
Bandeira tarifária continua verde para as contas de energia elétrica em fevereiro


Espetáculo acontecerá nos dias 29 e 30 de março no Teatro Cidade Cenográfica com entrada gratuita

Chegando a sua 29ª edição, a Paixão de Cristo de Floriano, maior espetáculo a céu aberto do Piauí, confirma a participação de grande elenco nacional. Este ano, Ana Lúcia Torre (Maria), Thiago Rodrigues (Jesus), Totia Meireles (Herodias), Sérgio Marone (Pilatos), Zezeh Barbosa (Madalena) e Jefferson Mendes (Herodes) se juntam ao elenco local para relembrar a emocionante história de vida e morte de Jesus Cristo.
“Nos dias 29 e 30 de março, mais uma vez celebraremos a história sagrada de Cristo no Teatro Cidade Cenográfica. Esta jornada, que já perdura por 29 anos, é, para nós, mais do que uma encenação, é uma entrega apaixonada à arte e à mensagem de amor e redenção que Cristo representa”, destaca César Crispim, diretor do espetáculo.
A encenação acontece no Teatro Cidade Cenográfica, sempre às 20h, com entrada franca. O espaço, de 45 mil metros quadrados, conta com cenários monumentais naturais e construídos, além de toda estrutura necessária para receber 5 mil espectadores por apresentação. “Estamos comprometidos em proporcionar ao nosso público uma experiência que toque não apenas os sentidos, mas também os corações e as almas de todos os presentes”, pontua César Crispim.
A Paixão de Cristo de Floriano é realizada pelo Grupo Escalet desde 1996, atraindo espectadores de todas as regiões, famílias, jovens e crianças, consolidando-se como um dos maiores eventos de cunho cultural e religioso do estado do Piauí e do Brasil. Somam-se à realização do evento a Secretaria de Cultura do Estado do Piauí/Secult e Governo do Estado do Piauí, Prefeitura Municipal de Floriano, Rede Clube, Ferro Leste, Eldorado Bebidas, Via Bebidas, por meio da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, Governo Federal.
*Mais informações:*
Telefone/WhatsApp: (89) 99978-6996
Site: www.paixaodecristopi.com.br
Instagram: @paixaodecristopiaui
Facebook: Paixão de Cristo de Floriano PI
Twiter: @paixaopiaui
TikTok: @paixãodecristopiaui
No ano de 2024, o custo com o Carnaval em Codó ultrapassará a marca de R$ 2 milhões.

Levantamento realizado , apurou que a Prefeitura de Codó destinou R$ 1.240.000,00 (um milhão e duzentos e quarenta mil reais) para o pagamento de 07 (sete) atrações musicais (veja a relação no final da matéria).
Não foi possível encontrar os valores contratuais das demais atrações musicais (locais e regionais), assim como os valores que serão gastos com locação de palco, som, banheiros químicos, iluminação, geradores, diárias de trio elétrico e contratação de seguranças particulares e brigadistas.
O blog questionou uma fonte ligada ao governo Zé Francisco sobre os demais valores.
Segundo a fonte, os valores serão pagos por meio de contratos firmados entre a Prefeitura de Codó e “aliados do prefeito”. Ainda de acordo com a fonte, o custo do Carnaval 2024 em Codó ultrapassará facilmente a marca dos R$ 2 milhões.
Perguntar não ofende: como pode o Município gastar mais de R$ 2 milhões com “pão e circo” e, ao mesmo tempo, alegar não ter dinheiro para obras de saneamento básico (drenagem das águas pluviais)?
Com a palavra o Ministério Público…


Com informações, Blog do Graciliano

O Maranhão tem subido no ranking nacional de segurança nos estados. O resultado positivo é reflexo dos constantes investimentos que o Governo do Estado vem fazendo no setor. Para dar continuidade a estes avanços, 800 policiais militares serão promovidos, de acordo com informação fornecida pelo governador Carlos Brandão, durante entrevista nesta terça-feira (30).
Trata-se de um dos maiores atos de promoção já feito no Maranhão, conforme frisou o governador, durante a entrevista desta terça-feira, 30.
“Vamos realizar, nos próximos dias, o ato de promoção de cerca de 800 policiais militares, um dos maiores já feitos no Maranhão. É uma forma de valorizar o serviço deles”, informou.
Brandão aproveitou para destacar os dados recentes divulgados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. “O Maranhão subiu do 14º para o sétimo lugar no ranking de segurança entre os estados, com o segundo melhor índice do Nordeste. Isso é resultado da nossa atuação constante”, assinalou.
Ainda sobre segurança pública, o governador destacou alguns investimentos, como as mais de 250 viaturas entregues, novas delegacias e reajuste salarial dos policiais civis e delegados. Todas estas ações, somadas à atuação das Forças de Segurança diariamente, são refletidas nos índices positivos que o estado vem apresentando.
“No ano passado, a Operação Catraca realizou 109 mil abordagens no transporte coletivo. Esse ano, já foram realizadas 5 mil. A operação segue de forma constante, inclusive dando respostas imediatas, como a prisão dos suspeitos do assassinato de Francisco Vale em menos de 24 horas”, disse o governador, referindo-se ao motorista de ônibus assassinado durante um assalto na semana passada.
Com o clima de Pré-Carnaval movimentando a capital maranhense, a pauta da segurança pública se torna obrigatória, e o reflexo desta atenção pode ser visto com o reforço do policiamento ostensivo nos circuitos da folia, instalados na Beira-Mar, aos sábados, e Avenida Litorânea, aos domingos.
A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) mobilizou equipes para manter o policiamento a pé, montado e motorizado nas duas avenidas, além de postos centrais onde a população pode reportar quaisquer ocorrências e receber a assistência necessária imediata.

A Prefeitura de Codó pagará R$ 300.000,00 (trezentos mil reais) pelo show da dupla Iguinho e Lulinha.
o blog teve acesso, com exclusividade, ao teor do contrato firmado entre a Prefeitura de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Cultura e Igualdade Racial (SEMJUCIR), e a empresa IL SHOWS LTDA.
Segundo informações, o show da dupla ocorrerá no dia 13 de fevereiro de 2024, durante o evento denominado II Carnaval de Todos, e terá “apenas” 1h20min de duração.

Com informações, Blog do Graciliano

É grave o estado de saúde do pai e filho baleados na noite desta segunda-feira (29) durante tentativa de homicídio, na Rua José Pereira de Sousa, no bairro São Raimundo, em Codó (MA).
De acordo com informações apuradas pelo Marco Silva Notícias, Kelson Costa Gomes e Kelvin Felipe Rodrigues Gomes sofreram o ataque quando transitavam em uma motocicleta por volta das 22h30. Testemunhas relataram ter ouvido disparos de arma de fogo, seguidos por gritos desesperados. Moradores locais acionaram imediatamente as autoridades e uma equipe de plantão da Polícia Militar foi enviada ao local.
Kelson Costa foi atingido com um tiro na cabeça e teve que ser transferido com urgência para o Hospital Macrorregional de Coroatá, onde foi submetido a procedimento cirúrgico. Ele segue internado e seu estado de saúde ainda é considerado grave.
Segundo os médicos, Kelvin Felipe foi atingido por pelo menos cinco disparos em várias partes do corpo. Ele está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Geral Municipal (HGM) e seu estado de saúde é considerado gravíssimo.
A motivação por trás do ataque ainda é desconhecida. A Polícia Civil já iniciou as investigações para apurar as circunstâncias do crime e identificar o autor ou autores da tentativa de homicídio.
Gatinho, como é conhecido, se apresentou na manhã desta segunda-feira, na companhia de um advogado (foto: reprodução)
Um suspeito de participar de dois homicídios em Coroatá se entregou à polícia na manhã desta segunda-feira (29). O jovem, identificado apenas como Gatinho, tinha um mandado de prisão em aberto por envolvimento na morte de um homem na zona rural do município, em 2021.
Gatinho, como é conhecido, se apresentou na manhã desta segunda-feira, na companhia de um advogado (foto: reprodução)
Um suspeito de participar de dois homicídios em Coroatá se entregou à polícia na manhã desta segunda-feira (29). O jovem, identificado apenas como Gatinho, tinha um mandado de prisão em aberto por envolvimento na morte de um homem na zona rural do município, em 2021.
Segundo a polícia, Gatinho e outros dois comparsas teriam executado a vítima com vários tiros. Além disso, a polícia também investiga a possível participação do rapaz no assassinato do fazendeiro Carunza, irmão do vereador Marcos da Conceição. O fazendeiro foi morto a tiros por assaltantes no final de dezembro do ano [reveja aqui].
Gatinho se apresentou na delegacia de Coroatá acompanhado de um advogado. Ele foi preso e encaminhado para o sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça. A polícia acredita que Gatinho possa estar envolvido em outros crimes na região e segue com as investigações.
informações fornecidas pelo coroata online
_As cidades de Alcântara, Bom Jesus das Selvas, Estreito e São João do Sóter serão contempladas com a ação_
Nos dias 30 e 31 deste mês de janeiro, diversas cidades do Maranhão serão contempladas com o Mutirão de Serviços “Pelo Cliente Todo Dia”, um conjunto de ações oferecidas pela Equatorial Maranhão, com atendimentos gratuitos para a população. Os clientes poderão realizar cadastro e atualização na Tarifa Social de Energia Elétrica, negociar débitos com descontos especiais, trocar lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por novas de LED, trocar geladeiras e receber bônus na conta de energia por meio da troca de materiais recicláveis.
O Mutirão de Serviços será realizado simultaneamente nas cidades de Alcântara, Bom Jesus das Selvas, Estreito e São João do Sóter. Serão dois dias de ações gratuitas nesses municípios e de muitos benefícios às famílias maranhenses. Para participar das ações é necessário que o consumidor esteja com os seguintes documentos:
• CPF, documento de identificação oficial com foto, ou ainda, o RANI (no caso de indígenas);
• Número da conta contrato;
• Número de identificação social – NIS e/ou o Código Familiar no Cadastro Único;
• Número do Benefício – NB (em caso de família que possui Benefício de Prestação Continuada – BPC);
• Relatório e atestado subscrito por profissional médico (em caso de famílias com uso continuado de aparelhos).
Em relação a troca de lâmpadas, é preciso que o titular da conta contrato tenha em mãos RG, CPF e a fatura de energia mais recente paga.
Mais benefícios
Além de receber diversos serviços gratuitos, os moradores de Estreito, Bom Jesus das Selvas e São João do Sóter também poderão realizar o cadastro para concorrer ao sorteio gratuito de troca de geladeiras. Para se cadastrar é necessário que o cliente esteja inscrito na Tarifa Social de Energia Elétrica; ser morador da cidade em que está se inscrevendo; ser o titular da conta, estar em dia com a Equatorial Maranhão e possuir uma geladeira velha em funcionamento. Além disso, os clientes devem levar a última conta de energia quitada, juntamente com o RG, CPF e o NIS.
A ação faz parte do programa E + Geladeira Nova, projeto da Equatorial Maranhão que promove a troca do refrigerador antigo por um novo, proporcionando maior economia e qualidade de vida às famílias de baixa renda. Esta iniciativa também faz parte do programa de Eficiência Energética da Distribuidora, regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (PEE/ANEEL), que tem atuado amplamente em diversos municípios do estado para garantir o fornecimento de energia elétrica e oportunidades de economia aos clientes. Com foco na colaboração mútua com a sociedade, as ações em prol dos clientes fortalecem o compromisso da Equatorial com a população maranhense.
Serviço:
Mutirões de Serviços Pelo Cliente Todo Dia
Alcântara
Onde: Praça do Galo – Rua Dr. Silva Maia, bairro Caravelas
Quando: 30 e 31 de janeiro
Horário: 9h às 16h
*Estreito*
Onde: Secretaria Municipal de Assistência Social Rua Bernado Saboia n°37
Quando: 30 a 31 de janeiro
Horário: 9h às 17h
*Bom Jesus das Selvas*
Onde: Centro de Convivência – Rua dos Jamboeiros, S/N – Centro
Quando: 30 e 31 de janeiro
Horário: 9h às 17h
*São João do Sóter*
Onde: Ginásio Escola Mariano Campos – Av. Esperança S/N – Centro
Quando: 30 e 31 de janeiro
Horário: 8h às 17h
*Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão*
Um homem armado, identificado como Alexandre Santos Almeida, de 24 anos, tentou fugir da abordagem da Polícia Militar, resultando em um acidente que deixou três pessoas feridas. O incidente ocorreu nesta segunda-feira (29), Rua Osmarina Medeiros, no bairro São Sebastião, em Codó (MA).

De acordo com informações da jornalista Emanuela Carvalho, a Polícia Militar foi acionada para atender uma ocorrência de conflito entre vizinhos. Ao chegar no local, a equipe da Força Tática avistou um homem com uma arma de fogo de fabricação de caseira.
Ao se aproximarem para realizar a abordagem, o suspeito empreendeu fuga em uma motocicleta em alta velocidade por algumas ruas do bairro São Sebastião, colocando em risco a segurança de pedestres e motoristas. Em determinado momento, o fugitivo perdeu o controle do veículo, colidindo violentamente com outra motocicleta que transitava na via. O impacto violento resultou em danos materiais significativos e deixou os ocupantes do segundo veículo feridos.
O homem armado ficou gravemente ferido e foi encaminhado pelos policiais para o Hospital Geral Municipal (HGM). Ele precisa fazer uma cirurgia com urgência e deve ser transferido nas próximas horas para uma unidade de saúde especializada em outro município.