Blog do Daniel Sousa Codó - Jornalismo Verdade

Homem é executado no bairro da União, em Coroatá

Homem é executado no bairro da União, em Coroatá

m homem, identificado até o momento apenas como Adriano e popularmente conhecido pela alcunha de “Boladão”, foi assassinado a tiros na noite do último sábado (10), no bairro da União, em Coroatá. crime, ainda sem muitos detalhes, mobilizou as forças de segurança locais. Equipes das Polícias Civil e Militar foram acionadas e deslocadas para o local do homicídio, onde iniciaram os primeiros levantamentos.

Até a última atualização desta reportagem, não havia informações sobre a identidade do autor ou autores do disparo, assim como a possível motivação que teria levado ao assassinato de “Boladão”.

 

O combate à fome é nossa prioridade garante Orleans Brandão

O Governo do Maranhão deu um passo decisivo no enfrentamento à fome com o lançamento do Programa Maranhão Livre da Fome, realizado nesta sexta-feira (09), no Ginásio Georgiana Pfluerger (Castelinho), em São Luís. A iniciativa vai garantir o acesso à alimentação digna para famílias em situação de vulnerabilidade em todo o estado, começando pelos municípios da Grande Ilha, onde mais de 4 mil famílias já estão aptas a utilizar os benefícios do programa.

O evento contou com a presença do governador Carlos Brandão, do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, do secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, além de prefeitos da Grande Ilha, lideranças políticas e beneficiários.

Nesta primeira fase serão atendidas cerca de 4.300 famílias dos municípios de São Luís, Raposa, São José de Ribamar e Paço do Lumiar. Cada família que hoje tem renda per capita mensal inferior a R$ 218,00 receberá um cartão com R$ 200,00 mensais de crédito para comprar exclusivamente produtos alimentícios, além de R$ 50,00 a mais por cada filho com até 6 anos de idade. Também participarão de cursos de capacitação e terão encaminhamento para vagas de trabalho oferecidas por empresas parceiras, para que possam aumentar sua renda.

Em sua fala, Orleans Brandão reforçou o caráter municipalista do programa e a importância da parceria com as prefeituras. “O combate à fome é prioridade absoluta. Iniciamos essa primeira fase na Grande Ilha e logo vamos alcançar os 217 municípios do Maranhão com o apoio fundamental dos prefeitos, que conhecem de perto a realidade da população e são peças-chave para que esse programa chegue a todos que precisam”, afirmou.

O prefeito de Paço do Lumiar, Fred Campos, também destacou a atuação de Orleans junto aos municípios: “Orleans tem sido um parceiro incansável dos prefeitos. Ele entende a realidade local e trabalha de forma integrada com a gente para que as ações do governo do estado cheguem na ponta, a quem mais precisa”.

Além da entrega dos cartões, o lançamento contou com uma série de serviços gratuitos à população, incluindo consultas oftalmológicas, atendimentos odontológicos, triagem social, atualização de documentos e outras ações integradas de cidadania.

Com o Maranhão Livre da Fome, o governo estadual reforça o compromisso de atuar de forma conjunta com os municípios, garantindo que políticas públicas essenciais cheguem a todos os maranhenses, em cada canto do estado. Serão quase 500 mil pessoas beneficiadas e mais de 95 mil famílias alcançadas por meio do programa.

Foto: Divulgação

Camarão prestigia Flávio Dino em Aula Inaugural na UNDB

O vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão (PT), na noite da sexta-feira (09), participou da Aula Inaugural do curso de Direito da UNDB, que foi proferida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino.

O evento não chamaria atenção em absolutamente nada, até porque Camarão sempre deixou claro a sua lealdade e carinho ao ex-governador Flávio Dino, mas diante da tensão existente por conta das eleições de 2026, o gesto deixa claro o posicionamento que o vice-governador manterá.

“Honrosamente finalizei a sexta-feira participando, ao lado do amigo e desembargador Ney Bello, da Aula Magna do Curso de Direito da UNDB, brilhantemente proferida pelo ministro do STF, Flávio Dino. É sempre uma satisfação e de muito aprendizado ouvir esse grande jurista e amigo falar. Uma noite que, com certeza, ficará na memória desses acadêmicos e futuros colegas de profissão. Parabéns à UNDB!”, afirmou Camarão.

É aguardar e conferir, mas Camarão deixou claro que seguirá com sua lealdade e coerência.

Vereador Dedé propõe pavimentação de ruas na Trizidela e no bairro São Pedro

Na 12ª Sessão Ordinária da Câmara, realizada na última terça-feira (6), o vereador Dedé do Zé Garimpeiro apresentou importantes indicações voltadas à melhoria da infraestrutura urbana de diversos bairros da cidade.

O parlamentar solicitou a pavimentação asfáltica ou com bloquetes da Rua Maria Quitéria e sua Travessa, bem como da Rua Santa Clara, todas localizadas no bairro São José, na Trizidela. A proposta visa melhorar o tráfego, a acessibilidade e a qualidade de vida dos moradores da região.

Dedé também indicou a recuperação da Rua Princesa Isabel e da Rua Veneza, no bairro São Pedro, ressaltando a importância de manter a malha viária da cidade em boas condições para evitar transtornos à população.

As indicações foram aprovadas por unanimidade pelos vereadores presentes na sessão.

SERVIDORES DO MUNICÍPIO DE CODÓ GANHAM NOVO PRAZO DE EMPRÉSTIMO CONSIGNADO.

Na manhã desta sexta-feira (09), o prefeito de Codó, Chiquinho FC (PT), acompanhado do secretário municipal de Finanças, Ivaldo Silva, reuniu-se com o gerente geral do Banco Bradesco, Hipólito Queiroz, para tratar sobre o Convênio de Crédito Consignado, onde a instituição bancária realiza a concessão de linhas de crédito consignado para os servidores municipais.

Durante o encontro, foi apresentada uma novidade no crédito consignado para os servidores efetivos, que poderão aderir ao crédito com um novo prazo de pagamento. Antes, o prazo era de 120 meses para pagamento com taxa de juros de 1,8%. Com a renegociação entre o Banco e a Prefeitura, o prazo foi estendido para 144 meses com taxa de juros reduzida para 1,5%.

“É uma grande oportunidade para o servidor efetivo que planeja contratar um empréstimo. O Bradesco está aumentando o prazo para 144 meses. Pretendemos ainda ampliar esse benefício para os servidores contratados para que possamos conceder vantagens a todos.” destacou o prefeito.

Além disso, o gerente geral do Bradesco, Hipólito Queiroz, reafirmou o fortalecimento da parceria entre a instituição e a administração municipal para fomentar iniciativas que impulsionem a economia local colaborando com o desenvolvimento do município.

“Quem ganha com essa parceria é o servidor, desejamos que esse novo prazo atenda suas necessidades e que possa realizar sonhos através do Crédito Consignado Bradesco.”, afirmou Hipólito.

Paulo Casé destaca programa Maranhão Livre da Fome, lançado pelo governador Carlos Brandão nesta sexta-feira (09)

Iniciativa idealizada pelo governador busca combater a extrema pobreza e promover inclusão socioprodutiva no Maranhão.

O trabalho já consolidado de combate à fome e à extrema pobreza do governador Carlos Brandão ganhou, nesta sexta-feira (09), um reforço decisivo. Foi lançado oficialmente o programa Maranhão Livre da Fome, iniciativa que visa garantir alimento e inclusão socioprodutiva para milhares de famílias em situação de vulnerabilidade social no estado.

“O Maranhão Livre da Fome é uma política de estado que nasce da sensibilidade e do compromisso do governador Carlos Brandão com as populações mais vulneráveis. Ele nos confiou a missão de tornar esse programa realidade, e estamos mobilizados para garantir que ele alcance todos os municípios, levando dignidade, oportunidade e esperança para quem mais precisa”, destacou o secretário da Sedes, Paulo Casé.

No lançamento, foi realizada uma grande ação de prestação de serviços no Complexo Castelinho, em São Luís. Cerca de 4 mil pessoas dos municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa, serão contempladas com os atendimentos e com o cartão exclusivo para alimentação com o valor mensal de R$ 200,00. Vale ressaltar que as famílias com filho de 0 a 6 anos terão um acréscimo de R$ 50,00 por criança.

A ação aconteceu nesta sexta (09) e terá continuidade neste sábado (10). Entre os serviços prestados, estão: atualização cadastral, atendimento à saúde, encaminhamento a cursos de capacitação profissional e oferta de vagas de emprego. Estavam presentes o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, a coordenadora nacional do Pacto Contra a Fome, Geyze Diniz, o deputado federal Pedro Lucas Fernandes, o presidente da FAMEM, Roberto Costa, a presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale, deputados estaduais e outras autoridades.

“Podemos dizer que é histórico o que estamos testemunhando. O Governo do Maranhão está sensível às reais necessidades da nossa população, pensando em soluções para gerar mais renda, oportunidades e dignidade. O Maranhão Livre da Fome é uma iniciativa que foca em um problema crônico do nosso estado, serão 500 mil pessoas resgatadas da extrema pobreza em um trabalho conjunto que vai trazer muitos resultados positivos para os maranhenses”, disse o deputado Pedro Lucas Fernandes.

Em breve, as mesmas ações realizadas no Castelinho também serão ofertadas para os outros municípios do estado. Para conferir se têm direito ao benefício, os contemplados precisam acessar o site maranhaolivredafome.ma.gov.br ou enviar uma mensagem para o WhatsApp (98) 98167-0848.

“Começamos a entrega dos cartões do Maranhão Livre da Fome! 4.300 famílias da Grande Ilha estão aptas a receber, nos dias 9 e 10 de maio. Em seguida, cerca de 95 mil famílias dos 217 municípios serão contempladas. São R$ 200 por mês e mais R$ 50 a cada filho menor de 6 anos, só pra comida. E tem mais: check-up de saúde e capacitação profissional pra quem tem a partir de 16 anos. Vamos erradicar do Maranhão a pobreza extrema”, destacou o governador Carlos Brandão.

Para receber o cartão e ter acesso aos atendimentos, é necessário estar na lista de beneficiários e apresentar RG e certidão de nascimento ou de casamento.

Maranhão Livre da Fome é lançado oficialmente

Uma grande ação social iniciada nesta sexta-feira (9), no Complexo do Castelinho, em São Luís, marcou o lançamento oficial do programa Maranhão Livre da Fome, iniciativa estadual voltada ao enfrentamento da insegurança alimentar e ao combate à pobreza no Maranhão.

O programa garante um benefício de R$200 mensais, exclusivos para a compra de alimentos, concedido a famílias que, mesmo inscritas no Bolsa Família, ainda vivem com renda per capita inferior a R$ 218. As famílias com crianças de 0 a 6 anos receberão, ainda, R$50 adicionais por cada filho.

O lançamento do programa, feito pelo governador Carlos Brandão, contou com a presença do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, e da economista, cofundadora e presidente do conselho do Pacto Contra a Fome, Geyze Diniz. Também prestigiaram a iniciativa a senadora Eliziane Gama; a presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão (Alema), Iracema Vale; o presidente da Federação dos Municípios (Famem), Roberto Costa, além de prefeitos e representantes das cidades da Grande Ilha de São Luís, secretários de Estado e a influenciadora digital Thaynara Og.

“Esse programa nasceu de várias mãos. A gente tem aqui a parceria do Ministério Público, do Judiciário, Assembleia Legislativa, Governo do Estado, igreja católica, igrejas evangélicas, entidades de classe e o Unicef [Fundo das Nações Unidas para a Infância]. O Unicef abraçou a causa e eles dizem que é um dos programas mais bonitos que já conheceram no Brasil. Vamos garantir que essas famílias saiam da condição de pobreza extrema. Já tiramos um milhão de pessoas da extrema pobreza do nosso governo, são dados do IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística] e vamos tirar agora mais de 500 mil pessoas”,  disse o governador Carlos Brandão durante o lançamento do programa.

Famílias beneficiadas na Grande Ilha – Nesta primeira etapa do Maranhão Livre da Fome serão cerca de 95 mil famílias alcançadas em São Luís e nas outras três cidades que integram a Grande Ilha (São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa), o equivalente a 432 mil maranhenses, conforme o Observatório do Cadastro Único do Governo Federal. Nos próximos meses, outros 90 mil beneficiados devem ser divulgados.

O benefício será destinado exclusivamente para a compra de alimentos em estabelecimentos comerciais credenciados, fomentando o comércio local e garantindo uma alimentação adequada. Além da distribuição de renda, será ofertada qualificação profissional a pessoas com mais de 16 anos, para que possam se inserir no mercado de trabalho.

Para o presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), o prefeito de Bacabal, Roberto Costa, esse é um programa que mobiliza diferentes setores da sociedade.

“Esse programa é para mim um dos que mais me empolga e motiva, porque identifica quem são as pessoas do nosso estado que vivem à margem de todas as políticas públicas, e oferece mais que a condição de dignidade alimentar, mas também a entrega dos direitos que todos deveriam ter, incluindo saúde, qualificação profissional e a geração de emprego”, observou.

O ministro Wellington Dias elogiou a estratégia multifacetada do projeto, que envolve combate à fome, qualificação e inserção no mercado de trabalho. “O que me encanta também é o fato de, além de tirar da fome, aqui temos a integração com a agricultura familiar, com a produção, com a compra de alimento, tanto rural como urbano. Essa preocupação para que, através do emprego, do empreendedorismo, possamos superar a pobreza”.

Sobre os beneficiários – A lista de famílias beneficiárias do programa já pode ser consultada no site oficial do programa www.maranhaolivredafome.ma.gov.br e também via Whatsapp, no número (98) 98167-0848. Para garantir o recebimento do benefício, é fundamental que os beneficiários compareçam ao local portando a certidão de nascimento ou de casamento e o Registro Geral (RG).

Bandeira Amarela: confira dicas de economia durante este período

Equatorial Maranhão orienta sobre consumo consciente e adesão à Tarifa Social de Energia Elétrica

Com a chegada do mês de maio, os consumidores precisam redobrar os cuidados com o consumo de energia elétrica para evitar impactos no bolso. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) acionou a bandeira amarela, por causa do aumento no custo de geração de energia devido à redução das chuvas, resultando em um acréscimo de R$ 1,885 por cada 100 kWh consumidos. Por isso, a Equatorial Maranhão reforça a importância do uso adequado e consciente da energia, para evitar desperdícios, e orienta famílias de baixa renda como reduzir o valor da conta de luz.

Confira as principais orientações para economizar energia elétrica:

• Evite abrir e fechar a geladeira com frequência;
• Verifique periodicamente a borracha de vedação que, quando ressecada, causa desperdício de energia;
• Troque as lâmpadas antigas por novas de LED;
• Se possível, utilize aparelhos de ar-condicionado com a tecnologia inverter, que são mais econômicos;
• Retire da tomada os aparelhos que não estejam em uso. Mesmo em stand-by eles consomem energia;
• Acumule as roupas para lavar e passar de uma só vez, evitando o uso dos equipamentos diversas vezes;
• Utilize aparelhos eletrodomésticos que apresentem o selo PROCEL/INMETRO de economia de energia, com a indicação “A”.

Outros cuidados necessários para evitar desperdícios e manter a segurança incluem ficar atento às manutenções nas instalações elétricas dentro de casa. Por exemplo, a fuga de corrente elétrica nas instalações residenciais, pode oferecer risco de choque aos moradores e aumentar o consumo de energia, resultando em contas mais altas.

eja como prevenir acidentes e diminuir o valor da conta:

• Fazer a manutenção periódica das instalações elétricas, redimensioná-las e/ou renová-las sempre que preciso;
• Instalar sistema de aterramento, DPS (Dispositivo de Proteção Contra Surtos) e os dispositivos DRs (Diferencial Residual), equipamentos que garantem a segurança em relação à eletricidade e previnem acidentes;
• Substituir as tomadas fora do padrão (2 pinos) por tomadas do novo padrão (3 pinos);
• Evitar o uso de aparelhos eletrodomésticos em mau estado;
• Comprar cabos elétricos com requisitos exigidos pela legislação do INMETRO;
• Não utilizar emendas inadequadas nas instalações elétricas da casa;

Com ações simples e planejadas, é possível enfrentar a bandeira tarifária amarela com mais economia e contribuir para um consumo sustentável. A Distribuidora reforça ainda que para as famílias de baixa renda, há a opção da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), um benefício do Governo Federal que pode reduzir o valor da fatura em até 65%.

Para receber o benefício, é necessário se enquadrar em um dos seguintes critérios:

• Estar inscrito no CadÚnico, com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa;
• Idosos ou pessoas com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC);
• Famílias inscritas no CadÚnico que tenham um membro com doença ou deficiência que exija o uso contínuo de equipamentos elétricos, desde que a renda mensal seja de até três salários mínimos;
• Famílias indígenas e quilombolas inscritas no CadÚnico, com renda per capita de até meio salário mínimo ou que tenham entre seus membros um beneficiário do BP.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

Caminhoneiro fica gravemente ferido em acidente com quatro veículos em Codó

Caminhoneiro fica gravemente ferido em acidente com quatro veículos em Codó. (Foto: Divulgação/PRF)

CODÓ – Um caminhoneiro ficou gravemente ferido em um acidente envolvendo quatro veículos na tarde desta quinta-feira (8), no km 491 da BR-316, em Codó, no leste do Maranhão. O ocorrido foi registrado por volta das 17h.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o acidente aconteceu em sentido oposto, quando veículos trafegando em direções contrárias colidiram lateralmente. As investigações preliminares indicam que um dos veículos pode ter invadido a faixa oposta, causando a colisão.

Os veículos envolvidos foram:

  • Uma carreta com caminhão trator Daf/Xf Fts 480 Ssc, cinza, com placas de Jaboatão dos Guararapes/PE
  • Uma segunda carreta
  • Um ônibus
  • Um quarto veículo não identificado

A vítima é um motorista de 54 anos, residente em Recife/PE, que conduzia o caminhão trator DAF. Ele sofreu lesões graves e foi encaminhado para atendimento hospitalar. Até o fechamento desta matéria, não havia informações atualizadas sobre seu estado de saúde.

Colisão entre picape e moto deixa ferido grave em Imperatriz. (Foto: Divulgação/PRF)

Mais feridos nas estradas

Em outro acidente, por volta das 12h de ontem (8), no km 256 da BR-010/MA, município de Imperatriz, uma colisão transversal deixou um ferido grave. O acidente envolveu uma picape Fiat Strada Enduran CS13, branca, com placas de Imperatriz, e uma motocicleta Honda CG 160 Fan, vermelha, também registrada na cidade.

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, o acidente aconteceu quando a picape, que trafegava no sentido Açailândia-Imperatriz, iniciou uma conversão à esquerda. Simultaneamente, a motocicleta, que circulava pelo acostamento no sentido contrário, colidiu na lateral direita do veículo, provocando a queda do condutor.

O motociclista sofreu lesões graves e foi atendido pelo SAMU. O condutor da picape permaneceu no local e foi submetido ao teste de alcoolemia, que registrou 0,00mg/L de álcool no sangue.

A PRF aponta que o acidente foi causado pela combinação de dois fatores: a conversão irregular realizada pelo motorista da picape e o tráfego da motocicleta pelo acostamento da rodovia. As colisões transversais, como esta, são frequentemente resultados de falta de atenção, desrespeito à preferência ou à sinalização semafórica.

As equipes da PRF realizaram os procedimentos de praxe no local e o trânsito foi normalizado após a remoção dos veículos. O estado de saúde do motociclista não foi divulgado até o fechamento desta matéria.

Felipe Camarão se reúne com Wellington Dias após lançamento do programa Maranhão Livre da Fome

Após participar do lançamento do programa Maranhão Livre da Fome, em São Luís, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias (PT), reuniu-se com o vice-governador do Estado, Felipe Camarão (PT), para tratar de ações integradas de combate à fome e à pobreza no Maranhão.

O encontro ocorreu logo após a agenda oficial do lançamento da iniciativa, que contou com a presença de representantes do Unicef Brasil, da influenciadora digital Thaynara OG e da cofundadora do Pacto Contra a Fome, Grazielle Diniz.

O objetivo da reunião entre Camarão e Dias foi aprofundar o alinhamento entre os governos federal e estadual em torno das políticas públicas de segurança alimentar.

O programa Maranhão Livre da Fome é uma parceria com o Pacto Contra a Fome e pretende articular esforços entre o poder público e a sociedade civil para reduzir os índices de insegurança alimentar no estado.

A presença de Wellington Dias reforça o apoio do PT ao nome de Camarão como candidato do partido em 2026.