Blog do Daniel Sousa Codó - Jornalismo Verdade

Eleições 2024: 558 mil maranhenses tem até o dia 8 de maio para regularizar o título de eleitor

Título de eleitor — Foto: Tribunal Superior Eleitora/Divulgação

Termina no dia 8 de maio o prazo para que todos os maranhenses a partir de 16 anos tirem a via do título de eleitor ou regularizem o documento a tempo de votar nas eleições de 2024.

No Maranhão, 558.172 eleitores estão com o título cancelado, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA). O número é 21,41% maior do que o registrado em igual período do ano passado, quando havia 459.728 títulos cancelados no estado.

De acordo com o TRE-MA, para solicitar inscrição ou regularizar o título, o cidadão pode procurar o cartório eleitoral ou postos de atendimento instalados pelo TRE-MA em todas as 217 cidades e em povoados de grande densidade demográfica.

Outra opção de atendimento, exceto para coleta de dados biométricos, é acessar o autoatendimento disponível no site do www.tre-ma.jus.br.

Os cartórios das zonas eleitorais de São Luís também vão atender em horário estendido, das 8 h às 19 h, nos dias úteis. A medida é para atender os eleitores dentro do prazo do fechamento do cadastro eleitoral, que termina dia 8 de maio. Além disso, no feriado de 1º de maio, Dia do Trabalhador, também funcionará das 8h às 19h.

Já no fim de semana haverá atendimento nos cartórios eleitorais somente no sábado (4) em regime de plantão das 8h às 12h.

Bandeira Tarifária continua verde para contas de luz no mês de maio

O mês de maio chega com uma ótima notícia para o consumidor de energia elétrica: a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou que para o mês de maio a bandeira tarifária continuará verde, ou seja, não haverá nenhum acréscimo na conta de energia dos clientes do Sistema Interligado Nacional (SIN). As bandeiras tarifárias demonstram mensalmente os custos reais de geração de eletricidade.

Mesmo com este cenário favorável, a Equatorial Maranhão alerta que mesmo com a vigência da bandeira verde é importante seguir alguns passos para evitar o desperdício: Utilizar aparelhos eletrodomésticos com selo PROCEL de economia de energia “A”; Controlar a entrada de luz solar utilizando cortinas e persianas; Preferir usar aparelhos de ar-condicionado com tecnologia inverter, entre outros cuidados dentro de casa.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

Governo apresenta encantos do São João maranhense em São Paulo

O período junino 2024 se aproxima e para repetir o sucesso de público e retorno econômico visto no ano passado, o Governo do Maranhão lança, na próxima quinta-feira (2), às 19h, no Hotel InterContinental São Paulo, no Jardim Paulista, o São João do Maranhão 2024 ao trade turístico e à imprensa paulista. O local será transformado em um grande terreiro junino para que todos tenham uma amostra da diversidade e magia que encontrarão no estado. E o anfitrião da festa será o governador Carlos Brandão.

O evento promovido pelo Governo do Maranhão, por meio das secretarias de Estado da Comunicação Social (Secom), de Turismo (Setur) e de Cultura (Secma), é uma estratégia para fortalecer a principal manifestação cultural do estado no calendário brasileiro de festas, aumentar o fluxo de turistas e a geração de emprego e renda no período.

“Durante o lançamento do São João 2023, em São Paulo, tivemos uma grande recepção pelas operadoras de turismo e agências de viagem. Não tenho dúvida que este ano será ainda melhor. Estamos preparados e colocando o Maranhão à disposição do mundo, para que os turistas possam desfrutar desse grande evento que é a nossa cultura e culinária, gerando emprego e renda, e fortalecendo o nosso turismo”, afirmou o governador Carlos Brandão.

Segundo o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), o São João do Maranhão em 2023 movimentou R$ 254,9 milhões no estado, superando diversas expectativas.

Turismo e cultura

A secretária de Estado do Turismo (Setur), Socorro Araújo, ressalta que a ação associada à promoção do destino em vários pontos, através de outdoors e outras peças publicitárias, impacta diretamente o fluxo de turistas que visitam o estado ao longo do período junino.

“Nós temos um termômetro preciso do impacto do lançamento do São João na capital paulista. Ano passado, o resultado foi surpreendente e superou as nossas expectativas, com mais de 77.330 mil desembarques, no Aeroporto de São Luís, em julho. Um recorde em dez anos. Dessa vez, será ainda melhor, porque estamos trabalhando com mais intensidade ainda e muito amor pelo nosso estado”, disse.

O secretário de Estado da Comunicação Social (Secom), Sérgio Macedo, assinalou que assim como no ano passado a programação do São João 2024 já começa com as prévias no mês de maio, o que garante mais tempo de divulgação do maior festejo popular do estado.

“O São João do Maranhão tem um calendário estendido e com isso também temos mais diversidade de espetáculos culturais. Logo após o lançamento nacional, já começam os festejos para o público local e os turistas que estiverem buscando destinos irem se aquecendo. Este ano teremos mais um grande espetáculo que vai consolidar ainda mais o São João do Maranhão no calendário das grandes festas nacionais”, afirmou Sérgio Macedo.

O secretário de Estado da Cultura (Secma), Yuri Arruda, destacou que com ações bem promovidas, a cultura maranhense se torna mais um grande vetor de desenvolvimento econômico e social no estado.

“A cultura é um grande diferencial turístico do Maranhão. E durante o período junino, a demanda por serviços locais, produtos artesanais e entretenimento aumenta consideravelmente, além do fortalecimento do setor hoteleiro e do turismo nas mais diversas regiões do estado, impulsionando a economia local de diversas formas. É um dia de muita alegria, lançar o maior São João do Brasil e mostrar um pouco da nossa grande diversidade cultural para todo Brasil”, disse o secretário da Secma.


Lançamento do São João 2024

Para o lançamento do São João 2024, em São Paulo, foi preparada uma grande festa com as toadas, cores e encantos das apresentações folclóricas de bumba-meu-boi e cacuriá, duas das atrações típicas dos festejos juninos no estado, que proporcionarão uma verdadeira imersão nos ritmos e tradições típicas maranhenses.

Ainda no intuito de fortalecer a indústria do turismo como um todo, demonstrando o potencial de cooperação e crescimento que pode ser alcançado através da colaboração entre diferentes atores do setor, a ação será destinada também aos operadores e agentes de viagem de São Paulo.

Em 2023, somente no dia do lançamento do São João do Maranhão, em São Paulo, para mais de 148 operadoras de turismo e agências de viagens, foram vendidos 1.500 pacotes de viagens para o estado.

São João do Maranhão

A programação do São João 2024 começa ainda no mês de maio com o projeto Maranhão de Reencontros, que realiza prévias juninas nos fins de semana, preparando o público para os festejos que ocorrem ao longo do mês de junho.

Além disso, os turistas que chegam ao estado em junho pelo Aeroporto Internacional Marechal Hugo da Cunha Machado, em São Luís, são recepcionados com as atrações do São João para já entrarem no clima da festa.

E para garantir a tranquilidade de todos, o Governo do Maranhão também reforça a segurança pública, por meio do trabalho conjunto das forças de segurança do estado.

Diversidade

O São João do Maranhão destaca-se nacionalmente pela diversidade folclórica e cultural que reúne em uma grande festa tradições de origens indígenas, africanas e europeias.

As atrações incluem cinco sotaques (conjunto de ritmos e estilos) diferentes de bumba-meu-boi, a atração mais característica do período junino maranhense, além do cacuriá, quadrilha, grupos de tambor de crioula, entre outras manifestações culturais.

As festas espalham-se por todo o estado, da capital, São Luís, aos pequenos municípios do interior, onde o público pode conferir as apresentações nos arraiais, comprar o artesanato local e experimentar diversos pratos da culinária maranhense, à base, principalmente, de frutos do mar.

População expressa todo seu carinho em retorno triunfal de João dos Plásticos à Timbiras

Na manhã desta terça-feira, 30 de abril, o pré-candidato a prefeitura de Timbiras, o empresário João dos Plásticos, esteve em breve visita a sede do município. Assim que chegou ao centro da cidade, João pôde sentir o carinho e a receptividade de seus conterrâneos, que rapidamente o cercaram para calorosos abraços, para matar as saudades e colocar todas as conversas em dia.

Por onde passava, João dos Plásticos era recebido com extremo apreço e com muitas perguntas pela população. Demonstrando muita vitalidade e disposição, João agradeceu por todo carinho e disse que irá retornar em breve as suas tradicionais reuniões com as comunidades e retomar sua agenda de atividade por toda Timbiras.

Tivemos que fazer uma pequena pausa para cuidar um pouco da saúde, descansar, recarregar as baterias e renovar todas as nossas forças e boas ideias. Agora, estamos retornando com muita disposição, força e vontade redobradas, para estarmos novamente todos juntos, dialogando, trocando ideias e buscando novos caminhos para a nossa cidade. Agradeço a Deus, a minha família e toda a população Timbirense por toda a força, fé e carinho que tem por minha pessoa. Quero dizer que todo esse amor é recíproco por todos vocês e pela nossa terra”, agradeceu João dos Plásticos

Homem é morto a tiros na Vila Maranhense, em Coroatá

Vítima foi encontrada sem vida (foto: reprodução)Um homem foi morto a tiros na tarde desta terça-feira (30) na Vila Maranhense, em Coroatá. Trata-se de Marcos Antônio, conhecido como Tocha.

Moradores relataram para a polícia que ouviram vários disparos de arma de fogo. Posteriormente duas pessoas foram vistas fugindo em uma motocicleta, tomando rumo ignorado, possivelmente os autores do homicídio.

Populares foram até o local e encontraram Tocha caído ao chão já sem vida, com pelo menos 7 perfurações a bala pelo corpo.

A Polícia Militar e a Polícia Civil foram acionadas e se deslocaram até o bairro, dando início as investigações.

O que se sabe até o momento é que Marcos Antônio foi perseguido pelos suspeitos e não conseguiu fugir do ataque. De acordo com informações, o mesmo já tem passagens pela polícia.

Não há informações sobre a dupla que teria cometido o crime.

Com informações ,do Coroata oline

Cerca de 130 mil famílias maranhenses já podem receber a nova parabólica digital

No Maranhão, cerca de 130 mil famílias já podem se inscrever para receber gratuitamente a nova parabólica digital. O trabalho é realizado pela Siga Antenado, entidade responsável por apoiar a população durante a migração do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais (Banda C) para o sinal das parabólicas digitais (Banda Ku).

O serviço é realizado por fases. Nesta nova etapa, a Siga Antenado abriu o agendamento em mais 148 cidades, entre elas Açailândia, Cidelândia, Itinga do Maranhão, Davinópolis, Bom Jesus da Selvas, Capinzal do Norte, Grajaú, Porto Franco, Lajeado Novo, Carolina, Santa Inês, Burticupu, São Luís, Amarante do Maranhão, Estreito, Balsas, Formosa da Serra Negra, Feira Nova do Maranhão, Barreirinhas, Pinheiro, Satubinha e Vargem Grande. Com isso, todo o Estado passa a ser contemplado pelo programa, que tem previsão de instalar mais de 200 mil kits com a nova parabólica digital no Maranhão.

A substituição é necessária porque, em breve, as parabólicas tradicionais deixarão de funcionar. Isso significa que quem não fizer a substituição pela nova parabólica digital não conseguirá mais assistir à TV.

Outro problema que o modelo tradicional enfrentará é o risco de interferência no sinal da TV quando a tecnologia 5G for ativada em sua cidade ou região. Como o sinal do 5G é transmitido na mesma frequência da parabólica tradicional, poderão ocorrer chuviscos, chiados, a imagem pode travar e até ser interrompida.

Quem tem direito ao kit?

Para ter direito ao kit com a nova parabólica digital, é preciso estar inscrito em um dos programas sociais do Governo Federal (CadÚnico) e ter uma parabólica tradicional instalada e em funcionamento em casa. Quem utiliza outros sistemas de transmissão para assistir à televisão, como antena digital espinha de peixe (instalada no telhado da casa), antena digital interna e TV por assinatura, mesmo que faça parte de programas sociais, não precisa fazer a troca.

O CEO da Siga Antenado, Leandro Guerra, destaca que mais de 2,3 milhões de famílias em todo o país já foram beneficiadas com a nova parabólica digital. O executivo também destaca os benefícios da nova antena. “A nova parabólica digital oferece melhor qualidade de imagem e de som, programação regional e vai continuar sendo gratuita, como sempre foi”, afirma. “É muito importante que as pessoas procurem nossos canais de atendimento o quanto antes para saber se têm direito ao kit gratuito”.

Equatorial Maranhão informa sobre atendimento durante o feriado do Dia do Trabalho

Postos E + Reciclagem e agências de atendimento não funcionarão no dia 01/05

BLOG DO IRMÃO INALDO

Por conta do feriado nacional do Dia do Trabalho, na próxima quarta-feira (01/05), as agências de atendimento e os postos de coleta E+ Reciclagem da Equatorial Maranhão não irão funcionar.

Para você passar o feriado com tranquilidade e comodidade, a Equatorial Maranhão disponibiliza vários canais de atendimento para facilitar a vida dos consumidores de energia elétrica, caso precisem de algum atendimento. Os clientes que quiserem informar falta de energia poderão fazer pelo WhatsApp, no número (98) 2055-0116 e, serão atendidos pela Clara, Assistente Virtual da Equatorial Maranhão, desenvolvida com tecnologia de inteligência artificial.

Outra opção é a agência virtual no site www.equatorialenergia.com.br, que permite realizar muitos outros serviços, como solicitar religação, trocar titularidade, mudar data de vencimento e diversas solicitações que podem ser feitas no conforto de casa.

Outro canal de atendimento disponível 24 horas é a Central de Atendimento 116, que funciona todos os dias da semana, com ligação gratuita e também pode ser utilizada pelos clientes que buscarem atendimento durante o feriado.

Assessoria de Imprensa Equatorial Maranhão

Vereador Pastor Max acompanha codoenses em Caxias para Mutirão de Cirurgias de Catarata e Pterígio

O vereador Pastor Max acompanhou, no último fim de semana, mais de 30 codoenses para triagem do Mutirão de Cirurgias de Catarata e Pterígio, que está sendo realizada em Caxias. Os mais de trinta codoenses passaram pela triagem e irão retornar a Caxias, no próximo fim de semana (sábado e domingo), para a realização de suas cirurgias. A ação de saúde é fruto de emenda parlamentar do deputado Marreca Filho, em parceria com o vereador caxiense Daniel Barros.

“No último sábado foi realizada em Caxias a triagem do mutirão de Catarata e Pterígio. É uma ação de uma emenda do deputado federal Marreca Filho, em parceria com o vereador Daniel Barros. Daniel, o fiscal do povo, que proporcionou a oportunidade de muitos cidadãos caxienses, e a oportunidade através dessa parceria levar amigos, população codoense que sofrem com esse mal para fazer essa triagem e consequentemente fazer a cirurgia de Catarata e Pterígio. Nós levamos daqui de Codó mais de 30 pessoas que sofrem com essa problemática, que já no próximo final de semana já farão a cirurgia tanto de Catarata quanto de Pterígio”, explicou vereador Pastor Max.

Mutirão de Cirurgias de Catarata e Pterígio

O vereador Pastor Max também informou que já solicitou e irá formalizar, através de Indicação, para que o Mutirão também seja realizado na cidade de Codó, para que mais pessoas sejam beneficiadas, em especial os idosos.
“Também iremos solicitar através de Indicação ao nosso deputado federal Marreca Filho, que esse mutirão aconteça também no município de Codó, beneficiando mais pessoas que sofrem com esses problemas de visão. Agradeço ao deputado Marreca Filho por proporcionar esses momentos importantes que ajudam a população, principalmente dos idosos, que sofrem com o problema de catarata e pterígio. Agradeço também ao acolhimento do nosso amigo Daniel Barros, fiscal do povo, que recebeu os nossos amigos de Codó, dando essa oportunidade de fazerem essa cirurgia. Agradecemos ao governador Carlos Brandão por proporcionar através da emenda do nosso deputado federal esse momento e agradecemos ao prefeito Dr. Zé Francisco, que nos ajudou com toda a logística para que realmente pudéssemos levar os cidadãos codoenses para fazer essa triagem ali no município de Caxias”, agradeceu o vereador Pastor Max.
O vereador Daniel Barros, que recebeu a comitiva de pacientes codoenses com toda atenção e hospitalidade, parabenizou e agradeceu a iniciativa do colega vereador de Codó. “Muito feliz em receber nosso colega de Codó, vereador Pastor Max, nossos irmãos de Codó e dizer pra ele que seja bem-vindo, aqui no nosso Mutirão de Catarata e Pterígio do nosso deputado federal, Marreca Filho, nosso caro governador Carlos Brandão, por conceder pra nós. Que todos possam fazer seus exames e realizar suas cirurgias e resgatarem a saúde de seus olhos.”, declarou o vereador Daniel Barros.

“Eu quero agradecer você, Daniel, parabenizar pelo trabalho que tem sido feito em Caxias. Você tem se esforçado por mostrar com coro de Caxias como se faz um bom trabalho. Nós estamos aqui agradecendo, pelo carinho, a recepção aos nossos queridos codoenses que tem vindo aqui pra que seja atendido nesse mutirão. Agradecendo ao deputado federal, Marreca Filho, nosso governador Brandão, por proporcionar momentos como este, que vão poder beneficiar nossa população. Contem com a gente, parabéns. Valeu, valeu, Max. Estamos juntos, meu irmão”, concluiu o vereador Pastor Max

DESESPERO: prefeito de Codó autoriza licitação milionária para pavimentação asfáltica em pleno ano eleitoral

A decadência da carreira política de Zé Francisco – Marco Silva Notícias

Preocupado com o seu futuro político, o atual prefeito de Codó, Zé Francisco, tomou uma atitude desesperadora às vésperas das eleições municipais.

Segundo informações, o chefe do executivo municipal determinou a abertura de uma licitação milionária cujo objetivo será a contratação de empresa especializada para realizar serviços de pavimentação asfáltica nas vias do município.

Conforme apurado pelo Blog do Graciliano, o valor estimado da licitação será de aproximadamente R$ 60 milhões. Não foi possível identificar quais vias serão beneficiadas com o asfalto.

Vale ressaltar que o prefeito Zé Francisco tentará a reeleição em 2024.

Alô Ministério Público Eleitoral!

Blog do Graciliano

EXCLUSIVO: vereadores acionam MPMA sobre possíveis irregularidades em contratos da Prefeitura de Codó com lojas de calçados

Os vereadores Araújo Neto, Evimar Barbosa, Leonel Filho, Rodrigo Figueiredo e Valdeci Calixto acionaram o Ministério Público do Maranhão (MPMA), no dia 19 de abril de 2024, para denunciar possíveis irregularidades em contratos firmados entre a Prefeitura Municipal de Codó e as lojas MINASMAR CALÇADOS E CONFECÇÕES LTDA e SILVEIRA CALÇADOS E CONFECÇÕES LTDA, mais conhecidas como IMPACTO CALÇADOS 01 e IMPACTO CALÇADOS 02, respectivamente.

Segundo informações, o foco da denúncia é a existência de dezenas de contratos, celebrados no período de 03 (três anos), todos com objetos diferentes da principal atividade comercial das empresas (venda de calçados, acessórios e materiais esportivos).

Levantamento realizado . identificou, no site oficial da Prefeitura de Codó, alguns dos “objetos suspeitos” apontados pelos vereadores. São eles:

Fornecimento de material de expediente (escritório e papelaria), equipamentos permanentes (móveis e mobiliários), brinquedo e materiais pedagógicos, malharia (rouparia) e materiais periféricos e equipamentos de informática.

Ainda de acordo com o levantamento, o governo Zé Francisco já celebrou quase R$ 9 milhões em contratos com as lojas de calçados.

Alô MPMA, chama o GAECO!

Blog do Graciliano