Dois políticos naturais do Maranhão estão entre os nomes que disputam a Presidência da República nas eleições de 2026: Hertz Dias, do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU), e Edmilson Silva Costa, do Partido Comunista Brasileiro (PCB).

Com trajetórias ligadas à militância política e à esquerda, os dois apresentam propostas de caráter socialista e fazem críticas ao modelo econômico e político vigente no país.
HERTZ DIAS
Aos 55 anos, Hertz Dias é professor de história da rede pública do Maranhão, historiador e mestre em educação.
Natural de São José de Ribamar, na Região Metropolitana de São Luís, ele também construiu uma trajetória ligada ao movimento negro e à cultura hip-hop.
Em 1989, participou da fundação do Movimento Hip-Hop Quilombo Urbano, considerado uma das primeiras organizações do gênero no Brasil. O candidato também integra o grupo de rap Gíria Vermelha, no qual atua como vocalista.
A militância partidária de Hertz Dias começou no PSTU em 2010. Desde então, ele já disputou diferentes eleições. Naquele mesmo ano, foi candidato a vice-governador do Maranhão. Em 2018, concorreu à vice-presidência da República na chapa encabeçada por Vera Lúcia Salgado, também do PSTU.
Em 2020, disputou a Prefeitura de São Luís e, em 2022, foi candidato ao governo do Maranhão. Com a candidatura à Presidência em 2026, Hertz chega à sua quinta disputa eleitoral consecutiva.
A candidatura de Hertz Dias à Presidência foi oficializada pelo PSTU durante convenção nacional realizada em julho de 2026, em São Paulo. O partido lançou uma chapa própria, tendo a professora mineira Vanessa Portugal como candidata a vice-presidente.
O programa defendido por Hertz tem como eixo central a construção de um governo socialista. Entre as principais bandeiras estão a defesa dos direitos trabalhistas, a ampliação dos serviços públicos e a adoção de políticas voltadas à população negra.
Na área trabalhista, o candidato defende o fim da escala 6×1 sem redução salarial, a redução da jornada semanal para 36 horas, aumento de salários e isenção de Imposto de Renda para trabalhadores assalariados. O programa também prevê a revogação das reformas trabalhista e da Previdência.
Na economia, o PSTU propõe maior controle estatal sobre setores considerados estratégicos e medidas de expropriação de grandes fortunas. Na segurança pública, Hertz defende a desmilitarização das polícias e a descriminalização do uso de drogas.
O programa também inclui propostas ambientais, como oposição à exploração de petróleo na Margem Equatorial e à privatização de hidrovias na região amazônica.
Entre outras pautas estão a descriminalização do aborto, a ampliação das políticas de cotas e a titulação de territórios quilombolas.
Hertz Dias é candidato à Presidência da República pelo PSTU. O número do candidato nas urnas é 16.
EDMILSON COSTA
Outro maranhense na corrida pelo Palácio do Planalto é Edmilson Silva Costa, de 76 anos. Natural de Pedreiras, no Maranhão, o economista, escritor e militante histórico do PCB encabeça a chapa presidencial do partido em 2026. A candidata a vice-presidente é Cleusa Santos, também do PCB.
Edmilson Costa é doutor em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e realizou pós-doutorado no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da universidade. Sua produção acadêmica é voltada principalmente ao capitalismo contemporâneo e às crises econômicas.
Além da carreira acadêmica, Costa também atua como escritor. Entre suas obras estão Reflexões sobre a crise brasileira, publicada em 2020, e Um perfil da juventude brasileira, de 2025. Ele também possui trabalhos na área de poesia.
Sua trajetória política começou ainda no movimento estudantil. Durante o regime militar, participou da oposição à ditadura e foi alvo de perseguição política. Posteriormente, manteve sua atuação em movimentos sociais e em campanhas relacionadas às liberdades democráticas e à soberania nacional.
Dentro do PCB, tornou-se uma das principais lideranças da legenda e passou a disputar eleições por diferentes cargos.
Em 2008, foi candidato à Prefeitura de São Paulo. Em 2010, concorreu à vice-presidência na chapa de Ivan Pinheiro. Em 2012, disputou a vice-prefeitura da capital paulista e, em 2014, foi candidato ao Senado por São Paulo.
Agora, em 2026, volta à disputa nacional como candidato à Presidência da República.
A candidatura de Edmilson Costa apresenta uma plataforma de caráter socialista e anticapitalista.
O candidato concentra suas críticas no sistema financeiro e no modelo econômico neoliberal e defende uma participação maior da classe trabalhadora nas decisões políticas e econômicas do país.
Entre as propostas estão a estatização de setores considerados estratégicos e o fortalecimento do controle popular sobre as decisões políticas e econômicas.
Edmilson Costa concorre à Presidência da República pelo PCB. O número do candidato nas urnas é 21.
com informações,portal o informante