmente precisa.
A população também é alertada sobre os riscos dos trotes, que atrapalham o trabalho das equipes, atrasam os atendimentos e podem colocar vidas em risco.
Com o restabelecimento da linha, o SAMU segue à disposição da comunidade codoense, atuando no salvamento de vidas e no apoio aos serviços de saúde de urgência.
_Estudantes do 8º e 9º ano têm até 30 de setembro para garantir participação e concorrer a medalhas, notebooks e prêmios especiais_
A Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE) 2025 já está com inscrições abertas e promete ser a maior edição de sua história. Com a meta de alcançar mais de 500 mil alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental em todo o Brasil, a competição é uma oportunidade única de aprendizado, premiação e transformação de hábitos para um futuro mais sustentável.
Realizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), por meio do Programa de Eficiência Energética, e coordenada pelo Instituto Abradee, a Olimpíada conta com o apoio de 48 distribuidoras de energia elétrica em todo o país, incluindo a Equatorial Maranhão, que vem mobilizando escolas, professores e estudantes em ações educativas.
Além de ampliar o conhecimento sobre o uso consciente da energia elétrica, a ONEE oferece premiações atrativas:
• Até 10 mil medalhas de ouro, prata e bronze para os melhores alunos;
• Um notebook para o aluno destaque de cada estado, que também participará da Semana Olímpica em Brasília, com todas as despesas pagas;
• Prêmios especiais para os três primeiros colocados nacionais;
• Reconhecimento e premiações em dinheiro para professores que mais se destacarem, chegando a R$ 15 mil;
“Mais do que uma competição, a ONEE é uma jornada de aprendizado e de cidadania, capaz de transformar a relação dos jovens com a energia e com o meio ambiente. Cada inscrição é um passo para formar uma geração mais consciente e preparada para os desafios do futuro”, destaca Rosângela Martins, analista de Projetos de Eficiência Energética da Equatorial Maranhão.
A programação inclui formação de professores, desafios gamificados e uma prova nacional, em outubro. O encerramento será em Brasília, no dia 6 de novembro, com a cerimônia oficial de premiação. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 30 de setembro de 2025, no site oficial: www.onee.org.br.
A Prefeitura Municipal de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, segue intensificando os serviços de recuperação das vias urbanas e, nesta semana, deu início à operação tapa-buracos na Rua Quintino Bocaiuva, localizada no bairro São Sebastião.
A intervenção busca melhorar as condições de tráfego e garantir mais segurança para motoristas e pedestres. Segundo os moradores, a via apresentava diversos buracos e crateras há muito tempo, dificultando o trânsito e apresentando sérios riscos para quem trafegava.
O prefeito Chiquinho FC esteve no local, ao lado do secretário de Infraestrutura, Márcio Esmero, e outras autoridades políticas do município para acompanhar a obra de perto, reforçando o compromisso da gestão com a infraestrutura urbana e ressaltou que o trabalho de recuperação das ruas vai continuar.
“O nosso trabalho não para. O foco é reestruturar todas as ruas de Codó. Temos o compromisso de cuidar da cidade e estamos trabalhando da melhor forma possível para atender cada bairro com responsabilidade e eficiência”, afirmou o prefeito.
A operação tapa-buracos faz parte de um conjunto de ações executadas pela administração municipal para conter o desgaste do asfalto e melhorar a mobilidade urbana. Além de recuperar o pavimento, o serviço tem um papel fundamental na prevenção de acidentes e na valorização dos bairros.
De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura, outras ruas da cidade já estão mapeadas para receber o mesmo tipo de intervenção nas próximas semanas.
A Prefeitura reforça que seguirá com a continuidade dos serviços, para garantir melhores condições de infraestrutura para toda a população codoense.
O senador Weverton Rocha comemorou a chegada de 63 novos profissionais do Programa Mais Médicos ao Maranhão. Esses médicos vão ampliar o acesso à atenção primária e fortalecer as equipes de Saúde da Família em diversos municípios do estado.
“O presidente Lula está trabalhando para levar mais saúde para o nosso estado e é por isso que ele sabe que pode contar comigo. A chegada desses profissionais vai fazer a diferença na vida de muita gente”, ressaltou o parlamentar.
A iniciativa faz parte da 2ª chamada do 41º ciclo do Mais Médicos, que levará um total médicos para 51 municípios do Maranhão. Entre eles estão Alcantâra, Codó, Duque Bacelar, Igarapé Grande, Chapadinha e Bacabal.
“Essa ação vai ampliar o acesso a serviços de saúde e reduzir o tempo de espera por atendimento”, destacou o senador.
Com a meta de alcançar 28 mil profissionais até 2027, o programa Mais Médicos já assegura assistência a cerca de 67 milhões de pessoas em todo o Brasil. Atualmente, aproximadamente 26,4 mil profissionais estão em atividade em 4,5 mil municípios, um número que representa o dobro em relação a 2022. Entre essas cidades, 1,7 mil enfrentam altos níveis de vulnerabilidade social.
“A chegada dos novos médicos é um passo importante para garantir que mais pessoas no Maranhão e em todo o país tenham acesso a cuidados de saúde adequados e de qualidade. Essa iniciativa é importante para fortalecer o sistema de saúde brasileiro”, finalizou Weverton
O governador Carlos Brandão anunciou a assinatura do decreto que autoriza o início do Programa CNH Social. A iniciativa vai permitir que pessoas maiores de 18 anos, inscritas no CadÚnico, possam obter gratuitamente a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias A ou B.
Segundo o comunicado, a medida beneficia cidadãos que desejam tirar a carteira de motorista pela primeira vez, ampliando o acesso à habilitação. O edital com as orientações e prazos para as inscrições será divulgado nos próximos dias.
Assinei o decreto que autoriza o início do Programa CNH Social. Serão beneficiadas pessoas com mais de 18 anos, inscritas no CadÚnico, que vão poder tirar sua CNH pela primeira vez, nas categorias A ou B. Nos próximos dias divulgaremos o edital para inscrições. Aguardem!”, declarou Carlos Brandão em publicação nas redes sociais.
O programa representa uma oportunidade para quem busca a habilitação como forma de ampliar as chances de emprego e mobilidade, aguardando agora apenas a divulgação oficial do edital para início das inscrições.
A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio da por meio da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (FAPEAD), abriu nesta segunda-feira (1º) as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado destinado à formação de cadastro de reserva para professor formador do Programa de Formação Profissional e Tecnológica – PROFITEC.
Os cursos contemplados são: Tecnólogo: Agroindústria, Energias Renováveis, Agrocomputação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Logística, Rede de Computadores, Estética na Cosmética, Mídias Digitais, Designer de Interiores, Gestão de Qualidade e Geoprocessamento.
A seleção é voltada à formação de cadastro de reserva e não garante contratação imediata, mas os candidatos classificados poderão ser convocados conforme a necessidade do programa. A bolsa prevista varia entre R$ 2.700,00 a R$ 4.800,00, a depender da titulação e carga horária assumida.
Poderão participar profissionais com diploma de graduação e pós-graduação (lato sensu ou stricto sensu) nas áreas e subáreas exigidas pelo edital, como Engenharia de Produção, Administração, Arquitetura, Ciência da Computação, Direito, Fisioterapia, Farmácia, Agronomia, Química, Engenharia Elétrica, Geoprocessamento, entre outras. É obrigatório que o currículo do candidato esteja atualizado na plataforma Lattes.
O período de inscrição segue até 30 de setembro e deve ser realizado exclusivamente pelo site.
O edital também prevê a reserva de vagas para pessoas negras e com deficiência, respeitando os critérios estabelecidos. Candidatos negros deverão anexar no momento da inscrição um vídeo de autodeclaração étnico-racial conforme orientações do edital (Veja abaixo).
A seleção será feita por meio de análise de títulos. O resultado final do seletivo será divulgado até o dia 31 de outubro de 2025 nos sites da Uema, FAPEAD e/ou Diário Oficial. Todas as datas do cronograma, bem como as orientações detalhadas, estão disponíveis no edital e na Retificação n.º 01 do Edital 006/2025 PROFITEC/FAPEAD.
Em 2025, o Maranhão ganhou destaque a nível nacional, apresentando-se entre um dos estados mais eficientes, confiáveis e competitivos do país em 2025 ao alcançar o 2º lugar no ranking de solidez fiscal.
O resultado positivo apontado pelo Ranking de Competitividade entre os Estados, demonstra que o Maranhão está administrando as contas públicas de maneira responsável e eficaz, assegurando estabilidade econômica e gerando confiança e credibilidade aos investidores.
De acordo com o levantamento realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), o Estado avançou 18 posições em relação ao ano anterior, quando ocupou o 20º lugar na lista. O desempenho é considerado um marco histórico para o MA e um dos melhores já alcançados no quesito solidez fiscal.
Nas redes sociais, o governador Carlos Brandão (PSB) comemorou o feito.
“Mais uma vez o Maranhão é destaque em páginas nacionais. O bom índice da nossa solidez fiscal é resultado de um trabalho sério que garante o equilíbrio entre receitas e despesas, além de proteger a sustentabilidade da gestão pública. E quem atesta isso são os dados do Centro de Liderança Pública (CLP)”, destacou.
Durante dois dias os gestores públicos tiveram uma oportunidade de interlocução direta com membros dos ministérios do Governo Federal (Foto: Brunno Carvalho)
A segunda edição da Caravana Federativa no Maranhão mobilizou gestores públicos de municípios de todas as regiões do estado, que puderam ser atendidos por membros de ministérios do Governo Federal para sanar dúvidas, regularizar pendências e destravar ações municipais. Realizado no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís, o evento ocorreu ao longo de dois dias, quinta (11) e sexta-feira (12), com mais de 3 mil atendimentos prestados.
A programação contou com a participação de representantes de 206 dos 217 municípios maranhenses, o que corresponde a aproximadamente 95% das cidades do estado. No total, foram mais de nove mil participantes, entre prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais, vereadores, técnicos, servidores públicos e representantes da sociedade civil organizada — um momento considerado relevante para ampliar o alcance das políticas públicas federais e estaduais nos municípios.
“Quero agradecer ao presidente Lula pelo carinho, pela dedicação e, acima de tudo, pelo respeito para com o povo do Maranhão ao trazer pela segunda vez essa Caravana para o estado. Temos muita gratidão e essa parceria ficará cada vez mais forte”, ressaltou o governador Carlos Brandão.
O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo, destacou que esta edição trouxe como novidade a participação da sociedade civil organizada, ampliando o espaço de diálogo.
“É uma determinação do presidente Lula que precisamos fortalecer o Pacto Federativo, os estados, os municípios e, agora, oficializar a participação da sociedade civil organizada, por meio do Fórum de Participação Social, para que, junto com o Governo do Estado e as prefeituras, possamos discutir as questões que mais importam à população”, frisou o ministro.
A união de esforços também foi lembrada pelo secretário de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Júlio Pinheiro. “O Governo Lula tem essa compreensão dos estados, incluindo o Maranhão, para que a gente consiga melhorar a vida das pessoas. Essa cooperação entre União, estados e municípios é fundamental para que o Governo Federal chegue cada vez mais perto da população”, afirmou.
Oficinas e cidadania
O prefeito de Porto Franco, Deoclides Macedo, avaliou a Caravana Federativa como uma oportunidade para destravar convênios e parcerias em tramitação em Brasília. “Temos aqui a presença de ministros e, também, do Governo do Estado e da Famem, que também tem dado apoio para que essa caravana possa acontecer. Dessa forma, nós acreditamos que muitos processos, muitas ações que estão ainda em Brasília, possam ser destravadas e possam verdadeiramente chegar lá na ponta, onde vive o cidadão, que é nos municípios”, disse.
O prefeito de Bom Jesus das Selvas, Franklim Duarte, informou que uma comitiva do município foi mobilizada para participar das oficinas e balcões de atendimento oferecidos durante a Caravana Federativa, e assim poder firmar mais parcerias.
“É um momento muito especial participar da Caravana Federativa organizada pelo Governo Federal e apoiada pelo governador Carlos Brandão. Viemos buscar mais informação e conhecimento para levar melhoria para a nossa cidade. Então agradeço ao presidente Lula por essa grande ação e ao governador Carlos Brandão por atender e organizar um evento tão importante para os municípios”, declarou.
O secretário municipal de Educação de São João Batista, Genicleuton Pires, participou da oficina de educação fiscal e afirmou que a experiência vai enriquecer o ambiente escolar, impactando diretamente no ensino dos estudantes.
“Esse é um momento rico de troca de experiência, de partilha, porque estamos vindo aqui justamente para buscar essas informações e podermos levar para o chão dos nossos municípios. Foi com muito prazer e com muita honra que participamos da oficina da educação fiscal nas escolas, conhecimento que poderemos levar para todas as nossas escolas, para todos os nossos professores e impactar a melhoria de qualidade de ensino”, pontuou.
Outro, dos muitos exemplos positivos, foi a experiência do analista previdenciário Alisson Rocha, que trabalha no Maranhão. Ele definiu o evento como de grande valia para aprofundar o conhecimento técnico nas tratativas com a gestão federal.
“Essas oficinas são importantes espaços de compartilhamento de informações, espaços em que a gente pode entrar em contato com outros órgãos e com instituições para ter essa integração entre os entes federativos. Eu estava na oficina sobre os acordos de cooperação técnica do INSS, pudemos entender o fluxo para estabelecer acordos que o Maranhão poderia fazer com o INSS para resolver algum ponto específico, então é algo importantíssimo”, relatou.
A Caravana Federativa é uma iniciativa do Governo Federal para interlocução com os municípios sendo coordenada pela Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República. A realização do evento no Maranhão contou com o apoio e cooperação do Governo do Estado, que também possibilitou atendimentos aos gestores públicos municipais.