Blog do Daniel Sousa Codó - Jornalismo Verdade

Mais de 1,4 mil maranhenses já mudaram de nome em cartórios após nova lei

(Foto: Reprodução)

Desde a entrada em vigor da Lei Federal nº 14.382/22, em julho de 2022, um total de 1.402 maranhenses optaram por alterar o próprio nome diretamente em cartórios de registro civil, sem necessidade de processo judicial.

A legislação passou a permitir que qualquer pessoa maior de 18 anos faça a mudança do prenome sem precisar apresentar justificativa. Para isso, basta comparecer a um cartório de registro civil portando RG e CPF, seguindo os critérios previstos em lei.

Levantamento da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil) mostra que o Maranhão ocupa a 7ª colocação no ranking nacional de alterações de nome. O estado fica atrás de São Paulo (6.950), Minas Gerais (3.308), Bahia (2.787), Paraná (2.675), Pernambuco (1.503) e Ceará (1.422). Na outra ponta, os menores números foram registrados em Roraima (37), Amapá (79) e Acre (114).

Além da troca de prenome, a lei também flexibilizou regras sobre sobrenomes. Agora é possível incluir sobrenomes familiares a qualquer momento, retirar ou acrescentar por casamento ou divórcio, além de adequar registros em função de alterações nos nomes dos pais.

O procedimento é padronizado em todo o país e tem custo definido em cada estado. Após a mudança, o próprio cartório comunica automaticamente a Receita Federal, a Justiça Eleitoral e a Polícia Federal.

No entanto, se houver arrependimento, a reversão só poderá ser feita por meio de decisão judicial.

Outra novidade é a possibilidade de alterar o nome de recém-nascidos até 15 dias após o registro, em casos de divergência entre os pais. Para que a mudança seja feita, ambos devem concordar e apresentar os documentos exigidos; caso contrário, a questão é levada ao Judiciário.

Posse de gestores escolares da rede municipal de ensino marca novo ciclo na educação de Codó

Na noite desta quinta-feira (14), o Clube FC Show foi cenário de um momento marcante para a educação do município de Codó, com a solenidade de posse dos novos gestores escolares eleitos para o biênio 2025-2027.

A cerimônia solene, organizada pela Prefeitura Municipal de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEMECTI), oficializou a posse de 73 gestores escolares eleitos, dos quais 26 foram reeleitos ao cargo.

O evento contou com a presença dos gestores empossados, seus familiares, da comunidade escolar, do prefeito Chiquinho FC (PT), da vice-prefeita Cinthya Rolim, do deputado estadual Francisco Nagib (PSB), do secretário municipal de educação Ricardo Torres e de outras autoridades e lideranças políticas locais.

A festividade marcou o encerramento de um processo eleitoral democrático e transparente, conduzido pela Secretaria Municipal de Educação. Durante a cerimônia, foi entregue o Termo de Posse aos gestores eleitos, em conformidade com o edital Nº 007/2025, que definiu todas as etapas, desde a inscrição, formação, prova escrita, consulta pública, até a nomeação e posse.

A função do gestor escolar é fundamental para o desenvolvimento das instituições de ensino, pois abrange responsabilidades que impactam diretamente na qualidade da educação e no ambiente escolar. Entre essas responsabilidades estão a liderança educacional, planejamento estratégico, gestão de recursos, qualidade do ensino e relações interpessoais.

A gestora da Escola N. Sra. Das Graças, Maria José Barros, ao assumir seu terceiro mandato, falou sobre a importância da oportunidade.

Minha satisfação com a posse foi imensa, principalmente pela forma como o processo da eleição foi executado, totalmente democrático. Nossa condução ao cargo foi realizada pela comunidade escolar, que acreditou em nossas propostas de garantir um ambiente educacional eficaz e inclusivo para os alunos e professores. Acredito que, com a nova gestão pública que nos apoia, conseguiremos honrar nossos compromissos.”, finalizou.

O secretário municipal de Educação, Ricardo Torres, explicou como foi realizado o processo eleitoral e destacou a importância da responsabilidade de um gestor escolar.

Realizamos o empossamento de gestores administrativos e pedagógicos eleitos pela comunidade escolar e aprovados em um processo de avaliação rigoroso. Cerca de 80% dos gestores possuem certificação de qualidade técnica e formação adequada. As responsabilidades desses gestores são estratégicas para o sucesso do aprendizado do aluno e para a educação.”, destacou o secretário.

Em seu discurso, o prefeito Chiquinho FC (PT) parabenizou os gestores eleitos e enfatizou o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento da educação, destacando as ações já executadas na área desde o início do mandato.

“Temos a missão de cuidar da educação em nosso município, garantindo um ambiente escolar acolhedor para alunos e professores. Já reformamos mais de 50 escolas, garantimos merenda de qualidade, aumentamos a gratificação de nossos professores e continuaremos trabalhando para promover avanços e melhorias em nossa educação.”, afirmou o prefeito.

O ato solene consolidou-se como um momento de celebração e reconhecimento pela dedicação dos gestores que assumirão a missão de conduzir as escolas municipais de Codó no biênio 2025-2027, garantindo uma educação de qualidade.

Equatorial Maranhão realiza ações de manutenção e melhoria na rede elétrica da Região dos Cocais

A Equatorial Maranhão intensificou, entre os dias 11 e 14 de agosto de 2025, as ações de manutenção preventiva e corretiva no sistema elétrico da Região dos Cocais, beneficiando diretamente mais de 3.600 clientes nos municípios de Caxias e São João do Sóter.

As equipes trabalharam em diferentes pontos para melhorar a estabilidade do fornecimento, prevenir interrupções e assegurar mais qualidade de energia para a população. Entre as atividades realizadas estiveram serviços de inspeção e ajustes na rede elétrica e manejo de vegetação próxima aos componentes da rede de distribuição.

Essas ações fazem parte do Programa Mais Energia Maranhão, que leva desenvolvimento e investimentos em infraestrutura elétrica para todo o estado, com foco na modernização do sistema e no atendimento cada vez mais eficiente aos clientes.

Para o Gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Maranhão, Renato Mendes, o trabalho contínuo de manutenção é fundamental para atender bem a população. “O que realizamos na Região dos Cocais é resultado de um planejamento que prioriza o cliente e busca assegurar um fornecimento de energia estável, seguro e de qualidade. Esse tipo de ação preventiva evita problemas e melhora a confiabilidade do sistema, beneficiando diretamente milhares de famílias”, destacou o Gerente.

Além de aumentar a segurança, esse trabalho contribui para prolongar a vida útil dos equipamentos e melhorar a estabilidade no fornecimento.

*Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão*

Sopão da Cidadania leva sabor, nutrição e solidariedade à Trizidela

Na última quinta-feira (14), a comunidade da Trizidela recebeu mais uma edição do Sopão da Cidadania, ação que leva alimento, boa nutrição e acolhimento a famílias em situação de vulnerabilidade. A entrega aconteceu as 17h, no CRAS da Trizidela. A ação constante do Sopão da Cidadania vem fazendo a diferença de milhares de pessoas em bairros e comunidades do município.

De acordo com a diretora do programa, Rejane Lisbino, foram distribuídos mais 170 potes de sopa de alto valor nutritivo, qualidade e muito sabor, preparados com todo cuidado, qualidade e muito carinho. “Hoje, temos uma sopa muito nutritiva e muito saborosa, com o macarrão, feijão, todas as verduras, e aquele tempero saboroso que a gente faz com muito carinho. Temos acompanhamento de nutricionista para garantir o melhor para a população”, destacou.

A diretora ainda ressaltou que o Sopão da Cidadania conta com uma equipe especializada e dedicada à sua preparação, além de ter o total acompanhamento da primeira-dama, Terezinha Buzar, para que toda a qualidade do alimento e a logística da ação saia sempre com perfeição. A iniciativa reforça o compromisso social de levar não apenas alimento, mas também atenção e cuidado aos moradores da Trizidela, bem como de todas as comunidades de Codó.

Vem aí a 12ª Conferência Municipal de Saúde de Codó

Com o tema FORTALECENDO O SUS NOS TERRITÓRIOS COM A PARTICIPAÇÃO POPULAR: caminho para um SUS mais eficiente”. a 12ª Conferência Municipal de Saúde de Codó será um momento de aprendizado e partilha onde os conferencistas poderão propor mudanças que transformarão a saúde pública municipal.

O evento será realizado no dia 29 de agosto de 2025, com início às 08h da manhã, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), localizada na Avenida José Anselmo, 2008.

O período de inscrições vai de 26 a 29 de agosto e poderá ser encerrado logo assim que atingirmos o número máximo de participantes. Portanto, logo assim que o período for iniciado, realize sua inscrição.

PROGRAMAÇÃO:

SEXTA-FEIRA, 29 de agosto de 2025

08h00min – Acolhimento e entrega de materiais aos Conferencistas credenciados (Delegados e Convidados (com a coleta de assinatura)

Voz e violão

 09h00min – Boas Vindas aos Conferencistas – (nome do Cerimonialista)

09h10min – Composição da Mesa Solene / Cerimônia de Abertura da 12ª Conferência Municipal de Saúde de Codó.

– Exposição dos Hinos Nacional e de Codó

– Declaração de Abertura da Conferência / Prefeito de Codó.

(Oradores  )

(Apresentação Cultural )

09h30 – Sessão de Terapia da Mente e do Corpo / Terapeuta Ocupacional do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) / Adélia Maria Machado Aguiar

09h40 – Exposição Central e Temática com o tema: FORTALECENDO O SUS NOS TERRITÓRIOS COM A PARTICIPAÇÃO POPULAR: caminho para um SUS mais eficiente”.

Com os Eixos Temáticos:

I – Fortalecimento da Gestão Pública em Saúde com foco nos resultados;

II – Atenção Primária à Saúde como porta de entrada na Promoção da Saúde;

III – Atenção Especializada e Garantia de Acesso à População;

IV – Fortalecimento da Vigilância em Saúde (epidemiológica, sanitária e ambiental); e

V – Fortalecimento do Controle Social para o planejamento das ações de saúde nos territórios.

Palestrante – Ellen Nascimento Melo – Enfermeira especialista, Assessora Técnica…

 10h30min – Plenária de Debate dos Eixos apresentados.

12h – Almoço

14h – Grupos de Trabalhos e seleção de propostas (simultâneos).

Grupo 1 – Fortalecimento da Gestão Pública em Saúde com foco nos resultados – sala 1

Grupo 2 – Atenção Primária à Saúde como porta de entrada na Promoção da Saúde – sala 2

Grupo 3 – Atenção Especializada e Garantia de Acesso à População – sala 3

Grupo 4 – Fortalecimento da Vigilância em Saúde (epidemiológica, sanitária e ambiental) – sala 4

Grupo 5 – Fortalecimento do Controle Social para o planejamento das ações de saúde nos territórios- sala 5

15h – Consolidação das propostas – Plenária Deliberativa

18h – Plenária Final e Aprovação de Propostas e Relatório Final.

18h30h – Encerramento – Coquetel

Moradores do bairro Santa Terezinha em Codó recebem títulos de propriedade de imóveis

Nesta quarta-feira (13), a Prefeitura Municipal de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Segurança Alimentar, entregou novos títulos de propriedade por meio do programa “A Casa é Sua”, a maior iniciativa de regularização fundiária da história do município.

O processo de regularização teve início no bairro Santo Antônio, que já está 100% regularizado. Nesta etapa do programa, o bairro Santa Terezinha está sendo contemplado. No mês de julho, foram entregues 200 títulos de propriedade aos moradores e, agora, mais 200 famílias estão sendo beneficiadas neste bairro.

A solenidade aconteceu no CMEI Vera Lúcia Simão Sales, onde estiveram presentes o prefeito Chiquinho FC (PT), o deputado estadual Francisco Nagib (PSB), a coordenadora-geral do programa Ana Lúcia Santos, o tabelião Acy Brandão e membros da Comissão de Regularização Fundiária Urbana (REURB).

Os beneficiários já saíram com os títulos devidamente registrados em cartório, com todos os trâmites burocráticos custeados pela gestão municipal, iniciativa que reafirma o compromisso com a moradia digna e a segurança jurídica dos imóveis das famílias contempladas.

O objetivo do programa é garantir segurança jurídica, dignidade e valorização patrimonial para famílias que vivem em áreas anteriormente não regularizadas. Com a posse do título de propriedade, os moradores tornam-se proprietários legais dos imóveis, podendo ter acesso a crédito, melhorias de infraestrutura e estabilidade.

O prefeito Chiquinho FC destacou a importância do momento para a cidadania e dignidade das famílias do município.

“Esta é uma ação inédita na cidade de Codó que está sendo realizada por meio de um dos melhores programas sociais já executados no município. Essas famílias poderão viver com mais tranquilidade, pois, através da conquista do título, terão a garantia e segurança da propriedade de seus lares.”, afirmou o prefeito.

De acordo com a Comissão de Regularização Fundiária Urbana (REURB), até agora o programa “A Casa é Sua” já entregou 850 escrituras de imóveis no município. A meta da gestão é entregar 20 mil títulos de propriedade até o fim do mandato do prefeito Chiquinho FC (PT), visando garantir moradia popular e segurança jurídica para as famílias codoenses.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Codó

23ª Sessão: Câmara retornará ao sistema de votação eletrônica

Durante a 23ª Sessão Ordinária da Câmara, os vereadores aprovaram indicações para melhorias na infraestrutura e o abastecimento de água em comunidades rurais.

“Duas indicações importantes a esta casa. A primeira indicação foi referente a perfuração de um poço lá na localidade Fundão, onde os moradores chamaram este vereador e solicitaram que a gente pudesse estar reivindicando um poço. Nossa segunda indicação é referente ao bairro Nova Jerusalém. A Travessa São Lucas e a Rua São Lucas. E a Rua 19 de Abril. O qual o nosso secretário vai lá dar uma olhada e fazer com que sua equipe realize o trabalho”, explicou o vereador Dede do Zé Garimpeiro.

Retorno ao sistema de votação eletrônica

O vereador Valber Cabral destacou o trabalho dos colegas e informou que a Câmara Municipal implantará um novo sistema eletrônico para votação dos Projetos Lei e Indicações. Um sistema similar já fora experimentado na gestão passada e será reimplantando para as próximas sessões.
“Nós tivemos importantes indicações, que vão fazer com que o nosso povo tenha melhoria na qualidade de vida. Na oportunidade também, foi informado que será implantado um importante sistema onde os colegas dos vereadores poderão fazer sua votação de forma eletrônica, uma forma de inovar”, informou o vereador Valber Cabral.

Também foram aprovadas Indicações para sinalização de vias e a reforma de logradouros públicos, visando melhorar a infraestrutura urbana da cidade. O presidente, vereador Roberto Cobel destacou o desempenho dos parlamentares e a produtividade da Sessão.
“Mais uma sessão muito proveitosa, sempre muito respeitosa, com a participação ativa de todos os colegas, todos trabalhando em prol da melhoria da nossa comunidade, nas áreas da saúde, de segurança no trânsito, de segurança em todos os aspectos, na melhoria dos bairros, nos conjuntos residenciais. Enfim, todos os 19 representantes do povo nesta casa, todos trabalhando pelo bem comum do nosso povo. Só tenho que agradecer a Deus por essa oportunidade”, concluiu o Presidente Roberto Cobel.

Agosto Vermelho: Equatorial Maranhão reforça cuidados com energia elétrica em obras para prevenir acidentes

A segurança com energia elétrica é um pilar essencial para quem atua na construção civil. Entre blocos, cimento e estruturas metálicas, a eletricidade representa um risco silencioso que pode transformar a rotina de trabalho em tragédia.

Pensando nisso, a Equatorial Maranhão reforça as orientações durante o Agosto Vermelho, mês dedicado à conscientização e à prevenção de acidentes envolvendo energia elétrica.

A campanha mobiliza empresas e órgãos de fiscalização em todo o país para alertar sobre cuidados que salvam vidas, especialmente no setor da construção civil, onde profissionais estão diariamente expostos a riscos elétricos — alguns deles fatais.

Para garantir a segurança, a Equatorial Maranhão orienta que sejam contratados apenas profissionais qualificados, respeitando as distâncias mínimas da rede elétrica: 2 metros na horizontal e 3 metros na vertical. “Esse cuidado deve estar presente na instalação de andaimes, gruas, guindastes e até no transporte de materiais. A recomendação não é burocracia: fios energizados em alta tensão podem provocar acidentes graves mesmo sem contato direto, devido ao chamado arco elétrico”, alerta Gabriel Vieira, Executivo de Segurança do Trabalho da Equatorial Maranhão.

Estrutura, isolamento e uso de EPIs

Tapumes e andaimes devem ter anteparos que impeçam a aproximação de ferramentas e equipamentos à rede elétrica, protegendo trabalhadores, pedestres e vizinhos. Máquinas pesadas, como betoneiras, escavadeiras e caminhões basculantes, também exigem atenção, pois qualquer aproximação à fiação pode gerar choque elétrico.

Nesses casos, é fundamental que equipamentos como betoneiras, elevadores de cremalheira e gruas estejam devidamente aterrados, com acompanhamento de um profissional habilitado e registrado no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), responsável por emitir o laudo técnico e a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). Essas medidas asseguram que todas as etapas atendam às normas e reforçam a prevenção de acidentes.

A Distribuidora reforça ainda que materiais elétricos devem ter certificação do Inmetro e que improvisos são inaceitáveis. EPIs como luvas isolantes, capacetes, botas com solado de borracha e óculos de proteção devem ser utilizados de forma rigorosa.
Treinamento e resposta a emergências

Antes mesmo do início das atividades, é fundamental que as equipes recebam treinamento sobre riscos elétricos, primeiros socorros e isolamento de área. “Em caso de acidente, a orientação é acionar imediatamente o 192 (SAMU) ou 193 (Corpo de Bombeiros). Se ocorrer em via pública, o local deve ser isolado e a Equatorial Maranhão contatada pelo 116 para o desligamento da rede. E jamais toque na vítima antes de confirmar que a energia foi desligada”, reforça Gabriel Vieira.

*Agosto Vermelho: muito mais que uma campanha*

O Agosto Vermelho é um convite à reflexão e à ação. Mais do que divulgar estatísticas, a campanha reforça práticas de segurança que devem ser rotina: planejar a obra para minimizar riscos, treinar equipes e garantir que todos conheçam os protocolos de emergência.

Equatorial Maranhão firma parceria com poder público e promove campanha de conscientização sobre segurança com pipas

_No primeiro semestre de 2025 foram registradas 1.516 ocorrências de pipas na rede elétrica no estado, sendo 516 delas só em São Luís_

Empinar pipas é uma brincadeira divertida, porém, quando praticada de forma inadequada ou em locais inapropriados, como perto da rede elétrica, a diversão se torna perigosa, já que pode causar acidentes graves, além de prejudicar o fornecimento de energia.

Com foco na segurança da população e no comportamento, nesta terça-feira (12), representantes da Equatorial Maranhão se reuniram com o Corpo de Bombeiros, Procon-MA e Guarda Municipal de São Luís, na sede da Distribuidora, na capital, onde foi firmada uma parceria com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os riscos de empinar pipa perto da rede elétrica. Além disso, foram discutidos os perigos do uso indevido do cerol e da “linha chilena” que, apesar de ser proibido por Lei, é uma prática comum no estado, que tem causado diversos acidentes graves com a população, além de afetar o fornecimento de energia.

Segundo levantamento da Equatorial Maranhão, só no primeiro semestre de 2025, já foram registradas 1.516 ocorrências de pipas em contato com a rede elétrica no estado, que afetaram o fornecimento de energia. No mesmo período de 2024, foram 1.051 ocorrências, o que mostra que 2025 teve um crescimento de 44,24% no número de casos. São Luís lidera o ranking com o maior número de registros, com 516 ocorrências no primeiro semestre de 2025, contra 306 no mesmo período do ano passado, um crescimento de 68,62%.
Durante o evento, o Superintendente Regional da Distribuidora, Sergio Carvalho, apresentou esses números e traçou estratégias para conscientizar a comunidade e mitigar esse tipo de ocorrência. “Fizemos um encontro importante de aproximação entre o poder público e privado, onde juntos vamos promover uma campanha em prol da segurança de todos, para diminuir essas estatísticas e sensibilizar a população, com ações educativas, blitz informativas nos locais de maior incidência de ocorrências, mapeamento e sinalização dos locais seguros para praticar a brincadeira, além de fiscalizações para coibir a comercialização e o uso indevido da ‘linha chilena’ e do cerol”, informou o superintendente.

O Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), Coronel Célio Roberto, apoiou a iniciativa e ratificou a importância da campanha. “Estamos com um problema muito sério no Maranhão, principalmente em São Luís, que é o uso da ‘linha chilena’ e do cerol. A prática é proibida por Lei Estadual e pode causar acidentes graves, como cortes e mutilações, além de choques elétricos, nos casos em que essa linha entra em contato com a rede de energia. Queremos contar com o apoio de todos, para que atendam a esse chamamento da campanha e ajudem a salva vidas”, alertou o comandante.

No mês de julho deste ano, no bairro Forquilha, em São Luís, uma pipa com “linha chilena” quase partiu cabos de alta tensão de 69 mil Volts, o que poderia afetar mais de 30 mil clientes na região. Além de comprometer o fornecimento, caso os cabos tivessem partido e caído ao solo, o risco de acidente seria grande, por se tratar de uma área residencial.

Ainda no mês de julho, um jogador de futebol do time MAC foi ferido no pescoço por uma linha de pipa com material cortante, durante um jogo no Estádio Castelão, em São Luís. O ocorrido reacendeu o alerta para o perigo do uso criminoso desse tipo de linha, que oferece risco à população e já causou diversos acidentes, inclusive fatais, não só no Maranhão, mas em todo o país.

*Uso de cerol e de linhas cortantes é crime*

Ainda muito utilizado nas pipas, o “cerol” — material aplicado na linha — representa um fator de risco por conter raspas de vidro e pó metálico em sua composição. Além de comprometer a segurança da população, ele também se torna um condutor de eletricidade. É importante ressaltar que o uso do cerol é proibido pela Lei Estadual nº 11.344/2020, que veta a comercialização da substância composta por vidro moído e cola.

*Mutirão Pipa Segura*

Como parte das ações da campanha, um mutirão de segurança será realizado ainda este mês, com uma grande mobilização educativa, em São Luís, envolvendo a Distribuidora, o Corpo de Bombeiros do Maranhão, poder público e líderes comunitários, que vão para as comunidades informar sobre as práticas seguras de empinar pipa e alertar sobre os perigos quando a brincadeira é feita de forma inadequada ou em locais inapropriados.

A ação faz parte do movimento “Vc + Seguro” e tem como objetivo levar mais conhecimento à população, com dicas e orientações essenciais para conscientizar sobre os perigos de empinar pipa perto da rede elétrica e sobre os riscos de usar linhas cortantes, reforçando o compromisso da Distribuidora com a segurança de todos.

Mesmo sendo uma brincadeira, é necessário que, ao praticar a atividade, a população esteja atenta aos cuidados necessários para evitar transtornos. Pensando nisso, a Equatorial Maranhão orienta à população quanto aos riscos e reforça dicas importantes para empinar pipas com segurança:

· Não deixe as crianças empinarem pipas perto da rede elétrica. O recomendado é estarem em locais descampados, como praias e campos, e sempre supervisionadas por adultos;
· Se a pipa ficar presa na rede elétrica, jamais tente resgatá-la com varas ou de qualquer outra forma, pois isso representa risco de choque elétrico;
· Atenção à intensidade dos ventos, pois quanto mais fortes, maior a possibilidade da pipa ser lançada contra a rede elétrica;
· Não utilize cerol e “linha chilena”: além de proibidos, esses materiais podem causar acidentes graves;
· Atenção ao clima: dias de chuva, especialmente com raios, são perigosos para essa prática;

A Equatorial Maranhão reforça que, em caso de acidentes envolvendo a rede elétrica, a orientação é que as pessoas não se aproximem de fios e cabos, que não toquem em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica e chamem o socorro por meio do SAMU (192), Corpo de Bombeiros (193), além de ligar para a Equatorial Maranhão, na Central 116, para que as equipes desliguem a rede elétrica, quando necessário.

*Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão*

Você sabe o que é Desligamento Programado?

Você sabe o que é Desligamento Programado?

Entenda mais sobre o aviso antecipado da Equatorial Maranhão

O Desligamento Programado, como é conhecido, são interrupções realizadas pela Equatorial Maranhão que garantem um funcionamento eficaz da rede elétrica em todo o Maranhão. Essas ações preventivas são cuidadosamente planejadas pela Distribuidora para que as equipes trabalhem de forma segura em manutenções e na expansão da rede, permitindo a continuidade, a qualidade e a confiabilidade no fornecimento de energia elétrica.

Entre as principais atividades oferecidas durante o desligamento estão: a substituição de postes e equipamentos da rede, como transformadores e cabos, podas preventivas de árvores próximas à rede elétrica, entre outros serviços avaliados pela Distribuidora. Para que cada atividade seja realizada de forma precisa, é necessário planejamento e um cronograma próprio, com dias e horários definidos previamente.

O Gerente de Relacionamento da Equatorial Maranhão, Renato Mendes, destaca que essas atividades são fundamentais para o bom funcionamento do sistema elétrico.

“O Desligamento Programado é essencial para oferecer um serviço mais seguro e eficiente, tanto no fornecimento de energia quanto na própria rede elétrica. Esses serviços também possibilitam a expansão da rede para atender novos clientes, ocasionalmente exigindo interrupções programadas para interligar trechos novos e antigos. Esse trabalho é essencial para manter a qualidade do fornecimento de energia para todos”, comenta.

Quando há necessidade de realizar interrupções programadas no fornecimento de energia, a Equatorial Maranhão avisa antecipadamente seus clientes, enviando cartas com data, horário e local do desligamento. A empresa também reforça a comunicação por meio de rádios, carros de som e em seu site oficial (www.equatorialenergia.com.br), onde o consumidor pode consultar facilmente as programações filtrando por município.

É importante ressaltar que, em casos de demandas emergenciais, o Desligamento Programado pode ser temporariamente adiado. Diante deste cenário, a Equatorial Maranhão informará uma nova data para que os clientes possam se organizar devidamente.

Ações como o Desligamento Programado fazem parte do conjunto de estratégias da Equatorial para garantir um fornecimento de energia seguro e confiável, mantendo a qualidade do serviço e promovendo o desenvolvimento da comunidade.

*Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão*