Blog do Daniel Sousa Codó - Jornalismo Verdade

Autoridades do agro de Codó prestigiam Expoema e participam de encontro de produtores com governador Carlos Brandão

A 65ª Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema) foi realizada de 31 de agosto â 07 de setembro, no Parque Independência, em São Luís, reunindo autoridades políticas, lideranças rurais e representantes do agronegócio de todo o estado. Representando as principais instituições ligadas ao setor agropecuário de Codó estavam: Iedo Barros, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Codó (SINCODÓ), Idelfonso Barros, presidente da Associação dos Criadores do Vale do Itapecuru (ACRIVI) e o Secretário Municipal de Agricultura Pedro Belo.

Fazendo parte da programação, no sábado, dia 06, aconteceu a reunião com produtores presidente com o Governador Carlos Brandão. Na ocasião também estava presente a presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Maranhão (Fetaema), Ângela Silva, símbolo da agricultura familiar maranhense e da luta social no campo.

É com grande satisfação que participamos de mais uma edição da Expoema. E o Sistema Faema/Senar se destaca por sua ampla atuação em prol do produtor rural. Com a realização de mais de 20 cursos de capacitação, oficinas práticas, vitrines tecnológicas, exposições técnicas e atendimentos personalizados, além de diversas outras ações de fortalecimento do setor. O sistema Faema/Senar mais uma vez, reafirma seu compromisso com o fortalecimento das cadeias produtivas do estado. Parabéns ao nosso presidente Raimundo Coelho e ao trabalho incansável do governador Brandão em prol do desenvolvimento do agro no Maranhão”, destacou o presidente do SINCODÓ, Iedo Barros

Para o presidente da ACRIVI, Idelfonso Barros, a 65ª edição da Expoema celebra o grande trabalho realizado pelo Governo do Estado nos últimos anos para o agro maranhense. “A Expoema é uma vitrine que impulsiona a pecuária e abre portas para novas oportunidades de crescimento. É um reconhecimento ao esforço diário do homem e da mulher do campo. Prova disso é o Gabinete Itinerante, medida do Governo do Maranhão que aproxima a população e a gestão estadual. Graças a esta iniciativa, foi possível debater ações diretamente com os produtores rurais, resultando em decretos e projetos de lei voltados exclusivamente para o desenvolvimento do setor. E Codó também marca presença e se coloca como referência no desenvolvimento do agro”, concluiu o presidente.

Codó dá passo histórico com início da regularização fundiária nos bairros Fomento, São Francisco e São Benedito

Nesta terça-feira (09), a Prefeitura Municipal de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Segurança Alimentar, realizou uma cerimônia de assinatura da ordem de serviço que dá início ao projeto de regularização fundiária dos bairros Fomento, São Francisco e São Benedito. A solenidade aconteceu no auditório da Associação Comercial, Industrial e Agrícola, no bairro São Benedito.

Estiveram presentes o prefeito Chiquinho FC (PT), a vice-prefeita Cinthya Rolim, o deputado estadual Francisco Nagib (PSB) acompanhado da esposa Agnes Oliveira, a coordenadora-geral do programa, Ana Lúcia Santos, o diretor de estratégia e mercado da FADEX, Gregory Michel Matias Gentle, além de membros da Comissão de Regularização Fundiária Urbana (REURB) e a comunidade.

O evento marcou o início de uma nova etapa da política habitacional em Codó. O projeto será executado pela FADEX – Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Extensão, Pesquisa, Ensino Profissionalizante e Tecnológico – com recursos do Governo Federal, por meio do Novo PAC, em parceria com o programa municipal “A Casa é Sua”.

A iniciativa tem o objetivo de beneficiar 2.000 famílias nos três bairros, proporcionando segurança jurídica, valorização patrimonial e dignidade às comunidades envolvidas.

*Etapas do processo de regularização*

A regularização fundiária é uma política pública essencial que garante não apenas a moradia, mas também o direito legal de propriedade e o aumento do valor de mercado dos imóveis. O processo será conduzido em seis etapas:

1. Diagnóstico preliminar e análise da área;
2. Levantamento topográfico georreferenciado com plantas individuais dos imóveis;
3. Cadastramento social das famílias;
4. Elaboração do projeto urbanístico, social e jurídico;
5. Emissão da Certidão de Regularização Fundiária pelo município;
6. Registro em cartório com emissão da matrícula em nome de cada família.

O projeto terá duração de 12 meses, e todas as etapas serão realizadas gratuitamente. Ao final, cada família receberá o título de propriedade e a matrícula registrada em cartório.

*Reconhecimento aos moradores e compromisso da gestão*
O prefeito Chiquinho FC ressaltou o impacto da ação para a população de Codó.
“A maioria das pessoas em Codó tem sua casa construída em terrenos sem titularidade. Buscamos recursos junto ao Governo Federal para garantir esses títulos e transformar a vida de milhares de famílias codoenses.”, afirmou o prefeito.

A vice-prefeita Cinthya Rolim também destacou o compromisso da atual gestão com a regularização fundiária.
“Temos a responsabilidade de cuidar das pessoas. A regularização dos terrenos é um direito dos codoenses. Nosso objetivo é permitir que cada vez mais cidadãos tenham acesso às escrituras de suas casas”, declarou.

A coordenadora do programa, Ana Lúcia Santos, enfatizou que os verdadeiros protagonistas dessa conquista são os próprios moradores, que ao longo dos anos construíram a história dos bairros agora contemplados.
Até o momento, mais de 900 escrituras já foram entregues por meio do programa “A Casa é Sua”, e a meta da gestão municipal é entregar 20 mil títulos de propriedade até o final do mandato.

A assinatura da ordem de serviço reforçou a união entre o programa federal “Periferia Viva” e o programa municipal “A Casa é Sua”, beneficiando milhares de famílias no município com moradia digna e segurança jurídica.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Codó

“Codó na luta contra o sarampo”: Secretaria Municipal de Saúde intensifica campanha de vacinação e reforça importância da imunização

A Prefeitura Municipal de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início a uma intensiva campanha de vacinação contra o sarampo, com o objetivo de proteger a população e promover a cobertura vacinal no município. A ação, que integra o calendário nacional de imunização, está sendo realizada em todas as 22 Unidades Básicas de Saúde (UBS).

A vacina contra o sarampo está disponível para pessoas com idade entre 6 meses e 59 anos, além de trabalhadores da saúde, independentemente da faixa etária. Gestantes e crianças com menos de 6 meses (até 5 meses e 29 dias) não devem receber a dose.

*Sintomas e prevenção*

O sarampo é uma doença viral altamente contagiosa, caracterizada por sintomas como coriza, febre alta, mal-estar intenso, olhos avermelhados e manchas vermelhas na pele. A melhor forma de prevenção continua sendo a vacinação.
A Secretaria Municipal de Saúde tem o objetivo de garantir que todas as pessoas com esquema vacinal incompleto ou sem registro da vacina sejam imunizadas.

*Esquema vacinal*

• Dose zero: Bebês de 6 meses a 11 meses devem receber a primeira dose preventiva.
• Crianças a partir de 12 meses: Devem iniciar ou completar o esquema vacinal.
• Adolescentes e adultos até 29 anos: Devem ter duas doses registradas.
• Pessoas de 30 a 59 anos: Devem receber uma dose.
• Trabalhadores da saúde: Devem estar com a vacinação em dia, independentemente da idade.

É necessário apresentar o cartão de vacinação e o CPF no momento da imunização. Quem não estiver com a caderneta atualizada deve procurar a UBS mais próxima da sua residência.

*Estratégias de cobertura*

A campanha também visa intensificar ações em áreas com baixa cobertura vacinal, além de revisar e atualizar os esquemas de imunização conforme o calendário oficial do Ministério da Saúde.

A Secretaria de Saúde está mobilizando equipes e ampliando o atendimento para garantir acesso à vacina a todos os codoenses. A adesão da população é fundamental. Quanto maior o número de pessoas vacinadas, menor a chance de circulação do vírus.

Mais informações podem ser obtidas diretamente nas Unidades Básicas de Saúde do município. Vacinar é um ato de cuidado coletivo. Proteja-se e proteja quem você ama.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Codó

PRF registra cinco mortes e mais de 2,9 mil infrações na Operação Independência no Maranhão

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) concluiu a Operação Independência 2025 no Maranhão, ação realizada entre os dias 5 e 8 de setembro para intensificar a segurança nas rodovias federais durante o feriado prolongado.

O período foi marcado pelo aumento no fluxo de veículos e pela realização de eventos comemorativos tanto na capital maranhense quanto nas cidades do interior do estado.

Durante a operação, mais de 3.400 pessoas e 2.600 veículos foram fiscalizados, e 2.400 testes de alcoolemia foram realizados.

Como resultado, 10 motoristas foram presos por dirigirem sob efeito de álcool, com flagrantes registrados nas BRs 135 (São Luís), 316 (Bacabal e Boa Vista do Gurupi) e 010 (Imperatriz, Açailândia e Campestre do Maranhão).

Além disso, um total de 2.930 infrações foi registrado ao longo da ação, com destaque para os casos de excesso de velocidade.

A BR-402, principal acesso aos Lençóis Maranhenses, concentrou grande parte das autuações, com veículos chegando a impressionantes 210 km/h em trechos onde o limite era de 110 km/h. Entre as infrações mais recorrentes, estão:

  • 528 veículos sem licenciamento;
  • 190 condutores sem habilitação;
  • 169 ultrapassagens em locais proibidos;
  • 163 motociclistas sem capacete;
  • 92 registros de não uso do cinto de segurança.

Durante o período da operação, as equipes da PRF registraram 30 ocorrências policiais, com 30 pessoas detidas.

Dentre essas ocorrências, 20 envolveram crimes de trânsito, e dois veículos com adulterações foram recuperados.

Além disso, duas pessoas com mandados de prisão em aberto foram localizadas, demonstrando também a atuação da PRF no combate ao crime.

Sinistros de Trânsito

A operação também teve como foco a prevenção de acidentes, mas, infelizmente, foram registrados 19 sinistros de trânsito, sendo sete com vítimas graves.

O número de vítimas fatais no período foi de cinco pessoas, distribuídas em três acidentes:

  • Sexta-feira (5): Na BR-222, em Santa Luzia (MA), um homem faleceu em uma colisão lateral após uma tentativa de ultrapassagem proibida.
  • Domingo (7): Na BR-316, em Boa Vista do Gurupi (MA), duas pessoas que estavam em uma motocicleta morreram após uma colisão com um carro de passeio, com um dos veículos invadindo a contramão.
  • Segunda-feira (8): Na BR-316, entre Caxias e Timon (MA), duas pessoas que estavam em uma motocicleta morreram em um acidente com um carro. O condutor da motocicleta não possuía habilitação.

Comparativo com 2024

Em comparação com a operação de 2024, a edição deste ano foi mais longa (quatro dias contra três em 2024), o que resultou em um aumento significativo tanto no número de infrações quanto no de acidentes.

Em 2024, a PRF registrou cerca de 1.300 infrações, sendo a maior parte delas por excesso de velocidade e ultrapassagens proibidas.

Já em 2025, a situação se agravou, destacando a imprudência como principal fator que contribui para a violência no trânsito.

O balanço da Operação Independência 2025 mostra que, apesar do aumento da fiscalização, o comportamento imprudente de muitos motoristas continua gerando graves consequências.

O excesso de velocidade e o desrespeito às regras de trânsito continuam sendo os principais fatores de risco nas rodovias do estado.

A PRF reafirmou seu compromisso com a segurança nas estradas e a preservação de vidas, destacando a importância da conscientização de todos os envolvidos no trânsito.

A instituição reforça que a segurança nas rodovias depende da colaboração de motoristas, passageiros, pedestres e ciclistas, que devem adotar comportamentos responsáveis e respeitar as normas de circulação para garantir a segurança de todos.

Calor e conta de luz: saiba como economizar energia no dia a dia

_Com orientações práticas, a Equatorial Maranhão reforça dicas para reduzir o consumo e evitar desperdícios_

Adotar hábitos de consumo consciente é essencial para manter a conta de luz sob controle e assegurar mais qualidade de vida. Em setembro, período marcado por altas temperaturas em várias cidades maranhenses e pela vigência da bandeira tarifária vermelha patamar 2, definida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), essa atenção deve ser redobrada. Por isso, a Equatorial Maranhão orienta os consumidores sobre o uso eficiente da energia elétrica, sempre de acordo com as recomendações dos fabricantes e observando a classificação de eficiência energética do Inmetro e o selo Procel.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a Climatempo, setembro já começa com temperaturas elevadas no Brasil. No Maranhão, a média das máximas chega a 36°C na primeira quinzena, com mínimas em torno de 23,6°C. Em Imperatriz, a previsão aponta para picos de até 37°C, intensificando o uso de ar-condicionado, ventiladores e climatizadores. Nesse cenário, equipamentos de refrigeração, como geladeiras e freezers, também trabalham mais para manter a temperatura interna, o que eleva o consumo de energia. Por isso, adotar práticas de uso consciente se torna ainda mais importante, já que evita desperdícios, contribui para a preservação dos equipamentos e ajuda as famílias a manterem a conta de energia dentro do orçamento.

Confira algumas dicas de uso consciente da energia:

Geladeiras e freezers

• Evite abrir e fechar a porta a todo momento. Deixar uma garrafa de água bem gelada fora do eletrodoméstico ajuda a reduzir o consumo.

• Verifique sempre a borracha de vedação, pois ela ajuda a manter o equipamento mais eficiente e contribui para evitar desperdícios.

TVs, computadores e celulares

• Estabeleça horários para assistir TV, jogar videogame ou carregar o celular.

• Desligue sempre os aparelhos quando não estiver usando e retire-os da tomada.

• Jamais manuseie equipamentos elétricos com o corpo molhado ou pés descalços, prevenindo riscos de acidentes.

Lâmpadas e iluminação

• Aproveite ao máximo a luz natural e evite deixar lâmpadas acesas durante o dia.
• À noite, desligue as luzes de ambientes desocupados.

• Substitua lâmpadas incandescentes e fluorescentes por modelos de LED, que duram até 30 mil horas, consomem 40% menos energia e oferecem mais eficiência.

Ar-condicionado

• Mantenha a temperatura entre 23ºC e 25ºC.

• Prefira aparelhos de ar-condicionado do tipo Split com tecnologia Inverter, que podem ser até 60% mais econômicos.

• Realize manutenções periódicas e limpe os filtros com frequência para obter maior eficiência.

Chuveiro elétrico

• Ajuste a chave seletora para a posição “verão”, diminuindo a potência e garantindo economia no fim do mês.

• Reduza o tempo de banho, evitando desperdícios.

Alternativa sustentável: descontos na fatura com o E+ Reciclagem

Além das orientações de uso consciente, a Equatorial também disponibiliza o Projeto E+ Reciclagem, que alia economia, sustentabilidade e responsabilidade social. A iniciativa recebe materiais recicláveis — como papel, plástico, metal e eletrônicos — e os converte em descontos na fatura de energia, de acordo com o tipo e a quantidade entregue.

Para participar, basta levar os resíduos limpos e a fatura de energia até um dos pontos de coleta espalhados em vários pontos do estado. O desconto pode ser aplicado na conta do cliente ou doado para instituições sociais. Dessa forma, o consumidor contribui para a preservação do meio ambiente, evita desperdícios e ainda garante benefícios financeiros. A lista completa dos locais de coleta está disponível no site oficial do Grupo Equatorial: http://www.equatorialenergia.com.br.

*Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão*

Tradicional Desfile Cívico de 7 de Setembro celebra Independência, Cultura e Identidade em Codó

Na manhã do último domingo (7), Codó viveu um momento marcante de civismo, cultura e valorização da identidade com a realização do Tradicional Desfile Cívico de 7 de Setembro. O evento, promovido pela Prefeitura de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEMECTI) e da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, teve início na Avenida Augusto Teixeira, nas proximidades do Bar do Panchico, e seguiu até a Praça São Sebastião, onde foi montado o palco de honra.

Este ano, o desfile contou com um novo percurso, reduzido, garantindo mais conforto para os participantes e o público. A mudança foi bem recebida por todos, especialmente por alunos e professores que puderam vivenciar o momento com mais tranquilidade.

Mais de 30 escolas da rede municipal participaram do evento, transformando o desfile em um verdadeiro espetáculo de cores, criatividade e patriotismo. As apresentações trouxeram temas voltados à história, cultura, natureza e cidadania, reforçando o papel da educação como pilar da sociedade.

O Exército Brasileiro TG 08 – 007 fez a abertura do desfile, a primeira escola a entrar na Avenida foi a Lalá Ramos, trazendo mensagens de inclusão social. Desfilaram também os pelotões da Polícia Militar e Guarda Municipal em suas viaturas. O Colégio Militar 2 de Julho Nagib Buzar levou cerca de 1.000 componentes para a avenida, encerrando as apresentações com chave de ouro.

Alunos da educação infantil e professores da zona rural contaram com suporte especial, incluindo transporte e alimentação. Ao término da apresentação, todos os participantes tiveram acesso a um lanche oferecido pela organização do evento.

A ornamentação aérea com malhas nas cores da bandeira nacional foi um dos destaques, proporcionando sombra e alívio para quem desfilava ou assistia, além de reforçar o espírito patriótico da celebração.
Durante o desfile, foram lançadas as campanhas Setembro Amarelo, em valorização à vida, e Setembro Azul, em apoio às pessoas com deficiência auditiva — um gesto simbólico de inclusão e conscientização promovido pela gestão municipal.

O evento contou com a presença do prefeito Chiquinho FC, do secretário municipal de educação Ricardo Torres, do deputado estadual Francisco Nagib (PSB), além de vereadores, autoridades locais, pais, alunos e representantes da comunidade escolar.
Em sua fala, o prefeito Chiquinho FC destacou a importância do desfile e parabenizou a realização.
“Esse momento é mais do que uma comemoração à Independência. Quero parabenizar aos alunos, pais e toda a comunidade escolar pela organização do desfile, que está sendo motivo de orgulho para todos os codoenses.”, ressaltou o prefeito.

O secretário Ricardo Torres enfatizou o envolvimento das escolas e o apoio dado pela prefeitura.
“A participação das escolas mostrou todo o esforço e empenho dos alunos e professores para que o desfile pudesse acontecer. Gostaria de agradecer à gestão municipal, que concedeu o suporte com transporte, alimentação e material necessário para que cada escola pudesse contar a história de Codó com criatividade e respeito.”, destacou Ricardo.

Já o deputado Francisco Nagib parabenizou a organização e destacou o valor da cidadania.
“O desfile de 7 de Setembro em Codó é um momento de grande importância. Ver nossas crianças e jovens desfilando com orgulho é ver o futuro sendo construído com democracia e amor à pátria.”, declarou.

O Tradicional Desfile Cívico de 7 de Setembro reafirmou o sentimento de pertencimento da população codoense, reforçando valores como o respeito, a educação e a cidadania.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Codó

Indicação atendida: Vereador Nunes do Náutico visita obras de drenagem de trecho do canal da Água Fria no bairro Codó Novo

A população do bairro Codó Novo comemora mais uma conquista: o início das obras de limpeza e drenagem de uma parte do canal da Água Fria, nas imediações da rua São Luís. A ação é fruto de Indicação do vereador Nunes do Náutico, que vem trabalhando para garantir melhorias significativas em infraestrutura e saneamento básico para a comunidade.

Mais saúde, mobilidade e bem estar aos moradores

A obra, muito aguardada pelos moradores, trará benefícios diretos à qualidade de vida local e também um impacto positivo para toda a cidade de Codó. As obras de limpeza e drenagem proporcionam melhorias no saneamento, na mobilidade e para a saúde pública. Após a Indicação do parlamentar, o prefeito Chiquinho FC atendeu prontamente à solicitação, e a Prefeitura já iniciou os serviços com celeridade, demonstrando a harmonia e a eficiência entre o Legislativo e o Executivo municipal.

Legislativo e Executivo unindo forças e atendendo as demandas

Durante vistoria ao local, o vereador Nunes do Náutico destacou a importância da obra e o trabalho harmônico e de grande resolutividade entre os poderes Legislativo e Executivo de Codó. “Essa é uma conquista de grande valor para a nossa comunidade. A limpeza e a nova estrutura de drenagem dessa parte do canal vai trazer mais saúde, segurança, melhor mobilidade e bem-estar para os moradores, além de melhorar a infraestrutura do bairro. Agradeço ao prefeito Chiquinho FC pela parceria e pela rapidez em atender essa demanda do povo.”, concluiu o vereador

Codó inicia dedetização preventiva nos mercados públicos: foco é saúde e segurança alimentar

A Prefeitura de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com a Vigilância Sanitária, deu início nesta segunda-feira (08) ao processo de dedetização do Mercado das Merendeiras, localizado dentro do Mercado Central. A ação é uma determinação direta do prefeito Chiquinho FC (PT), e tem como objetivo reforçar as medidas de prevenção e controle sanitário no município.

O procedimento visa combater a proliferação de pragas que podem transmitir doenças graves, assegurando a saúde dos consumidores e trabalhadores que atuam no local. Além disso, a iniciativa busca garantir o cumprimento da legislação sanitária vigente, reforçando o compromisso da gestão com a segurança alimentar e a saúde pública.

Durante o processo de dedetização, o Mercado das Merendeiras permanecerá fechado até o final da tarde da próxima terça-feira (09), quando as atividades comerciais serão retomadas normalmente.

Além da higienização dos espaços, a Secretaria Municipal de Agricultura informou que todos os empreendedores que atuam no mercado participarão de uma capacitação em gestão administrativa de negócios, além de um curso sobre boas práticas de fabricação de alimentos. A proposta é qualificar ainda mais os profissionais do setor, valorizando seus serviços e ampliando a segurança na manipulação de alimentos.

Está prevista para a próxima segunda-feira (15) a continuidade da ação nos demais centros de abastecimento do município: Mercado da Carne, Mercado do Peixe, Mercado das Vísceras, Mercado do Tamandaré e Mercado das Verdureiras.

O secretário de Agricultura, Pedro Belo, ressaltou a ação faz parte de um planejamento contínuo da gestão municipal de cuidado e segurança com a população.

“É uma medida necessária para proteger os consumidores e os trabalhadores dos mercados. Nosso compromisso é garantir que esses espaços estejam sempre limpos, seguros e dentro dos padrões sanitários”, destacou o secretário.

Através de iniciativas como esta, a prefeitura reafirma o compromisso em promover saúde pública, qualidade de vida e valorização dos pequenos comerciantes que movimentam a economia local no município de Codó.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Codó

4ª edição da Feirinha da Agricultura Familiar reúne produtores rurais e artesãos movimentando economia e cultura em Codó

Codó viveu uma tarde de sabores, cultura e tradição na última sexta-feira (05), com a realização da 4ª edição da Feirinha da Agricultura Familiar e Artesanato, promovida pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Segurança Alimentar. O evento, que já se tornou um marco mensal no calendário da cidade, aconteceu no Parque Ambiental, no bairro Trizidela, reunindo o melhor da produção local.

O prefeito Chiquinho FC (PT) marcou presença no evento, acompanhado do secretário de Agricultura, Pedro Belo, além de outras autoridades municipais. Durante a visita, o gestor conversou com agricultores, artesãos e visitantes, reforçando o compromisso da gestão com o fortalecimento da agricultura familiar e o desenvolvimento cultural de Codó.

A feirinha tem o objetivo de incentivar a produção local e fortalecer a economia no município, possibilitando que produtores rurais e artesãos comercializem seus produtos diretamente com o consumidor. Frutas, hortaliças, verduras, alimentos frescos e uma grande variedade de produtos artesanais estavam à disposição dos visitantes, com preços acessíveis e qualidade garantida.

Além da comercialização, o evento contou com apresentações culturais, exposição de artesanato e comidas típicas, transformando o espaço em um ponto de encontro entre tradição e diversão.

O secretário de Agricultura, Pedro Belo, ressaltou a importância do evento e agradeceu à gestão municipal pela realização.

“Agradecemos a todos que compareceram à 4ª edição da nossa Feirinha, em especial aos produtores e artesãos, pois é uma oportunidade de geração de renda. Agradecemos também o apoio do prefeito Chiquinho FC e do deputado estadual Francisco Nagib, que nos concedem o suporte necessário em todas as edições.”, destacou o secretário.

O prefeito Chiquinho FC (PT) destacou que a expectativa da Prefeitura é ampliar o alcance da feirinha, fortalecendo ainda mais a economia de Codó, promovendo o desenvolvimento sustentável, com base na valorização da cultura, da agricultura familiar e do empreendedorismo local.

“Pretendemos aumentar a frequência de realização da Feirinha para que ocorra a cada 15 dias, pois é uma oportunidade grandiosa tanto para produtores rurais, como para os artesãos venderem seus produtos, fortalecendo cada vez mais a economia no município.”, ressaltou o prefeito.

A feira é realizada mensalmente e vem se consolidando como uma ação de grande impacto social e econômico. Além de gerar renda, ela também resgata tradições e estimula o consumo dos produtos direto das mãos de quem produz.

Assessoria de Comunicação

Brandão visita estandes durante encerramento da 65ª Expoema e avalia edição 2025 como um sucesso total

A 65ª Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema) foi encerrada no domingo (7). Durante oito dias, produtores rurais puderam prospectar e fechar novos negócios e a população teve acesso a diversos serviços, além de uma ampla programação cultural. O governador Carlos Brandão compareceu ao último dia de exposições, visitou os stands institucionais do Governo do Maranhão e avaliou de forma positiva a Expoema 2025.

A Expoema 2025 aconteceu de 31 de agosto a 7 de setembro, no Parque Independência, em São Luís. Realizada pela Associação dos Criadores do Estado do Maranhão (Ascem), em parceria com o Governo do Estado, a Expoema 2025 foi marcada pela evolução das raças, valorização da trajetória dos produtores, e inovações que transformaram o setor agropecuário nos últimos anos.

A feira de exposições contou com shows, mostras agropecuárias, competições, capacitações e um grande leque de serviços e ações de cerca de 30 órgãos estaduais. Também foi instalado o Gabinete Itinerante, medida do Governo do Maranhão que aproxima a população e a gestão estadual. Graças a esta iniciativa, foi possível debater ações diretamente com os produtores rurais, resultando em decretos e projetos de lei voltados exclusivamente para o desenvolvimento do setor.

Na noite de domingo (7), o governador Carlos Brandão visitou a Expoema, passando por diversos estandes e conversando com a população. Ele avaliou a edição 2025 da feira agropecuária como um sucesso.

“Nós encerramos mais uma Expoema, a edição de 65 anos, e foi um sucesso total na venda de animais, comercialização de máquinas e suprimentos agrícolas. Também tivemos diversos cursos de capacitação e grandes shows. E também é muito importante destacar a presença das famílias, pois a Expoema sempre foi uma festa popular. Se este ano foi tão bom, todos podem se preparar já para o ano que vem que será ainda melhor”, assinalou.

O presidente da Associação dos Criadores do Estado do Maranhão, Ricardo Ataíde, destacou a edição 2025 da Expoema como a maior já realizada. “Este ano nós superamos todos os recordes das edições anteriores. A marca Expoema é muito forte e chega aos 65 anos como este grande evento cultural e de negócios no estado. O público lotou a Expoema como não víamos há muitos anos para acompanhar toda a programação, os serviços e os shows. Tudo isto foi possível graças à parceria de sempre do Governo do Maranhão”, pontuou Ricardo Ataíde.

E o público também avaliou de forma positiva a edição 2025 da Expoema. “Gostei da infraestrutura. Mesmo estando lotado dá para circular tranquilamente. A programação de shows foi muito boa também. Por isso, vim aproveitar o último dia”, disse o professor Leonardo Garcez.

O engenheiro agrônomo Edaciano Furtado elogiou a diversidade de serviços. “Tem muitas opções de comida e com preços para todos os públicos. Essa edição teve muita opção diferenciada entretenimento também. Muito boa a organização em geral”, comentou.

Visitas aos estandes

A visita do governador Carlos Brandão à Expoema começou pelo stand do projeto Recicla Maranhão pela Agência Executiva Metropolitana (Agem) onde conheceu a Central de Compostagem montada para a Expoema 2025. Por meio da iniciativa os resíduos orgânicos, como restos de comida e sobras das cozinhas, gerados durante os dias de evento foram destinados às ilhas de compostagem montadas no local, onde passam por um processo controlado, até serem transformados em adubo e biofertilizante.

Ainda como parte do Recicla Maranhão, seis cooperativas de catadores de materiais recicláveis atuaram durante todos os dias, fazendo a coletiva seletiva no Parque Independência, inclusive após o encerramento das programações diárias, encaminhando para a reciclagem todos os itens recolhidos.

Educação e inovação

Já no estande do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) Brandão conheceu diversos projetos de inovação e sustentabilidade desenvolvidos por estudantes e professores das diversas unidades do Maranhão. Um desses projetos foi o “Uso de placas solares para o consumo sustentável de energia”, desenvolvidos por alunos do Iema Pleno Jardim América, em São Luís.

A aluna do 1º ano da unidade, Nycolli Beserra, 16 anos, explicou o projeto para o governador. “O principal objetivo desse projeto é diminuir os impactos ambientais causados pela energia hidroelétrica, e fazer com que a energia solar fique cada vez mais acessível para todas as classes”, disse.

Ainda na área da educação, o governador visitou o estande da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), onde alunos e professores do Centro de Ciências Agrárias (CCA) expuseram diversas iniciativas da universidade. Uma das iniciativas que chamou a atenção do governador foi a Apimel Company, que atua na valorização da cadeia do mel de abelha tiúba no Maranhão.

O professor do Departamento de Biologia do CCA da Uema, Maurício Bezerra, esclareceu que a Apimel Company é apoiada pela Agência de Inovação e Empreendedorismo da Uema (Marandu) com o objetivo de ampliar a distribuição de colônias de abelhas tiúbas em larga escala para os municípios maranhenses.

“Atualmente, existe um déficit dessas colônias no mercado. Então, quem tem as colônias acaba centralizando o mercado. Nossa ideia é distribuir essas colônias pelo Maranhão, pois além de reduzimos o déficit e ampliarmos a produção de mel, também termos um modelo didático, instrumental, para as aulas de biologia, fortalecendo também a educação”, relatou Maurício Bezerra.

Geração de emprego e renda

O governador Carlos Brandão encerrou sua visita ao último dia da 65º Expoema na Praça de Alimentação do Programa Mais Renda. Durante os oito dias de evento os beneficiários do programa tiveram um espaço exclusivo para comercializarem seus produtos e garantir um incremento na renda mensal.

Beneficiária do programa há 4 anos, Adriana Garcia encerrou o último dia de vendas com comercialização total dos produtos. “Hoje, último dia do evento, já acabou toda a batata frita e os pastéis que eu trouxe para a venda do dia. Estou finalizando com os cachorros-quentes e vou voltar para casa com tudo vendido”, comemorou.

Maria dos Anjos Costa, vendedora de churrasquinho e batata frita, é beneficiária do programa há apenas 8 meses e também comemorou as vendas. “Quase todo o churrasco que eu trouxe para o domingo já foi vendido e até o fim da noite devo vender tudo. Valeu muito à pena passar esses dias aqui na Expoema”, contou.

O Mais Renda é um programa de inclusão socioprodutiva do Governo do Maranhão que tem o objetivo fortalecer a geração de emprego, renda e empreendedorismo de famílias em situação de vulnerabilidade social.  O programa já beneficiou 5.563 empreendedores nas atividades de alimentação, beleza, confeitaria e costura, em 158 municípios do Maranhão até julho deste ano.

Só na gestão Brandão foram entregues 2.474 equipamentos, em 76 municípios. Os beneficiários recebem kit de negócio composto por fardamento oficial, utensílios e equipamentos, como carrinhos adequados à venda de alimentos ou no manuseio da área da beleza.