Blog do Daniel Sousa Codó - Jornalismo Verdade

Brandão confirma Weverton como primeiro senador na chapa de Orleans…

O governador Carlos Brandão (sem partido) comunicou nesta terça-feira, 27, aos dirigentes dos partidos aliados que o pedetista Weverton Rocha é o primeiro senador definido na chapa do secretário Orleans Brandão (MDB).

“Atendo a um pedido do presidente Lula e confirmo Weverton na chapa! Mas o anúncio público será feito apenas coma definição do segundo nome”, disse Brandão, segundo este blog Marco Aurélio d’Eça confirmou com pelo menos quatro lideranças que participaram da reunião.

12 agremiações partidáias já confirmaram apoio à chapa encabeçada pelo secretário Orleans Brandão;
também já está certo que as outras vagas serão ocupadas pelo PT e pela federação PP/União Brasil.

Entre os líderes partidários presentes estavam outros dois nomes cotados para as vagas de senador na chapa emedebista: o ministro dos Esportes André Fufuca (PP) e a presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale (PSB).

Este blog Marco Aurélio d’Eça apurou que na montagem da chapa há uma pequena divergência entre os chefes da campanha brandonista:

O entorno de Brandão prefere que a outra vaga de senador seja ocupada por Iracema Vale (com ela filiada ao PT), cabendo à federação PP/União Brasil indicar o vice da chapa; o candidato Orleans Brandão, no entanto, prefere que os senadores sejam Weverton e Fufuca, tendo Iracema na vice, como companheira de chapa.

Mas esta é uma outra história…

Blog Marco Aurélio d’Eça

Comissão ACRIVI Jovem realiza primeira reunião anual no Parque Walter Zaidan

Na primeira reunião da ACRIVI Jovem de 2026, realizada no dia 23 de janeiro, no Parque Exposição Walter Zaidan, os jovens discutiram sobre a formalização da comissão com o objetivo de aumentar a participação dos jovens no agronegócio, o que inclui a criação de uma estrutura organizacional com cargos definidos, além da necessidade de critérios de inscrição.

A comissão tem como foco inserir os jovens no setor, desenvolver suas habilidades, estimular a participação ativa e preparar a sucessão nos negócios. “Essa primeira reunião, realizada pelos integrantes da ACRIVI JOVEM, foi fundamental para organizarmos os pontos e objetivos do nosso projeto. Planejamos atividades, definimos questões organizacionais e alinhamos tópicos pendentes, unindo diversas ideias“. explicou João Bello, participante da Comissão.

Durante o encontro, também foram abordadas atividades para a 52ª ExpoCodó, como encontros, palestras e concursos culturais, ressaltando a importância da presença jovem no evento. Foi acordado que o grupo de jovens elaboraria uma proposta detalhada de atividades e que as comissões existentes precisariam definir seus planos de ação.

A ACRIVI Jovem é essencial para fortalecer a participação dos jovens no agronegócio. Essa comissão não apenas desenvolve habilidades como liderança e empreendedorismo, mas também facilita o networking entre jovens e profissionais do setor. A Acrivi Jovem estimula a inovação e a troca de experiências, preparando a nova geração para os desafios do mercado. Além disso, a presença Jovens em eventos como a ExpoCodó destaca a importância do agronegócio para as novas gerações, cultivando um senso de pertencimento e responsabilidade social que é vital para o futuro do setor”, declarou a Presidente da ACRIVI, Inalda Béder

Carlos Brandão assume presidência do Consórcio da Amazônia Legal

Governador do Maranhão, Carlos Brandão

O Consórcio da Amazônia Legal inicia um novo ciclo de liderança com a eleição, por unanimidade, do governador do Maranhão, Carlos Brandão, para a presidência da entidade que reúne os nove estados da região amazônica.

À frente do Consórcio, Brandão assume a missão de fortalecer a cooperação interestadual, ampliar o diálogo federativo e conduzir agendas estratégicas voltadas ao desenvolvimento sustentável da Amazônia, em consonância com os desafios ambientais, sociais e econômicos da região.

A presidência do governador maranhense tem como foco uma atuação técnica, integrada e orientada a resultados, buscando maior articulação entre os estados membros e a construção de soluções conjuntas para temas como preservação ambiental, desenvolvimento econômico, infraestrutura, bioeconomia e captação de investimentos.

O novo comando do Consórcio também reforça o papel da Amazônia Legal no cenário nacional e internacional, ampliando o protagonismo da região em debates sobre sustentabilidade, mudanças climáticas e políticas públicas voltadas à proteção e ao uso responsável dos recursos naturais.

Criado para promover ações coordenadas entre os estados amazônicos, o Consórcio da Amazônia Legal atua como instrumento de integração regional e fortalecimento institucional, visando ampliar a eficiência das políticas públicas e a representatividade da região junto ao governo federal e a organismos internacionais.

Governo amplia recursos de segurança para período de Carnaval

O Governo do Maranhão anunciou um conjunto de medidas para reforçar a segurança pública durante o Pré-Carnaval e o Carnaval em todo o estado. A estratégia inclui o aumento do efetivo policial e o uso de tecnologias de monitoramento para ampliar a prevenção e a resposta a ocorrências nos principais pontos de festa.

Entre as ações previstas estão o reforço do policiamento com mais agentes nas ruas, utilização de drones, ampliação do videomonitoramento e adoção de sistemas de reconhecimento facial. Também serão realizadas revistas pessoais, patrulhamento aéreo e operações especiais voltadas à proteção de mulheres e ao atendimento de turistas.

De acordo com o governo, o esquema especial não comprometerá a segurança nos municípios maranhenses. Para garantir a cobertura em todo o território estadual, policiais que estavam de férias foram convocados, além do pagamento de horas extras ao efetivo em atividade.

A expectativa é assegurar um ambiente mais seguro para foliões, moradores e visitantes durante todo o período carnavalesco, com ações integradas e presença ostensiva das forças de segurança.

Programa “Luz Para Todos” avança no Leste do Maranhão e impulsiona o desenvolvimento econômico das comunidades

_Parceria entre Equatorial Maranhão e Governo Federal amplia o acesso à energia e gera mais qualidade de vida no interior do estado_

O acesso à energia elétrica é um fator essencial para a melhoria das condições de vida e para o desenvolvimento das comunidades. Com esse objetivo, a Equatorial Maranhão, em parceria com o Governo Federal, avança na execução do Programa “Luz Para Todos”, promovendo novas etapas de expansão no Leste do estado.

Na região, o investimento soma R$ 162 milhões, viabilizando 4.297 novas ligações de energia elétrica em comunidades rurais e localidades de difícil acesso. A ampliação do serviço leva mais dignidade, segurança e qualidade de vida para milhares de famílias, além de contribuir para o fortalecimento da economia local e das atividades produtivas da região. Diversas cidades, como Caxias, Timon, Codó e Chapadinha, estão entre as contempladas.

A presença da energia no dia a dia das comunidades traz impactos diretos, como melhores condições para o aprendizado, ampliação da renda familiar, reforço aos serviços públicos e maior conforto para a população. As obras também estimulam a economia local, com a geração de empregos por meio da contratação de empresas e trabalhadores da própria região.

Impacto em todo o Maranhão

O Programa “Luz Para Todos” prevê investimento total de R$ 720 milhões em todo o estado, com 19.047 novas ligações e a construção de aproximadamente 10 mil quilômetros de rede elétrica. Todos os municípios maranhenses serão contemplados, beneficiando milhares de pessoas. As obras já estão em andamento em diversos municípios e serão concluídas nos próximos dois anos.

Para o Consultor de Clientes da Equatorial Maranhão, Samuel Freitas, a ampliação do programa vai além da infraestrutura. “A expansão do Luz Para Todos contribui para reduzir desigualdades e conectar comunidades. O acesso à energia elétrica cria condições para o fortalecimento das atividades econômicas locais, melhora a oferta de serviços básicos e amplia as possibilidades de crescimento social. Essa iniciativa reforça a atuação da Equatorial Maranhão como parceira do desenvolvimento das regiões e da melhoria da qualidade de vida da população”, informou Samuel.

Expansão do Luz Para Todos no Maranhão

• Investimento total: R$ 720 milhões
• Conclusão das obras: dezembro de 2026
• Novas ligações: 19.047
• Extensão de rede: 10 mil km
• Pessoas beneficiadas: mais de 76 mil maranhenses

A execução do programa é realizada com o apoio do Governo do Estado e das prefeituras municipais, fortalecendo a atuação conjunta para ampliar o acesso à energia elétrica em todas as regiões do Maranhão, inclusive em localidades de difícil acesso.

Atualmente, a Equatorial Maranhão atende mais de 2,9 milhões de clientes em todo o estado, levando energia com qualidade para residências, comércios, indústrias, serviços públicos e atividades produtivas. Onde a luz chega, chega também mais segurança, mais conforto e mais oportunidades.

*Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão*

FAMEM participa de Assembleia da CNM e Maranhão garante duas vagas na representação municipal

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM) participou nesta terça-feira, 27 de janeiro, da Assembleia-Geral presencial da Confederação Nacional de Municípios (CNM), realizada para deliberar sobre a representação dos Municípios no Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (CG-IBS), no contexto da Reforma Tributária.

O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, abriu o debate sobre o tema lembrando a luta pela aprovação da Reforma Tributária e frisou que a CNM foi a única entidade municipalista a se posicionar a favor da reforma. Além disso, destacou o trabalho da CNM, ao apresentar muitos pontos de melhoria no texto, para que os Municípios fossem beneficiados pela medida. “Esse é um momento que deveria ser muito comemorado por nós, pois há 35 anos se discutia uma Reforma Tributária que nunca aconteceu. O Município não tinha autonomia financeira para trabalhar. Agora, pela primeira vez na história, vamos ter um espaço para discutir em igualdade com os Estados e a União”, comemorou o líder do movimento municipalista.

Durante a Assembleia, os prefeitos definiram por meio de votação, os 14 representantes municipais que irão integrar o Comitê responsável pela defesa dos interesses dos Municípios na gestão do novo sistema tributário. Após a apresentação dos critérios previstos em lei e a validação dos nomes, as indicações foram aprovadas de forma unânime.

O Maranhão garantiu duas vagas na representação municipal, sendo a 1ª suplência de Imperatriz e a 2ª suplência de Bacabal.

A FAMEM esteve representada pelo vice-presidente Dr. Junior, prefeito de Peritoró, que participou do encontro em nome do presidente Roberto Costa. Durante a Assembleia, o prefeito de Imperatriz, Rildo Amaral, afirmou: “Agradeço o reforço primordial da FAMEM nesse grande momento. O Dr. Junior, nosso vice-presidente, representando o nosso presidente Roberto Costa, trouxe também a vantagem de debatermos em uma assembleia que era praticamente fechada e conquistamos essa grande vaga.”

Além das decisões tomadas sobre a composição do Comitê, a Assembleia também abriu espaço para o debate de outras pautas de interesse dos Municípios. Entre os temas discutidos, estiveram projetos relacionados a pisos salariais de categorias profissionais, questões previdenciárias e a necessidade de mobilização dos gestores para barrar propostas que podem aumentar despesas e gerar impactos negativos nos cofres públicos.

Ao participar da assembleia, a FAMEM reforça seu compromisso com as prefeituras maranhenses, acompanhando de perto os debates e atuando para garantir que os Municípios sejam ouvidos nas decisões que afetam a gestão local.

Famem

Justiça determina manutenção de agências bancárias e atendimento presencial no Maranhão

A Justiça do Maranhão determinou que o Banco do Brasil mantenha em funcionamento o atendimento presencial em agências localizadas em São Luís (Cohatrac e Reviver), Bacabal (Teixeira Mendes), Imperatriz (Praça da Cultura) e Caxias (Volta Redonda). A decisão também proíbe o encerramento, a suspensão ou a redução dos serviços, além de assegurar a continuidade das atividades atualmente ofertadas à população.

O banco ainda foi obrigado a preservar o funcionamento das agências nos municípios de Amarante do Maranhão, Itinga do Maranhão, Lima Campos, Matões, Olho d’Água das Cunhãs e Parnarama, além das unidades Alemanha e Anil, em São Luís, impedindo que sejam convertidas em postos de atendimento. Caso alguma dessas unidades já tenha sido fechada ou transformada, deverá retomar o atendimento bancário presencial, com estrutura adequada e quadro de funcionários compatível com a demanda local.

A sentença também fixou o pagamento de R$ 54 milhões a título de indenização por danos morais coletivos, valor que será destinado ao Fundo Estadual de Proteção dos Direitos Difusos.

Plano de reorganização do Banco do Brasil

As determinações constam em decisão do juiz Douglas de Melo Martins, da Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís, ao julgar ação movida pelo Instituto Brasileiro de Defesa das Relações de Consumo (IBEDEC/MA) contra o Plano de Reorganização do Banco do Brasil, anunciado em 11 de janeiro de 2021.

De acordo com a ação, o plano é considerado abusivo por promover alterações unilaterais na prestação de serviços essenciais, agravadas pelo contexto da pandemia da Covid-19, o que teria contribuído para a formação de aglomerações, aumentado riscos sanitários e ampliado a exclusão social.

O IBEDEC destacou, ainda, dados do IBGE de 2017, que apontam o Maranhão como o estado com menor acesso à internet no país. Para a entidade, impor exclusivamente o atendimento digital a uma população composta, em grande parte, por idosos, aposentados, trabalhadores rurais e pessoas com baixa familiaridade tecnológica aprofunda a vulnerabilidade dos consumidores e restringe o acesso a serviços bancários básicos.

Fundamentos da decisão judicial

Na decisão, o magistrado ressaltou que, embora a livre iniciativa seja um dos fundamentos da ordem econômica previstos na Constituição Federal de 1988, ela deve observar princípios como a defesa do consumidor e a função social da empresa, garantindo uma existência digna e em consonância com a justiça social.

O juiz também entendeu que o fechamento de agências em cidades-polo e a transformação de outras unidades em postos de atendimento com serviços limitados configuram falha na prestação do serviço e violam o dever de continuidade, conforme previsto no Código de Defesa do Consumidor.

Apesar de o Banco do Brasil ter alegado que a ampla utilização dos canais digitais — responsáveis por 92,7% das transações — justificaria a redução do atendimento presencial, a Justiça concluiu que o resultado financeiro da instituição não pode se sobrepor ao impacto humano e social causado à coletividade, sob pena de grave ofensa à dignidade da pessoa humana.

*Fonte: TJMA*

Maranhão reduz em 5,5% índices de violência no ano passado

O Maranhão segue apresentando avanços consistentes na redução da violência. Dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública referentes a 2025 apontam diminuição de aproximadamente 5,5% nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), com destaque para a queda nos homicídios, feminicídios e latrocínios. O estado também fechou o período com redução nos índices de roubos de celulares, a pessoa, veículos e outros crimes contra o patrimônio.

A redução de 5,5% nos CVLI representou a queda de 2.050 para 1.940 casos. Os homicídios apresentaram retração de 5,2%, passando de 1.913 para 1.814 ocorrências, com redução consecutiva entre os meses de agosto e dezembro, o que indica uma tendência sustentada de diminuição. O latrocínio também registrou queda, com redução aproximada de 5% no período analisado.

Redução de feminicídios: Maranhão na contramão do cenário nacional

Enquanto o Brasil registra aumento nos índices de feminicídio, o Maranhão apresenta queda consistente desse tipo de crime, evidenciando a efetividade das políticas públicas de enfrentamento à violência contra a mulher implementadas no estado.

Em 2025, o Maranhão alcançou redução de aproximadamente 27% nos casos de feminicídio, passando de 69 registros em 2024 para 51 em 2025, o que representa 18 vidas preservadas. O resultado contrasta com a tendência nacional de crescimento desse crime e reforça que o estado segue em trajetória oposta.

A redução foi contínua entre julho e dezembro, com destaque para o mês de dezembro, que apresentou queda expressiva, passando de 10 para 4 casos.

Na Grande São Luís, os registros de feminicídio caíram 45%, totalizando 6 casos. Em Imperatriz, a redução foi ainda mais significativa, de 75%, com apenas 1 ocorrência no período.

O secretário de Estado da Segurança Pública do Maranhão, Maurício Martins, destaca que a diminuição dos casos reflete o empenho de todo o governo, com atuação integrada da segurança pública e toda a rede de proteção às mulheres, com ações tanto de prevenção quanto de repressão qualificada aos crimes de violência doméstica e de gênero.

“Essa redução é resultado de um trabalho contínuo do Governo do Maranhão, por meio da segurança pública e toda rede de proteção às mulheres, com ações preventivas, resposta rápida e investigação qualificada. Vamos dar continuidade e ampliar ainda mais esses esforços, porque nosso foco principal é evitar esse crime contra a vida e garantir proteção às mulheres em todo o Maranhão”, assegurou.

Em relação à redução dos crimes violentos, Maurício Martins avalia que os resultados refletem os investimentos contínuos do Governo do Maranhão e o empenho das forças policiais em todo o estado.

“Nos últimos anos, o Governo do Maranhão tem feito investimentos contínuos e estratégicos na segurança pública, com reforço do efetivo, modernização da estrutura de trabalho, ampliação do uso de tecnologia e inteligência policial, além da capacitação permanente. Esses avanços fortalecem as ações ostensivas e investigativas, elevam o desempenho das forças de segurança e se refletem diretamente na redução dos crimes”, destacou.

Entre os investimentos, o titular da SSP ressaltou a nomeação de mais de 1.400 policiais militares, além de novos delegados, investigadores, escrivães e peritos, a realização de mais de 5 mil promoções na Polícia Militar, a entrega de mais de 840 viaturas e a execução de um amplo plano de reestruturação da infraestrutura da segurança pública, com mais de 260 obras, entre delegacias e batalhões. Entre os equipamentos estratégicos está a nova sede da Polícia Civil, no bairro do Anil, em São Luís.

“São medidas contínuas que reforçam a política estadual de modernização de todo o Sistema de Segurança Pública do Maranhão”, frisou.

Redução de homicídios no interior do estado

Das 22 regionais de segurança pública, 13 apresentaram redução nos índices de homicídios, com variações entre 3% e 50%, reforçando o impacto das ações integradas de prevenção, investigação e repressão qualificada ao crime organizado.

Entre as regionais com maior redução proporcional estão a 15ª Regional de Barra do Corda, que reduziu de 63 para 35 registros (queda aproximada de 44,5%), a 20ª Regional de Barreirinhas, que passou de 71 para 41 casos (redução de 42,25%), e a 18ª Regional de Timon, com queda de 89 para 60 ocorrências (redução de 32,5%). A 10ª Regional de Imperatriz reduziu de 208 para 138 casos (queda de 33%) e a 13ª Regional de Presidente Dutra passou de 92 para 63 registros, redução de 31%.

Outras regionais também registraram queda nos índices, como Caxias, Codó, Bacabal, Itapecuru Mirim, Balsas, Rosário, Pinheiro e Cururupu.

Diminuição de roubos

O Maranhão também fechou 2025 com redução nos índices de roubos de celulares, veículos, comércios  e outros crimes contra o patrimônio, conforme dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública.

O roubo de celulares apresentou redução expressiva em números absolutos e percentuais, com queda em todos os meses do ano. A redução geral foi de 28%, o que representa 6.154 vítimas a menos, com os registros passando de 21.918 para 15.764.

A Grande Ilha registra a maior diminuição de roubo de celular, que foi 32%, saindo de 15.021 para 10.186 ocorrências, o que representa 4.835 vítimas a menos. Em São Luís, a redução foi de 30%, com os registros passando de 12.247 para 8.616, totalizando 3.361 vítimas a menos.

Mais de 3.500 veículos recuperados

Os roubos de veículos também apresentaram redução significativa, de 22%, passando de 4.272 para 3.323 casos, com queda registrada em todos os meses do ano. A recuperação de veículos subtraídos também cresceu cerca de 37%, totalizando 3.589 veículos recuperados.

Outros indicadores de roubo em queda

O roubo a transeuntes em todo o estado registram 7.790 casos a menos. Percentualmente a queda foi de 27%, passando de 28.830 para 21.040 casos, com redução consecutiva ao longo de todos os meses do ano.

Os roubos a comércios no estado diminuíram de 991 para 721 ocorrências, queda de 27%. Os roubos a residências passaram de 938 para 1.201 para 831 casos, redução de 19%.

Foto: Divulgação

UOL aponta Weverton e Fufuca como candidatos de Lula ao Senado no MA

Reportagem da UOL fez um levantamento dos políticos que pretendem disputar o Senado com apoio do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nas eleições de 2026.

Lula já deixou claro que a sua prioridade nas próximas eleições, além de se reeleger, é ter um senado aliado e para isso tem pedido prioridade na definição das candidaturas, mas o PT enfrenta dificuldades para lançar nomes competitivos nos principais colégios eleitorais do país.

O levantamento aponta que o PT teria pré-candidatos em 18 estados, mas a maioria não desponta como favorito, o que tornaria ainda mais necessária a consolidação de alianças para que Lula pudesse eleger uma boa quantidade de senadores.

No Maranhão, segundo o UOL, os dois nomes de Lula para o Senado, nenhum do PT, seriam o senador Weverton Rocha (PDT) e o ministro dos Esportes, André Fufuca (PP).

É aguardar e conferir.

Brandão e Orleans recebem petistas para diálogo por 2026

O governador do Maranhão, Carlos Brandão (sem partido), e o secretário de Assuntos Municipalistas do Maranhão, Orleans Brandão (MDB), receberam a visita de alguns petistas maranhenses para dialogar sobre a disputa eleitoral de 2026.

O encontro reforçou que essas lideranças petistas defendem apoio a pré-candidatura de Orleans Brandão ao Governo do Maranhão, mesmo com o vice-governador Felipe Camarão (PT) também sendo pré-candidato.

Brandão classificou como excelente o diálogo e que o alinhamento seguirá com o PT, partido do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

“Excelente diálogo com as forças que compõem o Partido dos Trabalhadores no Maranhão. Vamos continuar avançando em pautas fundamentais para o nosso estado. Seguimos alinhando ações e fortalecendo programas como o Tô Conectado, Educação de Verdade e obras estruturantes que impulsionam o desenvolvimento e melhoram a vida das pessoas”, afirmou o governador do Maranhão.

Estiveram no encontro desta segunda-feira (26), entre outros petistas: Patrícia Carlos (presidente do PT no Maranhão), Washington Luiz Oliveira, Luiz Henrique Lula, Cricielle Muniz, Creuzamar de Pinho, Márcio Jardim, Ivaldo Coqueiro, Zé Carlos, Zé Inácio, Angela Silva e Genilson Alves.