Três suplentes assumirão o mandato na Assembleia Legislativa do Maranhão, efetivamente, nesta segunda-feira 4. Os novos parlamentares ocuparão as vagas deixadas por prefeitos eleitos em 2020, que tiveram de renunciar aos mandatos de deputados, mudando a composição da Alema na segunda metade da legislatura.
A solenidade está marcada para acontecer a partir das 10h. Por conta da pandemia, a cerimônia será restrita ao presidente da Casa, Othelino Neto (PCdoB), aos parlamentares que serão empossados e poucos convidados.
Os novos deputados titulares da Alema serão Socorro Waquim (MDB), no lugar de Rigo Teles (PL), eleito prefeito de Barra do Corda; Fábio Braga (SD), na vaga de Fernando Pessoa (SD), eleito prefeito de Tuntum; e Betel Gomes (PRTB), no lugar de Felipe dos Pneus (Republicanos), eleito prefeito de Santa Inês.
Dos três, apenas Betel assume o mandato pela primeira vez, pois os demais já haviam assumido o exercício do mandato, interinamente, por conta de pedido de licença dos respectivos titulares, durante a campanha eleitoral no ano passado.