Blog do Daniel Sousa Codó - Jornalismo Verdade

Gestão Chiquinho FC anuncia reajuste salarial de 5,4% para professores em Codó

A Prefeitura de Codó, sob a gestão do prefeito Chiquinho FC, oficializou o novo pacote de valorização para os profissionais da educação do município. Já no primeiro mês do ano, os educadores da rede municipal foram contemplados com um reajuste salarial de 5,4%, valor que foi integralmente creditado junto aos vencimentos de janeiro.

Compromisso e Valorização

A estratégia de pagar o reajuste logo no início do ano letivo demonstra um planejamento financeiro sólido da prefeitura. Em nota, a gestão ressaltou que a educação é construída com “respeito e compromisso”, destacando a importância de cuidar de quem cuida do futuro da cidade.

“É reconhecimento, é responsabilidade e é investimento direto na qualidade do ensino em Codó”, afirmou a gestão em suas redes sociais.

Impacto na Educação Municipal

Com o lema “Fé, Trabalho e Futuro”, a gestão de Chiquinho consolida a imagem de um governo que prioriza o servidor público. Além do impacto financeiro positivo na economia codoense, o aumento de 5,4% serve como um estímulo para o corpo docente iniciar o ano de 2026 com maior motivação.

Prefeitura de Codó inaugura estradas nos povoados Montevidéu I e II, fortalecendo a mobilidade rural

No último sábado, foi realizada a inauguração das estradas dos povoados Montevidéu I e Montevidéu II,. O presidente da Câmara, vereador Roberto Cobel esteve ao lado do prefeito Chiquinho FC, prestigiando mais uma importante conquista para a zona rural de Codó.

A obra garante mais mobilidade, dignidade e desenvolvimento, facilitando o acesso, fortalecendo a economia local e promovendo mais qualidade de vida para as famílias da região. A gestão segue trabalhando com responsabilidade, ouvindo a população e investindo em melhorias que fazem a diferença no dia a dia da comunidade.

“No último sábado, participei da inauguração das estradas dos povoados Montevidéu I e Montevidéu II, ao lado do prefeito Chiquinho FC, celebrando mais uma importante conquista para a zona rural de Codó.
Essa obra representa mais mobilidade, dignidade e desenvolvimento, garantindo melhores condições de acesso, fortalecendo a economia local e levando mais qualidade de vida às famílias da região.
Seguimos trabalhando com responsabilidade e compromisso, sempre ouvindo o povo e buscando melhorias que fazem a diferença no dia a dia da nossa gente”, disse o presidente Roberto Cobel.

Agentes refazem perímetro em mata onde irmãos desapareceram; buscas entram na 4ª semana

Agentes das forças de segurança do Maranhão refazem o perímetro na mata fechada onde os irmãos Ágata Isabelle, 6 anos, e Allan Michael, 4, desapareceram. A tática é mais uma adotada na força-tarefa que já dura quase um mês. As crianças sumiram em 4 de janeiro, após saírem para brincar no Quilombo de São Sebastião dos Pretos, em Bacabal.

O desaparecimento coloca os policiais, bombeiros e equipes do Exército e da Marinha frente a uma das operações de busca mais complexas registradas no estado. Em entrevista ao Correio, o prefeito de Bacabal, Roberto Costa, garantiu a continuidade das buscas. Paralelo a isso, uma comissão de três delegados conduzem a investigação. “Trabalhamos com equipes especiais. A estratégia, agora, é refazer toda a área da mata por onde elas possam ter passado.”

A dificuldade começa geograficamente. A mata onde as crianças desapareceram é extensa, de difícil locomoção. O vasto terreno é composto por lagos, açudes e relevo irregular. Ao longo dos dias, mergulhadores dos bombeiros e marinheiros fizeram varreduras no Rio Mearim.

No rio, a equipe da Marinha vistoriou 11 pontos ao longo de quatro dias com o auxílio de um sonar do Centro de Hidrografia do Norte (CHN-4), tecnologia que utiliza ondas sonoras para criar imagens detalhadas do fundo do rio. A vistoria percorreu 19km e, de forma criteriosa, 5km do ponto em investigação. No entanto, nada foi encontrado.

Retorno
Em meio à aflição da ausência de informações, o povoado de São Sebastião dos Pretos respirou aliviado e pôde comemorar o retorno de Wanderson Kauã, 8, à comunidade. Kauã é primo dos irmãos e também ficou desaparecido, mas foi resgatado quatro dias depois.

Debilitado e com confusão mental, Kauã passou por um longo processo de readaptação. Junto às equipes de assistência social e psicólogos, o pequeno recuperou-se e voltou ao convívio familiar em 24 de janeiro.

A família foi acolhida em um novo lar, com móveis e estrutura novos. A casa, com muros amarelos, fica no povoado e será provisória. Segundo o prefeito de Bacabal, Roberto Costa, a prefeitura reconstruirá a residência antes habitada pelos familiares de Kauã. “Alugamos esse lar para eles terem mais conforto e comodidade nessa etapa de readaptação”, destacou.

Paralelo à volta de Kauã, a Prefeitura organizou um rol de atividades destinadas aos 53 estudantes da escola UEF José Maia Filho — a única instituição de ensino do povoado. São ofertadas, de forma gratuita, aulas de judô, futebol, balé e capoeira.

Fonte: Correio Braziliense

Prefeitura de Codó realiza Mutirão e amplia tratamento de varizes

A Prefeitura de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), em parceria com o deputado estadual Francisco Nagib (PSB), promoveu nos dias 30 e 31 de janeiro um Mutirão de Varizes no Hospital Geral Municipal (HGM). A ação garantiu atendimento gratuito a 293 moradores do município, ampliando o acesso a cuidados especializados em saúde vascular.

O prefeito Chiquinho FC (PT) esteve no hospital acompanhando as atividades e destacou a importância de iniciativas voltadas à prevenção e ao tratamento de doenças que impactam a qualidade de vida da população. Segundo a gestão municipal, o mutirão reforça o compromisso da prefeitura com a promoção da saúde pública e a ampliação dos serviços oferecidos à comunidade.

Durante o primeiro dia de atendimento, 137 pacientes foram atendidos. Já no segundo dia, o número chegou a 156 atendimentos, totalizando 293 procedimentos de tratamento bilateral de varizes realizados ao longo dos dois dias.

O objetivo do mutirão foi garantir diagnóstico, orientação especializada e tratamento para pessoas que aguardavam atendimento na rede pública. Para ter acesso ao serviço, os pacientes precisaram apresentar apenas cópias de documentos pessoais e comprovante de residência.

A Prefeitura de Codó destacou que ações como essa aproximam os serviços de saúde da população e fortalecem o cuidado contínuo, contribuindo para a prevenção de complicações e para a melhoria da qualidade de vida dos codoenses.

Bandeira Tarifária permanece verde em fevereiro

_Equatorial Maranhão reforça a importância do uso consciente da energia elétrica_

A Bandeira Tarifária continua verde no mês de fevereiro, sem cobrança adicional na conta de energia. O anúncio foi feito pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), na sexta-feira (30), e reflete as condições favoráveis de geração de energia no país, impulsionadas principalmente pelo período chuvoso.

O sistema de bandeiras tarifárias, implantado em 2015, é definido mensalmente pela ANEEL e tem como objetivo sinalizar aos consumidores os custos reais da geração de energia elétrica no Brasil. As cores verde, amarela e vermelha indicam se haverá ou não cobrança adicional na conta de luz, de acordo com as condições de geração.

Mesmo com o cenário favorável, a Equatorial Maranhão reforça que o uso consciente da energia elétrica continua sendo fundamental para garantir economia no orçamento das famílias maranhenses e contribuir com a preservação do meio ambiente. Pequenas mudanças de hábito no dia a dia podem gerar impacto significativo na redução do consumo de energia. Confira algumas orientações importantes:

• Evite abrir e fechar a geladeira com frequência;
• Verifique regularmente a borracha de vedação da geladeira, pois quando ressecada provoca desperdício de energia;
• Substitua lâmpadas antigas por modelos de LED, que são mais eficientes;
• Prefira aparelhos de ar-condicionado com tecnologia inverter, que consomem menos energia;
• Retire da tomada os aparelhos que não estejam em uso. Mesmo em stand-by eles consomem energia;
• Acumule roupas para lavar e passar de uma só vez, evitando o uso repetido dos equipamentos;
• Utilize aparelhos eletrodomésticos que apresentem o selo PROCEL/INMETRO de economia de energia, com a indicação “A”.

Mais economia

Os clientes enquadrados como baixa renda podem obter descontos na conta de energia por meio da Tarifa Social de Energia Elétrica, programa do Governo Federal que garante esse benefício. Para mais informações sobre os critérios e o cadastro, os interessados podem acessar os canais oficiais da Equatorial Maranhão: WhatsApp (Assistente Virtual Clara) no número (98) 2055-0116; site www.equatorialenergia.com.br; Central de Atendimento 116; aplicativo Equatorial ou postos de atendimento presencial da Distribuidora.

*Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão*

Sistema FAEMA/SENAR e SINCODÓ iniciam temporada de cursos 2026

O Sistema FAEMA/SENAR e o Sindicato dos Produtores Rurais de Codó (SINCODÓ) deram início à temporada de cursos de capacitação para o ano 2026. Nesta primeira etapa, durante o mês de janeiro, foram ofertados os cursos de Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas e Operação e Manutenção de Motosserras, Cortadoras de Grama, Roçadeiras e Similares.

Capacitação fortalece o setor rural

As capacitações têm como objetivo fortalecer o setor produtivo, qualificar a mão de obra rural e ampliar as oportunidades de trabalho no campo, promovendo práticas mais eficientes, seguras e sustentáveis. Para o mobilizador de cursos do Sistema FAEMA/SENAR – SINCODÓ, Elias Araújo, o início das atividades, com cursos de áreas técnicas, representa um avanço importante para qualificação de mão de obra e o desenvolvimento do setor.

Esse início foi muito bom. Os cursos solicitados são importantes para a capacitação dos trabalhadores rurais e o fortalecimento do setor produtivo. Além de qualificar a mão de obra local, os cursos ampliam oportunidades de trabalho, valorizam os profissionais do campo e incentivam práticas mais eficientes e responsáveis. O SINCODÓ e o sistema FAEMA/SENAR reforçam, assim, o compromisso com o desenvolvimento sustentável e com a melhoria contínua da atividade rural.”

Novos cursos e programas inéditos em Codó

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Codó, Iedo Barros, destacou a importância das ações e as novidades que estão sendo implantadas no município. “Estamos iniciando o ano com duas ações fortes: o curso de operação e manutenção de tratores agrícolas, que acontece na área de Timbiras, e, pela primeira vez em Codó, o curso de operação e manutenção de motosserra, cortadora de grama, roçadeiras e similares. Esse é um curso novo, tanto para Codó, quanto dentro do sistema FAEMA/SENAR, trazendo mais oportunidades de capacitação. O nosso trabalho forte é levar conhecimento para o homem do campo

 

Saúde no Campo (Rede ATeG) em Codó

Iedo Barros também anunciou a implantação de um programa inédito voltado à saúde no campo. “Neste semestre, vamos iniciar o programa Saúde no Campo, uma ação nova em Codó, no Maranhão e também no Brasil, por meio do CNA. Serão 125 propriedades assistidas pela rede ATeG em Codó, que contarão com acompanhamento de uma enfermeira, beneficiando proprietários e funcionários. É um trabalho inovador e muito importante para o bem-estar no meio rural.”

SINCODÓ em pleno crescimento

Além disso, o presidente reforçou a importância da filiação ao sindicato, contemplando uma série de cursos e serviços para os produtores de Codó. “O sindicato só se fortalece com seus associados. Convidamos os produtores a se filiarem, pois temos muito a oferecer e, juntos, conseguimos fortalecer ainda mais o setor rural em Codó”, finalizou o presidente.

Governo do Maranhão inaugura Estrada de Santana e amplia investimentos em Ribamar

A Estrada de Santana, em São José de Ribamar, foi oficialmente entregue nesse sábado (31) pelo governador Carlos Brandão. A obra garante melhores condições de tráfego, segurança e mobilidade para cerca de 40 mil moradores de 13 comunidades, que enfrentavam constantes alagamentos durante o período chuvoso.

O serviço executado pelo Governo do Maranhão incluiu drenagem profunda e pavimentação de aproximadamente quatro quilômetros da via principal, além de oito quilômetros de vias auxiliares, solucionando um problema histórico que afetava a região há mais de um século.

Durante a solenidade de inauguração, Brandão destacou que a obra integra a política municipalista adotada pela gestão estadual, com foco em intervenções estruturantes nos municípios. Segundo o governador, a drenagem foi essencial para eliminar os alagamentos que atingiam residências próximas à estrada.

“Aqui era uma área que alagava e causava muitos prejuízos às famílias. Hoje entregamos uma estrada bem feita, com drenagem adequada, garantindo que esse problema não volte a acontecer”, afirmou.

O secretário de Estado da Infraestrutura, Aparício Bandeira, explicou que as características do terreno exigiram uma intervenção técnica mais complexa, o que demandou mais tempo de execução. Ele ressaltou que, além do asfalto, a obra contemplou melhorias no entorno, sinalização viária e pintura.

“Foi um trabalho desafiador, porque toda a via precisou receber drenagem profunda. Mas o resultado é uma obra que traz mais qualidade de vida, especialmente para o bairro Outeiro”, avaliou.

O prefeito de São José de Ribamar, Júlio Matos, o Dr. Julinho, afirmou que a estrada representa um avanço significativo para o desenvolvimento urbano e para a mobilidade da população. Ele destacou a parceria institucional com o Governo do Estado como decisiva para a realização da obra.

“Quem ganha com essa entrega é o povo de Ribamar. Essa estrada era um sonho antigo e hoje se torna realidade graças ao apoio do governo estadual”, disse.

Moradora do bairro Outeiro, Analiza Santos Almeida relatou que a pavimentação mudou a rotina de quem utiliza a via diariamente. Segundo ela, antes da obra, o local ficava praticamente intransitável em períodos de chuva.

“Era muita lama e a gente tinha dificuldade até para sair de casa. Agora podemos circular com tranquilidade. Melhorou tudo”, contou.

Novas obras anunciadas

Ainda neste sábado, o governador Carlos Brandão assinou ordens de serviço para novas intervenções em São José de Ribamar. Entre elas, está o asfaltamento do acesso à Vila Nestor e a pavimentação de mais de 50 quilômetros de vias urbanas, utilizando asfalto e blocos de concreto.

As ações têm como objetivo ampliar a segurança viária e melhorar a qualidade de vida da população do município.

ENSINO MÉDIO: Prefeito Chiquinho FC disponibiliza 24 escolares para atender alunos de responsabilidade do Estado

O Salão Nobre da Prefeitura de Codó foi palco de uma importante reunião de alinhamento na manhã deste domingo (01).

O prefeito Chiquinho FC reuniu-se com os motoristas que atuarão no transporte dos alunos do Ensino Médio residentes na zona rural, garantindo que tudo esteja pronto para o início do ano letivo da rede estadual, que ocorre já nesta segunda-feira, 02 de fevereiro.

​Parceria Município e Estado

​Mesmo sendo o Ensino Médio uma responsabilidade do Governo do Estado, a gestão de Chiquinho FC mantém uma parceria sólida para garantir o acesso desses jovens à sala de aula.

Ao todo, o município disponibilizou 24 veículos escolares para atender cerca de 960 estudantes que precisam se deslocar diariamente do campo para completar seus estudos na sede da cidade.

​Compromisso e Respeito

​Durante o encontro, o prefeito foi enfático ao cobrar dos profissionais o máximo de zelo e responsabilidade. Chiquinho pediu compromisso com as rotas e, acima de tudo, respeito aos estudantes durante todo o ano letivo de 2026.

“Nossa missão é garantir que esses quase mil alunos cheguem com segurança e pontualidade para buscar o conhecimento. O transporte é o elo entre o sonho do estudante da zona rural e a realização profissional no futuro”, destacou o gestor.

​Calendário Diferenciado

​É importante ressaltar que, embora a frota para o Estado já comece a circular amanhã, o cronograma da rede municipal segue outro ritmo.

  • Transporte para o Estado: 24 veículos iniciam nesta segunda-feira (02/02).
  • Transporte para o Município: A frota total de 84 veículos entrará em operação plena apenas no dia 23 de fevereiro, data prevista para o início das aulas municipais.

​Com o planejamento antecipado, a Prefeitura de Codó busca evitar transtornos e assegurar que o direito à educação seja respeitado desde o primeiro dia de aula.

Projeto “Pelas Minhas Mãos” une inclusão social e sustentabilidade em Codó

A Prefeitura de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMAM), está desenvolvendo o Projeto Pelas Minhas Mãos, uma iniciativa que integra políticas ambientais e sociais com foco na inclusão socioambiental de pessoas em situação de vulnerabilidade, especialmente usuários atendidos pelo Centro POP.

O projeto nasce da compreensão de que o cuidado com o meio ambiente também é uma ferramenta de transformação social. Por meio da implantação e manejo de hortas orgânicas, os participantes recebem capacitação teórica e prática, além de acompanhamento técnico contínuo, promovendo o desenvolvimento de habilidades, o fortalecimento da autoestima e a construção de novas perspectivas de vida.

União das secretarias do Governo Fé, Trabalho e Futuro

Nesta fase inicial, além da equipe da SEMMAM, e do total apoio do prefeito Chiquinho FC, o projeto conta com a participação de cinco beneficiários voluntários e com a parceria de duas secretarias municipais: Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Direitos Humanos e Igualdade Racial, fortalecendo a atuação intersetorial das políticas públicas.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Ferdinando Rocha, a iniciativa representa um novo olhar sobre a política ambiental no município. “O Projeto Pelas Minhas Mãos mostra que meio ambiente e inclusão social caminham juntos. Não estamos apenas implantando hortas, estamos oferecendo oportunidades, resgatando a dignidade e criando caminhos para a autonomia dessas pessoas. É uma atenção especial do prefeito Chiquinho FC, em fazer um trabalho de unir a preservação do meio ambiente, produção de alimentos e da dignidade do cidadão. É uma política pública que cuida da terra e, principalmente, das pessoas.”, destacou o secretário.

Mais do que produzir alimentos, o projeto simboliza o plantio de valores como dignidade, cidadania, responsabilidade social e sustentabilidade, reafirmando o compromisso da gestão municipal com uma política ambiental integrada às necessidades humanas e sociais. O Projeto Pelas Minhas Mãos reforça que investir em meio ambiente é também investir em pessoas, promovendo justiça socioambiental e transformação de realidades.

Eleitores já podem consultar pendências e regularizar o título para votar nas eleições deste ano

Eleitores de todo o país precisam ficar atentos ao prazo final para resolver pendências com a Justiça Eleitoral. O dia 6 de maio marca o encerramento do cadastro eleitoral, e somente quem estiver com a situação regular poderá votar nas eleições gerais deste ano. A orientação vale para quem precisa quitar multas, atualizar dados ou resolver problemas que possam levar ao cancelamento do título.

A verificação pode ser feita pela internet, de forma simples, por meio do Autoatendimento Eleitoral, disponível nos portais da Justiça Eleitoral. Na opção Débito Eleitoral, é necessário informar nome completo, número do título ou CPF, filiação e data de nascimento. As informações precisam estar idênticas às registradas no cadastro para que a consulta seja validada.

Grande parte das pendências está relacionada a multas por ausência nas urnas nas três últimas eleições ou por falta aos trabalhos eleitorais quando há convocação oficial. Quando existe débito, o sistema já permite a emissão da guia para pagamento. A quitação pode ser feita por Pix, cartão de crédito ou boleto GRU, tanto pelo atendimento on-line quanto pelo aplicativo e-Título. Também há a possibilidade de pagamento direto no cartório eleitoral.

Quem precisa de atendimento presencial ainda tem tempo de buscar os cartórios eleitorais até 6 de maio. Nessas unidades são realizados serviços como alistamento para o primeiro título, revisão de dados cadastrais, transferência de domicílio eleitoral, emissão de segunda via do título e da certidão de quitação eleitoral. Esse mesmo documento pode ser obtido pela internet nos sites do Tribunal Superior Eleitoral e dos tribunais regionais eleitorais.

A consulta da situação eleitoral também deve ser feita no Autoatendimento Eleitoral. Quando o cadastro aparece como regular, o eleitor está apto a votar normalmente. Já a indicação de título cancelado ou suspenso exige providências dentro do prazo. A certidão de quitação eleitoral mostra se há multas em aberto e costuma ser exigida em concursos públicos, posse em cargos e outros atos da vida civil.

FONTE: PORTAL O INFORMANTE