Blog do Daniel Sousa Codó - Jornalismo Verdade

Equatorial Maranhão entrega 70 geladeiras novas para os clientes de Santa Quitéria

_Os sorteados tiveram a oportunidade de realizar a troca de seus refrigeradores antigos por um novo durante ação da Distribuidora_

Na última sexta-feira (17), a Equatorial Maranhão realizou a entrega de geladeiras aos clientes sorteados do projeto E+ Geladeira Nova, no município de Santa Quitéria. A ação contemplou os beneficiários do programa Tarifa Social Baixa Renda, que se cadastraram nos dias 14 e 15 de janeiro. Os sorteados levaram para o Ginásio Poliesportivo do município suas geladeiras antigas (em funcionamento) e trocaram por um refrigerador novo e mais econômico, entregue pela Equatorial.

Cerca de 250 cadastros foram realizados para o sorteio dos refrigeradores, resultando na entrega de 70 geladeiras novas para a população. “A troca de uma geladeira antiga por outra nova traz economia na conta de luz, melhora a eficiência energética da residência e contribui para o meio ambiente. Dessa forma, a Equatorial Maranhão vem trabalhando diariamente para proporcionar cada vez mais benefícios aos nossos clientes, por meio de projetos que garantem maior comodidade e economia no orçamento familiar”, declarou Samuel Freitas, Consultor de Grandes Clientes da Equatorial Maranhão.

*Sobre o projeto E+ Geladeira Nova*

O programa E+ Geladeira Nova da Equatorial Maranhão é uma iniciativa que faz parte do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (PEE/ANEEL) e tem como objetivo reforçar o consumo consciente por meio da substituição de eletrodomésticos antigos e ineficientes por novos, que proporcionam economia na conta de luz.

As geladeiras disponibilizadas nessas ações possuem o Selo A de Eficiência Energética do PROCEL, podendo ser até 40% mais econômicas se comparadas a refrigeradores antigos. Dessa forma, além de economizar na conta de luz, o cliente contribui com o meio ambiente.

*Workshop de Maquiagem*

Durante o evento, também foi realizado um workshop de maquiagem gratuito. Na ocasião, os participantes puderam aprender técnicas básicas e dicas para desenvolver a habilidade da maquiagem social. O projeto faz parte da plataforma E+ Profissional da Equatorial Maranhão e integra os programas de responsabilidade social da Distribuidora, com o objetivo de capacitar e fomentar oportunidades para jovens e adultos de baixa renda, oferecendo qualificação profissional gratuita em todo o estado.

Mutirão de Serviços “Pelo Cliente Todo Dia”

Além da troca de geladeiras e do workshop, os moradores da região receberam o Mutirão de Serviços “Pelo Cliente Todo Dia”, um conjunto de ações oferecidas pela Equatorial Maranhão, com atendimentos gratuitos para a população.
Os clientes presentes tiveram a oportunidade de:
• Realizar o cadastro e atualização na Tarifa Social de Energia Elétrica;

• Negociar débitos com descontos especiais;
• Trocar lâmpadas incandescentes e fluorescentes por novas de LED;
• Receber bônus na conta de energia por meio da troca de materiais recicláveis.

*Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão*

Vice-Governador do MA se reúne com políticos e empresários de Codó para debater sobre desenvolvimento econômico do município

Nesta segunda-feira (20), o vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão (PT), participou de um encontro estratégico em Codó, reunindo vereadores, empresários e lideranças políticas do município. O evento foi organizado a convite do deputado estadual Francisco Nagib, do prefeito Chiquinho FC e do empresário João dos Plásticos, com o objetivo de dialogar sobre o desenvolvimento de Codó e fortalecer sua presença política no estado.

Além de debater propostas para o desenvolvimento regional, o vice-governador aproveitou a ocasião para falar sobre seu projeto político para 2026. Camarão destacou a importância de encontros como este para construir uma base sólida de apoio e alinhar sua visão de progresso para o estado com as demandas locais.

A presença de empresários e políticos no evento reforçou a articulação política do grupo político de Chiquinho FC e o diálogo em torno de projetos para impulsionar o desenvolvimento de Codó.

Brandão reforça segurança pública com a entrega de 63 novas viaturas para a Polícia Militar

O Governo do Maranhão tem feito constantes investimentos no sistema de segurança pública do estado e, nesta segunda-feira (20), entregou novas viaturas para a Polícia Militar do Maranhão (PMMA). No total são 63 veículos novos em substituição a viaturas antigas, modernizando ainda mais a frota. Os novos veículos já serão empregados nas ações de policiamento no período carnavalesco.

Ressalte-se que, das 63 novas viaturas, 13 já estão com a corporação, beneficiando unidades policiais no interior do estado, em municípios como: Imperatriz, Amarante, Turilândia e Governador Archer. Na solenidade, o governador Carlos Brandão ressaltou os investimentos que o Governo do Estado tem feito na segurança pública do Maranhão.

“Com a entrega de hoje, já somamos cerca de 700 viaturas disponibilizadas durante a nossa gestão. Todo este esforço tem como objetivo avançar na área de segurança para nossa população, aprimorando a mobilidade nas operações policiais. Além disso, temos feito um amplo programa de reforma de delegacias que já beneficiaram 100 unidades. Também convocamos mais de 1.500 policiais, zerando os concursos. A segurança pública do Maranhão vive um novo momento. Somos a 7ª melhor do país e a 2ª melhor do Nordeste e nossa meta até o fim do nosso governo é subir ainda mais nesse ranking”, assinalou o governador Carlos Brandão.

O secretário de Estado de Segurança Pública, Maurício Martins, afirmou que a entrega de viaturas demonstra mais uma vez o compromisso do governo com o bem-estar da população. “Esse é mais um investimento do governo para a renovação da nossa frota, com viaturas de qualidade e que vão garantir mais agilidade nas ações policiais. Esse trabalho se soma às diversas ações de reestruturação de todo o sistema de segurança, como a reforma de delegacias e de mais de 30 prédios da Polícia Militar. Com isso, nossas corporações têm tido melhores condições de trabalho, que se reflete na melhoria dos índices”, relatou.

Do total de viaturas entregues, 21 são para unidades da Polícia Militar na Grande Ilha e 42 vão reforçar a segurança em 35 municípios maranhenses. O comandante-geral da PM, coronel Pitágoras Nunes, informou que os novos veículos já serão utilizados no policiamento do circuito de festas carnavalescas.

“Algumas das novas viaturas já foram e estão sendo usadas no policiamento dos municípios. Para os demais, já convocamos os comandantes das unidades do interior para que estes veículos cheguem o mais rápido possível nas cidades. Por outro lado, já estamos no período do pré-Carnaval e, portanto, as novas viaturas vão reforçar o policiamento para que a população possa se divertir com tranquilidade”, explicou o coronel Pitágoras Nunes.

Os veículos são projetados para dar mais eficiência e agilidade às operações realizadas pelos batalhões e companhias da Polícia Militar em diversas regiões do estado. Com essa nova etapa, a gestão estadual chega a cerca de 700 viaturas entregues, desde 2022 até aqui, entre carros e motocicletas. A maioria desse quantitativo (cerca de 500) foi de 2023 até agora.

Reestruturação do sistema de segurança pública

O Governo do Maranhão também tem realizado investimentos significativos na infraestrutura das forças de segurança do Maranhão. Além das constantes entregas de novas viaturas, desde 2023 estão sendo realizadas obras em equipamentos do Sistema de Segurança Pública, incluindo reforma e ampliação em mais de 100 delegacias em todo o estado e dezenas de Batalhões da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, configurando o maior plano de reestruturação de prédios da segurança pública da história do Maranhão.

As obras incluem ainda unidades da Perícia Oficial, Academia da Polícia Civil e Centro de Formação da Polícia Militar, entre outros.

Além das reformas, as delegacias recebem climatização e novos equipamentos para melhorar as condições de trabalho e atendimento. Aparelhamentos como armas, munições e uniformes também têm sido fornecidos para fortalecer o combate à criminalidade, além da capacitação contínua dos agentes de segurança, com cursos que abrangem desde técnicas para situações corriqueiras até cenários mais complexos.

Também já foram convocados novos policiais militares, delegados, investigadores e escrivães, além de promoções e gratificações para a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Municípios que vão receber as novas viaturas

Batalhões São Luís

2º BPM (Caxias)

3º BPM (Imperatriz)

4º BPM (Balsas)

5º BPM (Barra do Corda)

7º BPM (Pindaré Mirim)

10° BPM (Pinheiro)

11º BPM (Timon)

12º (Estreito)

14º BPM (Imperatriz)

15 BPM (Bacabal)

16º BPM (Chapadinha)

17º BPM (Codó)

18º BPM (Presidente Dutra)

19º BPM (Pedreiras)

23º BPM (São Mateus)

24º BPM (Coroata)

26º BPM (Açailândia)

27º BPM (Rosário)

28º BPM (Itapecuru)

29º BPM (Zé Doca)

30° BPM (Buriticupu)

31º BPM (Gov Nunes Freire)

32º BPM (Cidelandia)

33º BPM (Colinas)

35º BPM (São João dos Patos)

36º BPM (Viana)

45º BPM (Bequimão)

46º BPM (São Raimundo das Mangabeiras)

Vice-Governador Felipe Camarão participa de entrega de veículos e fardamentos para Guarda Municipal e Agentes de Trânsito em Codó

Neste domingo (19), o vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão, esteve em Codó para prestigiar a entrega de veículos e fardamentos destinados à Guarda Municipal e aos agentes de trânsito do município. Na ocasião, foram entregues 1 carro e 5 motos, além de novos fardamentos para os servidores, uma medida que fortalece a estrutura operacional das equipes.

Felipe Camarão destacou a importância do momento e celebrou o avanço proporcionado pela iniciativa. “Muito feliz e satisfeito de estar na querida Codó para acompanhar uma das entregas do prefeito e companheiro do PT, Chiquinho FC, para a Guarda Municipal e agentes de trânsito do município. Viaturas e fardamentos para ajudar esses profissionais no trabalho de segurança e trânsito dessa querida cidade. Obrigado pelo convite para participar desse momento, companheiro Chiquinho e deputado Nagib. Sempre bom estar com vocês!”, afirmou o vice-governador.

A ação foi amplamente elogiada pelos presentes, que reconheceram o impacto positivo na segurança pública e na organização do trânsito de Codó.

Estudo do Unicef aponta redução na pobreza multidimensional entre crianças e adolescentes no Maranhão

– Programas sociais com o Minha Renda fizeram a diferença na economia familiar de centenas de famílias maranhenses nos últimos anos (Foto: Brunno Carvalho)
18/01/2025

Dados do estudo Pobreza Multidimensional na Infância e Adolescência, lançado nesta semana pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), revelam que o Maranhão registrou redução no número de crianças e adolescentes de 0 a 17 anos que vivem na pobreza, em suas múltiplas dimensões. Segundo o levantamento, até o ano de 2019, 92,8% dos jovens maranhenses nessa faixa etária viviam na linha da pobreza. Já em 2023, esse número caiu para 88,6%.

A projeção do Unicef aponta que em todo o país houve redução no percentual de crianças e adolescentes com renda abaixo da linha da pobreza monetária. Baseado na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PnadC), o estudo analisou sete dimensões fundamentais: renda, educação, acesso à informação, água, saneamento, moradia e proteção contra o trabalho infantil.

“É uma análise da composição de diferentes indicadores. A composição desses índices nós chamamos de Perfil Multidimensional da Pobreza no Brasil. No caso específico, esse que foi lançado, ele avalia o progresso desses indicadores combinados, comparando 2019, que foi o estudo anterior, com o atual”, explica a chefe do escritório do Unicef em São Luís, Ofélia Silva.

A projeção do Unicef avalia que no Brasil a redução da pobreza multidimensional teve como principal vetor o aumento da renda familiar, atrelado à ampliação do programa Bolsa Família, do governo federal, e pela melhoria no acesso à informação.

Para o secretário de Estado de Monitoramento das Ações Governamentais (Semag), Alberto Bastos, no Maranhão, contribuíram para a redução dos índices programas sociais como o Mais Renda e o Minha Renda, atrelados à políticas de combate à fome, como a expansão da rede de Restaurantes Populares, que já conta com mais de 180 unidades e se consolidou como a maior rede do tipo em atividade na América Latina.

“O combate à fome é uma das prioridades do governador Carlos Brandão, razão pela qual o número de Restaurantes Populares saltou de 100 para mais de 180, disponibilizando mais de 115 mil refeições diárias à população ao custo de R$1,00. São ações como essa que facilitam a empregabilidade, que facilitam a ocupação, fazem com que as pessoas aumentem de renda e a gente consegue combater a fome de maneira mais significativa”, pontuou Bastos.

O relatório aponta que o Maranhão teve uma redução exponencial na insegurança alimentar, saindo de 73,5%, em 2018, para 51,3%, em 2023. O subsecretário da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), Lívio Corrêa, ações estaduais foram determinantes para a queda nos indicadores da pobreza entre jovens.

“Hoje trabalhamos com vários programas sociais que fazem com que esses índices melhorem. Temos uma rede com mais de 180 Restaurantes Populares, produzindo 185 mil refeições/dia. Temos programas socioprodutivos como o Mais Renda e o Minha Renda, que você coloca diretamente nas famílias, recursos financeiros que vão proporcionar o desenvolvimento. Estamos falando de vários programas que o Governo do Estado apoia, para que a gente persiga esse índice e o baixemos cada vez mais”, destacou Lívio Corrêa.

Educação

Em relação ao tópico educação, uma das dimensões analisadas pelo estudo do Unicef, o Brasil registrou tendência de estabilidade e decréscimo nas privações extremas de educação, partindo de 1,6%, em 2019, e diminuindo para 1,2%, em 2023.

Esta redução revela que as condições mais severas de acesso à educação podem estar sendo mitigadas de forma mais eficaz. O secretário adjunto dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Armando Nobre, comemorou os números apresentados pelo relatório do Unicef, mas adverte que ainda há muito trabalho para melhorar esses indicadores.

“A gente precisa ainda estar avançando nas questões da educação, tanto é que o nosso governo agora, recentemente, lançou o programa Maranhão Alfabetizado, que é importante para que a gente possa não só dar dignidade à educação, mas que essas famílias também tenham no seu seio, pessoas que tenham acesso à educação de qualidade e na idade certa”, frisou.

Maranhão Livre da Fome

Para 2025, uma nova política de governo será implantada para mitigar ainda mais os números da insegurança alimentar no Maranhão. Trata-se do ‘Maranhão Livre da Fome: saindo da pobreza e gerando renda’, programa que foi estruturado pela Semag com o objetivo de retirar 97 mil famílias maranhenses – cerca de 500 mil pessoas – da extrema pobreza.

“Reduziremos drasticamente aquele restante de famílias que ainda se encontram em situação de extrema pobreza, que mesmo recebendo Bolsa Família, ainda ostentam uma renda per capita inferior a R$ 218,00. Para essas, nós daremos um crédito de R$ 200,00 para aquisição de produtos alimentícios. Esse valor será mensal e será acrescido de R$ 50,00, caso a família possua crianças de 0 a 6 anos”, detalha o titular da Semag, Alberto Bastos.

Codoense morre após ser baleado pelo ex da atual namorada em boate em Peixoto de Azevedo (MT)

Na madrugada deste sábado, Robson Lima da Silva, de 25 anos, natural de Codó (MA), morreu após ser baleado em uma boate localizada em Peixoto de Azevedo, a 197 km de Sinop, no Mato Grosso. O principal suspeito do crime é o ex-companheiro da atual namorada de Robson, que segue foragido.

De acordo com o boletim de ocorrência, a Polícia Militar foi acionada e se dirigiu ao local, onde recebeu informações de que a vítima havia sido levada às pressas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) pela namorada. Na unidade de saúde, Robson ainda apresentava sinais vitais e estava consciente, recebendo os primeiros socorros após ser atingido por dois disparos no tórax.

A namorada da vítima relatou à polícia que estava na boate com Robson quando o ex-namorado tentou agarrá-la à força. Após se desvencilhar, ela foi para perto de Robson, momento em que o suspeito sacou uma pistola e atirou contra ele. Em seguida, o autor do crime fugiu em um veículo Corolla preto.

Segundo o depoimento, o ataque foi motivado por ciúmes. A Polícia Militar informou que, apesar dos esforços médicos, o estado de saúde de Robson piorou, e ele não resistiu aos ferimentos, falecendo pouco após sua chegada ao hospital.

A Polícia Civil assumiu a investigação do caso e está realizando buscas para localizar o suspeito.

A família de Robson, que reside no Km 17, zona rural de Codó, trabalha para viabilizar o translado do corpo para que o sepultamento ocorra em sua cidade natal.

SAAE realiza limpeza da rede de esgoto durante período de chuvas em Codó

Em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura, na manhã desta sexta-feira (17), o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Codó realizou a limpeza da rede de esgoto para prevenir entupimentos e alagamentos. O serviço foi realizado com o uso de hidrojateamento, uma técnica eficiente que utiliza um caminhão equipado com bomba de alta pressão e reservatório de água, garantindo a desobstrução completa das tubulações.

De acordo com o SAAE, a intensificação deste trabalho é uma prioridade da gestão do prefeito Chiquinho FC, que solicitou medidas preventivas devido ao período de chuvas que a cidade enfrenta. A ação tem como objetivo evitar transtornos para a população e melhorar o escoamento das águas pluviais, minimizando riscos de alagamentos em áreas mais vulneráveis.

Conforme o secretário de Infraestrutura Márcio Esmero, a gestão municipal trabalha com objetivo de ampliar a rede de esgoto em Codó. “A nossa intenção é captar recursos de um projeto de ampliação da rede de esgoto e modernização da da estação com criação de mais lagoas além de uma estação de recalque”, confirmou o secretário .

Para que o sistema de esgoto funcione corretamente, é fundamental que a população codoense colabore, evitando jogar lixo em locais inadequados, como ruas e bueiros. A participação de todos é essencial para garantir uma cidade mais limpa e preparada para enfrentar o período chuvoso.

Vice governador Felipe Camarão cumprirá agenda oficial em Codó

A partir do próximo domingo (19), o vice-governador Felipe Camarão cumprirá agenda em Codó, ao lado do Prefeito Chiquinho FC. Camarão participará de um evento de filiação do Partido dos Trabalhadores (PT), às 17h, no Hotel Estação, com membros do partido.

Na segunda-feira (20), o vice-governador participará da 35° corrida de São Sebastião, evento realizado pela Prefeitura Municipal de Codó.

Após a participação na corrida, Camarão seguirá para um encontro com lideranças políticas do município. O vice-governador encerrará as atividades após a procissão de São Sebastião, ocasião onde será realizada uma missa campal com o Bispo Dom Sebastião, da Diocese de Coroatá.

Felipe Camarão é um grande parceiro da gestão do Prefeito Chiquinho FC, e o objetivo de sua visita à Codó é reforçar o apoio às ações municipais.

Assessoria de Comunicação

Prefeitura Municipal de Codó

Governo do Maranhão vai entregar mais de mil carrinhos do ‘Programa Mais Renda’ em parceria com a Equatorial

Para ampliar as políticas de inclusão socioprodutivas e geração de emprego e renda, o Governo do Maranhão fechou parceria com a Equatorial Maranhão para a distribuição de mais 1.000 carrinhos do Programa Mais Renda este ano. O anúncio foi feito pelo governador Carlos Brandão nesta quarta-feira (15), após reunião com o diretor-presidente da Equatorial Maranhão, Servio Túlio dos Santos.

Foto Divulgação

O Programa Mais Renda foi instituído pelo Governo do Estado para oportunizar a inclusão produtiva de famílias em situação de vulnerabilidade social, por meio da inserção e organização dos empreendimentos existentes na informalidade, buscando ampliar a renda desses trabalhadores.

Fechamos uma parceria com a Equatorial Energia para distribuir mais mil carrinhos do Programa Mais Renda. Uma iniciativa que vai ajudar muitas famílias do Maranhão a vender seus produtos, gerar renda e garantir o sustento. Estamos trabalhando para ampliar ainda mais parcerias e atender quem mais precisa”, afirmou o governador Carlos Brandão.

O diretor-presidente da Equatorial Maranhão, Servio Túlio dos Santos, ressaltou que a parceria com o Governo do Maranhão faz parte do compromisso social da empresa. “A Equatorial Energia ratifica seu compromisso com o social e com o desenvolvimento do Estado por meio dessa parceria, contemplando um programa de grande alcance social e que é muito importante para as classes trabalhadoras”, afirmou.

Foto Divulgação

Paulo Casé, secretário de Estado de Desenvolvimento Social, deu mais detalhes sobre o público-alvo beneficiário do Mais Renda, que contribui para aumentar a geração de emprego no estado. “Este é um programa que atende, principalmente, aquelas famílias que estão inscritas no CadÚnico e que estão em vulnerabilidade ou na informalidade, mas que querem empreender”, disse.

Quem pode participar do programa

Para receber um carrinho do Mais Renda, o beneficiário precisa se inscrever no edital do programa, cuja edição deste ano  ainda será lançada pelo Governo do Maranhão. Todas as informações e prazos serão amplamente divulgados nos canais oficiais, nas redes sociais e na imprensa.

Os selecionados recebem capacitações nas suas áreas de atuação, kits com equipamentos de trabalho e o Auxílio Mais Renda para investirem na compra dos primeiros produtos para a comercialização.

Para participar, o potencial beneficiário deverá obrigatoriamente estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Foto Divulgação

Programa Mais Renda

O Programa Mais Renda foi criado pela Lei nº 10.400, de 29 de dezembro de 2015 e tem o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade de vida de seus beneficiários, por meio da inclusão socioprodutiva e aumento da renda de famílias em situação de vulnerabilidade social.

O Programa Mais Renda já beneficiou 5.232 empreendedores nas atividades de alimentação, beleza, confeitaria e costura, em 157 municípios do Maranhão. Vale ressaltar que 83% dos beneficiários do Mais Renda são mulheres.

Seduc anuncia novo mobiliário para escolas estaduais no ano letivo de 2025

A Secretaria de Educação do Estado (Seduc) reuniu a comunidade escolar e apresentou uma importante iniciativa para o fortalecimento da rede pública de ensino, com a entrega de novos mobiliários, fardamentos e equipamentos escolares. A ação, que tem como objetivo aprimorar a infraestrutura das escolas, está alinhada com os preparativos para o ano letivo de 2025, previsto para começar em 3 de fevereiro, e beneficiará todas as unidades do Maranhão. A medida busca criar ambientes mais modernos, confortáveis e eficientes para estudantes e professores.

O anúncio de novo mobiliário e equipamentos pedagógicos foi feito pelo governador Carlos Brandão e pela secretária de educação Jandira Dias, durante evento com a presença de professores, gestores escolares, representantes das Unidades Regionais de Educação e autoridades.

Durante a entrega para as escolas da rede pública estadual, o governador Carlos Brandão ressaltou a importância estratégica dos investimentos na educação. A iniciativa, que abrange desde móveis escolares até recursos tecnológicos e utensílios de apoio, visa modernizar a infraestrutura das instituições de ensino e proporcionar um ambiente mais acolhedor e funcional.

“A educação é a base do desenvolvimento, e investir nela é fundamental para o futuro do Maranhão. Por isso, acabamos de entregar para nossa rede pública de ensino mais móveis, computadores, fogões, geladeiras e demais equipamentos essenciais para compor o mobiliário das nossas escolas. Esses materiais garantem mais estrutura e qualidade no ambiente escolar, além de valorizar os professores e oferecer aos nossos estudantes melhores condições para seu aprendizado e desenvolvimento”, destacou o governador.

Entre os materiais a serem entregues estão projetores multimídia, aparelhos de ar-condicionado, estabilizadores, nobreaks, cadeiras universitárias com prancheta, conjuntos escolares para alunos,  mobiliário escolar para professores, computadores desktop e televisores de 50 polegadas. O governo ainda oferta os seguintes itens: laboratórios BNCC, incluindo kits para física, química, biologia e matemática, armários estudantis tipo guarda-volumes, ventiladores de parede e utensílios para cozinha escolar, como kits de alimentação e fogões industriais, além de eletrodomésticos, incluindo refrigeradores e freezers.

A secretária de Educação, Jandira Dias, destacou o investimento significativo realizado para a melhoria da rede estadual de ensino. “Estamos comprometidos em transformar o ambiente escolar, reconhecendo-o como peça fundamental no processo de aprendizagem. Com esses novos equipamentos e mobiliários, garantimos aos nossos alunos o acesso a recursos modernos e adequados, promovendo um ensino de qualidade e contribuindo para sua formação integral”, afirmou a secretária.

Planejamento e Investimento

Por meio de um levantamento minucioso realizado junto às unidades escolares, a gestão da Seduc identificou e catalogou as principais demandas em termos de mobiliário e equipamentos, com o objetivo de aprovisionar as instituições. Este momento de escuta teve participação direta dos gestores escolares, que apresentaram suas realidades e apontaram os itens mais urgentes para a melhoria do ambiente escolar.

A partir dessas informações, foi elaborado um planejamento estratégico para a aquisição dos materiais, contemplando desde móveis e utensílios básicos até equipamentos tecnológicos.

Para a secretária Jandira Dias, o diálogo com a comunidade escolar é essencial para garantir que os investimentos atendam, de fato, às necessidades reais das unidades. “Nosso compromisso é construir uma educação pública cada vez mais forte e eficiente. Por isso, ouvimos de perto as demandas de cada escola, entendendo suas necessidades específicas para que os recursos sejam aplicados de forma assertiva e impactem diretamente no processo de ensino e aprendizagem”, frisou.

O planejamento busca assegurar com que as escolas estejam completamente preparadas para receber os estudantes no próximo ano letivo, com infraestrutura adequada para oferecer um ensino de qualidade. A Seduc reforça que o investimento em materiais e equipamentos é parte de um conjunto de ações voltadas ao fortalecimento da educação pública no estado.

Os novos equipamentos, adquiridos por meio de recursos do Precatório do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), Tesouro Estadual, e programa de Fomento de Escolas em Tempo Integral, contemplam tanto as necessidades acadêmicas quanto as operacionais das escolas. Os laboratórios BNCC, por exemplo, permitirão aulas práticas mais dinâmicas e interativas, enquanto itens como ventiladores e ares-condicionados trarão mais conforto às salas de aula. Foram investidos mais de cem milhões de reais na aquisição dos itens.

A entrega do material inicia ainda este mês, assegurando com que tudo esteja em pleno funcionamento para o início do ano letivo. O reforço na infraestrutura promete ser um marco na valorização da educação estadual e na promoção da qualidade no ensino público.

Novo mobiliário para escolas estaduais

50689_whatsapp_image_2025_01_15_at_20.27.33_2492827260567860939
71be8de8-9f9b-4cf2-8cb2-7c9b64faee17
0b6f0518-3cad-442f-83e3-fd2cf8094e12
e044a026-f66a-4f4f-a8b9-3b1045a4d121
31bbbab7-e3f6-4bac-b5d4-53cd6d4827b2
6d31eca6-571f-4dd0-9948-3de4006d7a5c
0ce3fd8d-bf15-44af-886e-2ad077a5be9f
f1edb356-b06b-4f1a-9622-ec21adc3c5b0