Blog do Daniel Sousa Codó - Jornalismo Verdade

12ª Conferência Municipal de Saúde de Codó reforça importância da participação popular na construção do SUS

A Prefeitura Municipal de Codó realizou, na última sexta (29), a 12ª Conferência Municipal de Saúde. O evento aconteceu no auditório da Universidade Federal do Maranhão (Campus Codó) e foi marcado por debates, propostas coletivas e destacou a participação popular como elemento central para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com o tema “Fortalecendo o SUS nos territórios com a participação popular: caminhos para um SUS mais eficiente”, a conferência reuniu gestores, profissionais da saúde, prestadores de serviço, delegados e delegadas, representantes da sociedade civil organizada, convidados e a comunidade em geral, fortalecendo a construção de um espaço democrático e coletivo, em que diferentes representantes do sistema de saúde se uniram para avaliar os avanços e apontar melhorias para o SUS no município.

Durante a abertura, as falas das autoridades reforçaram a importância do envolvimento direto da população na formulação das políticas públicas de saúde. O entendimento comum entre os participantes foi de que o SUS só se fortalece quando cidadãos são ouvidos, quando comunidades se organizam e quando todos os envolvidos no sistema trabalham juntos em defesa de um atendimento mais justo, eficiente e de qualidade.

A programação da conferência contou com a apresentação do Ballet Olympus, que encantou o público presente e reforçou a valorização da arte e da cultura como componentes importantes para a promoção da saúde e bem-estar social.

Após os debates iniciais, os participantes foram divididos em cinco grupos de trabalho temáticos, com o objetivo de discutir desafios, propor soluções e selecionar propostas prioritárias para a melhoria da saúde pública no município.

• Grupo 1 – Fortalecimento da gestão pública em saúde com foco nos resultados: discutiu estratégias para tornar a administração mais eficiente, transparente e orientada por metas e evidências.

• Grupo 2 – Atenção primária à saúde como porta de entrada na promoção da saúde: debateu o papel das unidades básicas de saúde como ponto inicial do cuidado e a importância de um serviço humanizado e resolutivo.

• Grupo 3 – Atenção especializada e garantia de acesso à população: focou nos desafios para ampliar o acesso da população a serviços especializados, exames e tratamentos de média e alta complexidade.

• Grupo 4 – Fortalecimento da vigilância em saúde (epidemiológica, sanitária e ambiental): abordou a importância da vigilância como ferramenta estratégica na prevenção de doenças e na promoção de ambientes saudáveis.

• Grupo 5 – Fortalecimento do controle social para o planejamento das ações de saúde nos territórios: destacou a necessidade de fortalecer os conselhos de saúde e outros mecanismos de participação popular no planejamento e fiscalização das políticas públicas.

Ao final da conferência, foram aprovadas propostas que serão encaminhadas para as etapas estadual e nacional, consolidando Codó como um município ativo na construção de um SUS mais participativo e eficiente.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Codó

Categoria: Notícias

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*