Blog do Daniel Sousa Codó - Jornalismo Verdade

Segurança em construções e reformas: Equatorial Maranhão reforça cuidados para evitar acidentes com a eletricidade

A energia elétrica é um bem essencial indispensável para a vida de todas as famílias. No entanto, quando não é utilizada corretamente, pode representar um sério risco à vida, ocasionando choques elétricos e acidentes fatais. De acordo com a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), em 2024, o número de acidentes e mortes por choque elétrico aumentou mais de 10% em relação a 2023, registrando 759 mortes em 1.077 acidentes. No Maranhão, mais de 20 casos fatais foram contabilizados no ano passado.

Conforme o Anuário Estatístico da Abracopel, a construção civil é o setor com mais acidentes registrados, foram 44 mortes de profissionais (pedreiros, pintores, entre outros) em 87 acidentes registrados em 2024. *Diante disso, a Equatorial Maranhão reforça a importância de seguir medidas de segurança antes de iniciar obras ou reformas, principalmente devido ao contato acidental com redes de energia elétrica próximas a construções e reformas:*

• Realize uma inspeção antes de iniciar qualquer obra: A inspeção detalhada do local ajuda a identificar a posição da rede elétrica. Para evitar acidentes com energia antes de começar uma obra, é crucial garantir que o local esteja seguro e que todos os procedimentos de segurança sejam seguidos.
• Procure profissionais habilitados: o manuseio das instalações elétricas deve ser realizado por profissionais qualificados e devidamente habilitados. Atividades desse tipo devem sempre ser supervisionadas por um especialista na área, a fim de garantir a segurança de todos os envolvidos.
• Organizar o canteiro de obras: Sinalize o canteiro e mantenha-o organizado, evitando a exposição de produtos e equipamentos que possam causar acidentes elétricos. Utilize sinalização para indicar áreas de risco e alertar os trabalhadores sobre a presença de equipamentos elétricos.
• Normas de segurança elétrica: Certifique-se de que todas as instalações elétricas sejam feitas de acordo com as normas técnicas, utilizando materiais de qualidade e evitando improvisações.
• Em casos de vítimas de choque elétrico: Não toque na pessoa afetada. A melhor forma de prestar socorro é desligar o disjuntor ou a chave geral das instalações e contatar imediatamente o Corpo de Bombeiros (193) ou o SAMU (192). Se o acidente ocorrer em via pública e for provocado pela rede elétrica, é importante também acionar a Equatorial Maranhão pelo telefone 116 para que o desligamento da energia seja realizado no local por profissionais habilitados e autorizados a intervir no sistema.

“Muitos dos acidentes com energia elétrica em obras e reformas ocorrem devido à presença de materiais condutores na realização de atividades em altura. Essas situações incluem o contato acidental de estruturas metálicas, como andaimes e escadas, com cabos energizados. Também são comuns acidentes causados pelo manuseio inadequado de ferramentas e estruturas próximas à rede elétrica, especialmente quando não é respeitada a distância mínima de segurança. Outro fator é a instalação elétrica temporária feita de forma inadequada, sem proteção e aterramento”, alerta o Executivo de Segurança da Equatorial Maranhão, Gabriel Vieira.

Na construção civil a atenção com as normas de segurança deve ser redobrada, pois a proximidade com a rede elétrica ou até mesmo as ligações improvisadas podem causar acidentes. A Equatorial Maranhão destaca medidas essenciais para prevenir acidentes relacionados à energia elétrica durante obras e construções.

• Jamais dê “um jeitinho”: a utilização de gambiarras ou improvisos é altamente perigoso, uma vez que essas soluções apresentam riscos significativos;
• Garanta a segurança de todos: é imprescindível o uso de tapumes ou andaimes com anteparo, permitindo isolar a área de trabalho e respeitando sempre as distâncias de segurança em relação aos cabos energizados de no mínimo 3 metros;
• Utilize os EPI adequados ao risco elétrico: o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) é obrigatório por lei e fundamental para a realização segura do trabalho.

Essas orientações fazem parte do Movimento “Vc + Seguro”, uma campanha da Equatorial Maranhão que tem como objetivo levar informação e conscientização à população sobre os riscos da energia elétrica, promovendo atitudes seguras.

*Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão*

Município de Buriti recebe mutirão de serviços gratuitos da Equatorial Maranhão

Os moradores serão contemplados com cadastro na Tarifa Social, troca de lâmpadas, negociação de débitos, entre outros serviços da Distribuidora

A Equatorial Maranhão promove, entre os dias 19 e 23 de maio, o Mutirão de Serviços “Pelo Cliente Todo Dia” em seis municípios maranhenses. A iniciativa tem o objetivo de levar atendimentos gratuitos para facilitar o acesso a benefícios e promover o consumo consciente de energia.

O município de Buriti recebe a ação na quarta-feira (21), das 8h às 12h e das 13h às 17h. Além de cadastro na Tarifa Social, troca de lâmpadas, negociação de débitos e promoção Energia em Dia, o local contará com o programa E+ Reciclagem, que incentiva práticas sustentáveis por meio da troca de resíduos recicláveis por bônus na conta de luz.

Para participar das atividades, os interessados devem comparecer no local dos atendimentos com um documento de identificação oficial com foto ou RANI (no caso de indígenas), CPF, número da conta contrato, número do NIS ou código familiar no Cadastro Único. As famílias que recebem o Benefício de Prestação Continuada devem apresentar o número do BPC. Para a troca de lâmpadas, o titular da conta contrato deve ter em mãos RG, CPF e a última conta de energia quitada.

*Serviço*

Buriti
Data: 21 de maio (quarta-feira)
Horário: 8h às 12h | 13h às 17h
Local: Lago de Sant’Ana

*Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão*

Equatorial Maranhão realiza mutirão de serviços gratuitos em municípios do estado

Moradores de São Luís, Imperatriz, Buriti, Davinópolis, Presidente Sarney e Alcântara terão acesso aos serviços

A Equatorial Maranhão promove, entre os dias 19 e 23 de maio, o Mutirão de Serviços “Pelo Cliente Todo Dia” em seis municípios maranhenses. A iniciativa tem o objetivo de levar atendimentos gratuitos para facilitar o acesso a benefícios e promover o consumo consciente de energia.

Em São Luís, o mutirão será nesta segunda (19) e terça-feira (20), das 8h às 16h, na Praça das Mercês. Na oportunidade, a comunidade poderá realizar cadastro na Tarifa Social — benefício do Governo Federal, que oferece descontos na conta de luz para famílias de baixa renda, participar da promoção Energia em Dia, trocar lâmpadas antigas por modelos mais econômicos e terão a oportunidade de negociar débitos com condições facilitadas.

Em Imperatriz, o mutirão será na terça-feira (20), das 8h às 12h. A população poderá realizar a troca de lâmpadas, cadastro na Tarifa Social e na promoção Energia em Dia. No município de Presidente Sarney, os mesmos serviços estarão disponíveis na quarta-feira (21), das 9h às 16h, no Povoado Bebe Fumo.

O município de Buriti recebe a ação na quarta-feira (21), das 8h às 12h e das 13h às 17h. Além de cadastro na Tarifa Social, troca de lâmpadas, negociação de débitos e promoção Energia em Dia, o local contará com o programa E+ Reciclagem, que incentiva práticas sustentáveis por meio da troca de resíduos recicláveis por bônus na conta de luz.

Na quinta-feira (22) o mutirão chega à cidade de Davinópolis, com atendimentos das 8h às 13h, no povoado Mata Grande. Os moradores terão acesso aos serviços de troca de lâmpadas, além de cadastro na Tarifa Social e na Promoção Energia em Dia.

Já o município de Alcântara recebe a ação na sexta-feira (23), das 9h às 16h, no Povoado Pavão. Os serviços oferecidos aos moradores incluem troca de lâmpadas, cadastro na Tarifa Social, promoção Energia em Dia e negociação de débitos.

Para participar das atividades, os interessados devem comparecer no local dos atendimentos com um documento de identificação oficial com foto ou RANI (no caso de indígenas), CPF, número da conta contrato, número do NIS ou código familiar no Cadastro Único. As famílias que recebem o Benefício de Prestação Continuada devem apresentar o número do BPC. Para a troca de lâmpadas, o titular da conta contrato deve ter em mãos RG, CPF e a última conta de energia quitada.

*Serviço*

São Luís
Data: 19 e 20 de maio (segunda e terça-feira)
Horário: 8h às 16h
Local: Praça das Mercês, Centro.

Imperatriz
Data: 20 de maio (terça-feira)
Horário: 8h às 12h
Local: Pastoral Povo da Rua – Rua Antônio de Miranda, 215 – Centro

Buriti
Data: 21 de maio (quarta-feira)
Horário: 8h às 12h | 13h às 17h
Local: Lago de Sant’Ana

Presidente Sarney
Data: 21 de maio (quarta-feira)
Horário: 9h às 16h
Local: Povoado Bebe Fumo, Quadra Esportiva.

Davinópolis
Data: 22 de maio (quinta-feira)
Horário: 8h às 13h
Local: Povoado Mata Grande – Escola São Judas Tadeu

Alcântara
Data: 23 de maio (sexta-feira)
Horário: 9h às 16h
Local: Povoado Pavão, Clube do Tainha.

*Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão*

Deputado Nagib amplia base política no Maranhão

O deputado estadual Nagib segue fortalecendo sua base política no Maranhão. Neste fim de semana, uma grande multidão se reuniu na cidade de Governador Eugênio Barros para celebrar a nova aliança entre o parlamentar e o prefeito Chiquinho do Banco, que lidera o município e obteve mais de 5 mil votos na última eleição.

Com a adesão de Chiquinho do Banco, Nagib agora conta com o apoio de quatro prefeitos estratégicos: Codó, Peritoró, Trizidela do Vale e Governador Eugênio Barros. A ampliação da sua base reforça sua atuação na região dos Cocais e consolida sua liderança rumo às eleições de 2026.

“Essa será uma parceria muito positiva. Vamos trabalhar juntos para levar mais benfeitorias, desenvolvimento e progresso à população de Governador Eugênio Barros”, afirmou o deputado Nagib durante o evento, destacando o potencial de transformação com o apoio da prefeitura local.

A nova aliança é vista como um passo importante no fortalecimento do grupo político de Nagib, que cresce em apoio popular e político em diferentes municípios do estado.

Prefeito Chiquinho FC acompanha início das obras de concretagem das passagens de nível da linha férrea em Codó.

Na manhã desta segunda-feira (19), o prefeito de Codó, Chiquinho FC, esteve pessoalmente acompanhando o início das obras de concretagem nas passagens de nível da linha férrea que corta o município. A ação é fruto de um compromisso firmado em encontro recente com representantes da Ferrovia Transnordestina Logística (FTL), que assumiram a responsabilidade pela execução dos serviços.

O trabalho começou no bairro Santo Antônio e seguirá por outros pontos da cidade onde a linha férrea cruza vias urbanas. A obra consiste na concretagem do trecho entre os trilhos e na melhoria da pavimentação nos acessos, facilitando a mobilidade de veículos e pedestres e oferecendo mais segurança à população.

“A Transnordestina cumpriu o que foi acordado conosco e hoje os serviços estão sendo executados. Viemos conferir de perto o andamento da obra, porque a nossa preocupação é garantir segurança e mobilidade para quem trafega por aqui todos os dias”, destacou o prefeito Chiquinho FC, que esteve acompanhado do secretário de Infraestrutura Márcio Esmero e técnicos da companhia ferroviária.

A medida foi tomada em resposta às cobranças surgidas após a substituição dos dormentes de madeira por estruturas de concreto, o que resultou na elevação das passagens de nível. Além disso, atende a antigas reivindicações de moradores e motoristas que utilizam essas vias, frequentemente afetadas pela má conservação e pelos desníveis que dificultavam o tráfego.

As intervenções fazem parte de uma parceria entre a Prefeitura de Codó e a Ferrovia Transnordestina Logística (FTL), com o objetivo de melhorar a infraestrutura urbana e proporcionar mais qualidade de vida à população codoense.v

Final de Campeonato em homenagem ao ex-prefeito Ricardo Archer destaca legado do líder político e empresário dentro de Codó

Daniel Sousa entrevista dona Perpetinha

Neste domingo, 18 de maio, o Clube dos Fotógrafos realizou a final de um campeonato de futebol que homenageou uma figura importante da história local,  Ricardo Archer. Prefeito por duas vezes consecutivas e também deputado estadual por Codó,  Archer também foi presidente da Federação dos Municípios Maranhenses (FAMEM).

Sua memória foi celebrada através de uma competição que reuniu 16 equipes e apoiadores, mantendo vivo o legado do líder político e empresarial  que faleceu em decorrência da Covid-19.A partida final foi disputada entre as equipes Bacabinha e 40 SAM, com o Bacabinha conquistando o título após uma disputa emocionante.

A organização do evento ficou a cargo do Clube dos Fotógrafos, que dedicou o torneio à memória de Ricardo Archer. Emocionada, dona Perpetinha, uma amiga próxima e representante da família Archer na ocasião, expressou sua gratidão:

“Sinto muito por ele, Ricardinho, não pode estar presente com a família, então muito obrigada mesmo em nome dessa família porque o nome do seu Ricardo Archer, continua, permanece presente aqui em Codó pelo grande legado que ele deixou”, afirmou

Cláudio, fotógrafo e presidente do clube organizador, também comentou sobre a importância do evento.

“Em nome de todos os sócios, a gente fica muito grato por ter realizado essa competição”, afirmou em entrevista ao jornalista Daniel Sousa.

Ele destacou que a homenagem reforça o reconhecimento pelo trabalho e pela história de Ricardo Archer na cidade e no estado.

Encerramento da homenagem a Ricardo Archer

A cerimônia de encerramento foi marcada por emoções e reconhecimento, reforçando o impacto que Ricardo Archer teve na política, na sociedade e na história de Codó.

A iniciativa demonstra como a comunidade local valoriza e preserva a memória de seus líderes que contribuíram para o desenvolvimento da cidade e do Maranhão.

Presidentes da ACRIVI e SINCODÓ representam município em eventos de abertura da temporada de feiras agropecuárias no Maranhão

Os presidentes da Associação dos Criadores do Vale do Itapecuru (ACRIVI) e do Sindicato dos Produtores Rurais de Codó (SINCODÓ), iniciaram uma série de visitas e intercâmbios aos eventos que representam a abertura da temporada de feiras agropecuárias no estado do Maranhão. As visitas tem por objetivo a integração e a busca por referencias e parcerias para a realização da 51ª Expocodó, que será realizada entre os dias 26 de julho e 03 de agosto deste ano.

Ainda na primeira quinzena de maio, o presidente do SINCODÓ, Iedo Barros, também representando a ACRIVI, participou a abertura da AgroBarra 2025, evento que abriu oficialmente o circuito de feiras no Maranhão. Com novo endereço e maior estrutura, a terceira edição da Feira Agropecuária de Barra do Corda ampliou sua programação técnica e educativa e atraiu um público expressivo, que frequentou os estandes e auditório ao longo dos três dias de atividades.

Assembleia Ordinária de Presidentes do Sistema Faema

Durante o evento também foi realizada a primeira Assembleia Ordinária de Presidentes do Sistema Faema, que integrou a programação do 3º Encontro de Lideranças Rurais, que reuniu quase 50 sindicatos rurais. Na ocasião, foi feito o lançamento oficial das comemorações dos 60 anos da Federação da Agricultura e Pecuária do Maranhão. Estiveram presentes o vice-presidente do CNA, Mário Borba e o Presidente do Sistema FAEMA/SENAR, Raimundo Coelho, além de presidentes de cerca de 50 sindicatos.

Liderança rural e expansão da ATeG

Outro marco do encontro foi a assinatura de quase 40 termos de cooperação com sindicatos para expansão de programas como o ATeG e os cursos técnicos da Rede e-Tec Senar.
Tivemos a oportunidade de, representando o SINCODÓ e a ACRIVI, prestigiar a terceira edição da AgroBarra. Um evento muito bem organizado, uma feira realizada com competência, muitas novidades, e experiências inovadoras, com participação muito expressiva do Sistema FAEMA/SENAR e seus sindicatos. Na oportunidade tivemos o encontro de produtores e a nossa primeira assembleia geral da FAEMA, um encontro muito proveitoso e que só contribui para o fortalecimento dos sindicatos e das atividades realizadas pela entidade”, destacou Iedo Barros, presidente do SINCODÓ.

21ª Agrobalsas

Os presidentes do Sincodó, Iedo Barros, e ACRIVI, Idelfonso Barros, estiveram presentes na abertura da 21ª edição da Agrobalsas, realizada de 12 a 16 de maio, na Fazenda Sol Nascente. “Mais um ano tivemos a oportunidade de visitar e prestigiar a abertura da Agrobalsas, uma das maiores feiras de nosso estado, onde estamos realizando intercâmbio, buscando referências, ideias exitosas, adquirindo parcerias, conversando com expositores e profissionais do agro, trocando experiências, para levarmos para a nossa Expocodó, que será realizada entre julho e agosto. Quero parabenizar a toda organização, as autoridades municipais, estaduais e aos empresários, assim como ao governador Carlos Brandão e toda sua equipe, pelo grande apoio aos eventos do setor agropecuário em nosso estado do Maranhão”, concluiu o presidente da ACRIVI, Idelfonso Barros.

Gestão Chiquinho FC é aprovada pela maioria da população codoense, aponta pesquisa

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Soluções Pesquisas Eleitorais, divulgada pelo Leriado Cast, na última quinta-feira (15), revelou a percepção da população de Codó sobre os primeiros meses da gestão do prefeito Chiquinho FC (PT), além do desempenho das secretarias municipais e do mandato do deputado estadual Francisco Nagib (PSB).

O levantamento avaliou os principais setores da administração municipal, como educação, saúde, infraestrutura, agricultura e assistência social. A maioria dos entrevistados demonstrou satisfação com as ações desenvolvidas pela Prefeitura de Codó nesse início de governo.

Veja os números a seguir:

Outro ponto avaliado pela pesquisa foi a identificação do eleitorado codoense com candidatos locais.

Veja os números a seguir:

A pesquis também apontou que a maioria da população aprova a forma como o deputado estadual Francisco Nagib vem conduzindo seu mandato na Assembleia Legislativa do Maranhão.

Veja os números a seguir:

Os dados reforçam a tendência de aprovação da gestão do prefeito Chiquinho FC, que vem trabalhando de forma ativa para reorganizar os serviços públicos e avançar em áreas essenciais como saúde, educação, infraestrutura e assistência social em Codó.

Mais de 20 detentos não retornaram após saída temporária

Mais de 20 detentos não retornaram após saída temporáriaUm total de 22 detentos que receberam autorização para sair temporariamente dos presídios na Grande São Luís para o Dia das Mães, não retornaram aos presídios. Ao todo, a Justiça do Maranhão autorizou a saída temporária de 852 internos do regime semiaberto nas cidades de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa. Essa decisão foi tomada pelo juiz da 1ª Vara de Execuções Penais da Comarca da Ilha de São Luís, Francisco Ferreira de Lima, em homenagem ao Dia das Mães.

Os detentos que não retornaram são agora considerados foragidos da Justiça.

A saída temporária é um benefício previsto na Lei de Execuções Penais (Lei 7.210/84) e é destinada a condenados que estão cumprindo penas de quatro a oito anos, desde que não sejam reincidentes. No regime semiaberto, os detentos têm o direito de trabalhar e participar de cursos fora da prisão durante o dia, devendo retornar à unidade penitenciária à noite.

Oportunidade: Sistema FAEMA/SENAR e SINCODÓ abrem inscrições para curso técnico em Zootecnia em Codó

Atenção: O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e o Sindicato dos Produtores Rurais de Codó (SINCODÓ) informam que estão abertas as inscrições para o Curso Técnico de Nível Médio em Zootecnia. O Período de inscrição do dia 13/05/2025 às 23h59 do dia 23/06/2025. Serão 90 vagas em nossa região. (Peritoró, Presidente Dutra e Codó).

Serão 30 (trinta) vagas no município de Codó e as inscrições podem ser feitas pelo site Processo Seletivo – Rede e-Tec Brasil no Senar

Para maiores Informações sobre o curso confira AQUI o edital

Ou entre em contato pelos números (98) 98704-4153 ou (99) 981430624