Blog do Daniel Sousa Codó - Jornalismo Verdade

SINCODÓ fortalece parcerias e planeja ampliação de ações para 2026

O presidente do Sindicato Rural de Codó (SINCODÓ), Iedo Barros, participou, na última sexta-feira, dia 9 de janeiro, de uma importante reunião na sede do sindicato com técnicos de campo da Rede ETEC, que atuam nas áreas da Bovinocultura de Corte, Caprinocultura, Piscicultura e Horticultura. O primeiro encontro do ano teve como principal objetivo alinhar estratégias e discutir o planejamento das ações do SINCODÓ para 2026, com foco no fortalecimento da assistência técnica, na ampliação do quadro de associados e na implantação de novos projetos voltados ao homem do campo.

Capacitação, gerenciamento e assistência técnica aos produtores

Durante a reunião, o presidente destacou a importância da admissão de novos sócios, ressaltando que o sindicato funciona e se fortalece por meio da participação ativa dos produtores rurais.” Estamos procurando a maior aproximação e participação de nossos produtores, para que conheçam mais tudo o que o SINCODÓ tem a proporcionar, e esclarecendo que a assistência técnica oferecida não tem custo para o agricultor ou pecuarista”.

Atualmente, cada técnico de campo acompanha cerca de 25 propriedades, com um trabalho contínuo de até dois anos, envolvendo capacitação, gerenciamento e orientação técnica. Para Iedo Barros, esse acompanhamento representa uma grande ajuda ao desenvolvimento do setor rural em Codó.

Saúde no Campo em Codó

Outro ponto de destaque apresentado pelo presidente foi a previsão de implantação, já no segundo semestre, do projeto “Saúde no Campo”, uma iniciativa inédita no município. A ação contará com profissionais de enfermagem para prestar assistência à saúde dos produtores rurais, suas famílias, vaqueiros, moradores e trabalhadores diaristas das propriedades atendidas pela Rede ETEC. “É um trabalho novo, importante e que vem para cuidar não apenas do proprietário da terra, mas de todos que vivem e trabalham no campo”, destacou Iedo Barros.

Crescimento em 2026

O presidente também ressaltou a necessidade de fortalecer o movimento sindical, reforçando que não existe sindicato forte sem a participação dos associados. Segundo ele, o SINCODÓ obteve resultados expressivos em 2025, considerados excelentes, mas a meta é ampliar ainda mais as ações em 2026, tornando o sindicato cada vez mais atuante e presente na vida do produtor rural. “Estamos felizes com os resultados alcançados, mas queremos avançar ainda mais, trazendo novos projetos e fortalecendo o sindicato”, concluiu o presidente.

Governo do Maranhão amplia ações em Timon com entrega de escolas, títulos de terra e veículos

O Governo do Maranhão levou mais ações e investimentos para Timon nesta segunda-feira (12). No município foram entregues duas escolas totalmente reformadas, 60 títulos de terra, além das novas sedes da Unidade Regional de Educação (URE) e da Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal (Aged). As entregas foram feitas pelo governador Carlos Brandão.

As entregas de obras e ações do Governo do Maranhão no município ocorreram no período da tarde. Pela manhã o governador Carlos Brandão acompanhou o ministro dos Transportes, Renan Filho, que inaugurou o Contorno Rodoviário de Timon, uma obra viária estratégica para a segurança do tráfego e o desenvolvimento econômico da região ao interligar as BRs 226 e 316 no estado.

O governador Carlos Brandão falou sobre o dia de entregas federais e estaduais no município e anunciou novas obras na cidade. “Hoje foi um dia de muitas entregas para Timon. Começamos a segunda-feira com a visita do ministro Renan Filho, que inaugurou o contorno rodoviário, uma obra histórica para a região. O Governo do Maranhão também tem investido muito em Timon e inauguramos hoje duas escolas reformadas para fortalecer a educação, 60 títulos de terra para dar segurança jurídica aos pequenos produtores. Aproveitamos também para anunciar novas obras. Vamos fazer a pavimentação de vias urbanas e a extensão da Avenida Piauí para garantir mais mobilidade, atendendo um bairro com mais de 500 casas”, informou.

O prefeito de Timon, Rafael Brito, destacou a extensa agenda na cidade nesta segunda-feira (12). “A gente recebeu um grande investimento do Governo Federal hoje, que foi o Contorno Rodoviário de Timon, mas o Governo do Maranhão tem sido um grande parceiro do município com obras na saúde, educação, infraestrutura e outras áreas. O anúncio feito hoje de extensão da Avenida Piauí é de fundamental importância para tirar do isolamento mais de 30 mil pessoas que precisam de mais mobilidade para o centro da cidade”, assinalou.

A agenda municipalista do Governo do Estado na cidade foi iniciada com a inauguração da reforma do Centro de Ensino Dr. João Lula e do Centro de Ensino Conceição Teófilo Silva, que incluiu também uma quadra poliesportiva. Ainda na área da educação, foi inaugurada a nova sede da Unidade Regional de Educação de Timon.

O gestor geral da Centro de Ensino Dr. João Lula, Júnior Geo, afirmou que com a reforma o ano letivo de 2026 será mais qualitativo. “A comunidade escolar ganhou muito com esta reforma. Agora nós temos uma escola nova, toda equipada, climatizada, com carteiras novas para começar o ano letivo de 2026 ainda mais preparados”, enfatizou.

As duas unidades de ensino passaram por reforma geral das salas, incluindo recuperação de paredes, portas e janelas, colocação de novo piso nas áreas internas e externas, além de novo telhado. As escolas também receberam pintura geral e revisão das instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias e foram totalmente climatizadas. A reforma também incluiu adaptação para garantir acessibilidade.

A aluna do 3º ano do Centro de Ensino Conceição Teófilo Silva, Ana Reis, disse que a reforma transformou a realidade da escola. “Antes, a gente passava muito calor na sala de aula porque só tinha ventilador. Agora, a escola está toda climatizada. Esta reforma vai contribuir para o melhor desempenho dos alunos. A quadra também vai incentivar o esporte da nossa cidade e fazer com que a gente chegue melhor nos jogos escolares”, comentou.

Também do 3º ano, Evelly Ramos agradeceu pela reforma. “Agradeço ao Governo do Maranhão pela reforma da nossa escola depois de anos de espera. Hoje, temos não apenas as salas de aula, mas também laboratório, biblioteca e até a cantina climatizados. A nossa quadra também ficou muito melhor do que a gente esperava. Antes, a gente ficava em pé, agora tem arquibancada, redes de proteção. Tudo isso vai nos dar mais conforto e mais aprendizado”, disse.

Títulos de terra

Também foram entregues 60 títulos de domínio de terra, garantindo mais segurança jurídica às famílias que vivem e produzem no local. A medida assegura o direito legal à terra e amplia as condições para o acesso a políticas públicas voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar.

A ação faz parte do Programa Paz no Campo, iniciativa do Governo do Maranhão que busca reduzir conflitos agrários, promover a segurança jurídica e estimular o desenvolvimento sustentável nas comunidades rurais. Além da entrega de títulos, o programa atua na mediação de conflitos, no incentivo à produção agrícola e na inclusão social das famílias do campo.

O presidente do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Interma), Anderson Ferreira, informou que mais de 150 famílias de Timon já foram beneficiadas pelo Programa Paz no Campo. “Este é o maior programa de regularização fundiária do Maranhão. E não somos nós que afirmamos isso, mas todos os prêmios que o Maranhão tem recebido na área, como o do CNJ. E o trabalho de regularização vai seguir firme e até o fim do ano mais famílias de Timon vão receber os seus títulos”, garantiu.

Entrega de veículos

Também foram entregues um veículo para a Secretaria Municipal de Assistência Social e outro para a Secretaria Municipal de Educação. A Câmara Municipal também foi beneficiada com um veículo.

As entregas fazem parte do Programa Coopera Maranhão, lançado pelo Governo do Estado em dezembro do ano passado, para fortalecer a atuação conjunta entre o Estado e os municípios nas áreas de assistência social e educação, por meio da doação de veículos a cada ente municipal beneficiado para uso nas ações de atendimento à população.

Sisu 2026: Maranhão oferece mais de 3 mil vagas de licenciatura com direito à bolsa do Pé-de-Meia

Maranhão terá 6.098 vagas ofertadas pela UFMA e 2.779 pelo Instituto Federal do Maranhão. Inscrições começam em 19 de janeiro

O estado do Maranhão contará com a oferta de 8,8 mil vagas no processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026. Dessas, 6.098 serão disponibilizadas pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e 2.779 pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). No total, o Ministério da Educação (MEC) disponibilizou mais de 274 mil vagas em todo o Brasil.

No total, os candidatos do Maranhão poderão concorrer a 3.362 vagas em cursos presenciais de licenciaturas para receber bolsas do Pé-de-Meia Licenciaturas. O programa oferta um incentivo financeiro de R$ 1.050, sendo R$ 700 com saque imediato e R$ 350 como poupança, com saque após o ingresso como professor em uma rede pública de ensino.

Para participar, o estudante precisa ter obtido nota média igual ou superior a 650 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ser aprovado, se matricular no curso e se inscrever, posteriormente, no Pé-de-Meia Licenciaturas.

UFMA e IFMA

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) é a instituição que oferece o maior número de vagas no estado, com 6.098 oportunidades. Entre os cursos com mais vagas ofertadas na universidade estão: interdisciplinar em ciência e tecnologia e área básica de ingresso (ABI) em computação e inteligência artificial.

Entre as vagas ofertadas pelo IFMA, alguns dos cursos com mais oportunidades são sistemas de informação, engenharia industrial elétrica e matemática.

Inscrições

As inscrições para o Sisu 2026 serão abertas no período de 19 a 23 de janeiro e devem ser realizadas, exclusivamente, pela internet, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O candidato poderá se inscrever em até duas opções de curso.

Assim como em 2025, esta edição do Sisu terá somente uma etapa de inscrição para as vagas ofertadas pelas instituições participantes. Dessa forma, os inscritos concorrerão, em um único processo seletivo, às vagas disponibilizadas para todo o ano letivo. O resultado da única chamada regular será divulgado no dia 29 de janeiro de 2026.

Todos os estudantes selecionados dentro das vagas disponíveis, tanto na chamada regular quanto por meio da lista de espera, deverão realizar a matrícula na instituição no período indicado no edital.

Sisu

O Sistema de Seleção Unificada foi instituído pela Portaria Normativa nº 2, de 26 de janeiro de 2010, e atualmente está regulamentado pela Portaria Normativa nº 21, de 5 de novembro de 2012. O Sisu reúne as vagas ofertadas por instituições públicas de educação superior do Brasil que aderiram ao processo seletivo vigente.

A maioria das instituições participantes é da rede federal de ensino, com destaque para universidades e institutos federais.

Com informações o imparcial

Orleans destaca investimentos estaduais em educação

Os investimentos feitos pelo Governo do Estado na área da educação foram destacados pelo secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, durante a entrega de obras estaduais realizada nesta semana em Timon. Ao lado do governador Carlos Brandão, do prefeito Rafael Brito e demais autoridades, ele participou da inauguração de duas escolas estaduais totalmente reformadas e ampliadas, além de outros benefícios levados aos timonenses.

“Este é o governo da educação, que está investindo mais de R$ 100 milhões no Programa Educação de Verdade, e através dele voltaremos a Timon na próxima semana para entregar tablets a todos os estudantes da rede estadual. Também aumentamos em dez vezes o repasse de recursos para o transporte escolar. E o mais importante: agora todo aluno vai receber alimentação de qualidade nas escolas, em todos os turnos”, destacou Orleans Brandão. Ele acrescentou que o investimento educacional é prioridade por garantir que as crianças e jovens maranhenses possam ter um futuro melhor.

O secretário de Assuntos Municipalistas também parabenizou o governador Carlos Brandão por garantir segurança jurídica a 60 famílias timonenses por meio da regularização fundiária. “Desde que ele assumiu o governo, já foram entregues mais de 20 mil títulos de propriedade. Para essas famílias, essa é a nossa maior obra, e estamos muito felizes em fazer parte dessa história”. O Governo do Estado entregou à população a reforma dos Centros de Ensino Dr. João Lula e Maria da Conceição Teófilo Silva, da Unidade Regional de Educação de Timon e do Escritório da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) no município. Também foram entregues 60 títulos de domínio de terra e três veículos do Programa Coopera Maranhão para as secretarias municipais de Assistência Social e Educação, e para a Câmara Municipal de Timon.

A reforma do C.E. DR. João Lula beneficia 1.021 alunos. O prédio conta com 10 salas de aula, secretaria, biblioteca, sala de professores, cantina, 6 banheiros para alunos (masculino e feminino), 2 banheiros para professores (feminino e masculino), pátio e quadra descoberta. O Centro de Ensino Maria da Conceição Teófilo Silva tem 10 salas de aula, secretaria, sala da direção escolar, sala de professores, sala de coordenação, biblioteca, cantina, pátio, banheiros masculino, feminino e para pessoas com deficiência, e quadra descoberta, garantindo melhores condições de ensino e aprendizagem a 947 alunos.

Orleans Brandão entrega obras do governo em Gonçalves Dias

A população de Gonçalves Dias recebeu um pacote de obras estaduais nesta sexta-feira (9), entregues pelo secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, e pela prefeita Suane Dias. Fruto da parceria entre o Governo do Estado e o município, os investimentos em infraestrutura vão garantir mais qualidade de vida aos gonçalvinos.

“Há dois anos afirmamos que essa parceria transformaria Gonçalves Dias e hoje mostramos que nunca se fez tanto em tão pouco tempo. Já entregamos a nova sede da prefeitura, ponte, abastecimento de água onde nunca houve, fizemos a requalificação completa da Avenida Maioba e estamos construindo o balneário mais bonito do estado. Temos trabalho e vamos continuar trabalhando muito em 2026 para trazer mais qualidade de vida para todos os gonçalvinos”, destacou Orleans Brandão.

Foram inaugurados o poço do povoado Baixão Grande, a ponte em concreto armado interligando a Rua Nova à Rua do Lucena, a urbanização da Avenida Maioba — que recebeu pavimentação asfáltica, iluminação pública e pista de passeio — e os portais de entrada da cidade. Por meio do programa Coopera Maranhão, o Governo do Estado também entregou veículos para as secretarias municipais de Assistência Social e de Educação, além da Câmara Municipal de Gonçalves Dias.

“É obra para todo lado em Gonçalves Dias, como nunca visto na nossa história. Desde que levamos nossas demandas ao governo estadual, todas as necessidades do município têm sido atendidas. É assim que provamos o nosso compromisso com o povo: com parceria, trabalho e união”, enfatizou a prefeita Suane Dias.

Ao citar obras realizadas em todos os municípios, o secretário destacou a execução do programa de pavimentação asfáltica e a ampliação da rede do Viva Procon e dos restaurantes populares em todo o Maranhão. “Estamos empolgados com os resultados positivos alcançados pelo Governo do Estado nos últimos três anos e ainda vamos trabalhar muito em 2026 para melhorar a vida do povo maranhense”, finalizou Orleans Brandão.

Orleans Brandão destaca força das parcerias em Açailândia

Em mais uma agenda de trabalho na cidade de Açailândia, o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, acompanhou, no sábado (10), o governador Carlos Brandão e o prefeito Dr. Benjamin na entrega de obras e serviços estaduais que comprovam a importância da parceria com o Governo do Estado para o desenvolvimento dos municípios.

“Tudo o que foi prometido há um ano está sendo cumprido: Açailândia já recebeu ambulância, viatura, cinco quilômetros de pavimentação entregues hoje, e mais 10 quilômetros estão chegando. A segunda etapa do Hospital Regional já foi entregue, e a tão sonhada UPA será inaugurada no próximo dia 6 de fevereiro. Todos os municípios têm obras do governo mais municipalista que o estado já viu. E a população de Açailândia está vendo o quanto temos trabalhado em parceria com o prefeito Benjamin, que tem ido buscar recursos para desenvolver a cidade. As obras estão acontecendo, saindo do papel e transformando sonhos em realidade”, enfatizou Orleans Brandão.

À população de Açailândia foram entregues a reforma da Quadra Poliesportiva Cândido Belarmino de Sousa, no bairro Plano da Serra, e cinco quilômetros de pavimentação asfáltica no bairro Nova Açailândia II, além de veículos do programa Coopera Maranhão, doados para as secretarias municipais de Educação e de Assistência Social, e para a Câmara Municipal. A comitiva ainda visitou a obra de construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no Residencial Tropical, e o local destinado à implantação do Serviço de Oncologia no município.

“Nossa cidade está se desenvolvendo porque temos essa grande parceria com o Governo do Estado. E Orleans é realmente um parceiro que quer desenvolver os municípios, cada um com as suas características e necessidades. Açailândia tem recebido grandes obras, como a nossa tão sonhada UPA, que vai garantir melhores condições de atendimento à população e de trabalho para os profissionais”, declarou o prefeito Benjamin.

Buscas por crianças chegam ao décimo dia; área é ampliada e força-tarefa supera 600 pessoas

Foto Reprodução

As buscas por Ágatha Isabelle, de cinco anos, e Allan Michael, de quatro, completam dez dias nesta terça-feira (13) na zona rural de Bacabal, no Maranhão. As operações seguem concentradas nos arredores do povoado São Sebastião dos Pretos, onde o perímetro de procura foi ampliado para 54 quilômetros quadrados. Segundo as forças de segurança, cerca de 60% da área já foi vasculhada.

A mobilização conta com o apoio de voluntários, que auxiliam nas incursões em matas fechadas e regiões de difícil acesso. No fim de semana, a operação foi reforçada e passou a reunir mais de 600 pessoas, entre agentes de segurança e colaboradores civis.

Enquanto as buscas avançam, Anderson Kauã, que estava com os irmãos no dia do desaparecimento, permanece internado e apresenta boa evolução clínica, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde. A criança recebe acompanhamento psicológico. Por ter transtorno do espectro autista (TEA), Kauã só será ouvido por profissionais especializados, conforme determina a Lei da Escuta Protegida (Lei nº 13.431/2017).

Quatro peritos do Instituto de Perícias para Crianças e Adolescentes (IPCA) estão no município realizando perícias psicológica e social, além de entrevistas com familiares. A escuta especializada de Kauã será realizada em momento oportuno, com a expectativa de que possa contribuir para o esclarecimento do caso.

De acordo com o delegado-adjunto de Apoio Operacional, Éderson Martins, a principal linha de investigação segue sendo o desaparecimento das crianças, embora outras hipóteses continuem em análise pela Polícia Civil.

A força-tarefa é coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-MA) e envolve Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Força Estadual, Centro Tático Aéreo (CTA), Inteligência, Perícia Oficial, além de equipes da Prefeitura de Bacabal, Guarda Municipal, Defesa Civil e militares do Exército Brasileiro.

As equipes enfrentam um cenário hostil, com vegetação densa, áreas alagadas, rios, lagos e armadilhas. Drones com câmera térmica são usados nas buscas noturnas para identificar sinais de vida. Segundo o Corpo de Bombeiros, trata-se de uma área de transição entre vegetação alta e baixa, o que dificulta o avanço e amplia os riscos da operação.

Sem novas pistas, a família vive dias de angústia. A avó das crianças relata que o sofrimento se intensifica no fim da tarde, quando a esperança de encontrá-las se mistura ao medo diante da falta de respostas.

Menor já encontrado em Bacabal não sofreu violência sexual, diz governador

O governador do Maranhão, Carlos Brandão, confirmou que o menino Anderson Kauã, de 8 anos, não sofreu violência sexual. De acordo com informações divulgadas pelo gestor estadual, exames periciais foram realizados e descartaram o abuso.

A criança, que foi localizada com vida no último dia 7 de janeiro após dias de desaparecimento em Bacabal, permanece internada sob acompanhamento de uma equipe multiprofissional para recuperação física e psicológica.

Atualmente, uma equipe do Instituto de Perícia da Criança e do Adolescente (IPCA) conduz o processo de escuta especializada com o menino. O objetivo é colher relatos que possam ajudar a entender o que ocorreu durante o período em que ele esteve sumido e fornecer pistas sobre o paradeiro de seus irmãos. As autoridades ressaltam que o procedimento é realizado com técnica e sensibilidade para preservar o bem-estar da criança, que ainda se encontra em estado de fragilidade.

Enquanto Kauã recebe cuidados hospitalares, as frentes de buscas permanecem mobilizadas na região quilombola de São Sebastião dos Pretos e arredores. O foco total das equipes de resgate, que contam com o apoio de forças de segurança e voluntários, é localizar Ágatha Isabelly e Allan Michel. O governo reforçou que não haverá interrupção nos trabalhos de campo até que os dois irmãos sejam encontrados.

Paralelamente às buscas, a Polícia Civil do Maranhão mantém as investigações acerca do caso para esclarecer as circunstâncias do desaparecimento do trio. Todas as hipóteses continuam sendo apuradas pela força-tarefa, que utiliza tanto inteligência policial quanto o rastreamento físico na mata densa e em corpos d’água da localidade.

Prefeitura de Codó abre inscrições para Blocos Carnavalescos e Barraqueiros do Carnaval 2026

A Prefeitura de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, dará início, a partir desta terça-feira (13), às inscrições para Blocos Carnavalescos e Barraqueiros interessados em participar do Carnaval 2026. A iniciativa visa garantir organização, segurança e oportunidade para todos que desejam integrar a maior festa popular do município.

Os organizadores de blocos e os vendedores que pretendem atuar com barracas durante o evento já podem se programar, pois as inscrições contam com datas, horários e local previamente definidos.

Inscrições para Barraqueiros
Vendedores que comercializam bebidas, caipirinhas e drinks, lanches em isopor e carrinhos.
Data: 13 e 14 de janeiro
Horário: das 8h às 17h
Local: Biblioteca Municipal Professor Fernando de Carvalho

Inscrições para Blocos Carnavalescos
Documentação Necessária: Portfólio do bloco, modelo do abadá, ter no mínimo 2 anos de atividade e quantidade mínima de 100 brincantes.
Data: 15 e 16 de janeiro
Horário: das 8h às 17h
Local: Biblioteca Municipal Professor Fernando de Carvalho

A gestão municipal reforça que o Carnaval de Codó é um importante momento de celebração cultural, geração de renda e fortalecimento da economia local. Com planejamento e participação de todos, a Prefeitura busca promover um Carnaval 2026 bonito, organizado e à altura do que a população codoense merece.

Com atuação nacional, Plataforma E+ consolida ações de sustentabilidade e responsabilidade social do Grupo Equatorial

Com atuação nacional, Plataforma E+ consolida ações de sustentabilidade e responsabilidade  social do Grupo Equatorial – Equatorial Energia Piauí

Resultados conquistados nos últimos 4 anos reforçam educação ambiental, capacitação profissional e eficiência energética em todo o país

Da troca de geladeiras antigas por modelos mais econômicos até ações educativas, sustentáveis e de qualificação profissional. Desde 2022, a Plataforma E+, iniciativa do Grupo Equatorial que reúne projetos de sustentabilidade, responsabilidade social e eficiência energética, traz impacto positivo na vida de mais de 600 mil pessoas nos sete estados em que a empresa atua: Alagoas, Amapá, Goiás, Maranhão, Pará, Piauí e Rio Grande do Sul.

De acordo com Júlio Mendes, Executivo da área de Eficiência Energética do Grupo Equatorial, as ações são estruturadas com foco em educação, desenvolvimento social, geração de oportunidades e o uso consciente da energia elétrica. “A Plataforma E+ traduz o compromisso do Grupo Equatorial com a transformação social através do consumo consciente da energia elétrica, gerando menor impacto ambiental em nossas áreas de concessão. Os resultados refletem histórias de vidas e comunidades transformadas. Já percorremos uma longa jornada e continuaremos para que possamos alcançar cada vez mais pessoas através dos nossos projetos”, destaca Júlio.

Um dos principais pilares da plataforma é o E+ Educação, voltado para ações educativas sobre consumo consciente e sustentabilidade. Nos últimos 4 anos, o projeto já soma 353 mil ações realizadas, alcançando estudantes, professores e comunidades, com atividades que estimulam a mudança de hábitos.

A plataforma também se destaca pelas ações de sustentabilidade ambiental por meio do E+ Reciclagem. Desde 2022, a iniciativa já recolheu 5,5 milhões de toneladas de resíduos, que deixaram de ser descartados de forma inadequada no meio ambiente. Como incentivo, os clientes participantes receberam R$ 2,3 milhões em bônus nas contas de energia, evitando emissões equivalentes a 194 mil quilos de CO₂ e contribuindo diretamente para a redução dos impactos ambientais.

Já o E+ Profissional tem como objetivo ampliar as oportunidades de inserção no mercado de trabalho, por meio da capacitação técnica e profissionalizante. De 2022 a 2025, 17,9 mil pessoas já foram beneficiadas, com a formação de 1.194 turmas, contribuindo para a geração de emprego, renda e o fortalecimento da economia local.

Neste mesmo período, em eficiência energética, os resultados também são significativos. Foram substituídas 50,4 mil geladeiras antigas por modelos novos e mais eficientes, reduzindo o consumo de energia das famílias beneficiadas. Além disso, houve a troca de 1,1 milhão de lâmpadas por versões de LED que ajudou a diminuir o desperdício e os custos com a conta de luz.

Outro destaque é o projeto E+ Luzes nas Cidades, que já instalou 36,3 mil novos pontos de iluminação, promovendo mais segurança, bem-estar e qualidade de vida nos espaços urbanos.

“Os números representam o impacto positivo na vida de milhares de famílias que tiveram suas vidas transformadas seja com ações educativas, seja por certificados adquiridos para o início de uma nova carreira ou com a economia gerada por meio das ações de eficiência energética”, conclui Júlio Mendes.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão