Blog do Daniel Sousa Codó - Jornalismo Verdade

Chapa Renovação e Esperança registra candidatura de Sayd Zaidan para presidência do PT em Codó

No dia 14 de abril a chapa Renovação e Esperança registrou a candidatura de Sayd Rodrigues Zaidan no Processo de Eleição Direta (PED) 2025, para concorrer a presidência do Partido dos Trabalhadores em Codó. O prazo para registro de candidaturas se encerrou no último dia 02 de maio. Para concorrer à presidência municipal do PT, a chapa Renovação e Esperança apresentou uma lista de apoio, que poderia contar com 5% dos membros do diretório atual ou com número de filiados/as igual à metade das vagas em disputa no diretório local.

Foi muito importante a criação desta chapa e o registro de nossa candidatura, pois há muito tempo o Partido dos Trabalhadores em Codó não participava de uma disputa de tese no PED. E nós sentimos que a legenda precisa retomar suas origens e se voltar para as causas essenciais, na luta contra as desigualdades, no apoio aos trabalhadores e as principais causas sociais. E queremos apoiar essas causas com muita representatividade”, declarou Sayd Zaidan.

O candidato a presidência municipal do PT informou que a Tese de disputa da chapa Renovação e Esperança no PED se divide em quatro temas: a aproximação do núcleo do partido com as suas bases de trabalhadores; fortalecimento da democracia interna e da participação ativa das bases nas decisões do partido; a naturalidade do processo sucessório e o apoio a Felipe Camarão ao Governo do Estado e o apoio a gestão municipal do prefeito Chiquinho FC.

Defendemos estas quatro teses, da aproximação com nossas bases, o fortalecimento da participação dos filiados, o apoio a Felipe Camarão ao governo do Estado e ao Prefeito Chiquinho FC. Contamos com uma chapa inovadora, com condições de fazer uma disputa de teses e queremos que nossas práticas representem nossos discursos. Temos uma chapa qualificada e muito diversificada, contando com representantes de comunidades quilombolas, representação de professores, de jovens acadêmicos, representantes do campo, de religiões e cultura africana e da assistência social. E vamos somar essas forças e ideias para desenvolvermos juntos políticas públicas de qualidade”, relatou Zaidan.

Conheça o candidato

Sayd Rodrigues Zaidan é mais do que um nome na disputa pela presidência do PT em Codó – é um símbolo de compromisso ético, trajetória limpa e dedicação às causas dos oprimidos. Filho de Getúlio Zaidan, o inesquecível Jacaré, grande líder popular da cidade, Sayd carrega no sangue a vocação pela luta social e o espírito coletivo.

Forjado no seio das classes trabalhadoras, Sayd sempre esteve ao lado do povo. Em 2014, disputou uma vaga na Assembleia Legislativa do Maranhão, conquistando 3.265 votos, sendo 1.555 somente em Codó, fruto de uma campanha pautada na ética e na verdade. Desde então, sua atuação firme o levou a ocupar cargos estratégicos na formulação e execução de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento econômico e social, com especial atenção à agricultura familiar, à juventude, ao meio ambiente e aos territórios de cidadania.

Projeto que antecipa eleição do próximo presidente da Câmara é aprovado em 1º turno em Codó

Na sessão desta terça-feira (13), os vereadores de Codó aprovaram em 1º turno um projeto de resolução que altera o regimento interno da Câmara Municipal. A proposta permite a antecipação da eleição da nova Mesa Diretora que comandará o Legislativo no biênio 2027/2028.

“Queremos falar dessa mudança no regimento interno para que possamos já agora no dia 2 realizar a eleição, antecipar o pleito e resolver o biênio final. A grande maioria dos companheiros já assinaram”, destacou o vereador Araújo Neto.

O atual presidente da Câmara, vereador Roberto Cobel, segue no cargo até 31 de dezembro de 2026. Com a mudança, os parlamentares buscam definir com antecedência a nova composição da Mesa para o próximo biênio.

Projeto codoense sobre saúde mental é destaque na Mostra “Maranhão, Aqui tem SUS”

O Município de Codó ganhou destaque com a seleção de um projeto voltado para a saúde mental de crianças e adolescentes. O projeto foi apresentado pela enfermeira Anna Chrystina e a psicóloga Brenda Ramos, na V Mostra “Maranhão, Aqui tem SUS”, realizada em 9 de maio em São Luís.

O Projeto “Cultive-se” é uma ação piloto voltada à promoção da saúde emocional de crianças e adolescentes, por meio do desenvolvimento de competências socioemocionais no contexto escolar. A iniciativa articula educação e saúde, com base na BNCC e no Programa Saúde na Escola (PSE), promovendo bem-estar, pertencimento e habilidades para a vida.

Inicialmente, o projeto foi aplicado em uma turma do 6º ano da Escola Cívico Militar Codoense Nagib Buzar e foram trabalhadas cinco macro competências – autogestão, engajamento com os outros, amabilidade, resiliência emocional e abertura ao novo – por meio de metodologias ativas, como jogos, oficinas, filmes, teatro e dinâmicas, que promoveram habilidades como empatia, autocontrole, escuta ativa, cooperação e autorresponsabilidade.

As atividades do projeto também incentivaram a valorização da diversidade, a comunicação assertiva e o trabalho em equipe. Além de favorecer o bem-estar e o desempenho escolar, contribuindo para a formação de vínculos saudáveis e o exercício da cidadania.

O projeto foi desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Codó, por meio das Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social, prevendo futuras ações com professores e famílias, reconhecendo a importância desses agentes na promoção da saúde emocional escolar.

O projeto codoense foi selecionado dentre mais de 100 propostas para ser apresentado na etapa nacional, representando o Estado do Maranhão na Mostra Nacional “Brasil, Aqui tem SUS”, de 15 a 18 de junho, em Belo Horizonte/MG.

Fonte: Ascom/Prefeitura de Codó

Equatorial Maranhão instala subestação móvel no município de São João dos Patos

Equipamento moderno beneficiará mais de 30 mil clientes da região

A Equatorial Maranhão iniciou a instalação de uma Subestação Móvel (SE Móvel), em São João dos Patos, município localizado no leste do estado, a 540 km de São Luís. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações voltadas à modernização e ao aumento da confiabilidade do sistema elétrico da Distribuidora e beneficiará diretamente mais de 30 mil clientes da região.

“A mobilização da SE Móvel é um investimento significativo, que reforça a responsabilidade da Equatorial Energia com a população de São João dos Patos. A estrutura permite que nossas equipes possam atuar de forma preventiva e planejada, minimizando possíveis riscos e impactos para os consumidores”, ressaltou o Gerente de Obras e Manutenção da Equatorial Maranhão, Sidney Júnior.

A instalação da subestação móvel possibilita que manutenções programadas e melhorias na infraestrutura elétrica sejam realizadas sem a necessidade de interrupção no fornecimento de energia. O equipamento representa uma solução tecnológica eficaz, que proporciona flexibilidade operacional ao permitir o transporte de uma estrutura completa para atender, temporariamente, às funções da subestação convencional.

O Superintendente Regional da Equatorial Maranhão, Tiago Barbosa, reforça que a instalação da subestação móvel demonstra o compromisso da Distribuidora com o município, garantindo que as intervenções ocorram com segurança e sem impacto no fornecimento de energia à população. “A ação evidencia o nosso compromisso em manter um relacionamento transparente e respeitoso com a comunidade, priorizando soluções que promovam qualidade, conforto e segurança no fornecimento de energia elétrica”, afirmou Tiago.

O Maranhão destaca-se como um dos estados que mais crescem no Brasil em consumo de energia. A nova instalação em São João dos Patos integra um conjunto de investimentos da Equatorial Maranhão, com foco no aumento da capacidade de distribuição de energia elétrica e no suporte ao desenvolvimento das regiões onde está inserida.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

Grupo Equatorial é finalista no prêmio de Melhor Departamento Jurídico do Setor de Energia no FILASA 2025

O Grupo Equatorial é finalista na 6ª edição do Finance & Law Summit and Awards (FILASA) 2025, na categoria “Melhor Departamento Jurídico – Setor de Energia”, uma das mais relevantes premiações dos mercados jurídico e financeiro do país.

A indicação é resultado de uma ampla pesquisa realizada pela Leaders League Brasil, que identificou os maiores destaques em 31 categorias. A shortlist passou por uma votação nacional com a participação de mais de 30 mil profissionais do mercado corporativo, que definiu os finalistas desta edição. A cerimônia de premiação será realizada no dia 24 de junho, no World Trade Center São Paulo, reunindo executivos, lideranças e especialistas dos setores jurídico e financeiro para um dia de debates estratégicos, trocas de experiências e networking de alto nível.

“Estar entre os finalistas do FILASA é o reconhecimento da seriedade com que atuamos na área jurídica, sempre alinhados às melhores práticas de governança e à estratégia do Grupo. Isso fortalece, principalmente, a nossa relação com os clientes, pois garante segurança, transparência e solidez em cada decisão que tomamos”, afirma José Sobral, Diretor Jurídico do Grupo Equatorial.

A participação no FILASA reafirma o compromisso do Grupo com a excelência técnica, a integridade e a contribuição estratégica para os negócios e para a confiança dos milhões de clientes atendidos em todo o Brasil.

Confira a lista de finalistas e mais informações sobre o evento em:
https://www.filasa.com.br/finalistas-2025

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

 

Festa dos Pretos acontece na Casa do Folclore Izabel Cafeteira nesta segunda-feira (12)

 

A Prefeitura Municipal de Codó, por meio da Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Igualdade Racial, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Cultura, realizará nesta segunda-feira (12), a Festa dos Pretos.

O evento é uma celebração em alusão à abolição da escravatura, que foi oficializada em 13 de maio de 1888, com a assinatura da Lei Áurea pela princesa Isabel. Essa lei decretou o fim da escravidão em todo o território brasileiro, libertando cerca de 700 mil escravos.

A abolição da escravidão foi o resultado de um longo processo de luta e resistência, que contou com a participação de abolicionistas, escravos e outros grupos sociais. A Lei Áurea foi um marco na história do Brasil, representando o fim formal da escravidão, mas a situação da população negra após a abolição foi complexa, com a persistência de desigualdades sociais e econômicas.

A Festa dos Pretos celebra a cultura, a ancestralidade e a força do povo negro. Serão realizados dois dias de programação cultural com música, dança, tambor de crioula, radiola
de Reggae, roda de Samba e diversas tradições Afro-Brasileiras.

A festa de abertura da programação será realizada nesta segunda-feira (12), na Casa do Folclore Izabel Cafeteira, localizada na Rua Fernando Carvalho S/N, em frente ao Centro Operário, bairro Centro.

 

Fonte: Ascom/Prefeitura de Codó

Prefeitura inicia obra de recuperação das ruas do Residencial São Pedro

Nesta segunda-feira (12), o prefeito de Codó, Chiquinho FC (PT), juntamente do secretário municipal de Infraestrutura, Márcio Esmero, acompanhou o início da obra de recuperação da infraestrutura do Residencial São Pedro. Semana passada, o prefeito realizou uma visita técnica no local para evidenciar os principais problemas da localidade e providenciar soluções.

As ruas do Residencial São Pedro apresentam buracos, mato e pontos de erosão, dificultando o tráfego de veículos e pedestres — situação que se agrava no período chuvoso, com o surgimento de muita lama. Nos últimos anos, os moradores têm enfrentado sérios problemas de infraestrutura, como ausência de pavimentação adequada e esgoto a céu aberto, fatores que comprometem a saúde pública e o bem-estar da comunidade.

Diante disso, o prefeito Chiquinho FC anunciou um plano emergencial para recuperação das áreas e os trabalhos foram iniciados nesta segunda (12).

“Iniciamos um trabalho de limpeza das ruas que estavam totalmente desestruturadas e, após finalizar, faremos o trabalho de recuperação da terraplanagem e colocação do asfalto para compactação, otimizando a trafegabilidade das pessoas que residem aqui.”, destacou o secretário municipal de Infraestrutura, Márcio Esmero.

O prefeito Chiquinho FC destacou a importância da recuperação da infraestrutura do Residencial São Pedro e enfatizou que todos os bairros do município serão contemplados com as obras de reestruturação.

“Estamos iniciando a obra de recuperação do Residencial São Pedro, por saber que o bairro estava esquecido pelos órgãos públicos. Estamos trabalhando para que possamos mudar essa realidade e a comunidade fique satisfeita.”, afirmou o prefeito.

Brandão entrega obras e participa de eventos em Balsas

O governador Carlos Brandão segue fortalecendo o modelo municipalista de gestão. Nesta segunda-feira (12) e terça-feira (13), em Balsas, Sul do Maranhão, Brandão inaugura obras, asssina ordens de serviços e participa de importantes eventos.

Um dos eventos foi a abertura oficial da 21ª edição da AgroBalsas, considerada uma das maiores feiras do agronegócio brasileiro, que terá início às 18h, na Fazenda Sol Nascente, em Balsas. Esse ano, ação tem como tema Construindo Pontes.

Antes da AgroBalsas, Brandão fará uma visita técnica, às 10h, às instalações da Inpasa e, em seguida, às 12h, participará de almoço com produtores locais na Fazenda Modelo, localizada na Rodovia BR 230, km 373, na zona rural de Balsas.

Ocorrerá também, às 15h, o lançamento da pedra fundamental do FrigoBalsas S/A. Às 16h, o governador realizará visitas aos estendes do governo instalados no AgroBalsas.

Brandão ainda entregará licença ambiental para ampliação do aterro sanitário de resíduos sólidos de Balsas. Na ocasião, haverá assinaturas de autorização de diversas obras.

Terça-feira

Na terça-feira (13), a partir das 8h, o governador participa de café da manhã com dom Valetim Fagundes de Meneses, bispo de Balsas.

Às 9h ocorrerá a inauguração da Casa da Mulher Maranhense, localizada na Rua do Depósito, lote 03, quadra 5, Centro.

A agenda segue na Rua 17 com Rua 22, Bairro São Félix, às 10h, com a assinatura de diversas ordens de serviços para obras de infraestrutura, educação e segurança alimentar.

Em seguida o governador entrega aeronave para o Centro Tático Aéreo (CTA) de Balsas, além de visitar as obras de construção da base e do hangar do CTA, bem como a entrega de ambulância para o município e de 350 fardamentos para o Colégio Militar 2 de julho.

 

Eleitores maranhenses têm até 19 de maio para regularizar o título

Eleitores maranhenses têm até 19 de maio para regularizar o título

Eleitores com pendências na Justiça Eleitoral têm até 19 de maio para regularizar a situação. Caso contrário terão o título cancelado, o que pode gerar uma série de restrições. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE), o número de eleitores que precisam regularizar o documento é de cerca de 154 mil 531 títulos, sendo que em São Luís são 20 mil 915 nessa situação.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), são considerados faltosos os eleitores que não votaram, não justificaram e não pagaram a multa referente à ausência nas três últimas eleições, sendo que cada turno conta como um pleito, incluindo eleições suplementares.

Quem se encaixa nesses critérios deve regularizar a situação o quanto antes. Para isso, basta acessar os sites oficiais do TSE, dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) ou comparecer ao cartório eleitoral mais próximo. Também é possível consultar a situação pelo aplicativo e-Título.

A regularização é necessária, pois quem estiver com o título cancelado fica impedido de votar, tomar posse em concursos públicos, receber remuneração de cargos públicos, tirar passaporte, carteira de identidade e até mesmo fazer matrícula em instituições públicas de ensino, dentre outras restrições.

Vereadora roselia do comercial Osmar deixa sua homenagem ao dia das mães

Neste Dia das Mães, quero falar não apenas como vereadora, mas como mulher e mãe.

Sei, na pele e no coração, o que significa ser mãe: é amar sem medidas, enfrentar batalhas diárias muitas vezes invisíveis, e ainda assim encontrar forças para sorrir, cuidar e seguir em frente. Ser mãe é carregar o mundo no colo e ainda se doar inteiramente por quem amamos.

Cada mãe tem sua história, sua luta e seu jeito de amar. E todas merecem ser reconhecidas, valorizadas e respeitadas, não só neste dia, mas todos os dias do ano.

Como vereadora, reforço meu compromisso em lutar por políticas públicas que amparem e fortaleçam as mães da nossa cidade. Como mãe, deixo aqui o meu abraço cheio de carinho e compreensão.

Feliz Dia das Mães! Que o amor que doamos volte para nós em forma de afeto, respeito e reconhecimento.