Blog do Daniel Sousa Codó - Jornalismo Verdade

O prefeito eleito Chiquinho da FC (PT) e a vice Cinthya Rolim (PV) foram diplomados na noite desta terça-feira em Codó

O prefeito Chiquinho da FC (PT) e a  vice-prefeita Cinthya Rolim (PV), ambos eleitos no dia 6 de outubro para administrar Codó entre 2025 e 2028, foram diplomados pela Justiça Eleitoral em cerimônia realizada na terça-feira (17), no auditório do prédio da UFMA. Na oportunidade, os 19 vereadores que irão compor a próxima legislatura também foram contemplados.

A audiência foi presidida pela juiz da 7ª Zona Eleitoral de Codó, Dr. Iran Korban Filho. A entrega dos diplomas é um ato formal indicando que o eleito está apto para exercer, a partir de 1º de janeiro (quando ocorre a posse de fato), a função para qual foi escolhido pela sociedade por meio do voto.

O prefeito Chiquinho da FC foi convidado a fazer uso da palavra após ser diplomado e disse que “hoje, mais do que nunca, temos a plena consciência que este é o momento que transcende a trajetória pessoal e profissional de cada um de nós. Esse diploma, é acima de tudo, o reflexo de confiança de cada cidadão e cidadã depositada em forma de voto, que ajudou a construir o resultado das urnas. A democracia é a base de uma sociedade justa e igualitária. O voto é a expressão mais poderosa de nossa liberdade e, aos mesmo tempo, a maior responsabilidade que temos enquanto cidadãos. Fico profundamente honrado de, por meio do voto, ter sido escolhido para contribuir com esse processo, representando as expectativas e os sonhos da nossa comunidade”.

Durante o evento, o novo prefeito declarou que pretende reestruturar Codó. Entre as suas prioridades, estão a saúde, a educação, a infraestrutura ,a assistência social e trabalhar juntos com os vereadores.

Vereador Pastor Max é diplomado para o quarto mandato na Câmara Municipal de Codó

O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão diplomou, nesta terça-feira (17), o prefeito, o vice-prefeito e os vereadores eleitos nas Eleições Municipais de 2024, em Codó. A cerimônia de diplomação ocorreu no auditório da Universidade Federal do Maranhão e foi conduzida pelo Juiz eleitoral, Dr. Iran Kurban.

Na ocasião, o vereador Pastor Max foi diplomado para mais um mandato na Câmara Municipal de Codó, o quarto consecutivo, consolidando sua trajetória de trabalho e compromisso com a população codoense. Reconhecido por sua atuação ética e pelo empenho nas áreas da educação, saúde, cultura e em causas sociais, Pastor Max agradeceu a Deus, à família e aos eleitores pela confiança depositada.

Confiança do povo é a força motriz do trabalho

A diplomação é a última fase do processo eleitoral e representa o ato que confirma, efetivamente, a eleição dos candidatos, tornando-os aptos para assumir os cargos. “A cerimônia de diplomação marca um momento de celebração e responsabilidade. Desta forma refletimos sobre a importância de continuar lutando por melhorias na saúde, educação, assistência social e infraestrutura. É o nosso compromisso e nossa missão representar os anseios da comunidade com dedicação e transparência, pois a confiança do povo é a força motriz para esse meu quarto mandato. Agradeço a Deus e ao povo codoense”, declarou o vereador reeleito, Pastor Max

Quarto mandato a serviço da população

Para o quarto mandato, o parlamentar se prepara para dar continuidade a projetos relevantes que beneficiam os cidadãos de Codó, mantendo o diálogo aberto com a população, como no projeto Gabinete na Comunidade, e fortalecendo o trabalho legislativo no cotidiano das pessoas. A diplomação do vereador Pastor Max simboliza não apenas a força de seu trabalho e de suas bases eleitorais, mas a continuidade de sua atuação como representante do povo de Codó, pautada por fé, determinação e ações concretas para o bem-estar coletivo.

Ação de Graças: Vereador Pastor Max realiza Culto em agradecimento pela vitória nas urnas e seu quarto mandato

Em um momento de fé e gratidão, o vereador Pastor Max, reuniu amigos, familiares e apoiadores para um Culto de Ação de Graças em comemoração à sua vitória nas eleições 2024 e à diplomação para o seu quarto mandato consecutivo. O evento, realizado na Igreja Batista Nacional Missionária (IBANMIC), marcou não apenas o início de uma nova jornada política, mas também uma oportunidade para reconhecer a importância da espiritualidade e da união em momentos decisivos.

Durante o culto, que contou com a presença de líderes religiosos, mensagens de reflexão e cânticos, o vereador destacou a importância da fé em sua trajetória. “Essa vitória é fruto de muito trabalho, mas, acima de tudo, da vontade de Deus e do apoio incondicional daqueles que acreditaram na nossa missão”, afirmou emocionado.

O evento também reforçou o compromisso do parlamentar com os valores que nortearam sua campanha. “A diplomação é mais que um título; é uma responsabilidade que assumo com humildade e dedicação, buscando sempre honrar aqueles que confiaram em mim para representar nossa comunidade”, ressaltou.

A celebração reuniu diversos segmentos da sociedade, fortalecendo o espírito de coletividade que marcou a caminhada política do vereador. Ao final, ele agradeceu a todos que participaram do culto e reiterou seu desejo de ser um representante que, pelo quarto mandato consecutivo, continue trabalhando pelo bem comum. O momento foi um marco na trajetória do vereador, que inicia seu mandato com a promessa de servir com integridade, fé e compromisso com a população.

É um momento de agradecer, é um momento de gratidão, o Senhor diz, é Ele o Senhor de tudo, é Ele o sustento, e é Ele que nós devemos tudo, nossa força bem-feita, nossa gratidão. Eu tenho certeza que é por isso que Deus tem nos abençoado e nos honrado, apesar de nós muitas vezes termos julgamentos, sofrimentos, acusações. Mas nenhuma delas é comprovada, nenhuma delas é afirmada. São más acusações. Não é fácil. É muito difícil. Mas Deus está no nosso caminho, intercedendo, e assim as coisas acontecem. E de lá para cá, Deus tem abençoado e tem me feito um instrumento para ajudar muitas pessoas e muitas famílias nesta cidade de Codó e ajudar muito a cidade de Codó. E isso me orgulha. Gratidão a toda minha família, a todos os amigos por todo apoio. Gratidão“, finalizou o vereador Pastor Max.

Prefeitura de Codó é alvo do MP por suspeitas em contratos com recursos do FUNDEB

Foto Reprodução

A Prefeitura de Codó está na mira da 1ª Promotoria de Justiça do município, que instaurou um inquérito civil para investigar possíveis irregularidades em contratos firmados com a empresa I.V.N. de Oliveira EIRELI.

Os contratos, custeados com recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) nos anos de 2021, 2022 e 2023, levantam suspeitas de fraudes em processos licitatórios e outras ilegalidades.

As investigações foram motivadas por denúncias de vereadores de Codó e pela análise de documentos enviados pela Procuradoria Geral de Justiça e pelo Ministério Público Federal. O inquérito foi aberto pelo promotor de justiça Raphaell Bruno Aragão Pereira de Oliveira.

Após a conclusão das etapas iniciais, o caso será encaminhado ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que decidirá sobre eventuais conflitos de competência entre os órgãos envolvidos.

Prefeito de Codó teve mandato cassado pela Câmara Municipal

A Câmara Municipal de Codó decidiu, por ampla maioria, cassar o mandato do prefeito Zé Francisco (PSDB). Ele foi investigado pela Comissão Processante devido a acusações de nepotismo e omissões na atualização do Portal da Transparência.

EXCELENTE NOTÍCIA PARA A SAÚDE : Deputado Estadual Francisco Nagib consegue emenda parlamentar de Um milhão e duzentos e Cinquenta e três mil reais, disponível para o prefeito Camilo Figueiredo usar na área da saúde no município de Codó

O deputado Estadual Francisco Nagib sensibilizado com o sofrimento dos codoenses em todas as áreas mais principalmente na saúde, alocou uma emenda de valor significativo 1.253.000 (um milhão e duzentos e cinquenta e três mil reais) que será de grande valia para o prefeito Camilo Figueiredo investir na área da saúde até o dia 31 de dezembro de 2024.

O deputado Francisco Nagib ressaltou que tem trabalhado incansavelmente na assembleia legislativa do estado do Maranhão, para que a cidade de Codó receba investimentos do governo do estado através das suas emendas.

Ainda o Deputado Estadual Francisco Nagib Pontou ao afirmar que o ex prefeito CASSADO Zé Francisco entregou uma cidade para o atual prefeito Camilo Figueiredo em estado de Calamidade pública em todas as áreas e principalmente na área da saúde, e reafirmou o seu compromisso de trabalhar incessantemente a promover o bem está dos maranhense e codoenses.

O prefeito Camilo Figueiredo agradeceu em nome dos codoenses o deputado Francisco Nagib por está junto com o povo de Codó neste momento de imensa dificuldade, e ainda falou que será de grande significância essa emenda que será usada com responsabilidade na sua totalidade para suprir as necessidades da saúde do município de Codó.

Prefeito Camilo Figueiredo garante compra de medicamentos e alimentos para abastecer HGM e UBS’s até o último dia de 2024

O prefeito de Codó, Camilo Figueiredo, e a Secretária Municipal de Saúde Camila Rodrigues estiveram no Hospital Geral Municipal na manhã do último domingo (15), onde se reuniram com a imprensa local e aproveitaram para anunciar sobre a compra da primeira parte do lote de medicamentos e alimentos que irão suprir as necessidades do HGM.

A medida, de caráter emergencial, foi tomada diante da lamentável situação de abandono da saúde, deixada pela gestão anterior, e pela grande demanda de medicamentos. A chegada do primeiro lote irá garantir que os serviços de saúde não sejam interrompidos, promovendo o bem-estar e a segurança dos pacientes que dependem da unidade para tratamentos e emergências.

Abastecimento das UBS’s

A compra de medicamentos irá continuar esta semana, com a chegada de um segundo lote, que também será destinado para as Unidades Básicas de Saúde. O prefeito destacou que, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, será possível garantir o fornecimento contínuo de insumos para o hospital até o último dia de 2024, evitando desabastecimentos e oferecendo maior segurança tanto para os profissionais de saúde quanto para os pacientes.

“É estarrecedor a situação em que estava o HGM e a saúde de nossa cidade. Nosso compromisso é com a saúde da nossa população. Com a compra dos medicamentos, estamos garantindo que o Hospital Geral Municipal e as UBS’s continuem funcionando sem mais problemas e interrupções e com a qualidade que nossa população merece. Estamos trabalhando para que, até o final do ano, todos os insumos necessários estejam disponíveis, permitindo um atendimento mais eficiente, humano e digno para as pessoas”, concluiu o prefeito.

Projeto E+ Geladeira Nova da Equatorial Maranhão chega ao município de Timon

_Clientes terão a oportunidade de participar de sorteio para trocar geladeiras antigas por novas_

A Equatorial Maranhão levará o projeto E+ Geladeira Nova ao município de Timon, em comemoração aos 134 anos da cidade, celebrado no dia 22 de dezembro. O programa permite a troca gratuita de geladeiras antigas por modelos novos e mais econômicos, beneficiando famílias baixa renda cadastradas na Tarifa Social de Energia Elétrica. Os cadastros serão realizados na terça-feira (17) e quarta-feira (18), já o sorteio e a entrega dos eletrodomésticos serão na quinta-feira (19) e sexta-feira (20), respectivamente.

A ação faz parte do programa E + Geladeira Nova, projeto da Distribuidora que promove a troca do refrigerador antigo por um novo, proporcionando maior economia e qualidade de vida às famílias de baixa renda. Essa ação visa estimular o consumo consciente por meio da substituição da geladeira velha, que já consome mais energia, por uma nova, proporcionando a economia na conta de luz e fazendo a diferença no bolso dos consumidores. O projeto faz parte da Plataforma de Responsabilidade Social da Equatorial Maranhão, dentro do programa de Eficiência Energética (PEE/ANEEL).

Como se cadastrar?

Para se cadastrar é necessário que o cliente esteja inscrito na Tarifa Social de Energia Elétrica, programa do Governo Federal que garante descontos de até 65% na conta de energia das famílias baixa renda. O candidato também precisa ser morador da cidade em que está se inscrevendo, ser o titular da conta, estar em dia com a Equatorial Maranhão e possuir uma geladeira velha em funcionamento. Além disso, os clientes devem levar a última conta de energia quitada, juntamente com o RG, CPF e o NIS.

*SERVIÇO*
*E+ Geladeira Nova – Timon*
Local: Ginásio Francisco Carlos Jansen, Av. Teresina, s/n, Parque Piauí
Cadastro
Período: 17 e 18 de dezembro
Horário: 08h às 17h
Sorteio
Período: 19 de dezembro
Horário: 17h
Entrega
Período: 20 de dezembro
Horário: 07h às 12h

*Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão*

Abertura de empresas no MA sinaliza recorde e o setor de serviços é destaque, com crescimento de 9,7%

O governador Carlos Brandão divulgou, neste sábado (14), os avanços na formalização de empresas no Maranhão. Segundo dados da Junta Comercial do Maranhão (Jucema), de janeiro a novembro de 2024, o número de empresas abertas no estado cresceu 4,8%. O destaque foi o setor de serviços, que apresentou um crescimento de 9,7% em relação ao mesmo período do ano passado.

“O número de empresas do setor de serviços cresceu 9,7%, colocando o Maranhão na mesma tendência de alta nacional do setor. Além disso, o estado já registrou 4,8% mais empresas abertas neste ano, um indicativo de que brevemente vamos bater um novo recorde anual. Santa Inês foi o município com maior taxa proporcional de abertura de empresas. Vamos em frente!”, celebrou Brandão em suas redes sociais.

Para o presidente da Jucema, Sérgio Sombra, os números refletem as ações assertivas consolidadas pelo governo do Estado. “Iniciativas de apoio aos pequenos negócios como o Juros Zero e de desburocratização como o Maranhão Digital são exemplos concretos desse compromisso com os empreendedores”, reforçou o presidente da Jucema.

Outros setores também apresentaram crescimento no número de formalizações. A agropecuária avançou 7,2%, seguida pela indústria (6,7%) e pela construção civil (5,3%). E as Micro e Pequenas Empresas (MPEs) seguem dominando o mercado, representando 90% dos 442 mil negócios ativos no estado. Somente este ano, 49 mil MPEs foram abertas no estado.

Entre as atividades com mais registros em 2024, destacam-se o comércio varejista de vestuário, promoção de vendas e serviços de restaurantes. Cidades como Balsas, Açailândia e São Luís também se sobressaíram no volume de novas formalizações.

Prefeito de Codó garante transporte gratuito e de qualidade para alunos do IFMA

O prefeito de Codó, Camilo Figueiredo, recebeu em sua residência na manhã desta sexta-feira (13) um grupo de alunos do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Na ocasião, os estudantes foram reivindicar ao gestor a garantia do transporte gratuito para a conclusão do ano letivo. Na ocasião também estavam presentes o secretário de infraestrutura, Pedro Belo, os vereadores Rodrigo Figueiredo, Valdeci Calixto e Galileia, e o diretor do IFMA Codó, Professor Janderson.

Com o compromisso de assegurar o acesso à educação e fortalecer as oportunidades para os estudantes, o prefeito Camilo Figueiredo deu atenção especial ao tema e garantiu ao diretor e aos estudantes um transporte de qualidade, seguro e eficiente para beneficiar os estudantes da instituição. “Viemos aqui, com a comunidade do IFMA Campus Codó, muito bem recebidos pelo prefeito Camilo Figueiredo. A nossa pauta hoje, tratada com a administração municipal, foi o transporte escolar dos nossos estudantes, que tanto precisam dessa política pública para ir e voltar para a escola. Graças a Deus, a reunião foi muito proveitosa, o prefeito nos atendeu e garantiu a essa comunidade o transporte escolar. Muito obrigado, prefeito Camilo”, agradeceu o professor Janderson, diretor do IFMA.

Segurança e tranquilidade na reta final do ano letivo

De acordo com o vereador Rodrigo Figueiredo, o esforço da gestão municipal tem como objetivo resgatar o transporte de qualidade e facilitar o deslocamento dos alunos, reduzindo obstáculos que poderiam comprometer a frequência e o desempenho acadêmico. “Estamos nesta reta final do ano letivo, período decisivo e muito importante, especialmente para os alunos do Instituto Federal do Maranhão. O prefeito Camilo reafirmou o compromisso de garantir o transporte escolar, para a segurança, tranquilidade e o melhor desempenho dos estudantes, pois ele sabe que é importante investir no futuro dos jovens e, consequentemente, no desenvolvimento do município.”, declarou o parlamentar.

Para o prefeito Camilo Figueiredo, o apoio ao transporte estudantil é uma obrigação da gestão municipal e deve servir de exemplo de como políticas públicas devem e podem levar dignidade e segurança aos estudantes, transformar realidades, e aproximar os alunos da educação de qualidade e de um futuro mais promissor. “Tive a grande alegria de receber nossos alunos do IFMA e garantimos a eles o transporte. Durante a minha gestão eu garanto que não vai faltar o transporte, já está disponibilizado. E essa era a grande preocupação deles. E nós estamos aqui resolvendo o problema”, concluiu o prefeito.

Estradas da morte: Maranhão registra 16 óbitos em 12 dias

Nos primeiros 12 dias deste mês, 16 pessoas perderam a vida em acidentes nas estradas que cortam o estado, conforme dados divulgados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O levantamento também aponta a ocorrência de 44 acidentes, evidenciando a gravidade da situação e a necessidade urgente de ações para mitigar os riscos.

Um dos casos mais graves ocorreu na manhã desta quinta-feira (12), quando duas pessoas morreram após um acidente entre uma motocicleta e uma carreta baú na entrada do bairro Quebra Pote, em São Luís.

No domingo (10), três pessoas morreram em acidentes registrados em Timon, Campestre do Maranhão e Sítio Novo.

As 16 mortes registradas em menos de duas semanas reforçam a necessidade de investimentos em infraestrutura viária, intensificação da fiscalização e campanhas de conscientização no trânsito.

A PRF destaca que, sem ações preventivas, os números de acidentes e fatalidades tendem a crescer, agravando ainda mais a crise de segurança nas rodovias federais.