Blog do Daniel Sousa Codó - Jornalismo Verdade

Codó sedia 3ª Conferência Territorial do Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário dos Cocais

_Evento reuniu representantes de diversos municípios que compõem o Território dos Cocais para dialogar sobre o fortalecimento da agricultura familiar e do desenvolvimento rural sustentável na região._

Na última quarta-feira (24), o município de Codó recebeu a 3ª Conferência Territorial do Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário dos Cocais, um importante espaço de debate sobre o fortalecimento da agricultura familiar e as estratégias para um desenvolvimento rural sustentável em toda a região.

O evento, realizado no Auditório da UIME Estevam Ângelo de Sousa, reuniu agricultores, lideranças comunitárias, representantes de associações, sindicatos, quilombolas, quebradeiras de coco, além de autoridades políticas municipais. Entre as presenças, destacaram-se o prefeito Chiquinho FC (PT) e o secretário municipal de Agricultura, Pedro Belo.

A conferência foi organizada pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (CMDRS) de Codó, com apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Pesca (SECMAPA), além de parcerias com o Governo do Maranhão, a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) e a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (SAGRIMA).

Sob o tema “Cocais Forte: Do campo para a vida com dignidade”, a programação teve como propósito promover debates sobre políticas públicas, inovação, sustentabilidade e solidariedade, buscando integração entre comunidades rurais. A meta é fortalecer ações que ampliem a geração de renda, garantam a segurança alimentar e assegurem a preservação ambiental no território.

Participaram representantes de diversos municípios que compõem o Território dos Cocais: Afonso Cunha, Aldeias Altas, Buriti Bravo, Caxias, Codó, Coroatá, Timbiras, Coelho Neto, Duque Bacelar, Fortuna, Parnarama, Peritoró, Senador Alexandre Costa, Timon, Lagoa do Mato, Matões e São João do Sóter.

O secretário Pedro Belo destacou a relevância da mobilização regional.
_“É uma grande satisfação trazer esta conferência para Codó, com a participação de outros municípios e dos representantes que colaboram para o desenvolvimento do setor primário. Discutimos propostas e estratégias que, certamente, se transformarão em políticas públicas para fortalecer a agricultura familiar.”_, afirmou.

O prefeito Chiquinho FC (PT) reforçou o compromisso da gestão com o setor produtivo.
_“É um momento de grande importância para o nosso município. Precisamos dialogar, incentivar os agricultores e produtores. O Maranhão é muito rico e devemos valorizar nossa terra. Seguiremos com o compromisso de promover políticas públicas que fortaleçam a agricultura familiar em Codó e em toda a região dos Cocais._”

A conferência representou um passo importante na construção coletiva de propostas que serão levadas à etapa estadual, consolidando o papel do Território dos Cocais como protagonista nas discussões sobre o futuro sustentável do campo.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Codó

Orleans Brandão lidera disputa para o governo do Maranhão

Na mais recente pesquisa encomendada pelo Imirante mostra um cenário com empate técnico entre o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão (MBD), e o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD). Desta vez, pelos números, no cenário estimulado, Brandão aparece liderando a corrida eleitoral do próximo ano.

O levantamento é do Instituto Nacional de Opinião Pública (INOP) Previsão, que ouviu 2.618 eleitores nos dias 15 a 23 deste mês de semtembro em 54 cidades maranhenses, incluindo São Luís, São José de Ribamar e Paço do Lumiar que são os três maiores colégios eleitorais da Grande Ilha. A margem de erro admitida é de 2,2% e o intervalo de confiança é de 95%.

No cenário estimulado, se as eleições fossem hoje, o secretário de governo, Orleans Brandão teria 35,68% dos votos. Depois vbem o prefeito Eduardo Braide com 33,04%. Lahesio Bonfim (Novo), ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, chega com 13,9% e o vice-governado do Maranhão, Felipe Camarão (PT), com 8,79%.

Simulando um cenário em que não esteja na disputa Eduardo Braide, os números são esses: Orleans Brandão com 44,08% sendo seguido por Lahésio Bomfim com 17,15% e Felipe Camarão com 11,73%.

Sobre a expectativa de vitória (aquela pergunta quer diz que independente do voto, quem o eleitor acredita que vencerá as eleições), 40,03% dos entrevistados disseram que o próximo governador será Orleans Brandão. Outros 28,04% acreditam ser Eduardo Braide. Já Lahesio Bonfim é visto como o próximo governador por 8,29% dos eleitores e Felipe Camarão, 6,19%.

O INOP também questionou sobre a rejeição e nesse cenário, a maior rejeição é de Lahesio Bonfim com 18,91%. Ele é seguido por Felipe Camarão que tem 17,04% de rejeição segundo os dados da pesquisa. Deppis vem Orleans Brandão com 16,73% e o prefeito Edaurdo Braide com 7,49%.

Fotos: Reprodução

Pesquisa INOP: Roseana e Brandão lideram para o senado

A pesquisa do instituto INOP também aferiu os números para o senado federal. O instituto considerou dois cenários, sendo um incluindo o governador Carlos Brandão e outro sem Brandão e com a ex-governadora Roseana Sarney.

Segundo o instituto, no primeiro cenário, Brandão lidera com 37,45% das intenções de votos. Ele é seguido pelo senador Weverton Rocha (PDT) que tem 16,53%. Depois aparece o ministro de Esporte André Fufuca (PP) com 7,45%, que é o mesmo percentual do deputado estadual Yglésio Moyses (PRTB). A senadora Eliziane Gama (PSD) tem 5,9%, o deputado federal Pedro Lucas Fernandes (União), 3,39% e Hilton Gonçalo, 1,76%.

No segundo cenário, a liderança é da ex-governadora e deputada federal, Roseana Sarney (MDB). Ela tem 25,65% da opinião dos entrevistados. Logo em seguida vem Weverton Rocha com 11,13%, Eliziane Gama com 7,45% e André Fufuca, 6,86%.

O deputado fedeal Aluisio Mendes (Republicanos) pontua com 5,94%, Pedro Lucas aparece com 5,77% e Hilton Gonçalo, 1,92%.

Copa de Bairros 2025: Codó aguarda com expectativa a grande final, que acontecerá neste sábado (27)

A emoção do futebol vai tomar conta de Codó neste sábado, 27 de setembro. A partir das 16h, no Campo da Pegada, acontece a grande final da Copa de Bairros 2025, reunindo as equipes dos bairros São Francisco e São Sebastião, em um confronto que promete movimentar toda a cidade.

A expectativa é de grande público para acompanhar o duelo entre dois dos times mais tradicionais da competição, que ao longo do campeonato encantaram os torcedores com talento, garra e espírito esportivo.

Além da final, a programação contará com a escolha da Musa da Copa de Bairros 2025 e show de pagode ao vivo, reforçando o clima de festa e celebração do esporte local.

Realizada pela Prefeitura de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, a Copa de Bairros é considerada um dos maiores eventos esportivos do município. A competição reúne atletas de diversas comunidades, fortalecendo o espírito esportivo, promovendo a integração entre os bairros e incentivando o futebol como instrumento de inclusão social e cidadania.

A entrada é gratuita, e todos estão convidados a prestigiar esse grande momento do esporte codoense.

Local: Campo da Pegada
⏰ Horário: 16h
️ Entrada gratuita

Prefeitura de Codó – Fé, Trabalho e Futuro
Secretaria Municipal de Esporte e Lazer

29ª Sessão: Câmara delibera sobre Projetos e Indicações para Saúde, Assistência Social e Infraestrutura

Importantes Projetos de Lei foram aprovados na 29ª Sessão da Câmara de Codó, como o que institui o mês Junho Verde no município, visando a promoção de políticas públicas para diagnóstico e tratamento da escoliose em crianças e adolescentes.

“O projeto de lei aprovado, que é um projeto que estabelece diretrizes para o tratamento da escoliose no nosso município. Um projeto muito importante que visa que tenhamos um tratamento da escoliose de forma precoce, em nossas crianças e adolescentes. Também tivemos um importantíssimo indicativo de projeto de lei aprovado, que é o programa Mãe Codoense, que tem como objetivo estimular o pré-natal das nossas mães, do nosso município, principalmente aquelas mães em situações de vulnerabilidade. E uma das ações deste importante programa é um auxílio mensal a partir do quarto mês de gestação no valor de R$ 250,00”, explicou o vereador Ibrahim Neto.

Muita Indicações para melhorias na infraestrutura e serviços públicos também foram aprovadas em plenário. “Solicitamos aqui a recapeamento e a iluminação do canteiro central da Rua Miguel Baúry, da Rua do Presidente Costa Silva e a calçada da Rua do Cemitério, da Rua Piauí. E ali se joga entulho e acaba prejudicando aquele muro do cemitério. E assim vamos continuar. Contem conosco. Agradecer a Deus pela oportunidade de estar aqui, trabalhando pelo povo de Codó”, destacou vereador Pastor Max.

“Nesta casa e trabalhando em prol do nosso povo, muitas discussões, todas em benefício da nossa sociedade e saímos daqui feliz com essa noite de trabalho, defendendo muitas causas importantes para a nossa população na área da saúde, na área da educação, na área de infraestrutura, então é de grande valia para a nossa sociedade. Fico feliz por isso e quero dizer que nós aqui no Legislativo estamos junto com o povo de Codó e pedindo ao nosso Executivo que também continue trabalhando em prol do nosso povo”, concluiu o presidente Roberto Cobel

Dois homens morrem esmagados por pedras de mármore em Codó

Dois homens morrem esmagados por pedras de mármore em Codó

Dois homens perderam a vida em um acidente de trabalho ocorrido no início da tarde desta quarta-feira (24), em uma marmoraria localizada no bairro São Francisco, no município de Codó.

De acordo com informações de testemunhas, as vítimas descarregavam um caminhão carregado com blocos de mármore quando foram esmagadas. Os homens ficaram prensados entre o veículo e as pesadas pedras.

As vítimas foram identificadas como Agelanor Caprini Salvador, natural de Iconha, no Espírito Santo, motorista do caminhão que transportava a carga, e Francivaldo Reis Chaves, de 31 anos, conhecido como Zuda, morador do povoado Caldeirão, zona rural de Codó.

Segundo o repórter Gildo Brito, ambos realizavam o descarregamento quando parte da carga se desprendeu, atingindo-os de forma fatal e provocando morte imediata.

Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionadas, mas só puderam constatar os óbitos. O Corpo de Bombeiros esteve no local para auxiliar na remoção dos corpos.

A Polícia Civil também foi acionada e deverá realizar a perícia para apurar as circunstâncias que levaram ao acidente.

Vereador Nunes do Náutico cobra melhorias para vias públicas da cidade e da zona rural de Codó

Durante a 29ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Codó, realizada na última terça-feira (23), o vereador Nunes do Náutico (PP) apresentou Indicação e aditivos com pedidos urgentes voltados à mobilidade urbana e à infraestrutura do município.

Na Indicação Nº 334/2025, Nunes do Náutico pediu a raspagem e o empiçarramento da Rua Nova, que liga o povoado Sabiazal ao povoado Bacabinha, em um trecho de aproximadamente 2 km. A medida busca facilitar o deslocamento da população da zona rural e melhorar as condições de tráfego.

Também foram aprovados os aditivos às Indicações feitos pelo vereador: para pavimentação da Rua 1 e Rua 10, no povoado Mutirão e pela manutenção completa da iluminação pública na Rua Nova, entre Sabiazal e Bacabinha

Em sua fala, o vereador destacou a importância de atender essas demandas com agilidade:

Essas obras são urgentes porque tratam da vida das pessoas, do direito de ir e vir da nossa população. Estamos cobrando ações que tragam dignidade e que melhorem a mobilidade tanto na cidade quanto na zona rural”, ressaltou Nunes do Náutico.

IFMA abre 560 vagas para cursos técnicos integrados ao ensino médio

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) publicou, nesta segunda-feira (22), o edital do Processo Seletivo Unificado 2026 para os cursos técnicos de nível médio na forma integrada, voltados à Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). São 560 vagas gratuitas distribuídas em 14 campi da instituição, com ingresso no primeiro semestre letivo de 2026.

As oportunidades contemplam 13 campi do IFMA. O Campus São Luís-Maracanã oferece 80 vagas nos cursos de Agropecuária (vespertino) e Gastronomia (matutino). Os demais campi – Açailândia, Araioses, Porto Franco, Bacabal, Buriticupu, Codó, Coelho Neto, Imperatriz, Santa Inês, São José de Ribamar, Timon e Zé Doca – disponibilizam 40 vagas cada em cursos como Administração, Vendas, Comércio, Agroindústria, Eletrotécnica, Panificação e Redes de Computadores.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, pelo site estudenoifma.ifma.edu.br, de 26 de setembro a 31 de outubro de 2025 . Pode participar o candidato com no mínimo 18 anos completos até a data da matrícula, que já concluíram o Ensino Fundamental ou cursaram, em 2025, o 9º ano do Ensino Fundamental ou a última etapa desse Ensino na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos.

A seleção será feita por análise do Questionário Socioeconômico preenchido no ato da inscrição, considerando renda familiar, tempo fora da escola, condições de moradia e motivações para retorno aos estudos.

Metade das vagas é reservada a quem cursou integralmente o ensino fundamental em escola pública, com subcotas para candidatos de baixa renda, autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. Há também reserva específica de 2,5% das vagas para pessoas com deficiência, independentemente de renda ou origem escolar.

Os candidatos autodeclarados pretos e pardos passarão por procedimento de heteroidentificação, com análise de foto enviada no ato da inscrição.

O resultado final está previsto para 18 de dezembro de 2025, com matrículas dos aprovados de 7 a 16 de janeiro de 2026. Havendo vagas remanescentes, haverá chamadas de excedentes até a terceira semana de aula.

O edital completo, com a lista de cursos, turnos e detalhes de cotas, está disponível no site estudenoifma.ifma.edu.br.

Codó sedia feira de empreendedorismo feminino

No dia 26 de setembro, Codó sediará uma feira de empreendedorismo feminino com participantes do programa Empodera Elas, iniciativa da Plan Brasil, instituição que atua para romper ciclos de violências contra meninas. O evento visa fortalecer a autonomia econômica das participantes e incentivar a geração de renda.

A feira contará com a participação de cerca de 60 empreendedoras do município de Codó que já participaram de edições anteriores do projeto. Durante a ocasião, as participantes poderão colocar em prática os conhecimentos adquiridos, divulgar seus serviços e vender produtos variados, como alimentos, roupas e cosméticos, além da oportunidade de fazer de networking.

O programa Empodera Elas é voltado para o fortalecimento do protagonismo feminino em Codó (MA), promovendo o empoderamento de jovens mulheres entre 18 e 35 anos, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade social. Desde sua criação, já foram realizadas quatro turmas, oferecendo formação em habilidades para a vida, capacitação em empreendedorismo e gestão de negócios. A ação é voltada, principalmente, para mães ou responsáveis por crianças atendidas pela Plan Brasil.

Com o apoio da Chlorum Solutions, o projeto tem ampliado suas possibilidades de impacto, oferecendo suporte financeiro e mentorias para que as participantes possam iniciar ou fortalecer seus próprios negócios. Ao incentivar a autonomia financeira e a liderança feminina, o Empodera Elas contribui para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, onde mulheres têm acesso a oportunidades reais de desenvolvimento pessoal e profissional.

Vereador Araújo Neto apresenta Projetos e Indicação para saúde pública e assistência social

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Codó, realizada na última terça-feira (23), o vereador Araújo Neto (PP) apresentou importantes Projetos e proposições voltadas à saúde e ao bem-estar da população local. Entre as ações, destaca-se o Projeto de Lei nº 18/2025, que propõe a alteração do nome da Unidade de Saúde Nossa Senhora de Fátima, situada na Vila Camilo, para Manoel Cunha de Araújo In memoriam (✰ 13/07/1951 + 18/12/2019).

Saúde Pública e Assistência Social

O vereador também apresentou a Indicação nº 325/2025, solicitando ao Executivo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Diretoria da Saúde da Mulher, a disponibilização de 10% dos Dispositivos Intrauterinos (DIU’s) para mulheres em situação de rua e dependentes químicas, especialmente aquelas que residem ou frequentam a região do troca-troca.

É nosso dever garantir atenção especial à saúde das mulheres em situação de rua, de dependência química, de vulnerabilidade. Muitas vezes essas mulheres engravidam, são violentadas até, por conta de todo esse desamparo. Essa medida vai possibilitar acesso a métodos contraceptivos para aquelas que mais precisam, promovendo dignidade e cuidado. É preciso um trabalho conjunto da secretaria de saúde e da assistência social para realizar a ação de forma efetiva,” destacou Araújo Neto durante a sessão.

Essas ações reforçam o compromisso do vereador com políticas públicas que priorizam a saúde e a valorização da memória de cidadãos que contribuíram para a comunidade.