Blog do Daniel Sousa Codó - Jornalismo Verdade

Polícia Civil prende homem que matou amigo com tiro de espingarda na Vila Biné, em Codó

Na última quarta-feira (22), a Polícia Civil do Maranhão, através do 1º Distrito Policial de Codó, conseguiu, elucida um caso de homicídio qualificado por motivo torpe com a prisão do principal suspeito de cometer o crime. A prisão que é preventiva, foi cumprida na zonal rural de Timbiras.

Segundo as investigações, o crime ocorreu no dia 10 de dezembro de 2022, na Vila Biné, em frente ao Sítio do Povão, em Codó. Na ocasião, o investigado efetuou um disparo de arma de fogo contra a vítima identificada como Ronildo da Silva Santos (foto) que não resistiu ao ferimento e veio a óbito. O fato foi testemunhado pela companheira da vítima. As investigações ainda apontaram que crime teve como motivação alguns desentendimentos anteriores entre a vítima e o investigado.

Nesta quarta, policiais civis das cidades de Codó e Timbras conseguiam localizar e prender o indivíduo. Após as formalidades, o preso foi encaminhado à Unidade Prisional de Codó.

FONTE: POLÍCIA CIVIL DO MARANHÃO

A pedido do MPMA, Justiça decreta nova prisão de acusado de feminicídio em Coroatá

Com base em pedido do Ministério Público do Maranhão, a Justiça determinou a volta de Gilgleidson Pereira Melo ao cumprimento de prisão preventiva. O cabo da Polícia Militar é acusado de feminicídio contra Ana Carolina da Silva Carvalho, sua namorada, crime ocorrido em julho de 2021.

Gilgleidson Melo estava cumprindo prisão preventiva até ser internado no Hospital Nina Rodrigues, em São Luís, com base em laudo médico emitido a partir de um incidente de insanidade apresentado pela defesa. Ocorre que o acusado recebeu alta do hospital em 4 de março deste ano, apenas 14 dias após a internação.

Na decisão, o juiz Duarte Henrique Ribeiro de Souza observa que a conclusão do laudo médico apontava que o quadro era irreversível, não havendo “prognóstico de cura do acusado”. Além disso, ele seria totalmente incapaz e com recomendação de internação por tempo indeterminado. “Impossível a reversão de um quadro médico classificado como extremamente grave em apenas 14 dias”, aponta o magistrado.

O juiz observa, ainda, que os sintomas de questões psiquiátricas só passam a existir após o crime. Os atestados médicos fornecidos pela Polícia Militar não apontam qualquer “anomalia própria de saúde mental” durante a vida profissional do acusado.

Para o promotor de justiça Gustavo de Oliveira Bueno, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Coroatá, a internação provisória do acusado não poderia ser convertida em prisão domiciliar, como solicitado pela defesa, pois ele estava preso preventivamente e não houve nenhuma alteração do quadro fático que justificasse a prisão em seu domicílio.

O posicionamento foi corroborado pelo magistrado que observa que “o fato de ter recebido alta médica não pode ser entendido como um alvará de soltura, ainda mais quando os requisitos e fundamentos do decreto preventivo ainda se fazem presentes”. O juiz observa, ainda, que “o acusado foi liberado sem ordem judicial, violando todo o ordenamento jurídico”.

Cabe ressaltar que Gilgleidson Melo já havia sido posto em liberdade anteriormente, voltando a ser preso, a pedido do Ministério Público, por não cumprimento das medidas cautelares determinadas pela Justiça.

Além do retorno de Gilgleidson Pereira Melo à prisão, a decisão judicial estabelece prazo de 90 dias para a realização de novo exame de sanidade mental, tendo em vista a contradição entre os documentos médicos. Entre as medidas determinadas também estão a apuração das condutas de todos os médicos responsáveis pela alta médica por parte do Ministério Público e a abertura de inquérito policial para apurar as responsabilidades dos médicos pela liberação do réu sem autorização judicial.

O CRIME

De acordo com as investigações do Departamento de Feminicídios da Polícia Civil, Ana Carolina da Silva Carvalho, de apenas 17 anos, teria sido morta em uma chácara da família de Gilgleidson Pereira Melo, no Bairro Mocó, em Coroatá. O corpo da vítima foi encontrado na propriedade, atingido por disparo de arma de fogo.

Ouvido após o crime, o Policial Militar teria relatado uma mensagem da companheira, por volta de 1 hora da manhã, afirmando ter pessoas no quintal da propriedade tentando invadir a casa. Ele teria ido até a chácara e trocado tiros com os bandidos, situação que teria levado à morte de Ana Carolina Carvalho.

Em seguida, o acusado teria fugido da cidade, tendo sido preso, pela primeira vez, em Timon, quatro dias após o crime.

FONTE: MINISTÉRIO PÚBLICO DO MARANHÃO

Governador Carlos Brandão anuncia medidas para recuperação de rodovias no Maranhão

O governador Carlos Brandão anunciou, por meio das suas redes sociais, que está intensificando o trabalho de recuperação de pontes e rodovias afetadas pelas fortes chuvas que caíram no Maranhão nas últimas semanas. Essa ação faz parte de uma série de medidas anunciadas pelo governo para minimizar os danos causados.

No pronunciamento, Brandão citou as vias que foram detectadas, após o monitoramento técnico, para que sejam feitas as devidas intervenções.

“Começamos a recuperação da ponte sobre o Rio São João, na MA-201; manutenção da ponte que liga Pedreiras a Lima Campos, na MA-122. Também iniciamos a recuperação da MA-006, do trecho entre Balsas e Tasso Fragoso, que rompeu no último domingo. Por fim, equipes iniciam as atividades na MA-336, entre Joselândia e Pedreiras, e próximo à BR-135”, anunciou o governador.

Na última terça-feira (21), Brandão e uma comitiva que contou com a presença dos ministros da Integração Nacional e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; e das Comunicações, Juscelino Filho; e da senadora Eliziane Gama, sobrevoaram os municípios de Santa Luzia, Trizidela do Vale e Pedreiras, para levar auxílio, em parceria com o Governo Federal, aos desabrigados e definir as medidas para conter novos danos.

Também nesta semana, o governador assinou o decreto de situação de emergência em mais de 30 cidades do Maranhão, para que a Defesa Civil preste apoio técnico complementar às ações do governo. Além disso, o Comitê Gestor de Prevenção e Assistência às Vítimas das Chuvas realiza uma série de intervenções preventivas em vários pontos do estado.

O governo continua anunciando medidas para levar ajuda aos municípios mais afetados. Em parceria com a Receita Federal e o setor privado, Brandão anunciou doações de itens necessários para pessoas desabrigadas, como cestas básicas, colchões, alimentação, galões de água, roupas e itens de higiene pessoal.

Vereador Pastor Max tem aprovadas três indicações para melhorias na Educação e Infraestutura de Codó

Durante a 5ª Sessão Ordinária da Câmara de Codó, realizada na última terça-feira (21), o vereador Pastor Max apresentou e teve aprovadas três Indicações para melhorias na Educação e Infraestutura do município de Codó. Pela Indicação Nº83/2023, o edil solicita ao Exmo. secretário de Estado da Educação do Maranhão, a reforma do CE. Reitor Ribamar Carvalho, bem como a reforma da quadra da referida escola, para atender melhor os seus alunos.

Por meio da Indicação Nº84/2023, o vereador solicita que seja encaminhada ao Executivo Municipal, junto ao secretário municipal de Infraestrutura, a pavimentação asfáltica da Rua Brasil-bairro Trizidela. E com a Indicação Nº85/2023, o parlamentar solicita o recapeamento com massa asfáltica nos dois sentidos da Avenida Marechal Castelo Branco, especificamente no trecho entre a Associação do SAAE e a Igreja Assembleia de Deus Madureira.

“Sessão bastante proveitosa e aqui não deixamos de trazer sempre os pedidos da nossa população, ouvimos e trazemos aqui pra discutir juntamente com os nobres vereadores pra que realmente o Poder Executivo possa resolver os problemas que afligem nosso povo. Trouxemos a indicação pedindo a reforma do CE Reitor Ribamar Carvalho, na Trizidela, bem como sua quadra poliesportiva, sabemos que é uma escola importante que atende o Ensino Médio e claro, fizemos esse pedido hoje através de indicação para o nosso querido secretário Felipe Camarão, que nós já tratamos esse assunto com ele particularmente e agora vamos encaminhar através da nossa Indicação pra reforçar esse pedido. Também pedimos aqui a pavimentação asfáltica da Rua Brasil, também na Trizidela, é um pedido que os moradores nos fizeram e também o recapeamento da Avenida Marechal Castelo Branco, tudo isso são melhorias que vão trazer benefícios pra nossa população e melhorar a qualidade de vida, então continuamos trabalhando, continue acompanhando esse trabalho que estamos fazendo, e tenho certeza que tudo isso é em benefício do nosso povo, da nossa população”, finalizou o vereador.

Em Brasília, governador Brandão reforça parceria com Governo Federal no enfrentamento dos efeitos das intensas chuvas no Maranhão

O governador Carlos Brandão, acompanhado do secretário de Representação Institucional do Maranhão em Brasília (Rebras), Othelino Neto, visitou o gabinete da senadora maranhense Ana Paula Lobato, nesta quarta-feira (22), em Brasília. Na pauta, o reforço no apoio federal nas questões técnicas, operacionais e financeiras direcionadas aos municípios afetados pelas intensas chuvas no Maranhão.

“Viemos fazer uma visita de cortesia à senadora Ana Paula, neste momento em que o estado está com muita dificuldade no combate às enchentes. A gente precisa do apoio de todos os parlamentares, do Governo Federal, dos governos municipais e, também, estaduais”, afirmou o governador Carlos Brandão.

Na ocasião, o governador atualizou a senadora em relação à situação de emergência, sobre como o Governo do Maranhão está atuando por meio do Comitê Gestor de Prevenção e Assistência às Populações Vítimas das Chuvas (CPAV), que envolve vários órgãos da administração estadual; e solicitou auxílio para uma atuação coordenada a nível municipal, estadual e federal, facilitando tanto as ações de assistência humanitária, quanto a recuperação das áreas atingidas.

“Nós viemos apresentar um relatório sobre o que estamos vivendo no Maranhão, com 33 municípios com estado de emergência decretado. Já são mais de 16 mil famílias afetadas, entre estas, mais de 600 famílias estão desabrigadas”, atualizou Brandão.

A senadora maranhense Ana Paula assegurou o seu apoio ao Governo do Maranhão, às cidades maranhenses, e destacou que irá fortalecer a mediação entre Maranhão e Governo Federal em nova reunião junto ao ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, que deve acontecer nesta quinta-feira (23).

“Muita satisfação em receber o nosso governador Carlos Brandão, do nosso querido Maranhão. Aqui, pudemos falar sobre parcerias e da triste realidade que acontece em 33 municípios, em relação aos alagamentos. Estamos atentos e solidários a todos esses municípios e a todo o Maranhão. Eu estarei, amanhã, em agenda com o ministro Waldez Góes para tratar desse assunto e pedir ajuda, apesar de ele já ter visitado o estado”, assegurou a senadora.

MPMA investiga existência de “servidores fantasmas” em Codó

O Ministério Público do Maranhão instaurou um Inquérito Civil para apurar a existência de contratos de “servidores fantasmas” na administração pública de Codó. A informação foi publicada nesta terça-feira (21/03) no Diário Eletrônico do MPMA.

A investigação teve início a partir do recebimento do Ofício oriundo do Ministério Público do Trabalho (PTM de Caxias), noticiando supostas contratações fantasmas no município codoense.

O Promotor de Justiça Carlos Augusto Soares, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Codó, será o responsável pela condução da investigação.

FONTE: DIÁRIO CODOENSE

Vereador Evimar Barbosa solicita revitalização de logradouros públicos em bairros de Codó

Em sua participação na 5ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, o vereador Evimar Barbosa apresentou e teve aprovada duas Indicações, direcionadas a revitalização de logradouros públicos em bairros da cidade. Por meio da Indicação Nº89/2023, o edil solicitou ao Executivo Municipal, junto ao setor competente, em caráter de urgência, reparos na iluminação pública na Rua Padre Cícero, localizada no Bairro Codó Novo.

Com a Indicação Nº90/2023, o vereador solicitou ao governo municipal e ao setor competente, em caráter de urgência, pela revitalização (limpeza, manutenção dos aparelhos e reparos na iluminação pública) da Academia da Saúde, localizada na Praça Augusto Cruz, no Bairro São Francisco.

“É preciso levar a revitalização e a manutenção da iluminação pública, a limpeza, o cuidado e a preservação dos espaços públicos, torna-los mais agradáveis, alegres e seguros para as famílias. Isso é direito do cidadão. Agradecemos a aprovação dos colegas e esperamos que o Executivo realize as obras necessárias”, concluiu.

 

Deputados alertam para danos causados pelas chuvas no Maranhão e pedem auxílio aos desabrigados

Deputados durante sessão plenária na Assembleia

Alarmados com os estragos provocados pelas intensas chuvas dos últimos dias no Maranhão, os deputados Júnior Cascaria (Podemos), Dra. Vivianne (PDT), Roberto Costa (MDB), Júlio Mendonça (PCdoB), Daniella (PSB), Eric Costa (PSD), Ana do Gás (PCdoB), Rodrigo Lago (PCdoB), Francisco Nagib (PSB) e Janaina Ramos (Republicanos) ocuparam a tribuna, na sessão desta terça-feira (21), para relatar os danos ocasionados em diversos municípios maranhenses, resultando em centenas de desabrigados.

Quem primeiro abordou o assunto, na sessão desta terça-feira, foi a deputada Dra. Vivianne. Ela manifestou solidariedade a “todos os maranhenses que têm passado por esse período difícil com muitas chuvas, especialmente em regiões como Vale do Mearim e Vale do Pindaré”.

O deputado Júnior Cascaria fez um relato dos danos causados na região do Mearim, principalmente nas cidades de Pedreiras, Trizidela do Vale e Poção de Pedras. O deputado Roberto Costa fez um apelo para que o governador Carlos Brandão inclua a cidade de Bacabal no decreto que colocou 32 municípios em estado de emergência.

Os deputados Júlio Mendonça e Daniella também manifestaram solidariedade às vítimas das enchentes que ocorrem, atualmente, em todas as regiões do Maranhão.

“Aqui falo das vítimas afetadas direta e indiretamente em todas as regiões. Na minha Baixada, por exemplo, nós estamos praticamente com todas as estradas vicinais cortadas. Quero manifestar nossa solidariedade aos prefeitos da região”, disse Júlio Mendonça.

Consequências

Em seus discursos, os deputados Eric Costa, Ana do Gás, Rodrigo Lago, Francisco Nagib e Janaína Ramos repercutiram, de igual modo, a grave situação por qual passam diversos municípios, onde centenas de famílias estão desabrigadas e sofrendo as consequências das enchentes provocadas pelas fortes chuvas.

O deputado Eric Costa informou que entrou em contato com a prefeita Maura Jorge e o coronel Célio Roberto, comandante do Corpo de Bombeiro Militar do Maranhão, para analisar quais medidas serão adotadas para auxiliar o município.

É um caso que requer toda nossa atenção. Já tivemos a chance de acompanhar as agendas, principalmente da Secretaria de Desenvolvimento, para que possamos viabilizar colchões e cestas básicas para as famílias desabrigadas. Também já estivemos na Secretaria de Infraestrutura para pedir o auxílio do governo estadual na recuperação de algumas vias que, neste momento, estão interditadas”, completou.

Com informações Blog do Minard

Menor de idade é Conduzido à delegacia por porte ilegal de arma de Fogo em Codó

De acordo com informações da Polícia Militar, uma equipe fazia rondas na região quando avistou o jovem em atitude suspeita em uma motocicleta. Ao perceber a aproximação dos policiais, o adolescente abandonou o veículo e empreendeu fuga.

Após alguns minutos de perseguição, o adolescente jogou a pistola no chão e acabou sendo interceptado pelos policiais. Os militares encontraram uma pistola calibre 380 com seis munições intactas.

O adolescente foi detido e encaminhado à Delegacia de Polícia local para prestar esclarecimentos sobre a posse ilegal da arma de fogo.

A Polícia Militar reforça a importância da população em denunciar atitudes suspeitas e colaborar com as autoridades para a manutenção da ordem e segurança pública na cidade.

Vereador Gracinaldo é oficialmente o novo líder do governo na Câmara Municipal de Codó

Na noite desta terça-feira (21), foi oficialmente anunciado que o vereador Gracinaldo será o novo líder do governo na Câmara Municipal de Codó. A escolha do prefeito Zé Francisco foi feita em consenso com os vereadores da base aliada.

Gracinaldo é um vereador experiente, com dois mandatos na Câmara Municipal. Ele é reconhecido pelo seu comprometimento com a cidade e sua atuação em defesa dos interesses da população.

O novo líder do governo na Câmara Municipal de Codó afirmou que está ciente da grande responsabilidade que terá pela frente, mas que está disposto a trabalhar duro para garantir que as ações do governo municipal sejam implementadas com eficiência e transparência.

Com a escolha de Gracinaldo como líder do governo na Câmara Municipal de Codó, a expectativa é que a relação entre o executivo e o legislativo municipal seja fortalecida, garantindo mais agilidade e eficiência na implementação de projetos e ações em benefício da população.