Blog do Daniel Sousa Codó - Jornalismo Verdade

I FEIRA DO ALUNO EMPREENDEDOR: Estudantes do Campus Codó transformam sonhos em negócios

Na última terça-feira, 17 de outubro, o Campus Codó da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), celebrou a primeira edição da “Feira do Aluno Empreendedor,” uma atividade que marcou o encerramento do Projeto de Extensão “ALUNO EMPREENDEDOR.” Coordenado pela professora Naiane Nascimento Mendes e com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis – PROEXAE da Uema, o projeto teve como missão principal fomentar o empreendedorismo entre os estudantes do ensino médio em escolas públicas da cidade.

O “ALUNO EMPREENDEDOR” buscou desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes empreendedoras nos alunos, capacitando-os para transformar suas realidades com base em suas próprias habilidades e talentos. Esta iniciativa, realizada na Escola Pública Estadual “Centro de Ensino Colares Moreira,” abrangeu 12 oficinas que trataram de diversas temáticas relacionadas ao empreendedorismo. A feira, realizada como culminância do projeto, foi um espaço onde os alunos puderam apresentar seus negócios e produtos ao público.

O resultado foi surpreendente, com 9 alunos já iniciando seus próprios empreendimentos. Suas áreas de atuação variaram, incluindo trancistas, venda de perfumes e investimento na bolsa de valores, venda de Ecobag, venda de bombons de chocolate, design de sobrancelhas, barbeiro e venda de livros. Essa diversidade de empreendimentos demonstra o potencial empreendedor que foi despertado nos estudantes.

Para a professora Naiane Mendes, coordenadora do projeto, a experiência foi transformadora: “O empreendedorismo tem o poder de mudar a realidade local e social, como vimos na Feira, onde os frutos colhidos nessa jornada foram unidos para criar oportunidades para esses adolescentes.”

Giovana Evily, bolsista do projeto, testemunhou o impacto pessoal que a iniciativa teve em sua vida: “Foi um imenso prazer estar nessa caminhada empreendedora com esses adolescentes. Ser empreendedor não é difícil; é ver necessidade em um local e saber como atuar. O projeto nos deu segurança e nos mostrou como usar a internet a nosso favor.”

Roseane da Silva Santana, professora da turma selecionada para o projeto, destacou o engajamento dos alunos e a importância do “ALUNO EMPREENDEDOR” em orientar os estudantes sobre o empreendedorismo, preparando-os para iniciar seus próprios negócios e promover o crescimento da comunidade.

Mas o projeto não se limitou apenas ao ambiente escolar. Ele teve um impacto positivo nas famílias dos estudantes, como observado por Raimunda, mãe da aluna Emily, que começou seu próprio negócio após participar do projeto: “Com fé em Deus, a gente vai poder botar o negócio dela pra seguir em frente, a partir dessas vendas que estão muito boas.”

O “ALUNO EMPREENDEDOR” é um exemplo inspirador de como a educação empreendedora pode gerar oportunidades, transformar vidas e contribuir para o desenvolvimento da comunidade. A iniciativa demonstra que, com o apoio adequado e o incentivo ao empreendedorismo desde cedo, os jovens podem moldar seu próprio futuro e tornar-se agentes de mudança em suas comunidades.

Fonte: Universidade Estadual do Maranhão

Categoria: Notícias

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*