Agências de Atendimento e postos do E+ Reciclagem estarão fechados
Nesta quinta-feira, 1º de maio, é celebrado o Dia do Trabalhador, uma data que reforça a importância da união da classe trabalhadora e marca a criação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Em razão disso, a Equatorial Maranhão informa que não haverá funcionamento nas Agências de Atendimento Presencial e nos Postos E+ Reciclagem em todo o estado. O atendimento será retomado na sexta-feira (02) no horário normal.
Com o objetivo de agilizar o atendimento de seus clientes na hora de solicitar e pedir informações sobre os serviços prestados pela Distribuidora durante o feriado, a Equatorial Maranhão reforça seus canais digitais de atendimento. As opções disponíveis incluem o site oficial (www.equatorialenergia.com.br), o WhatsApp da Clara, pelo número (98) 2055-0116, a Central de Atendimento 116, que opera 24 horas, e o Aplicativo Móvel, disponível para IOS e Android.
Assistente Virtual Clara – A Assistente Virtual da Equatorial Maranhão está disponível no WhatsApp, pelo número (98) 2055-0116. Por meio dela, os clientes podem solicitar serviços como: Falta de Energia, Consulta de Débitos, Emissão de Segunda via de Fatura, Recebimento de Faturas via WhatsApp e e-mail, entre outros. Também é possível registrar situações de risco à vida de forma rápida e prática, informando casos como fios partidos, fogo na rede elétrica, acidentes com postes, árvores caídas e outras ocorrências críticas diretamente pelo chat da Clara.
Central de Atendimento 116 – Caso prefira ligar, a Central 116 também atende 24 horas, inclusive nos feriados, a ligação é gratuita.
Site Oficial – A Equatorial Maranhão ainda disponibiliza seu site oficial: www.equatorialenergia.com.br, que é uma agência na web e contempla diversos serviços de atendimento.
Aplicativo Móvel – Há ainda o aplicativo móvel da Distribuidora, que é leve e está disponível nas lojas Android e iOS. Basta procurar por “EQUATORIAL ENERGIA” na loja de aplicativo do seu celular.
No último fim de semana, o Instituto Vox Brasil divulgou levantamento para a disputa das duas vagas para o Senado no Maranhão, na eleição que ocorrerá no ano que vem.
O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), que ainda não decidiu se vai ou não deixar o cargo antes do prazo final para disputar a eleição do ano que vem, apareceu na primeira colocação com cerca de 27%.
A pesquisa apresentou uma novidade e surpresa, o deputado federal Aluisio Mendes (Republicanos), que jamais disse que disputaria o Senado, apareceu na segunda colocação com quase 17%. Além de Brandão e Aluisio, apenas o senador Weverton Rocha (PDT) estava na casa dos dois dígitos (16,19%).
O levantamento foi realizado entre os dias 12 e 17 de abril, em 31 cidades do estado, ouvindo 1.050 eleitores, e tem margem de erro de 4,5 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Um ônibus e um carro de passeio se envolveram em um acidente na manhã do último sábado (26) na BR-316, próximo ao município de Peritoró, a cerca de 234 km de São Luís.
Segundo informações, o motorista do ônibus perdeu o controle da direção ao tentar desviar de um veículo que realizava uma ultrapassagem na estrada. Com a manobra, o ônibus saiu para a lateral da pista.
Apesar do susto e do impacto, não houve feridos entre os ocupantes dos dois veículos. As causas do acidente seguem sob investigação.
O prefeito municipal de Codó-MA, Francisco Carlos de Oliveira, no uso de suas atribuições legais, decreta luto oficial de dois (2) dias em todo o município, em razão do falecimento da senhora Eliene Araújo Torres Rolim (Eliene Rolim).
Empresária exemplar, Eliene Rolim foi primeira-dama de Codó entre os anos de 2009 e 2016, além de esposa dedicada do ex-prefeito de Codó e ex-deputado estadual Zito Rolim. Ela faleceu na madrugada deste domingo, 27 de abril, às 5h10, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Maranhense, em São Luís.
A Prefeitura Municipal manifesta profundo pesar e solidariedade à família e aos amigos enlutados pela irreparável perda.
O velório será realizado a partir das 16h deste domingo (27), na residência da família, situada na Rua Mamede Assen, bairro São Sebastião.
Por meio de nota publicada nas redes sociais, a família Araújo Torres Rolim confirmou, neste domingo (27), o falecimento de Eliene Araújo Torres Rolim, conhecida como Eliene Rolim. Empresária e ex-primeira-dama de Codó entre 2009 e 2016, Eliene era esposa do ex-prefeito e ex-deputado estadual Zito Rolim.
Segundo a nota, Eliene faleceu na madrugada deste domingo, por volta das 5h10, na UTI do Hospital Maranhense, em São Luís, após uma batalha de mais de três anos contra o câncer. A família destacou a coragem, fé e serenidade com que ela enfrentou a doença, sempre amparada pelo carinho dos familiares.
Eliene Rolim era mãe da atual vice-prefeita de Codó, Cinthya Rolim, e de seus outros dois filhos, Rômulo e Wellington, além de ser avó carinhosa de Maria Luiza e Marina Amália. A família expressou profunda gratidão pelo apoio recebido e pediu orações neste momento de dor.
O velório de Eliene terá início às 16h deste domingo (27), na residência da família, localizada na Rua Mamede Assen, no bairro São Sebastião, em Codó.
O Ministério Público do Maranhão (MP-MA) instaurou um Inquérito Civil para investigar uma possível irregularidade na compra de um terreno pela Prefeitura de Codó, em 2024, durante a gestão do ex-prefeito Dr. Zé Francisco. A aquisição, que visava a construção de um aterro sanitário municipal, está sendo questionada devido ao possível sobrepreço do imóvel.
Conforme extratos do contrato, o terreno foi adquirido por R$ 364.000,00 (trezentos e sessenta e quatro mil reais), valor considerado suspeito, dado o questionamento sobre o real valor de mercado da propriedade. O MP investiga a possibilidade de que a compra tenha sido feita por um preço acima do valor justo, prejudicando, assim, os cofres públicos e favorecendo interesses privados.
A investigação cita o ex-prefeito Zé Francisco, sua nora Andrea Nicole Veras Neres — que na época era secretária municipal de Meio Ambiente — e o vendedor do terreno. Todos são alvo da apuração que, ao que tudo indica, busca esclarecer os reais responsáveis por essa transação questionável e seus possíveis impactos financeiros para o município.
O promotor de justiça, Raphaell Bruno Aragão Pereira de Oliveira, determinou um prazo inicial de um ano para a conclusão da investigação. Com um histórico já marcado por controvérsias, o ex-prefeito agora se vê no centro de mais uma investigação que pode expor a má gestão e o uso indevido de recursos públicos durante seu governo. O Ministério Público, ao abrir o inquérito, deixa claro que não há espaço para complacência com práticas ilícitas e irá até o fim para garantir que a verdade venha à tona, sem qualquer proteção a quem tenha se beneficiado indevidamente da máquina pública.
Durante dois dias, prefeitos e prefeitas se reuniram em São Luís para debaterem as demandas dos seus municípios com o governador Carlos Brandão, que fez um balanço positivo do evento, destacando as assinaturas de 700 termos de obras que serão executadas em todo o estado. No segundo dia de evento, Brandão recebeu prefeitos no gabinete itinerante montado no local do evento.
Foto Divulgação
O Encontro de Prefeitas e Prefeitos é uma iniciativa do Governo do Maranhão em parceria com a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), com o objetivo de fortalecer a gestão municipalista, promovendo desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida para a população maranhense. O evento aconteceu na quinta-feira, 24, e sexta-feira, 25, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís.
Cerca de 6 mil pessoas incluindo prefeitas e prefeitos, além de vice-prefeitos, secretários municipais, assessores e técnicos, confirmaram inscrição nos dois dias de evento, participando de oficinas, palestras e estandes de todos os órgãos do Governo do Estado para apresentar pontos focais e informações sobre os diversos programas estaduais.
O governador fez um balanço dos dois dias de evento, classificando-o como um sucesso e um modelo a ser repetido para estreitar o diálogo com os gestores municipais, reforçando o municipalismo no estado.
“Tivemos 96% dos prefeitos do Maranhão presentes no evento, discutindo como acessar as políticas públicas e como fazer parcerias com o nosso governo para ações nas áreas da saúde, educação, infraestrutura, assistência social, cidadania e muitas outras. Assinamos 700 termos de obras. Este evento faz parte da nossa política de receber todos os prefeitos e prefeitas para ouvirmos as demandas e levarmos os benefícios que a população precisa”, informou o governador Carlos Brandão.
Os termos de obras assinados contemplam reformas e construção de equipamentos públicos, como unidades de saúde, escolas, restaurantes populares, unidades do Viva/Procon, praças, areninhas esportivas, estações tech, portais de entrada dos municípios entre diversas outras.
“Muitos prefeitos já vieram para o evento com seus projetos elaborados, outros estão em fase de elaboração, mas temos a certeza que todas as ações debatidas nestes dois dias vão revolucionar a vida das pessoas nas cidades. Para fazer um governo justo e solidário o primeiro passo é ouvir os prefeitos”, ressaltou Brandão.
O presidente da Famem também pontuou que o evento será fundamental para o avanço das gestões municipais ao longo dos próximos quatro anos. “O primeiro dia do Encontro de Prefeitas e Prefeitos do Maranhão foi marcado por muito diálogo, troca de experiências e união em torno do fortalecimento dos municípios. Um momento que reforça o espírito de cooperação e compromisso com o municipalismo”, afirmou.
Foto Divulçgação
Gabinete itinerante
Ao todo, 205 prefeitas e prefeitos confirmaram presença no evento. No segundo dia do encontro, o governador Carlos Brandão recebeu os gestores municipais no seu gabinete itinerante, montado no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana.
Entre os prefeitos recebidos esteve Gentil Neto, de Caxias, que falou dos benefícios acordados com o Governo do Maranhão para o município.
“O governador Carlos Brandão já entregou uma ambulância para reforçar o atendimento em saúde. Também foi entregue uma nova viatura para o batalhão de polícia, garantindo mais segurança para a nossa população. A gente conseguiu também Estação Tech, que vai funcionar no farol da educação da cidade. O governo vai fazer o portal de Caxias e levar a Carreta da Mulher com diversos serviços para a população feminina. Outro benefício muito importante que conseguimos foi a duplicação da Avenida Pirajá, uma das mais importantes da cidade”, informou Gentil Neto.
O prefeito Filipe Marreca, de Itapecuru-Mirim, também conversou com o governador Carlos Brandão no gabinete itinerante. “Estamos voltando para Itapecuru-Mirim com uma nova ambulância e com termo assinado para a construção de uma nova praça para embelezar a cidade e dar mais um espaço de lazer para a população. Também será construído um sistema de abastecimento de água para dar mais dignidade para os moradores”, afirmou.
Outros prefeitos que compareceram ao encontro também destacaram a importância da iniciativa. “Como prefeito de primeiro mandato, isso aqui é um exemplo de parceria. Nós temos orientação sobre orçamento, gestão, sobre captação de recursos, como usar esses recursos e, principalmente, de união entre os municípios, o estado e outras instituições públicas”, declarou o prefeito de Grajaú, Gilson Guerreiro.
“O encontro está maravilhoso. Gostei muito de tudo que recebi aqui, essa atuação da Famem e a união entre os prefeitos é muito positiva para nós”, disse a prefeita Juceni Oliveira, de Formosa da Serra Negra.
Foto Divulgação
Visita aos estandes
No segundo dia do evento, o governador Carlos Brandão também visitou os estandes como o da Padaria Artesanal, onde conversou com as beneficiárias do projeto coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes) e que foi lançado no estado por iniciativa da primeira-dama, Larissa Brandão, a fim de fortalecer as ações de combate à insegurança alimentar e impulsionar a inclusão socioprodutiva, a geração de emprego, renda e oportunidades aos maranhenses em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Acompanhado da primeira-dama, Larissa Brandão, do presidente da Famem, Roberto Costa, e da presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, Iracema Vale, o governador também conversou com os servidores estaduais que trabalharam no evento, apresentando os projetos, ações e políticas públicas do Governo do Maranhão aos participantes.
Durante a solenidade de abertura do Encontro de Prefeitos e Prefeitas do Maranhão, o governador Carlos Brandão, o presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) e prefeito de Bacabal, Roberto Costa, e o presidente da Junta Comercial do Estado do Maranhão (Jucema), Sérgio Sombra, assinaram o termo de adesão ao programa Maranhão Digital que beneficiará os 217 de municípios maranhenses.
A iniciativa visa modernizar a gestão pública municipal permitindo o compartilhamento da base de dados da Jucema, assim como a emissão automática de licenças para os empreendedores sem custos para as prefeituras.
Para obter acesso à base de dados da Jucema, as prefeituras precisam formalizar sua adesão ao convênio e assim ter informações estratégicas sobre o perfil empresarial local, fundamentais para planejar investimentos e implementar políticas de geração de emprego e renda mais eficazes.
De acordo com o presidente da Jucema, Sérgio Sombra, essa etapa do Maranhão Digital fortalece as prefeituras com ferramentas práticas para agilizar a emissão e renovação de licenças, atraindo investimentos e gerando emprego. “A partir de agora todos os 217 municípios maranhenses estão aptos a aderir a essa facilidade coordenada pela Junta Comercial”, explicou o gestor.
A meta é que, até dezembro de 2025, todos os municípios estejam compartilhando sua base de dados e emitindo licenças exclusivamente pelo Maranhão Digital, transformando a gestão pública e impulsionando o desenvolvimento econômico no estado.
A Prefeitura Municipal de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início à Campanha de Vacinação contra a Influenza. A partir de agora, a imunização passa a integrar o calendário de vacinação de rotina para três grupos prioritários: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e idosos.
A vacinação já está disponível em todas as unidades de saúde do município. O objetivo é proteger a população mais vulnerável contra o vírus da gripe, reduzindo complicações, internações e mortes relacionadas à doença.
A gestão municipal reforça o convite à população para que procure o Posto de Saúde mais próximo, leve um documento oficial e, se possível, a caderneta de vacinação.
Proteja-se e cuide de quem você ama! Para mais informações, entre em contato com a Secretaria Municipal de Saúde.
A Secretaria Municipal de Saúde de Codó realizou, nesta sexta-feira (25), uma capacitação em Pré-Natal voltada para enfermeiros e dentistas da rede municipal. A iniciativa teve como objetivo qualificar esses profissionais para o acompanhamento periódico e contínuo das gestantes, assegurando um cuidado integral durante toda a gestação e contribuindo para a redução da mortalidade materna e neonatal.
O treinamento foi realizado no auditório da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e contou com a participação de cerca de 100 profissionais, entre enfermeiros, dentistas e membros da comunidade acadêmica.
O Pré-Natal é o acompanhamento de saúde da gestante e do bebê, essencial para garantir uma gravidez saudável, monitorar o desenvolvimento fetal e detectar precocemente possíveis complicações. Oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o atendimento deve ser iniciado assim que a gravidez for confirmada, com a realização de no mínimo seis consultas médicas, além de exames físicos, laboratoriais e de imagem, conduzidos por um obstetra.
Além do acompanhamento médico, é fundamental que a gestante tenha acesso ao Pré-Natal odontológico, com consultas regulares ao dentista. Esse cuidado visa preservar a saúde bucal da gestante, evitando que infecções e doenças periodontais prejudiquem a gestação. A ausência desse acompanhamento pode resultar em complicações como parto prematuro ou o nascimento de bebês com baixo peso.
“A realização dessa capacitação é fundamental para garantir que as gestantes recebam um Pré-Natal de qualidade e humanizado nas Unidades Básicas de Saúde. É essencial que tenham acesso não só às consultas e exames, mas também ao atendimento odontológico. Sabemos que, por questões culturais, muitas mulheres ainda têm receio de procurar um dentista durante a gestação, mas esse cuidado é indispensável para uma gravidez saudável e segura”, destacou Luciana Lobão, coordenadora da Saúde da Mulher.