Blog do Daniel Sousa Codó - Jornalismo Verdade

Vai viajar nas férias? A Equatorial Maranhão dá dicas para evitar incidentes com a energia elétrica enquanto sua residência estiver desocupada

BLOG DO IRMÃO INALDO

O mês de julho é marcado pelas férias escolares e muitas famílias aproveitam o período para viajar e desfrutar esse momento de lazer e descanso. Pensando na tranquilidade e bem-estar de quem escolheu aproveitar a temporada de férias viajando, a Equatorial Maranhão reuniu algumas dicas para economizar energia e evitar acidentes enquanto a residência estiver desocupada.

O Gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Maranhão, Renato Mendes, destaca a importância de adotar medidas de segurança ao viajar, evitando acidentes com a energia elétrica. “É importante que as pessoas fiquem atentas e desconectem das tomadas os aparelhos que não estiverem em uso no período em que a casa estiver vazia, evitando imprevistos”, ressaltou.

Por isso, é necessário seguir algumas dicas para aproveitar com tranquilidade esse tempo fora de casa:

• Retire os equipamentos eletrônicos da tomada. Além de oferecer mais segurança, essa ação resulta em economia de energia;
• Os cabos de telefone, de antenas de televisão e de provedores de internet devem ser desconectados, pois também podem propagar sobretensões, que podem ser provocadas por incidência de raios, mesmo que esses aparelhos estejam em modo stand by;
• Mantenha o funcionamento da geladeira no modo de intensidade mínima;
• Não deixe as lâmpadas ligadas e sempre dê preferência as de LED, que são mais econômicas e duram cerca de 15 vezes mais que as fluorescentes.

“A Equatorial Maranhão reforça que é necessário praticar o consumo consciente de energia e estar alerta para evitar desperdícios. Dessa maneira, é possível aproveitar as férias, sem preocupação e prejuízos financeiros”, pontuou Renato.
A Distribuidora reitera ainda que, ao seguir essas dicas e orientações, é possível aproveitar todo o conforto que a energia elétrica oferece, evitando incidentes. Vale lembrar que é de suma importância praticar os hábitos de consumo consciente o ano inteiro, economizando e preservando os recursos naturais.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

50ª ExpoCodó: Leilões de gado nos dias 03 e 04 de agosto na maior Feira Agropecuária do Leste Maranhense

Estamos a 20 dias da realização da 50ª edição da ExpoCodó, o maior evento agro do Leste Maranhense. Entre os dias 27 de julho e 4 de agosto, iremos celebrar juntos os 50 anos desta próspera feira de negócios. Serão nove dias de um encontro de oportunidades, onde o novo Eldorado do Agronegócio será aqui, no Parque de Exposição Walter Zaidan.

Leilões de Gado ExpoCodó 2024

Os Leilões de Gado serão realizados na ExpoCodó 2024 nos dias 03 e 04 de agosto. Um Leilão de Gado Elite, evento especial que atrai criadores e investidores em busca das melhores raças. Neste leilão, dia 03, serão apresentados animais de alta qualidade genética (Fêmeas e Touros) com linhagens renomadas e potencial para melhorar os rebanhos de todo os criadores.

No dia 04 de agosto acontecerá o Leilão de Gado de Corte, (Cria, recria e engorda) voltado para pecuaristas interessados em adquirir animais para produção de carne de qualidade. Neste segundo evento, os lotes apresentados contemplam os melhores perfis de bovinos, permitindo aos compradores escolherem os animais mais adequados às suas necessidades e objetivos.

Os leilões da ExpoCodó 2024 serão organizados pela LEILONORTE, patrocinados pelas empresas FRIGOTIL, AGROPECUÁRIA CAMPO NOVO E TAF-TÁXI AÉREO, e realizados pela Associação dos Criadores do Vale do Itapecuru (ACRIVI)

Ambos os leilões na EXPOCODÓ são oportunidades únicas para os participantes ampliarem suas seleções genéticas, expandirem seus rebanhos e fortalecerem suas atividades no setor pecuário. A diversidade de animais, a competição saudável entre os participantes e a atmosfera de negócios e networking fazem desses eventos momentos memoráveis para a comunidade agropecuária.

Camarão assume governo do Maranhão durante viagem de Brandão ao Panamá

Carlos Brandão e Felipe Camarão

Nesta terça-feira (9), o vice-governador e secretário de Educação do Maranhão, Felipe Camarão, assumiu interinamente o governo do estado em virtude da viagem internacional do governador Carlos Brandão ao Panamá.

Pelas redes sociais, Camarão destacou a honra e a responsabilidade da missão designada. “Assumo hoje, por 3 dias, interinamente o governo do estado. Mais uma vez honrado com missão tão importante em razão da missão internacional do governador Carlos Brandão. Trabalharei para que tudo siga dentro da completa normalidade, seguindo as diretrizes deixadas pelo amigo Brandão”, afirmou o vice-governador.

Maranhão é o estado com o maior número de beneficiários do Bolsa Família

Foto – Reprodução: Lyon Santos/MDS

O Maranhão tem proporcionalmente o maior número de beneficiários do programa Bolsa Família. Mais da metade da população maranhense recebe o benefício. Os dados foram levantados pelo Poder360. São 3,4 milhões de pessoas e 1,2 milhões de famílias recebendo o benefício no Maranhão. No acumulado de 2024, o governo repassou R$ 4,3 bilhões ao Estado por meio do Bolsa Família. Cada família recebe, em média, R$ 710,30 por mês.

Santa Catarina tem o menor percentual de beneficiários: 8,8%. São 667,3 mil pessoas e 230.647 famílias beneficiadas, com recebimento, em média, de R$ 651,64 por família. No Brasil, 27,1% da população recebe Bolsa Família. No total, 19 Estados e 9 capitais superam a média nacional. Cada família recebe, em média, R$ 683,75.

O ranking das 10 cidades que mais têm beneficiários, em volume, do Bolsa Família são capitais, incluindo a maranhense: São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Manaus, Salvador, Brasília, Belém, Recife, São Luís e Belo Horizonte.

Acusado de matar ex-namorada a facadas é encontrado morto em Coroatá

Na manhã deste domingo (7), Luiz Mendes, acusado de assassinar a ex-namorada Luana Pereira dos Santos, de 38 anos, foi encontrado morto em Coroatá, a aproximadamente 283 km de São Luís.

De acordo com a Polícia Civil, Luana foi morta a facadas por Luiz na tarde do último sábado (6). O crime teria sido motivado pelo fim do relacionamento conturbado, que era marcado por brigas e agressões. Após terminar o namoro, Luana foi atacada por Luiz em sua residência.

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada para socorrer a vítima, mas devido à gravidade dos ferimentos, Luana não resistiu e morreu no local.

A Polícia Civil iniciou buscas na região imediatamente após o crime, mas Luiz não foi encontrado até a manhã seguinte, quando seu corpo foi localizado em um quintal próximo à cena do crime. A principal suspeita é de suicídio, mas a investigação ainda está em andamento para confirmar essa hipótese.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Maranhão (SSP), foram registrados 31 casos de feminicídio no estado neste ano.

Governo inaugura hospital, entrega viaturas e inicia obras no interior do Maranhão

Foto Reprodução

Uma sexta-feira (5) de muito trabalho do Governo do Maranhão para melhorar a qualidade de vida nos municípios. Hoje, foi inaugurada a reforma do Hospital Municipal de Rosário, fortalecendo os serviços de saúde na cidade. Em Bacabal, foi assinada ordem de serviço para obras de pavimentação, entregues viaturas e carrinhos do programa Mais Renda. As entregas foram feitas pelo governador Carlos Brandão.

As ações nas cidades de Rosário e Bacabal integram a rotina da agenda municipalista do Governo do Maranhão que, nesta sexta-feira (5), também fez entregas nas cidades de Porto Franco e Imperatriz.

O governador Carlos Brandão detalhou as conquistas em cada município. “Em Rosário, realizamos um sonho de mais de 30 anos com a inauguração do Hospital Municipal, um dos melhores do Maranhão e vai que levar atendimento de primeira qualidade para a população. Em Bacabal, também vamos executar a construção da Estrada do Leite, entrega dos carrinhos do Mais Renda e de novas viaturas”.

Rosário

A agenda municipalista começou em Rosário com destaque a reforma e ampliação do novo Hospital Municipal de Rosário. A unidade de saúde, que fica na Rua Eurico Macedo, nº 2747, no bairro Centro, em Rosário, teve um investimento total de mais de R$ 10 milhões, somando a obra e equipamentos.

A gestão da nova unidade é municipal. A obra de reforma e ampliação foi executada por meio da Secretaria de Estado de Governo (Segov). Já a Secretaria de Estado da Saúde (SES) equipou a unidade com 128 novos itens.

A nova unidade conta com 36 leitos de enfermaria, 2 salas de cirurgia, 1 sala de parto, seis consultórios médicos, e cartório de registro civil, dando autonomia para os serviços públicos de saúde na região.

Com a entrega, os pacientes serão beneficiados com os serviços ofertados na farmácia, na central de vacina, sala de raio-X, na central de material e de esterilização. A reforma incluiu, ainda, novas instalações do refeitório, banheiros, vestiários, salas de repouso, instalação de gerador próprio, bem como diversas outras salas para gestão e administração geral da unidade.

Bacabal

Após finalizar a agenda em Rosário, o governador Carlos Brandão seguiu para Bacabal. Na cidade ele assinou ordem de serviço para a pavimentação de um trecho de 34 quilômetros da Estrada do Leite, do Povoado Aldeia ao Povoado Alto Alegre.

Principal via de acesso dos produtores da região para escoamento da produção local, como gado de cortes e derivados do leite, a pavimentação da vai dar mais agilidade e segurança na mobilidade urbana da região, fortalecendo a economia local.

Os serviços a serem executados incluem a recomposição de base em 30 quilômetros, elevação do greide em dois pontos críticos da rodovia que somam 700 metros, além de pavimentação asfáltica em toda extensão da via. Na obra será usada pavimentação asfáltica em AAUQ (Areia Asfalto a Quente), que dará mais durabilidade ao pavimento. Será feita ainda sinalização horizontal e vertical para garantir a segurança de motoristas e pedestres.

Mais Renda

Também em Bacabal foram entregues carrinhos do programa Mais Renda. Os beneficiários do programa Mais Renda receberam kit de negócio composto por fardamento oficial, utensílios e equipamentos, como carrinhos adequados à venda de alimentos ou no manuseio da área da beleza.

Para os beneficiários o carrinho representa a oportunidade de mudar de vida. “Eu fiquei muito feliz por receber esse carrinho, pois com ele eu vou poder teu meu próprio negócio, participar dos eventos da cidade e tirar o sustento da minha família”, contou Antônia Nascimento Reis.

Rosilene Sousa Lima também comemorou a entrega do carrinho. “Esse carrinho é de grande ajuda para a gente que vende lanche na rua. Agora posso melhorar minhas vendas e levar mais dinheiro para casa”, disse

O programa Mais Renda auxilia as famílias maranhenses a terem seu próprio negócio com a entrega. A iniciativa garante a inclusão produtiva de famílias em situação de vulnerabilidade social, por meio da inserção e organização dos empreendimentos existentes na informalidade, buscando ampliar a receita desses trabalhadores.

Segurança Pública

Em continuidade às ações desta sexta-feira (5), em Bacabal, o governador Carlos Brandão também fez a entrega de 4 viaturas novas para o município. Todas são caminhonetes L200, automáticas, que vão fortalecer o patrulhamento e as operações realizadas pelas forças policiais locais. Dessas, 3 viaturas são destinadas para a Polícia Militar e 1 para a Polícia Civil.

O secretário de Segurança Pública, Maurício Martins, informou que com as entregas de hoje as ações de segurança na região ficam fortalecidas. “Não só Bacabal está sendo beneficiada. Com esses investimentos entregues hoje estamos garantindo mais infraestrutura para o Sistema de Segurança Pública de todo o Médio Mearim”, destacou.

Os investimentos são realizados com recursos próprios e, ainda, do Fundo Estadual de Segurança Pública (FES).

Urgente! Mulher é assassinada pelo ex-companheiro em Coroatá

Feminicídio em Coroatá.
Na tarde deste sábado (06), por volta das 13h30, um feminicídio foi registrado no bairro Maçaranduba, em Coroatá, tendo como vítima Luana Pereira dos Santos, de 38 anos. Ela foi morta pelo seu ex-companheiro, identificado como Luiz Mendes, com diversos golpes de arma branca. As informações são do repórter Alan Amorim, do Programa Canal Aberto.
Segundo relatado, Luana e Luiz mantiveram um relacionamento amoroso por cerca de quatro anos, marcado por discussões, brigas e agressões, motivo pelo qual Luana resolveu dar um fim recentemente. No entanto, o assassino não aceitava e acabou praticando o crime brutal, que chocou os moradores da Rua Benjamin Constant. Equipes das polícias civil e militar realizam diligências para localizar Luiz, que permanece foragido. O SAMU também foi acionado, porém, quando chegou, Luana já havia falecido.

Brandão anuncia novos cursos superiores: edital oferece mais de 5,3 mil vagas para Uema e Uemasul

O governador Carlos Brandão anunciou 11 novos cursos para os campi da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e dois para a Universidade Estadual da Região Tocantina (UemaSul). Ao todo, o vestibular ofertará 5.363 vagas, por meio do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (Paes) 2025, distribuídas em 137 cursos, nas duas instituições. As inscrições se iniciam no dia 8 de julho e terminam no dia 9 de agosto.

“Estamos muito felizes porque, com esse edital, estamos interiorizando a Uema e a UemaSul, levando para os municípios esses cursos que fortalecem as nossas universidades, oferecendo mais oportunidades para os jovens do nosso estado”, celebrou o governador Carlos Brandão.

Dentre os novos cursos oferecidos pelo Paes 2025 estão o curso de Direito em Timon, Lago da Pedra, Barra do Corda e Presidente Dutra; Tecnologia em Agropecuária em Itapecuru Mirim, Barra do Corda, Presidente Dutra e São Bento; Psicologia em Colinas; Enfermagem em Coelho Neto; Administração em Pinheiro; e Ciências Contábeis e Pedagogia em Estreito.

“O lançamento desse edital é histórico para a Uema, pois nunca tivemos tantos novos cursos em um único edital. Esses novos cursos estão sendo oferecidos em nove municípios do interior do estado, o que traz oportunidade para quem não mora na capital de se qualificar com qualidade e aproveitar esse investimento que o governo do Maranhão tem feito na educação superior”, disse o reitor da Uema, Walter Canales.

Do total de vagas previstas no edital, 4.513 são para a Uema e 850 vagas para a UemaSul. As provas serão aplicadas em etapa única no dia 1º de dezembro nas cidades de São Luís, Colinas, Caxias, São João dos Patos, Bacabal, Barra do Corda, Balsas, Codó, Santa Inês, Coelho Neto, Timon, Pinheiro, Grajaú, Presidente Dutra, Lago da Pedra, Pedreiras, Zé Doca, Coroatá, Itapecuru-Mirim, São Bento, Imperatriz, Açailândia e Estreito.

Podem se inscrever os candidatos que concluíram ou estejam cursando o 3º ano do ensino médio em 2024. Este ano, 14.913 candidatos foram isentos da taxa de inscrição. Os candidatos isentos também devem realizar a inscrição. Aqueles que não solicitaram a isenção previamente deverão pagar uma taxa de R$ 85,00.

A prova do Paes inclui uma redação e uma prova objetiva com 60 questões. Os candidatos precisam, ainda, ler as obras literárias como “Romanceiro da Inconfidência” (Cecília Meireles), “Casa de Pensão” (Aluísio Azevedo) e “Manuelzão e Miguilim” (Guimarães Rosa).

Cuidado com fraudes: Saiba como não cair no golpe da falsa cobrança da conta de energia elétrica

_Equatorial Maranhão orienta como identificar as formas oficiais de pagamento_

Pagamentos on-lines, por meio de aplicativos, facilitam o dia a dia de quem precisa de uma rotina mais flexível, oferecendo praticidade e rapidez. Entretanto, é preciso utilizá-los com segurança para evitar problemas com golpes. Por isso, a Equatorial Maranhão alerta a população sobre ações de golpistas relacionadas aos pagamentos das contas de energia no PIX ou em outros apps e orienta sobre alguns pontos importantes para realizar a transação de forma segura.

Os clientes devem ficar atentos e efetuar o pagamento das contas de energia somente pelos meios oficiais: QR Code do Pix, que vem descrito na própria conta, internet banking, casas lotéricas e bancos, site oficial da Equatorial Maranhão, maquinetas de cartão disponíveis nas agências de atendimento, com os agentes de negociação e ainda com equipes de campo devidamente caracterizadas. Vale ressaltar que os colaboradores da Distribuidora jamais recebem dinheiro em espécie ou por meio de chave PIX (a única forma de pagar com o PIX é pelo QR Code disponível na conta de energia e na máquina de cartão, que já tem a opção de pagamento no PIX).

*Dicas de segurança*

Para passar longe dos problemas, é necessário ter atenção ao pagamento das faturas, acessar corretamente os canais digitais e também verificar as informações que são compartilhadas por terceiros.

*Confira as informações do boleto*
Todos os boletos devem ser registrados após a emissão. Para isso, os bancos inserem as informações relativas ao documento, tais como CNPJ do emissor, data de vencimento, valor, além do nome e número do CPF ou CNPJ do pagador.

*Verifique se os dados estão corretos*
Se, conforme a informação que aparece na tela, a conta em questão não pertencer a Equatorial Energia, o cliente não deve concluir a operação de pagamento.
• Equatorial Maranhão Distribuidora de Energia S.A.
• CNPJ: 06.272.793/0001-84

*Como identificar os profissionais da Equatorial Maranhão*

Tenha muita atenção para alguns detalhes, como as cores padrão dos uniformes, o uso de crachá com o nome do profissional impresso, e a marca da empresa na qual ele presta serviço. Atenção! A marca da Equatorial Maranhão é obrigatória em todo o uniforme;

Os profissionais de campo utilizam veículos, devidamente emplacados, também padronizados com a marca da empresa fornecedora/prestadoras de serviços e a marca oficial da Equatorial Maranhão, além do número da Central de Atendimento 116 adesivado no carro ou motocicleta;

*Descontos*
A Distribuidora reforça que a única forma de obter descontos na conta de energia é por meio da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) para famílias de baixa renda. E todo possível desconto relacionado à fatura vem descrito na própria conta de energia. Caso alguém ofereça vantagens como desconto do valor que está apresentado na fatura de energia, desconfie. Ligue imediatamente para a polícia e denuncie.

Confira abaixo os canais oficiais da Distribuidora:

– WhatsApp Clara 98 2055-0116 (basta adicionar o telefone à sua lista de contatos)
– Site oficial: www.equatorialenergia.com.br
– Aplicativo para Android e ISO – Equatorial Energia
– Central de Atendimento 116
– Agências de Atendimento presencial e Postos Credenciados, mais perto de sua localidade.
A Equatorial Maranhão reforça que é importante ficar atento para a grafia correta do nome do site, pois qualquer letra diferente pode levar a outro endereço. Também deve-se observar sempre se o domínio (equatorialenergia.com.br) permanece o mesmo após o acesso. Segurança nunca é demais! Para qualquer informação basta ligar para a Central de Atendimento 116 ou acionar a polícia no caso de delito, por meio do número 190.

*Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão*

Como economizar energia em tempos de muito calor

_Equatorial Maranhão dá dicas para o uso racional de energia elétrica_

Depois de 26 meses com bandeira verde em vigor, no mês de julho, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) adotou a bandeira amarela para as tarifas de energia elétrica, devido às condições mais difíceis para a geração de energia hidrelétrica.
Com isso, haverá um custo adicional nas contas de luz, para clientes residenciais e empresariais. Com a bandeira amarela, a tarifa aumenta R$ 1,88 a cada 100 kilowatt-hora (kWh). Em nota, a Aneel explicou que os fatores que levaram à adoção da bandeira amarela são a previsão de chuvas abaixo da média no segundo semestre (cerca de 50% menos que o normal) e a previsão de temperaturas acima da média no inverno, o que levará ao aumento do uso de aparelhos elétricos para amenizar o calor.

Com essa combinação de fatores, o consumo de energia elétrica deve aumentar, enquanto as hidrelétricas terão menos água disponível. Assim, o governo precisará acionar as usinas termelétricas, que funcionam a partir da queima de combustível e são mais caras que as hidrelétricas.

*Equatorial Maranhão dá dicas de economia para enfrentar o calor com uso racional de energia*

O Gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Maranhão, Rainilton Andrade, orienta que, para evitar surpresas com a conta de luz no fim do mês, o consumidor pode começar checando se os aparelhos como ar-condicionados, freezers e geladeiras, possuem o selo de avaliação do PROCEL (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica).
“É importante utilizar equipamentos mais eficientes, de preferência que tenham o selo Procel do tipo A de consumo e, ainda assim, usar de forma racional e pelo menor tempo possível esses equipamentos, evitando desperdícios”, destacou Andrade.
Ele explica que, por meio do selo Procel, é possível saber mais sobre a classe de consumo e a eficiência energética dos equipamentos.

“Se você tem um equipamento de classe A, que consome 20 watts, usado 8 horas diariamente, no período de 30 dias, seu consumo mensal será de 4.800 watts. Para a mesma situação de uso, com um aparelho de classe C, que consome 40 watts, seu consumo mensal será de 9.600 watts”, explicou o executivo.

Além disso, estar atento ao uso dos equipamentos eletrodomésticos pode fazer uma grande diferença no custo final da conta de energia. Veja algumas dicas sobre os principais aparelhos utilizados:

*Geladeiras e Freezers*
• Verifique se a borracha de vedação está em boas condições;
• Evite abrir e fechar a porta da geladeira muitas vezes durante o dia;
• Não utilize as serpentinas (grades) que se encontram na parte de trás do aparelho para secar roupas, sapatos ou toalhas;
• O calor pede uma água bem gelada, então vale fazer uso também das garrafas térmicas ao longo do dia.

*Ar-Condicionado*

• Mantenha portas e janelas fechadas durante o uso do ar-condicionado;
• Configure o aparelho de acordo com o tamanho do ambiente a ser refrigerado;
• Desligue o equipamento ao deixar o ambiente;
• Programe o ar-condicionado para desligar durante a madrugada;
• Mantenha os filtros do aparelho sempre limpos.

*Dicas Gerais*
• Mantenha os cômodos vazios com as luzes apagadas;
• Aproveite a luz natural, abrindo cortinas e janelas;
• Substitua as antigas lâmpadas incandescentes e fluorescentes pelas de LED;
• Evite deixar aparelhos ligados no modo stand-by. O certo é retirar da tomada os aparelhos que não estão sendo utilizados;
• Acumule roupas sujas para utilizar a máquina de lavar de uma só vez. Esta dica também serve para o uso do ferro elétrico, separe a maior quantidade de roupas para passar de uma vez.
É importante lembrar que a mudança de hábito é o principal fator para a redução do consumo em geral. E fazer uso consciente e responsável de energia elétrica não é apenas uma boa estratégia para economizar dinheiro, mas um exemplo de respeito ao meio ambiente e às futuras gerações.

*Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão*