Blog do Daniel Sousa Codó - Jornalismo Verdade

Clientes da Equatorial Maranhão podem renegociar dívidas negativadas pelo Programa Desenrola Brasil


Ficou mais fácil negociar suas dívidas negativadas. Com o programa Desenrola Brasil, os clientes maranhenses inadimplentes com a Equatorial Maranhão podem garantir bons descontos para os seus débitos. Segundo dados da Serasa divulgados em outubro de 2023, houve um novo aumento de consumidores inadimplentes pelo terceiro mês consecutivo. De acordo com o órgão, no cenário de 71,95 milhões de brasileiros em situação de inadimplência, o crescimento foi de 130 mil em relação ao mês anterior. Nesse contexto, o Programa foi criado para ajudar os quase 70 milhões de brasileiros com nome negativado a saírem das dívidas de forma mais fácil, permitindo que possam regularizar seus débitos e tenham acesso a inúmeros benefícios. O Desenrola estará vigente até o final deste ano e para aderir ao Programa e saber mais acesse desenrola.gov.br.

A Líder de Garantia da Receita da Equatorial Maranhão, Stefannie Rodrigues, reforça a importância da participação da Equatorial Maranhão nesta campanha. “A iniciativa possibilita que consumidores renegociem suas dívidas negativadas de consumo de energia elétrica com condições e prazo de pagamento diferenciados, o que contribui para o não comprometimento de seu orçamento e garante o fornecimento de energia para sua Unidade Consumidora”, explica. Stefannie destaca ainda que “estão disponíveis para renegociação pelo Programa Desenrola Brasil os débitos negativados entre 01/01/2019 a 31/12/2022, ou seja, as dívidas que estão fora desse período e sem negativação não aparecerão na plataforma”, finaliza.

Quem pode garantir o desconto da Equatorial?

Pessoas com renda mensal bruta de até 2 (dois) salários-mínimos e/ou famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) com perfis prata e ouro.

Quais as opções de negociação?

A faixa 1 do Programa está disponível para dívidas que não ultrapassam o valor de R$ 5 mil (o financiamento corresponde ao valor do débito e considera a soma das dívidas financiadas).

Já a faixa 2 inclui dívidas entre R$ 5 mil a R$ 20 mil (nesse caso, vale apenas para pagamentos à vista, que também contam com os descontos oferecidos pelo credor).

Como efetuar o pagamento?

Você pode escolher como deseja pagar: via boleto, débito em conta corrente ou PIX. Neste caso, o nome do cliente sairá da lista de inadimplentes em até 10 dias úteis a contar da data de confirmação do pagamento. Para quem parcelar a dívida, o prazo é de até 15 dias a contar da confirmação do acordo firmado entre as partes.

Até quando posso participar e onde acessar?

O Programa fica em vigor até o final de 2023 e os interessados podem acessar o site desenrola.gov.br.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

Governo do Maranhão e Ministério da Justiça entregam 50 novas viaturas em solenidade

No Palácio dos Leões, ocorreu a solenidade de entrega de viaturas para o fortalecimento das ações de combate à criminalidade no estado, nesta terça-feira (5). A iniciativa, que ocorreu em parceria com o Governo Federal, contou com a presença do governador Carlos Brandão, do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino; do secretário de Estado da Segurança Pública (SSP), Maurício Martins; além de autoridades estaduais e municipais.

A partir de um pacote de investimentos no valor aproximado de R$ 8,4 milhões, a parceria entre Governo do Maranhão e Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) irá resultar em maior eficiência e capacidade de resposta do sistema de segurança pública maranhense.

Entre os equipamentos, estão 46 motocicletas, adquiridas por meio do Fundo Estadual de Segurança Pública (FES) e com recursos federais provenientes de emendas parlamentares da bancada federal maranhense no Congresso Nacional. Duas viaturas, que vão incrementar a frota policial do Maranhão, sendo uma blindada, modelo Blazer, obtida por meio de emenda da bancada maranhense no Congresso, que será destinada para o Batalhão de Choque da Polícia Militar; e outra modelo SUV Duster, adquirida com recursos do FES para o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, para o transporte de animais em São Luís.

Na oportunidade, o Ministério da Justiça realizou a entrega de 26 viaturas, sendo 14 camionetas L200 (4×4), 7 delas para a Polícias Civil e 7 para a Polícia Militar; 12 automóveis Yaris (modelo sedã), que vão reforçar ações do programa estadual Patrulha Maria da Penha e o trabalho de segurança de guardas municipais no interior do estado.

O governador Carlos Brandão comemorou tanto a doação dos veículos ao estado, quanto o apoio às guardas municipais, que incentiva a redução das desigualdades regionais, a padronização e a modernização, assim como promove um ambiente de cooperação entre os diferentes níveis de governo.

“Eu agradeço a presença do ministro Flávio Dino que, mais uma vez, está entregando equipamentos na área da segurança. Nós somos muito gratos porque em apenas um ano de governo, o ministro entregou várias viaturas e outros equipamentos que as polícias precisam. Agora, a partir dessa notícia de inovar com as guardas municipais, a gente amplia o trabalho em benefício dos municípios que precisam de viatura e treinamento”, pontuou o governador.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou que como parte da intensificação do combate à criminalidade, o ministério irá atuar em duas direções, uma centrada no apoio ao sistema de segurança do Maranhão, a outra no que diz respeito ao novo programa federal de apoio às guardas municipais.

“Esse reforço da segurança pública, neste caso, ocorre em duas direções, a primeira, em parceria com o Governo do Estado, em que estamos completando, hoje, 50 viaturas entregues. Inclusive, temos motos de emendas da bancada federal maranhense. E hoje, nós temos também o início, no país, de um programa em que, pela primeira vez, o Ministério da Justiça está apoiando guardas municipais com viaturas. Nós acreditamos que essa união entre o Governo Federal, Governo do Estado e prefeituras é o caminho pelo qual nós vamos conseguir reduzir a violência”, disse o titular do MJSP.

Adolescente de 17 anos morre durante troca de tiros no bairro Codó Novo

Um adolescente identificado como Abraão Alessandro da Costa de Sousa, de 17 anos, morreu após ser baleado na cabeça durante uma troca de tiros, na tarde desta quarta-feira (6), na Travessa Nova Olinda, no bairro Codó Novo, em Codó (MA).

De acordo com informações da jornalista Emanuela Carvalho, Abraão Alessandro participava de um tiroteio quando foi atingido por um disparo no olho direito.

Testemunhas revelaram que o adolescente estava na companhia de outro homem em uma motocicleta. O garupa, que não teve o nome revelado, estava com uma arma de fogo e trocava tiros com outros suspeitos ainda não identificados.

O parceiro de Abraão Alessandro fugiu do local sem prestar qualquer tipo de socorro para seu grande amigo do crime. O caso será investigado pela 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil Codó.

com informações, Blog do Marco silva

Brandão, Dino e Camarão em tom extremamente amistoso

O que pode ter sido o último encontro público do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), com o governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), e o vice-governador, Felipe Camarão (PT), antes de Dino virar ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), foi marcado por um clima extremamente amistoso.

Dino deu um tempo na campanha que tem feito junto aos senadores para a sabatina do dia 13 de dezembro, e veio para o Maranhão, onde teve compromisso oficial no Palácio dos Leões. O ministro entregou novos equipamentos para reforçaram a Segurança Pública dos maranhenses.

“Foram entregues 46 motocicletas, 14 camionetas, 12 automóveis Yaris e duas viaturas. Com essa nova medida, reforçamos nossa parceria com o Governo Lula em prol dos maranhenses. Recebemos o ministro da Justiça, Flávio Dino, para a entrega de um pacote de investimentos com recursos federais, na ordem de aproximadamente R$ 8,4 milhões, para auxiliar no combate ao crime no estado”, afirmou Brandão.

Camarão ressaltou a parceria e lembrou o apoio da Bancada do Maranhão, através de emendas parlamentares, para o investimento na Segurança Pública.

“Os investimentos foram feitos através do Fundo Estadual de Segurança, por meio de emendas de senadores e deputados federais da bancada maranhense. Equipamentos que melhorarão o trabalho das policias civil e militar, além das guardas municipais de São Luís, Caxias, Balsas, Imperatriz, Santa Inês, São José de Ribamar e Timon. É sempre uma honra inenarrável contar com o apoio do nosso ministro e do nosso presidente Lula. Dessa forma, seguimos unidos trabalhando pelo povo do Maranhão, como nos comprometemos”, afirmou o vice-governador.

Dino, após evento no Ministério Público nesta quarta-feira (06), retornará a Brasília e seguirá sua campanha no Senado, bem como o trabalho no Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Nesta quarta-feira, inclusive, será feita a leitura, na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, do relatório sobre a indicação de Flávio Dino ao STF. A leitura será feita pelo senador Weverton Rocha.

com informações, Blog do Jorge Aragão

Vereador Dr. José Mendes fala sobre PL do preço dos combustíveis e de Audiência Pública sobre a localidade São Benedito dos Colocados

Em entrevista a Mídia Digital, durante a 40ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Codó, o vereador Dr. Mendes falou sobre suas proposições e Projetos de Lei, como o que irá tratar sobre os preços dos combustíveis no município de Codó e sobre as discussões a respeito da questão de terras na comunidade São Benedito dos Colocados.

De acordo com o parlamentar, a Câmara irá realizar uma Audiência Pública para discutir, junto com a comunidade e o poder público sobre as demandas da comunidade São Benedito dos Colocados, na zona rural de Codó.

Mais uma vez estamos aqui em mais uma sessão, levando nossas Indicações, proposições, requerimentos e projetos de lei. E na sessão desta terça-feira foram colocados cinco projetos de lei, dois de autoria do Poder Executivo e três de autoria do Poder Legislativo, sendo que um é de nossa autoria, onde trata da questão dos preços dos combustíveis no município de Codó. E também participamos das discussões com relação à problemáticas do povoado São Benedito dos Colocados, e a Câmara, em comum acordo, irá realizar uma Audiência Pública para tratar deste assunto”, explicou o vereador

Produtores culturais querem o dinheiro da Lei Paulo Gustavo; secretário de Cultura está tranquilo

Produtores culturais codoenses, que tiveram seus projetos aprovados na Lei Paulo Gustavo, estão reclamando por não receberem ainda a verba para iniciar os projetos culturais.

A reclamação de muitos é que a prefeitura de Codó está exigindo algumas certidões municipais e estaduais de pessoa física ou jurídica. Os vencedores dos projetos culturais assinaram recibo de recebimento do dinheiro e, segundo eles, até agora nada foi depositado nas contas bancárias.

Nesta quarta-feira (6), está marcada uma manifestação em frente a prefeitura de Codó, a partir das 9 da manhã, em protesto ao atraso na liberação dos recursos do vencedores da Lei Paulo Gustavo.

Os contemplados da lei Paulo Gustavo querem explicações do porque do atraso no repasse dos recursos para suas contas bancárias.

O secretário municipal de Juventude, Cultura e Igualdade Racial, medalhista olímpico José Carlos Moreira, declarou que a prefeitura está respaldada em tudo que tem de legalidade para fazer dar certo a Lei Paulo Gustavo.

“Nós estamos tentando de todas as maneiras se desdobrar para fazer dar certo. Só que as pessoas não têm paciência. Elas acham que é tudo simples assim. E a gente está trabalhando arduamente com as documentações legais, com erros e acertos, pra chegar no final a gente fazer dar certo”, declarou Moreira.

O secretário municipal de Juventude, Cultura e Igualdade Social afirma estar tranquilo, pois está fazendo tudo dentro da legalidade. “Eles estão no direito deles de fazer as manifestações. Cada um faz o que quer. E a gente da secretaria, juntamente com o governo, estamos trabalhando para fazer dar certo e fazer acontecer a lei Paulo Gustavo”, disse o medalhista olímpico.

O município de Codó recebeu mais de 1 milhão de reais para distribuir aos agitadores culturais.

com informações, Blog dos cocais 

R$ 200 MIHÕES: Polícia Federal combate tráfico internacional de drogas e armas no PI, MA e mais 09 estados

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (5/12), a Operação Transloading com o objetivo de desarticular grupo criminoso especializado no tráfico internacional de drogas e de armas de fogo, que atuava em diversos estados, transportando os materiais ilícitos da região de fronteira até o nordeste do Brasil.

A ação visou o cumprimento de 37 mandados de prisão preventiva e 52 mandados de busca e apreensão expedidos pela 3ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do Piauí, e contou com a participação de 180 policiais federais para a execução das ordens judiciais nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás, Pará, Maranhão, Ceará, Paraíba, Piauí e no Distrito Federal.

Durante as investigações, que foram iniciadas no final de 2022, foi identificado um grupo de distribuidores e comerciantes de droga estabelecidos no Piauí, Maranhão e Ceará, que se valiam da estrutura de sítios e imóveis rurais para armazenar os entorpecentes trazidos da Bolívia e do Paraguai, e, posteriormente, vendê-los em Teresina/PI, Imperatriz/MA e Fortaleza/CE. Apurou-se também que parte desses investigados tem relação com as facções criminosas que atuam nestes três estados.

Em seguida, a Polícia Federal concentrou a investigação no grupo logístico da associação criminosa, responsável pelo transporte da droga oriunda da fronteira por rodovias do país. Nessa fase, foram presos 10 caminhoneiros no Piauí, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Sergipe e Paraíba, e apreendidas cerca de 3 toneladas de entorpecentes (maconha e cocaína).

Por fim, os principais líderes e fornecedores de droga do esquema criminoso foram identificados em São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná, de onde comandavam as ações e o envio dos entorpecentes para o Nordeste. Também nesse momento, foi possível coletar indícios de tráfico internacional e de comércio ilegal de armas de fogo e munições.

Além dos integrantes do núcleo operacional e logístico do grupo criminoso, diversas pessoas físicas e jurídicas foram utilizadas para movimentar os valores ilícitos provenientes dos crimes, com o objetivo de criar uma rede estruturada de pagamento das drogas e armas comercializadas. Nesse ponto, foi deferido o bloqueio e sequestro de valores na ordem de R$200 milhões das contas bancárias dos investigados, além da apreensão de veículos que estão na posse do grupo.

Os investigados responderão, na medida da sua participação, pelos crimes de tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico, tráfico internacional e comércio ilegal de armas de fogo e munições, dentre outros em apuração. Após ouvidos, os presos serão encaminhados aos sistemas penitenciários estaduais, onde permanecerão à disposição da Justiça.

O nome da operação, “TRANSLOADING”, que se refere à transferência de mercadorias de um meio de transporte para outro a caminho de seu destino, é uma alusão ao modus operandi do grupo criminoso, que utilizava o transporte terrestre, fluvial e aéreo para concretizar a cadeia ilícita do tráfico internacional de drogas e armas de fogo.

Fonte: Polícia Federal no Piauí

PCMA prende criminoso com 06 quilos de maconha em Codó

No fim da tarde da última sexta-feira(1º), um trabalho realizado pela Polícia Civil do Maranhão resultou, na prisão em flagrante de um homem, de 39 anos, pelo crime de tráfico de drogas no município de Codó.  A prisão coordenada pela 4ª Delegacia Regional de Polícia, mirou em uma residência situada no bairro Codó Novo.

De acordo com o delegado Romulo Vasconcelos, a prisão teve como base uma denúncia que apontava a localização de um homem investigado de cometer um homicídio na cidade de Coroatá e que estava residindo em Codó.  De posse das informações, equipes de policiais civis realizaram campana nas proximidades do imóvel, sendo possível observar um intenso e suspeito movimento de pessoas na porta da frente da residência, o que exigiu uma ação rápida por parte dos policiais.

Já no interior do imóvel, os policiais conseguiram localizar 06 quilos de maconha, quantidades menores do mesmo entorpecente, dinheiro e uma balança de precisão.

Diante do fato, o homem foi autuado em flagrante por tráfico de drogas, além de ser alvo do mandado de prisão pelo crime de homicídio. Após ser submetido aos processos legais na sede da Delegacia Regional, o preso foi levado para uma unidade prisional da região.

Fonte: Polícia Civil do Maranhão

Na Assembleia, Francisco Nagib anuncia realização de mutirões de catarata em municípios

O deputado estadual Francisco Nagib (PSB) anunciou, hoje,5, na tribuna da Assembleia Legislativa, que está destinando R$ 570 mil, em Emenda Parlamentar, para garantir a realização de Mutirões da Catarata em vários municípios do Maranhão. O parlamentar informou que o primeiro mutirão deve ocorrer em Codó e depois, outras cidades serão beneficiadas.

Em Codó, o Mutirão da Catarata deverá ocorrer nos dias 19 e 20 de janeiro de 2024. Para isso, Nagib solicitou à Prefeitura de Codó a disponibilização do Hospital Geral Municipal Dr. Marcolino Jr para a realização dos procedimentos.

“Muitos maranhenses idosos, hoje, não têm o direito de ver, ver seus filhos, netos, ver o mundo e, por meio desse procedimento cirúrgico, a gente pode resgatar isso e trazer essa felicidade, não só à pessoa que está fazendo a cirurgia, mas também para toda a sua família. E aqui eu quero destacar essa grande ação que eu vou iniciar pela minha cidade de Codó, e também na minha cidade-irmã vizinha, Timbiras”, afirmou Francisco Nagib.

No primeiro mutirão, em Codó, deverão ser realizadas 200 cirurgias de catarata. Em Timbiras, serão mais de 100 cirurgias, a serem realizadas no Hospital Geral do Estado ou Macrorregional de Timbiras.

Nagib destacou que enviou ofício ao prefeito da cidade de Codó, Zé Francisco, solicitando-lhe o Hospital Geral Municipal (HGM) para a realização das cirurgias pela equipe da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH).

O parlamentar explicou que enviou o ofício para garantir a realização do mutirão no HGM, pois já havia enviado outros ofícios ao prefeito para dialogarem sobre projetos para Codó e nunca recebeu resposta. “Eu já enviei ao prefeito dois ofícios solicitando dialogar sobre a cidade e não obtive resposta do gabinete dele.

Não sei se é desorganização ou é falta de vontade de lutar e trabalhar pela cidade de Codó. Então, já quis garantir a disponibilidade do HGM”, justificou ele, agradecendo ao governador Carlos Brandão pela Emenda Parlamentar. Segundo Nagib, ainda neste mês deve ser feita a triagem dos idosos que serão beneficiados com as cirurgias de catarata.

Eleições 2024: Pré-candidato a prefeito Evimar Barbosa reúne-se com pré-candidatos a vereadores de Nina Rodrigues para reunião estratégica

No último domingo (03), o engenheiro sanitarista e pré-candidato a prefeito de Nina Rodrigues, Evimar Barbosa, promoveu uma reunião com todos os pré-candidatos a vereadores da cidade. O encontro reuniu pré-candidatos a vereador de três grandes blocos partidários políticos, que já estão compondo o projeto da formação de uma Frente Ampla, Popular e Democrática de oposição que está se formando no município.

Os blocos do Partido dos Trabalhadores (PT), do Progressistas (PP), do pré-candidato Evimar Barbosa, e o bloco do Patriotas, de Daniel Siqueira, que é o movimento Nina Rodrigues para Todos estão na aliança. O objetivo era uma reunião de conhecimento, realizado na Chácara do Paulo da CAEMA. Na ocasião, as lideranças conversaram, cada um tendo vez e voz para apresentar suas ideias e propostas e conheceram o perfil de cada companheiro. Ao final o encontro foi celebrado com um almoço.

O engenheiro Evimar Barbosa reforçou a importância do encontro, para o intercâmbio de ideias, o conhecimento mutuo entre as lideranças e para o alinhamento estratégico em áreas fundamentais para o projeto de 2024. “Foi uma reunião muito produtiva. Estamos preparados para oferecer uma equipe completa de apoio aos nossos pré-candidatos a vereador de nossa grande Frente Ampla, Popular e Democrática em prol de Nina Rodrigues. Já estamos aqui em alinhamento estratégico, ouvindo todas as ideias e propostas de cada companheiro, e desenhando cenários para 2024”. concluiu Evimar Barbosa.