Blog do Daniel Sousa Codó - Jornalismo Verdade

Governo certifica cerca de 500 pessoas com cursos do IEMA em Capinzal do Norte, Barra do Corda e Codó

Cerca de 500 pessoas foram certificadas com cursos do IEMA Vocacional, nesta quarta (13) e quinta-feira (14), nas cidades de Capinzal do Norte, Barra do Corda e Codó. A ação faz parte do Programa Trabalho Jovem, executado pelo Governo do Estado, que já beneficiou milhares de estudantes de todo o Maranhão.

O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, destacou a importância dos cursos para melhorar a qualidade de vida da população. “A educação é justamente aquela que gera oportunidade para conquistarmos o nosso espaço. Quando implantamos escolas novas, cursos novos do IEMA Vocacional, o que nós queremos oferecer, na verdade, é oportunidade para que as pessoas possam seguir a sua própria vida, com novas perspectivas”, expressou.

Os cursos ofertados em Capinzal do Norte foram Corte e Costura; Cabeleireiro; Pedreiro; Manicure e Pedicure, Gastronomia; e Informática Básica. Além dos estudantes certificados da cidade, outros 54 estudantes de Barra do Corda também receberam certificação, dos cursos de LIBRAS Básico e Garçom.
“Estou aqui recebendo o meu certificado do Curso de Informática, algo muito gratificante, pois o curso foi gratuito, não tivemos despesas com nada. O curso foi ofertado pelo Governo do Estado, com recursos públicos e graças a Deus só tenho a agradecer a Ele por essa conquista em minha vida e também ao secretário de Educação do Estado, Felipe Camarão, e todo corpo docente que lutou para nos proporcionar algo tão maravilhoso para as nossas vidas. Muito obrigado”, ressaltou Deusdete Ferreira, 19 anos.

Cideles Lima de Sousa, 34 anos, expressou alegria por ter concluído o Curso de Pedreiro. “A certificação abre oportunidades para cada uma das pessoas que fizeram os cursos e é mais uma porta aberta para ingressarmos no mercado de trabalho e termos uma renda para ajudar a nossa família”, comemorou.

Em breve, novos cursos serão ofertados para a população de Capinzal do Norte, entre eles estão Técnico em Segurança do Trabalho; Curso de Elétrica; Confeitaria; Inglês; Mecânica de Motos; dentre outros cursos. O professor de Informática, Uesley de Sousa Mota Sousa, agradeceu à gestão estadual pela oferta dos cursos no município.

“Quero enfatizar a importância da Informática para o mercado de trabalho. Nós sabemos que o mercado busca pessoas qualificadas e hoje quero simplesmente agradecer a Secretaria de Educação do Estado que proporcionou aos alunos esse Curso de Informática, deixando-os aptos para ingressar no mercado de trabalho, pois sabemos que a informática está presente em tudo que nós fazemos”, discorreu.

Maria Neide Conceição Silva, 48 anos, expressou felicidade por ter concluído o Curso de Gastronomia. “Escolhi o Curso de Gastronomia porque já é a minha área de atuação e eu gosto muito. O curso foi excelente, trouxe novos conhecimentos e todos nós amamos participar desse momento tão importante para as nossas vidas”, exprimiu.

Na cidade de Codó, Ivana Carvalho Azevedo, 25 anos, está muito feliz com a certificação, já que agora tem formação profissional. Ela fez o Curso de Cuidadora de Pessoas com Deficiência e está preparada para ingressar no mercado de trabalho.

“Foi um curso muito importante para mim, porque eu já trabalhei na área, mas não tinha formação profissional, não tinha valorização e não tinha os conhecimentos obtidos agora no curso. Eu agradeço muito o Governo do Estado pela oportunidade que disponibilizou esse curso para a gente, porque é uma oportunidade de crescermos profissionalmente”, comentou.

Caravana 2.0 em Codó

Nesta quinta-feira (14), foi a vez da regional de Codó receber a Caravana Escola Digna 2.0. O secretário Felipe Camarão ressaltou a importância do debate sobre o destino dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), para o fortalecimento da Educação no Maranhão.

“Uma Caravana importante porque é um momento de diálogo. Vim muito mais para ouvir do que para falar. Debatemos sobre o futuro da educação e sobre os precatórios do Fundef. A nossa proposta, junto com o sindicato dos professores, é destinar 60% desse recurso para os profissionais da educação do estado e 40% para o investimento em educação. Eu fiz questão de vir aqui, em nome do governador Flávio Dino, ouvir aqueles que fazem a educação pública na rede estadual, sobre como eles querem destinar esses recursos. É um momento de muita alegria, transparência e de muito diálogo com a classe de professores e profissionais da educação”, complementou.

A gestora da Unidade Regional de Educação (URE) de Codó, Joseane Cantanhede, aprovou a iniciativa do governo na realização do debate no município. “Esse evento que está ocorrendo hoje, na nossa regional, é de extrema importância porque há um debate com professores, profissionais da área acerca dos precatórios, um tema que vai repercutir de maneira muito positiva para cada um de nós, a partir do momento que nós dermos as nossas ideias e contribuições para esse grande debate”, enunciou.

O vereador e pastor Max Oliveira ressaltou os investimentos realizados pelo Programa Escola Digna. “Mesmo diante de uma pandemia terrível, o Maranhão não parou, continuou trabalhando, investindo e dando oportunidade à população, como esta que acontece aqui nesta manhã, na cidade de Codó”, reforçou.

Já o vereador Valdeci Calixto disse que o debate é um momento valioso para a educação do Maranhão. “Eu não poderia deixar de prestigiar um momento valioso, que á a discussão dos precatórios do Fundef, recursos destinados à valorização da educação, protagonizando também a nossa classe docente. Enquanto representante do povo, aqui estou para dar a minha humilde contribuição nessa discussão, que muito ajudará a cidade de Codó e o Maranhão”, declarou.

Categoria: Notícias

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*