O mês de junho de 2023 foi de muita euforia dentro do governo de Zé Francisco, é como se todos ali tivessem descoberto a salvação da lavoura, a reeleição tava garantida.
E qual era a grande descoberta? eram 2.500 casas populares da nova fase do Minha Casa, Minha Vida.
Quando nenhum município do Maranhão, eu disse nenhum município, ousou sequer prometer, aqui pegaram os bois jogaram em cima da carroça, montaram nos bois dentro da carroça e a fizeram andar (andar não, correr na ‘tubada’).
Repentinamente, segundo notícias oficiais do próprio governo no site da Prefeitura, MAIS DE 3 MIL PESSOAS FIZERAM CADASTRO para disputar as famosas e prometidas em alto e bom som 2.500 anunciadas pelo próprio chefe do Executivo Municipal com o peito cheio de verdade.
ELE DESCONFIOU
Desconfiado, o vereador Leonel Filho fez uma indicação, aprovada entre seus pares, que no dia 08 de agosto de 2023 foi enviada oficialmente pela nossa Câmara Municipal para o senhor ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho. A pergunta de Leonel era uma só.
“QUAL A QUANTIDADE DE CASAS QUE FORAM DESTINADAS PARA O MUNICÍPIO DE CODÓ-MA?” considerando, seguia o texto, que já ocorreu neste município o cadastramento de milhares de pessoas interessadas na aquisição destas unidades habitacionais?”, fechava o texto com a indagação curiosa.
O QUE RESPONDEU O GOVERNO FEDERAL
A resposta que veio de Brasília – Distrito Federal – do Governo Federal para a Câmara de Codó, a que teve acesso ontem, 25/10/2023, o jornalista Acélio Trindade, só surpreendeu que não conhece o governo CIDADE DE TODOS e seu modo de atuação.
A Secretaria Nacional de HABITAÇÃO, ligada ao Ministério das Cidades, disse de maneira bem clara que nenhum município do Brasil tem número de casas definido, que dirá Codó.
“A Secretaria Nacional de Habitação (SNH) esclarece, inicialmente, QUE NÃO HÁ DEFINIÇÃO DE NÚMERO DE UNIDADES A SEREM CONTEMPLADAS POR MUNICÍPIO”, concluiu o documento oficial
A Secretaria Nacional de Habitação NÃO confirmou se pelo menos há casas para Codó e, ao final, ainda mandou um link para que tanto a Câmara, quanto o governo municipal de Zé Francisco aprenda mais sobre o programa.
“Na oportunidade, encaminhamos informativo sobre o PROGRAMA MINHA CASA, MINHA VIDA, contendo orientações para a participação dos entes federativos no programa”, finaliza o documento Ofício nº 164/2023 do Ministério das Cidades
Se mentira tem perna curta, essa aí, do governo do homem sério de Codó, parece que nasceu foi sem perna mesmo, viu!.
Com informações Blog do Acelio Trindade