Blog do Daniel Sousa Codó - Jornalismo Verdade

Empresário de Coroatá é preso em Operação da Polícia Civil contra roubo de combustíveis

Arma de fogo apreendida.

A polícia civil do Maranhão deflagrou, nesta segunda-feira (02), uma ação intitulada de “Operação Estorno”, com o objetivo de dar cumprimento a mandados de prisão e de busca e apreensão domiciliar contra investigados por roubo de carga de combustível. Tais mandados foram cumpridos em cidades do Maranhão e Tocantins.

De acordo Departamento de Combate ao Roubo de Cargas (DCRC/SEIC), as investigações tiveram início no ano de 2023, a partir do roubo de uma carga de combustível avaliada em R$ 115.000,00 (cento e quinze mil reais), fato ocorrido em 08 de setembro de 2023, entre os municípios de Capinzal do Norte e Santo Antônio dos Lopes. Na oportunidade, o motorista foi feito refém por várias horas enquanto a carga e o veículo eram desviados para um local seguro para os criminosos.
Durante a ação foram cumpridos dois mandados de prisão temporária e um mandado de busca e apreensão domiciliar. Na cidade de Coroatá, um homem de 40 anos foi alvo de um dos mandados. O mesmo, que é empresário, também foi autuado em flagrante pelo crime de posse irregular de arma de fogo, pois em seu endereço os policiais encontraram um revólver calibre 38 e munições. Na cidade de Colinas de Tocantins, no estado do Tocantins, um homem de 47 anos também foi alvo de um mandado de prisão. 
Durante o cumprimento dos mandados, as equipes policiais apreenderam documentos e dispositivos eletrônicos, que serão analisados com o intuito de identificar possíveis outros integrantes do esquema criminoso; foi apreendido também um veículo de luxo. A operação, que foi coordenada pelo DCRC, contou com apoio da delegacia regional de Codó, delegacia de Coroatá e das polícias militar dos Estados do Tocantins e Pará. Os presos foram conduzidos às delegacias das respectivas cidades, para a formalização dos procedimentos legais e posteriormente encaminhados ao sistema penitenciário, onde permanecerão à disposição da Justiça.
Da Ascom PCMA.

Equatorial Maranhão alerta para os cuidados com a energia elétrica em áreas rurais

_Trabalhadores do campo estão em 3° lugar no ranking de vítimas fatais por choques elétricos_

Durante o último mês, a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (ABRADEE), promoveu a 18ª Campanha Nacional de Segurança para a Prevenção de Acidentes com a Rede Elétrica, chamada “Agosto Vermelho”. Com o slogan “Luz, prevenção, ação! Juntos pela nossa segurança com a rede elétrica”, a ação também contou com o apoio da Equatorial Maranhão, que reforçou práticas de segurança com energia ao longo do ano.

Segundo a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (ABRACOPEL), as áreas rurais e naturais ocupam o 3° lugar no ranking de acidentes com choque elétrico por local, em 2023. Ainda de acordo o levantamento, os trabalhadores rurais e agrícolas estão em 3° lugar no número de vítimas fatais por choques elétricos.

Pensando nisso, a Equatorial Maranhão destaca alguns cuidados que devem ser tomados, principalmente em áreas rurais:

• Em caso de acidente com o trator envolvendo a rede elétrica, acione imediatamente a Equatorial Maranhão, na Central 116. O ideal é só descer do veículo depois que a rede estiver desligada;
• Atenção ao passar com o trator ou colheitadeiras perto da rede elétrica porque, em caso de proximidade ou contato com a rede, uma descarga elétrica pode ser fatal.
• Torres, postes e os cabos de aço de estai do poste, demandam atenção para quem utiliza veículos e máquinas nas áreas de colheita. Fique sempre atento e mantenha uma distância segura;
• Cuidado ao manobrar qualquer tipo de veículo ou equipamento com as hastes levantadas, ou quando bascular a caçamba do caminhão, mantenha sempre distância da rede, evite acidente;
• Na irrigação, nunca direcione os jatos de água para a rede elétrica.

Para o Executivo de Segurança da Equatorial Maranhão, Gabriel Vieira, árvores em contato com a rede elétrica também oferece risco de acidentes em áreas rurais e comprometem o fornecimento de energia elétrica. “É importante adotar medidas de segurança para evitar que os galhos toquem a rede elétrica. Sempre busque profissional habilitado para realizar a poda, em casos de árvores em propriedades particulares. Não realize podas em dias de chuva, pois, além do risco envolvendo a eletricidade e até possíveis descargas atmosféricas, os ventos fortes podem causar a queda da árvore e fazer com que os galhos se aproximem da rede. Mantenha uma distância segura da rede elétrica durante a realização da atividade. Tome cuidado também para que os galhos cortados não caiam sobre a rede. Ao plantar novas árvores de grande porte, escolha locais distantes da rede elétrica. Esses cuidados são importantes, previnem acidentes e outros transtornos”, ressaltou o executivo.

A Equatorial Maranhão destaca ainda que está à disposição de todos os clientes em seus canais de atendimento e que, em casos de galhos caídos ou apoiados na rede elétrica, a Distribuidora deve ser acionada por meio do site www.equatorialenergia.com.br, com a Clara, no WhatsApp (98) 2055-0116, pela Central de Atendimento 116 ou ainda nos postos de atendimento presenciais.

*Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão.*

Pesquisa da BMO aponta vitória de Chiquinho FC e Cinthya Rolim com diferença de 10 pontos percentuais a frente do segundo colocado

CHIQUINHO FC E CINTHYA ROLIM

O Blog do Jorge Aragão contratou o Instituto BMO (Brasil Marketing e Opinião) para fazer um levantamento do cenário atual em Codó-MA para as eleições de 2024.

A pesquisa apontou que o empresário Chiquinho FC (PT) vai liderando a disputa com uma boa vantagem contra o atual prefeito de Codó, Zé Francisco (PSDB), que aprece na segunda colocação.

Chiquinho FC teria 38,2% contra 28,9% de Zé Francisco, o que significa uma vantagem de cerca de 10 pontos. Na terceira colocação aparece o ex-prefeito Biné Figueiredo (União Brasil) com 20,5%. Os demais não alcançaram 2%. Ainda teríamos 4,5% que pretendem votar branco/nulo e 5,4% ainda não sabem ou não respondeu.

Rejeição – O levantamento também quis saber a rejeição dos candidatos e o atual prefeito Zé Francisco apareceu como o mais rejeitado entre os candidatos. Seriam 47,8% que disseram não votar em Zé Francisco, enquanto que 25,5% afirmaram não votar em Chiquinho FC. Os outros dois mais rejeitados no levantamento foram Guilherme Oliveira (Podemos) com 6,5% e Biné Figueiredo 5,1%.

Estimativa de vitória – A pesquisa quis saber do eleitor, independente do voto ou de preferência, quem será o vencedor das eleições de 2024 para à  Prefeitura de Codó. A maioria 42,4% acredita que Chiquinho FC será o novo prefeito de Codó, enquanto que 31,6% acreditam na reeleição do atual prefeito e 20,5% disseram que o vencedor será Biné Figueiredo.

Gestão Zé Francisco – O BMO também quis saber do eleitor a opinião sobre a gestão do atual prefeito Zé Francisco. A maioria dos codoenses, 55,3%, desaprovam a administração atual, enquanto que apenas 38,5% disseram aprovar a gestão Zé Francisco.

A pesquisa BMO ouviu 550 eleitores, entre os dias 26 e 28 de agosto, e foi registrado no MA-09778/2024. O levantamento tem margem de erro de 4,16% para mais ou menos e 95% de intervalo de confiança.

É aguardar e conferir, mas pela pesquisa BMO, Chiquinho FC será o novo prefeito de Codó.

FONTE: Blog do Jorge Aragão

Candidato a prefeito Chiquinho da FC e a vice Cinthya Rolim faz caminhada e corpo a corpo com eleitores no centro comercial de Codó

Na manhã desta segunda-feira (2), a caravana do 13 passou pelo centro comercial de Codó. Chiquinho da FC (PT) e Cinthya Rolim (PV) .

A caminhada teve início no início da Rua Afonso Pena de Codó. Durante o percurso, Chiquinho da FC cumprimentou eleitores e foi de loja em loja, conversando com comerciários e empresários. Dentre as propostas apresentadas, Chiquinho da FC falou sobre investimentos na infraestrutura, segurança pública, saúde e educação.

Dezenas de militantes e correligionários, carregando bandeiras de vários partidos coligados, seguiram pela principal via do comércio. “Com esta grandiosa caminhada estamos dando a largada para mais uma campanha, que se Deus quiser, será vitoriosa. Chegamos ao momento de conversar e mostrar o que fazer das muitas ações e dos avanços que realizaremos na cidade, porque Codó não pode ficar como está ”, disse Chiquinho.

Parecer do MPE derruba contestações do PRD e confirma candidatura de Chiquinho FC

Chiquinho FC

O Ministério Público Eleitoral manifestou-se favorável ao deferimento do registro de candidatura de Chiquinho FC para a prefeitura de Codó, após uma impugnação apresentada pelo Partido Renovação Democrática (PRD). A decisão foi proferida pelo promotor Dr. Weskley Pereira de Moraes diante das alegações de inelegibilidade levantadas pelo PRD.

O PRD contestou a candidatura de Chiquinho FC com base em duas principais questões: a ausência de certidões criminais e a falta de comprovação de escolaridade. No entanto, o promotor concluiu que não havia evidências de inelegibilidade.

A análise revelou que a certidão criminal da Justiça Federal, exigida pelo partido, ainda não havia resultado em condenação, e que a ausência de condenações transitadas em julgado ou por decisão colegiada foi confirmada.

Além disso, o promotor considerou válida a apresentação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de Chiquinho FC como prova de escolaridade, argumentando que a CNH é emitida após aprovação em testes que comprovam a capacidade de leitura e interpretação. O MPE também destacou a declaração escolar que comprova que o candidato cursou até a 6ª série do Ensino Fundamental.

O parecer favorável ao deferimento do registro de candidatura reafirma a elegibilidade de Chiquinho FC, que agora aguarda a decisão final do juiz eleitoral.

Leia o parecer:


Chiquinho FC fez corpo a corpo em Cajazeiras

Chiquinho FC fez corpo a corpo em Cajazeiras

No último domingo, o candidato Chiquinho FC visitou o distrito de Cajazeiras onde visitou as residências e fez uma grande caminhada com apoiadores da região.

Chiquinho FC lamentou a situação de abandono em que vive o distrito.

Para ele, o atual prefeito estar sendo perverso com a maioria dos moradores. Durante sua andança pediu a todos fé na mudança.

Maranhão gera mais de 2,5 mil empregos formais em julho

Foto: Reprodução

O Maranhão registrou, em julho, a abertura de 2.573 novos postos de trabalho formais, segundo dados do Novo Caged, divulgados na quarta-feira, 28 de agosto, pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

No acumulado do ano, entre janeiro e julho, o estado registra 13.628 novos empregos formais. O Maranhão ajudou o país a atingir a marca de mais de 1,49 milhão de novos postos formais neste ano, o que significa mais do que o Brasil registrou nos 12 meses de 2023, quando foram abertas cerca de 1,46 milhão de vagas.

Todos os cinco grandes grupamentos de atividades econômicas tiveram saldos positivos no Maranhão em julho, com destaque para o setor da Construção (857 vagas), seguido por Indústria (711), Comércio (540), Serviços (432) e Agropecuária (33).

A capital, São Luís, foi a cidade maranhense com maior saldo positivo de empregos criados: 802, o que contribuiu para elevar o estoque na cidade a um total de 316,7 mil pessoas formalizadas. Na sequência dos maiores saldos de julho no Maranhão aparecem as cidades de Imperatriz (208 vagas), Igarapé do Meio (182), Barreirinhas (154) e Paço do Lumiar (123).

Brandão entrega 176º Restaurante Popular no Maranhão

A rede de Restaurantes Populares do Maranhão, a maior da América Latina em segurança alimentar, agora conta com mais uma unidade, a 176ª, inaugurada pelo governador Carlos Brandão nesta sexta-feira (30), em Santa Helena, município localizado na microrregião da  Baixada Maranhense. Com a unidade entregue em Santa Helena, a rede de Restaurantes Populares já alcança 159 dos 217 municípios do Maranhão. Ou seja, cerca de 81% das cidades maranhenses já são beneficiadas com equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional, entre Restaurantes Populares e Cozinhas Comunitárias.

O governador Carlos Brandão ressaltou que os Restaurantes Populares e outras ações sociais desenvolvidas pelo Governo do Estado ajudaram a retirar cerca de 1 milhão de pessoas da extrema pobreza no Maranhão. “O Restaurante Popular é um programa de segurança alimentar. Nós conseguimos, com vários programas sociais, tirar cerca de 1 milhão de pessoas da extrema pobreza. Isso mostra que estamos no caminho certo, já são 76 [restaurantes inaugurados] só no nosso governo, e em dezembro, no Natal, nós queremos inaugurar o Restaurante de número 100 [da atual gestão]”, frisou Brandão.

Nos Restaurantes Populares são servidos café da manhã, almoço e jantar, de segunda-feira a sábado. As refeições nutricionalmente balanceadas são comercializadas a preços simbólicos, sendo o café da manhã a R$ 0,50 e o almoço e a janta a R$ 1,00 cada.

Já as Cozinhas Comunitárias fornecem almoço gratuito a pessoas em vulnerabilidade social, cadastradas por Centros de Referência da Assistência Social (Cras). “Vamos levar o programa de Restaurantes Populares para todos municípios, para garantir alimentação de qualidade, com valor simbólico para toda a população, em especial para as populações de baixa renda”, afirmou Brandão.

Orientação nutricional – Os equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional do Governo do Maranhão também vêm sendo utilizados para a oferta de avaliações e orientação nutricional, iniciativa que já beneficiou mais de 10 mil pessoas. Agricultores familiares também são beneficiados pela rede de Restaurantes Populares, por meio da compra dos seus produtos agrícolas, pelo Governo do Maranhão, para produção das refeições servidas.

Assim como o programa de Restaurantes Populares, essas ações são coordenadas pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes). O titular da pasta, secretário Paulo Casé, citou como exemplo de iniciativa integrada à rede de segurança alimentar do Maranhão, o projeto Padaria Artesanal, lançado pela primeira-dama do Estado, Larissa Brandão.

“Mais um grande equipamento sendo lançado, que hoje não é só acompanhamento nutricional, não é só o fornecimento de uma refeição de qualidade, mas os nossos Restaurantes Populares estão iniciando a capacitação de várias famílias para a inclusão socioprodutiva, por meio de um grande programa, que é o Padaria Artesanal”, pontuou Casé.

O prefeito de Santa Helena, Zezildo Almeida, agradeceu à iniciativa, que agora chega a sua cidade, ressaltando o perfil municipalista da atual gestão estadual. “O governador Carlos Brandão é municipalista e ele precisa de uma equipe forte, que realmente leve o trabalho para os municípios, que muito precisam. Nossa gratidão eterna ao governador Carlos Brandão”, afirmou.

A zeladora Silvanilda Barros mora em Santa Helena e acredita que o equipamento vai beneficiar especialmente as pessoas com menor poder aquisitivo. “Eu achei muito bom. Muita das vezes tem pessoas que não têm condições de comprar comida e a R$ 1,00 fica muito fácil. Vai mudar muita coisa. Vai melhor muito e a comida é boa demais”, opinou.

Mais pavimentação – Além da inauguração do Restaurante Popular, durante a agenda em Santa Helena o governador Carlos Brandão também autorizou novo investimento estadual na cidade, com a assinatura da Ordem de Serviço para obras de recapeamento asfáltico em vias urbanas do município, ação que será executada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra).
Ao todo, foi autorizada a pavimentação de 5 km de vias urbanas de Santa Helena, investimento avaliado em R$ 4,125 milhões. “Aproveitei para anunciar 5 km de asfalto. Era um compromisso antigo que eu tinha com a população e hoje estamos cumprindo, para melhorar a mobilidade urbana dentro da cidade”, informou o governador.

Com salário mínimo de R$ 1.509, governo encaminha Orçamento de 2025

A proposta do governo para o Orçamento de 2025 apresenta um aumento no salário mínimo, que passará a ser de R$ 1.509, representando um acréscimo de R$ 97 em relação ao valor atual de R$ 1.412.

Além disso, o orçamento de 2025 indica que será o segundo ano consecutivo sem ajustes no Bolsa Família. Essas previsões estão detalhadas no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) que o governo enviará ao Congresso nesta sexta-feira (30). Vale ressaltar que esses números ainda poderão ser atualizados até o final do ano, conforme explicado mais adiante.

PARA QUANDO?
Se o aumento for confirmado, ele será implementado em janeiro, refletindo nos salários pagos em fevereiro. O reajuste de R$ 97 representa um aumento de 6,87% em relação ao valor atual de R$ 1.412. Essa nova estimativa supera a projeção feita em abril deste ano, que era de R$ 1.502.

O valor final será definido somente em dezembro, após a divulgação do INPC de novembro, que é usado para calcular a correção. Essa atualização é resultado de uma fórmula de valorização real do salário mínimo, estabelecida por lei sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

BRASILEIROS AFETADOS
De acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), atualizado em janeiro de 2024, o salário mínimo afeta diretamente 59,3 milhões de brasileiros, incluindo trabalhadores que recebem um salário mínimo ou múltiplos dele, aposentados e beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Além do impacto direto sobre esses grupos, o salário mínimo também influencia a economia de forma indireta, aumentando o “salário médio” dos brasileiros e o poder de compra dos trabalhadores.

O aumento no salário mínimo também acarreta um aumento nas despesas públicas. Com um incremento maior no salário mínimo, o governo federal terá que gastar mais com benefícios previdenciários, abonos salariais e seguro-desemprego, entre outros, que não podem ser inferiores ao valor do salário mínimo.

PROJEÇÕES
Estimativas do governo indicam que um aumento de R$ 1 no salário mínimo resultou em uma despesa adicional de aproximadamente R$ 392 milhões em 2024. Portanto, o aumento de R$ 97 no salário mínimo para 2025 pode levar a um incremento de R$ 38 bilhões nas despesas obrigatórias.

Esse aumento nas despesas obrigatórias reduz a disponibilidade de recursos para gastos discricionários, o que pode impactar outras políticas públicas do governo federal.

MN

Equatorial Maranhão dá dicas de economia de energia com o retorno da bandeira vermelha em setembro

  • O retorno da bandeira tarifária vermelha marca o mês de setembro, o anúncio foi dado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), e significa um acréscimo do valor da energia elétrica para o consumidor brasileiro.

A mudança ocorre devido ao aumento da seca e queimadas em algumas regiões do país, causando a elevação do custo de geração da energia elétrica.

A última vez que a bandeira vermelha entrou em vigência foi em agosto de 2021. Houve uma sequencia de bandeiras verdes desde abril de 2022, sendo interrompida apenas em julho deste ano, com o anúncio da bandeira amarela, em seguida da cor verde retornando em agosto.

Em vigor desde 2015, o sistema de bandeiras tarifárias é utilizado mensalmente para demonstrar os custos reais de geração de eletricidade. Cada cor: verde, amarela ou vermelha, é definida pela ANEEL, de acordo com as condições de geração de energia.

O Gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Maranhão, Renato Mendes, explica o significado de cada cor e destaca que no cenário atual, o cuidado com o consumo de energia precisa ser redobrado.

“Quando a conta de luz é calculada pela bandeira verde, significa as condições estão favoráveis e a conta de luz não sofre nenhum acréscimo. Já quando acionada na bandeira amarela, quer dizer que as condições de geração de energia estão menos favoráveis e a conta sofre acréscimo.

Neste mês, a bandeira está vermelha o que implica em tarifas de maior valor, devido o maior custo de geração de energia naquele período”, informa.

Com o custo adicional na fatura, é fundamental se manter atento quanto ao uso consciente da energia elétrica, para isso, a Equatorial Maranhão separou algumas dicas para garantir a economia nas contas de luz:

Evite abrir e fechar a geladeira a todo instante;

Observe periodicamente a borracha de vedação que, quando ressecada, causa grande desperdício de energia;
Troque as lâmpadas antigas por novas de LED;

Para os aparelhos de ar-condicionado que ficam ligados por longos períodos, é importante que contenham a tecnologia inverter;

Tire os aparelhos da tomada também pode garantir uma grande economia. Mesmo em stand-by os aparelhos ainda consomem energia;

Acumule uma grande quantidade de roupas para lavar e passar de uma vez só é o ideal. Não esqueça de utilizar a capacidade máxima;

Uma das principais recomendações se tratando de economia de energia é utilizar aparelhos eletrodomésticos que apresentam no selo PROCEL/INMETRO de economia de energia a indicação “A”, ou seja, com maior economia.

Os clientes que se enquadram como baixa renda, podem ter a chance de economizar durante a vigência da bandeira vermelha ao receber até 65% de desconto na conta de energia, através do cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica, programa do Governo Federal que assegura esse benefício.

Para mais informações sobre as condições e o cadastro na Tarifa Social, os interessados podem acessar os canais oficiais da Equatorial Maranhão: WhatsApp (Assistente Virtual Clara) – (98) 2055-0116; Site: http://www.equatorialenergia.com.br/; Central 116; Postos de Atendimento presencial da Distribuidora e APP Equatorial.

*Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão*