Blog do Daniel Sousa Codó - Jornalismo Verdade

Governo do Maranhão promove 802 oficiais e praças da PM e Bombeiros

Dando continuidade às ações de valorização das Forças de Segurança Pública do estado, o Governo do Maranhão realizou a promoção de 802 oficiais e praças da Polícia Militar do Maranhão (PMMA) e do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA). A solenidade foi realizada no Ginásio Costa Rodrigues, no centro de São Luís, e contou com a participação do governador Carlos Brandão.

Durante a solenidade, o governador Carlos Brandão destacou os investimentos que o Governo do Maranhão tem realizado para reconhecer o trabalho dos militares, motivá-los diariamente e oferecer melhores condições de trabalho às forças de segurança.

“Já são mais de 4 mil promoções de policiais militares e bombeiros. Entendemos que este é um ato de reconhecimento do trabalho desses profissionais e uma forma também de elevar a autoestima das tropas, que todos os dias saem de casa, na maioria das vezes, arriscando a própria vida. Além das promoções, temos equipado as unidades da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros e realizado investimentos em novos e modernos equipamentos, como viaturas e armamentos, para garantir melhores condições de trabalho aos militares”, assinalou o governador.

O secretário de Estado da Segurança Pública (SSP), Maurício Martins, afirmou que o ato de promoção realizado nessa segunda-feira (26) representa o reconhecimento do Governo do Maranhão ao trabalho desenvolvido diariamente pelas tropas.

“Hoje é um dia muito importante não apenas para os militares que estão sendo promovidos, mas também para os seus familiares, pois representa o reconhecimento desses profissionais da segurança pública. Com isso, ganham não apenas as corporações, mas a sociedade maranhense, que passa a contar com profissionais cada vez mais comprometidos com a missão de cuidar e proteger as famílias do nosso estado”, enfatizou Maurício Martins.

Polícia Militar (PMMA) – Ao todo, foram promovidos 686 policiais militares, sendo 145 oficiais, 439 praças e 102 praças que receberam promoção pelo critério de bravura. Do total de PMs promovidos, cinco oficiais ascenderam ao posto de coronel e 67 militares ao posto de 2º tenente.

O comandante-geral da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), coronel Wallace Amorim, ressaltou que as promoções fazem parte de uma política do Governo do Estado voltada à valorização dos profissionais. “Além da reestruturação das unidades e da modernização dos equipamentos, a segurança pública se constrói, principalmente, com o reconhecimento e a valorização do capital humano, que é o carro-chefe de todo esse trabalho. O ser humano que veste essa farda é quem eleva o nome da nossa corporação”, declarou.

Juscelino Filho destaca entregas de conectividade no MA

O deputado federal e ex-ministro Juscelino Filho (União Brasil/MA) participou, nesta terça-feira (27), da entrega de três importantes ações voltadas à ampliação da conectividade e da infraestrutura de telecomunicações no Maranhão. A agenda, realizada com o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, e o governador Carlos Brandão, marca um dia histórico para o estado.

“Essa agenda representa avanço econômico, social e tecnológico. Conseguimos viabilizar, por meio do Novo PAC do governo do presidente Lula, em parceria com o governo do estado, mais de R$ 300 milhões em investimentos que vão transformar a infraestrutura digital. Assinamos o contrato da Infovia Maranhão, entregamos a conectividade da Rota das Emoções e anunciamos a instalação de mais de 130 torres de telefonia em comunidades rurais. Vamos seguir trabalhando para garantir acesso a serviços essenciais para os maranhenses”, destacou Juscelino.

Durante a solenidade, o ministro Frederico Siqueira Filho, o governador Carlos Brandão e o presidente da Telebras, Hermano Albuquerque, assinaram o contrato para a implantação da Infovia Maranhão. A iniciativa prevê a construção de redes metropolitanas e trechos de fibra óptica no estado. Anunciado em 2024, na gestão de Juscelino Filho no Ministério, o projeto teve sua primeira etapa executada em setembro do mesmo ano, com o lançamento do cabo submarino entre São Luís e Alcântara, voltado, inicialmente, ao atendimento do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).

Pelo contrato, a Telebras será responsável pela implantação e operacionalização da infraestrutura de telecomunicações, com investimentos de R$ 113,6 milhões, beneficiando diretamente 20 municípios. Outro trecho da Infovia está sob responsabilidade da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). No total, o projeto prevê cerca de 6 mil quilômetros de cabos de fibra óptica, com impacto estimado para aproximadamente 5 milhões de pessoas, em 46 cidades.

Pioneirismo em conectividade rodoviária – A agenda também marcou o início oficial da conectividade na Rota das Emoções, no trecho entre São Luís e Tutóia, por meio do programa Rodovia Conectada. Foram instaladas pela operadora Claro torres de telefonia e internet ao longo de todo o trecho, com investimentos superiores a R$ 20 milhões. O Maranhão é o primeiro estado do país a implantar o programa em uma estrada pública federal, fortalecendo o turismo, a segurança, a mobilidade e a oferta de serviços na região.

Outro anúncio importante foi a instalação de 135 antenas de telefonia móvel em comunidades e povoados, em 68 municípios, levando sinal a localidades que ainda enfrentam dificuldades de comunicação.

O ministro Frederico Siqueira Filho destacou o legado de Juscelino Filho à frente do Ministério das Comunicações. “Ele promoveu avanços significativos na inclusão digital e na expansão das telecomunicações no país. Hoje, essa parceria com o governo estadual consolida investimentos robustos que vão beneficiar milhões de maranhenses, especialmente nas áreas mais remotas, retirando-as do apagão tecnológico”, afirmou, ressaltando ainda o compromisso do governo Lula de conectar todas as escolas públicas do país até 2026.

Em tom emocionado, o governador Carlos Brandão celebrou os investimentos. “Hoje o Maranhão recebe mais de R$ 300 milhões em conectividade. O presidente Lula tem sido um grande parceiro do nosso estado, com mais de R$ 90 bilhões destinados ao Maranhão via Novo PAC. Juscelino Filho teve papel fundamental à frente das Comunicações, com um olhar diferenciado para o nosso estado. Em nome dos maranhenses, agradeço por ajudar a transformar o Maranhão”, declarou, anunciando ainda um aporte adicional de R$ 40 milhões do governo estadual para expandir a Infovia Maranhão a todos os municípios.

Buscas por crianças desaparecidas em Bacabal já duram quase um mês

Após mais de três semanas, a Polícia Civil do Maranhão intensificou o trabalho de investigação do desaparecimento e as buscas pelos irmãos Ágatha Isabelly, de 6 anos, e Allan Michael, de 4 anos, vistos pela última vez em 4 de janeiro, no quilombo São Sebastião dos Pretos em Bacabal (MA).

Depois de 24 dias, as buscas estão concentradas na mata e na outra margem do Rio Mearim, onde cães farejadores sentiram o cheiro das crianças.

“As buscas pelas duas crianças continuam em áreas de mata, rios e lagos, em paralelo a uma investigação rigorosa”, disse o secretário de Segurança Pública do Maranhão, Maurício Martins, em uma rede social.

O secretário informou que os detalhes das investigações não são divulgados para não comprometer o trabalho policial.

Nesta segunda-feira (26), Martins também se manifestou a respeito de uma denúncia de que os irmãos teriam sido vistos em São Paulo. O secretário disse que a notícia era falsa e criticou a disseminação de fake news sobre o caso.

“Foi verificada a denúncia sobre o possível paradeiro das crianças em São Paulo. Uma equipe da comissão de investigação foi deslocada e atuou em cooperação com a Polícia Civil do estado, mas a informação não se confirmou”, disse.

“As buscas aos irmãos continuam, com equipes atuando em áreas de difícil acesso e a Polícia Civil conduzindo a investigação de forma rigorosa. Reforçamos que informações falsas ampliam a dor da família e podem configurar crime”, concluiu.

Ainda de acordo com a Secretaria de Segurança Pública, todos que foram ouvidos até o momento foram chamados na condição de testemunhas e que qualquer informação diferente disso é falsa.

Desaparecimento
As três crianças desapareceram, no dia 4 de janeiro, após saírem para brincar no Quilombo de São Sebastião dos Pretos, em Bacabal. No dia 7 de janeiro, Anderson Kauan, de 8 anos e primo das crianças, foi encontrado por carroceiros em uma estrada no povoado Santa Rosa, vizinho ao que havia desparecido. Aos profissionais ele afirmou ter deixado os dois primos enquanto buscava ajuda.

Desde o desaparecimento, a área de buscas, de cerca de 54 quilômetros quadrados, é marcada por mata de vegetação fechada, terreno é irregular, com poucas trilhas, difícil acesso, açudes, Rio Mearim e lagos.

Na última quarta-feira (21), Anderson Kauan auxiliou nas buscas das crianças. Após ter recebido alta hospitalar, depois de 14 dias internado, o garoto mostrou aos policiais o caminho que percorreu com os primos até uma cabana abandonada, próxima às margens do Rio Mearim.

Além disso, militares da Marinha estão usando o equipamento de sonar para fazer a varredura em trecho de 3 km do Rio Mearim em busca de vestígios das crianças. O equipamento mapeia áreas submersas, produzindo imagens do fundo do rio ou do mar, mesmo em locais com pouca visibilidade.

“Os trabalhos avançam pela região e, com prioridade, pelo leito do Rio Mearim, com apoio da Marinha e de mergulhadores do Corpo de Bombeiros. Também seguimos com as investigações para dar uma resposta à família, à comunidade de São Sebastião dos Pretos, em Bacabal, e a todos que acompanham o caso”, acrescentou Brandão.

Partidos políticos declaram apoio a Orleans para o Governo do MA

Em encontro realizado na noite de terça-feira (27) com o governador Carlos Brandão, presidentes e representantes de 12 partidos da base aliada anunciaram apoio ao nome de Orleans (MDB), atual secretário de Estado de Assuntos Municipalistas, como pré-candidato ao governo do Maranhão nas eleições deste ano.

Participaram da reunião Amanda Gentil, presidente do PP; Pedro Lucas, presidente do União Brasil; Fábio Macedo, presidente do Podemos; Orleans Brandão, presidente do MDB; Aluísio Mendes e Celso Dias, presidente e vice-presidente do PRB; Sebastião Madeira, presidente do PSDB; senador Weverton Rocha, presidente do PDT; Adriano Sarney, presidente do PV; Luciano Genésio, presidente do Solidariedade; Eliel Gama, presidente do Cidadania; o secretário de Estado de Indústria e Comércio, Junior Marreca e o deputado federal Marreca Filho, representando Rosa Filgueira, presidente do PRD; o vice-presidente do Avante, Fabiano Gallotti e o deputado federal Júnior Lourenço.

Também estiveram presentes o deputado federal e ministro do Esporte, André Fufuca (PP); a presidente e o vice-presidente da Assembleia Legislativa, os deputados Iracema Vale e Antônio Pereira, respectivamente; o presidente da Federação dos Municípios do Maranhão, o prefeito de Bacabal, Roberto Costa, e o secretário de Estado de Articulação Política, Junior Viana.

A sinalização de Orleans como pré-candidato ocorre após um longo período de diálogo e articulação entre as siglas da base, que passaram a convergir em torno de seu nome para a disputa ao Palácio dos Leões. O governador Carlos Brandão, por sua vez, acompanha a decisão coletiva dos partidos aliados. Pesquisa Econométrica divulgada no último dia 22, encomendada pelo Portal Imirante, já aponta o secretário na liderança, com 33,9% das intenções de voto.

“Recebi hoje presidentes e representantes de 12 partidos da nossa base aliada. Foi um encontro marcado pelo diálogo, em que me apresentaram o nome de Orleans como pré-candidato ao governo. Vamos trabalhar por esse alinhamento junto ao presidente Lula. Nossa missão é continuar os avanços no Maranhão, a exemplo dos programas Educação de Verdade, Maranhão Livre da Fome, recuperação e implantação de estradas, além do incentivo ao turismo, geração de renda, entre tantas outras ações”, destacou o governador Carlos Brandão em suas redes sociais.

Orleans Brandão teve papel central no desempenho do grupo governista na última eleição municipal. Das 20 maiores cidades do estado, 17 elegeram prefeitos aliados e, no total dos 217 municípios maranhenses, 158 escolheram gestores alinhados ao governo. Em São Luís, o campo aliado garantiu ampla maioria na Câmara Municipal, com 23 vereadores eleitos alinhados ao governo.

Com o movimento dos partidos, Orleans se consolida como o principal nome já definido na disputa majoritária até o momento. As discussões sobre a vaga de vice-governador e sobre a candidatura ao Senado seguem em aberto e continuam sendo tratadas nas próximas rodadas de conversa entre as legendas.

Mulheres do Agro de Codó avançam em planejamento estratégico durante reunião online

No dia 7 de janeiro, a Comissão das Mulheres do Agro de Codó realizou uma reunião online marcada por diálogo, organização e importantes encaminhamentos voltados ao fortalecimento da atuação feminina no setor agropecuário. Durante a reunião, foram debatidas e encaminhadas pautas estratégicas, entre elas a criação do formulário do SINCODO, que irá facilitar a coleta e organização de dados das participantes, além do planejamento do calendário de eventos, encontros e capacitações para o ano de 2026.
A reunião também contemplou discussões sobre a criação das páginas oficiais do grupo nas redes sociais, com o objetivo de ampliar a visibilidade das ações, bem como as primeiras ideias para a identidade visual da marca “Mulheres do Agro Codó”, seguindo as orientações da FAEMA, fortalecendo a comunicação e o reconhecimento do movimento.
Outro ponto relevante foi a organização das comissões de trabalho, etapa fundamental para a divisão de responsabilidades e maior eficiência nas ações futuras. O encontro foi finalizado com um espaço aberto para sugestões e contribuições das participantes, reforçando o caráter colaborativo do grupo. Com ações definidas e objetivos claros, o Mulheres do Agro de Codó segue firme no compromisso de incentivar, valorizar e fortalecer o protagonismo feminino no agro, promovendo união, representatividade e desenvolvimento.

TEMPESTADE EM CODÓ: Defesa Civil divulga relatório de danos após ventania e chuva de quase 68 mm

O temporal que atingiu o município na noite de segunda-feira (26) causou destruição na fachada do HGM, queda de fiação elétrica e diversos pontos de alagamento.

​A Prefeitura Municipal de Codó, por meio da Secretaria Municipal da Casa Civil e da Defesa Civil (COMPDEC), divulgou nesta terça-feira (27) o Relatório Preliminar de Danos referente ao forte temporal ocorrido na noite de ontem, 26 de janeiro de 2026.

De acordo com o documento assinado pelo Diretor Operacional Jose Fernandes de Alencar, a cidade foi atingida por vendavais e tempestades que acumularam uma precipitação de 67,8 mm.

​O evento, classificado como desastre natural de causa eólica, gerou uma série de prejuízos em diferentes pontos da zona urbana.

​Hospital Geral Municipal e Mercado Central atingidos

​Um dos danos mais significativos registrados foi na fachada do Hospital Geral Municipal (HGM), que teve sua estrutura de cobertura e a placa de “EMERGÊNCIA 24H” destruídas pela força dos ventos. No Mercado Central, placas de isolamento do canal de água fria também foram danificadas.

​Apagão e Alagamentos

​A tempestade causou o rompimento de fios elétricos em vias importantes como a Rua Afonso Pena e Rua 7 de Setembro (Centro), além da Rua Marcos Rocha, no bairro Trizidela. O relatório também confirmou interrupções nos serviços de energia e telecomunicações em razão dos ventos fortes.

​O volume de chuva resultou em alagamentos críticos nas seguintes localidades:

  • Rua Goiás (Santo Antônio – Clube do Juca);
  • Rua Frei Enrique de Coimbra e Pedro Cota (Trizidela).

​Outros Danos Registrados

​A Defesa Civil também listou danos ao calçamento asfáltico na Trizidela, destruição de outdoors na Avenida 1º de Maio, danos em placas no Parque Ambiental e a quebra de galhos de árvores em vários bairros da cidade.

​Medidas e Recomendações

​Em conclusão, o relatório destaca que o evento causou danos significativos à comunidade codoense. Como ação corretiva imediata, estão sendo realizados reparos nos danos e apoio às famílias afetadas.

A Defesa Civil recomenda a revisão dos planos de contingência e a intensificação de medidas preventivas, como a vistoria de prédios municipais e a poda de árvores.

Fonte: Relatório Preliminar de Danos – COMPDEC/Codó-MA.

Alertas do Inmet: Equatorial Maranhão reforça orientações de segurança para evitar acidentes com energia elétrica no período chuvoso

O Maranhão está sob alertas amarelo e laranja de chuvas intensas, emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), válidos nesta segunda (26), terça (27) e quarta-feira (28). O alerta laranja, que representa perigo de chuvas intensas, atinge todas as regiões do estado, incluindo a Região Metropolitana de São Luís e municípios como: Barreirinhas, Santa Inês, Bacabal, Caxias, Timon, Codó, Barra do Corda, Açailândia, Imperatriz e diversos outros.

Os avisos indicam chuvas fortes, ventos intensos, risco de alagamentos, quedas de galhos e descargas atmosféricas. Diante desse cenário, a Equatorial Maranhão informa que está com suas equipes em campo, reforçando o atendimento às demandas e as medidas de segurança para a população. Em caso de ocorrências envolvendo a rede elétrica, a Distribuidora orienta que as pessoas entre em contato por meio da Central 116 ou com a Assistente Virtual Clara, pelo WhatsApp (98) 2055-0116.

Além disso, a Equatorial Maranhão reforça as seguintes orientações de segurança à população:
• Não se aproxime de fios ou cabos de energia partidos, principalmente em áreas alagadas, pois a água pode conduzir eletricidade e ampliar a área de risco.

• Mantenha distância do local e alerte as pessoas quanto ao risco de aproximação e acidentes.

• Não toque e não tente remover objetos que estejam sobre a rede elétrica, como galhos, placas ou outras estruturas.

• Ao identificar cabos ao solo, acione imediatamente a Equatorial Maranhão pela Central 116 ou pelo WhatsApp da assistente virtual Clara (98) 2055-0116.

• Durante chuvas e incidência de raios, evite áreas abertas, como campos e praias, e não permaneça próximo a árvores, placas, postes e fiação elétrica.

• Dentro de casa, sempre que possível, desligue aparelhos eletrônicos mais sensíveis da tomada e, quando a chuva se tornar uma tempestade com situações de alagamento, desligue a chave geral de energia.

• Ao presenciar uma pessoa vítima de choque elétrico, jamais tente tocá-la. Acione imediatamente os serviços de emergência pelo 193 (Corpo de Bombeiros) ou 192 (SAMU).

• Em ocorrências em vias públicas envolvendo a rede elétrica, a Distribuidora também deve ser imediatamente comunicada pela Central 116, para que todas as medidas de segurança sejam adotadas.

*Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão*

Tecnologia a favor do cliente: Atendimento digital da Equatorial Maranhão garante mais praticidade e acesso aos serviços sem sair de casa

_WhatsApp com assistente virtual e site oficial da companhia concentram serviços essenciais 24 horas por dia_

A Equatorial Maranhão tem investido de forma contínua na modernização dos seus canais de atendimento, ampliando o uso de soluções digitais que garantem mais agilidade, comodidade e autonomia aos clientes no acesso aos serviços de energia elétrica. A iniciativa acompanha as transformações no comportamento do consumidor, que busca cada vez mais praticidade e rapidez na resolução de demandas do dia a dia, sem a necessidade de deslocamento até uma agência presencial.

Em 2025, foram registrados cerca de 17,8 milhões de atendimentos, refletindo o alto volume de demandas e a forte procura por suporte entre os consumidores. Os canais digitais se destacam como principal porta de entrada para os serviços da distribuidora, concentrando mais de 80% dos atendimentos, especialmente por meio do site e do aplicativo, seguidos pelo WhatsApp e pela URA (Unidade de Resposta Audível). Ainda assim, o call center com atendimento humano e os pontos presenciais seguem desempenhando função importante, especialmente em demandas que exigem maior grau de complexidade ou acompanhamento individualizado.

Por meio de plataformas digitais, os clientes conseguem resolver diversas solicitações de forma simples, segura e acessível, utilizando apenas o celular ou o computador. Entre os principais destaques está o atendimento via WhatsApp, realizado pela assistente virtual Clara. Disponível 24 horas por dia, a ferramenta oferece um menu completo de serviços e funciona de maneira intuitiva, orientando o usuário durante todo o processo de atendimento.

Pelo WhatsApp, é possível consultar débitos, emitir código de barras para pagamento, solicitar a segunda via da fatura, realizar o cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica, alterar a data de vencimento da conta e solicitar religação, entre outras funcionalidades. A assistente virtual conduz o cliente passo a passo, garantindo mais clareza nas informações, redução do tempo de espera e mais autonomia na resolução das demandas, o que contribui para um atendimento mais eficiente e acessível. Os serviços também podem ser acessados pelo site oficial da distribuidora, no endereço www.equatorialenergia.com.br, desenvolvido para reunir diversas funcionalidades, com navegação simples e intuitiva.

*Praticidade e autonomia para o cliente*

A gerente de Experiência com o Cliente da Equatorial Maranhão, Francila Soares, destaca as vantagens dos canais digitais. “Nós entendemos que o tempo do cliente é precioso. Por isso, a Equatorial investe em ferramentas digitais que facilitam a vida das pessoas, permitindo resolver diversas demandas sem sair de casa. Pelo WhatsApp ou pelo site, o cliente pode acessar serviços, esclarecer dúvidas e acompanhar suas solicitações de forma prática e segura. É um atendimento que se adapta à rotina das pessoas e coloca a tecnologia como aliada no dia a dia”, explica a gerente.

A ampliação dos canais digitais reafirma o compromisso da Equatorial Maranhão com a modernização do atendimento e a busca constante por mais eficiência na relação com os clientes. Além das plataformas digitais, a Distribuidora mantém o atendimento presencial em suas agências e a Central de Atendimento 116, garantindo que a população tenha acesso contínuo aos serviços, orientações e informações necessárias, de forma ágil e segura.

*Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão*

Codó adere ao projeto “Um Milhão de Oportunidades” e fortalece políticas para juventude

A Comissão do Selo UNICEF de Codó, representada pela articuladora municipal Zila Moura, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), promoveu uma importante reunião para apresentar o projeto “Um Milhão de Oportunidades (1MiO)”, recentemente aderido pelo município.

O encontro foi realizado no Salão Nobre da Prefeitura de Codó e reuniu mobilizadores que integram a comissão intersetorial do Selo UNICEF, além da direção da Plan International de Codó. A reunião teve como objetivo principal alinhar estratégias e fortalecer a atuação conjunta das instituições envolvidas na implementação da iniciativa no município.

O prefeito Chiquinho FC (PT) também participou do encontro e destacou a relevância do projeto para o desenvolvimento social de Codó. Segundo o gestor, a adesão ao 1MiO representa um avanço significativo no compromisso da gestão municipal com a ampliação das oportunidades educacionais, da formação profissional e da inclusão produtiva de adolescentes e jovens.

O projeto Um Milhão de Oportunidades (1MiO) é uma iniciativa do UNICEF, que envolve governos, setor privado e organizações da sociedade civil. O projeto tem como foco a criação de oportunidades de educação de qualidade, acesso à conectividade, desenvolvimento de competências digitais, participação cidadã, capacitação profissional e inserção no mundo do trabalho, por meio de programas de aprendizagem, estágio e emprego. O público-alvo são adolescentes e jovens de 14 a 29 anos em situação de vulnerabilidade social.

Durante a reunião, o prefeito Chiquinho FC realizou a assinatura do Termo de Adesão ao programa, oficializando a inclusão de Codó no 1MiO. Com isso, o município passa a integrar uma rede de ações e políticas públicas voltadas à promoção dos direitos e ao fortalecimento das oportunidades para a juventude codoense.
A adesão ao projeto reforça o papel do município no cumprimento das metas do Selo UNICEF e na construção de um futuro com mais inclusão, cidadania e perspectivas para crianças, adolescentes e jovens.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Codó

Atletas de Codó se destacam no Campeonato Maranhense 2025 de MTB e Ciclismo de Strada

A cidade de Codó teve papel de destaque no cenário esportivo em 2025 ao consagrar atletas no MTB e no ciclismo de strada no Campeonato Maranhense. Com resultados expressivos em diferentes categorias, os representantes codoenses reforçaram a força do município na modalidade e levaram o nome da cidade ao pódio estadual.

No ciclismo de strada, Francisco Funerária conquistou o título de campeão Master C1. Já Zé Pão foi campeão Sub-23 Strada, enquanto Lucas alcançou o terceiro lugar na Elite Strada. Joseph Soares Holanda completou o quadro de destaques ao garantir o vice-campeonato Sub-23 no ciclismo de strada.

Joseph Soares Holanda vice-campeonato Sub-23 no ciclismo de strada.

No MTB, os resultados também chamaram atenção. Padeiro foi vice-campeão Master A. Leny conquistou o título de campeã Master C 50+, e Josilene garantiu o título na categoria Master B 40+. As conquistas evidenciam o trabalho contínuo e a dedicação dos atletas codoenses ao longo da temporada.

As categorias são diversas, mas o sonho foi um só: competir em alto nível, representar Codó e alcançar resultados expressivos no esporte maranhense. O desempenho coletivo reforça o crescimento do ciclismo no município e o comprometimento dos atletas com treinos e competições.

Os atletas serão destaques na Cerimônia de Premiação do Campeonato Maranhense 2025, promovida pela Federação Maranhense de Ciclismo, marcada para o dia 31 de janeiro de 2026, às 19h, no Iate Clube, na Ponta d’Areia, em São Luís. O evento vai celebrar as conquistas da temporada e reconhecer o esforço de atletas, equipes e apoiadores que contribuíram para o fortalecimento do ciclismo maranhense em 2025.