Blog do Daniel Sousa Codó - Jornalismo Verdade

Carlos Lula defende que estados revejam ações de afrouxamento

O presidente do CONASS (Conselho Nacional de Secretário de Saúde) e secretário de Saúde do Maranhão, Carlos Lula, em entrevista ao Painel da Folha de São Paulo, defendeu que estados revejam ações de afrouxamento de medidas contra a Covid-19, após o surgimento da variante ômicron.

Entre as medidas que precisam ser repensadas, Carlos Lula defendeu inclusive o retorno da utilização de máscaras, mesmo em locais abertos, para proteção contra a Covid-19.

Vale lembrar que o Maranhão, por determinação do governador Flávio Dino, foi um dos primeiros estados a liberarem a utilização de máscaras em locais abetos, mesmo com o estado não conseguindo alcançar 50% da população maranhense imunizada contra a doença.

Resta saber se o governador Flávio Dino irá seguir a orientação do seu secretário de Saúde, voltando atrás na sua decisão, ou irá manter a não obrigatoriedade do uso de máscaras em locais abertos no Maranhão.

Flávio Dino – O governador, mesmo diante da nova variante, ainda não demonstrou que pretenda recuar de sua decisão, mas defendeu, nas redes sociais, a quebra de patente das vacinas.

“Novas variantes do coronavírus sublinham importância de “quebrar” patentes das vacinas para que o acesso seja ampliado. Medida arrima-se na função social da propriedade intelectual”, defendeu Flávio Dino.

Cancelamento – Somente nas últimas horas, três prefeitos de capitais – Belo Horizonte, Fortaleza e Salvador – decidiram pelo cancelamento das festas públicas de virada de ano.

As decisões foram tomadas pelo volume de pessoas que esses eventos iriam aglomerar, tanto que eventos particulares poderão ser realizados, mas seguindo os protocolos. Algumas cidades já decidiram por limitar número máximo de pessoas em eventos abertos e fechados.

No Maranhão e em São Luís, o assunto ainda não foi tratado pelas autoridades.

É aguardar e conferir.

Categoria: Notícias

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*