
A nova pesquisa de intenção de voto do instituto Quaest para o Governo do Maranhão, divulgada nesta sexta-feira (25) pela TV Mirante, traz um elemento central para os rumos do pleito: um crescimento do candidato do PT, Felipe Camarão, que se consolida como o fiel da balança para empurrar a disputa para o segundo turno.
De acordo com o levantamento na pesquisa estimulada, Eduardo Braide (PSD) lidera com 46% das intenções de voto, seguido por Orleans Brandão (MDB), que registra 27%. No entanto, o principal destaque da rodada é o avanço de Felipe Camarão (PT), que subiu de 6% no levantamento de 24 de agosto para 10% nesta nova amostragem — um crescimento expressivo de quatro pontos percentuais em um mês.
Completam o cenário os candidatos Roberto Rocha (PRTB) com 3%, André Luis (MISSÃO) com 1% e Reginaldo Lima (PCB) com 1%. Dimas Cassimiro (PCO) e Saulo Arcangeli (PSTU) não pontuaram. Os votos brancos, nulos ou de eleitores que declararam não ir votar somam 3%, enquanto os indecisos caíram de 17% para 9%.
Considerando a margem de erro da pesquisa, a soma do eleitorado de oposição emparelha diretamente com os 46% do líder da disputa, abrindo uma clara possibilidade de que o resultado final obrigue a realização de um segundo turno.
O Instituto Quaest ouviu 900 eleitores nos dias 21 a 24 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos e o grau de confiança é de 95%. O registro da pesquisa é MA-07074/2026.