Blog do Daniel Sousa Codó - Jornalismo Verdade

Contas de campanha do vereador Pastor Max são aprovadas pela Justiça Eleitoral

Reeleito para mais um mandato como vereador, Pastor Max teve as contas de sua campanha de 2024 aprovadas pela Justiça Eleitoral.

“As inconsistências identificadas foram devidamente tratadas e não comprometeram a movimentação financeira apresentada. A recomendação foi pela aprovação com ressalvas”, destacou o parecer do Ministério Público.

Pastor Max, que tem uma trajetória marcada pela atuação em defesa dos evangélicos e do desenvolvimento educacional codoense, reiterou seu compromisso com a transparência e os princípios éticos que pautaram sua campanha.

Com a aprovação das contas, o vereador reeleito avança para a diplomação, prevista para os próximos dias.

ENTROU ÁGUA: Justiça suspende votação na câmara que iria cassar Zé Francisco

Prefeito Zé Francisco

A cassação do mandato do prefeito de Codó, José Francisco Lima Neres, esbarrou na Justiça. Na noite de ontem (28), a juíza Elaile Silva Carvalho, da 1ª Vara do município, concedeu liminar suspendendo o processo e cancelando a sessão de julgamento que estava marcada para esta sexta-feira (29).

Zé Francisco acionou o Judiciário contra a Comissão Processante da Câmara e quatro vereadores, apontando irregularidades no andamento do caso. As acusações contra ele incluíam nepotismo e falhas no Portal da Transparência, mas a juíza concluiu que a denúncia carecia de mais provas.

Agora, a Comissão Processante terá de lidar com o desgaste jurídico, enquanto o Ministério Público também será ouvido sobre o caso. Por ora, a situação permanece sem uma resolução definitiva.

Em Brasília, Francisco Nagib busca inclusão digital para o Maranhão

O deputado estadual Francisco Nagib participou de uma agenda em Brasília, onde dialogou com o Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, sobre a instalação de um Centro de Recondicionamento de Computadores no Maranhão. O projeto visa promover a inclusão digital e garantir o descarte correto de resíduos eletrônicos.

“Estou muito feliz por poder contar com o apoio do Ministro Juscelino Filho. Seguimos em Brasília buscando parcerias para o desenvolvimento do nosso Maranhão. Estou solicitando ao Ministro das Comunicações Juscelino Filho a instalação de um Centro de Recondicionamento de Computadores que tem como objetivo apoiar e viabilizar iniciativas de promoção da inclusão digital com espaços físicos adaptados para o recondicionamento de equipamentos eletroeletrônicos, para a realização de cursos e oficinas e realiza o descarte correto de resíduos eletrônicos.”, afirmou o deputado Nagib.

A iniciativa pretende criar espaços adaptados para o recondicionamento de equipamentos, além de oferecer cursos e oficinas, contribuindo para a capacitação da população maranhense.

Fonte: Gilberto Léda

Prefeito eleito Chiquinho da FC realizou nesta manhã uma visita ao estádio Rene Bayma

Minha gente,
Retornei de Brasília e já no batente em nossa Codó.
Minha gente,
Hoje pela manhã nossa agenda foi uma visita ao Estádio Renê Bayma, um espaço tão querido por todos nós em Codó. Meu compromisso, a partir de 2025, é investir fortemente no esporte local, trazendo mais oportunidades para nossos jovens e para toda a nossa população.
Na minha ida a Brasília, buscando recursos junto ao Ministro dos Esportes, Fufuca, recebi sinal verde para que possamos preparar projetos que vão, certamente, oferecer mais qualidade de vida para o nosso povo através do esporte.
Um dos pontos principais é a infraestrutura.
Assim sendo vamos começar pelo começo. E vamos começar pelo esporte mais apreciado por todos: o futebol.

O jogo ainda nem começou, mas já queremos fazer gol

Grande abraço, meu povo!

Maranhão tem 93 obras de educação concluídas em 46 municípios

Foto: Divulgação / FNDE

Segundo relatório do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), o estado do Maranhão tem 93 obras da educação finalizadas em 46 municípios, com 52 concluídas em 2023 e 41 em 2024. Com esses números, o Maranhão é o quarto estado com mais obras, após Ceará (102), Bahia (107) e Minas Gerais (205).

As melhorias beneficiam mais de 25,8 mil alunos, entre eles 8,6 mil matriculados no período integral. O valor total do investimento supera R$ 85,4 milhões, dos quais R$ 75,6 milhões já foram pagos.

As ações contemplam reformas, coberturas de quadras esportivas, ampliações e melhorias em escolas de ensino fundamental, profissionalizante e educação infantil.

As melhorias beneficiam mais de 25,8 mil alunos, entre eles 8,6 mil matriculados no período integral. O valor total do investimento supera R$ 85,4 milhões, dos quais R$ 75,6 milhões já foram pagos.

Câmara de Codó julga cassação de Zé Francisco nesta sexta (29)

Prefeito Zé Francisco

O futuro político do prefeito de Codó, Zé Francisco, será decidido nesta sexta-feira (29), às 9h, em uma sessão extraordinária da Câmara Municipal.

O encontro, que será transmitido pelas redes sociais da Casa, foi convocado para apreciar o parecer da Comissão Processante que concluiu pela procedência de diversas acusações contra o gestor, incluindo desvios de verbas públicas, corrupção passiva, lavagem de dinheiro e fraudes em processos licitatórios.

Após uma investigação detalhada, que incluiu análise de documentos e depoimentos, o relatório final recomenda a cassação do mandato do prefeito.

O desfecho desta votação poderá antecipar o fim do mandato de Zé Francisco, que sofreu derrota nas eleições para o empresário Chiquinho FC.

Veja o comunicado:

Homem que estava desaparecido é encontrado morto na zona rural de Peritoró

O corpo da vítima foi encontrado em estado avançado de decomposição (foto: reprodução)

O corpo de um homem natural de Lima Campos, que estava desaparecido desde do última sexta-feira (22), foi encontrado em uma área de matagal no município de Peritoró, na tarde desta terça-feira (26).

Messias Frota de Oliveira, de 30 anos, saiu de casa dizendo que iria para o aniversário da cidade de Peritoró, depois disso não foi mais visto. O corpo do homem foi encontrado no mato, já em estado avançado e decomposição. A veículo que ele pilotava estava do lado do corpo.

A Polícia Civil de Peritoró acredita que o homem pode ter morrido vítima de acidente, mas o caso está sendo investigado.

Olimpíada Nacional de Eficiência Energética 2024 premia 8 mil alunos em edição histórica com apoio do Grupo Equatorial

Competição contou com inscrição de mais de 260 mil estudantes do 8º e do 9º ano das redes pública e particular do país_

A Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE) 2024, que tem apoio da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e do Grupo Equatorial, acaba de divulgar o resultado de sua edição recorde: oito mil alunos do 8º e 9º ano foram premiados com medalhas, sendo 2.666 de ouro, em um evento que mobilizou cerca de 260 mil estudantes por todo o país. A competição, que contou com a participação de 48 concessionárias de distribuição de energia elétrica do Brasil, de todos os estados do país e do Distrito Federal, selecionou os melhores alunos em provas e desafios realizados entre os dias 7 e 12 de outubro.

O Grupo Equatorial apoiou a iniciativa, reforçando seu compromisso com a educação e sustentabilidade na região onde atua, nos estados do Maranhão, Pará, Piauí, Goiás, Amapá, Alagoas e Rio Grande do Sul. Segundo a Dayane de Matos Pereira, Líder de Operações PEE, o Grupo Equatorial incentivou e mobilizou diversas escolas, alunos e professores nas áreas de concessão a participarem da ONEE 2024. “Acreditamos que a educação e conscientização de crianças e jovens é um passo fundamental para promover atitudes de consumo consciente e seguro de energia elétrica. O resultado de todo esse esforço é o grande número de escolas, alunos e professores que participaram das formações, desafios e o grupo de alunos que se destacaram entre os mais de 260 mil inscritos”, afirmou.

A Equatorial Maranhão estimulou a participação dos alunos maranhenses, com campanha específica voltada para estudantes e professores, com a realização de ações e blitze informativas em escolas públicas e particulares do estado.

Além das medalhas de ouro, prata e bronze, a competição garantiu uma premiação especial para os melhores alunos de cada estado, que receberão notebooks e serão homenageados em uma cerimônia em Brasília, no dia 27, no SESI Lab. No Maranhão, o estudante, Ian Vitor Souza Fonseca, da escola Portal do Saber, foi classificado para participar da cerimônia de premiação. Os estudantes medalhistas de ouro, prata e bronze também avançam automaticamente para a 2ª fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) de 2025.

*ONNE* – A ONEE é muito mais que uma premiação, é uma iniciativa que propicia um ambiente diferente e motivador na escola. Por meio da ONEE, os alunos têm contato com questões interessantes e desafiadoras de ciência e são estimulados a trabalhar em grupo.

O objetivo principal é estimular o estudo sobre Eficiência Energética por meio de desafios gamificados, que despertem o interesse e a curiosidade de professores e estudantes.

*SERVIÇO:* Cerimônia premiação ONEE

Data: 27 de novembro de 2024
Horário: A partir de 9h
Local: SESI Lab – Setor Cultural Sul, Brasília, Brazil 70297400

Outras informações: https://www.onee.org.br/

1ª Corrida da Semana da Cultura Evangélica acontece neste sábado (30) em Codó

Pela primeira vez em Codó, vai acontecer a 1ª Corrida da Semana da Cultura Evangélica, no próximo sábado (30). Com largada marcada para as 6h, na Praça de São Sebastião, o evento contará com um percurso de 5 km e promete atrair corredores de toda a região.

A corrida integra a programação oficial da Semana da Cultura Evangélica, que acontece de 24 a 30 de novembro, e simboliza o encerramento de uma semana dedicada à celebração da fé e da cultura cristã.

Organizada como parte do encerramento da Semana da Cultura Evangélica, todos os corredores que completarem o trajeto receberão uma medalha de participação alusiva ao evento, enquanto os 10 primeiros colocados nas categorias masculino e feminino serão premiados com troféus especiais.

A Semana da Cultura Evangélica, que acontece de 24 a 30 de novembro, é uma tradição em Codó, instituída por lei, e reúne fiéis de diversas denominações cristãs. A programação é diversa, incluindo exposições, palestras, cultos religiosos, apresentações musicais, danças e peças teatrais.

O objetivo da festividade é promover a cultura evangélica, incentivando o louvor e a adoração valorizando as expressões culturais e ministeriais em Codó. O evento também cria oportunidades para artistas e profissionais da área, contribuindo para o fortalecimento das manifestações culturais da cidade.

A Corrida da Semana da Cultura Evangélica reforça o papel da fé como integradora, unindo esporte e celebração em um momento de comunhão para a população codoense.

Brandão anuncia pagamento de novembro e 13º salário

Nesta terça-feira (25), o governador Carlos Brandão anunciou, por meio de suas redes sociais, as datas de pagamento dos salários dos servidores estaduais referentes ao mês de novembro. Na mesma postagem foi anunciada também a segunda parcela do 13º salário.

Em seu perfil oficial na internet, o governador escreveu: “Os salários dos servidores estaduais referentes ao mês de novembro serão pagos nesta quinta-feira (28), e a segunda parcela do 13º ficou para o dia 13 de dezembro. Compromisso com os nossos servidores e com a economia do Maranhão!”

O governo do Estado tem dado continuidade ao pagamento antecipado como forma de reforçar a valorização dos servidores estaduais. Além disso, a medida contribui para a movimentação econômica do estado e garante mais tranquilidade financeira às vésperas do período natalino.