Blog do Daniel Sousa Codó - Jornalismo Verdade

Ministério da Saúde entrega R$ 3,8 milhões em equipamentos para fortalecer o SUS no Maranhão

Investimentos incluem equipamentos para Unidades Básicas de Saúde e ampliação da rede de atendimento odontológico nos municípios maranhenses

(Foto: Reprodução)

O Ministério da Saúde entregou, nesta terça-feira (12), mais de R$ 3,8 milhões em equipamentos destinados ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no Maranhão. A ação ocorreu durante o segundo dia do 11º Congresso Norte e Nordeste de Gestão Municipal do SUS, realizado em São Luís, e integra os investimentos do Novo PAC Saúde por meio do programa Agora Tem Especialistas.

Ao todo, foram distribuídos 102 combos parciais de equipamentos para Unidades Básicas de Saúde (UBS), somando R$ 2,9 milhões em investimentos. Também foram entregues 330 equipamentos voltados à saúde bucal, avaliados em R$ 954 mil.

Os equipamentos fazem parte das ações do Novo PAC, que prevê R$ 39 bilhões em investimentos para obras, veículos e aquisição de equipamentos voltados à ampliação e modernização da infraestrutura do SUS em todo o país.

Os kits destinados às UBS têm como objetivo reforçar a Atenção Primária à Saúde, ampliando a capacidade das equipes de Saúde da Família de realizar exames, diagnósticos e procedimentos diretamente nas unidades. A proposta busca aproximar o atendimento da população, reduzir deslocamentos e agilizar o acesso aos serviços de saúde. Em nível nacional, a iniciativa prevê R$ 1,6 bilhão para a compra e distribuição de 180 mil equipamentos para unidades básicas.

Segundo o secretário adjunto de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Ilano Barreto, os equipamentos devem ampliar a capacidade de atendimento dos municípios. “Na prática, isso significa que a população poderá acessar mais cuidados, exames e atendimentos perto de casa, nas próprias UBS, sem precisar se deslocar para outros serviços em muitos casos”, afirmou.

O secretário destacou ainda que os equipamentos já começaram a ser encaminhados aos municípios e ressaltou a importância dos itens destinados à saúde bucal. “Esse é um movimento coordenado pelo governo federal para garantir mais estrutura de atendimento e fortalecer o SUS nos territórios”, declarou.

Entre os equipamentos entregues para a área odontológica estão bombas a vácuo, motores para endodontia e localizadores endodônticos. Os itens devem reforçar a estrutura da rede de atendimento odontológico, especialmente na Atenção Primária, considerada a principal porta de entrada do SUS. A expectativa é ampliar o acesso da população a procedimentos especializados, além de fortalecer ações de prevenção, diagnóstico e tratamento odontológico nos municípios.

*Fonte: GOV

PL, PSDB, Cidadania e Podemos ainda na lista de partidos indefinidos…

Faltando dois meses para o início do prazo de convenções, legendas aparecem na lista de possíveis aliados de diversos candidatos, apesar dos posicionamentos dos seus dirigentes

JOSIMAR E JUSCELINO SÓ DEVEM DEFINIR RUMOS ELEITORAIS EM JULHO; Fábio Macedo se posiciona com Orleans, embora digam que ele conversa com dinistas

A pouco mais de dois meses do início do prazo de convenções que irão definir as alianças partidárias para as eleições de outubro, pelo menos quatro legendas – PSDB, Cidadania, Podemos e PL –  ainda seguem indefinidas quanto ao futuro eleitoral no Maranhão.

o blog ouviu dirigentes partidários e seus posicionamentos atuais.

  • o deputado federal Juscelino Rezende, presidente regional do PSDB – que compõe federação com o Cidadania – pretende levar o debate interno até as convenções.

“O PSDB continua na independência, aberto ao diálogo avaliando os cenários que estão se consolidando até as convenções”, declarou Juscelino.

  • o também deputado Fábio Macedo, que preside o Podemos, até reafirmou compromisso com o governo Brandão, mas ressaltou que nada tem contra os dinistas.

“Não temos nenhum problema com os dinistas e sempre torci pela união de todo nosso grupo, mas infelizmente não foi possível! Estamos fechados com o governador Brandão e apoiamos a pré-candidatura de Orleans Brandão ao governo!”, afirmou Macedo.

Outro partido de peso ainda sem posição formal nas eleições é o PL, comandado no Maranhão pelo deptuado federal Josimar Maranhãozinho. Nenhuma posição política foi adotada até agora pelo grupo de Maranhãozinho.

A lista pode aumentar se for levada em conta “insatisfações demonstradas nos bastidores pelo deputado federal Aluisio Mendes”, que controla o Republicanos.

Desde o fim da janela partidária, Aluisio tem ameaçado bandear-se para a candidatura do ex-prefeito Eduardo Braide (PSD), rompendo com os Brandão. Assim também segue o Avante, do deputado federal Duarte Júnior, que abriu mão da reeleição e vai concorrer ao Senado.

Mas estas são outras histórias..

Com informações, do blog Marco Aurélio d’Eça

Genial/Quaest:aponta empate técnico, mas Lula um ponto na frente de Flávio

Mais um levantamento da Quaest foi divulgado nesta quarta-feira (13). A nova pesquisa mantém empate técnico entre o atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), num eventual 2º Turno.

No entanto, Lula aparece um ponto na frente de Flávio. O petista voltou a ficar à frente numericamente, com 42% das intenções de voto, contra 41%. Na pesquisa anterior da Quaest, de abril, era o senador quem aparecia à frente 42% a 40%.

Ao comparar embates entre o petista e outros candidatos, porém, o desempenho de Lula sobe: 44% contra Romeu Zema (Novo) e Ronaldo Caiado (PSD) e 45% contra Renan Santos (Missão).

O levantamento ouviu 2.004 eleitores entre os dias 08 e 11 de maio. A margem de erro é de 2% para mais ou menos e intervalo de confiança de 95%. A pesquisa está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o código BR-03598/2026.

Orleans reforça compromisso com a educação no Maranhão

Valorizar os educadores, fortalecer a aprendizagem e ampliar os programas e oportunidades para estudantes de todas as regiões do Maranhão foram alguns dos compromissos assumidos pelo pré-candidato ao Governo do Estado, Orleans Brandão, durante encontro com educadores, na noite desta segunda-feira (11), em mais um momento de escuta e diálogo para a construção coletiva de seu plano de governo.

Reunindo professores, gestores escolares, coordenadores pedagógicos, estudantes, pais de alunos e demais membros da comunidade escolar, o encontro serviu como espaço para debater os principais desafios e perspectivas para o futuro do ensino público estadual no Maranhão.

Entre os temas apresentados estão a ampliação da infraestrutura escolar, a formação continuada, mais inclusão tecnológica nas salas de aula, a expansão do ensino técnico e profissionalizante, além da continuidade de programas como o ‘Educação de Verdade’.

Ao falar sobre o cenário atual da educação no Maranhão e destacar a área como uma das prioridades centrais de seus compromissos com a população maranhense, Orleans pontuou os avanços promovidos pela gestão do governador Carlos Brandão, que tem intensificado investimentos estruturantes na área. Ele assumiu o compromisso de ampliar essas políticas públicas com foco ainda maior na expansão das escolas de tempo integral, assim como os IEMA; na qualificação profissional dos educadores e no fortalecimento de programas como o ‘Educação de Verdade’ e do Passe Livre Estudantil Estadual, iniciativas que ele ajudou a consolidar quando esteve à frente da Secretaria de Assuntos Municipalistas.

“Nos últimos quatro anos, reformamos, ampliamos e equipamos centenas de escolas, dentro do maior programa educacional já implantado no Maranhão, que é ‘Educação de Verdade’. Vamos ampliar ainda mais as escolas de tempo integral, que hoje já contemplam 20% das unidades, e investir pesado na qualificação profissional”, assegurou.

Durante a plenária, Orleans Brandão reforçou ainda a importância estratégica da educação para o desenvolvimento do estado e destacou o papel essencial dos educadores nesse processo.

“Nenhuma transformação verdadeira acontece sem investimento em educação. Nosso compromisso é seguir avançando, valorizando os educadores, fortalecendo a escola pública e garantindo que cada criança e jovem maranhense tenha acesso a uma educação de qualidade. Vamos dar continuidade e ampliar esse grande trabalho que vem sendo realizado pelo governador Carlos Brandão”, afirmou Orleans.

A plenária faz parte de uma série de reuniões que Orleans Brandão vem promovendo com diversos segmentos da sociedade, ouvindo representantes de diferentes áreas para construir, de forma participativa, um plano de governo alinhado às necessidades reais da população maranhense, reunindo contribuições que possam fortalecer políticas públicas e ampliar conquistas em áreas essenciais para o desenvolvimento do Maranhão.

Durante a reuniãoa, os participantes puderam se manifestar sobre o tema. A estudante Naylane Pereira, da Escola Joaquim Aroso, do município de Raposa; e a educadora Eva Cavalcante destacaram o impacto positivo de iniciativas que têm fortalecido a educação pública no Maranhão e melhorado diretamente a vida dos estudantes.

“Meu coração hoje está alegre em dar esse testemunho sobre como algumas iniciativas têm transformado de verdade a nossa realidade dentro e fora da escola. O programa ‘Tô Conectado’ nos aproximou ainda mais do conhecimento. O programa ‘Alimentação de Verdade’ também faz toda a diferença porque ninguém aprende com fome. E o ‘Passe Livre’ é outro avanço muito importante, que garante nosso acesso à escola, por isso me sinto valorizada e esperançosa com uma educação que investe no nosso futuro”, destacou Naylane.

A educadora Eva Cavalcante, do Centro de Ensino Clarindo Santiago, corroborou com a estudante. “Hoje nós temos tudo em nossa escola: ensino de qualidade, alimentação de verdade, tecnologia, conforto e tudo o mais para o desenvolvimento do aprendizado de nossos alunos. Por isso apoiamos a pré-candidatura de Orleans para que tenhamos a continuidade dessas ações”, afirmou.

Participaram ainda da plenária a presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale; a secretária estadual de Educação, Jandira Dias; e a ex-diretora-geral do IEMA e pré-candidata a deputada estadual, Cricielle Muniz.

Em sessão da Câmara, Vereador Leonel Filho destaca ações do deputado Nagib nas áreas de geração de renda, saúde e infraestrutura em Codó

Durante a 12ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Codó, o vereador Leonel Filho (PCdoB), líder do governo no Legislativo, destacou importantes ações desenvolvidas pelo deputado estadual Francisco Nagib (MDB) em benefício da população codoense.

Em seu pronunciamento na tribuna, o parlamentar ressaltou os resultados do programa “Sou Empreendedor”, iniciativa do deputado Nagib em parceria com Chiquinho FC, que já beneficiou mais de 74 pessoas com cursos de capacitação profissional e entrega de kits para incentivo à geração de renda e ao empreendedorismo.

Leonel Filho também enfatizou outras ações do deputado no município, como a realização de consultas de vista, entrega gratuita de óculos do Programa Resolvendo a Visão, o envio de emendas destinadas à recuperação de estradas vicinais, beneficiando comunidades da zona rural de Codó.

Segundo o vereador, os investimentos e ações representam avanços importantes nas áreas social, saúde e infraestrutura, contribuindo diretamente para a melhoria da qualidade de vida da população.

Vereador Nunes do Náutico homenageia mães, destaca importantes obras e a sólida parceria Legislativo – Executivo em Codó

Durante a sessão ordinária desta terça-feira (12), na Câmara Municipal de Codó, o vereador Nunes do Náutico utilizou a tribuna para prestar homenagem às mães codoenses, destacar ações de infraestrutura no município e comentar sobre investimentos e serviços que estão sendo implantados em benefício da população.

O parlamentar iniciou sua fala homenageando todas as mães de Codó pela passagem do Dia das Mães, celebrado no último domingo. Em seu pronunciamento, ele destacou a força e a dedicação das mulheres que diariamente se dedicam à educação dos filhos e à construção de suas famílias, contribuindo também para o desenvolvimento da cidade. Nunes do Náutico também fez uma homenagem especial à sua mãe e à sua esposa, ressaltando o papel fundamental que elas exercem em sua vida e na formação de sua família.

Sólida parceira Legislativo – Executivo em Codó

Durante o discurso, o vereador destacou ações e obras que estão sendo realizadas pela gestão do prefeito Chiquinho FC no município. Entre elas, citou visitas realizadas ao complexo do bairro Jerusalém, onde estão em andamento intervenções como a revitalização da Praça José Pelegrini, melhorias em espaços esportivos, escolas e unidades de saúde.

Saúde pública e restauração do Canal da Água Fria  

O parlamentar também mencionou uma conversa recente com o prefeito sobre a canalização e o revestimento de canais da água fria, que atravessam a cidade, ressaltando que a medida poderá contribuir para reduzir problemas relacionados à saúde pública e melhorar a qualidade de vida de moradores que vivem próximos a essas áreas. A iniciativa também conta com apoio do deputado estadual Francisco Nagib.

Outro ponto destacado foi a chegada de novos serviços de saúde para o município, entre eles o Odontomóvel, unidade móvel que deverá levar atendimento odontológico para comunidades da zona rural, ampliando o acesso da população aos serviços de saúde. O vereador também citou a chegada de um micro-ônibus que deverá auxiliar no transporte de pacientes que precisam realizar tratamento médico em cidades vizinhas.

Garantia da educação na Paróquia de Santa Terezinha

Durante sua fala, o vereador também comentou sobre informações equivocadas divulgadas recentemente nas redes sociais envolvendo a Paróquia de Santa Terezinha. Segundo ele, após conversar com o padre responsável pela paróquia, a situação foi esclarecida e reafirmado o compromisso da prefeitura com a parceria que garante o funcionamento de atividades educacionais no espaço. “Débitos da gestão anterior foram quitados e as atividades educacionais garantidas na paróquia”, afirmou o edil

Ao finalizar o pronunciamento, Nunes do Náutico reafirmou seu compromisso com a fiscalização das ações do poder público e com a defesa das demandas da população codoense, destacando que continuará acompanhando obras e projetos que contribuam para o desenvolvimento do município.

Lula direciona investimentos para segurança pública no Maranhão


O Maranhão foi representado no lançamento do Programa Brasil Contra o Crime Organizado, nesta terça-feira (12), em Brasília. O governador do Maranhão, Carlos Brandão, liderou a comitiva maranhense no evento que assegurou uma nova etapa da política nacional de enfrentamento às facções criminosas, com foco na asfixia financeira das organizações, fortalecimento do sistema prisional e integração entre estados e União. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Wellington César Lima e Silva estiveram no lançamento do programa federal.

Com investimento direto de R$ 1,6 bilhão ainda este ano e previsão de uma linha de financiamento de R$ 10 bilhões por meio do Fundo Nacional de Investimento em Infraestrutura Social (FIIS), o programa prevê ações integradas para reduzir a capacidade operacional das facções criminosas em todo o território nacional.

O governador do Maranhão, Carlos Brandão, pontuou que o programa é resultado de uma construção coletiva entre os estados e o Ministério da Justiça, a partir de uma série de conversas realizadas com governadores e secretários de segurança pública.

“Foi um importante encontro fruto de várias reuniões de governadores que a gente teve com o Ministério da Justiça. Cada governador apresentou suas propostas em diálogo com os secretários de segurança. Esses estudos foram para o Governo Federal formular uma proposta de mudança na legislação federal”, declarou.

Brandão enfatizou que um dos principais desafios enfrentados atualmente é a reincidência criminal e a rápida soltura de integrantes de facções. Para ele, o fortalecimento da legislação e o bloqueio financeiro das organizações criminosas serão fundamentais para reduzir a sensação de impunidade.

Linha de Crédito

O Programa Brasil Contra o Crime Organizado prevê recursos distribuídos em quatro eixos: R$ 388,9 milhões para ações de asfixia financeira; R$ 330,6 milhões para o eixo do sistema prisional; R$ 201 milhões para esclarecimento de homicídios; e R$ 145,2 milhões para ações de enfrentamento ao tráfico de armas. Além disso, o Governo Federal está criando uma linha de crédito específica para a segurança pública no valor de R$ 10 bilhões.

O chefe do Executivo maranhense destacou os impactos financeiros positivos do programa para os estados. Segundo o governador, a nova linha de crédito permitirá ampliar investimentos em estrutura, tecnologia e reaparelhamento das forças de segurança. “Isso vai facilitar que os estados façam seus investimentos. O presidente vai colocar R$ 1 bilhão à disposição e vai liberar cerca de R$ 10 bilhões, através do BNDES, para melhorar o sistema de segurança”, disse.

Ao apresentar o cenário do Maranhão, o governador ressaltou os investimentos já realizados pelo Governo do Estado nos últimos anos, incluindo a compra de mais de 900 viaturas, contratação de aproximadamente 1.500 profissionais da segurança pública, entre policiais militares, civis, delegados e escrivães, além de ações de reestruturação administrativa e valorização das forças policiais.

O delegado-geral da Polícia Civil do Maranhão, Augusto Barros, avaliou que o programa chega em um momento estratégico para consolidar os avanços já realizados pelo Governo do Maranhão.

“Em alinhamento com as ações do Governo do Estado, que vem conseguindo reestruturar a parte predial, viaturas e parque tecnológico, esse programa vai, não apenas abrir linhas de financiamento para que esses investimentos continuem, como também, vai trazer um estudo detalhado sobre como atacar financeiramente e com efetividade as organizações criminosas”, observou.

O subsecretário de Estado da Segurança Pública, Ederson Martins, destacou que o programa fortalece a integração nacional no enfrentamento ao crime organizado.

“Mais um importante passo na segurança pública do Estado do Maranhão, através do governador Carlos Brandão, que aderiu ao programa. Vai nos ajudar muito, não só no aspecto financeiro, financiando o que a gente já faz no nosso estado, mas melhorar nosso aparato de inteligência e tecnológico, fortalecer nossas equipes de segurança — Polícia Civil, Militar e Perícia Oficial —, como vai ajudar com networking e troca de informação”, relatou.

Durante o lançamento, o presidente Lula ressaltou a necessidade de atuação conjunta entre os entes federativos. Segundo ele, o governo federal não pretende ocupar o espaço das forças estaduais, mas atuar em cooperação permanente. “O dado concreto é que se a gente não trabalhar junto, a gente não consegue vencer. E o crime organizado se aproveita da nossa divisão”, afirmou.

Programa Brasil Contra o Crime Organizado

O Programa Brasil Contra o Crime Organizado prevê investimentos em tecnologia, inteligência e integração das forças de segurança, permitindo que estados e municípios acessem recursos para aquisição de viaturas, drones, sistemas de videomonitoramento, equipamentos de perícia, scanners corporais e outras estruturas voltadas ao combate às facções.

A iniciativa também fortalece as Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado (Ficco), estabelece operações mensais integradas e prevê a implantação dos Comitês Integrados de Investigação Financeira e Recuperação de Ativos (CIFRAs).

Entre os principais eixos estão a asfixia financeira do crime organizado, o reforço da segurança prisional, a qualificação das investigações de homicídios e o enfrentamento ao tráfico de armas. O Governo Federal ainda pretende transformar 138 unidades prisionais em presídios com padrão de segurança máxima, ampliar o controle sobre lideranças criminosas e fortalecer as polícias científicas, os Institutos Médico-Legais (IMLs) e os sistemas nacionais de rastreamento e investigação de armamentos ilegais.

Orleans Brandão promove diálogo popular em Estreito

Em continuidade à agenda de diálogos com a população maranhense, o pré-candidato ao Governo do Estado, Orleans Brandão, esteve no município de Estreito, nesta terça-feira (12), durante os atos comemorativos pelo aniversário de 44 anos da cidade. Acompanhado pelo prefeito Léo Cunha, ele cumpriu uma série de compromissos voltados à escuta das demandas locais, visita a obras e ao fortalecimento de apoios ao seu projeto político por parte das lideranças da região.

A agenda incluiu visitas a importantes investimentos em infraestrutura esportiva e urbana promovidos pelo Governo do Estado na cidade, como a Areninha Esportiva e as obras de revitalização da Orla de Estreito. Visitou também a área onde será construído o novo hospital municipal, que contará com 10 leitos de UTI.

Na ocasião, ele parabenizou os estreitenses, agradeceu a acolhida calorosa e reforçou o compromisso com a melhoria das condições de vida da população, destacando a importância do município para o crescimento do Maranhão, especialmente por sua localização privilegiada para logística, presença de indústrias e pelo comércio pujante.

“Mas a maior riqueza desta terra são as pessoas, gente trabalhadora que muito contribui para o desenvolvimento do município e do nosso estado. Por isso afirmo que quero seguir trabalhando por essa gente e por essa cidade tão querida, a qual parabenizo por seus 44 anos”, frisou.

Ao destacar os investimentos realizados pelo governo estadual em Estreito, principalmente quando esteve à frente da Secretaria de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão reforçou a importância de iniciativas que unem qualidade de vida e desenvolvimento econômico e social. A Orla de Estreito, localizada na Avenida Beira Rio, é uma dessas iniciativas. Ao visitar as obras de revitalização do espaço, ele destacou o impacto positivo das intervenções que transformam o local em uma área moderna voltada para o lazer, o turismo e a convivência social.

A Areninha Esportiva de Estreito também foi outro ponto visitado por Orleans. O espaço, que será inaugurado no próximo sábado (16), foi projetado para incentivar a prática esportiva e promover o lazer e a convivência comunitária, contando com campo de futebol, pista de caminhada, áreas acessíveis, praça de convivência e sistema de iluminação eficiente para uso noturno.

Além disso, Orleans lembrou que o município acaba de receber o anúncio de construção de um Centro de Hemodiálise, que será inaugurado ainda este ano.

Investimentos

O prefeito de Estreito, Léo Cunha, destacou a parceria e o compromisso de Orleans Brandão com o município, agradecendo pelo empenho na viabilização de importantes investimentos para a cidade.

“Quero começar agradecendo a você, Orleans, uma pessoa por quem tenho respeito e carinho, porque acompanhamos de perto o quanto você lutou por Estreito para trazer benefícios ao nosso município. As obras estão aí para mostrar esse compromisso, e nós somos muito gratos pelo seu empenho. O que estamos vivendo agora na saúde é motivo de grande comemoração: vamos receber um hospital novo, completo, com UTIs, algo que a nossa população sonha há muitos anos e que, em breve, será uma realidade”, disse Léo Cunha.

Participaram ainda da visita o deputado Antônio Pereira, o ex-secretário de Saúde Tiago Fernandes, vereadores municipais e outras lideranças da região.

Blog do Gilberto Léda

Brandão dialoga em Brasília sobre regularização fundiária no MA

O governador Carlos Brandão cumpriu agenda institucional em Brasília (DF), na terça-feira (12), e participou de reunião no Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) onde tratou de temas de interesse do Maranhão, como a regularização fundiária no estado. Como presidente do Consórcio Amazônia Legal, Brandão também alinhou ações importantes para os estados que compõem a região.

Durante a reunião com a ministra Fernanda Machiaveli, o governador Carlos Brandão alinhou ações para ampliar a cooperação entre o ministério e o Governo do Maranhão em temas como a regularização fundiária no estado.

“Seguimos fortalecendo as parcerias em prol da agricultura familiar. Tivemos um bom diálogo com a ministra do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Fernanda Machiaveli, para alinhar ações e ampliar a nossa cooperação. Também avançamos em iniciativas estratégicas, como a Plataforma Terras do Brasil e o projeto Caminhos Verdes, fundamentais para o desenvolvimento sustentável do nosso estado”, informou Brandão.

Quanto a isto a ministra Fernanda Machiaveli destacou que o Maranhão, que é uma referência nos processos de regularização fundiária no Brasil tanto nas ações voltadas para os agricultores familiares quanto as comunidades quilombolas e falou sobre algumas parcerias com o estado que estão sendo alinhadas.

“A primeira parceria é a construção de um convênio para impulsionar o processo de regularização fundiária de agricultores familiares. Além disso, nós apresentamos para o governador o projeto Caminhos Verdes, que é um projeto financiado com recursos do Fundo Amazônia, que também vai apoiar o estado do Maranhão a avançar na estruturação deste trabalho com equipamentos para georreferenciamento”, informou.

Consórcio Amazônia Legal

A reunião também teve como objetivo aproximar institucionalmente o MDA e o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal, promovendo uma agenda de alinhamento estratégico com a nova gestão ministerial, buscando apresentar à ministra Fernanda Machiaveli as principais iniciativas, demandas e prioridades que vêm sendo conduzidas pelos estados da Amazônia Legal, especialmente no âmbito da governança fundiária, regularização territorial, integração de bases geoespaciais, segurança jurídica e implementação da agenda de transformação ecológica na região amazônica.

“Enquanto presidente do Consórcio Amazônia Legal, também tive um diálogo produtivo com a ministra Fernanda Machiaveli sobre avanços para a agricultura familiar e a regularização fundiária na nossa região”, pontuou Brandão, que assumiu a presidência do Consórcio em março deste ano.

O encontro também visou fortalecer os canais de cooperação interfederativa entre União, estados amazônicos e INCRA, consolidando o papel do Consórcio como instância regional de articulação, coordenação e apoio à implementação de políticas públicas estruturantes para a Amazônia Legal.

“O projeto Caminhos Verdes também pode apoiar os estados amazônicos que fazem parte do consórcio para que eles avancem no processo de regularização fundiária. Nós entendemos que a regularização fundiária é uma das políticas mais relevantes porque dá segurança jurídica, dá segurança para as famílias de agricultores, regulamenta e pacifica o rural brasileiro”, assinalou a ministra Fernanda Machiaveli.

O projeto tem importância tanto para as comunidades quilombolas, para as comunidades indígenas, para as comunidades tradicionais e para o conjunto da agricultura familiar, incluindo assentados da reforma agrária.

Maranhão tem mais de 5,6 mil vagas em concursos com salários de até R$ 12 mil

Brasil tem 123 concursos ABERTOS com mais de 13 mil vagas para ...

O Maranhão está com 5.620 vagas abertas em concursos públicos e processos seletivos com oportunidades em órgãos municipais, estaduais e federais. Os editais contemplam candidatos com níveis fundamental, médio, técnico e superior, com salários que podem chegar a R$ 12 mil. 💼

As oportunidades estão distribuídas em diferentes cidades e instituições do estado. Confira os principais certames:

📍 IFMA (Instituto Federal do Maranhão)
• 1 vaga para Professor Substituto — salário de até R$ 8.058,29 — inscrições até 17 de maio
• 1 vaga para Professor Substituto — salário de até R$ 8.340,33 — inscrições até 17 de maio
• 2 vagas para Professor Substituto — salário de até R$ 8.340,33 — inscrições até 17 de maio

📍 Prefeitura de Cajari
• 179 vagas
• Cargos variados
• Níveis fundamental, médio, técnico e superior
• Salários de até R$ 4.750
• Inscrições até 20 de maio

📍 Prefeitura de São José de Ribamar
• 1.450 vagas para professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação Especial
• Salários de até R$ 6.914,37
• Inscrições até 22 de maio

• 425 vagas para Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate às Endemias
• Salários de até R$ 3.242
• Inscrições até 6 de junho

• 120 vagas para Guarda Civil Municipal
• Salários de até R$ 3.953,60
• Inscrições até 6 de junho

📍 UEMA
• 52 vagas para Professor da Carreira do Magistério Superior
• Salários de até R$ 11.294,38
• Inscrições até 25 de maio

• 4 vagas para Professor Substituto
• Salários de até R$ 3.624,64
• Inscrições até 13 de maio

📍 Prefeitura de Buriticupu
• 3.322 vagas
• Cargos variados
• Níveis fundamental, médio, técnico e superior
• Salários de até R$ 12 mil
• Inscrições até 1º de junho

📍 Prefeitura de Itaipava do Grajaú
• 33 vagas
• Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate às Endemias
• Ensino médio
• Salários de até R$ 3.242
• Inscrições até 29 de maio

📍 UEMASUL
• 25 vagas para Professor Substituto
• Salários de até R$ 3.624,64
• Inscrições até 19 e 25 de maio

📍 UFMA
• 1 vaga para Professor Visitante — inscrições até 15 de maio
• 5 vagas para Professor do Magistério Superior
• Salários de até R$ 5.037,78
• Inscrições até 25 de maio

Os editais completos e critérios de participação devem ser consultados nos canais oficiais de cada instituição.