Blog do Daniel Sousa Codó - Jornalismo Verdade

Vereador Teonilo do Garra esteve em São Luis na sede da AGERP onde foi tratar de ações e parcerias que tragam mais benefícios para a agricultura familiar de Codó

O vereador Teonilo do Garra esteve na ultima segunda-feira visitando a sede da AGERP, em São Luís, ao lado do amigo @vereadorantonioluz , onde participou de uma reunião com o diretor de ATER, Sandro Montenegro, e equipe da Agência Estadual.

O motivo da reunião foi tratar de ações e parcerias que tragam mais benefícios para a agricultura familiar de Codó.

“Nosso objetivo é fortalecer quem vive da produção rural e garantir que os programas do Governo do Estado cheguem até nossa gente, seguimos firmes, trabalhando por quem mais precisa”disse vereador Teonilo do Garra.

Governador Felipe Camarão estará em Codó neste sábado para ouvir demandas do povo


Venha participar de um importante momento de diálogo e aproximação entre o governo e a população de Codó!

👥 O governador em exercício do Maranhão, Felipe Camarão, estará presente para ouvir e debater demandas, propostas e prioridades para o desenvolvimento de Codó e região.

📍 Local: Auditório da UFMA – Codó
📅 Data: 28 de junho (sábado)
⏰ Horário: 16h

Sua presença é muito importante para construir, junto ao governo, uma cidade e um estado melhores para todos.

Não perca esta ooportunidade.

Escolas das redes municipal e privada de ensino de Codó aplicam provas da primeira fase da OMAC

A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia – SEMECTI, realizou, nesta quarta-feira (25), a aplicação das provas da 1ª fase da Olimpíada de Matemática Codoense nas escolas públicas e privadas do município de Codó.

As provas da Primeira Fase da OMAC foram compostas por questões de múltipla escolha, abrangendo conteúdos que testaram o raciocínio lógico dos alunos, bem como a capacidade de resolver operações e problemas relacionados à disciplina de matemática.

Estudantes do 6º ao 9º ano de 50 escolas públicas e privadas do município participaram da aplicação das provas, que foram realizadas nos turnos matutino e vespertino.

De acordo com o secretário municipal de educação, Ricardo Torres, a aplicação das provas da primeira fase da OMAC movimentou as escolas codoenses e a expectativa é de que os estudantes apresentem um bom desempenho.

“Estamos aplicando hoje a primeira fase da OMAC para os alunos do 6º ao 9º ano, no dia 5 de agosto será realizada a aplicação das provas para os alunos do Ensino Médio e, para o Mirim, teremos um diferencial. Basta o aluno do Mirim realizar a primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), alcançar um bom desempenho na prova e será automaticamente selecionado para a segunda fase da OMAC.”, destacou o secretário.

A OMAC 2025 é uma competição de Matemática para estudantes de escolas públicas e privadas de Codó, desde o 2º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio. O objetivo do projeto é estimular o estudo e aprendizado da matemática, desenvolver o raciocínio lógico dos alunos e identificar talentos na área.

A Segunda Fase da OMAC será realizada em 19 de agosto e a Fase Final na Universidade Federal do Maranhão – Campus Codó, em 08 de novembro de 2025.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Codó

19ª Sessão: Parlamentares debatem sobre demandas da população e avanços na educação

Durante a 19ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal os vereadores utilizaram a tribuna da Casa para debater temas de interesse público e falar sobre seus projetos e demandas da população.

“Realizamos mais uma Sessão muito produtiva, com debates sobre temas de grande relevância para nossa população, discutindo as demandas das comunidades e levando ao Executivo as questões mais urgentes, solicitadas pelo povo. Também destacamos a iniciativa de grupos organizados que voleibol, que ajudam a promover e incentivar a prática esportiva em nosso município, realizando eventos na cidade e na zona rural”, comentou o vereador Chiquinho do Sae Júnior.

As ações do Executivo e avanços na educação do município também foram destaque nos discursos dos parlamentares.

Na sessão da Câmara, o tema da educação foi bastante debatido. A situação, hoje, do governo Chiquinho FC, felizmente já é bem melhor, muito melhor, do que ocorria na gestão anterior. Não há nem como comparar com o governo passado. Hoje, a questão do transporte escolar funciona de maneira satisfatória, a merenda escolar está sendo bem servida, escolas bem abastecidas na cidade e na zona rural. E muito importante também, estamos recuperando nossa posição no IDEB, que ao fim do governo Nagib estava em 55ª posição e, infelizmente caiu para 167ª posição no governo passado. Mas com a intervenção, com os investimentos e com o empenho do prefeito Chiquinho FC e da Secretaria de Educação, do nosso companheiro Ricardo Torres e todos os funcionários daquela secretaria, ao fim dessa gestão, dessa primeira gestão, Codó vai voltar a figurar numa boa colocação no IDEB do Maranhão”, declarou o vereador Rodrigo Figueiredo

Conferência Municipal pelo Meio Ambiente é realizada em Codó

A Prefeitura Municipal de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia – SEMECTI, promoveu, nesta terça (24), a Conferência Municipal com Educação e Justiça Climática, sendo uma das etapas da VI Conferência Nacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente (CNJMA), que é um processo de mobilização de todas as escolas brasileiras que possuem pelo menos uma turma dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano).

O evento aconteceu no auditório da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, onde estiveram presentes o prefeito Chiquinho FC (PT), o secretário municipal de educação Ricardo Torres, representantes da sociedade civil e comunidade escolar.

Como o tema “Vamos transformar o Brasil com Educação e Justiça Climática”, a conferência faz parte do movimento de preparação do país para a Conferência do Clima (COP 30), que será sediada em Belém (PA) e tem o objetivo de fortalecer ações formativas no campo da educação ambiental, para que as escolas se constituam como espaços educadores sustentáveis e resilientes.

A VI Conferência Nacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente é um evento organizado pelo Ministério da Educação (MEC), pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que aborda o desenvolvimento de um processo pedagógico, dinâmico, de diálogos e encontros, voltado para a valorização da cidadania ambiental nas escolas e comunidades a partir da educação ambiental crítica, participativa, democrática e transformadora.

Estudantes das escolas municipais tiveram a oportunidade de apresentar propostas desenvolvidas durante o processo formativo, refletindo o protagonismo infantojuvenil e o compromisso das comunidades escolares com a cidadania e conscientização da preservação com o meio ambiente.

A Coordenadora da Área de Ciências da Natureza da SEMECTI, Ellen Fernandes, destacou a importância da realização do evento e ressaltou que a participação e engajamento da comunidade escolar demonstra o impacto positivo na construção da consciência ambiental no município.

“Através desta conferência, podemos ver nossos alunos discutindo temas como sustentabilidade, preservação ambiental e responsabilidade social. A partir daí, eles podem assumir papéis de transformação no meio onde estão inseridos, possibilitando que cada projeto apresentado possa se transformar em ações concretas nas escolas e comunidades.”, afirmou Ellen.

A realização da VI Conferência Nacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente em Codó reforça o compromisso com o desenvolvimento de jornadas pedagógicas por meio de pesquisas, fomentando a construção de uma sociedade mais justa e ambientalmente responsável.

OPERAÇÃO THÊ: POLÍCIA CIVIL REALIZA OPERAÇÃO DE COMBATE AO FURTO DE ENERGIA NO INTERIOR DO MARANHÃO

Ação contou com o apoio das equipes da Equatorial Maranhão nos municípios de Timon, Caxias e Chapadinha 

A Polícia Civil, por meio da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC), deflagrou ações nos municípios de Timon, Caxias e Chapadinha, com o intuito de combater o furto de energia elétrica. As cidades receberam a operação denominada “Thê” entre os dias 16 e 19 de junho.

Também foram cumpridos mandados judiciais na capital do Estado do Piauí, Teresina, com o apoio da Polícia Civil do município, contra dois suspeitos que atuavam nos municípios de Timon e Caxias, no Maranhão.

Durante a ação, foram apreendidos dispositivos que seriam utilizados para fraudar equipamentos de medição, além de materiais pertencentes à distribuidora de energia elétrica do Maranhão.

Já no município de Chapadinha, a Polícia Civil, com o apoio das equipes da Equatorial Maranhão realizaram ações com objetivo de combater adulterações em equipamentos de medição, desvios de energia elétrica, ligações clandestinas, popularmente conhecidas como “gatos”, além de identificar diversos materiais de uso exclusivo da distribuição de energia elétrica, como cabos, transformadores, isoladores e medidores de energia.

A Equatorial Maranhão destaca que fraudes e furtos podem causar interrupções no fornecimento de energia para serviços essenciais, como escolas e hospitais, já que consumidores ligados de forma clandestina acabam sobrecarregando o sistema elétrico. Isso pode resultar em acidentes, incêndios e explosões, colocando em risco a segurança da população.

Além de colocar vidas em risco, o furto de energia é uma prática criminosa prevista no artigo 155 do Código Penal, resultando em prejuízos tanto para a população, quanto para a concessionária de energia elétrica. Ao presenciar ou identificar essas irregularidades, denuncie à Polícia Civil e também à Equatorial Maranhão, pelo site: www.equatorialenergia.com.br ou pela Central de Atendimento 116. A ligação é gratuita e não há necessidade de identificação por parte do denunciante. Após o registro da denúncia, a Distribuidora encaminha equipes para as inspeções, conforme previsto na legislação do setor elétrico.

Provas da Primeira Fase da Olimpíada de Matemática Codoense serão aplicadas nesta quarta (25)

A Prefeitura Municipal de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia – SEMECTI, e em parceria com a Universidade Federal do Maranhão – Campus Codó, está realizando a Olimpíada de Matemática Codoense (OMAC) 2025.

A OMAC 2025 é uma competição de Matemática para estudantes de escolas públicas e privadas de Codó, desde o 2º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio. O objetivo do projeto é incentivar o aprendizado da matemática, descobrir talentos e desenvolver o raciocínio lógico dos alunos.

A Olimpíada acontecerá em três fases:
Primeira Fase: Prova com questões de múltipla escolha.
Segunda Fase: Prova com questões objetivas e de resposta numérica.
Fase Final: Prova com questões dissertativas.

As provas da Primeira Fase da OMAC serão compostas por questões de múltipla escolha, abrangendo conteúdos que irão testar o raciocínio lógico dos alunos, bem como a criatividade e a capacidade de resolver operações matemáticas.

A aplicação das provas da Primeira Fase da OMAC acontecerá em 25 de junho nas escolas, a Segunda Fase será realizada em 19 de agosto e a Fase Final na Universidade Federal do Maranhão – Campus Codó, em 08 de novembro de 2025.

Os alunos ganharão medalhas (Ouro, Prata, Bronze) e Menção Honrosa. Também haverá prêmios especiais em dinheiro para alunos, professores e escolas. As escolas com os melhores resultados ganharão troféus. As escolas públicas municipais também irão concorrer a prêmios como móveis, TVs e equipamentos de jogos eletrônicos.

A OMAC garante que alunos com deficiência ou necessidades especiais também possam participar, pois concederá o suporte necessário com adaptações nas provas e recursos de acessibilidade, como provas em Braille, intérprete de Libras e tempo adicional.

CRONOGRAMA
– Inscrição das escolas: 01 a 16 de maio de 2025.
– Primeira Fase: 25 de junho de 2025.
– Segunda Fase: 19 de agosto de 2025.
– Fase Final: 08 de novembro de 2025.
– Divulgação dos premiados: 01 de dezembro de 2025.
– Cerimônia de premiação: 11 de dezembro de 2025.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Codó

Gestão Chiquinho FC melhora o abastecimento de água em Codó

A Prefeitura Municipal de Codó, por determinação do prefeito Chiquinho FC (PT), está garantindo a execução das obras de perfuração e instalação do sistema de abastecimento de água na comunidade Buriti Dantas, localizada na zona rural do município.

O serviço havia sido iniciado no ano passado, mas foi abandonado, deixando dezenas de famílias sem acesso à água potável. Reconhecendo a urgência da demanda e a importância da obra para a qualidade de vida da população local, o prefeito Chiquinho FC (PT) determinou que o Sistema Autônomo de Água e Esgoto de Codó (SAAE) executasse a obra em sua totalidade.

“Água é dignidade, é qualidade de vida. A comunidade de Buriti Dantas esperou por muito tempo por esse direito, e agora estamos garantindo que cada morador tenha água potável chegando às suas casas”, afirmou o prefeito durante visita à comunidade.

A equipe do SAAE já está em fase final de execução dos serviços. Em breve, os moradores terão água encanada em suas residências, colocando fim a um problema histórico que afeta diretamente a saúde e o bem-estar das famílias da região.

Essa ação faz parte do compromisso da atual gestão municipal com o desenvolvimento das comunidades da zona rural de Codó e com a garantia de direitos fundamentais, como o acesso à água de qualidade.

Gestão Chiquinho FC entrega novos computadores para escola da zona rural de Codó

A Prefeitura Municipal de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento, promoveu em 18 de junho, a 6ª Conferência Municipal da Cidade do Município de Codó com o tema: “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano”, abordando a elaboração de políticas públicas que auxiliem no desenvolvimento de cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social.

O evento aconteceu no auditório da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, onde estiveram presentes o prefeito Chiquinho FC (PT), o secretário municipal de Finanças e Planejamento, Prof. Ivaldo José da Silva, gestores públicos, representantes de entidades e da sociedade civil organizada.

A Conferência teve como objetivo viabilizar um espaço onde a sociedade civil e o poder público pudessem interagir, discutirem as dificuldades e apresentarem soluções para a garantia do desenvolvimento urbano sustentável, envolvendo aspectos da política nacional, estadual e municipal, conforme orientação do Conselho Nacional das Cidades.

O prefeito Chiquinho FC (PT), ressaltou a relevância da articulação entre a sociedade civil e a gestão municipal com o objetivo de planejar e executar políticas públicas em Codó.

“Através deste encontro, pudemos identificar os aspectos prioritários que podem ser melhorados em nossa cidade. A sociedade tem que estar unida conosco, colaborando com o desenvolvimento da gestão e contribuindo com melhorias no município.”, destacou o prefeito.

O evento foi dividido em 3 eixos, sendo Articulação entre os principais setores urbanos e com o planejamento das políticas públicas, Gestão Estratégica e Financiamento e Grandes Temas Transversais. Foram realizados debates temáticos, palestras, além da eleição de delegados e membros do Conselho das Cidades que irão representar o município de Codó.

A realização da 6ª Conferência Municipal da Cidade do Município de Codó reforça a promoção de políticas públicas direcionadas ao desenvolvimento urbano do município, do estado e da união.

Prefeitura promove 6ª Conferência das Cidades para debater planejamento urbano inclusivo em Codó

A Prefeitura Municipal de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento, promoveu em 18 de junho, a 6ª Conferência Municipal da Cidade do Município de Codó com o tema: “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano”, abordando a elaboração de políticas públicas que auxiliem no desenvolvimento de cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social.

O evento aconteceu no auditório da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, onde estiveram presentes o prefeito Chiquinho FC (PT), o secretário municipal de Finanças e Planejamento, Prof. Ivaldo José da Silva, gestores públicos, representantes de entidades e da sociedade civil organizada.

A Conferência teve como objetivo viabilizar um espaço onde a sociedade civil e o poder público pudessem interagir, discutirem as dificuldades e apresentarem soluções para a garantia do desenvolvimento urbano sustentável, envolvendo aspectos da política nacional, estadual e municipal, conforme orientação do Conselho Nacional das Cidades.

O prefeito Chiquinho FC (PT), ressaltou a relevância da articulação entre a sociedade civil e a gestão municipal com o objetivo de planejar e executar políticas públicas em Codó.

“Através deste encontro, pudemos identificar os aspectos prioritários que podem ser melhorados em nossa cidade. A sociedade tem que estar unida conosco, colaborando com o desenvolvimento da gestão e contribuindo com melhorias no município.”, destacou o prefeito.

O evento foi dividido em 3 eixos, sendo Articulação entre os principais setores urbanos e com o planejamento das políticas públicas, Gestão Estratégica e Financiamento e Grandes Temas Transversais. Foram realizados debates temáticos, palestras, além da eleição de delegados e membros do Conselho das Cidades que irão representar o município de Codó.

A realização da 6ª Conferência Municipal da Cidade do Município de Codó reforça a promoção de políticas públicas direcionadas ao desenvolvimento urbano do município, do estado e da união.