Na manhã desta quinta-feira (25), a Polícia Civil prendeu um idoso acusado de abusar sexualmente uma criança de apenas dois anos, em Peritoró (MA).
Segundo as investigações, Diocrecio Aguiar, de 83 anos, foi flagrado por uma testemunha cometendo o abuso sexual em uma residência onde ele residia com o filho e a nora, localizada na Rua da Palmeira, no bairro Filipinho.
Um vizinho do idoso gravou um vídeo que registrava o estupro e o apresentou às autoridades policiais, que prontamente foram até o local e efetuaram a prisão em flagrante do idoso, com o auxílio do Conselho Tutelar. Outro vídeo mostra Diocrecio sendo conduzido da casa até a viatura policial.
De acordo com as informações divulgadas pela polícia, a vítima é enteada do filho de Diocrecio, que também residia na mesma casa. O idoso foi encaminhado à delegacia e posteriormente será transferido para uma unidade prisional.
Pelo segundo ano consecutivo, a Equatorial Maranhão ficou em primeiro lugar na Pesquisa de Satisfação do Grande Cliente de Energia Elétrica da Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee). A pesquisa é realizada anualmente e avalia o nível de satisfação dos consumidores de média e alta tensão, como indústrias, poderes públicos e grandes comércios, em relação à qualidade do produto e dos serviços prestados pelas distribuidoras brasileiras.
O resultado foi divulgado durante a cerimônia de premiação no Seminário de Melhores Práticas da Abradee, realizado em Campinas, São Paulo, na última quinta-feira (18). Na ocasião, estiveram presentes a Gerente de Experiência do Cliente da Equatorial Maranhão, Francila Soares, e o Executivo Corporativo de Grandes Clientes, Carlos Alberto.
“A dedicação ao cliente é um valor da Equatorial Maranhão e tornar a experiência de atendimento um momento agradável e sem esforço, se tornou algo inegociável para a Distribuidora. Os Grandes Clientes possuem canais de comunicação exclusivos e são atendidos com um nível de serviço ágil e bastante rigoroso. Nosso time de Consultores está sempre focado em desburocratizar o atendimento, facilitando o recebimento e tratamento da demanda, buscando criar um vínculo institucional e fortalecer a confiança, onde o cliente percebe que pode sempre contar conosco”, pontua a Gerente de Experiência do Cliente da Equatorial Maranhão, Francila Soares.
Destaque regional
Dentre as regionais da Distribuidora no estado, a região Noroeste, cuja sede localiza-se em Pinheiro e abrange mais 43 municípios, obteve o melhor desempenho, sendo classificada em 1° lugar na Pesquisa, seguida da região Norte, compreendendo 23 municípios e com sede em São Luís. Para o Gerente de Relacionamento com o Cliente da regional Noroeste, Josenilson Monteiro, esse reconhecimento é de grande importância pois reflete o comprometimento da empresa em levar energia elétrica de qualidade para todos os seus clientes. “Gostaria de expressar minha profunda gratidão aos nossos clientes, cuja confiança e parceria são o combustível que impulsiona nosso trabalho diário. Este prêmio apenas reforça nossa determinação em sermos os melhores no que fazemos”, destaca.
Já o Gerente de Relacionamento com o Cliente da regional Norte, Rainilton Andrade, reforça o compromisso da Distribuidora. “Esse resultado tem uma importância extremamente significativa, porque reflete o olhar do cliente sobre o nosso atendimento. Não basta atender bem o cliente, é fundamental ter o reconhecimento dele. E pelo segundo ano consecutivo, nosso trabalho foi destacado pelos nossos grandes clientes. Isso confirma o jeito diferente de atender da Equatorial Maranhão”, ressalta.
O Prêmio Abradee 2023 reflete o empenho contínuo da Distribuidora em atender às necessidades energéticas do estado e em manter altos padrões de eficiência e inovação. Este resultado evidencia o impacto positivo que a empresa tem na comunidade, trabalhando por um fornecimento de energia confiável e de alta qualidade todo dia.
Ação do Governo Federal, em parceria com o Sebrae, Senai e outras instituições, vai disponibilizar soluções de baixo custo a empreendedores de todo o país
Programa é uma iniciativa do Governo Federal e conta com a parceria do Sebrae, Senai e outras instituições
Elevar os níveis de produtividade, eficiência e maturidade digital das micro, pequenas e médias empresas do setor industrial. Esse é o objetivo da nova fase do Brasil Mais Produtivo — programa do Governo Federal em parceria com o Sebrae, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e outras instituições —, que será apresentado no dia 29 de abril, às 8h, no auditório Armando Gaspar, situado na sede do Sebrae, no bairro Jaracaty. A iniciativa oferece soluções de baixo custo e de rápida implementação para melhorar práticas produtivas e gerenciais em um cenário de transformação digital.
De acordo com o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Maranhão, Celso Gonçalo, o apoio da instituição será fundamental para a realização do programa, que vai ajudar micro e pequenas empresas a serem mais competitivas. “Focados em nosso propósito de promover o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios, vamos oferecer aos empreendedores do setor industrial soluções de gestão, tecnologia e inovação, a exemplo do Sebraetec e do programa Agentes Locais de Inovação (ALI)”, ressalta o dirigente.
Entre as modalidades de ação do novo Brasil Mais Produtivo estão a Plataforma de Produtividade, desenvolvida pelo SENAI, na qual empresas de todo o país podem se inscrever de maneira gratuita para ter acesso a diagnóstico e estratégia de gestão, consultorias e cursos profissionalizantes de manufatura enxuta ou eficiência energética. A expectativa é atender 200 mil empresas industriais pela plataforma e mais de 93 mil de forma direta e presencialmente até 2027.
“O SENAI Maranhão, pela expertise adquirida, vai oferecer educação profissional para o aperfeiçoamento da gestão usando tecnologias mais competitivas necessárias a preparar a indústria para esse novo estágio de inovação”, pontua Edilson Baldez das Neves, presidente da FIEMA e do Conselho Regional do SENAI.
Para o diretor regional do SENAI, Raimundo Arruda, o programa se apresenta como uma oportunidade de oferta de jornada integrada visando o aumento da competitividade. “O programa oferecerá soluções com foco em produtividade e eficiência energética por meio de aplicação de consultorias e cursos de aperfeiçoamento profissional de forma gratuita para as micro e pequenas empresas”, explica.
Outra modalidade será o Diagnóstico e melhoria de gestão, com foco em gestão para todas as micro e pequenas empresas. A estimativa é que 50 mil empresas industriais sejam orientadas e recebam acompanhamento contínuo dos Agentes Locais de Inovação (ALI) e outros instrumentos do Sebrae para o aumento da produtividade nos negócios, além de projetos setoriais da instituição e com parceiros.
Na modalidade Otimização de processos industriais (consultoria mais educação profissional), 30 mil micros e pequenas indústrias e de 3 mil médias indústrias receberão consultorias especializadas, ao mesmo tempo que é realizada assessoria em educação profissional para a definição de trilhas de cursos de aperfeiçoamento profissional para os trabalhadores das empresas atendidas, utilizando metodologias do SENAI. As ações direcionadas às micro e pequenas empresas serão uma realização Sebrae e execução SENAI, e os voltados às médias empresas contarão com o financiamento da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).
Em Transformação Digital serão aplicados em 8,4 mil micro, pequenas e médias indústrias projetos de Pesquisa e Desenvolvimento + Inovação (P&D+I) para a criação de novos produtos e tecnologias que acelerem a adoção de tecnologias 4.0. Os projetos serão desenvolvidos por 360 novos provedores de soluções tecnológicas. Outras 1,2 mil médias indústrias receberão consultoria para um plano de transformação digital, além de acesso a descontos em cursos de pós-graduação.
Programa — Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o novo Brasil Mais Produtivo — programa que promove a produtividade e a transformação digital de micro, pequenas e médias empresas industriais brasileiras — foi lançado no dia 16 de novembro de 2023. Conta com a parceria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), que se unem à Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e aos executores do programa, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), para a oferta de soluções que vão desde a sensibilização e engajamento, aumento de produtividade, aumento de eficiência energética até a transformação digital das indústrias.
O programa destina R$ 2,037 bilhões para o engajamento digital de 200 mil indústrias, com atendimento presencial a 93 mil empresas até 2027. A Plataforma de Produtividade, em operação desde 31 de janeiro, serve como porta de entrada para as empresas participarem do programa. Além disso, elas terão acesso aos conteúdos complementares relacionados à produtividade e digitalização.
O novo Brasil Mais Produtivo está alinhado às diretrizes da nova política industrial brasileira, lançada pelo governo federal no dia 22 de janeiro, já que a missão 4 da Nova Indústria Brasil (NIB) trata da transformação digital da indústria como caminho para ampliar a produtividade e promover um salto de digitalização das empresas industriais brasileiras.
Na última segunda-feira (22), a guarnição do 17º Batalhão da Polícia Militar (BPM) recuperou uma motocicleta roubada no bairro São Sebastião em Codó.
Ação rápida garante a recuperação do veículo
Após receber informações sobre o veículo com registro de roubo/furto, a equipe do 17º BPM se deslocou até o local indicado e, após buscas minuciosas, localizou a motocicleta em questão. A consulta no sistema Infoseg confirmou a veracidade do registro de roubo e a motocicleta foi apreendida.
Motocicleta entregue à 4ª DRPC
O veículo foi encaminhado à 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil (DRPC) para os procedimentos cabíveis.
Um homem identificado como Sávio foi vítima de uma tentativa de homicídio na noite de terça-feira (23), enquanto pilotava uma motocicleta na rua Gonçalves Dias, no centro da cidade de Coroatá.
De acordo com relatos de testemunhas, Sávio estava se deslocando em direção ao Fórum de Justiça quando foi alvejado por disparos de arma de fogo efetuados por um homem desconhecido, que também estava em uma motocicleta. Os tiros atingiram a vítima, que caiu da moto e conseguiu correr para dentro de uma residência fugindo do suspeito.
Sávio, que já possui passagem pela polícia, foi socorrido por moradores e encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade. De acordo com o jornalista Antônio Silva, apesar dos ferimentos, a vítima está fora de perígo.
O caso está sendo investigado da Polícia Civil de Coroatá, que busca identificar e capturar o autor do crime.
Os vereadores de Codó estão procurando, juridicamente, evitar a redução do número de cadeiras na Câmara Municipal. A eleição municipal deste ano serão disputadas 17 vagas para o Legislativo codoense. Antes eram 19 vagas.
Na manhã desta quarta-feira (24), alguns vereadores se reuniram com o assessor jurídico do Poder Legislativo de Codó, Ricardo Torres, tratando sobre a possibilidade de ingressar na justiça para não reduzir o número de vereadores na Câmara de Codó.
Alguns vereadores rejeitam o resultado do Censo sobre a população do município. Essa é uma linha que pode ser trabalhada pelo jurídico da Câmara de Codó.
No entanto, uma preocupação existente claramente, por parte de alguns parlamentares, é o medo de não conseguirem se eleger para vereador nas eleições municipais deste ano.
Nesta sexta-feira (26), às 9h, o governador Carlos Brandão acompanha o ministro dos Transportes (MT), Renan Filho, durante a entrega das obras de pavimentação de 100 quilômetros da BR-226/MA, entre o povoado de Baú e o município de Timon. A intervenção foi aguardada por mais de quatro décadas pela população maranhense.
Com um investimento de R$ 153,4 milhões por meio do Novo PAC, a conclusão da obra promete impulsionar o desenvolvimento regional, além de proporcionar mais segurança e mobilidade para cerca de 327 mil habitantes da região.
Cobertura da imprensa
Profissionais de imprensa poderão cobrir a agenda sem necessidade de credenciamento prévio; não está prevista transmissão on-line.
SERVIÇO
O quê: Entrega da obra de pavimentação da BR-226/MA. Quando: Nesta sexta-feira (26), às 9h. Onde: BR-226, Km 28, sentido Timon/Baú. Localização pelo Google Maps AQUI.
No início do ano, o vereador Pastor Max e equipe estiveram na região da Boa Esperança, na Trizidela, para visitar os amigos da localidade. Na oportunidade, o parlamentar esteve acompanhando e vistoriando a reforma e reconstrução da escola Santa Filomena, uma Indicação de sua autoria que começava a se concretizar.
Ao retornar esta semana para visitar a conclusão das obras, o edil constatou que a escola da Boa Esperança é uma realidade, totalmente reconstruída e reformada. Na oportunidade, o parlamentar reforçou que essa conquista para a comunidade e para região foi através da parceria importante com o prefeito Dr. Zé Francisco e da união entre Executivo e o Legislativo codoense.
“Desde o início, estive ao lado da comunidade Boa Esperança. Visitei o local antes do início da obra e agora, emocionado, retorno para acompanhar de perto a fase final da reconstrução da escola. Com união e compromisso, da indicação à concretização, estamos transformando realidades. Agradeço ao prefeito Dr. Zé Francisco pela parceria e dedicação. Com seu apoio, estamos construindo um futuro melhor para nossos estudantes!”, disse o vereador.
O vereador agradeceu e parabenizou o prefeito Dr. Zé Francisco, as equipes da infraestrutura e da educação por atender e tornar realidade a importante Indicação. “É com muita alegria, muita felicidade, que estamos acompanhando a conclusão da escola na localidade de Boas Esperança, um sonho sonhado pela comunidade e que hoje se torna realidade, uma escola de qualidade que vai atender com qualidade os nossos alunos aqui da região. Uma Indicação que fizemos ao prefeito Dr. Zé Francisco, tivemos aqui acompanhando, vendo o problema que existia aqui da escola, e hoje a escola está praticamente concluída, em breve será entregue, pra que realmente os nossos alunos tenham uma estrutura de qualidade aqui na região. Parabéns, prefeito Dr. Zé Francisco, obrigado por atender o nosso pedido, principalmente o pedido aqui da comunidade da Boa Esperança“, declarou o vereador Pastor Max.
Os moradores da comunidade também agradeceram a iniciativa do vereador Pastor Max e das autoridades públicas que realizaram a tão sonhada obra. “Foi ótimo, graças a Deus, realizamos o nosso sonho que nós pedimos para o prefeito, fez de verdade, foi ótimo e estamos todos satisfeitos. Eu agradeço muito a ele e ao Pastor Max que nos ajudou bastante, nós passamos dificuldade, alcançando para ajudar o trabalho dos professores. Sem ter onde colocar, e ele nos ajudando com conversa, a gente só ajuda o outro, não é só com o dinheiro, não. Uma palavra se torna muito, uma vez mais importante do que o dinheiro. Muito obrigada, prefeito Dr. Zé Francisco e ao nosso vereador, Pastor Max“, agradeceu uma moradora da localidade.
O modelo de ensino integral implementado no Maranhão tem sido bem-sucedido, de acordo com uma pesquisa diagnóstica conduzida pelo Instituto Sonho Grande e Instituto Natura. Os Centros Educa Mais, que representam 70% das escolas analisadas em 22 estados, demonstraram o melhor desempenho na execução do modelo pedagógico, conforme revelado durante uma reunião com o vice-governador e Secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.
Com a participação de 57 escolas, 850 professores e 5.069 estudantes, a pesquisa, intitulada Pesquisa de Acompanhamento e Desenvolvimento do Integral (PADI), apontou que os Centros Educa Mais lideram em projeto de vida e acolhimento.
O Secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, ressaltou que os resultados evidenciam o comprometimento do Governo do Estado em fortalecer a educação integral no Maranhão, destacando a importância do acompanhamento e domínio técnico sobre o modelo pedagógico e de gestão.
A qualidade do ensino integral nos Centros Educa Mais reflete-se nos resultados do SEAMA 2023, onde os alunos da 3ª série do ensino médio integral demonstraram uma proficiência média significativamente superior em Matemática e Língua Portuguesa em comparação com os alunos do ensino parcial.
Houve também um esforço de expansão do ensino médio integral no estado, com um aumento de 83 novos Centros Educa Mais em 2024, elevando o total para 136 unidades escolares, incluindo duas escolas quilombolas, demonstrando o compromisso contínuo do Maranhão em promover uma educação de qualidade e inclusiva.
Constantemente a Equatorial Maranhão emite alertas para todo o estado sobre medidas a serem tomadas dentro de casa para que os lares maranhenses se tornem cada vez mais seguros. Mesmo assim, acidentes domésticos ainda são vistos nos noticiários, causando comoção popular e motivando cada vez mais a divulgação de ações que evitem ou pelo menos minimizem os acidentes com eletricidade.
Por isso, a fim de evitar eventuais acidentes e choques elétricos, a
Distribuidora compartilha algumas dicas de segurança para a população:
• Não utilize os aparelhos eletrônicos enquanto estiverem carregando;
• Não sobrecarregue as tomadas. Se for usar mais de um aparelho eletrônico por vez, não utilize tomadas “T” (benjamins), prefira filtros de linha. O ideal é contratar um eletricista para fazer a instalação elétrica de novas tomadas de acordo com as normas técnicas;
• Cuidado com fios desencapados. Aparelhos mais velhos e que apresentam falhas no revestimento dos fios são um verdadeiro perigo. Eles podem gerar curtos-circuitos e choques. Sendo assim, nada de manter fios expostos em sua casa;
• Muita atenção ao usar aparelhos ligados na tomada, principalmente em locais úmidos ou que acumulem água. Chapinhas e outros aparelhos devem ser evitados em banheiros;
• Cuidado ao manusear as roupas que estão na máquina de lavar ou tanquinho enquanto estiverem ligados à tomada. Ao retirar as peças de roupa de dentro do equipamento, podem ainda estar molhadas e respingar em componentes eletrônicos do equipamento, gerando risco de acidentes.
De acordo com o Executivo de Segurança da Equatorial Maranhão, Gabriel Vieira, é de extrema importância esse papel preventivo que a Distribuidora vem fazendo, em alertar a população para evitar acidentes de origem elétrica. “A energia elétrica proporciona muitos benefícios para a população, mas sabemos do perigo quando pessoas não habilitadas e autorizadas resolvem intervir na rede. Outra recomendação é que não se deve tocar e nem tentar retirar qualquer objeto que esteja preso a rede, somente os profissionais da Companhia possuem capacitação e autorização para intervir na rede elétrica e qualquer intervenção indevida pode agravar uma situação de risco. É muito importante tomar todos os cuidados para evitar acidentes com energia, pensando na sua segurança em primeiro lugar’’, enfatiza Gabriel.
A Equatorial orienta periodicamente a população sobre o uso seguro da eletricidade visando prevenir os acidentes de origem elétrica, por meio de palestras e ações sociais nas comunidades, empresas e obras, bem como a realização de investimentos na rede de energia substituindo cabos convencionais por redes multiplexadas (que são mais seguras para a população e o meio ambiente). Além disso, a Distribuidora fornece material educativo durante o ano todo e divulgação de conteúdos informativos através das redes sociais e canais oficiais.
A Equatorial reforça ainda que, caso presencie alguma vítima de choque elétrico, dentro ou fora de casa, jamais tente tocar na pessoa que está recebendo a descarga. A melhor forma de ajudar é desligar o disjuntor ou a chave geral e ligar imediatamente para emergência no 193 ou 192. Se o acidente for em via pública, acione também a Distribuidora pelo telefone 116 para que seja feito o desligamento da energia na área do acidente.