Blog do Daniel Sousa Codó - Jornalismo Verdade

Feriado prolongado termina com 4 mortes nas rodovias federais do Maranhão

A Polícia Rodoviária Federal do Maranhão (PRF-MA) registrou 10 acidentes com 4 mortos e 8 feridos nas rodovias federais do estado durante a Operação Nossa Senhora da Conceição 2023 entre os dias 8 e 10 de dezembro.

Um dos acidentes com vítimas fatais foi registrado na BR-135, no sábado (9), envolvendo um automóvel Toyota/Corolla prata; um Fiat/Uno Mille Fire Flex, vermelho e uma carreta.

Segundo a PRF, o Corolla e o Uno trafegavam no sentido crescente (Dom Pedro para Presidente Dutra) e a carreta trafegava no sentido contrário. Em dado momento, o Corolla colidiu na traseira do Uno, que foi arremessado para a pista contrária e colidiu transversalmente na dianteira da carreta.

Um homem de 52 anos e uma mulher de 50 anos morreram no local. Ambos moravam em Santo Antônio dos Lopes. Uma mulher de 47 anos de idade ficou gravemente ferida. Os três ocupavam o Fiat/Uno, sendo que o condutor, um jovem de 21 anos de idade, e uma passageira de 20 anos, não se feriram. Os ocupantes do Corolla e da carreta não se feriram.

Além disso, foram observados 58 casos de condutores ou passageiros sem capacetes; 28 condutor ou passageiro sem cinto de segurança e 71 ultrapassagens proibidas.

Fiscalização

Pessoas fiscalizadas … 1.556
Veículos fiscalizados .. 1.475
Autos de Infração … 601

Condutor ou passageiro sem capacete .. 58
Cond ou pax sem cinto …. 28
Ultrapassagem proibida … 71
Alcoolemia … 09

Combate a criminalidade

Ocorrências policiais … 17
Crimes de trânsito .. 05
Crimes ambientais … 01
Mandados de Prisão … 01
Pessoas detidas … .. 17

Outros

Auxílio aos usuários … 34
Atuação em interdição de rodovia … 04
Apoio a outros órgãos … 04

Moradores são multados após serem flagrados saqueando carga de caminhão tombado

Na região de Peritoró, no Maranhão, moradores foram multados após serem flagrados saqueando a carga de um caminhão na BR-316, de acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O incidente ocorreu na manhã da última quinta-feira (7), quando o condutor de um caminhão, que transportava dois semi-reboques carregados com engradados de cerveja, perdeu o controle do veículo ao sair do desvio para a construção de uma balança de pesagem de veículos.

Ao chegar no local, os policiais se depararam com dezenas de pessoas pegando as caixas ou embarcando em carros, caminhonetes ou motocicletas. A equipe da PRF sinalizou a área e alertou os envolvidos sobre a prática criminosa de saque, começando a aplicar multas nos veículos envolvidos.

Conforme relato da PRF, foram registradas pelo menos 20 notificações, sendo 15 delas relacionadas a motocicletas, duas a picapes e três a automóveis. O motorista do caminhão e os passageiros sofreram ferimentos leves, foram socorridos e encaminhados ao Hospital Regional de Peritoró.

Acidentes com vítimas fatais são registrados em rodovias federais que cortam o Maranhão

Dois acidentes deixaram três pessoas em óbito durante o sábado (9), em rodovias federais que cortam o Maranhão.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o primeiro acidente aconteceu por volta de 6h50 no Km 325 da BR-135. Dois veículos, sendo um Corolla e um Uno, trafegavam no sentido crescente (Dom Pedro para Presidente Dutra), enquanto uma carreta seguia no sentido contrário. Em dado momento, o Corolla colidiu na traseira do Uno, que foi arremessado para a pista contrária e colidiu transversalmente na dianteira da carreta.

Um homem de 52 anos de idade e uma mulher de 50 anos morreram no local, os dois moravam na cidade de Santo Antônio dos Lopes, no Maranhão. Uma mulher de 47 anos ficou gravemente ferida. Segundo a PRF, os três ocupavam o Uno, sendo que o condutor do veículo, de 21 anos, e uma passageira, de 20 anos, não se feriram. Os ocupantes do Corolla e da carreta não se feriram.

A sinalização no local é ausente ou ineficiente. Ainda segundo a PRF, a causa da ocorrência foi não manter distância de segurança em relação ao veículo da frente, ação praticada pelo condutor do Corolla.

O segundo acidente com morte aconteceu às 23h10, no Km 661 da BR-222, em Açailândia. A vítima foi um homem de 29 anos, que estava em uma motocicleta quando colidiu frontalmente com um carro. As causas do acidente não foram divulgadas pela PRF.

Com informações do Jornal Itaqui-Bacana

Famílias de Codó já podem se cadastrar para receber a nova parabólica digital

As famílias residentes em Codó agora têm a oportunidade de se cadastrar para receber a nova parabólica digital, conforme anunciado pela Siga Antenado. Este avanço tecnológico é uma resposta à necessidade emergente de atualização dos sistemas de transmissão de televisão devido à introdução da tecnologia 5G.

Para ser elegível ao agendamento da instalação gratuita do kit de parabólica digital, as famílias devem cumprir alguns requisitos essenciais. É necessário que façam parte de um programa social do Governo Federal, como o CadÚnico, e que já tenham uma parabólica convencional instalada e operacional em suas residências.

A substituição das antenas convencionais pelas digitais é crucial, pois, em breve, as parabólicas antigas se tornarão obsoletas e incompatíveis com as novas transmissões. Além disso, com a ativação do 5G em Codó e região, o sinal das parabólicas tradicionais poderá sofrer interferências significativas. Dado que o 5G opera na mesma frequência das parabólicas convencionais, os usuários podem enfrentar problemas como chuviscos, chiados, travamento da imagem ou até interrupções no sinal.

Os interessados em realizar o agendamento para a instalação do kit de parabólica digital devem entrar em contato com a Siga Antenado pelos canais de comunicação disponíveis: o telefone 0800 729 2404 ou o site sigaantenado.com.br. Durante o atendimento, será necessário fornecer o número do CPF ou do NIS (Número de Identificação Social).

É importante destacar que as famílias que utilizam outros sistemas de recepção de TV, como antena espinha de peixe, antena digital interna ou TV por assinatura, não precisam realizar a troca, mesmo que sejam beneficiárias de programas sociais.

Esta iniciativa representa um passo importante para a modernização da infraestrutura de telecomunicações em Codó, assegurando que as famílias continuem tendo acesso a uma televisão de qualidade e sem interrupções, mesmo com a chegada da nova tecnologia 5G.

Duplo assassinato é registrado na zona rural de Coroatá

Vítima foram encontradas sem vida (foto: reprodução)Dois homens que trabalhavam como vigilantes, identificados pelos nomes de Gualberto, mais conhecido como Geo, e Maycon, foram brutalmente assassinados na madrugada deste domingo (10) em uma estrada do povoado Bruteiro, na zona rural de Coroatá.

Até o momento, não há informações oficiais sobre o caso, mas as autoridades confirmaram que as vítimas foram encontradas sem vida na estrada próxima às suas motocicletas. O crime tem características de latrocínio, roubo seguido de morte, já que os criminosos levaram as armas das vítimas e a mochila de um deles.

Os disparos de arma de fogo foram efetuados a queima-roupa. Uma das vítimas foi alvejada na cabeça e no peito, e o outro vigilante com dois disparos na cabeça

A polícia local está iniciando as investigações para esclarecer os motivos por trás desse ato violento e identificar os responsáveis. As autoridades ressaltam que é prematuro apontar possíveis motivações, mas garantem que todos os esforços serão empregados para levar os culpados à justiça.

Com informações do coroata online

Brandão admite neutralidade nas próximas eleições no Maranhão

O governador Carlos Brandão (PSB) admitiu adotar uma postura de neutralidade nas eleições do próximo ano.

Em entrevista ao O Globo, Brandão disse que tem vários aliados na maioria dos municípios maranhenses, por isso pode ficar neutro na disputa em diversas cidades.

“Existe a possibilidade de que eu não participe da eleição. Na maioria dos municípios, eu tenho os grupos políticos ao meu lado. Então, será que vale a pena? Dos 42 deputados estaduais, 42 me apoiam. Então, para que eu vou entrar em uma briga dessa? Prefiro fazer parceria com aqueles que ganharem”, revelou Brandão.

Vamos ver como essa declaração vai ser recebida pelos aliados…

Influenciadora e 37 anos mais jovem: quem é a primeira-dama de Arari que publicou vídeo íntimo por engano

Primeira-dama de Arari, cidade no interior do Maranhão, Ingrid Andrade ganhou projeção nacional nesta quinta-feira ao postar um vídeo íntimo por engano em suas redes sociais. Na publicação, disponível no Instagram por alguns minutos, ela aparece seminua em uma banheira de espuma. A jovem é casada com o prefeito Rui Filho, que comanda a cidade no interior do estado.

Com menos de 30 anos, Ingrid Andrade soma mais de 310 mil seguidores no Instagram e é influenciadora digital. As postagens acumulam fotos com as filhas recém-nascidas, Lia e Liz, além de fotos com o marido, Rui Filho (PTB), e vídeos compartilhando receitas e dicas para futuras mães. Ela e o prefeito oficializaram a cerimônia em novembro do ano passado, quando Ingrid tinha 28 anos e Rui Filho, 65.

O casamento do casal, feito apenas no civil na residência do casal, em São Luís, foi acompanhada apenas por amigos próximos e familiares. No entanto, não contou com a presença dos quatro filhos mais velhos do prefeito — Waldir Jorge Neto, Rui Neto, Thayanne Evangelista e Rayanne Reis, fruto do primeiro casamento de Rui Filho, com a prefeita de Lago da Pedra, Maura Jorge.

No começo do ano, ela e o marido participaram da posse do governador Carlos Brandão (PSB), eleito para chefiar o estado nas eleições passadas.

Vídeo publicado

Nesta quarta-feira, a primeira-dama de Arari publicou por engano vídeo íntimo em sua conta no Instagram, excluído momentos depois. No conteúdo, ela aparecia seminua em uma banheira de espuma. Logo depois, ela se justificou em uma postagem nas redes sociais.

“Eu realmente costumo mandar vários nudes para o meu marido, ainda mais quando ele não está em casa”, disse a primeira-dama. “Ele gosta de me pedir fotos, acho isso super normal”, completou Ingrid, que também é influenciadora digital.

Com informações do jornal O Globo

Vereador Pastor Max participa em São Luís da entrega de novas viaturas para reforçar a segurança no interior do estado do Maranhão

O vereador Pastor Max esteve, na última terça-feira (05), participando da entrega de viaturas na capital São Luís. A iniciativa ocorreu em parceria com o Governo Federal e Governo do Estado do Maranhão, e contou com a presença do governador Carlos Brandão, vice-governador Felipe Camarão, do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, do secretário de Estado da Segunda Pública, Maurício Martins; além de autoridades estaduais e municipais.

Na oportunidade, foram entregues 26 viaturas, sendo 14 camionetas L200 (4×4), 7 delas para a Polícia Civil e 7 para a Polícia Militar; 12 automóveis Yaris (modelo sedã), que vão reforçar ações do programa estadual Patrulha Maria da Penha e o trabalho de segurança de guardas municipais no interior do estado.

“Quero parabenizar o governador Brandão pela conquista das patrulhas, tanto para a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros, Guardas Municipais do Estado do Maranhão, que é um avanço significativo na segurança pública do nosso município, parabenizar o nosso vice-governador Felipe Camarão pelo empenho e ao ministro Flávio Dino, que tem direcionado essas ações importantes para o nosso estado e com certeza vai fortalecer ainda mais a nossa segurança e estamos aqui participando desse momento importante e claro, buscando cada vez mais fortalecer essas parcerias, o governo Brandão que tem sido um governo municipalista e tem tido esse olhar sensível para os municípios e procurado ajudar, tanto que hoje esse ato ele tem sido feito diretamente diretamente com os municípios, aqui prefeitos representados e Codó também será contemplada, para que fortaleça ainda mais a segurança do nosso município de Codó”, disse o vereador Pastor Max.

Ainda em agenda em São Luís, o vereador Pastor Max esteve visitando Secretarias como: Secretaria de Estado da Educação, onde se reuniu com o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão e Secretária de Indústria e Comércio, onde esteve junto ao secretário Júnior Marreca, para buscar parcerias e levar ações para o município de Codó.

“Hoje estamos aqui nesse dia de terça-feira, com uma pauta positiva aqui na capital São Luís, nas Secretarias, tanto de Educação, como na Secretaria de Indústria e Comércio e tantas outras ações como na Assembleia Legislativa, justamente buscando apoio, parcerias pra que a gente possa levar ações para o município de Codó. Esse tem sido um papel importante também que a Câmara tem realizado e a gente tem buscado juntamente com parceiros importantes, como o secretário de Indústria e Comércio, Júnior Marreca, como também o deputado federal Marreca, nosso vice-governador Felipe Camarão, e tantos outros amigos parceiros temos buscado aqui na nossa capital São Luís, pra que mais benefícios, mais ajudas, mais grandes avanços possamos levar para o nosso município de Codó. Então hoje estamos aqui com a pauta positiva, buscando justamente dialogar com os setores importantes aqui na nossa capital nos setores do poder executivo, do poder legislativo, justamente pra que a gente consiga alcançar pautas importantes que vão beneficiar a população de Codó, contem com a gente!”, finalizou o vereador Pastor Max.

VIOLÊNCIA EM CODÓ – DOIS ASSASSINATOS, briga com tiros entre irmãos e uma tentativa de homicídio de uma criança de 11 anos

Tudo, de acordo com relatos do comandante da PM, começou com a morte do adolescente Abraão Alessandro da Costa Sousa, de 17 anos de idade, morto com tiros na cabeça, na tarde de 06/12, na Travessa Nova Olinda, no Codó Novo.

Um amigo dele, de nome não revelado, que foi visto na garupa da moto usada na hora da troca de tiros, foi encontrado pela Polícia Militar na mesma tarde sendo atendido, por ferimento não letal, no Hospital Geral Municipal. Os militares ficaram com ele enquanto durou o atendimento e depois o levaram para a 4ª Delegacia Regional de Codó para prestar depoimento no inquérito aberto para apurar a morte de Abraão.

Cabeção seria o suspeito de matar o adolescente.

“Este homicídio nós já temos o autor dele, é um elemento conhecido por cabeça, cabeção, inclusive é da região do Codó Novo. Inclusive fala-se que ele teve um parente morto por esse que foi assassinado ontem, nota-se que há uma briga de revanche de facções e tá resultando nesses homicídios”, explicou o tenente-coronel Joanilson Gusmão Mota ao jornalista Amaral Júnior;

CASO DAS 21H – chegou vivo à UPA, morreu depois

Às 21h, também da quarta-feira, 6, a PM  relatou, primeiro,  registro de uma tentativa de homicídio que acabou resultando em morte. A vítima, não identificada, deu entrada na UPA ainda vivo, mas na manhã desta quinta o comandante confirmou a morte desta pessoa que teria sido vítima de bala perdida também no Codó Novo.

O tenente-coronel entende que existe ligação entre a primeira morte, a de ABRAÃO, e este segundo caso que é tratado como vítima de bala perdida, mas não deu detalhes.

“Infelizmente hoje pela manhã nos informaram que ele veio a óbito também, dizem que foi bala perdida o cidadão estava passando no local onde tava tendo tiroteio, tudo leva a crer que foi em razão deste caso que houve às 16h, mesmo com todo o reforço policial da área do Codó Novo”, afirmou

19H NO KM 17, BRIGA ENTRE IRMÃOS

Na mesma quarta-feira sangrenta, dois irmãos entraram numa briga na rua Botafogo, povoado KM 17. Um foi atingido com disparos de revólver no rosto. A PM este no local já por volta das 23h e confirmou o caso já no hospital.

“O autor dessa briga, que resultou nesse ferimento à bala, mas só que não foi encontrado, só que continuam as buscas. A Polícia Militar continua as busca”, disse

TENTATIVA DE INVASÃO DE ESCOLA

Nesta quinta, 07, novo fato foi registrado no Codó Novo, na rua Carlos Palhano. Um homem, identificado como João Vitor Monteiro Costa, conhecido como BOCA, tentou entrar  na escola municipal Renato Archer, armado de faca de uma garrucha, arma de fogo de fabricação caseira em busca de um menino de 11 anos de idade apenas.

Foi impedido, mas ficou aguardando seu desafeto na porta. A PM foi chamada e o o prendeu, evitando o crime.

MP investiga falta de transporte escolar em Codó

MPMA – Ministério Público do Maranhão está conduzindo uma investigação contra o prefeito de Codó, Zé Francisco (PSD), após denúncias de abandono na área da Educação no município. O objeto da investigação destaca a preocupante questão da falta de transporte escolar para alunos, a maioria crianças, em localidades como Livramento da Cit, do outro lado do Rio Itapecuru, Boa Esperança da Cit, do Riacho do Fio, e Riacho dos Vianas, todas pertencentes ao município de Codó.

O MPMA expediu um ofício à Secretária Municipal de Educação, solicitando informações detalhadas sobre a situação nessas localidades e se medidas foram adotadas para regularizá-la. A falta de transporte escolar pode ter implicações sérias no acesso à educação pelas crianças dessas comunidades, e a investigação busca esclarecer se o abandono educacional denunciado é uma realidade.

com informações, Blog do Werbeth saraiva.