Blog do Daniel Sousa Codó - Jornalismo Verdade

INSCRIÇÕES ABERTAS: UFMA oferece mais de 1000 vagas em cursos EaD

A Universidade Federal do Maranhão abriu as inscrições para ingresso nos Cursos de Graduação a Distância (EaD) oferecidos pela instituição.

As vagas estão sendo oferecidas nos cursos de bacharelado em Administração Pública ou nas licenciaturas em Artes Visuais, Ciências Biológicas, Física, Letras Português/LIBRAS, Química e Educação Física.

Os candidatos podem se inscrever até o dia 28 de janeiro no site da Fundação Sousândrade (FSADU).

Para se inscrever, os candidatos precisarão ter finalizado o ensino médio ou equivalente; possuir acesso à internet de maneira contínua e conhecimento para usar as ferramentas tecnológicas para acompanhamento do AVA; ter disponibilidade para participar dos encontros presenciais; residir nos municípios do polo escolhido onde os cursos serão oferecidos ou na circunvizinhança até 100 km de distância.

Deverão ainda, para os cursos de licenciatura, prioritariamente, ser professores da rede pública de ensino, em exercício, sem formação inicial em nível superior ou que não possuam formação na área em que atuam. Já para o curso de Administração Pública, poderão participar, prioritariamente, agentes públicos com vínculo ativo.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 50,00. A isenção do valor da taxa pode ser solicitada até o dia 17 de janeiro.

Os cursos serão oferecidos em 32 polos de ensino, localizados nas cidades de Açailândia, Alto Parnaíba, Anapurus, Arari, Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Bom Jesus das Selvas, Cândido Mendes, Carolina, Caxias, Centro Novo do Maranhão, Chapadinha, Codó, Colinas, Dom Pedro, Fortaleza dos Nogueiras, Grajaú, Humberto de Campos, Imperatriz, Nina Rodrigues, Paraibano, Pastos Bons, Penalva, Pinheiro, Santa Quitéria, São João dos Patos, São Luís, Timbiras, Urbano Santos, Viana e Vitorino Freire.

Para mais informações, acesse o edital do seletivo que está sendo disponibilizado aqui.

Fonte: Imirante.com

Concurso do CREA-MA oferece 27 vagas para São Luís e mais 13 municípios

(Foto: Reprodução)

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (CREA-MA) abriu inscrições para quem busca ingressar no serviço público. Com um total de 27 vagas, o concurso oferece chances de contratação imediata e cadastro reserva, abrangendo os níveis fundamental, médio e superior para atuação em São Luís e nos municípios de Açailândia, Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Caxias, Chapadinha, Codó, Imperatriz, Pedreiras, Pinheiro, Presidente Dutra, Santa Inês e Timon.

Vagas e Cargos Oferecidos

Entre os cargos disponíveis, destacam-se as vagas para fiscais de nível superior para a sede do Conselho, em São Luís, e para inspetorias no interior do Estado. O certame também prevê funções administrativas e operacionais nos demais níveis de escolaridade. O edital detalha as atribuições e requisitos de cada cargo, permitindo aos candidatos uma seleção homologada ao seu perfil e qualificação.

Inscrições e Taxas

As inscrições encerram em 14 de fevereiro, sendo realizadas exclusivamente no site da banca organizadora, IBPG Concursos. As taxas variam de acordo com o nível de escolaridade:

Nível Fundamental: R$ 55,00
Nível Médio: R$ 90,00
Nível Superior: R$ 150,00

Etapas do Concurso

As provas estão previstas para o dia 30 de março de 2025, com aplicação em diversas cidades do Maranhão. O processo seletivo contará com etapas eliminatórias e classificatórias, que incluem provas objetivas e de títulos.

Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!

Governo Lula vai entregar três ambulâncias para Prefeitura de Codó

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Codó vai ganhar três novas ambulâncias. Os veículos serão entregues pelo Governo Lula, através do Ministério da Saúde.O anúncio foi dado pelo deputado federal Márcio Jerry (PCdoB) através das redes sociais.

No video, Jerry fala twr uma notícia boa para a cidade codoense. “O governo do presidente Lula, através do Ministério da Saúde,
ministra Nísia Trindade, anunciando a entrega de três ambulâncias para o reforço do SAMU, aí em Codó”, falou o deputado.

O deputado estadual Francisco Nagib (PSB), filho do prefeito de Codó Chiquinho FC, declarou estar alegre por o município ter sido construída contemplado pelo governo federal com as novas ambulâncias, regorcando a saúde do municipio codoense.

“Na gestão do prefeito Chiquinho FC a saúde será prioridade. Vamos em frente que reconstrução de nossa cidade já começou!”, declarou Nagib.

A data da entrega dos veículos não foi anunciada.

COSIP: Moradores de Codó pagaram R$ 14 milhões em taxa de iluminação pública na gestão Zé Francisco

Muito dinheiro e pouca luz. Essa é a definição para o serviço de iluminação pública prestado no município de Codó, durante a gestão do ex-prefeito Zé Francisco.

Levantamento realizado pelo Blog do Graciliano revelou que os moradores de Codó pagaram R$ 14.285.347,51 (quatorze milhões, duzentos e oitenta e cinco mil, trezentos e quarenta e sete reais, e cinquenta e um centavos) em taxa de iluminação pública, entre os anos de 2021 a 2024.

Vereadores Antônio Luz e Teonilo do Garra buscam benefícios para Codó em reunião com secretário estadual

Nesta quinta-feira (16), os vereadores Antônio Luz e Teonilo do Garra estiveram reunidos com o secretário de Assuntos Municipalistas do Maranhão, Orleans Brandão, em busca de benefícios e novos investimentos para o município de Codó.

Durante a reunião, os parlamentares solicitaram a antecipação da inauguração da areninha do povoado Angico, que, segundo o secretário, deverá ser entregue no próximo mês de fevereiro. O pedido reforça o compromisso dos vereadores em agilizar obras que promovam lazer e qualidade de vida para a população codoense.

O vereador Antônio Luz destacou que sua atuação parlamentar tem sido pautada por articulações junto a órgãos públicos para garantir mais avanços e obras que atendam às necessidades da cidade.

Estamos trabalhando incansavelmente para trazer mais incentivos e melhorias para Codó. Essa reunião é mais um passo importante para concretizar ações que beneficiarão diretamente nossa população”, afirmou o vereador.

Com a sinalização positiva do secretário, a expectativa é de que a entrega da areninha fortaleça as opções de lazer e esporte para os moradores do povoado Angico e região.

Governo entrega 18 novos veículos para Unidades Regionais de Saúde

Para reforçar a frota de veículos das Unidades Regionais de Saúde (URS) o Governo do Maranhão entregou 18 novos veículos, nesta quinta-feira (16). A solenidade ocorreu no Salão de Atos do Palácio dos Leões, no Centro Histórico de São Luís, na presença do governador Carlos Brandão.

Na cerimônia, Brandão também ressaltou o trabalho de reforma de unidades para dar melhor condição de trabalho às equipes, que agora recebem o reforço com os novos veículos. “Estamos entregando 18 caminhonetes novas para as unidades regionais de saúde para que elas possam melhorar o trabalho, em parceria com as prefeituras. As unidades regionais de saúde levam diversas políticas públicas do Governo do Estado e também do Governo Federal para os municípios, como os programas de vacinação, de cirurgias entre diversos outros”, informou o governador.

Brandão também ressaltou os avanços que o Maranhão tem registrado na saúde nos últimos anos. “A gente tem batido todas as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde. O Hospital Carlos Macieira é o único do Nordeste com certificado de Acreditação Nível 2 e recentemente foi habilitado para transplantes de rim e fígado. Em 2024, saímos da última posição no ranking nacional para a 14ª. Enfim, são muitos os avanços que temos conseguido graças aos investimentos constantes na nossa rede de saúde”, assinalou o governador.

O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, frisou que a entrega dos novos veículos fortalece a descentralização dos serviços de saúde. “Por meio das unidades regionais nós facilitamos a conexão dos serviços da rede de assistência à saúde do estado, juntamente com a rede municipal. O fortalecimento dessa estrutura física e também dessa frota de veículos reforça esse espírito e essa disposição do governo de trabalhar em parceria com os municípios”, afirmou.

As URS são unidades técnico-administrativas descentralizadas, de importância estratégica para a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) em uma determinada região, possibilitando o diálogo entre os municípios, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e as diferentes instâncias da gestão pública.

A Resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) Nº 44, de 16 de junho de 2021, dispõe sobre a conformação de 19 Regiões de Saúde, são elas: São Luís (Metropolitana); Açailândia; Bacabal; Caxias; Barra do Corda; Balsas; Chapadinha; Codó; Imperatriz; Itapecuru-Mirim; Pedreiras; Pinheiro; Presidente Dutra; Rosário; Santa Inês; Viana; Timon; São João dos Patos e Zé Doca.

Veículos – Os novos veículos são da marca Toyota, modelo Hilux, tração 4×4, de ano e modelo de fabricação 2024. Foram beneficiadas as regionais de Zé Doca, Pinheiro, Viana, Santa Inês, Bacabal, Açailândia, Pedreiras, Barra do Corda, Imperatriz, Balsas, Rosário, Chapadinha, Itapecuru–Mirim, Codó, Caxias, Presidente Dutra, Timon e São João dos Patos.

Roberto Costa é aclamado para a Presidência da FAMEM

Com a participação maciça dos prefeitos maranhenses, a FAMEM (Federação dos Municípios do Estado do Maranhão), nesta quarta-feira (15), elegeu a sua nova diretoria para o biênio 2025/2026.

Foram votar 194 prefeitos, sendo que 178 gestores decidiram votar na chapa “FAMEM independente, unida e forte”, encabeçada pelo prefeito de Bacabal, Roberto Costa (MDB). Tivemos ainda nove votos nulos e sete em branco na eleição da FAMEM.

“O apoio do nosso governador, Carlos Brandão, foi fundamental para que essa vitória fosse concretizada. Aos meus colegas de chapa, conseguimos reunir diferentes forças para defender os mesmos interesses. Construímos uma chapa com grande representatividade partidária, política e regional, abrangendo todas as regiões do Maranhão. Nosso objetivo é continuar fortalecendo a FAMEM, o mesmo que fortalecer os prefeitos e, acima de tudo, o povo do Maranhão. Temos a responsabilidade de representar todos os cidadãos que vivem nas nossas cidades”, afirmou Roberto Costa.

A posse da nova diretoria ocorreu logo após a contagem dos votos e contou com a presença do vice-governador, Felipe Camarão (PT), da presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale (PSB) e do secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão (PSB).

Equatorial Maranhão firma parceria com Climatempo para monitorar as condições meteorológicas do estado

Distribuidora recebe previsões detalhadas e se prepara para atuar com agilidade em situações de contingência

Com a chegada do período chuvoso, caracterizado por fortes chuvas, ventanias e raios, a infraestrutura elétrica pode ser impactada por eventos climáticos severos. Pensando nisso, a Equatorial Maranhão firmou uma parceria estratégica com a Climatempo, líder em meteorologia no Brasil, para obter previsões precisas e planejar ações preventivas eficazes.

Por meio dessa colaboração, a Equatorial Maranhão recebe dados meteorológicos em tempo real, permitindo antecipação de possíveis impactos climáticos que possam afetar o fornecimento de energia elétrica.

As informações incluem previsões de chuvas intensas, ventos fortes e variações extremas de temperatura, possibilitando uma resposta ágil em
situações de risco, com medidas corretivas e preventivas que minimizem os transtornos para a população.

O Gerente do Centro de Operações Integradas (COI) da Equatorial Maranhão, Ivan Nachtigall, ressalta a relevância dessa colaboração para a atuação da Distribuidora. “Essa parceria representa um avanço significativo para o nosso trabalho no COI, com previsões meteorológicas mais detalhadas, nossa equipe pode se antecipar e planejar ações preventivas de forma mais rápida, reduzindo os impactos de condições climáticas adversas e garantindo mais segurança e qualidade no fornecimento de energia”, destacou o Gerente.

*Segurança*
Além de aprimorar suas operações internas, a Equatorial Maranhão reforça seu compromisso com a segurança dos clientes. Com o aumento do volume das chuvas, a Distribuidora destaca também a importância de redobrar os cuidados para evitar acidentes, especialmente aqueles envolvendo descargas atmosféricas. Busque uma área coberta, evite locais abertos, como praias e áreas decampadas, jamais se abrigue perto de árvores, postes ou embaixo da fiação elétrica, para minimizar o risco de ser atingido por um raio. Caso esteja dirigindo, procure um lugar seguro para encostar o veículo, evitando estacionar próximo a torres de transmissão, placas de propaganda, postes ou embaixo da fiação elétrica. Não havendo outra alternativa de abrigo, permaneça dentro do veículo, pois os pneus de borrachas podem funcionar como isolantes em casos de descargas elétricas que atingem o solo.

No período chuvoso é mais recorrente os casos de quedas de galhos e árvores, que também podem afetar a rede de energia. Nessas situações é importante não chegar perto de fios caídos ou partidos e acionar imediatamente a Distribuidora por meio dos canais de atendimento: Central 116 e a atendente virtual Clara, no WhatsApp (98) 2055-0116.

A Equatorial Maranhão reafirma seu compromisso com a excelência no atendimento, buscando sempre inovar e oferecer o melhor serviço para seus clientes. A parceria com a Climatempo é mais um passo em sua missão de fornecer energia de qualidade com responsabilidade e eficiência, contribuindo para a segurança e o bem-estar de todos os maranhenses.

*Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão*

Governo do MA premia professores e escolas que se destacaram em 2024

A terça-feira (14) foi um dia festivo para a educação do Maranhão. O governador Carlos Brandão celebrou a 3ª edição do prêmio Escola Digna e a 2ª edição do selo Prefeito(a) da Educação, além da 1ª edição do prêmio Professor Alfabetizador. Na oportunidade, também foram entregues diversos equipamentos e insumos para as escolas da rede estadual.

“Esta é uma data muito importante para a educação. É um momento para motivar e reconhecer o trabalho dos professores, gestores educacionais e prefeitos. E esse estímulo tem dado certo, porque somos o estado com maior variação em alfabetização no Brasil. Saímos da 23ª posição para a 10ª. No Nordeste, temos o terceiro melhor desempenho, atrás apenas de Ceará e Pernambuco. E estamos aproveitando esta data também para distribuir equipamentos importantes para a nossa rede estadual de ensino”, assinalou o governador Carlos Brandão.

Os dados sobre o crescimento da alfabetização no Maranhão, mencionados por Brandão, são do segundo o relatório do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgados em junho de 2024, tendo como base o ano de 2023. Índice é calculado com base nos resultados das avaliações do 2º ano do fundamental, realizadas pelos sistemas estaduais, em cooperação técnica com o instituto.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO: Prefeitura de Codó abre inscrições para seletivo simplificado de professores

A Prefeitura de Codó abre hoje, 14/01, a inscrição,  exclusivamente pela internet,  para o seletivo de professores.

Serão 393 vagas, mais cadastro de reserva.

O edital está no www.codo.ma.gov.br/editais, mesmo site onde as inscrições, gratuitas, estarão abertas até 19 de janeiro de 2025.

Toda a documentação exigida terá que ser disponibilizada em formato PDF.

A análise de currículos e plano de aula serão os critérios de escolha por pontuação.

Leia o texto oficial do governo Fé, Trabalho e Futuro:

A Prefeitura de Codó-MA,através da Secretaria Municipal de Educação,Ciência,Tecnologia e Inovação (SEMECTI) e da Secretaria Municipal de Administração (SEAD), anuncia a abertura do Processo Seletivo Simplificado do Magistério.

As inscriçöes estarão abertas de 14/01/2025 até às 23h59 do dia 19/01/2025. O processo seletivo visa a contratação temporária de 393 professores, além da formação de cadastro de reserva.

As vagas são destinadas à Educaçäo Infantil, Ensino Fundamental e Educação Especial, na zona urbana e rural.

 Os requisitos mínimos e a distribuição das vagas por cargo e área de atuação podem ser

consultados no Edital   n9  02/2025 GAB/SEMECTI,  disponivel   no link:

https://codo.ma.gov.br/editais.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pela internet, através do site da Prefeitura: https://codo.ma.gov.br

Os candidatos devem anexar, em formato PDF, os documentos exigidos no edital, como RG, CPF, Título de Eleitor, Comprovante de Escolaridade, etc.

O processo seletivo será realizado em uma única etapa, que consiste na análise de currículos e plano de aula.  A pontuação será atribuída com base na titulação, experiência profissional e plano de aula.

Os candidatos aprovados serão contratados temporariamente, de acordo com a necessidade da SEMECTI.

A lotação dos professores será definida pela SEMECTl,considerando a ordem de classificação e a necessidade de cada escola.

Assessoria de Comunicação

Prefeitura Municipal de Codó