Blog do Daniel Sousa Codó - Jornalismo Verdade

Universidade doa consultórios odontológicos à Segurança Pública do Maranhão

Secretário de Segurança Pública, coronel Silvio Leite recebe doações de Centro UniversitárioO secretário de Segurança Pública, coronel Silvio Leite, participou, na tarde desta segunda-feira (20), da assinatura de um termo de doação feito pelo Centro Universitário do Maranhão (Ceuma) de cinco consultórios odontológicos para o Sistema de Segurança Pública do Maranhão.

O ato foi realizado no gabinete da reitoria da instituição e contou com a presença da reitora Cristina Nitz Cruz e do diretor de Saúde e Promoção Social (DSPS) da PMMA, coronel Odilon Mariz.

Com doação dos consultórios, avaliados em R$ 100 mil, a SSP pretende criar mais unidades de atendimento odontológico dentro de batalhões, desta vez em São José de Ribamar, Presidente Dutra e Coroatá. Os equipamentos serão encaminhados também para a Caixa Beneficente, que atende a todo o Sistema de Segurança Pública.

Com os equipamentos doados, a DSPS deve reforçar o serviço odontológico que já é oferecido aos policiais e bombeiros gratuitamente, ampliando os atendimentos diários.

“A parceria público-privada é uma das marcas do governador Carlos Brandão e é importante para ampliar, garantir mais acesso e desenvolver políticas públicas para os maranhenses. Nesta parceria com o Ceuma, estamos trazendo para nossos servidores um aparato odontológico, que, sem dúvidas, vai atender algumas demandas”, comentou o secretário de Estado de Segurança Pública, Silvio Leite.

“Vamos tornar este atendimento em saúde mais próximo dos nossos servidores, facilitando esse cuidado com a higiene bucal. Ficamos satisfeitos com esse resultado, agradecemos o empenho da Ceuma, e com isso, o governo estadual reforça a política de valorização dos servidores públicos do Sistema de Segurança”, acrescentou Silvio Leite.

Durante o ato, o secretário Silvio Leite reforçou a importância da parceria da SSP com o Ceuma e como impactará positivamente na valorização da saúde dos agentes de Segurança Pública do Maranhão.

Na Assembleia, Francisco Nagib chama atenção para o drama causado pelas enchentes no Maranhão

O deputado estadual Francisco Nagib (PSB) chamou atenção, a durante a sessão desta terça-feira na Assembleia Legislativa, para o drama vivido por milhares de famílias com as enchentes causadas pelas chuvas em 33 municípios do Maranhão. O parlamentar elogiou a atuação do governador Carlos Brandão, de secretarias, prefeituras, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil na assistência às vítimas, com socorro médico, alojamento e outras ações, e o apoio do Governo às prefeituras.

“Quero chamar a atenção dos colegas porque nós estamos com praticamente 33 municípios atingidos com as fortes chuvas. Temos mais de três vítimas já registradas. Quero destacar o trabalho do nosso Governador Carlos Brandão que, incansavelmente, está correndo, rodando o estado e decretou emergência em mais de 20 municípios”, afirmou Francisco Nagib.

O parlamentar enfatizou, também, o trabalho que está sendo realizado pelo prefeito Deibson Balé, da cidade de Trizidela do Vale, um dos municípios fortemente atingidos pela enchente do Rio Mearim e que está na lista dos municípios em estado de emergência. “Deibson Balé está fazendo um grande trabalho de assistência e apoio aos desabrigados. Há mais de 800 pessoas fora de suas residências, colocadas em abrigos, ginásios e escolas. Nós estamos aqui, durante toda esta semana, incansavelmente, indo a secretarias, como a Sedes, para unirmos forças e levar ajuda aos desabrigados e gestores”, complementou Nagib.

Entre as ações desenvolvidas pelo Governo em Trizidela do Vale está a liberação de alimentação do Restaurante Popular para os desabrigados. “Estamos prontamente sendo apoiados pelos colegas da cidade, da região, para podermos retirar essas pessoas da área de alagamento, pedindo ajuda até à iniciativa privada. Empresas estão mandando caminhões para que a gente possa fazer esse trabalho”, informou.

A campanha SOS Chuvas, desenvolvida pela Assembleia Legislativa, para angariar doações para ajudar as vítimas das enchentes, também foi enaltecida pelo parlamentar na tribuna.

“Hoje mesmo, o governador Carlos Brandão está indo com o Ministro da Integração, às áreas alagadas. Isso é uma grande ação para podermos trazer apoio do Governo Federal para a nossa região. Devido às  chuvas,  os rios do Médio Mearim subiram mais de 7 metros. Então, a gente precisa, como parlamentar votado naquela cidade, votado naquela região, estar presente. Irei esta semana até o local para que a gente possa dar apoio total a essas pessoas”, anunciou Francisco Nagib.

Governo do MA apresenta nova proposta ao Sinproesemma

Durante nova audiência no Ministério Público, nesta terça-feira (21), o Governo do Maranhão apresentou uma nova proposta para o Sinproesemma, no sentido de encerrar o movimento grevista, que entrou na quarta semana.

A nova proposta mantém o reajuste proposto de 11% pelo Governo do Maranhão, mas agora será com inclusão de novas progressões e titulações. Além disso, o reajuste seria pago de somente duas vezes, sendo a primeira parte retroativa a janeiro e a segunda a partir de julho.

Vale ressaltar que essa já é a 10ª reunião de negociação entre o Sinproesemma e o Governo do Maranhão, sendo que foi a quarta proposta apresentada.

Os dirigentes do Sinproesemma irão levar a proposta para os professores da rede pública estadual e devem apresentar uma resposta nas próximas horas.

O secretário de Educação e vice-governador, Felipe Camarão (PT), gravou um vídeo sobre a nova proposta e acredita que dessa vez a proposta será aceita e chegaremos ao fim da greve.

Vice-governador do Piauí conhece boas práticas do Governo do Maranhão

Encontro entre vice-governadores do Maranhão e Piauí pauta parceriasNesta terça-feira (21), no Edifício João Goulart, em São Luís, o vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão, recebeu a visita do vice-governador do Piauí, Themistocles Filho. Em pauta, possíveis parcerias entre os estados para beneficiar maranhenses e piauienses.

Durante a reunião, os dois líderes estaduais pontuaram assuntos de investimentos em diversas áreas, como: educação, infraestrutura, energia, mineração e energia renovável, além da área de comunicação, entre outros.

“O governador do Maranhão, Carlos Brandão, e o governador do Piauí, Rafael Fonteles, são grandes amigos, grandes parceiros, assim como os ministros Wellington Dias e Flávio Dino. E nós, também, como vices, estamos na mesma sintonia para que o Maranhão e o Piauí continuem se desenvolvendo. Somos estados irmãos e estamos governantes para pensar e executar ações que garantam mais e melhor qualidade de vida para os maranhenses e piauienses”, destacou o vice-governador Felipe Camarão.

Já o vice-governador do Piauí, Themístocles Filho, reforçou que a vinda ao Maranhão é uma espécie de benchmarking, um estudo de caso das ações exitosas do Governo do Estado, principalmente, nas áreas de energias renováveis, energia solar e gás natural, além de outros campos, para que as boas práticas sejam estudadas e possivelmente aplicadas junto à população do Piauí.

“O Rio Parnaíba com certeza não nos separa; pelo contrário, nos une. Então, a minha vinda ao Maranhão foi para conversar com o Governo do Estado e levar para o Piauí o que o Maranhão está fazendo de bom nessas áreas, que nós podemos adequar à realidade do nosso estado. Depois que inventaram a roda, só mudaram os modelos: roda de pneu, de ferro, de madeira. Então, o que é bom a gente leva a ideia e até copia”, afirmou o vice-governador do Piauí, Themístocles Filho.

A reunião contou ainda com a presença de Sebastião Madeira, secretário chefe da Casa Civil; Sérgio Macedo, secretário de Estado de Comunicação (Secom); Anderson Lindoso, subsecretário da Secretaria de Estado da Educação (Seduc); e André Bello, secretário adjunto da Vice-governadoria; além dos representantes piauienses: Dr. Ricardo Monteiro, Cel. Cristiano Gomes, Mário Coelho e Marciano Arrais.

Equatorial Maranhão orienta sobre prevenção de acidentes com energia elétrica no período de chuvas intensas e alagamento

O Maranhão está passando por fortes chuvas nos últimos dias, que vem causando danos em vários municípios. Alguns locais estão sofrendo com alagamentos e deslizamentos de terra. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) o estado está em alerta laranja (perigo) e a previsão é de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos (60-100 km/h).

Nesse cenário de grande incidência de ventanias, muita chuva e descargas atmosféricas (raios e trovões), a Equatorial Maranhão alerta que é preciso ter atenção redobrada com a energia elétrica e ter sempre muito cuidado.

“Acidentes com eletricidade no período chuvoso, muitas vezes, são fatais, pois chuva com energia elétrica é uma combinação perigosa! Por isso, os cuidados com eletricidade devem ser redobrados nessa época, seja em casa ou na rua”, alerta Rosemeire Barbosa, Executiva de Segurança do Trabalho da Equatorial Maranhão. A especialista traz ainda algumas medidas de segurança para evitar acidentes com choques elétricos, curtos-circuitos e quebra de postes.

• Quando a chuva vier com raios e trovões, retire da tomada imediatamente os equipamentos como televisão, som, ventilador, computador, carregadores de celulares e outros. Faça isso utilizando calçados com solados isolantes (de borracha);

• Observe se há goteiras perto de instalações elétricas, pois água conduz energia;

• Se perceber que as paredes de casa estão úmidas, evite o contato com elas e não ligue equipamentos elétricos em tomadas instaladas no local, pois a umidade pode gerar danos às instalações elétricas, causando defeitos nos equipamentos;

• Durante as chuvas, deve-se evitar a manutenção em telhados e cercas elétricas devido ao risco de ser atingido por descargas atmosféricas (raios). Também não se deve fazer manutenção em equipamentos elétricos ligados à tomada devido ao risco de choque elétrico;

• Se estiver na rua, não fique em áreas como campos de futebol, piscina, lagos, lagoas, praias, árvores, mastros, locais elevados ou embaixo de postes e fiação elétrica. O recomendado é procurar um abrigo;

• Se algum cabo cair ao solo, não se aproxime e nem toque em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica. Isole a área e ligue imediatamente para Central de Atendimento pelo número 116 e para o Corpo de Bombeiros pelo número 193;

• Ao primeiro sinal de alagamento, os eletrodomésticos devem ficar fora da tomada e se o nível da água subir muito, desligue a chave geral (disjuntor);

• Em casos de alagamento, siga todas as orientações da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros. Só volte ao local quando o nível da água baixar e quando for orientado pelos órgãos competentes.

Vale ressaltar que nessas situações, os órgãos competentes realizam avaliação técnica em áreas alagadas, e quando necessário acionam a Distribuidora para desligar a energia com o propósito de evitar acidentes envolvendo a rede elétrica. E assim que esse nível de água baixar, a Distribuidora realiza a religação com segurança para todos.

A Equatorial orienta que em situações de acidentes envolvendo a rede de energia elétrica, a população jamais deve tocar em vítimas de choque elétrico e deve ligar imediatamente para a Central 116 e Corpo de Bombeiros no 193.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

Governo Federal apoia municípios maranhenses atingidos pela chuvas

Uma comitiva do Governo Federal, integrada pelos ministros das Comunicações, Juscelino Filho, da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e pelo secretário-executivo do Ministério das Cidades, Hildo Rocha, foi ao Maranhão nesta terça-feira (21). Eles viram de perto a situação dos municípios atingidos por chuvas intensas nos últimos dias e se colocar à disposição para apoiar as ações de resposta e de atendimento à população afetada.

Acompanhada do governador Carlos Brandão, a comitiva fez uma vistoria na cidade de Santa Luzia do Tide, onde um deslizamento de terra deixou dois mortos. Eles ainda sobrevoaram as cidades de Trizidela do Vale, Pedreiras e Barragem das Flores. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, cerca de 400 famílias estão desabrigadas e 340 desalojadas. Seis pessoas morreram devido às fortes chuvas, sendo duas em Santa Luzia do Tide, três em Açailândia e uma em Arame.

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, ressaltou o empenho do Governo Federal em apoiar os municípios atingidos. “Infelizmente, são muitas famílias desabrigadas que precisam desse suporte, da mão amiga do Governo Federal. Não queremos deixar ninguém desamparado”, destacou.

“Estamos aqui em uma missão em nome do presidente Lula para prestar nossa solidariedade aos 33 municípios atingidos e ao governo do Maranhão. Todas as regiões do Brasil, seja por estiagem, chuvas intensas ou enchentes, entre outros desastres, têm recebido desde a primeira hora o apoio integral do Governo Federal. Nós estamos colocando a Defesa Civil Nacional na definição dos planos de trabalho, seja para ajuda humanitária ou reconstrução de danos materiais, como pontes e estradas”, ressaltou o ministro Waldez Góes.

Reforço

Nesta quarta-feira (22), seis integrantes do Grupo de Apoio ao Desastre (Gade) chegarão ao Maranhão para auxiliar nas ações de socorro e para dar suporte aos municípios atingidos na elaboração dos planos de trabalho necessários para a solicitação de recursos federais para as ações de defesa civil.

O governador do Maranhão, Carlos Brandão, destacou que o governo do estado está dando apoio às famílias desabrigadas pelas chuvas. Ele também agradeceu o apoio do Governo Federal. “Somos muito gratos com a presença, neste momento, dos ministros e de pessoas qualificadas para lidar com situações de desastres como essa que atingiu nosso estado”, comentou.

Por sua vez, o prefeito de Trizidela do Vale, Deibson Bale, agradeceu a ida do Governo Federal ao Maranhão. “Essa visita é necessária para fazer a vistoria e o acompanhamento sobre a real situação que se encontra o nosso município, tendo em vista as fortes chuvas que caíram nas últimas semanas, aumentando o volume do rio e inundando diversas residências, deixando várias famílias fora dos seus lares”, afirmou.

Brandão terá tempo suficiente para mostrar resultado inicial do governo

O governador Carlos Brandão que vem arrumando a casa do seu jeito, bota ordem nos serviços essenciais e conta com apoio fechado do time campeão. O mandatário, que ainda está em fase da troca de equipe, dispõe de 100 dias para apresentar à sociedade relatório de serviço inicial. Sem olhar para o retrovisor, porque pra frente é que se anda, terá tempo suficiente para exibir a primeira preliminar.

Brandão, que assumiu o comando do Palácio dos Leões no período eleitoral e em meio ao mandato tampão, precisa de mais tempo para fazer o balanço. Pelo menos 150 dias para examinar o saldo de caixa e o que encontrou no Estado para tocar o barco em direção ao sucesso.

Ele, entretanto, tem um time campeão da última eleição que, com certeza, subirá no caminhão para chegar no local que todos almejam. Ao lado de Felipe Camarão, Iracema Vale e Flávio Dino, embarca consciente de que, onde descer do veículo, sempre encontrará portas abertas.

Conta hoje com uma Assembleia Legislativa compacta e a maioria da bancada federal ao seu lado no encaminhamento dos projetos em favor do Maranhão. E mais importante: o apoio e a boa vontade do presidente Lula, que prometeu aqui, na campanha, ser um aliado, companheiro e amigo em importantes decisões.

Polícia recupera moto com registro de roubo e prende dois na cidade de Timbiras-MA

 

Equipes do grupamento águia por volta das 11:00 horas da manhã estavam fazendo ronda pelo centro da cidade de Timbiras, quando dois indivíduos que estavam em uma motocicleta mod pop 110 vermelha sem placa avistaram está guarnição e tentaram fugir, não obtendo êxito na fuga e sendo abordados logo em seguida. Foi feita consulta do chassi da motocicleta via infoseg quando foi confirmado que se tratava de uma moto com registro roubo/furto,
A placa da moto é PSM 6045 e chassi 9c2jb0100gr029584.

A motocicleta foi entregue nesta dp juntamente com os dois condutores menores de idades com iniciais W.D.S.N de 14 anos e o garupa de iniciais R.B.F de 16 anos Sem lesões corporais.

CMT 17°BPM: TEN CEL JOANILSON.

17°BPM , SUA SEGURANÇA É NOSSA MISSÃO.

Iracema Vale discute fortalecimento da economia com representantes da classe empresarial maranhense

A presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale (PSB), recebeu, nesta segunda-feira (20), a visita de entidades representantes da indústria, comércio e do agronegócio do Maranhão. Na ocasião, foi debatido a importância do fortalecimento das relações entre o setor empresarial e o Poder Legislativo para garantir mais desenvolvimento ao estado.

Ao lado dos deputados estaduais Antônio Pereira (PSB), Roberto Costa (MDB), Ariston Ribeiro (PSB) e Francisco Nagib (PSB), Iracema Vale destacou a importância de fomentar as cadeias produtivas. “Ficamos muito feliz em receber todas as instituições que ajudam o Maranhão a prosperar, gerar emprego e renda. Colocamos esta Casa à disposição para ouvir o setor produtivo, que é muito importante para o desenvolvimento do nosso estado”, afirmou a chefe do Legislativo maranhense.

O deputado Francisco Nagib, presidente da Comissão de Assuntos Econômicos da Assembleia, disse que o diálogo com esses setores é crucial no sentido de implementar iniciativas para movimentar a economia local. “É extremamente necessário estreitar os laços com esses setores para que possamos gerar mais trabalho e renda aos maranhenses”, ressaltou.

O presidente da Fiema, Edilson Baldez, apresentou as principais demandas dos setores que movimentam a economia do Maranhão. “Estamos alinhados com as propostas do governador Carlos Brandão e com a presidente da Assembleia. Temos certeza de que avançaremos no desenvolvimento do nosso estado”, disse.

Em menos de 24 horas Duas Motos São recuperadas Pela polícia militar e devolvida aos verdadeiros donos na Região do 17 BPM

 

Na noite de ontem 20 de março de 2023 policiais fazendo abordagem é rodas na cidade recuperam, motocicleta Honda Fan 160, de cor vermelha, placa R002F04, em virtude da mesma ter sido tomada de assalto na noite de hoje na rua Josias Oliveira, no bairro São Vicente Palote.

A vítima relata que foi abordada por dois indivíduos que portavam uma arma de fogo.
A Vitima relata que motocicleta possui rastreador o que indicou a sua localização.

O Veículo foi encontrado abandonado com a chave na ignição ao lado do sítio cai-cai.

Lembrando que está é a segunda moto recuperada pela polícia militar na região dos cocais uma em timbiras e a outra citada nesta Matéria em Codó

TEN CEL JOANILSON – COMANDANTE DO 17ºBPM

17°BPM, SUA SEGURANÇA É NOSSA MISSÃO