Blog do Daniel Sousa Codó - Jornalismo Verdade

Arraial do CAPS II em Codó promove integração social entre pacientes e colaboradores

Na última sexta (27), os pacientes acompanhados pelo Centro de Assistência Psicossocial – CAPS II do bairro São Sebastião participaram de uma festa junina promovida pela equipe da unidade.

O CAPS II oferece atendimento para pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, incluindo aqueles relacionados ao uso de álcool e outras drogas, que necessitam de acompanhamento intensivo, com o objetivo de promover a reabilitação psicossocial e a inclusão social desses usuários, evitar internações e fortalecer os laços sociais e familiares.

A festa junina foi realizada na própria sede do CAPS, onde pacientes e colaboradores tiveram a oportunidade de interagir através de danças e brincadeiras juninas.

A comemoração contou com a participação do prefeito Chiquinho FC (PT), que dialogou com todos os presentes. No início de sua gestão, a unidade do CAPS foi recebida em condições de atendimento totalmente desfavoráveis, com diversos problemas estruturais que dificultavam o bom funcionamento das atividades.

A Prefeitura Municipal de Codó providenciou a reestruturação do local, modernizando o sistema de climatização com a aquisição de ar-condicionados novos, reparos na fiação elétrica, limpeza da piscina, fornecimento de alimentação de qualidade e obtenção de uma cadeira de rodas para receber pacientes com dificuldade de locomoção, resgatando a dignidade no atendimento e acolhimento aos pacientes acompanhados pelo serviço.

O prefeito Chiquinho FC (PT) ressaltou o compromisso da gestão em viabilizar suporte ao CAPS valorizando a equipe médica e a assistência social, contribuindo para que a unidade tenha condições de prestar atendimento de qualidade aos pacientes.

“A minha satisfação é muito grande em perceber que melhoramos o CAPS. Ver a forma como recebemos para como está hoje. Estamos trabalhando para que o CAPS possa cumprir o seu compromisso com a sociedade, que é cuidar de quem precisa com respeito e humanização.”, destacou o prefeito.


Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Codó

Sob gestão de Chiquinho FC, Codó cria 109 empregos formais em maio e indústria lidera geração de vagas

O município de Codó encerrou o mês de maio de 2025 com um saldo positivo de 109 empregos formais, conforme dados do Novo CAGED divulgados pelo Ministério do Trabalho nesta segunda-feira (30). Foram 280 admissões demonstrando um cenário de avanço na geração de empregos formais enquanto o município é administrado pelo prefeito Chiquinho FC.

Embora o resultado seja fruto de diversos fatores econômicos, o dado reforça o momento de estabilidade e dinamismo vivido por Codó, que atualmente conta com 9.348 vínculos formais ativos em sua base empregadora.

O principal destaque foi o setor da indústria, responsável por 96 novos postos de trabalho, o equivalente a quase 90% do saldo positivo total no mês. O setor registrou 114 admissões, com uma variação relativa de +6,96%.

Outros setores também apresentaram desempenho favorável, como o comércio, com saldo de +16 vagasserviços (+3) e agropecuária (+1). Apenas a construção civil teve desempenho negativo, com saldo de -7 empregos.

O crescimento do emprego formal em Codó reforça a importância da atuação conjunta entre setor produtivo e políticas públicas locais. Sob a gestão de Chiquinho FC, a cidade tem buscado se manter atrativa para novos investimentos e fortalecer setores como a indústria e o comércio, que lideram a geração de vagas no município.

Prefeitura de Codó lança Copa de Bairros e entrega equipagem esportiva aos clubes participantes

A Prefeitura Municipal de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, realizou na última sexta (27), uma cerimônia para oficializar o lançamento da Copa de Bairros no município. Com o tema “A paixão que une os bairros de Codó”, a edição deste ano contará com a participação de 16 clubes, que representarão diversos bairros da cidade, destacando o espírito esportivo dos atletas e valorizando o esporte amador.

A cerimônia aconteceu no Salão Nobre da Prefeitura, onde estiveram presentes o prefeito Chiquinho FC (PT), o secretário municipal de esporte Milson da Gabriela, além de organizadores, dirigentes e representantes dos clubes participantes.

A Copa de Bairros tem o objetivo de promover a prática esportiva e valorizar a dedicação dos atletas, identificando talentos locais. A estreia da competição está prevista para o dia 19 de julho, na Arena da Pegada, e os jogos serão realizados semanalmente, às Sextas, Sábados e aos Domingos, nos seguintes locais: Campo do Internacional, Campo do Vasco, Campo do Parque Eldorado, Arena da Pegada e Campo do Parque Ambiental.

Haverá premiação em dinheiro para os atletas que forem destaque nas categorias de Campeão (R$ 8.000), Vice-Campeão (R$ 4.000), Artilheiro do Campeonato (R$ 600) e Melhor Goleiro da Competição (R$ 600), como reconhecimento ao desempenho dos participantes. Além da competição em campo, também haverá a eleição da Garota Copa de Bairros, que irá representar todos os clubes participantes e terá premiação garantida. A votação para escolha da Garota acontecerá através do site oficial da Prefeitura de Codó.

Durante a cerimônia, o prefeito Chiquinho FC (PT) e o secretário de esporte Milson da Gabriela realizaram a entrega da equipagem oficial aos participantes, composta por uma bolsa esportiva, duas bolas de futebol e uma bomba de ar, reforçando o cuidado com os atletas e valorizando o futebol de base no município.

O prefeito Chiquinho FC (PT) ressaltou que esta iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a promoção do esporte, investindo em ações que aproximam a população das práticas desportivas, possibilitando que o esporte seja uma ferramenta de transformação e inclusão social no município.

“A nossa gestão está dando toda a atenção ao esporte e à juventude. Estamos trabalhando para transformar o esporte em nossa cidade, em todas as suas modalidades, contribuindo para o desenvolvimento do lazer e bem-estar dos codoenses.”, afirmou o prefeito.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Codó

Aneel define que Bandeira Vermelha continua no mês de julho

_Equatorial Maranhão alerta para o uso consciente da energia elétrica e dá dicas de economia no período de férias escolares_

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou que, no mês de julho, a bandeira tarifária continuará vermelha, patamar 1. Isso representa um acréscimo de R$ 4,46 a cada 100 kWh consumidos. Diante deste cenário, a Equatorial Maranhão reforça o alerta para o uso consciente e eficiente da energia elétrica, principalmente no período de férias escolares, quando as crianças e adolescentes passam mais tempo em casa.

Desde dezembro de 2024, a bandeira tarifária em vigor era a verde, refletindo as condições favoráveis de geração de energia no país. No entanto, essa sequência foi interrompida em maio deste ano, com a adoção da bandeira amarela. No mês de junho, entrou em vigor a bandeira vermelha, refletindo o aumento nos custos de geração de energia, principalmente em razão da queda nos níveis dos reservatórios das usinas hidrelétricas, o que exige o acionamento de usinas termelétricas, cenário que permanece no mês de julho.

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado pela ANEEL, em 2015, para indicar, mensalmente, as condições de geração de energia no país. As cores da bandeira (verde, amarela e vermelha – patamar 1 e 2) sinalizam se haverá ou não acréscimos na tarifa, de acordo com o cenário de abastecimento.

Pequenas mudanças no dia a dia evitam desperdícios e podem fazer a diferença na conta de luz no fim do mês. Por isso, a Equatorial Maranhão orienta seus clientes a adotarem hábitos conscientes de consumo. Com as férias escolares no mês de julho, muitas famílias aproveitam o período para viajar ou passar mais tempo em casa. Adotar pequenos hábitos e cuidados pode fazer uma grande diferença no bolso, especialmente em um período marcado por maior consumo energético.

Confira as principais orientações para economizar na conta de luz, sem abrir mão do conforto nas férias:

Desligue o que não for usado antes de viajar. Se a ideia é passar alguns dias fora de casa, vale revisar todos os aparelhos elétricos. É importante retirar da tomada os equipamentos, como televisores, micro-ondas, roteadores e carregadores de celular. Mesmo em stand by, eles consomem energia.

Aproveite a luz natural. Para quem vai passar mais tempo em casa, a dica é aproveitar ao máximo a luz do dia. Manter cortinas e janelas abertas reduz a necessidade de acender lâmpadas.

Use o ar-condicionado com moderação. O calor intenso faz do ar-condicionado um aliado indispensável, mas é fundamental utilizá-lo com moderação. Ajustar a temperatura para 23ºC ou 24ºC é o ideal para manter o ambiente agradável e evitar sobrecarga no aparelho. É importante que os aparelhos de ar-condicionado tenham a tecnologia inverter, mais econômica. Além disso, realizar limpezas periódicas no filtro melhora a eficiência e reduz o consumo.

Evite sobrecarga de geladeiras. A geladeira é um dos itens que mais consome energia em casa. Durante as férias, quando a movimentação da família aumenta, é importante abrir a porta do eletrodoméstico o mínimo possível e verificar se as borrachas de vedação estão em bom estado.

Controle o uso de eletrônicos. Nas férias, crianças e adolescentes tendem a passar mais tempo em jogos eletrônicos e televisores. Estabelecer horários para o uso desses equipamentos, além de reduzir o consumo de energia, estimula o convívio familiar. Aposte nas atividades lúdicas e ao ar livre.

Troque as lâmpadas antigas por novas de LED. Elas são mais econômicas e eficientes.

Acumule as roupas para lavar e passar de uma vez só, evitando o uso dos equipamentos diversas vezes;

Utilize aparelhos eletrodomésticos que apresentem o selo PROCEL/INMETRO de economia de energia, com a indicação “A”, com maior economia.

Com ações simples e planejadas, é possível atravessar as férias com mais economia e ainda contribuir para o uso sustentável dos recursos naturais.

*Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão*

Codó é selecionado para o Programa Federal “Arroz da Gente”

O município de Codó agora integra o Programa Arroz da Gente, uma iniciativa do Governo Federal coordenada pela CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento), com o objetivo de fortalecer a produção de arroz em diversas regiões do país. O programa está presente em 17 estados e 160 municípios, beneficiando diretamente cerca de 5 mil famílias agricultoras.

Em Codó, o secretário de Agricultura, Pedro Belo, esteve reunido com as técnicas da CONAB Iris e Cristina e confirmou o apoio institucional ao projeto. O município será responsável por contribuir com assistência técnica por meio de seus profissionais, além de ajudar na seleção das comunidades e produtores que já trabalham com o cultivo de arroz.

Programa Arroz da Gente

O Arroz da Gente oferece assistência técnica e fomento financeiro no valor de R$ 4.600 por agricultor, dividido em duas parcelas, para aquisição de sementes, adubos e melhorias na infraestrutura de plantio. O objetivo é fomentar o desenvolvimento sustentável da agricultura local, melhorar a produtividade, combater pragas e garantir maior segurança alimentar e geração de renda para as famílias da região dos Cocais.

“Estivemos com as técnicas Íris e Cristina, selecionadas como agentes do programa na região dos Cocais. Iniciamos o planejamento e alinhamento de todos os detalhes do projeto e a implementação em nosso município. Por determinação do prefeito Chiquinho FC, a Secretaria Municipal de Agricultura tem prestado total apoio aos nossos produtores rurais. E Com a adesão ao programa, Codó dá um passo importante para o fortalecimento da agricultura familiar e o desenvolvimento rural do município, promovendo inclusão produtiva, combate à pobreza e segurança alimentar na região dos Cocais”, destacou o secretário Pedro Belo.

Prefeitura de Codó entrega incentivo financeiro para bandas e arraiais do município

Nesta quinta-feira (26), o prefeito Chiquinho FC (PT) reuniu-se com responsáveis por bandas e organizadores de arraiais do município para entregar incentivos financeiros, fortalecendo as manifestações culturais e impulsionando a economia local durante as festividades juninas.

O encontro foi realizado no Salão Nobre da Prefeitura, onde estiveram presentes o secretário municipal de Cultura Luís Claudino e representantes de grupos musicais e de arraiais.

A Secretaria Municipal de Cultura convocou os grupos para oficializar a entrega do pagamento antecipado dos cachês, tendo em vista a aproximação do Festival Julino de Codó, que acontecerá de 11 a 13 de julho na Praça de São Sebastião, onde se apresentarão quadrilhas juninas, danças típicas e atrações nacionais.

“O prefeito Chiquinho FC está realizando o pagamento antecipado para todos os músicos que irão tocar no arraial da Prefeitura, além de prestar apoio a alguns arraiais particulares. Essa ação vem acontecendo desde o início de junho, onde foi destinado recurso financeiro aos grupos culturais, danças típicas e grupos de Bumba Meu Boi, para que pudessem se organizar nas apresentações, movimentando não só as festividades, mas também aquecendo a economia local.”, afirmou o secretário de cultura, Luís Claudino.

Além da entrega do incentivo financeiro aos artistas locais, o prefeito Chiquinho FC (PT) também concedeu auxílio aos grupos culturais do Distrito de Cajazeiras, que pela primeira vez, receberam apoio da Prefeitura Municipal, ação que reforça o compromisso da gestão atual com a cultura local.

O recurso concedido aos grupos musicais é fruto do apoio do deputado estadual Francisco Nagib (PSB), que destinou emenda para a realização do São João de Codó, fortalecendo e valorizando a cultura no município.

O prefeito Chiquinho FC (PT) destacou a responsabilidade da gestão com a cultura, garantindo o apoio necessário para a realização das festividades locais.

“Estamos pagando antecipado o cachê dos artistas locais e concedendo auxílio financeiro aos arraiais, valorizando a cultura de nossa cidade. Faremos um grande arraial, com a participação de artistas renomados, mas os nossos artistas codoenses ganharão destaque subindo ao palco para se apresentar e fazer uma grande festa.”, afirmou o prefeito.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Codó

Prefeitura de Codó promove cerimônia de adesão do município ao Selo UNICEF com mobilizadores

Na manhã desta quinta-feira (26), a Prefeitura Municipal de Codó, por meio da Secretaria Municipal da Casa Civil, Segurança Pública e Desenvolvimento Econômico, realizou uma cerimônia de adesão do município ao Selo UNICEF – Edição 2025-2028. O encontro aconteceu no Salão Nobre da Prefeitura e contou com a participação do prefeito Chiquinho FC (PT) e membros da Comissão Intersetorial do Selo UNICEF.

Na ocasião, a Articuladora Municipal do Selo UNICEF, Zila Moura, apresentou os mobilizadores do projeto, que integram diversas áreas da administração pública, privada e organizações não governamentais (ONG´s), em setores específicos como educação, saúde, assistência social, segurança pública e patrimonial, meio ambiente, comunicação, juventude e outros.

Os mobilizadores desempenham o papel de trabalhar em conjunto com as secretarias municipais e outros órgãos públicos para implementar as ações do selo UNICEF, garantindo o apoio e o comprometimento da gestão com a participação de crianças e adolescentes do município.

O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) que visa a redução das desigualdades e a garantia dos direitos das Crianças e dos Adolescentes, previsto na Convenção sobre os Direitos da Criança e do Adolescente (ECA), em parceria com os municípios do Semiárido e da Amazônia Legal Brasileira e, tem o reconhecimento conquistado por meio de avanços em um ciclo de 4 anos.

O objetivo do Selo UNICEF é fortalecer as políticas públicas voltadas ao desenvolvimento de crianças e adolescentes, visando assegurar a promoção de seus direitos, melhorar a qualidade de vida, com foco no acesso a serviços de qualidade e no seu desenvolvimento integral. Além disso, busca reconhecer e premiar os municípios que alcançarem resultados positivos na garantia dos direitos da infância e adolescência.

O prefeito Chiquinho FC (PT) destacou a importância da cerimônia e reafirmou o compromisso da gestão municipal em assegurar o suporte necessário para que o município obtenha resultados positivos para a conquista do Selo UNICEF.

“Este é um momento importante para todos nós, onde o município assume o compromisso de mobilizar esforços, trabalhando juntos para promover a participação social e garantir os direitos das nossas crianças e adolescentes.”, ressaltou o prefeito.

Brandão reassume nesta sexta-feira o comando do Palácio dos Leões

Depois de uma viagem de cerca de dez dias, onde cumpriu compromissos oficiais em dois países na Europa – Itália e Inglaterra, o governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), retorna nesta sexta-feira (27) ao comando do Palácio dos Leões.

Brandão retorna com algumas notícias importantes para o Maranhão, como a formalização uma parceria que garantirá mais de US$ 100 milhões em investimentos para a recuperação de áreas de floresta, regularização fundiária e combate às queimadas no estado.

O governador também destacou a boa recepção a programas maranhenses, como o Floresta Viva, Maranhão Sem Queimadas e Paz no Campo. “A relação que fizemos aqui, com várias empresas internacionais na área ambiental foi muito produtiva. Eu saio daqui otimista com essa questão ambiental”, afirmou.

Brandão retorna ao Maranhão com uma vitória política na Assembleia Legislativa, já que a eleição do deputado Catulé Júnior (PP) para a 3º vice-presidência da Mesa Diretora, por 31 votos contra nove, para muitos demonstrou a força política e unidade do grupo comandado pelo governador.

Além disso, Brandão fez questão de retornar em tempo para acompanhar os festejos juninos no último fim de semana de junho, aproveitando ainda as festas de São Pedro e São Marçal.

É aguardar e conferir.

Prefeitura de Codó promove a II Feira da Agricultura Familiar e Artesanato

Valoriza qualidade, preço justo e produto fresquinho? Então essa é pra você!

Vem aí a II Feira da Agricultura Familiar e Artesanato de Codó!

️ Dia 04 de julho
A partir das 17h
Avenida Primeiro de Maio – Bairro Santo Antônio

Compre direto do agricultor: alimentos saudáveis, colhidos no dia e com aquele preço que só quem planta pode oferecer!

E tem mais: artesanato local feito com criatividade e tradição.
É cultura, trabalho e identidade reunidos num só lugar!

Realização: Prefeitura de Codó, Secretaria Municipal de Cultura e Secretaria de Agricultura.

II Feira da Agricultura Familiar e Artesanato de Codó

#Codó #FeiraDaAgricultura #AgriculturaFamiliar #ArtesanatoLocal #ValorizaçãoDoCampo #PrefeituraDeCodó

Vereador Teonilo do Garra esteve em São Luis na sede da AGERP onde foi tratar de ações e parcerias que tragam mais benefícios para a agricultura familiar de Codó

O vereador Teonilo do Garra esteve na ultima segunda-feira visitando a sede da AGERP, em São Luís, ao lado do amigo @vereadorantonioluz , onde participou de uma reunião com o diretor de ATER, Sandro Montenegro, e equipe da Agência Estadual.

O motivo da reunião foi tratar de ações e parcerias que tragam mais benefícios para a agricultura familiar de Codó.

“Nosso objetivo é fortalecer quem vive da produção rural e garantir que os programas do Governo do Estado cheguem até nossa gente, seguimos firmes, trabalhando por quem mais precisa”disse vereador Teonilo do Garra.