Blog do Daniel Sousa Codó - Jornalismo Verdade

Em Codó, golpistas se passam por funcionários do INSS e roubam quase R$ 3 mil de idoso

Criminosos têm se passado por funcionários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para aplicar golpes em aposentados, um tipo de fraude que aumentou no Maranhão.

Uma das vítimas foi o pai da dona Elionete, um idoso de 83 anos que mora no povoado Caçamba, na zona rural da cidade de Codó, a cerca de 310 km de São Luís. No dia 10 de novembro ele foi alvo dos bandidos, que o enganaram com uma história que parecia ser bem convincente.

“Ele (um dos criminosos) estava se passando por uma pessoa do governo, dizendo que mudou de presidente e tinha uma mudança de cadastro que eles estavam fazendo com as pessoas idosas aposentadas. Meu pai foi e pegou a identidade, quando meu pai pegou a identidade para entregar pra ele, ele pediu para o meu pai ir na outra sala pra tirar uma foto, aí meu pai foi. Quando meu pai vem com ele, já o outro ladrão vinha saindo de dentro do quarto com a sacola do meu pai com todos os documentos, cartão, senha, todos os pertences dele de documentação estavam nessa sacola”, contou a lavradora Elionete Ribeiro, filha da vítima.

Assim que o idoso percebeu que havia sido vítima de um golpe, ele foi para a Delegacia de Codó, onde registrou um boletim de ocorrência. Mas já era tarde, com cartões e senhas nas mãos, os bandidos conseguiram sacar dinheiro, fazer compras e um empréstimo.

Imagens do circuito de segurança do banco mostram a dupla antes de fazer a retirada do valor no caixa eletrônico, um prejuízo de quase R$ 3 mil.

Mais de dez dias depois do crime, a polícia ainda não conseguiu identificar os criminosos. O delegado Rômulo Vasconcelos explica que está investigando o caso como furto.

“Agora a gente está tentando identificar a identidade física, saber quem são essas pessoas que estão fazendo esse tipo de saque de forma fraudulenta”, destacou o delegado.

O coordenador dos programas sociais de Codó, Diego Pitombeira, afirma que, nos últimos dias, recebeu denúncias parecidas e faz um alerta.

“Chegar um estranho em sua casa, em sua residência pedindo sua documentação, levar seus documentos pra casa, isso não pode acontecer”.

G1ma

Categoria: Notícias

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*