Blog do Daniel Sousa Codó - Jornalismo Verdade

Alema autoriza governo Brandão a contrair empréstimos de mais de R$ 2 bi; deputados defendem investimentos no MA

A Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) aprovou, na manhã desta quinta-feira (7), na sessão plenária, projetos de lei nos quais o Executivo Estadual solicitava autorização da Casa para a contratação de operações de crédito de mais de R$ 2 bilhões. A grande maioria dos deputados do parlamento se posicionou a favor dos empréstimos, destacando que os recursos serão utilizados diretamente para a realização de investimentos no Maranhão em diversas áreas.

Líder do governo na Casa, o deputado Neto Evangelista (MDB) detalhou cada uma das operações de crédito a serem realizadas pelo Executivo. O governador Carlos Brandão visa buscar empréstimos para a construção de casas populares; melhorar o serviço de internet e conectividade no estado por meio do projeto “Maranhão Mais Conectado”; trazer mais investimentos para o sistema de transporte semiurbano com a aquisição de ônibus elétricos, proporcionando maior eficiência do sistema de transporte público, com impactos positivos na mobilidade e sustentabilidade ambiental; além de utilizar o recurso para colocar em prática outras ações que objetivam melhorar a qualidade de vida da população.

Ainda em seu discurso, o parlamentar refutou a tese levantada pela oposição de que os empréstimos serão usados para o financiamento de campanha eleitoral. O deputado deixou claro que as instituições credoras acompanharão a aplicação dos recursos, pontuando a transparência das ações.

“São recursos de um banco internacional. São recursos da Agência Francesa de Desenvolvimento. Vocês em sã consciência acham que instituições desse nível não acompanham o uso do recurso público?”, questionou o deputado se dirigindo aos parlamentares da oposição ao falar sobre uma das fontes do empréstimo.

Evangelista também citou como exemplo o estado de São Paulo, a unidade federativa mais rica do Brasil, e que também buscou empréstimo para financiar a construção de moradias para a população. “O Governo Federal, antigamente, tinha o programa do PAC que financiava a construção do ‘Minha Casa, Minha Vida’, do Programa Pró-Moradia. O novo PAC só tem apenas uma modalidade para moradia urbana, que é o financiamento. O Governo Federal abriu credenciamento para todas as cidades, para todos os estados. Sabe quem foi buscar recursos e se credenciou junto à Caixa Econômica Federal para fazer moradia também urbana? O estado de São Paulo, o estado mais rico do país, que tem dinheiro suficiente para fazer habitação”, disse.

“Quem votar contra esse programa de financiamento da construção de casas urbanas está votando contra as pessoas que moram nas palafitas”, completou.

Vice-presidente da Assembleia, o deputado Antônio Pereira (MDB) também se posicionou a favor dos empréstimos, pontuando que os recursos são necessários para os investimentos no estado. Ele lembrou inclusive que a ex-governadora Roseana Sarney contraiu empréstimos em sua gestão com esse mesmo intuito e que os recursos também foram utilizados pelo sucessor Flávio Dino. Da mesma forma, o ex-governador também contraiu empréstimos utilizados até hoje por Carlos Brandão.

“O empréstimo vai servir para este governo e para o posterior a partir do ano que vem, pois parte desse recurso será gasto apenas no ano que vem. A oposição marca uma situação pensando nas eleições. E nós estamos querendo organizar o empréstimo pensando no estado do Maranhão e em seu povo”, destacou.

O deputado Florêncio Neto (MDB) pontuou em seu discurso que governar exige coragem na tomada de decisões e que trazer esse tema em uma época eleitoral exige coragem por parte do gestor. Em sua fala, o parlamentar destacou que muitos desses recursos serão utilizados par investimentos futuros pela próxima gestão, o que demostra que a intenção não é eleitoreira, mas sim o pleno desenvolvimento do estado.

“Isso mostra que o governador não está preocupado consigo. Está preocupado em construir, preparar o Maranhão para o futuro. Todos nós defendemos aqui, por exemplo, empreendedorismo, a necessidade de geração de emprego e renda no Maranhão. Para atrair grandes investimentos, a gente precisa preparar o Maranhão para isso. Quando uma grande empresa, uma grande indústria, vem se instalar no nosso estado, nós precisamos oferecer a ela diferenciais competitivos. Hoje, uma das primeiras coisas que se observa é a conectividade. Como é que está a expansão da nossa rede 5G ao longo de todo o Maranhão? Hoje não é boa. Esse investimento em tecnologia vai permitir que a gente dê esse salto de qualidade, e aí a gente começa a ser olhado com olhos diferenciados”, disse.

Mais de 141 mil eleitores foram atendidos pelo TRE-MA

Mais de 141 mil eleitores foram atendidos pelo TRE-MA

De acordo com dados da Secretaria de Tecnologia da Informação (STIC) do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), entre os dias 27 de abril e 6 de maio, período dos plantões eleitorais, foram realizados 141.568 atendimentos presenciais em todo o estado.

Do total, 57.855 atendimentos foram para emissão do primeiro título de eleitor28.932 transferências de domicílio eleitoral e 54.781 revisões cadastrais.

Além dos atendimentos presenciais, cerca de 17 mil solicitações foram feitas por meio do Autoatendimento Eleitoral. Os pedidos seguem em análise e, caso seja necessário resolver alguma pendência, a equipe da Justiça Eleitoral entrará em contato com os requerentes.

O cadastro eleitoral estava aberto desde 7 de novembro de 2024. Durante o período, o TRE-MA promoveu diversas campanhas de convocação de eleitoras e eleitores, além de atendimentos itinerantes em parceria com instituições públicas, privadas, escolas e universidades.

Na abertura da sessão de julgamentos da Corte, realizada na tarde desta quarta-feira (7), a presidente do TRE-MA, desembargadora Francisca Galiza, e o corregedor, desembargador Sebastião Bonfim, agradeceram o empenho e a dedicação dos servidores envolvidos nos atendimentos.

Segundo levantamento da Coordenadoria de Imprensa e Comunicação Institucional, entre novembro de 2024 e maio de 2026, foram publicadas mais de 400 matérias espontâneas em emissoras de televisão do Maranhão sobre o tema, destacando o apoio da imprensa na divulgação das ações da Justiça Eleitoral.

Crédito solicitado por Brandão prepara o Maranhão para o futuro

 

Governador Carlos Brandão

O empréstimo articulado pelo governador Carlos Brandão e aprovado na Assembleia com votação expressiva nesta quinta-feira (07) já nasce com um objetivo claro: preparar o Maranhão para o futuro. Trata-se de uma carteira de investimentos que será executada nos próximos anos pelo próximo governo e que mira em setores estratégicos como infraestrutura, conectividade, mobilidade, habitação e inclusão social em todos os 217 municípios do estado. Essa é a parte que muitos tentam esconder enquanto espalham desinformação: não se trata de gasto imediato, mas de planejamento a longo prazo para mudar estruturalmente o MaranhãoO debate público tem sido contaminado por má-fé e desonestidade intelectual. Enquanto alguns tentam transformar crédito público em escândalo político, ignoram o básico: governar um estado inteiro é muito diferente de administrar apenas a capital, São Luís, que há décadas convive com problemas crônicos de drenagem, transporte público, mobilidade e habitação que continuam sem solução pela gestão municipal. Basta uma chuva para que a realidade apareça e ainda assim tentam atacar quem está investindo no estado inteiro.

É preciso repetir o óbvio: empréstimos públicos não acontecem por vontade política isolada. Eles seguem regras rígidas da Lei de Responsabilidade Fiscal e passam pelo crivo técnico da Secretaria Nacional de Tesouro. Não existe operação de crédito “aleatória”. Existe gestão, planejamento, controle e transparência, exatamente o que incomoda quem prefere narrativa fácil a debate sério.

Os números derrubam qualquer tentativa de distorção. Em apenas três anos, o Maranhão saiu da nota C para a nota A na Capacidade de Pagamento. Em linguagem simples: o estado passou a ser visto como bom pagador, com contas equilibradas, despesas controladas e arrecadação eficiente. Essa conquista permite acesso a crédito com garantia da União, juros menores e prazos melhores ou seja, investir mais pagando menos.

Outro fato ignorado por quem insiste em criar pânico: a operação com o Banco do Brasil não aumenta a dívida. É substituição de contrato. O estado havia contratado R$ 1,9 bilhão e recebido R$ 665 milhões. O novo contrato cobre apenas o saldo devedor, cerca de R$ 1,3 bilhão, com condições mais vantajosas. A dívida não cresce fica mais barata. Simples e direto.

E para onde vão esses recursos? Para aquilo que realmente muda a vida das pessoas. O Maranhão será conectado diretamente à Europa pelo cabo submarino do programa Maranhão Mais Conectado, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pela Agence Française de Développement, para garantir mais conexão na Zona de Processamento de Exportação (ZPE). Haverá urbanização de comunidades e construção de moradias populares, ação nunca antes realizada pelo Estado, com o aporte da Caixa Econômica Federal, renovação da frota com 50 ônibus elétricos, além da ampliação de hospitais, aparelhamento do centro de hemodiálise, mais escolas conectadas, estradas, Restaurantes Populares, ambulâncias e ações chegando em todos os municípios maranhenses.

A verdade que incomoda é simples: esse empréstimo não é sobre o agora. É sobre garantir que o Maranhão tenha infraestrutura, tecnologia e capacidade de crescer de forma sustentável. Quando um estado melhora sua saúde fiscal, paga menos juros, acessa financiamentos internacionais e planeja investimentos estruturantes, a narrativa da crise permanente perde força.

O que está em jogo não é dívida. É futuro. E ele já começou a ser preparado por Brandão.

Maranhenses já economizaram 54,5 milhões com gratuidade do curso teórico para CNH

Os maranhenses economizaram mais de R$ 54,5 milhões na obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) desde dezembro de 2025, com a gratuidade do curso teórico disponibilizado pela plataforma CNH do Brasil, de acordo com informações do Ministério dos Transportes.

No período, 62.250 candidatos realizaram a formação sem custo no estado.

Antes da nova política, o curso teórico – etapa obrigatória do processo de habilitação – custava, em média, R$ 876,19 no Maranhão.

A medida representa redução direta de custos para a população e amplia o acesso à primeira habilitação. Em todo o país, os brasileiros já economizaram R$ 1,8 bilhão com a iniciativa.

O valor para tirar a primeira carteira de motorista caiu em todo o país após o lançamento da CNH do Brasil.

Antes, o processo completo para as categorias A e B chegava a R$ 4,9 mil em alguns estados. Atualmente, esse valor varia entre R$ 810 e R$ 1,6 mil.

Além da gratuidade do curso teórico, as mudanças incluem a redução da carga mínima de aulas práticas, a possibilidade de formação com instrutores autônomos credenciados e a fixação de teto de R$ 180 para os exames médico e psicológico.

PT ainda aposta em palanque duplo para Lula no MA, diz Metrópoles

O Partido dos Trabalhadores (PT) trabalha nos bastidores com a possibilidade de adotar um “palanque duplo” na disputa pelo Governo do Maranhão em 2026. A estratégia busca manter a candidatura própria da legenda, com Felipe Camarão, sem romper laços com o grupo político do governador Carlos Brandão (sem partido).

 

A informação, divulgada pelo Metrópoles na quarta-feira, 6, reforça tese que foi defendida internamento no partido por lideranças maranhenses.

A avaliação de integrantes petistas é de que o cenário local exige cautela para evitar indisposições com Brandão, considerado historicamente alinhado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao campo político do PT. Com isso, a legenda pretende manter espaço para articulações paralelas com aliados do governador durante o processo eleitoral.

De acordo com a publicação, outro fator que pesa na construção da estratégia é a ausência de agendas previstas de Lula no Maranhão durante a campanha eleitoral. Sem a presença do presidente no estado, setores do PT entendem que será necessário ampliar a margem de negociação política para fortalecer alianças regionais e garantir competitividade na disputa pelo Palácio dos Leões.

O movimento também deixaria candidatos ligados ao partido mais livres para firmar acordos políticos com a ala ligada a Brandão, especialmente pré-candidatos que já iniciaram articulações em diferentes regiões do estado.

Matemática de forma dinâmica marca evento promovido pela SEMECTI em Codó

A Prefeitura de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEMECTI), em parceria com o Clube de Matemática de Codó, realizou na terça-feira (06) uma programação especial em comemoração ao Dia Nacional da Matemática.

O evento aconteceu no auditório da Universidade Federal do Maranhão e reuniu estudantes, professores e convidados em uma manhã marcada por aprendizado, interação e incentivo ao raciocínio lógico. A atividade contou com a presença do secretário municipal de Educação, Ricardo Torres.

Durante a programação, os participantes puderam acompanhar gincanas, desafios e atividades interativas voltadas ao fortalecimento do ensino da matemática de maneira dinâmica, acessível e divertida. A iniciativa teve como principal objetivo despertar o interesse dos estudantes pela disciplina, estimulando o pensamento crítico e o desenvolvimento de habilidades matemáticas.

Ao final das atividades, os estudantes vencedores das gincanas receberam medalhas em reconhecimento ao desempenho, dedicação e participação ao longo do evento.

De acordo com a organização, a ação reforça o compromisso da gestão municipal com a valorização da educação e com o incentivo a projetos que promovam o conhecimento científico e matemático entre os jovens codoenses.

O Dia Nacional da Matemática é celebrado em todo o país como forma de destacar a importância da disciplina no cotidiano e na formação educacional dos estudantes, incentivando práticas pedagógicas inovadoras e inclusivas no ambiente escolar.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Codó

Equatorial Maranhão promove ações em homenagem ao Dia do Líder Comunitário

Com entrega de brindes e programação especial, lideranças comunitárias de todo o estado são homenageadas em alusão à data

A Equatorial Maranhão promoveu uma série de encontros com representantes e lideranças comunitárias em todas as regiões do estado, em homenagem ao Dia do Líder Comunitário, comemorado nacionalmente no dia 5 de maio. A ação reuniu cerca de 200 participantes e teve como objetivo reconhecer e valorizar o trabalho de lideranças que desempenham papel fundamental como porta-vozes das comunidades.

A programação aconteceu nas sedes da Distribuidora, em Imperatriz, no dia 5, e em São Luís, Teresina, Bacabal e Pinheiro, no dia 6, promovendo momentos de interação e valorização. Os participantes puderam acompanhar uma programação especial, com atividades interativas, entrega de brindes e confraternização. A ação também incentivou a troca de experiências e o fortalecimento do relacionamento entre a empresa e as comunidades.

Durante o evento, a Equatorial Maranhão reforçou a importância do diálogo e destacou o papel desses agentes como elo essencial na disseminação de informações e na construção de soluções conjuntas. Além disso, foi realizado um bate-papo sobre segurança com energia elétrica, como parte das ações do Movimento VC+ Seguro, campanha permanente da Distribuidora de conscientização para evitar acidentes com eletricidade.

Deir Vieira, professor de Geografia e líder comunitário do bairro Cafeteira, em Imperatriz, destacou a relevância da iniciativa. “Muito importante essa aproximação que a Equatorial faz conosco, como parceira da comunidade. A gente fica muito feliz de poder ser ouvido e receber tantos esclarecimentos como esses.”, afirmou.

De acordo com o Gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Maranhão, Rainilton Andrade, ações como essas fortalecem uma comunicação próxima, transparente e colaborativa. “Os líderes comunitários são verdadeiros porta-vozes da população, e essa programação foi fundamental para nos aproximarmos, prestarmos esclarecimentos e apoiarmos esses representantes com informações demandadas pela própria comunidade. Nosso objetivo é sempre contribuir”, destacou.

Ações como essa reforçam o compromisso da Distribuidora com o desenvolvimento social e o fortalecimento das lideranças locais, reconhecendo a importância desses representantes na construção de uma sociedade mais participativa e conectada.

Equatorial na comunidade

A Equatorial Maranhão desenvolve iniciativas sociais nas áreas cultural, econômica e educacional, com o objetivo de beneficiar a sociedade. Por meio da Plataforma E+, a Distribuidora promove projetos de responsabilidade social voltados à educação, empreendedorismo, meio ambiente, cultura e esporte, além de ações de voluntariado e apoio a projetos sociais.

*Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão*

Prefeitura de Codó apresenta neste domingo (10) detalhes das inscrições para novas moradias do Minha Casa, Minha Vida

A Prefeitura Municipal de Codó realiza, neste domingo, 10 de maio, às 8h da manhã, um importante momento para a política habitacional do município. O prefeito Chiquinho FC convida toda a população para acompanhar a apresentação oficial das inscrições e do novo modelo de contratação das unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida.

Ao todo, serão disponibilizadas 980 novas moradias no bairro Trizidela, sendo 500 casas e 480 apartamentos, ampliando o acesso à moradia digna para centenas de famílias codoenses.

O evento marca um novo capítulo no desenvolvimento urbano e social de Codó, reforçando a parceria entre a Prefeitura Municipal e o Governo Federal na realização do sonho da casa própria.

A população poderá acompanhar todas as informações sobre critérios, inscrições e funcionamento do processo de contratação durante a transmissão oficial do evento.

A cobertura será realizada ao vivo pela FCTV Canal 3.1, além das plataformas digitais da Prefeitura de Codó e das redes sociais oficiais do prefeito Chiquinho FC.

Serviço

Evento: Apresentação das inscrições e novo modelo de contratação do Minha Casa, Minha Vida
Data: Domingo, 10 de maio
Horário: 8h da manhã
Local: Transmissão ao vivo pela FCTV Canal 3.1, YouTube e Instagram oficiais da Prefeitura de Codó e do prefeito Chiquinho FC

Assessoria de Comunicação

Equatorial leva tecnologia e realidade virtual para escolas públicas com nova etapa do Desafio Equatorial Game

Estudantes de São Luís recebem experiência imersiva com realidade virtual durante o Dia GAME, nesta quinta-feira (7)

O Grupo Equatorial realiza, até este sábado, dia 9 de maio, mais uma etapa do Desafio Equatorial Game, com a ação Dia GAME em escolas públicas dos estados do Maranhão, Pará, Piauí, Alagoas, Goiás e Amapá. A iniciativa leva experiências interativas diretamente ao ambiente escolar, utilizando jogos digitais, atividades práticas e recursos de realidade virtual, que reforçam o aprendizado de forma inovadora, lúdica e participativa.

A proposta do Desafio Equatorial Game nas escolas vai além da sala de aula. Durante as atividades, os estudantes com uso de óculos de realidade virtual, vivenciam, na prática, os conteúdos desenvolvidos ao longo da jornada formativa, participando de desafios digitais, e ações avaliativas que estimulam o raciocínio lógico, a criatividade e o interesse por temas como energia, segurança, sustentabilidade e cidadania.

Totalmente digital e gratuito, o projeto aborda temas como eficiência energética, sustentabilidade e uso seguro da energia elétrica, por meio de trilhas pedagógicas com gamificação, recursos interativos e desafios práticos. O Dia Game já está acontecendo nas escolas públicas mapeadas pelo projeto, no período de 25 de março a 9 de maio.

Dia GAME em São Luís (MA) Em São Luís, a ação será realizada na quinta-feira, dia 7 de maio, às 14h, na UEB Carlos Saads, localizada na Rua São Pedro, nº 300, no bairro Vila Mauro Fecury I. A atividade levará aos estudantes uma experiência imersiva com uso de realidade virtual e desafios interativos, reforçando, de forma prática e envolvente, os conteúdos sobre eficiência energética, segurança e sustentabilidade trabalhados ao longo do projeto.

De acordo com Dayane Matos, Líder do Programa de Eficiência Energética do Grupo Equatorial, o projeto reforça o compromisso da empresa com a transformação social por meio da educação. “O Equatorial Game representa uma evolução na forma como levamos educação e sustentabilidade para os territórios. Ao conectar tecnologia, conteúdo e prática, conseguimos transformar conhecimento em ação e gerar mudanças de hábitos referente ao uso da energia e o meio ambiente. ”

Realizado no âmbito do Programa de Eficiência Energética da ANEEL (PEE/ANEEL), o Desafio Equatorial Game une educação, eficiência energética e tecnologia para gerar impacto social em escolas públicas e comunidades de baixa renda em diferentes regiões do país. A iniciativa marca a evolução do Programa.

E+ Educação, ampliando o alcance e incorporando uma metodologia mais interativa, digital e orientada à aprendizagem ativa.

Com a realização do Dia GAME nas escolas, o Grupo Equatorial fortalece a conexão entre tecnologia, aprendizagem e impacto social, proporcionando aos estudantes experiências imersivas e incentivando novas formas de aprender e transformar a realidade ao seu redor.

Etapas do Desafio: Iniciado em 11 de março, o Equatorial Game é um projeto técnico-científico e educativo do Grupo Equatorial, realizado no âmbito do Programa de Eficiência Energética (PEE/ANEEL). A iniciativa já mobilizou mais de 120 mil estudantes do Ensino Fundamental II e professores de 168 escolas públicas nos estados do Maranhão, Pará, Piauí, Alagoas, Goiás, Amapá e Rio Grande do Sul.

A primeira etapa envolveu a formação de professores e alunos, diagnósticos energéticos em escolas e residências, curso em programação de games além da ação Minha Casa Econômica, que estimulou a multiplicação do conhecimento nas comunidades. Ao longo de maio, o desafio segue com as etapas Casa Eficiente e Sustentabilidade na Escola, além da realização do Dia GAME, com atividades práticas e realidade virtual. Como reconhecimento, as escolas com melhor desempenho receberão sistemas fotovoltaicos e substituição de equipamentos ineficientes, e estudantes premiados terão substituição de equipamentos nas suas residências.

A iniciativa reforça o compromisso do Grupo Equatorial com a agenda ESG, ao integrar educação, eficiência energética e impacto social positivo, contribuindo para a formação de uma geração mais consciente e preparada para os desafios energéticos do futuro.

Serviço:

Evento: Dia GAME nas escolas (Etapa do Desafio Equatorial Game)

Período: até 09 de maio de 2026

Local: Escolas públicas participantes nos estados do MA, PA, PI, AL, GO e AP.

São Luís (MA)

Data: 07 de maio de 2026 (quinta-feira)

Horário: 14h

Local: UEB Carlos Saads

Endereço: Rua São Pedro, nº 300 – Vila Mauro Fecury I

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

Região dos Cocais ganha Agência de Desenvolvimento para impulsionar crescimento regional

A região dos Cocais foi palco do lançamento oficial da Agência de Desenvolvimento LÍDER Cocais – AD LÍDER, nesta terça-feira (5), em Caxias. O evento, realizado no auditório da UniFacema, reuniu lideranças regionais, gestores públicos, representantes de instituições e parceiros estratégicos em um movimento coletivo voltado à construção de uma região mais forte, integrada e preparada para o futuro.

A Agência nasce da união de lideranças dos municípios de Caxias, Codó, Coroatá, Coelho Neto, Parnarama e Timon, com o propósito de estimular o desenvolvimento regional por meio da cooperação, do planejamento estratégico e da valorização das vocações econômicas locais. “A Agência é a união de lideranças que acreditam no potencial dos Cocais e no fortalecimento dos municípios por meio do trabalho conjunto. Estamos construindo uma agenda de desenvolvimento pensada para a nossa realidade e para o futuro da região”, destacou a presidente da AD LÍDER Cocais, Luciana Bezerra.

Um dos momentos mais marcantes da solenidade foi a assinatura do Termo de Compromisso com os gestores municipais e parceiros institucionais, simbolizando a união de esforços em favor de uma agenda coletiva de desenvolvimento. A programação também contou com a entrega do troféu Prefeito Parceiro dos Cocais, homenagem concedida aos gestores que têm contribuído para o fortalecimento das ações direcionadas ao crescimento regional.

O prefeito de Parnarama, Juvenal Silva, destacou a importância da iniciativa e reafirmou o apoio da gestão municipal às ações da Agência. “Parabenizo todos os envolvidos pela criação da AD LÍDER Cocais, que representa um passo importante para o desenvolvimento integrado da nossa região. Parnarama acredita nesse trabalho coletivo e seguirá apoiando iniciativas que promovam oportunidades, crescimento econômico e mais desenvolvimento para os municípios dos Cocais”, ressaltou.

Ações dos eixos estratégicos e novos projetos – Durante a programação, foram apresentados os eixos estratégicos da AD LÍDER Cocais — Ambiência de Negócios, Negócios Rurais e Turismo — áreas consideradas essenciais para impulsionar oportunidades, atrair investimentos e fortalecer o empreendedorismo na região.

Além da estruturação institucional da Agência, os eixos estratégicos apresentaram ações já desenvolvidas para o fortalecimento econômico e social da região, como a realização de feiras e capacitações voltadas a empreendedores, produtores e condutores turísticos da região.

A Agência também atua na estruturação do destino Cocais, na criação de roteiros integrados, no fortalecimento da presença digital da região e na implantação da Rota dos Cocais, discutindo, ainda, iniciativas como a implantação de um Centro de Convenções regional e a ampliação do acesso a novos mercados e oportunidades de comercialização.

A secretária adjunta da Micro e Pequena Empresa na Secretaria de Estado de Indústria e Comércio – SEINC, Luzia Rezende, parabenizou a criação da AD LÍDER Cocais. “É muito positivo perceber esse sentimento de pertencimento e união em torno de ações estratégicas voltadas ao empreendedorismo, ao turismo, aos negócios rurais e à geração de oportunidades. O Governo do Maranhão reconhece a relevância dessa iniciativa e seguirá apoiando projetos que promovam desenvolvimento e fortaleçam os territórios”, afirmou.

Sebrae e programa LIDER – A criação da AD LÍDER Cocais tem origem no programa LIDER Cocais, iniciativa do Sebrae desenvolvida dentro da estratégia Territórios Empreendedores, com foco na mobilização de lideranças e na construção de soluções para o desenvolvimento sustentável da região. Ao longo do processo, representantes dos municípios participaram de oficinas, encontros e debates estratégicos para definição de prioridades e fortalecimento da governança regional.

Esse trabalho começou há três anos, fomentando lideranças de toda a região, que se reuniram para discutir e elaborar uma agenda de desenvolvimento para o território. Agora, com a agência formalizada, os líderes mostram os resultados dessa iniciativa, consolidando uma atuação integrada entre poder público, setor produtivo e instituições parceiras. Acreditamos na força da Agência e continuaremos apoiando as ações com foco na geração de oportunidades, fortalecimento do empreendedorismo e desenvolvimento econômico dos Cocais”, ressaltou o gerente da Unidade Regional dos Cocais, com sede em Caxias, Stênio Pinheiro.

A gerente da Unidade de Território Empreendedor do Sebrae Maranhão, Hildenê Maia, destacou que a AD LÍDER Cocais é a sexta agência de desenvolvimento criada no Maranhão com apoio do Sebrae, a partir da estratégia Territórios Empreendedores. “Os resultados positivos observados em outras regiões agora começam a se repetir também nos Cocais. Estamos vivendo um momento importante de construção coletiva, pensando no território de forma integrada, sustentável e colaborativa”, disse.

Procure o Sebrae– Se você tem interesse em saber mais sobre a atuação do Sebrae na região, procure a Unidade Regional dos Cocais, com sede em Caxias. Para mais informações, busque o Portal Sebrae (sebrae.com.br) ou informe-se pela Central de Atendimento do Sebrae no 0800 570 0800. Telefone/WhatsApp: 0800 570 0800. Canais Digitais Sebrae no Maranhão: Instagram (@sebraemaranhao), YouTube Sebrae Maranhão (https://www.youtube.com/sebraemaranhao).