Blog do Daniel Sousa Codó - Jornalismo Verdade

Dia do Leiturista: Equatorial Maranhão celebra profissão essencial para os processos da energia elétrica

No dia 20 de julho é celebrado o Dia do Leiturista, data dedicada ao trabalho essencial dos agentes responsáveis pelos medidores de energia elétrica em todo o estado. A Equatorial Maranhão comemora a dedicação destes profissionais, que garantem a precisão da leitura do consumo de energia de milhares de maranhenses.

Atuando nas ruas, bairros, comunidades e zonas rurais, os leituristas são a ponte direta entre a Distribuidora e seus mais de 2,8 milhões de clientes. Enfrentando sol, chuva, terrenos desafiadores e longas distâncias, esses profissionais exercem um papel fundamental na operação do sistema elétrico com comprometimento e responsabilidade.

Para Pablo Jean, leiturista da Ceneged, empresa que presta serviços para a Equatorial Maranhão, ser leiturista é um elo que aproxima ainda mais a Distribuidora do consumidor. “A nossa função não é só garantir a leitura do consumo e entrega da conta. Muitas vezes, ajudamos a esclarecer dúvidas do dia a dia, principalmente de pessoas idosas que não conseguem entender os componentes da conta ou até mesmo não sabem ler. Por isso, ser comunicativo e proativo faz toda a diferença em nosso trabalho diariamente”, destacou Pablo.

Atuando na capital do estado e em cidades vizinhas, Pablo conta ainda sobre os desafios e cuidados necessários que fazem parte da sua rotina. “Fico sempre atento ao ambiente. Um bom dia ou boa tarde pode abrir portas e trazer mais segurança. O cuidado com a nossa integridade precisa andar junto com o compromisso profissional”, declarou.

Além das leituras dos medidores, esse profissional executa diversas atividades essenciais para os processos da Distribuidora, como a atualização de cadastros dos clientes, visando identificar potenciais beneficiários da Tarifa Social. Tirar dúvidas, reforçar os canais de atendimento e ainda identificar problemas nas instalações, observando oportunidades de melhorias para o serviço que a Distribuidora presta aos consumidores, também fazem parte da rotina, já que eles têm contato mais próximo com os clientes.

A Equatorial reconhece e valoriza o trabalho dos leituristas, profissionais essenciais para o bom funcionamento do setor elétrico. Com dedicação e compromisso, eles garantem que milhares de clientes tenham acesso à informações precisas sobre o consumo de energia, sempre com um atendimento humanizado e atencioso. Aos leituristas, a Distribuidora agradece pelo profissionalismo e por contribuírem diariamente para levar energia e qualidade de vida à população.

*Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão*

Codó realiza a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social

Nos dias 15 e 16 de julho, foi realizada em Codó a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social. O evento é uma realização dos Conselhos Municipal, Estadual e Nacional de Assistência Social, com apoio da Prefeitura Municipal de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Segurança Alimentar.

A reunião aconteceu no auditório da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, onde estiveram presentes a secretária municipal de desenvolvimento social Rosa Vasconcelos, trabalhadores do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), representantes de entidades, ONGs e organizações sociais, sociedade civil, representantes do poder público, conselheiros do Conselho Municipal de Assistência Social e demais Conselhos.

Com o tema “Construção, Proteção Social e Resistência”, a Conferência celebrou 20 anos do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, com o objetivo de refletir e avaliar coletivamente os avanços alcançados, identificar desafios, e formulação de propostas que garantam o fortalecimento do SUAS na perspectiva da valorização dos trabalhadores, da participação dos usuários e da qualificação dos serviços, programas, projetos e benefícios”, além de eleger delegados para a XVI Conferência Estadual de Assistência Social.

Durante os dois dias de evento, foram realizadas apresentações e palestras, bem como a execução de trabalhos em grupo, onde os participantes debateram coletivamente os rumos da Assistência Social no município de Codó, a partir de experiências vividas, desafios enfrentados e expectativas de melhorias.

A realização da 13ª Conferência Municipal de Assistência Social em Codó promoveu a construção de políticas públicas direcionadas à Assistência Social através de debates e avaliações, visando propor e implementar melhorias no município.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Codó

Ampliação da frota escolar: Prefeito Chiquinho FC recebe novo ônibus escolar para a Zona Rural de Codó

Nesta quinta-feira (17), o prefeito Chiquinho FC (PT) cumpriu mais um compromisso com o município de Codó voltado à educação: a aquisição de um novo ônibus escolar que será utilizado para o transporte dos estudantes da zona rural.

O ônibus escolar foi adquirido através do programa “Caminho da Escola” do Governo Federal, que tem o objetivo de garantir o acesso e a permanência dos alunos na escola, especialmente aqueles que residem em áreas rurais ou de difícil acesso.

O veículo conta com tração nas quatro rodas, ar-condicionado e 44 assentos, promovendo conforto e dignidade para o transporte dos estudantes. Possui um assento com elevador adaptado para alunos com deficiência física que utilizam cadeira de rodas, garantindo acessibilidade e segurança durante a viagem.

O secretário municipal de educação, Ricardo Torres, ressaltou a importância da aquisição do ônibus para reforçar o transporte escolar no município, garantindo frequência regular e pontual dos alunos da zona rural às aulas e atividades escolares.

“A educação de Codó é baseada em mobilidade, temos 90 escolas situadas na Zona Rural com aproximadamente 85km de distância da sede. Vimos que em anos anteriores, a falta de transporte prejudicou o desenvolvimento da educação, pois os alunos deixaram de ir à escola e as famílias perderam a fé de que a educação funcionava, porque não havia regularidade na entrega do transporte. Estamos dando passos em busca de qualidade para garantir transformação na vida dos estudantes, através da educação.”, destacou o secretário.

O prefeito Chiquinho FC (PT) reforçou o apoio do Governo Federal e asseverou que continuará buscando recursos para implementar melhorias na educação do município.

“Para mantermos a frequência escolar dos alunos da zona rural de forma regular, precisamos de mais veículos e continuaremos trabalhando em parceria com o Governo Federal para providenciar melhorias e avanços para a educação em Codó.”, afirmou o prefeito.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Codó

Prefeitura de Codó promove solenidade de posse para Presidentes eleitos dos Grêmios Estudantis

A Prefeitura Municipal de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, promoveu na terça-feira (15), uma cerimônia de posse e reconhecimento dos presidentes eleitos dos Grêmios Estudantis no município.

A solenidade aconteceu no Salão Nobre da Prefeitura e contou com a presença do prefeito Chiquinho FC (PT), do secretário municipal de Juventude Valdeci Calixto, os presidentes dos grêmios e membros da comunidade escolar.

Os Grêmios Estudantis são organizações de alunos dentro das escolas que visam representar os interesses dos estudantes, promovendo atividades culturais, desportivas, sociais e de cidadania, além de colaborar na gestão escolar. São espaços de aprendizagem, cidadania e convivência, onde os alunos podem exercer seu direito de participação e organização.

Durante a cerimônia, o prefeito Chiquinho FC realizou a entrega do Certificado de Reconhecimento aos jovens eleitos, reconhecendo seus papéis e contribuição em suas comunidades na construção de políticas públicas voltadas à juventude no município de Codó.

A Secretaria Municipal de Juventude viabilizou o suporte necessário para a realização das eleições, assegurando a transparência no processo eleitoral. Após o resultado, 6 novos Presidentes foram eleitos nas escolas de Ensino Médio com a missão de conduzir melhorias institucionais e parceria a gestão municipal.

Os Presidentes eleitos:

Giovana Galvão da Silva
Centro de Ensino Complexo Renê Bayma

Gabriel Leal Magalhães
IFMA – Campus Codó

Thiago Pereira Gaioso
Centro de Ensino Reitor Ribamar Carvalho

Ana Caroliny da Silva Pereira
Centro de Ensino Colares Moreira

Amanda Safira Frazão
Centro de Ensino Lúcia Bayma

Ana Luísa Torres Barbosa
Centro de Ensino Luzenir Matta Roma

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Codó

Equatorial Maranhão orienta sobre o risco de acidentes com veículos pesados próximos à rede elétrica

Veículos de grande porte, como caminhões, caçambas e carros de boi, exigem atenção redobrada ao serem operados próximos à rede de energia

A Equatorial Maranhão tem a segurança com a energia elétrica como um valor essencial e faz um alerta importante aos motoristas sobre a operação de veículos de grande porte que circulam ou operam próximos à fiação elétrica. Veículos com estrutura alta, como caminhões com caçamba, guindastes, tratores e carros de boi, podem representar sérios riscos quando transitam sem a devida atenção em relação à altura da rede de energia. Esses incidentes têm causado não apenas a interrupção do fornecimento de energia, mas também acidentes, que colocam em risco a segurança de motoristas e da comunidade em geral.

Além de danificar a rede elétrica e causar falta de energia para a população, o contato desses veículos com a rede elétrica pode provocar choques, curtos-circuitos e até incêndios. “Qualquer atividade que seja executada nas proximidades da rede elétrica deve ser conduzida de maneira responsável. Os condutores devem observar com atenção se a altura e a largura do veículo permitirão uma distância segura em relação aos fios de energia”, informou o Executivo de Segurança da Equatorial Maranhão, Gabriel Vieira.

Diante disso, a Equatorial reforça o alerta sobre os cuidados necessários ao manobrar veículos de grande porte próximos à rede elétrica e destaca que todos os operadores e trabalhadores que operam esses veículos devem conhecer os riscos e seguir as orientações de segurança para evitar acidentes. Isso inclui o respeito às normas dos fabricantes sobre distâncias seguras.

Confira as principais orientações de segurança:

• Mantenha, no mínimo, 3 metros de distância entre o veículo e a rede elétrica;
• Ao manobrar caminhões ou outros veículos altos, esteja sempre atento à altura do mesmo em relação à fiação, especialmente durante o carregamento ou descarregamento de materiais;
• Nunca acione a caçamba de caminhões sob a rede elétrica. Verifique o entorno antes de operar e escolha um local seguro ao bascular a caçamba;
• Atenção ao abrir portas que sobem (porta de carro de boi, por exemplo). Portas que abrem para cima podem se aproximar ou tocar nos fios e causar acidentes. Sempre confira se há fiação próxima antes de levantar qualquer parte do veículo;
• Evite estacionar máquinas ou caminhões embaixo da rede elétrica;
• Durante o percurso, atente-se aos estai, que são cabos de aço que auxiliam na fixação de postes e torres ao solo;
• Utilize sempre os equipamentos de proteção adequados e siga as instruções dos fabricantes.
• Nunca suba no caminhão para desenroscar fios. Se o veículo enroscar na fiação, não tente resolver sozinho.
• Em caso de contato com a rede elétrica, o motorista deve permanecer no veículo e acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros (193) e a Equatorial Maranhão (Central 116), para que sejam realizados os procedimentos técnicos e de segurança de desligamento da rede.

*Movimento “Vc + Seguro”*

Medidas de segurança são essenciais para evitar acidentes envolvendo energia elétrica. Pensando nisso, a Equatorial Maranhão realiza o Movimento “Vc + Seguro”, que tem o objetivo de levar informação para a população, com dicas e orientações para educar a comunidade e assim evitar acidentes com a energia elétrica. A campanha de conscientização reforça o compromisso da Distribuidora com a segurança de seus clientes e de toda a população, promovendo ações educativas em escolas e comunidades de todo estado, além de informar a população por meio de veículos de comunicação, como rádios, televisões, jornais, sites, etc.

*Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão*

Prefeitura de Codó promove cerimônia de Premiação Geral dos JECOS 2025

A Prefeitura Municipal de Codó, por meio das Secretarias Municipais de Educação e Esporte, promoveu, nesta quarta (16), uma cerimônia de premiação geral para as escolas campeãs dos Jogos Escolares Codoenses (JECOS 2025).

A solenidade aconteceu no Centro da Juventude, bairro São Francisco, e contou com a presença do prefeito Chiquinho FC (PT), do secretário municipal de esporte e lazer Milson da Gabriela, do secretário municipal de educação Ricardo Torres, do secretário municipal de Juventude Valdeci Calixto, atletas participantes, comunidade escolar e membros da organização dos JECOS.

Com o tema “Esporte Educacional: Uma experiência para a vida toda”, a 34ª edição dos Jogos Escolares Codoenses foi realizada de 31 de maio a 15 de junho em 46 escolas do município, com disputas em 13 modalidade, que reuniram cerca de 4 mil atletas. Foram incluídas atividades adaptadas para alunos com necessidades especiais, garantindo a plena vivência da experiência no esporte e a promoção da inclusão social.

Durante a cerimônia de premiação, foram entregues os troféus para as escolas codoenses campeãs, além de homenagens aos professores, ao prefeito municipal Chiquinho FC e aos secretários municipais de educação e esporte.

De acordo com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, os atletas codoenses que disputaram os Jogos Escolares Regionais na cidade de Caxias conquistaram mais de 80 medalhas: 29 de ouro, 29 de prata e 23 de bronze.

O secretário municipal de Esporte, Milson da Gabriela, destacou a importância da valorização do esporte por meio do apoio e incentivo da gestão municipal.

“Agradecemos à gestão municipal pela oportunidade de fazer história na vida de todos os codoenses, pois o esporte é vida. Estamos homenageando todos os nossos atletas que foram campeões nos jogos escolares codoenses, os que foram campeões gerais de Caxias, além de incentivar os que estão indo para São Luís disputar a etapa maranhense dos jogos escolares.”, destacou o secretário.

O prefeito Chiquinho FC (PT) parabenizou os atletas e reforçou o compromisso com a promoção do esporte no município.

“Temos a honra de entregar os troféus aos nossos jovens campeões e, estamos enviando mais de 300 atletas para São Luís, com todo o suporte dado pelas secretarias de educação e esporte. O município está garantindo toda a logística de transporte, alimentação e acomodação, valorizando o empenho e dedicação da juventude codoense.”, ressaltou o prefeito.

A realização da Cerimônia de Premiação dos Jogos Escolares Codoenses 2025 reforça o compromisso da Prefeitura Municipal de Codó com a valorização do esporte escolar, que é essencial para a formação integral dos alunos, indo além do desenvolvimento físico, destacando a promoção da inclusão, a diversidade, e a importância da saúde e bem-estar.

Chiquinho FC amplia o Sopão da Cidadania da primeira-dama Teresinha Buzar, que há 34 anos atende famílias carentes em Codó

A Prefeitura Municipal de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Segurança Alimentar, em parceria com a Primeira-Dama do município, Teresinha Buzar, inaugurou, nesta terça-feira (15), o projeto Sopão da Cidadania.

A ação foi realizada no bairro São Sebastião, onde estiveram presentes o prefeito Chiquinho FC (PT), acompanhado da primeira-dama Teresinha Buzar, a secretária municipal de desenvolvimento social Rosa Vasconcelos, além de organizadores do projeto e a comunidade.

O objetivo da ação é oferecer alimentação gratuita às famílias em situação de vulnerabilidade, com a distribuição de sopa preparada com muito carinho e solidariedade.

O projeto foi idealizado pela Sra. Teresinha Buzar e vem sendo desenvolvido há 34 anos no município e, agora conta com o apoio do prefeito Chiquinho FC (PT) em sua ampliação e continuidade, garantindo a prática da solidariedade e a promoção da segurança alimentar às pessoas carentes.

A primeira-dama destacou a importância da ação direcionada a quem mais precisa.

É tão gratificante poder ajudar as pessoas. É muito doloroso ver um filho pedir alimento ao pai e ele não ter condições de oferecer. Então, agradeço o apoio do prefeito Chiquinho e a todas as pessoas que contribuíram com a realização deste projeto.”, destacou a Sra. Teresinha.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Segurança Alimentar reforçou o apoio à realização do projeto, destacando o suporte para garantir que a distribuição da sopa chegue a todas as pessoas em situação de insegurança alimentar.

“Gostaríamos de parabenizar o projeto social da Sra. Teresinha que é de grande relevância para a comunidade. Daremos seguimento a esse trabalho tão importante, os CRAS estão dispostos a buscar as pessoas que realmente precisam, para garantir que todas sejam assistidas pelo projeto.”, destacou a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Rosa Vasconcelos.

O prefeito Chiquinho FC ressaltou a importância do projeto para o município e destacou o apoio da gestão em sua realização.

Sabemos que a nossa cidade é carente. Durante o período da campanha, conheci a realidade de muitas pessoas que não tinham nada para comer, em uma situação de total vulnerabilidade. A primeira-dama Teresinha realiza esse trabalho há muito tempo e hoje conta com o apoio da Prefeitura para ampliar o Sopão, pois é uma iniciativa que garante que a nossa sociedade possa viver melhor.”, afirmou o prefeito.

Equatorial Maranhão orienta sobre cuidados com a energia elétrica antes de viajar de férias

_Saiba como deixar sua casa em segurança durante o período de descanso e lazer_

Com a chegada do período de férias, muitas famílias aproveitam para viajar e descansar. No entanto, antes de sair de casa, é fundamental adotar alguns cuidados para garantir a segurança com a energia elétrica e evitar acidentes ou prejuízos.

O Executivo de Segurança da Equatorial Maranhão, Gabriel Vieira, ressalta a importância de medidas simples que podem fazer toda a diferença na prevenção de incidentes envolvendo energia elétrica. “Antes de viajar, é importante pensar na segurança da sua casa. Medidas simples, como desligar os aparelhos das tomadas, ajudam a economizar energia e evitam acidentes. Nossa orientação é sempre reforçar a prevenção, que é a melhor forma de cuidar de todos”, orienta o Executivo.

Outra recomendação importante é verificar se há fios expostos ou danificados e providenciar os devidos reparos com um profissional qualificado ou até mesmo a substituição deles.

Confira mais dicas para curtir o tempo fora de casa com segurança:
• Antes de viajar, retire os aparelhos da tomada. Esse cuidado, além de economizar energia, evita acidentes, pois esses aparelhos caso entrem em curto-circuito podem causar incêndios;
• Mantenha a geladeira funcionando no modo de intensidade mínima. Isso ajuda a reduzir o consumo de energia durante a ausência;
• Não deixe cortinas e tapetes em contato com fios e tomadas, pois, em caso de curto-circuito, eles podem propagar o fogo rapidamente;
• O uso de extensões, benjamins e adaptadores deve ser evitado. Se for preciso ampliar provisoriamente o número de tomadas, dê preferências a filtros de linha certificados pelo INMETRO.

A Equatorial Maranhão, preocupada e comprometida com a segurança da população, promove o movimento “Vc + Seguro”, uma campanha educativa que tem como objetivo ampliar o acesso à informação e conscientizar sobre os riscos e perigos relacionados ao uso da energia elétrica.

Em situações de acidentes com eletricidade, a Distribuidora orienta que a primeira medida deve ser desligar o disjuntor e ligar para a emergência: Corpo de Bombeiros (193) e SAMU (192). Em casos de acidentes em locais externos, envolvendo a rede elétrica, a recomendação é acionar também a Equatorial, por meio da Central 116, para que seja feito o desligamento da energia.

*Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão*

Alunos do Ensino Médio participam de aulão preparatório para o ENEM em Codó

A Prefeitura Municipal de Codó, por meio da Secretaria Municipal da Juventude, realizou no último sábado (12), no auditório do Centro de Ensino Luzenir Matta Roma, um aulão preparatório para os alunos do Ensino Médio que irão realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

A iniciativa faz parte do Aprova Codó 2025, um curso gratuito de preparação para o ENEM, composta por uma equipe de professores de referência em vestibulares do Piauí. São 400 estudantes codoenses beneficiados e 95% dos candidatos fazem parte da rede pública de ensino.

Estiveram presentes na aula, o prefeito Chiquinho FC (PT), o secretário municipal de Juventude Valdeci Calixto, o deputado estadual Francisco Nagib (PSB) e sua esposa Agnes Oliveira, reforçando o compromisso com a educação no município.

Durante a aula, os estudantes tiveram acesso aos conteúdos programáticos das áreas de conhecimento avaliadas no ENEM, tais como Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e por último, Matemática e suas Tecnologias.

Serão 5 meses de aulas e revisões intensivas, tendo como objetivo de estimular a preparação do conteúdo para os estudantes, a fim de promover a aprovação no ENEM e o ingresso na universidade, assegurando um futuro promissor.

Encerramento do Festival Julino reúne milhares de pessoas em Codó

A Prefeitura Municipal de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, realizou neste domingo (13), o encerramento do Festival Julino, que celebrou a tradição junina com apresentações culturais e grandes shows musicais.

Milhares de pessoas lotaram a Praça de São Sebastião para prestigiar a última noite do arraial. Também estiveram presentes no evento, o prefeito Chiquinho FC (PT) acompanhado da primeira-dama Terezinha Buzar, o deputado estadual Francisco Nagib (PSB) com sua esposa Agnes Oliveira, o deputado federal Juscelino Filho (União Brasil), além de lideranças políticas do município e convidados.

A programação do último dia do evento teve início com as apresentações das quadrilhas juninas Cangaceiros do Nordeste, Raízes Nordestinas e Asa Branca do Sertão. Em seguida, a dança portuguesa Supremacia e Ousadia Portuguesa, de Vargem Grande, se apresentou encantando o público com suas coreografias e trajes típicos.

O Bumba Boi Brilho da Terra, de São Luís, encerrou as apresentações no palco de danças Eliene Rolim com uma belíssima apresentação, empolgando o público com suas toadas ao som do ritmo de orquestra.

Os artistas locais Erick Marques, Mary Brandão e Alex Brasil subiram ao Palco Ribinha Muniz, fazendo o esquenta para a chegada da atração nacional com muita animação. A cantora Joelma, principal atração da noite, encerrou com chave de ouro a última noite do Festival Julino de Codó, levando os fãs ao delírio com sucessos que marcaram gerações. A Rainha do Calypso convidou o prefeito Chiquinho FC para dançar no palco, que aceitou o convite e entrou no ritmo da festa, empolgando o público.

Com segurança garantida pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e SAMU, o evento foi exemplo de organização. Além do espetáculo no palco, a estrutura do evento também foi destaque. A Prefeitura garantiu apoio total aos vendedores e barraqueiros com tendas padronizadas e sem custo de estrutura, gerando mais renda e impulsionando a economia local.

O Festival Julino de Codó – A Pegada da Alegria, foi marcado por três dias inesquecíveis de cultura, tradição, música e alegria, se consolidando como um dos maiores e mais organizados do Maranhão.