Blog do Daniel Sousa Codó - Jornalismo Verdade

Polícia Militar de Timbiras apreende arma de fogo durante blitz em Zona Rural

Objetos apreendidos pela PM

Em mais uma Blitz realizada nas proximidades do LIXÃO, que fica na estrada vicinal que da acesso ao Campestre dos Alvins e adjacências.

A viatura da PM realizou uma abordagem a uma motocicleta sem placa, tendo como condutor o nacional de nome Milton de Sousa Lima, foi verificado que o mesmo estava armado, com um revólver calibre 32, municiado com seis munições intactas.

Momento em que a guarnição deu voz de prisão para o nacional. O veículo conduzido pelo nacional, uma motocicleta Honda CG125, cor preta, CHASSI: 9C2JC4120BR747404, sem placa. Ele foi apresentado, sem lesões corporais, juntamente com o veículo, e entregue a delegacia supra citada anteriormente para as devidas providências cabíveis.

MATERIAIS APREENDIDOS:

R$ 1.278,00 (Um mil e duzentos e setenta e oito reais) (doze notas de cem reais, uma nota de cinquenta reais, duas notas de vinte reais, uma nota de cinco reais, uma nota de dois reais, uma moeda de um real).

01 (Uma) motocicleta Honda CG 125, cor preta, chassi: 9C2JC4120BR747404.

01 (Um) controle da motocicleta.

01 (Um) revólver calibre 32, de número197.

01 (Um) coldre para revólver calibre 32.

06 (Seis) munições CBC calibre 32 intactas.

01 (Um) celular Samsung.

01 (Um) óculos escuro.

01 (Um) capacete preto.

01 (Um) relógio de pulso de cor amarela. 01 (Uma) mochila de cor marrom. Uma chave.

GUARNIÇÃO DE PLANTÃO

SSP/MA.PMMA. CPI.CPAI-4.17° BPM

CMT 17° BPM: TC QOPM JOANILSON

SUB-CMT 17° BPM:  MAJ QOPM FRANCILENE

CMT DO 3° PEL: 1° TEN. QOPM IURY

CPU DO DIA: CB Bonfim

Fonte: Policia Militar

Governo amplia “Programa AVC – Cada Segundo Importa” e implanta o serviço na região de Codó

O Governo do Maranhão ampliou o Programa AVC – Cada Segundo Importa no Maranhão. A estratégia executada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) foi implantada na região de Codó, no último dia 28 de novembro, garantindo assistência aos casos de acidente vascular cerebral de forma ágil, segura e eficaz.

As Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de Codó e Coroatá, da rede estadual de saúde, serão a porta de entrada para os pacientes com sinais de AVC na região. O corpo profissional foi capacitado para dar início ao protocolo indicado.

A referência hospitalar para os pacientes que se enquadrarem no perfil assistencial do programa será o Hospital Macrorregional Alexandre Mamede Trovão, em Coroatá. Lá, o atendido transferido da UPA será submetido a tomografia para confirmação do AVC e aplicação do trombolítico, caso tenha a indicação do protocolo.

“A expansão do Programa AVC – Cada Segundo Importa é um importante marco no diagnóstico e no tratamento do AVC, permitindo à população o acesso ao tratamento e melhorando a qualidade de vida dos pacientes. Por isso, o governador Carlos Brandão tem dado especial atenção ao tema”, pontuou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

De acordo com o protocolo, o paciente é avaliado quanto à possibilidade de Terapia Reperfusional, trombólise endovenosa química, se estiver dentro de 4 horas e 30 minutos do início dos sintomas.

“A gestão do governador Carlos Brandão tem primado pela descentralização dos serviços, em especial a assistência ao AVC. Com o objetivo de garantir diagnóstico e tratamento precoce, a intenção é reduzir possíveis sequelas, ou até mesmo o número de óbito decorrente do acidente vascular cerebral. E, com isso, permitir que o paciente com sinais e sintomas encontre nas UPAS o atendimento e aparato profissional necessários”, pontuou a coordenadora da Rede de Urgência e Emergência da SES, Nayanne Lara Rocha.

A URS de Codó é formada ainda pelos municípios de Coroatá, Peritoró, São Mateus, Timbiras e Alto Alegre. Neste sentido, a expansão do Programa AVC – Cada Segundo Importa foi implementado em unidades de Codó e Coroatá, ampliando a oferta da assistência especializada no interior do estado, que também já está disponível na URS de Bacabal, tendo como referência o Hospital Regional Dra. Laura Vasconcelos.

Programa

O “Programa AVC – Cada Segundo Importa” foi criado visando dar apoio à Rede de Atenção às Urgências e Emergências (RUE) no estado, fundamentado assim as melhores evidências disponíveis na literatura médica, que é periodicamente atualizada. O principal objetivo é salvar vidas, reduzindo a existência de sequelas permanentes nas pessoas acometidas pelo acidente.

Além do interior do estado, a iniciativa de governo, que integra um dos eixos do Programa Cuidar de Todos, está implementada nas UPAs da Grande Ilha (Bacanga, Cidade Operária, Araçagi, Parque Vitória, Vinhais e Paço do Lumiar), tendo os Hospitais da Ilha e Geral da Vila Luizão como a referência assistencial.

Fonte: Governo do Maranhão

MP recupera R$ 248 milhões em impostos da Fábrica de Cimento de Codó

O Ministério Público do Maranhão (MPMA), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal (Gaesf), conseguiu recuperar mais de R$ 251 milhões em impostos sonegados. As investigações resultaram em audiências extrajudiciais realizadas entre os dias 2 e 5 de dezembro, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em São Luís.


As audiências contaram com a participação da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e da Procuradoria-Geral do Estado (PGE-MA). Sob a coordenação do promotor de justiça Giovanni Papini, o Gaesf ofereceu aos contribuintes inadimplentes com o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) a possibilidade de regularizar os débitos sem enfrentar ação penal por apropriação indébita tributária.

Foram agendadas 35 audiências no período. Destas, 25 resultaram em acordos para quitação das dívidas. No entanto, oito audiências precisaram ser adiadas devido à dificuldade de localização dos contribuintes, que serão convocados para novas sessões. Duas empresas não compareceram e deverão responder judicialmente por crime tributário.

O maior montante recuperado veio da empresa Itapicuru Agro Industrial S/A, com sede em Codó. A negociação resultou na devolução de R$ 248.195.520,85 aos cofres públicos. Esse acordo foi possível após uma ação penal movida pela 4ª Promotoria Regional da Ordem Tributária na comarca de Codó.

Brandão nomeia quase 400 novos soldados para PM do Maranhão

O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), nesta quarta-feira (04), anunciou a nomeação de quase 400 novos soldados para a Polícia Militar, no sentido reforçar a Segurança Pública.

Com a nomeação dos novos soldados, o governador assegurou que foi zerado, na sua gestão, o cadastro de reserva do último concurso público.

“Acabo de assinar a nomeação de 369 soldados para a nossa Polícia Militar, além de 20 oficiais de saúde, incluindo 12 dentistas, que atuarão em 12 regionais do nosso estado, e atenderão também os alunos dos Colégios Militares. Com estes 389 nomeados, já totalizamos 1.445 agentes convocados do concurso público de 2017 e zeramos o cadastro reserva. Seguimos reforçando o compromisso de garantir um Maranhão mais seguro para todos!”, destacou Brandão.

É aguardar e conferir.

Festas de Fim de Ano: Equatorial Maranhão reforça cuidados essenciais com instalações elétricas dentro de casa

O mês de dezembro chegou, e com ele, as decorações que desempenham um papel importante ao trazer a magia e encantamento neste período. Muitas famílias costumam decorar suas casas como forma de criar um ambiente acolhedor e festivo. Elementos como árvores de natal, pisca-piscas, fitas de LED coloridas e lâmpadas decorativas são bastante procurados e utilizados para enfeitar os ambientes no clima das festas de fim de ano. Nesse sentido, a Equatorial Maranhão destaca a importância de adotar medidas de segurança essenciais para prevenir acidentes, principalmente em ambientes residenciais, assegurando que as festividades aconteçam com tranquilidade.

Para garantir a segurança no ambiente familiar, é fundamental escolher produtos de qualidade, de boa procedência e que apresentem o selo de certificação do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

“Durante este período, é comum que as famílias caprichem na decoração natalina com o intuito de entrar no clima festivo. No entanto, é importante lembrar que a segurança deve ser uma prioridade, por isso, investir em pisca-piscas com lâmpadas de LED é a melhor opção de decoração, pois são bem mais econômicas, eficientes, duráveis e ecológicas. É importante escolher cuidadosamente o tipo de material para os enfeites; deve-se evitar marcas sem certificação e sem informação técnica na embalagem”, ressalta o Executivo de Segurança da Equatorial Maranhão, Gabriel Vieira.

“Outra recomendação importante para o uso de lâmpadas e pisca-piscas é evitar emendas nos fios durante a instalação. Decorações natalinas que não são instaladas corretamente podem causar acidentes graves, como choques elétricos, sobrecargas, curtos-circuitos e até incêndios. Além disso, para maior segurança e economia de energia, é importante lembrar de desligar toda a decoração que estiver ligada à energia elétrica quando ninguém estiver em casa”, completa o Executivo.

Alguns hábitos devem ser evitados para prevenir a sobrecarga nas instalações elétricas. Um deles é jamais utilizar uma única tomada para ligar vários aparelhos ou enfeites de natal na tomada ou o uso do benjamin (ou “T”).

O adequado é usar o filtro de linha (réguas com várias tomadas e interruptor). É essencial também realizar manutenções na rede elétrica com um profissional habilitado antes de fazer a montagem da decoração.

Confira algumas dicas para prevenir acidentes dentro de casa durante o período festivo:

• Para evitar acidentes, é importante montar a árvore de Natal distante de cortinas ou quaisquer outros objetos/materiais que possam propagar chamas em caso de curto-circuito. Sempre que for se ausentar de casa ou antes de dormir, a orientação é desplugar os itens decorativos da tomada;
• Deve-se tomar o máximo de cuidado com a ornamentação de áreas externas, já que, nesse período, podem haver chuvas e fortes ventos, o que agrava os riscos de acidentes;

• Evite colocar as lâmpadas muito próximas de enfeites delicados (por exemplo, os confeccionados em papel, fita, plástico) para evitar riscos de superaquecimento e incêndios;
• É importante que os adereços natalinos que utilizam eletricidade sejam compatíveis com a carga elétrica local;
• Evitar fios soltos que representam um risco para as crianças, que podem puxá-los ou se enroscar neles. Certifique-se de que os fios estejam bem organizados e, se possível, escondidos;
• Na hora da reutilização dos enfeites elétricos, é sempre importante conferir a integridade dos fios, antes do uso;
• Se optar pelo uso de velas na decoração, use-as com suportes não inflamáveis e mantenha-as longe de crianças e animais;
• Mesmo com todas as precauções, é fundamental manter as crianças sob supervisão durante a época de Natal, especialmente perto de decorações que envolvem eletricidade ou itens pequenos.

A Equatorial Maranhão reforça ainda que em casos de acidentes, a melhor forma de ajudar é desligar o disjuntor ou a chave geral e ligar para a emergência no 193 (Corpo de Bombeiros) ou 192 (SAMU). Para casos de curtos em ambientes externos, acionar a Equatorial pelo telefone 116 para que seja feito o desligamento da energia. Seguindo essas dicas e mantendo a atenção redobrada na hora de decorar o ambiente, é possível aproveitar ao máximo o clima natalino e as festas de fim de ano.

*Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão*

Homem é executado a tiros em bar na cidade de Coroatá

Ivelton Cardoso da Silva, de 38 anos, foi morto a tiros na noite desta segunda-feira (2) enquanto estava em um bar na 2ª Travessa do Cajueirinho, em Coroatá (MA).

De acordo com informações do jornalista Antônio Silva, Ivelton estava tomando uma cerveja quando foi surpreendido por um homem armado, que se aproximou e efetuou vários disparos. Testemunhas relataram que a vítima foi atingida por pelo menos sete tiros, incluindo na cabeça.

Os ferimentos causados pelos disparos foram fatais, e Ivelton morreu ainda no local antes de receber qualquer tipo de socorro. A motivação do crime ainda é desconhecida, e a Polícia Civil abriu investigação para identificar o autor e esclarecer as circunstâncias do homicídio.

O caso chocou moradores da região, que relataram a violência como um grave problema em Coroatá. As autoridades pedem que qualquer informação relevante seja comunicada às forças de segurança.

Governador Brandão reforça parceria com presidente Lula em reunião em Brasília

Presidente Lula e o governador Carlos Brandão em Brasília

O governador do Maranhão, Carlos Brandão, se reuniu nesta segunda-feira (2) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília.

Durante o encontro, Brandão apresentou ao presidente as demandas em andamento no estado, como a revitalização da Avenida Metropolitana e a extensão da Avenida Litorânea, além de destacar a titulação de terras quilombolas.

O governador ressaltou a importância da parceria com o governo federal para transformar a realidade dos maranhenses, afirmando que Lula tem demonstrado um “olhar diferenciado” para o estado. Brandão também destacou o compromisso de seguir trabalhando com unidade e parceria para implementar ações que impactarão positivamente a vida da população.

PRF divulga balanço do fim de semana com acidentes e ocorrências criminais no Maranhão

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou os dados sobre os acidentes registrados nas rodovias federais do Maranhão durante o último fim de semana. Em dois dias, 11 ocorrências foram notificadas, sendo 8 classificadas como graves. Os acidentes resultaram em 10 feridos e 2 mortes.

Sábado (30/11): seis acidentes e uma morte

No sábado, seis acidentes marcaram as rodovias do estado. Quatro foram graves, causando sete feridos e uma morte.

O acidente fatal aconteceu em Itinga do Maranhão, na BR-010, às 23h30. Um motociclista de 33 anos perdeu o controle do veículo e sofreu uma queda fatal. As causas do acidente estão sendo investigadas, mas a PRF alerta para o risco de dirigir sem atenção redobrada, especialmente em horários noturnos.

Domingo (01): cinco acidentes e uma vítima fatal

No domingo, foram registrados cinco acidentes, dos quais quatro resultaram em graves consequências. O número de feridos foi menor, totalizando três pessoas, mas outra morte foi registrada.

O caso ocorreu na BR-010, em Açailândia, por volta das 5h da manhã. Um motociclista de 31 anos trafegava na contramão e colidiu de frente com um caminhão. A força do impacto resultou na morte do motociclista ainda no local.

Além dos acidentes, a PRF registrou ocorrências criminais durante o fim de semana nas rodovias federais do Maranhão:

Embriaguez ao volante:

Em Bela Vista do Maranhão (BR-222), um motorista embriagado perdeu o controle do carro e bateu em uma árvore. Ele admitiu ter consumido álcool e foi encaminhado à delegacia.

Em Barra do Corda (BR-226), um motociclista foi flagrado com alto teor de álcool no sangue após denúncia de outro motorista. O condutor foi preso.

Em Imperatriz (BR-010), um motorista embriagado provocou um acidente, deixando um motociclista gravemente ferido. Ele tentou fugir, mas foi capturado e preso.

(Foto: Divulgação/PRF)

Crimes diversos:

Em São Luís, uma motocicleta foi apreendida com chassi adulterado e registro de roubo. O condutor e o suposto proprietário foram levados à delegacia.

Em Bacabeira, uma arma de uso restrito foi encontrada em um veículo durante abordagem. O motorista foi preso por porte ilegal de arma de fogo.

(Foto: Divulgação/PRF)

*Fonte: PRF

CASSAÇÃO: O QUE TRAMAM CÂMARA E ZÉ FRANCISCO PARA ESTA SEMANA?

CASSAÇÃO: O QUE TRAMAM CÂMARA E ZÉ FRANCISCO PARA ESTA SEMANA?

De um lado 14 vereadores ainda sem anunciar o que farão com a decisão da juíza Dra. Elaile Silva Carvalho que suspendeu a sessão de julgamento da última sexta-feira, 29/11.l, que afataria o atual gestor do poder.

Do outro, o prefeito Zé Francisco tentando adivinhar ou obter informações privilegiadas do movimento da Câmara para, como fez na semana passada, se antecipar e, dando sorte, suspender de novo.

Na Câmara ainda existem duas denúncias, uma com a presidência de Araújo Neto e a outra com Leda Torres.

Queima-se mais um cartucho ou tenta-se colocar nova pólvora naquele que a Justiça queimou (recorrendo da demissão)?

O que Zé fez foi surpreendente para quem o subestimou, daí a necessidade de ser mais esperto que ele no próximo passo.

Em vez de alarde, como fizeram antes, o silêncio, até mesmo para com a imprensa, sobre a próxima estratégia parece ter virado a nova estratégia dos vereadores, prudente até.

Até 31 de dezembro de 2024, prepare-se, ainda teremos muitos capítulos desta novela.