Blog do Daniel Sousa Codó - Jornalismo Verdade

Prefeito Chiquinho FC entrega auditório reformado com novas cadeiras e transforma realidade da Escola Estevam Ângelo

Nesta quarta-feira (28), a Prefeitura Municipal de Codó realizou a entrega de 192 novas cadeiras para o auditório da Escola Estevam Ângelo.  No início da gestão, a escola foi encontrada em um cenário alarmante de abandono, com carteiras quebradas, livros inutilizados e graves problemas estruturais que comprometiam completamente o funcionamento da unidade escolar.

O prefeito Chiquinho FC (PT) buscou uma rápida solução para o problema e providenciou a recuperação do espaço. O auditório, que estava totalmente arruinado, passou por uma ampla reforma e foi entregue à comunidade escolar integralmente reestruturado, proporcionando um ambiente seguro, moderno e digno para eventos e atividades pedagógicas.

Além da reforma do auditório, a escola Estevam Ângelo também foi amplamente reestruturada, saindo de um cenário de abandono à transformação, e agora, volta a oferecer aos estudantes codoenses um ambiente acolhedor, seguro e propício ao desenvolvimento educacional.

Com a entrega das novas cadeiras, a Prefeitura reafirma o compromisso de investir na qualidade da educação em Codó. A iniciativa faz parte de um amplo programa de recuperação de escolas e espaços educacionais do município.

Região dos Cocais recebe obras de melhoria na rede elétrica

_Equatorial Maranhão realizou ações de manutenções nos municípios de Caxias, São João dos Patos, Paraibano, Buriti Bravo e Mirador_

Dando continuidade ao conjunto de investimentos com foco no aumento da resiliência das redes de distribuição de energia elétrica e no suporte ao desenvolvimento das regiões onde está inserida, a Equatorial Maranhão fez novos investimentos na região dos Cocais, no leste maranhense. Foram mais de R$ 180 mil reais investidos nos municípios de Caxias, São João dos Patos, Paraibano, Buriti Bravo e Mirador.

Em Caxias, os investimentos em manutenção incluíram a instalação de defensas de concreto na rede de distribuição, localizada na Vila Paraíso, região que teve um alto índice de acidentes envolvendo colisão de veículos com quebra de postes nos últimos três anos. A Distribuidora investiu mais de R$ 60 mil, beneficiando mais de 3 mil clientes, em uma extensão de 1.500 metros de redes. Esses investimentos trazem inúmeros benefícios à população, protegendo a rede contra impactos, minimizando o risco de falta de energia e evitando acidentes graves e fatais.

“Os investimentos em Caxias vão garantir mais segurança para motoristas, ciclistas e pedestres, reduzindo a gravidade de possíveis acidentes, absorvendo parte de possíveis impactos. Além disso, o investimento garante maior confiabilidade no fornecimento de energia elétrica, reduzindo interrupções prolongadas, atuando como barreira física, servindo como referência visual e barreira de proteção em esquinas e curvas”, destacou Tiago Barbosa, Superintendente Regional da Equatorial Maranhão.

*Mais investimentos*

Já nos municípios de São João dos Patos, Paraibano, Buriti Bravo e Mirador, os investimentos se deram em ações de manutenção, incluindo substituições de postes, cruzetas, isoladores e chaves fusíveis, além de execução de 2.900 metros de roço no circuito elétrico e 40 podas de árvores de grande porte. As ações contaram com 58 profissionais distribuídos no município de São João dos Patos. A expectativa é eliminar e reduzir as interrupções com o tratamento das anomalias de vegetação e rede, garantindo mais segurança e confiabilidade para os clientes atendidos.

*Energia Pra Desenvolver*

As ações fazem parte do Programa Energia Pra Desenvolver, que traduz o compromisso da Equatorial Maranhão com o crescimento do estado. Mais do que infraestrutura elétrica, cada investimento representa uma transformação real na vida das pessoas e no desenvolvimento econômico local, impulsionando oportunidades, gerando empregos e fortalecendo a economia local. Seja nas grandes cidades ou nas localidades mais remotas, o trabalho chega para fazer a diferença, garantindo que a energia de qualidade seja um pilar para o progresso de todos.

Ao longo de duas décadas, a Distribuidora contribui significativamente com o desenvolvimento das regiões onde atua, reforçando seu compromisso com uma energia elétrica de qualidade. Investir em energia é investir no futuro e a Equatorial Maranhão segue firme nesse propósito: levar desenvolvimento com a força da energia.

*Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão*

Camarão assume o Governo do MA durante viagem de Brandão à Europa

O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), embarca na próxima semana para uma missão oficial no exterior, abrindo espaço para que o vice-governador Felipe Camarão (PT) assuma, mais uma vez, o comando do Palácio dos Leões. A viagem está prevista para ocorrer entre os dias 31 de maio e 8 de junho, com destino a Paris, na França, e Estocolmo, na Suécia.

A informação consta no Diário Oficial do Estado, que também trouxe os nomes da comitiva que acompanhará o governador.

Esta será a segunda vez em 2025 que Felipe Camarão assume o governo interinamente. No entanto, desta vez, o contexto político é marcado por sinais de tensão entre o vice-governador e o grupo político de Brandão.

Apesar do clima de instabilidade, Camarão deverá cumprir uma agenda institucional normal durante o período em que estará à frente do Executivo estadual.

Secretaria de Saúde de Codó libera vacina contra a gripe (influenza) para toda a população

A secretaria de Saúde de Codó tem intensificado ações para que a imunização atinja a meta de todos os grupos preconizados. A campanha vai até dia 30 de maione está disponível para toda a população em geral.

Na cidade e na zona rural a vacinação continua sendo realizada diariamente em todos os postos de Saúde, das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas.

Na secretaria de Saúde das 07 a 13 hs .

Grupos preconizados

A novidade da vacinação para 2019 é a maior abrangência para crianças, até 2018 eram vacinadas crianças menores de 5 anos de idade, agora é para crianças menores de seis anos de idade.

Nesta campanha, serão vacinados idosos com 60 anos ou mais de idade, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Doença

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção.

COBERTURA

Das 24 mil doses recebidas pelo município, foram aplicadas até terça-feira (27) 8.903 doses de Influenza, correspondendo a 18,49% do total recebido. A meta é vacinar 27.274 pessoas.

Energia com segurança no São João: Equatorial Maranhão reforça orientações para ligações provisórias

Distribuidora orienta população sobre os riscos das ligações clandestinas e reforça importância do serviço regular de ligação provisória

Com a proximidade do período junino, um dos mais aguardados do ano pelos maranhenses, a Equatorial Maranhão reforça seu compromisso com a segurança da população e a qualidade do fornecimento de energia elétrica. Neste período em que aumentam os eventos em espaços públicos e privados, é comum a procura por ligações provisórias, serviço regular e legalizado oferecido pela Distribuidora. Ao mesmo tempo, a empresa faz um alerta importante sobre os riscos das ligações clandestinas, conhecidas como “gatos”, que representam grave ameaça à vida e à coletividade.

A ligação provisória é destinada a atender eventos temporários como arraiais, festas de bairro, parques, circos e exposições, além de pontos comerciais móveis, como barracas e bares. O serviço deve ser solicitado com no mínimo 5 dias de antecedência em um ponto de atendimento presencial da Equatorial Maranhão. Para isso, é necessário apresentar documentos pessoais e a descrição da carga elétrica que será utilizada no local.

“A ligação provisória garante segurança e regularidade ao fornecimento de energia durante as festas. Alertamos que nunca se deve fazer ligação por conta própria ou de forma clandestina. Isso coloca em risco não só quem realiza a intervenção, mas toda a comunidade, podendo provocar acidentes graves, incêndios e falta de energia”, explica Gabriel Vieira, Executivo de Segurança da Equatorial Maranhão.

Dados da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel, 2025) revelam que, em 2024, foram registrados 1.077 acidentes com a população envolvendo a rede elétrica em todo o país. O Nordeste lidera o ranking nacional, com destaque para os casos provocados por intervenções não autorizadas, como ligações clandestinas.

A Equatorial Maranhão reforça que essas práticas, além de ilegais (com pena prevista de 1 a 8 anos de reclusão), são extremamente perigosas. “Nossas equipes atuam de forma constante em ações educativas, campanhas de conscientização e mutirões comunitários, mas é fundamental que cada cidadão faça a sua parte, evitando qualquer intervenção na rede e buscando sempre os canais oficiais”, complementa Gabriel Vieira.

Dicas de segurança da Equatorial Maranhão para um São João tranquilo:
• Solicite ligação provisória com antecedência para eventos e pontos de venda temporários;
• Nunca realize intervenções por conta própria na rede elétrica;
• Não arremesse objetos em fios ou postes;

Em caso de acidentes, jamais toque na vítima e acione os serviços de emergência (193 – Bombeiros, 192 – SAMU). Em caso de acidentes com a rede elétrica, acione também a Distribuidora pelo número 116. Neste São João, para a festa ser completa, celebre com alegria, responsabilidade e segurança.

*Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão*

Homem é executado a tiros na madrugada deste domingo em Coroatá

Na madrugada de ontem, domingo (25), um novo homicídio foi registrado na cidade, aumentando para oito o número de assassinatos neste ano. A vítima desta vez foi identificada como Antônio Santos de Souza, de 36 anos, mais conhecido como “Pimentinha”, morto a tiros em via pública.

Segundo informações preliminares, Pimentinha foi atingido por diversos disparos de arma de fogo. Um dos tiros teria atingido seu olho, provocando morte imediata. Pessoas que presenciaram ou chegaram logo após o ocorrido tentaram acionar o SAMU, mas os socorristas, ao chegarem ao local, apenas constataram o óbito.

As circunstâncias do crime seguem sem esclarecimento. A polícia trabalha com diversas hipóteses.

A Polícia Civil iniciou as investigações e tenta identificar os autores do crime. Uma câmera de segurança instalada próximo ao local do homicídio poderá ajudar a esclarecer os fatos. A expectativa é de que as imagens tenham registrado a ação criminosa ou pelo menos a movimentação suspeita nas imediações.

FONTE: Coroatá Online

Escola que funcionava com tapumes na zona rural de Codó passa por reforma no governo Chiquinho FC

O prefeito de Codó, Chiquinho FC, visitou no último fim de semana o povoado Livramento para acompanhar de perto a obra de reestruturação da Escola Raimundo Muniz Bayma. A unidade, que antes funcionava com salas improvisadas por tapumes, está passando por uma ampla reforma.

Quando assumimos a gestão, encontramos a escola em condições precárias. Hoje, com muito trabalho e compromisso, estamos mudando essa realidade. Educação é prioridade no governo Chiquinho FC”, destacou o prefeito em publicação nas redes sociais.

A visita reforça o compromisso da gestão com a valorização da educação na zona rural, garantindo mais dignidade e estrutura para alunos e professores.

Prefeitura de Codó promove a 5ª Conferência Municipal da Promoção da Igualdade Racial

A Prefeitura Municipal de Codó, por meio da Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Igualdade Racial, realizou nesta sexta feira (23), a 5ª Conferência Municipal da Promoção da Igualdade Racial. O evento aconteceu no auditório da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA e contou com a presença de autoridades políticas, representantes de movimentos da cultura afrodescendente, quilombolas, povos de terreiro, indígenas, além de lideranças religiosas.

O tema da Conferência é “Igualdade, democracia, reparação e justiça social” e aborda a construção coletiva entre a comunidade que busca o fortalecimento das políticas públicas de igualdade racial no município de Codó.

O evento foi realizado durante todo o dia, com uma vasta programação de atividades, divididas em dois turnos. No turno matutino, foram realizadas apresentações culturais do grupo de Terecô da Tenda São Francisco, representando a manifestação de resistência e identidade afro-brasileira tradicional do município. Houve ainda debate e apresentação de propostas dos grupos temáticos e discussão coletiva para aprovação das diretrizes municipais.

A programação vespertina iniciou com a apresentação cultural do músico Paulo Cacique e logo após, aconteceu a eleição dos delegados que irão representar o município de Codó na etapa estadual da conferência. Posteriormente, foi realizada a apresentação dos candidatos ao Conselho Municipal de Igualdade Racial, seguida da votação, apuração e divulgação dos resultados dos membros eleitos.

A realização da Conferência configura a luta por igualdade racial, corroborando com a responsabilidade coletiva na construção de uma cidade mais justa, plural e antirracista.

Codó Open Jiu-Jítsu reúne 300 atletas e atrai grande público no Ginásio Carlos Fernando

foto: @nationprodutora

Codó sediou no domingo (18) o Codó Open Jiu-Jítsu, o primeiro campeonato da modalidade realizado na cidade. O evento movimentou o Ginásio Carlos Fernando, reunindo 300 atletas inscritos e atraindo um público estimado de 1.500 pessoas ao longo do dia.

O torneio marcou um momento histórico para o esporte codoense e recebeu elogios pela organização e adesão popular. Famílias, atletas e amantes do jiu-jítsu prestigiaram a competição, que reuniu lutadores de várias faixas etárias e níveis técnicos. A competição contou com o apoio da Prefeitura de Codó por meio da Secretaria Municipal de Esportes.

foto: @nationprodutora

Um dos organizadores, o Professor e Mestre Faixa Preta Thairone Ribeiro, destacou a importância da iniciativa para a juventude codoense e fez um apelo para que o esporte volte às escolas públicas.

Nosso desafio agora é conseguir colocar o jiu-jítsu nas escolas, como já teve na época do ex-prefeito Zito, por meio do Programa Mais Educação. Hoje, temos o programa de Educação Complementar no contraturno, e estamos nesta expectativa, contando com o apoio do deputado Nagib e do prefeito Chiquinho FC”, declarou.

foto: @nationprodutora

A realização do Codó Open mostra o potencial do jiu-jítsu como ferramenta de inclusão, disciplina e formação de valores, e reforça a necessidade de políticas públicas para fortalecer o esporte no município.

foto: @nationprodutora

Codó se prepara para a 34ª edição dos JECOS e PARAJECOS 2025

Evento celebra o esporte, a juventude, a inclusão e a união das escolas da cidade

A Prefeitura de Codó, por meio das Secretarias Municipais de Esporte e Lazer e de Educação, promove de 1º a 15 de junho a 34ª edição dos Jogos Escolares Codoenses (JECOS 2025) e dos PARAJECOS, reafirmando o compromisso com a valorização do esporte escolar e a inclusão social.

A grande cerimônia de abertura será realizada no dia 30 de maio, às 17h, na Praça São Sebastião, com apresentações culturais e o desfile das delegações participantes, abrindo oficialmente as competições.

Com o lema “Celebrando o esporte, a juventude e a união das escolas de Codó”, os JECOS e os PARAJECOS 2025 contarão com disputas em diversas modalidades, como:
Atletismo, badminton, beach soccer, capoeira, ciclismo, tênis de mesa, basquete, futsal, handebol, vôlei de praia, voleibol, xadrez e fut7, incluindo provas e atividades adaptadas para alunos com deficiência.

A inclusão do PARAJECOS destaca o empenho da gestão municipal em promover igualdade de oportunidades e garantir que todos os estudantes, independentemente de suas condições físicas, possam vivenciar os valores do esporte: superação, respeito e espírito de equipe.

Mais informações e atualizações sobre os jogos estão disponíveis no site oficial da Prefeitura de Codó (codo.ma.gov.br) e nas redes sociais @prefeituradecodoma