A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou que os consumidores cadastrados no Programa Tarifa Social de Energia Elétrica (famílias de baixa renda) terão bandeira tarifária verde no mês de dezembro, ou seja, sem custo extra na conta. Para os demais consumidores, a bandeira tarifária vigente até abril de 2022 é a de Escassez Hídrica, no valor é de R$ 14,20 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
Com a chegada do mês de dezembro, as decorações natalinas tomam conta da cidade. Por isso, é importante estar atento para evitar o desperdício de energia, economizando no que for possível. Segundo o Técnico de Segurança da Equatorial, Carlos Prazeres, “investir em pisca-pisca com lâmpada de LED é a melhor opção de decoração, além de mais bonitas são bem mais econômicas, eficientes, duráveis e ecológicas”, pontua. Na escolha de aparelhos, priorize aqueles que possuem Selo Procel, classificação A. Ao sair de casa, evite deixar luzes e equipamentos ligados.
As famílias beneficiadas pelo Tarifa Social de Energia Elétrica têm direito a descontos de 10% a 65%, dependendo da faixa de consumo. Para realizar o cadastro, os clientes da Equatorial Maranhão que estão aptos a receberem o benefício podem entrar em contato com a Clara, assistente virtual da distribuidora. O cliente titular da conta deverá informar alguns dados como o número da conta contrato e número do NIS (Número de Inscrição Social). Já para o beneficiário que não é titular da conta, será necessário informar, além do número do NIS, outras informações do titular do NIS como nome completo, CPF, RG, data de nascimento e o nome da mãe.
Nesse momento de escassez hídrica, a Equatorial Maranhão mantém o alerta aos clientes sobre a necessidade de continuar consumindo energia de maneira consciente, sem desperdícios, seguindo as dicas de economia de energia.
Evite:
•Deixar aparelhos em modo stand-by;
•Colocar o celular para carregar a noite;
•Deixar lâmpadas acesas durante o dia ou em ambientes que não estão sendo utilizados;
•O “abre e fecha” da geladeira ao longo do dia.
Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão