Blog do Daniel Sousa Codó - Jornalismo Verdade

Equatorial Maranhão reforça funcionamento de canais digitais como alternativa para o feriado da Sexta-feira Santa

Distribuidora informa sobre o funcionamento das agências de atendimento e postos de coleta do E+ Reciclagem nesta sexta-feira (03)

 

No feriado da Sexta-feira Santa (03), a Equatorial Maranhão informa que as agências de atendimento, agentes credenciados e postos de coleta E+ Reciclagem, não funcionarão em todo o Maranhão. Caso necessitem de atendimento presencial, a Distribuidora orienta aos clientes que antecipem a ida as agências ou aguardem o retorno de todos os pontos na segunda-feira (06).

As agências de atendimento ao público, bem como os postos credenciados e unidades do programa E+ Reciclagem, operam normalmente até a quinta-feira, 2 de abril. A medida segue o calendário tradicional de funcionamento em datas comemorativas, mas também reflete uma tendência crescente no setor de serviços: a migração de atendimentos para plataformas digitais, que passam a desempenhar papel central em períodos de interrupção física ou para quem busca mais agilidade e comodidade.

Serviços disponíveis on-line 24h

Os canais digitais permanecem disponíveis durante todo o feriado, funcionando 24 horas por dia. Entre as principais ferramentas está a assistente virtual Clara, acessível via WhatsApp pelo número (98) 2055-0116. O serviço automatizado permite ao consumidor resolver demandas como comunicação de falta de energia, solicitação de religação, emissão de segunda via de fatura, consulta de débitos e até cadastro na Tarifa Social de Baixa Renda.

Também estão disponíveis serviços voltados a situações emergenciais, como o registro de ocorrências classificadas como “risco à vida”, envolvendo a rede elétrica, um dos atendimentos considerados prioritários pela concessionária.

Além do WhatsApp, o cliente pode recorrer à Central de Atendimento 116, com ligação gratuita e funcionamento ininterrupto, ao site oficial da empresa ou ao aplicativo Equatorial Energia, disponível para sistemas Android e iOS.

A Equatorial Maranhão visa garantir a continuidade no suporte ao consumidor, mesmo diante da suspensão temporária do atendimento presencial. Em um cenário de digitalização crescente dos serviços públicos e privados, a Equatorial reforça a aposta em canais remotos como forma de ampliar a eficiência e reduzir o impacto de feriados no atendimento.

Para o consumidor, a recomendação é antecipar demandas presenciais e, sempre que possível, utilizar as plataformas digitais, que concentram hoje a maior parte dos serviços essenciais oferecidos pela Distribuidora.

Confira os canais de atendimento disponíveis:

Assistente virtual – Clara

A Clara está disponível via WhatsApp, pelo número (98) 2055-0116, com atendimento instantâneo e automatizado. A ferramenta oferece os seguintes serviços:

1. Falta de Energia

2. Religação

3. Código de Barra para Pagamento

4. Consulta de Débitos

5. Cadastro na Tarifa Social Baixa Renda

6. Segunda Via de Fatura

7. Cadastro de Data Certa (escolha do vencimento da conta)

8. Cadastro de Fatura via WhatsApp

9. Risco à Vida (situações emergenciais envolvendo a rede elétrica)

Central de Atendimento 116

Disponível 24h, com ligação gratuita.

Site oficial:

www.equatorialenergia.com.br

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

Equatorial Maranhão reforça necessidade de consumo consciente de energia elétrica, mesmo com bandeira tarifária verde no mês de abril

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) divulgou que a bandeira verde será mantida no mês de abril. O que significa que os consumidores brasileiros não irão arcar com custos adicionais nas contas de energia elétrica. Com o volume de chuvas observado em março, há nível satisfatório dos reservatórios das usinas hidrelétricas, refletindo em geração favorável de energia.

 

A bandeira verde está vigorando desde janeiro, com o regime de chuvas em patamar favorável no primeiro trimestre. A situação permite que não ocorra o acionamento de termelétricas, que apresentam custo mais elevado.

Como funcionam as bandeiras tarifárias

O mecanismo das bandeiras tarifárias foi criado em 2015 para indicar o custo real da geração de energia elétrica. Ele reflete o custo variável da produção de energia, considerando fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis, e o acionamento de fontes de geração.

Assim, as cores das bandeiras tarifárias (verde, amarela ou vermelha), definidas mensalmente, indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração de eletricidade. A bandeira verde indica condições favoráveis de geração de energia e a tarifa não sofre nenhum acréscimo. Na bandeira amarela as condições de geração são menos favoráveis. Já as bandeiras vermelhas – Patamar 1 ou 2 indicam condições ainda mais custosas de geração. E há cobranças extras, repassadas ao consumidor na conta de luz, à partir das bandeiras amarela e vermelha.

Dicas da Equatorial Maranhão para o consumo de energia sem desperdícios:

• Evite deixar aparelhos ligados em stand-by, pois eles continuam consumindo energia. Sempre desligue da tomada todos os aparelhos que não estiverem sendo usados.

• Não coloque o celular para carregar a noite, quando for dormir, para que ele não fique muito tempo conectado e consumindo energia sem necessidade. Carregue o celular no tempo correto.

• Aproveite a luz natural e evite deixar lâmpadas acesas durante o dia. À noite, desligue as lâmpadas dos ambientes que não estiverem sendo utilizados.

• Em relação ao uso do ar-condicionado, a dica é colocar a temperatura em 23 ou 24 graus. Dessa forma, o aparelho irá consumir menos energia e o conforto será mantido. Outra dica é fazer o uso do aparelho intercalado com o ventilador em dias menos quentes, pois ventiladores consomem menos energia.

• A geladeira está entre os eletrodomésticos que mais consomem energia elétrica, por isso, evite ficar abrindo e fechando a porta com frequência. Uma dica simples para reduzir o desperdício é manter uma garrafa térmica com água fora da geladeira. Não guarde alimentos quentes em seu interior e verifique se a borracha de vedação está em bom estado de conservação.

• Utilize lâmpadas de Led, que são mais econômicas e não esquentam, além de durarem mais que as fluorescentes.

Mais economia

Os clientes enquadrados como baixa renda podem obter descontos na conta de energia por meio da Tarifa Social de Energia Elétrica, programa do Governo Federal que garante esse benefício. Para mais informações sobre os critérios e o cadastro, os interessados podem acessar os canais oficiais da Equatorial Maranhão: WhatsApp (Assistente Virtual Clara) no número (98) 2055-0116; site www.equatorialenergia.com.br; Central de Atendimento 116 ou postos de atendimento presencial da Distribuidora.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

Prefeitura de Codó distribui 60 toneladas de peixe e beneficia milhares de famílias na Semana Santa

old_image

Iniciativa leva alimento à mesa e promove Páscoa mais digna em Codó

A Prefeitura de Codó deu início, nesta terça-feira (31), à distribuição de pescado para famílias em situação de vulnerabilidade social atendidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). A ação faz parte do programa municipal “Peixe na Mesa”, que prevê a entrega de aproximadamente 60 toneladas de peixe durante o período da Semana Santa.

A iniciativa tem como principal objetivo assegurar alimento na mesa de famílias de baixa renda, promovendo uma Páscoa mais digna e fortalecendo as políticas públicas de segurança alimentar no município. Somente neste primeiro dia de distribuição, milhares de famílias foram contempladas na sede da cidade.

Galeria de imagens - Foto 7 da notícia: Prefeitura de Codó distribui 60 toneladas de peixe e beneficia milhares de famílias na Semana Santa

As entregas começaram na Praça São Sebastião, ponto central da ação, onde foi registrada grande movimentação desde as primeiras horas da manhã. A distribuição do pescado contou com equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Segurança Alimentar, garantindo logística e atendimento adequados à população.

O prefeito Chiquinho FC (PT) acompanhou de perto o início da distribuição e destacou a importância da iniciativa para o município. Segundo ele, ações como essa reforçam o compromisso da gestão com a população mais vulnerável, especialmente em datas simbólicas como a Páscoa.

A programação segue nesta quarta-feira (1º), com a distribuição sendo ampliada para as comunidades do KM 17 e o distrito de Cajazeiras, assegurando que o benefício alcance também moradores da zona rural.

A Prefeitura reforçou que o programa “Peixe na Mesa” é uma das principais ações sociais do calendário municipal e integra um conjunto de políticas públicas voltadas ao combate à insegurança alimentar e à promoção da dignidade humana em Codó.

Assessoria de Comunicação

Codó celebrará 130 Anos com extensa programação de inaugurações e ações sociais

CODÓ – A Prefeitura Municipal de Codó deu início às celebrações em comemoração aos 130 anos de emancipação política do município. Com o slogan “Fé, Trabalho e Futuro”, a gestão preparou um cronograma intenso que se estende por todo o mês de abril, mesclando entregas de infraestrutura, avanços na saúde e eventos de cidadania.

O prefeito Chiquinho FC convidou a população para acompanhar a agenda, que busca marcar o aniversário da cidade não apenas com festividades, mas com benefícios diretos para a comunidade urbana e rural.

Infraestrutura e Urbanismo
A pavimentação urbana é um dos destaques do calendário.

Diversos bairros, como São Vicente Pallotti, Santo Antônio e Morro da TV, estão recebendo a entrega oficial de ruas pavimentadas com bloquetes.

No setor rural, o cronograma inclui o lançamento de novas estradas, como a via que liga as regiões de Bacabinha e Axixá.

Além disso, o governo municipal projeta o futuro com o lançamento da pedra fundamental de grandes obras, incluindo:

* A nova Policlínica (ao lado do Centro Olímpico);

* Escola de 5 salas no Residencial São Pedro;
* Novas sedes para o CAPS e CRAS na Trizidela;

* O novo Ginásio na Praça São Sebastião.
Saúde e Abastecimento

A “Caravana da Saúde” percorrerá pontos estratégicos como a UBS Miguel Zaidan, o Hospital Geral Municipal e o CEC, oferecendo atendimentos à população.

No que diz respeito ao saneamento e acesso à água, a prefeitura programou a inauguração de diversos poços artesianos em localidades como Povoado Buriti Dantas, Vila Verde, Povoado São Bento, São Domingos, Mocorojsó e Vista Alegre.

Educação e Cidadania
A programação também contempla a entrega de escolas reformadas e a distribuição de carteiras estudantis no Centro da Juventude.

No âmbito social, destaca-se a entrega de títulos de regularização fundiária (REURB) e a distribuição de cestas verdes e kits de assistência social.

O Ponto Alto
No dia 16 de abril, data oficial do aniversário da cidade, a solenidade de “Corte do Bolo” acontecerá em frente à sede da Prefeitura Municipal, às 07h, seguida por uma série de inaugurações ao longo do dia.

“Convidamos cada codoense a celebrar conosco esses 130 anos. É um momento de olhar para nossa história com orgulho e para o futuro com a certeza de mais trabalho”, afirmou o prefeito em comunicado oficial.

Serviço:

A programação completa e as atualizações sobre os eventos podem ser conferidas através do portal oficial da transparência e no site da prefeitura: www.codo.ma.gov.br.

Mais de 1,2 mil doses são aplicadas no Dia D de vacinação contra a influenza em Codó

A Prefeitura de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu no último sábado (28) o Dia D de Vacinação contra a Influenza 2026. A mobilização teve como principal objetivo ampliar a cobertura vacinal no município, reforçando a proteção da população contra o vírus da gripe.

A ação ocorreu em todas as Unidades Básicas de Saúde da zona urbana, garantindo maior comodidade e acesso à vacina para os moradores. Durante o Dia D, foram aplicadas 1.204 doses do imunizante, contemplando os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.

O prefeito Chiquinho FC (PT) acompanhou de perto a mobilização, estando presente na UBS Dr. Sebastião Reis, bairro Codó Novo, onde também se imunizou. A participação reforçou o compromisso da gestão municipal com a promoção da saúde e o bem-estar da população codoense.

A vacina contra a influenza é gratuita, segura e considerada a forma mais eficaz de prevenir casos graves, internações e óbitos causados pela gripe. A campanha também teve caráter educativo, buscando conscientizar a população sobre a importância da imunização.

O público-alvo da campanha incluiu crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, idosos com 60 anos ou mais, povos indígenas e quilombolas, puérperas (até 45 dias após o parto), professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, forças armadas, trabalhadores da saúde, caminhoneiros, trabalhadores portuários, dos Correios e do transporte coletivo, além de pessoas com comorbidades, em situação de rua, privadas de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas com deficiência permanente.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, quem não conseguiu se vacinar no Dia D ainda pode procurar os postos de vacinação. As doses seguem disponíveis até o dia 30 de maio em todas as unidades de saúde da zona urbana. Para receber a vacina, é necessário apresentar documento de identificação e a caderneta de vacinação.

Assessoria de Comunicação

Nova conta de luz da Equatorial Maranhão traz layout moderno e número nacional único a partir de abril

Fatura agora inclui nova numeração nacional para identificação das unidades consumidoras

A partir de abril, os clientes da Equatorial Maranhão começarão a receber uma nova conta de luz, com layout mais moderno e informações mais claras. Disponível nas versões impressa e digital, a fatura foi totalmente redesenhada, com predominância das cores azul e verde, e já incorpora o novo padrão nacional de identificação das unidades consumidoras.

Nas novas faturas emitidas pela Distribuidora, o número padrão de identificação do consumidor, que era chamado de conta contrato, agora passa a ter 15 dígitos e será apresentado no canto superior da conta, identificado como “Número da UC”, seguindo o padrão definido pela ANEEL. Também constarão informações sobre consumo mensal e data de vencimento.

Já na parte de trás, estarão disponíveis os contatos da Distribuidora, endereço do site, redes sociais, indicadores de continuidade, informações sobre bandeiras tarifárias, campanha Conta Cidadã e outros dados relevantes. A mudança não altera contratos existentes nem impacta a continuidade do fornecimento de energia elétrica.

A mudança será aplicada, gradativamente, a todas as unidades consumidoras, incluindo unidades inativas. “A padronização nacional representa um avanço importante para o setor elétrico. Com a adoção de um número único de identificação e a modernização da fatura de energia, buscamos tornar as informações mais claras para os clientes e fortalecer a eficiência e a segurança dos processos de atendimento”, afirma Agnelo Coelho Neto, Diretor Comercial do Grupo Equatorial.

Novo padrão de identificação da Unidade Consumidora

A numeração da Unidade Consumidora (UC) seguirá o padrão nacional estabelecido pela ANEEL e será composta por 15 dígitos. Com a atualização, os números de parceiro de negócio e de instalação deixam de ser utilizados.

Em casos de alteração de titularidade, o número da UC permanecerá o mesmo. Apenas o CPF ou CNPJ do novo responsável será atualizado, uma vez que o cadastro passa a ser vinculado ao imóvel, e não mais ao consumidor. Durante pelo menos um ano, os clientes poderão consultar tanto o número antigo quanto o novo número de identificação em todos os canais digitais da Distribuidora.

Todo o processo de atualização será realizado automaticamente, sem necessidade de qualquer ação por parte dos clientes. Para mais informações, acesse www.equatorialenergia.com.br ou procure uma das agências de atendimento.

*Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão*

Parceria política garante investimentos e marca aniversário de 88 anos de Barreirinhas

A celebração dos 88 anos de Barreirinhas foi marcada por importantes entregas e anúncios que reforçam o compromisso com o desenvolvimento do município.

O senador Weverton Rocha, ao lado do prefeito Vinícius Vale, do governador Carlos Brandão, do secretário Orleans Brandão e da deputada Iracema Vale, destacou a força da parceria com a gestão municipal.

Durante a programação, foram entregues mais de 2,6 mil tablets para estudantes, fortalecendo a educação, além de novos equipamentos para agentes de saúde e mais de 100 títulos de propriedade, garantindo dignidade e segurança para famílias da cidade.

O senador Weverton e o prefeito Vinícius Vale também visitaram as obras de recuperação da Beira Rio, realizadas por meio de emenda parlamentar. O espaço, além de cartão-postal, é estratégico por ser ponto de partida para embarcações com destino aos Lençóis Maranhenses.

Weverton ressaltou a importância da obra para o turismo e a economia local.

“Essa intervenção na Beira Rio é fundamental. Estamos cuidando de um dos principais cartões-postais da cidade e fortalecendo o turismo, que gera emprego e renda para o povo de Barreirinhas”, destacou o parlamentar

O prefeito Vinícius Vale destacou a parceria como essencial para os avanços no município.

“Quero agradecer ao senador Weverton por ser um grande parceiro de Barreirinhas. Essas ações mostram um trabalho sério, que chega na ponta e melhora de verdade a vida da nossa população”, ressaltou Vinícius Vale.

A agenda também foi marcada pela assinatura de novas obras, consolidando investimentos e ampliando as oportunidades de crescimento. A união de esforços entre as lideranças políticas segue garantindo mais desenvolvimento e qualidade de vida para os barreirinhenses.

Maranhão intensifica imunização contra influenza com ação neste fim de semana

O Maranhão realiza neste sábado (28) o chamado “Dia D” de mobilização contra a gripe, dentro da campanha nacional de vacinação contra a influenza.

A iniciativa busca ampliar a cobertura vacinal entre os grupos prioritários e reforçar a proteção antes do período de maior circulação de vírus respiratórios.

Na capital São Luís, a imunização já começou ao longo da semana e segue sendo ofertada em cerca de 60 Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Além disso, a população conta com um ponto fixo instalado no São Luís Shopping, que funciona de segunda a sábado, das 10h às 16h. Nas demais unidades da rede municipal, o atendimento ocorre das 8h às 17h.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES-MA), a mobilização também se estende para este domingo (29), com equipes atuando no Shopping da Ilha.

Já no interior do estado, cada município organiza a campanha conforme sua realidade, utilizando UBSs e pontos estratégicos para ampliar o acesso da população.

A campanha segue as diretrizes do Ministério da Saúde e é voltada aos grupos considerados mais vulneráveis às complicações da gripe. Estão incluídos:

  • Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
  • Gestantes e mulheres até 45 dias após o parto
  • Idosos com 60 anos ou mais
  • Povos indígenas e comunidades quilombolas
  • Professores e trabalhadores da saúde
  • Profissionais das forças de segurança e salvamento
  • Integrantes das Forças Armadas
  • Caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo
  • Trabalhadores portuários e dos Correios
  • Pessoas com deficiência permanente
  • Pessoas com doenças crônicas (comorbidades)
  • Pessoas em situação de rua
  • População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional

A meta definida pela SES-MA é vacinar pelo menos 90% do público-alvo em todo o estado.

No entanto, como a campanha ainda está em fase inicial em parte dos municípios, os dados de cobertura vacinal ainda não foram consolidados.

Paralelamente à vacinação, a Secretaria de Estado da Saúde mantém o monitoramento constante dos casos de síndromes gripais e de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

O trabalho inclui a identificação dos vírus em circulação e o suporte técnico às prefeituras para garantir atendimento adequado e rápido aos pacientes.

Presidente da Câmara Roberto Cobel anuncia construção de rodoviária no KM-17 e destaca parceria com o deputado Nagib

Em entrevista concedida na manhã desta sexta-feira (27) ao programa Cidade Notícias (FC FM), o presidente da Câmara Municipal de Codó, vereador Roberto Cobel, confirmou o início do projeto para a construção de uma nova rodoviária no KM-17. A obra é resultado de uma articulação direta do deputado Francisco Nagib e integra o pacote de investimentos para o aniversário de 130 anos da cidade.

Articulação e Visita Técnica

​Segundo o parlamentar, a viabilização da rodoviária é fruto de uma “luta constante” do deputado Nagib em conjunto com o governo municipal. Cobel revelou que os preparativos avançaram nesta semana com a visita de técnicos ao local.

​”Ontem o engenheiro veio a Codó e fomos ao KM-17 mostrar a área onde será construída. Ele fez as localizações e conheceu o terreno. O prefeito Chiquinho e eu estamos mostrando que viemos para trabalhar”, destacou o vereador.

Benefícios para a Região da Trizidela

​Além do terminal rodoviário, Roberto Cobel aproveitou a oportunidade para anunciar a instalação de um posto dos Correios na zona rural na região da Trizidela. O objetivo é descentralizar o atendimento e facilitar a vida dos moradores que hoje precisam se deslocar até a sede dos correios no centro da cidade.

​A nova rodoviária e o posto dos Correios são vistos como marcos estratégicos para o desenvolvimento urbano e rural de Codó. Para o presidente da Câmara, a união entre os poderes Legislativo e Executivo, com o apoio do deputado Nagib, é o que garante a entrega desses benefícios para a cidade.

Brandão destaca crescimento econômico do MA em 2025, acima da média nacional e do NE

O Maranhão encerrou 2025 com crescimento econômico de 4%, desempenho superior ao registrado no Brasil (2,3%) e no Nordeste (2,5%). Os dados são do PIB Trimestral do Maranhão, publicação que avalia o desempenho das atividades produtivas, como agricultura, construção civil e comércio, bem como a geração de empregos.

Ao comentar os resultados, o governador Carlos Brandão afirmou que o desempenho acima das médias nacional e regional demonstra a efetividade das ações adotadas no estado. “O crescimento do Maranhão acima da média do Brasil e do Nordeste mostra que estamos no caminho certo, com políticas que estimulam a atividade econômica, geram oportunidades e fortalecem o desenvolvimento do estado”, disse.

A publicação, divulgada pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) na última quinta-feira (26), mostra que no quarto trimestre do ano a economia estadual manteve o ritmo de expansão, com alta de 4,1%, também acima das médias nacional (1,8%) e regional (2,4%). O resultado evidencia a continuidade da geração de empregos e renda no Maranhão, impulsionada por investimentos públicos e privados, e reforça perspectivas positivas para 2026.

O setor industrial foi o principal destaque do período, com crescimento de 10,9% em relação a 2024, superando com ampla margem os resultados do Brasil (1,4%) e do Nordeste (2,4%). Todas as atividades da indústria apresentaram desempenho positivo, com ênfase para as indústrias de transformação, que avançaram 21,7%. Também contribuíram para o resultado as indústrias extrativas (5,8%), os serviços de água, esgoto e energia (5%) e a construção (5,6%), consolidando o setor como o principal motor da economia maranhense.

A agropecuária registrou crescimento de 10,3% em 2025, o segundo melhor resultado entre os setores, ficando acima da média do Nordeste (7,6%) e próxima da nacional (11,7%). O desempenho foi impulsionado pela produção de grãos, especialmente soja, milho e mandioca, que seguem como importantes vetores do desenvolvimento econômico no estado. A tendência é de continuidade desse ritmo nos próximos períodos.

Já o setor de serviços apresentou crescimento mais moderado, de 1,4%, levemente abaixo do Nordeste (1,9%) e do Brasil (1,8%). Ainda assim, algumas atividades se destacaram positivamente, como outras atividades de serviços (4,1%), transportes (3,1%), comércio (2,2%), atividades imobiliárias (2%) e informação e comunicação (1,8%). Em contrapartida, os segmentos de finanças (-3,9%) e administração pública (-0,4%) registraram retração.

A publicação completa pode ser acessada no site do Imesc: www.imesc.ma.gov.br.